NOTÍCIAS

14-ABR-2023

Município destaca ações adotadas em combate à violência nas escolas

#Segurança POR ASCOM 14 DE ABRIL DE 2023

Diante dos últimos acontecimentos ocorridos em unidades educacionais de todo o Brasil, a Prefeitura de Juazeiro do Norte tem desenvolvido ações preventivas em combate à violência nas escolas. Uma das medidas apresentadas pelo Prefeito Glêdson Bezerra, foi a convocação e realização de reunião extraordinária do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência - PREVIO, que ocorreu nessa quinta-feira, 13, com a participação de diversos órgãos.

O programa é realizado em parceria com o Governo do Estado e várias instituições como o Ministério Público, Judiciário, Polícias Militar, Civil e Penal, Defensoria Pública, Perícia Forense, Crede 19, bem como as secretarias municipais.

Durante a reunião, foi frisada a importância da não paralisação das atividades, que têm sido intensificadas, desde o último domingo, 9. Dentre as medidas adotadas estão o constante diálogo com os órgãos de segurança, monitorando e identificando possíveis ameaças virtuais.

As rondas ostensivas, através do grupamento de Rondas Operacionais de Prevenção Escolar escolar - ROPE e da Polícia Militar, estão sendo realizadas nas unidades escolares e em suas adjacências desde a última segunda-feira, 10.

Ações educativas, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD, também estão sendo promovidas, com palestras sobre violência, bullying e acesso à informação sobre os danos causados pelas drogas.

Nas escolas, está sendo realizada a ampliação do monitoramento no fluxo de entrada e saída, bem como fortalecimento no acolhimento dos discentes, com atenção redobrada e diálogos constantes.

A secretária de Educação, Pergentina Jardim, destaca que os projetos já desenvolvidos no ambiente escolar, que evidenciam a cultura da paz, estão sendo ainda mais desempenhados, bem como a antecipação da formação dos porteiros. "Como estratégia, a equipe de Controle Interno da Seduc antecipou a formação dos porteiros com objetivo de promover as principais orientações de funcionamento a partir desta realidade vivenciada em todo o país", pontuou.

O gestor municipal, ressaltou que o Governo Federal destinou um programa de liberação de recursos para os municípios e estados e que, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do Município já está preparando o projeto para apresentar, atendendo os requisitos previstos no edital e, com isso, fortalecer as estratégias de prevenção à violência nas escolas.

Outra medida apontada pelo prefeito foi a autorização de implantação de um núcleo de atendimento socioemocional, contendo profissionais das áreas da psicologia e assistência social do município. "Essa ação visa oferecer uma atenção redobrada, na observação psicossocial mais intensa a casos de desvio de comportamento padrão".

Está sendo reforçada, também, a importância da família no monitoramento e acompanhamento do histórico de acessos dos seus filhos nas redes sociais, além da observação das mochilas. Destacaram, ainda, que não sejam propagados fakes news e o compartilhamento de imagens de ataques em escolas, pois essas atividades potencializam a situação.

A Seduc orienta, ainda, a utilização do canal de denúncias com informações sobre ameaças e possíveis ataques contra as escolas. O canal, criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, é uma das ações da operação Escola Segura, do Governo Federal, e pode ser feito de forma anônima.

A permanência da Guarda Municipal também pode ser acionada por meio do telefone (88) 3199-0459.

 

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 1 dia(s)

Prefeitura entrega nova escola no Conjunto Padre Cícero

Nesta quinta-feira, 25, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Edu [...]

#Segurança Há 1 dia(s)

Secretaria de Segurança muda para Centro Administrativo

Secretaria de Segurança muda para Centro Administrativo A Secretaria de Segurança Pú [...]

#DesenvolvimentoSocial Há 1 dia(s)

CRAS São Gonçalo entrega 18 certificados de curso de Grafite

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio de sua formação em Grafite, entregou certifi [...]

#DesenvolvimentoSocial Há 1 dia(s)

Gestantes do CRAS Horto recebem kits de Auxílio Natalidade

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho, por meio do CRAS Horto, distribuiu ki [...]

#Agricultura Há 1 dia(s)

Prazo para vacinação contra febre aftosa em Juazeiro do Norte termina dia 30 de abril.

Produtores de bovinos e bubalinos em Juazeiro do Norte têm até o dia 30 de abril para va [...]

#Sesau Há 1 dia(s)

Setor de Traumatologia e Ortopedia zera fila de pequenas cirurgias

O setor de Traumatologia e Ortopedia do Hospital Municipal Tasso Ribeiro Jereissati zero [...]

#SEDEST Há 2 dia(s)

Município fará mutirão para emitir carteirinhas para pessoas com TEA

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, em parceria com o Instituto Multidisciplinar de Cuida [...]

#Educação Há 2 dia(s)

Seduc visita nova escola Isaac Quirino Teixeira

Com a presença da imprensa, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito