NOTÍCIAS

22-JUN-2022

Educação de Jovens e Adultos promove encontro formativo para professores

#Educação POR ASCOM 22 DE JUNHO DE 2022

Com o tema "Recomposição da aprendizagem: como fazer os alunos avançarem", a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promoveu, na noite desta terça-feira, 21, a terceira formação com professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O momento foi conduzido pela palestrante e técnica da Seduc, Gislene Armandilha.

Atualmente, em Juazeiro do Norte, 17 unidades escolares ofertam a modalidade destinada aos jovens e adultos que pretendem concluir os estudos. A etapa de ensino atende alunos alfabetizados e não alfabetizados, a partir de 15 anos completos. A organização na EJA constitui-se de quatro anos letivos sequenciais: Eja I (1°, 2° e 3 ° ano), Eja II (4° e 5° ano), Eja III (6° e 7° ano) e Eja IV (8° e 9° ano).

A assessora desta etapa de ensino no Município, Raquel Alves, destaca que, atualmente, a escola tem desempenhado vários papéis, tendo o professor a necessidade e responsabilidade de capacitação. "A formação para os profissionais possibilita o preparo para assumir novos e crescentes desafios, através da reflexão crítica de sua própria prática pedagógica, refletindo na qualidade do ensino ofertado", frisa.

De acordo com os dados apresentados pelas escolas e o constante monitoramento realizado pela Seduc, a modalidade atende cerca de 820 alunos, totalizando 42 turmas, incluindo duas turmas no Centro Socioeducativo Padre Cícero e uma no Centro Socioeducativo José Bezerra. Nas aulas, são desenvolvidas práticas pedagógicas interdisciplinares de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências, História e Geografia.

O processo de Busca Ativa Escolar também é constante. No início de 2021, ainda no auge da pandemia, foi identificada a redução de alunos matriculados nesta modalidade. Com o retorno das aulas presenciais desde o final do ano passado, a procura tem aumentado e a meta para o segundo semestre é que cresça ainda mais.

Para o próximo semestre estão sendo planejadas ações que envolverão os componentes curriculares de formas diversificadas, por meio de sarau literário, jogos e apresentações culturais.

O aluno da Eja III, da Escola Dr. Edvard Teixeira Férrer, Francisco Dédes Barros, 75 anos, retornou aos estudos e ressalta que "a educação é o bem mais valioso da vida e não há idade para começar".

Por meio do Projeto Juazeiro Leitor, o estudante participa ativamente das ações voltadas ao incentivo da leitura e da escrita, com a permanente presença dos alunos na Biblioteca da unidade escolar, tendo realizado o lançamento de um cordel de sua autoria.

Com o objetivo de subsidiar ações pedagógicas e assegurar as aprendizagens, experiências relacionadas às múltiplas manifestações artísticas também são efetivas, como o contato com o teatro, cinema, abrangendo experiências culturais, além de palestras e atividades voltadas para o lúdico.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Desenvolvimento Há 1 dia(s)

Juazeiro do Norte vence categoria 'Sala do Empreendedor'

A Prefeitura de Juazeiro do Norte foi premiada em duas categorias no 12º Prêmio Sebrae P [...]

#DesenvolvimentoSocial Há 1 dia(s)

Prefeitura retoma obras para conclusão do CRAS João Cabral

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte está retomando as obras de cinco equipamento [...]

#Educação Há 1 dia(s)

Seduc divulga resultado do Projeto "Eu sou autor infantil"

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte divulgou o resultado da terceira edição do [...]

#Educação Há 1 dia(s)

Seduc realiza Projeto Juazeiro Leitor itinerante

Com o tema "Cultura indígena: conhecer e valorizar os saberes dos povos cariris", a Secr [...]

#Saúde Há 1 dia(s)

SESAU realiza visita guiada às novas instalações do ponto de apoio Taquari

A Secretaria de Saúde (SESAU) realizou nessa quinta-feira, 18, visita guiada às novas in [...]

#SEDEST Há 1 dia(s)

SEDEST entrega Diagnóstico Situacional da Criança e do Adolescente

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) entregou nessa quarta-feira, [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito