A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, anunciou nesta sexta-feira, 5, a segunda fase do Programa Municipal Educa Juazeiro, implementado em 2022. Nesta nova etapa, o programa amplia e fortalece o tempo integral. O anúncio foi feito pelo prefeito Glêdson Bezerra, acompanhado da secretária de Educação, Márcia Franca. Serão construídas seis novas escolas na rede municipal de ensino, incluindo a construção do novo prédio onde funcionará a Escola Municipal João Alencar de Figueiredo. Além disso, 10 escolas passarão por reformas, quatro quadras passarão por manutenção, 27 coberturas serão instaladas nos pátios de recreação e será construído um centro de formação para professores.
Na primeira fase, o programa promoveu a construção de dez novas escolas, a reconstrução de 50 unidades de ensino, 27 quadras reformadas, a instalação de gradis em 68 escolas e 21 escolas com subestação, além de inúmeras aquisições, como: playgrounds para as escolas de educação infantil, brinquedos, 1.500 computadores para os laboratórios de informática, 1.500 tablets para o desenvolvimento do projeto "Educação Infantil na Palma da Mão" e 2.200 notebooks para professores efetivos da rede municipal de ensino. Foram entregues, também, fardamento escolar, material escolar personalizado e material esportivo.
A secretária de Educação, Márcia Franca, destacou que, segundo o Plano Municipal de Educação (PME), vigente até 2025, 25% das escolas devem ser em tempo integral (24 escolas). A rede municipal de ensino conta, atualmente, com 7 escolas totalmente integrais, 7 escolas com funcionamento parcial/integral na educação infantil e 7 escolas totalmente integrais no ensino fundamental. "Com essa nova fase do Educa Juazeiro, passaremos a ter 26 escolas em tempo integral, ultrapassando a expectativa do PME", pontuou.
O novo prédio do João Alencar atenderá o ensino fundamental, séries finais, com 16 salas, quadra, auditório, laboratórios e refeitório, onde todos os alunos serão atendidos no formato integral. Serão construídas, ainda, duas escolas de ensino fundamental - anos iniciais no bairro Frei Damião, atendendo cerca de 420 alunos em tempo integral. Uma escola de ensino fundamental - anos iniciais no bairro Triângulo, com 420 alunos em tempo integral, e mais 3 escolas de educação infantil nos bairros Campo Alegre, Frei Damião e Avenida Ailton Gomes, cada uma atendendo um público de 240 estudantes.
O gestor municipal falou sobre o investimento: "O investimento está orçado em aproximadamente R$ 55 milhões, e, desse valor, R$ 38 milhões já estão em caixa. Vale ressaltar que a construção dessas novas escolas nessas localidades não foi feita aleatoriamente. Foi realizado um estudo de monitoramento para avaliarmos onde a maior demanda de matrícula está concentrada".