NOTÍCIAS

22-JUN-2022

Educação de Jovens e Adultos promove encontro formativo para professores

#Educação POR ASCOM 22 DE JUNHO DE 2022

Com o tema "Recomposição da aprendizagem: como fazer os alunos avançarem", a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promoveu, na noite desta terça-feira, 21, a terceira formação com professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O momento foi conduzido pela palestrante e técnica da Seduc, Gislene Armandilha.

Atualmente, em Juazeiro do Norte, 17 unidades escolares ofertam a modalidade destinada aos jovens e adultos que pretendem concluir os estudos. A etapa de ensino atende alunos alfabetizados e não alfabetizados, a partir de 15 anos completos. A organização na EJA constitui-se de quatro anos letivos sequenciais: Eja I (1°, 2° e 3 ° ano), Eja II (4° e 5° ano), Eja III (6° e 7° ano) e Eja IV (8° e 9° ano).

A assessora desta etapa de ensino no Município, Raquel Alves, destaca que, atualmente, a escola tem desempenhado vários papéis, tendo o professor a necessidade e responsabilidade de capacitação. "A formação para os profissionais possibilita o preparo para assumir novos e crescentes desafios, através da reflexão crítica de sua própria prática pedagógica, refletindo na qualidade do ensino ofertado", frisa.

De acordo com os dados apresentados pelas escolas e o constante monitoramento realizado pela Seduc, a modalidade atende cerca de 820 alunos, totalizando 42 turmas, incluindo duas turmas no Centro Socioeducativo Padre Cícero e uma no Centro Socioeducativo José Bezerra. Nas aulas, são desenvolvidas práticas pedagógicas interdisciplinares de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências, História e Geografia.

O processo de Busca Ativa Escolar também é constante. No início de 2021, ainda no auge da pandemia, foi identificada a redução de alunos matriculados nesta modalidade. Com o retorno das aulas presenciais desde o final do ano passado, a procura tem aumentado e a meta para o segundo semestre é que cresça ainda mais.

Para o próximo semestre estão sendo planejadas ações que envolverão os componentes curriculares de formas diversificadas, por meio de sarau literário, jogos e apresentações culturais.

O aluno da Eja III, da Escola Dr. Edvard Teixeira Férrer, Francisco Dédes Barros, 75 anos, retornou aos estudos e ressalta que "a educação é o bem mais valioso da vida e não há idade para começar".

Por meio do Projeto Juazeiro Leitor, o estudante participa ativamente das ações voltadas ao incentivo da leitura e da escrita, com a permanente presença dos alunos na Biblioteca da unidade escolar, tendo realizado o lançamento de um cordel de sua autoria.

Com o objetivo de subsidiar ações pedagógicas e assegurar as aprendizagens, experiências relacionadas às múltiplas manifestações artísticas também são efetivas, como o contato com o teatro, cinema, abrangendo experiências culturais, além de palestras e atividades voltadas para o lúdico.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

Semasp distribui quase mil mudas em junho

Ao longo do mês de junho, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos distribui [...]

#Educação Há 2 dia(s)

Seduc divulga resultado parcial de Processo Seletivo para cuidador de alunos com deficiência

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, divulgou o resu [...]

#Esporte Há 2 dia(s)

Município entrega material para equipes do esporte amador

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Esporte e Juventude, rea [...]

#Educação Há 2 dia(s)

Prefeito recebe Grêmios Estudantis para apresentação do Plano de Ação

Representantes de Grêmios Estudantis de quatro escolas que compõem a Rede Municipal d [...]

#DesenvolvimentoSocial Há 3 dia(s)

Juazeiro recebe certificado por promoção de políticas para pessoa idosa

O Município de Juazeiro do Norte recebeu certificado de promotor das políticas públic [...]

#DesenvolvimentoSocial Há 3 dia(s)

Juazeiro recebe mutirão de entrega de documentos a pessoas trans e travestis

Em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado mundialmente na terça-feira, 28, a De [...]

#JuaForró Há 3 dia(s)

SECULT divulga documentos perdidos durante o Juaforró

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte informa que as pessoas que tiveram docum [...]

#JuaForró Há 3 dia(s)

Juaforró 2022 encerra com dois dias de festividades na Zona Rural

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT realizou nos dias 28 e 29, o Ju [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito