NOTÍCIAS

18-SET-2023

Município realiza primeira etapa do Festival de Música Gospel

#Cultura POR ASCOM 18 DE SETEMBRO DE 2023

Foto: Alê Cardoso

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT, em parceria com a Organização da Sociedade Civil - OSC Associação Civil para o Desenvolvimento da Barbalha (ACDB), realizou no sábado, 16, o Festival Gospel de Juazeiro do Norte, na Praça da Bíblia.

Essa foi a primeira etapa do Festival, dando início ao projeto do Circuito de Festivais do município. O evento contou com a participação das bandas evangélicas: Arnaldo Seara, Cesinha e Banda, Anderson Levi e Banda, Ester Alcântara e Banda, Danrlei Oliveira e Banda, e Grupo Louvor Congregacional. Dessas, somente três se inscreveram na seletiva, o restante se apresentou de forma voluntária no festival.

A segunda etapa Gospel acontecerá no dia 21 de outubro, no Parque de Eventos Padre Cícero. Além desta linguagem musical, serão realizados o Festival de Grafitte e Artes Urbanas, também em outubro, e o Festival de Repentistas, em novembro.

O secretário de Cultura, Vandinho Pereira, diz que essa é a primeira ação que contempla o público evangélico da cidade. "O povo evangélico é um povo numeroso que tem a sua cultura, e a Prefeitura, nesta gestão, tem tido esse cuidado de também os enxergar enquanto cidadãos".

O titular da pasta afirma que "o intuito deste encontro e do festival não é saber quem canta ou se apresenta melhor. A finalidade é de promover a arte, a cultura e a linguagem, de reunir as pessoas para dizer que a Igreja Evangélica, os cantores e a comunidade de Juazeiro têm nosso apoio enquanto cultura", destaca.

O vereador Ednaldo Moura comenta a respeito da lei de 2013, que institui o dia 16 de junho como o Dia do Evangélico, no município, e prevê a linguagem gospel como manifestação cultural, garantindo todo aporte e apoio financeiro do Poder Executivo para a produção de eventos.

José Gomes Pereira, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Central, diz que "nunca tinha visto um evento dessa natureza, contemplando também outros espaços e culturas como a gospel, então isso é um marco surgido a partir de uma lei aprovada mas que nunca tinha sido colocada em prática". E reitera que está sendo dada a oportunidade de contemplar não só uma parte ou um nicho de alguns grupos da região do Cariri, mas uma diversidade muito maior. "O grupo gospel está tendo a chance de apresentar suas performances, suas peças musicais. Todo mundo tem voz, e pode mostrar o seu talento, a sua cultura. Isso enriquece a cidade e a população juazeirense", finaliza.

Deborah Sobral, integrante de uma das bandas participantes, o Grupo Louvor Congregacional, se disse feliz em participar do circuito de Festivais. "É muito bom estar com outras pessoas cantando louvores para Deus. As pessoas ainda não estão acostumadas com essa interação fora das igrejas, não é uma cultura aqui da cidade, da região, ter shows gospel e essas ações incentivam que as pessoas conheçam a religião evangélica de uma maneira mais profunda, sem os tabus, e todos vão se respeitando e procurando ocupar o seu espaço", ressalta.

O Prefeito Glêdson Bezerra considera que o Festival Gospel é um evento à altura da comunidade evangélica, não só de Juazeiro do Norte mas da região do Cariri. E afirma que o seu governo tem sido pautado no respeito a todos os contribuintes, quando se fala de estado laico, estado gestor e políticas públicas. "Nós temos que ter um olhar voltado para o respeito a todas as comunidades e todos os contribuintes, temos uma comunidade evangélica com um número considerável no município, apesar de estarmos numa cidade com população de maioria católica por ter sido fundada por um padre da Igreja Católica", finaliza.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Planejamento Há 1 dia(s)

Município participa de audiência de revisão do Plano Diretor Municipal com Ministério Público

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou, nessa quarta-feira, 19, através [...]

#MeioAmbiente Há 1 dia(s)

Kariri Ambiental e Amaju destinam mais de 14 toneladas de resíduos eletrônicos

Através da parceria entre a gestão municipal, por meio da Autarquia Municipal de Meio Am [...]

#comunicado Há 1 dia(s)

Município segue ponto facultativo parcial nesta segunda-feira, 24

Em consonância com as tradições culturais do São João que ocorrem em todo o país, a Pref [...]

#JuaForró Há 1 dia(s)

Primeira Noite de Juaforró Abrilhanta Juazeiro

O Juaforró continua seu retorno no 4° ano consecutivo de festa. O evento, que começou em [...]

#Esporte Há 1 dia(s)

Entrega de camisetas e festividades marcam o SEJUV Junino

A Secretaria de Esporte e Juventude de Juazeiro do Norte-SEJUV realizou, nessa quarta-fe [...]

#JuaForró Há 2 dia(s)

Mano Walter, Forró Balancear, Fábio Carneirinho e Luiz Fidelis são destaque na primeira noite de JuaForró 2024.

O line-up do Juaforró 2024 está recheado de atrações nacionais, regionais e locais por d [...]

#Saúde Há 2 dia(s)

Cresce número de crianças assistidas pela rede de saúde mental em Juazeiro do Norte

A rede de saúde mental de Juazeiro do Norte registrou um crescimento no número de crianç [...]

#Esporte Há 2 dia(s)

Inscrições para Corrida Padre Cícero Kids 2024 estão encerradas

A Secretaria de Esporte e Juventude de Juazeiro do Norte-SEJUV informa que as 500 inscri [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito