NOTÍCIAS

24-SET-2022

JEJUNOs retornam após 10 anos com abertura marcante

#JogosEscolares POR ASCOM 24 DE SETEMBRO DE 2022

Estudantes de 58 escolas de Juazeiro do Norte participaram nessa sexta-feira, 23, da solenidade de abertura da XVI edição dos Jogos Estudantis de Juazeiro do Norte - JEJUNOs. O evento é promovido pela Prefeitura, através das Secretarias de Educação e de Esporte e Juventude. A abertura ocorreu no Ginásio Poliesportivo e reuniu alunos de unidades de ensino públicas e privadas.

Com o tema: "Resgatando a tradição e semeando valores", a celebração do esporte na Terra de Padre Cícero retornou com uma abertura marcada por momentos emocionantes, como a homenagem aos pioneiros na implantação dos jogos, aos ex-atletas que participaram das primeiras edições e a acolhida da nova geração de esportistas inscritos.

Alunos da Rede Municipal de Ensino, do Projeto "Teatro para a vida", realizaram uma apresentação ancorada na utilização de elementos da tradição dos jogos. A entrada do mascote oficial, intitulado de "Juju" animou a plateia com coreografias contagiantes. O mascote foi escolhido após a realização de um concurso de desenhos nas Escolas da Rede Municipal. A autora do desenho vencedor foi a aluna do 9° ano da Escola Maria do Socorro Cardoso, Maria Juliana dos Santos Santana que revelou sua alegria. "Não tenho palavras para descrever tamanha emoção", destacou a estudante.

Representantes de cada escola participante, vestidos com seus respectivos uniformes, encheram a quadra do Ginásio Poliesportivo no desfile dos atletas. Também foram lidos os juramentos para os alunos, professores e árbitros que irão executar suas funções nos próximos 30 dias de competições.

Simbolizando a chama e o início dos jogos, o acendimento da tocha foi o momento mais marcante para os presentes. A aluna e atleta da Escola Municipal Cívico Militar Edvard Teixeira Férrer, Maria Fernanda Carvalho, entrou no ginásio evidenciando a tocha e percorrendo o espaço até chegar na pira. Acompanhada do Prefeito Glêdson Bezerra, a estudante reacendeu a chama dos jogos e o gestor municipal declarou oficialmente abertos os JEJUNOs. "É Um sonho realizado. Faz parte do nosso projeto de governo investir no esporte e devolver à população os nossos jogos e aos alunos, que irão ter contato a uma atividade física que ensina a convivência em sociedade, a respeitar o próximo, bem como, saber competir", ressaltou o prefeito.

- Competições

Os jogos serão realizados entre os dias 26 de setembro e 21 de outubro, divididos por zonas de competição: Sul/Oeste, Norte/Leste, Central, e a Fase final. A ordem foi definida considerando o número de escolas por região. Cerca de 3 mil alunos atletas participarão das competições.

O município foi dividido em cinco macrorregiões com o intuito de descentralizar os jogos e facilitar a logística, considerando o número de escolas da cidade. Para a fase final, classificam-se o campeão e vice- campeão de cada modalidade coletiva, por região. As modalidades individuais serão disputadas apenas na fase final.

Na próxima segunda-feira, 26, começam as competições na Região Sul/Oeste, com jogos nas escolas Maria de Lourdes Jeiressati e Zila Belém.

Confira programação das partidas desta segunda-feira, 26:

Quadra da Escola Zila Belém:

Manhã:

Carimba Feminino Sub-12: Zila Belém x Pelúsio (Partida de ida: 8h; Partida de volta: 9h40);

Basquete Masculino Sub-12: Colégio Paraíso Conceito x Mário Bem (Partida de Ida: 8h20; Partida de Volta: 10h);

Basquete Masculino Sub-15: Zila Belém x Pelúsio (Partida de Ida: 9h; Partida de Volta: 10h40).

Tarde:

Basquete Masculino Sub-18: Raimundo Saraiva x Salesianos (Partida de Ida: 13h; Partida de Volta: 14h20);

Basquete Masculino Sub-18: IFCE X CAIC (Partida de Ida: 13h40; Partida de Volta: 15h).

Quadra da Escola Maria de Lourdes Jereissati:

Futsal Masculino Sub-12: Zila Belém x Salesianos (Jogo da ida: 8h);

Futsal Feminino Sub-15: Zila Belém x Pelúsio (Jogo da ida: 9h30);

Futsal Masculino Sub-15: Mozart Cardoso x Mário Bem (Jogo da Ida: 10h50);

Futsal Masculino Sub-18: Liceu x CAIC (Jogo da ida: 14h20).

Fotos: Josimar Segundo e Júnior Silva

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Educação Há 2 dia(s)

Alunos de escola municipal participam de manhã esportiva no Centro de Treinamento do Icasa

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Iva Emídio Gondim participaram na manhã desta se [...]

#SemanaPadreCicero Há 2 dia(s)

Festival Padre Cícero se encerra nesta sexta, 2

O I Festival Padre Cícero termina nesta sexta-feira, 2. O evento, que conta com a parc [...]

#Natal Há 2 dia(s)

Município abre programação do Natal de Fé

Em solenidade realizada na noite dessa quinta-feira, 1º, a Prefeitura de Juazeiro do Nor [...]

#Educação Há 2 dia(s)

Seduc finaliza aplicação do Spaece 2022

Com o envolvimento de alunos, professores e toda comunidade escolar foi finalizada ne [...]

#comunicado Há 3 dia(s)

COMUNICADO

A Secretaria de Administração do Município informa a todos os servidores que, após um longo processo de tratativas com a HAPVIDA, finalizado nesta tarde do dia 01/12/22, ficou acordado que serão ofertadas condições especiais à categoria.

#normassanitarias Há 3 dia(s)

Sedest e outros equipamentos passam por desinfecção

A sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro- SEDEST, os prédios do CadÚnico e do Centro de Referência do Idoso - CRI, vão passar por desinfecção, nesta sexta-feira, dia 2.

#SeleçãoPública Há 3 dia(s)

Previjuno prorroga prazo de inscrições para processo eleitoral

O órgão vai realizar eleições para definir os membros de dois importantes conselhos da entidade, o Deliberativo e o Fiscal.

#ServiçosPúblicos Há 3 dia(s)

Ação vai fornecer serviços gratuitos à comunidade escolar do Sítio Gavião

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, em parceria com a Faculdade de Medicina Estácio IDOMED, e a Universidade Federal do Cariri - UFCA, vai promover uma ação conjunta de responsabilidade socioambiental e de qualidade de vida

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito