NOTÍCIAS

17-AGO-2022

Investimento de R$ 100 milhões fortalece Educação e qualifica setor em Juazeiro

#Educação POR ASCOM 17 DE AGOSTO DE 2022

Com investimento de R$ 100 milhões, o Programa Educa Juazeiro tem desenvolvido iniciativas e garantido melhorias na aprendizagem e na estrutura física da rede municipal de ensino.

Em apenas seis meses, já foram entregues duas novas escolas de Educação Infantil de Tempo Integral/Parcial, adquiridos 850 playgrounds e parquinhos para as Escolas de Educação Infantil e entregues mais de 5 mil brinquedos nas unidades de ensino. Esse investimento na Educação de Juazeiro foi destaque, inclusive, em pesquisa publicada pela Revista IstoÉ.

Recuperação da Aprendizagem

A Educação do Município tem avançado com a execução de projetos voltados para a intensificação de estratégias, visando a qualidade do ensino aprendizagem para os mais de 33 mil alunos. O Projeto de Recomposição da Aprendizagem é um exemplo, subsidiando ações pedagógicas e assegurando o aprendizado comprometido no período da pandemia.

O projeto vem sendo posto em prática em 58 escolas, nas turmas de 1° ao 9° ano. Somente no primeiro semestre, cerca de 5 mil alunos foram atendidos. As atividades são realizadas contemplando, de forma interdisciplinar, a leitura e interpretação, bem como a matemática.

Houve, ainda, a atuação do Projeto Juazeiro Leitor tanto dentro das escolas, como em ações externas, estimulando a prática da leitura e da escrita.

A formação continuada também foi priorizada. Mais de 60 formações para os profissionais da Rede de Ensino, em diversas áreas, foram realizadas. Ciclos formativos para secretários escolares, profissionais da merenda escolar, docentes, motoristas de transporte escolar, auxiliar de desenvolvimento infantil e gestores são alguns exemplos.

Outra ação do programa é o acompanhamento da Gestão Escolar por meio do Selo Gestar, buscando a promoção e o desenvolvimento de atividades para uma gestão participativa, humana e de excelência. Estão sendo realizados o acompanhamento e monitoramento do contexto escolar em seus diversos aspectos.

Recuperação da rede física

Adequações das estruturas físicas das escolas têm sido permanentes. Só em 2021, foram 20 escolas reformadas. Em 2022, serão mais 20, além de inúmeras intervenções relacionadas à parte física das 95 unidades que compõem a Rede.

Somente neste ano, foram realizadas a entrega de três escolas reformadas e de duas escolas novas, bem como a manutenção em 10 unidades e 18 quadras esportivas.

Algumas obras estão em execução: Complexo Operacional da Seduc, novos prédios para o funcionamento das escolas José Marrocos, Madre Maria Vilac e Irmã Neli; uma unidade de ensino no Conjunto Habitacional Padre Cícero, reforma e ampliação das Escolas Carolina Sobreira, Tabelião Expedito Pereira e Maria Bernadino.

Biblioteca Reformada

A Biblioteca Pública Municipal passa por reforma e já está em processo de finalização. A secretária de Educação, Pergentina Jardim, destaca que, "além de ser um importante equipamento para a cultura regional, o equipamento incentiva o contato, desde o início da vida escolar, com o ambiente da leitura, sendo um espaço para promoção do aprendizado e da construção de múltiplos saberes".

Geração Protagonista

O estímulo ao esporte ganhou força com o resgate dos Jogos Estudantis de Juazeiro do Norte - JEJUNOs, e o incentivo à geração protagonista, por meio dos Grêmios Estudantis.

A Seduc vem planejando, ainda, a execução de grandes eventos como a I Feira Científica de Juazeiro do Norte (Fecijuno), e a comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil. A data será tema do Ato Cívico do dia 7 de setembro que, pela primeira vez, leva os desfiles também aos bairros da cidade e à zona rural. Já foram, inclusive, adquiridos instrumentos para compor as fanfarras das escolas com vistas às comemorações.

Os avanços continuam em todas as áreas da Educação e são, constantemente, monitorados e avaliados para melhor direcionamento das ações que garantirão o desempenho almejado deste setor, no Município.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#SEDEST Há 1 dia(s)

Município fará mutirão para emitir carteirinhas para pessoas com TEA

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, em parceria com o Instituto Multidisciplinar de Cuida [...]

#Educação Há 1 dia(s)

Seduc visita nova escola Isaac Quirino Teixeira

Com a presença da imprensa, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de [...]

#Sesau Há 1 dia(s)

Município realiza ação 'Juazeiro é + Saúde'

De 29 de abril a 4 de maio, o Município promoverá a ação ‘Juazeiro é + Saúde'. O evento [...]

#DesenvolvimentoSocial Há 1 dia(s)

Centro Pop promove atendimento odontológico

O Centro Pop de Juazeiro do Norte, em colaboração com o Consultório Odontológico de Saúd [...]

#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

Mercado do Pirajá passa por dedetização

O mercado do Pirajá está passando por processos de dedetização e sanitização, uma inicia [...]

#Educação Há 2 dia(s)

Estudantes participam do projeto Juazeiro Leitor

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, através do Programa Educa Juazeiro, reali [...]

#Educação Há 3 dia(s)

Seduc realiza encontro sobre práticas inclusivas

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, por meio do Núcleo de Atendimento Psicope [...]

#Romaria Há 3 dia(s)

Padre Cícero é homenageado na Câmara Federal dos Deputados

Os 180 anos de nascimento do Padre Cícero foram celebrados com uma homenagem na Câmara d [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito