NOTÍCIAS

01-OUT-2025

Guichê de Mamografia realiza 400 atendimentos mensais e facilita agendamento do exame

Por Ascom 01/10/2025 #saúde

Em funcionamento desde 30 de junho, o Guichê de Mamografia é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) voltada à prevenção do câncer de mama no município. Localizado no Centro de Dermatologia, o espaço facilita o agendamento do exame para mulheres de 40 a 74 anos, faixa etária estabelecida pelas novas diretrizes do Ministério da Saúde (MS). Em três meses de atividade, o serviço já se consolida, realizando, em média, 400 atendimentos mensais.

Para agendar a mamografia, é necessário apresentar requisição médica com a guia específica, cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de endereço. No caso das pacientes que já realizam o exame periodicamente (a cada dois anos), deve ser apresentada também a mamografia mais recente no ato do agendamento.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, sem intervalo. O Centro de Dermatologia está localizado na Rua Tabelião João Machado, s/n, bairro Santa Tereza. Mulheres de outras faixas etárias continuam realizando o agendamento da mamografia normalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O guichê integra a campanha da Sesau "Em Juazeiro do Norte, Outubro Rosa é o ano inteiro", que tem como objetivo incentivar e sensibilizar as mulheres para a importância do exame preventivo.

> Novas diretrizes do Ministério da Saúde para a mamografia

A nova norma técnica do Ministério da Saúde, publicada em setembro deste ano, ampliou a faixa etária de acesso à mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, o exame é recomendado para mulheres de 40 a 74 anos. Antes, a indicação era de 50 a 69 anos.

A antecipação do exame para mulheres entre 40 e 49 anos foi motivada pela incidência significativa de casos nesse público, que corresponde a 23% dos diagnósticos. Nessa faixa etária, a mamografia é realizada sob demanda, mediante solicitação médica, sem periodicidade fixa. O objetivo é ampliar as chances de rastreamento precoce e, consequentemente, aumentar as taxas de cura.

Já a ampliação da faixa etária, que agora inclui mulheres de até 74 anos, ocorre devido à concentração de diagnósticos nesse grupo, responsável por 60% de todos os casos. Para essas pacientes, a recomendação é que o exame seja realizado regularmente a cada dois anos.

No caso das mulheres acima dos 74 anos, a indicação da mamografia dependerá da avaliação da equipe técnica de saúde, que deverá considerar fatores como comorbidades e expectativa de vida.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de neoplasia mais comum no Brasil, representando cerca de 10% de todos os diagnósticos, além de ser um dos mais frequentes entre as mulheres. Apesar da gravidade, quando diagnosticado precocemente, a taxa de cura pode chegar a 95%, o que reforça a importância do exame preventivo.

 

Deixe seu comentário

pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5
logo
Selo Município Verde - 2022-2023Ouro JuazeiroDiamante 2023