CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 23/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Mercado do Pirajá passa por pulverização

O mercado do Pirajá está passando pelo processo de pulverização, uma iniciativa conjunta da Gestão dos Mercados, idealizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), com parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Os trabalhos envolvem aplicação de produtos químicos para o combate aos vetores que contribuem para a disseminação de doenças causadas por vírus, ácaros e bactérias. Antes de usar os itens, os inspetores da Vigilância Sanitária visitam os permissionários para orientar acerca do descarte adequado de lixo, visando a manutenção da limpeza no local.

Após as orientações, a pulverização é realizada. Devido ao grande fluxo de pessoas durante o horário comercial, as atividades estão sendo realizadas fora do expediente normal.

#MeioAmbiente 19/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Câmeras de segurança serão implantadas para fiscalização do lixo

Juazeiro do Norte fará uso de câmeras de segurança para inibir e fiscalizar o descarte de resíduos sólidos em locais inadequados. A lei que regulamenta o assunto já foi sancionada pelo prefeito Glêdson Bezerra e publicada no Diário Oficial do Município, no dia 15 deste mês. A implantação das câmeras ocorrerá de forma gradual, priorizando os locais com maior incidência de despejo inadequado de lixo.

Segundo Eraldo Oliveira, superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju), a medida é importante porque facilitará a fiscalização e a identificação dos infratores. "Essa lei é importante porque nos dará a possibilidade de instalar câmeras em pontos de lixo espalhados pela cidade, já mapeados pela autarquia. Esses pontos surgem ao longo do tempo, em calçadas, muros abandonados e sistemas públicos, e, mesmo sendo frequentemente limpos, a população continua utilizando-os como locais de descarte, o que é ilegal. Com a identificação adequada, podemos aplicar a legislação e os procedimentos legais", explicou.

Eraldo também enfatiza a necessidade de discutir alguns procedimentos antes da implementação da medida, incluindo a realização de uma licitação para a compra das câmeras de vigilância.

#MeioAmbiente 16/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Proprietários de espaços no Cemitério Municipal do Socorro precisam realizar o recadastramento

Cerca de 2.319 proprietários de covas ou túmulos no Cemitério Municipal do Socorro ainda não efetuaram a atualização cadastral, obrigatória a cada cinco anos. Desde fevereiro, a administração do cemitério oferece o serviço de recadastramento. Até o momento, dos mais de 3.551 proprietários registrados, apenas 1.232 (34,6%) compareceram, de acordo com dados da gerência do cemitério.

O recadastramento pode ser feito na coordenação do cemitério, localizada na Rua Santa Luzia, nº 1722, bairro Socorro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, em horário comercial, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Para realizar o recadastramento, é necessário apresentar CPF, comprovante de residência e o último comprovante de pagamento do espaço utilizado para sepultamento.

#MeioAmbiente 12/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS A SEMASP Contrata Nova Empresa para Coleta de Lixo e Limpeza Urbana em Juazeiro do Norte

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP) anunciou a contratação de uma nova empresa para os serviços de coleta de lixo e limpeza urbana em Juazeiro do Norte. Devido à urgência desses serviços, a contratação foi realizada por meio de dispensa de licitação, sendo a empresa vencedora a NOVA CONSTRUÇÕES INCORPORAÇÕES E LOCAÇÕES LTDA. O anúncio oficial da contratação foi publicado no Diário Oficial do Município na edição do último dia 5. O contrato terá uma duração de dois meses, com os trabalhos da nova empresa iniciando-se nesta quinta-feira, 11 de abril. O valor total do contrato para esse período emergencial é de R$ 3.400.011,06 (três milhões, quatrocentos mil, onze reais e seis centavos).

A SEMASP enfatiza que os serviços de limpeza urbana não foram interrompidos e continuam a ser realizados de forma emergencial, incluindo varrição e coleta de lixo. Em áreas onde foi identificado acúmulo de resíduos, equipes da SEMASP serão enviadas para realizar a limpeza. A coleta de lixo ocorre de domingo a domingo, sem interrupções.

Todos os cidadãos podem acompanhar o processo através do portal da transparência do município, por meio do site da prefeitura.

Confira abaixo os dias e bairros da Coleta de Lixo:

Segunda / Quarta / Sexta:

Primeiro turno

Vila Real e São José

Frei Damião

Lagoa Seca

Jardim Gonzaga

João Cabral

Antônio Vieira e São José de Baixo

Sítios e Vilas

Avenidas

Terça/Quinta/Sábado:

Primeiro turno:


Campo Alegre

Franciscanos e Pio Xll

Novo Juazeiro e Limoeiro

Tiradentes 1

Tiradentes 2

Betolândia e Brejo Seco

Aeroporto

Avenidas

Segunda/Quarta/Sexta:

Segunda turno:

Romeirão

Triângulo 1

Triângulo 2

Santa Tereza

Santa Tereza e Coabece

Socorro e Centro de Baixo

Salesianos e Centro de Cima

Avenidas

Mercados

Terça/Quinta/Sábado

Segundo turno:

Pirajá 1

Pirajá 2

São Miguel e Centro de baixo

São Miguel Centro de Cima

Carité e Juvêncio Santana

Horto

Vila Fátima e Timbaúbas

Avenidas

Mercados

#MeioAmbiente 09/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro do Norte é eleito membro do Comitê da Sub Bacia Hidrográfica do Rio Salgado

O município de Juazeiro do Norte foi eleito membro do Comitê da Sub Bacia Hidrográfica do Rio Salgado (CBHS), para o quadriênio 2024-2028. A eleição aconteceu durante o III Seminário de Renovação do Colegiado, realizado no último dia 4, no Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Salgado é um colegiado consultivo e deliberativo, constituído por 50 instituições membros, que se dividem em quatro eixos: Poder Público Municipal (Prefeituras e Câmaras de Vereadores), 10 vagas; Sociedade Civil Organizadora, 15 vagas; Usuários de Água, 15 vagas; e Poder Público Estadual e Federal, 10 vagas.

A Sub-Bacia Hidrográfica do Salgado compõe a Bacia do Jaguaribe, e abrange 23 municípios do Sul cearense. No Cariri, além de Juazeiro do Norte, integram a Sub-bacia do Salgado os municípios de: Abaiara; Aurora; Barbalha; Barro; Brejo Santo; Caririaçu; Crato; Granjeiro; Jardim; Jati; Juazeiro do Norte; Lavras da Mangabeira; Mauriti; Milagres; Missão Velha; Penaforte; Porteiras e Várzea Alegre.

#MeioAmbiente 04/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Evento oferece oficinas de produção de mudas e de iscas para captura de abelhas sem ferrão

No último dia de programação presencial da "Festa Anual das Árvores 2024", que ocorreu nesta quinta-feira, dia 4, os participantes tiveram a oportunidade de participar das oficinas de produção de mudas e de iscas para captura de abelhas sem ferrão. As atividades ocorreram no Parque Ecológico das Timbaúbas e tiveram como público-alvo os alunos das escolas Prefeito Dr. Mozart Cardoso de Alencar e Fundação Educacional Rotary, além dos Agentes Jovens Ambientais (AJA).

A abertura da "Festa Anual das Árvores 2024" aconteceu na última segunda-feira, dia 1º, e foi marcada pelo plantio simbólico de árvores nativas, no Parque das Timbaúbas. Na terça-feira, dia 2, o público presente participou de uma roda de conversa sobre o tema "Prevenção e combate aos incêndios florestais", além de uma trilha ecológica pelo parque.

A "Festa Anual das Árvores" é um evento promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) e a Fundação Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, alinhado à campanha estadual desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). Neste ano, o tema escolhido pela Sema foi o "Combate aos Incêndios Florestais".

#MeioAmbiente 01/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Abertura da “Festa Anual das Árvores 2024” é marcada pelo plantio de árvores nativas

Nesta segunda-feira, 1°, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) deu início à "Festa Anual das Árvores 2024" (FAA). A abertura foi marcada pelo plantio simbólico de árvores nativas no Parque Ecológico das Timbaúbas, que contou com a colaboração de estudantes da rede pública municipal de ensino e de Agentes Jovens Ambientais (AJA).

A "Festa Anual das Árvores" é um evento promovido pela Semasp, em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) e a Fundação Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, alinhado à campanha estadual desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). Em 2024, o tema escolhido pela Sema é o "Combate aos Incêndios Florestais".

Para Tânia Pinheiro, diretora da Escola Ambiental, o tema deste ano é importante pois lança luz sobre um problema grave e recorrente, que gera sérias consequências à fauna e à flora, bem como à saúde humana. Nesse sentido, ela justifica que a ação de hoje, marcada pelo plantio de árvores, é uma medida de enfrentamento, uma vez que contribui para o movimento regenerativo do meio ambiente. Somente para este semestre, é esperado o plantio de 1000 mudas de árvores.

A Festa Anual das Árvores continua com a programação presencial até o próximo dia 4. Amanhã, terça-feira, 2, ocorrerá uma roda de conversa sobre o tema "Prevenção de Incêndios Florestais", no auditório verde do Parque Ecológico das Timbaúbas. O público-alvo inclui estudantes da rede pública municipal, Agentes Jovens Ambientais (AJA) e alunos do Curso de Saneamento Ambiental-FATEC. A conversa também é aberta à população em geral.

A programação completa da Festa Anual das Árvores 2024 já foi publicada e pode ser conferida através deste link: https://juazeirodonorte.ce.gov.br/informa/29254/semasp-lan-a-programa-o-da-festa-anual-das-rvores-#:~:text=Entre%20os%20dias%201%C2%BA%20e,a%20Festa%20Anual%20das%20%C3%81rvores

#ServiçosPúblicos 27/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp lança programação da Festa Anual das Árvores 2024
Entre os dias 1º e 6 de abril, acontece, em Juazeiro do Norte, a Festa Anual das Árvores. O evento, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) e a Fundação Escola Monsenhor Murilo de Sá Barreto, faz parte da 'Campanha Festa Anual das Árvores', desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema), em alusão ao Dia da Árvore. Neste ano, o tema escolhido para orientar o evento é o “Combate aos incêndios florestais”.

A programação é híbrida, mesclando ações presenciais e uma ação online. Entre as atividades oferecidas, destacam-se a realização de oficinas práticas, atividades ecológicas e roda de conversa. A solenidade de abertura ocorre na próxima segunda-feira, dia 1º, e será marcada pelo plantio simbólico de árvores nativas da região. Todas as atividades presenciais acontecerão no Parque Ecológico das Timbaúbas, localizado na Avenida Ailton Gomes, bairro José Geraldo da Cruz.

O público-alvo inclui alunos da rede pública de ensino municipal, Agentes Jovens Ambientais (AJA) e alunos do Curso de Saneamento Ambiental da Faculdade de Tecnologia Centec Cariri (Fatec Cariri). O evento também é um convite para que os juazeirenses visitem e conheçam o Parque Ecológico.

A programação completa pode ser conferida abaixo:

Ações presenciais

-Segunda-feira, dia 01/04:
Horário: 8h30
Atividade: Solenidade de Abertura com Plantio Simbólico de Árvores
Público: População Geral; Alunos do Ensino Público Municipal; Agentes Jovens Ambientais e Alunos do Curso de Saneamento Ambiental-FATEC
Local: Parque Ecológico das Timbaúbas

-Terça-feira, dia 02/04:
Horário: 8h30
Atividade: Roda de Conversa - “Prevenção de Incêndios Florestais”
Público: População Geral; Alunos do Ensino Público Municipal; Agentes Jovens Ambientais e Alunos do Curso de Saneamento Ambiental-FATEC
Local: Auditório Verde /Parque Ecológico das Timbaúbas

-Quarta-feira, dia 03/04:
Horário: 8h30
Atividade: Mutirão de Limpeza das Trilhas do Parque Ecológico das Timbaúbas
Público: População Geral; Alunos do Ensino Público Municipal; Agentes Jovens Ambientais 
Local: Parque Ecológico das Timbaúbas

-Quinta-feira, dia 04/04:
Horário: 8h30
Atividade 01: Produção de Mudas no Viveiro Público: 
Público: Agentes Jovens Ambientais e alunos do Curso de Saneamento Ambiental -FATEC
Local: Viveiro Padre Cícero/Parque das Timbaúbas

Horário: 08h30 
Atividade 02: Construção de Iscas para captura de abelhas sem ferrão
Local: Parque Ecológico das Timbaúbas


-Ação online
Entre os dias 4, 5 e 6/04 estará aberta uma enquete via google forms com a seguinte pergunta: “Qual é a importância do cultivo e preservação das árvores nativas?”. A pesquisa é direcionada aos estudantes da rede pública de ensino e servirá de base para futuras pesquisas.
#ServiçosPúblicos 26/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município regulamenta isenção de taxa de iluminação pública às pessoas com deficiência

O município de Juazeiro do Norte publicou, na última quinta-feira, 21, o decreto n° 948 que regulamenta a isenção da Contribuição de Iluminação Pública - CIP para as pessoas com deficiência, de acordo com a Lei Municipal nº 2.794, de 01 de Abril de 2004.

Segundo a normativa, para ter direito ao benefício da isenção, os interessados precisam apresentar a Carta de Concessão do Benefício e laudo médico atualizado - constando os comprovantes da enfermidade - para atestar a deficiência. Além disso, é estabelecido que a pessoa deve ser proprietária de um único imóvel. A isenção é válida por 12 meses, devendo ser solicitada prorrogação pelo beneficiário.

A Secretaria Municipal de Finanças - SEFIN será responsável por recepcionar e processar os requerimentos de isenção da Contribuição para o custeio da Iluminação Pública. Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP fará a remessa e ciência do deferimento junto à Companhia Energética.

#ServiçosPúblicos 21/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro do Norte já destinou mais de 648 toneladas de pneus para reciclagem em 3 anos

Mais de 648 toneladas de pneus foram destinadas para fins de reciclagem, em Juazeiro do Norte, nos últimos 3 anos. A iniciativa, coordenada pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amaju), ocorre por meio da atividade de logística reversa. Somente neste ano, 47,2 toneladas de pneus deixaram de ser descartadas em terrenos baldios, aterro controlado municipal ou outras destinações inadequadas.

No município, a logística reversa opera através de duas frentes principais: a primeira consiste no trabalho de conscientização da população, enquanto a segunda envolve a articulação e cadastramento de borracharias, empresas geradoras de resíduos pneumáticos, além de produtoras, vendedoras e distribuidoras. Ambas as atividades, desenvolvidas pela Amaju, destacam a importância do correto descarte de pneus, os quais devem ser encaminhados para o Ecoponto de Pneus, localizado na Rua Engenheiro José Batista, 416, no bairro Triângulo, para o tratamento adequado.

Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, explica que a organização da cadeia do pneu é uma ação importante, pois, através do correto manejo desses materiais, reduz-se a degradação ambiental e diminuem-se as chances de proliferação do Aedes aegypti, responsável pela Dengue, Zika e Chikungunya. Além disso, Eraldo também afirma que esse trabalho é um atrativo para futuros investimentos no município.

Os pneus, assim como latas, PET e eletrônicos, são materiais que, quando descartados de forma inadequada, geram graves problemas ao meio ambiente e à saúde pública. No entanto, quando manipulados corretamente, podem ser reaproveitados para uma variedade de finalidades. Do Ecoponto de Juazeiro do Norte, os pneus são enviados para Teresina, no Piauí, onde são reaproveitados por meio de trituração, laminação e granulação.

Em média, os pneus levam 600 anos para se decomporem. Por isso, alternativas de reutilização e reciclagem são de suma importância. Através do sistema de reutilização, os pneus podem ser transformados em matéria-prima para a fabricação de gramados sintéticos, tapetes, asfalto, entre outros produtos.

#animais 15/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Vila Três Marias receberá projeto-piloto de inscrição para castração nos bairros

O Setor de Bem-Estar Animal, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte (Semasp), em parceria com a Secretaria de Proteção Animal do Estado do Ceará (Sepa), iniciará na próxima segunda-feira, 18, o projeto-piloto que levará o serviço de inscrições para castração aos bairros da cidade. O projeto tem como objetivo descentralizar o serviço de cadastro, que atualmente ocorre apenas na sede da Semasp. A localidade escolhida para o início do projeto é a Vila Três Marias.

Segundo Wellington Pereira, coordenador do Setor de Bem-Estar Animal, a ação é importante pois democratiza, ainda mais, o serviço de castração. "Sabemos da grande dificuldade de alguns tutores irem até a Semasp durante o período de inscrições, principalmente aqueles que moram em lugares afastados. Por isso, este projeto tem como intuito alcançar essas localidades distantes para atender esses tutores, que também são de baixa renda e não têm condições de castrar seu animal", enfatiza.

O serviço será oferecido na Quadra Esportiva, localizada na Rua Cícero Ferreira de Araújo, no período das 9h30 às 11h30. Para realizar o cadastro, são necessárias cópias do RG, CPF, comprovante de residência do bairro, além do fornecimento do Número de Identificação Social (NIS) e o telefone para contato.

Após a efetivação do processo de castração, o Setor de Bem-Estar Animal dará continuidade ao projeto em outros bairros e localidades da cidade.

#animais 13/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Centro de Zoonoses lança programa de busca ativa para leishmaniose

O Centro de Zoonoses de Juazeiro do Norte - CCZ iniciou nesta quarta-feira, 13, o ‘Programa busca ativa por Leishmaniose'. A ação tem o objetivo de promover a redução dos casos da doença nos animais residentes de repartições públicas. A equipe de veterinários estreou sua atuação com realização de triagem, testagem e vacinação antirrábica, nos arredores da Rodoviária Municipal. O programa será realizado durante todo o ano em outros pontos da cidade.

Com foco em atingir os cães residentes de espaços públicos, como praças e mercados, o programa é desenvolvido em duas partes. A primeira consiste na triagem do local, para identificar quantos animais são daquela região. A segunda é a ida da equipe para realização dos testes e vacinação. Segundo Jucimara Guedes, coordenadora do CCZ, com apoio do Castramóvel, o programa também pretende diminuir os índices de reprodução. "É importante ressaltar que animais sendo negativos, serão encaminhados ao programa de castração pelo Setor de bem-estar animal, assim estaremos diminuindo os índices de reprodução e abandono", explica.

Conhecida popularmente como calazar, a leishmaniose é uma infecção parasitária que pode ser transmitida para seres humanos. Apesar de ser silenciosa no início, a doença tende a evoluir para quadros mais graves, podendo, inclusive, levar o paciente à morte. A busca ativa, destinada exclusivamente aos cães de rua, é uma das medidas para ampliar a saúde dos animais e da população.

#animais 11/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Setor de Bem-estar Animal receberá R$100 mil para programa de castrações

O setor de Bem-estar Animal, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte (Semasp), receberá a quantia de R$100 mil para manutenção do programa de castrações. Os recursos virão por meio de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Célio Studart, que atendeu reivindição feita pela gestão municipal. O programa é realizado em convênio com o Instituto Pet Social Patinhas de Rua e a previsão para 2024 é que mais 1.500 animais sejam beneficiados.

Somado a esse montante proveniente da emenda parlamentar, a Prefeitura de Juazeiro também vai contribuir com recursos próprios para ampliar o número de castrações e de procedimentos cirúrgicos veterinários bem como atendimentos gerais a animais errantes, realizados pelo Hospital Veterinário do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão).

O serviço de castração destina-se a animais de rua e àqueles sob cuidados de tutores em situação de baixa renda. Atualmente, o cadastro para novas castrações encontra-se temporariamente suspenso, devido ao atendimento dos animais já inscritos na lista de espera. A previsão de reabertura para novos cadastros é para o mês de abril. Em 2023, 950 animais foram castrados, através do programa municipal.

#ServiçosPúblicos 05/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp atende mais de 6 mil demandas de iluminação pública pelo aplicativo "Cidade Iluminada"

Desde o ano de 2021 até fevereiro de 2024, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte (Semasp) atendeu a 6.225 solicitações de iluminação pública demandadas através do aplicativo Cidade Iluminada.

O aplicativo é uma ferramenta através da qual os cidadãos podem solicitar a manutenção da iluminação pública. As demandas são, instantaneamente, encaminhadas à Semasp e redirecionadas para a empresa responsável pelo serviço. O prazo máximo para a resolução de cada problema é de até 72 horas. O aplicativo é gratuito e está disponível tanto para as versões Android quanto iOS.

Além do aplicativo, a Semasp também disponibiliza outros dois canais de atendimento: o telefone 0800 006 1636, e o WhatsApp 0800 060 1535.

#ServiçosPúblicos 01/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Recadastramento de proprietários de espaços no Cemitério do Socorro tem prosseguimento

Cerca de 84% dos proprietários de espaços no Cemitério do Socorro ainda não fizeram a atualização cadastral. Dos 3.551 proprietários cadastrados, apenas 578 compareceram, conforme dados da gerência do cemitério.

A atualização cadastral acontece na coordenação do cemitério, que fica localizada na Rua Santa Luzia, S/N, bairro Socorro. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 7h às 11h, e das 13h às 17h

No ato do recadastramento, é necessário apresentar o CPF, comprovante de residência e o último comprovante de pagamento do túmulo ou cova. O recadastramento é realizado a cada cinco anos.

#MeioAmbiente 29/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp promove trilha ecológica para crianças da rede pública de ensino e atendidas pelo Criança Feliz
A consciência ambiental é um trabalho que deve ser realizado desde a infância. Por isso, nesta sexta-feira, 1º, dia em que se celebra o Turismo Ecológico, ou Ecoturismo, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP) promove uma trilha ecológica para crianças da rede pública de ensino e atendidas pelo programa Criança Feliz.

A ação faz parte do projeto "Sementes do Amanhã", que busca promover a conscientização ambiental e o engajamento das crianças na proteção e preservação do meio ambiente. A escolha do dia é uma decisão estratégica que visa aproveitar a sinergia entre a conscientização ambiental e a apreciação dos recursos naturais. 

O evento acontecerá no Parque Ecológico das Timbaúbas, localizado na Avenida Ailton Gomes Alencar, bairro José Geraldo da Cruz, a partir das 8h. A programação completa pode ser conferida abaixo.

*PROGRAMAÇÃO:*
8h - Abertura do evento com distribuição de viseiras e início da trilha ecológica;
9h - Entrega do Kit Lanche;
9h30 - Visita ao viveiro de mudas Padre Cícero;
10h - Oficina de Plantio e Cuidados Ambientais.
#animais 28/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Centro de Zoonoses realiza 405 testes rápidos para Leishmaniose no último quadrimestre de 2023
O Centro de Controle de Zoonoses - CCZ realizou, no último quadrimestre de 2023, 405 testes DPP (Dual Path Platform) para triagem da Leishmaniose Visceral Canina, popularmente conhecida como calazar. Somente em 2023, foram 1.076 testes realizados de forma gratuita. O procedimento é destinado aos cães com sinais clínicos suspeitos da doença e filhotes a partir de 4 meses, cuja mãe seja suspeita ou tenha a doença confirmada, por possibilidade de infecção transplacentária.

A leishmaniose visceral é uma enfermidade grave, crônica, que afeta múltiplos sistemas do corpo e pode representar um risco de vida para humanos e animais. Segundo Jucimara Santana, coordenadora do CCZ, é preciso os tutores estarem atentos aos principais sintomas. “Muitos animais são assintomáticos, mas há aqueles que apresentam febre irregular, emagrecimento, apatia, úlceras na pele - em geral no focinho, orelhas e extremidade - além do crescimento exagerado das unhas.  Ao observar esses sinais é preciso agendar o teste para confirmação ou descarte do diagnóstico”, alerta.

Por apresentar um risco à saúde pública, o Centro de Zoonoses atua tanto com a testagem quanto com o trabalho de conscientização. No espaço, há cartazes explicando sobre a transmissão - causada pelo mosquito-palha -, sintomas e formas de combate ao inseto vetor. “Entre os principais cuidados estão o uso de inseticida no ambiente e uso de repelentes apropriados para os cães. Além disso, devemos evitar deixar os pets em ambientes úmidos e que tenham lixo, fezes ou frutas em decomposição”, explica Jucimara.

O teste pode ser realizado mediante marcação através do número 88 3199-0450.
#ServiçosPúblicos 26/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Após 18 anos, fonte da praça La Favorita é reativada

Quem passa pela Praça La Favorita, no bairro Lagoa Seca, pode apreciar um equipamento que há muito tempo não funcionava. A fonte, instalada na praça, que estava desativada há 18 anos, foi reativada graças ao trabalho da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP). Agora, além de encantar os que por ali passam, o equipamento trouxe mais beleza à praça pública.

Segundo Genilda Ribeiro, gestora da SEMASP, a reativação da fonte era um desejo antigo da Secretaria. "Há algum tempo já planejávamos a reativação da fonte. A concretização se estendeu porque tivemos que fazer ajustes em toda a estrutura do equipamento, que foi danificada devido ao período em que esteve sem funcionamento".

A fonte conta também com uma iluminação especial. Todos os meses, o equipamento celebrará a campanha do mês. Em fevereiro, por exemplo, a iluminação lilás faz alusão à conscientização sobre doenças e síndromes raras, como lúpus, alzheimer e fibromialgia.

Ao todo, foram investidos R$34.947,24 para a reativação da fonte. Segundo Genilda, mais do que um equipamento público, a fonte é um ponto atrativo que torna o ambiente da praça mais prazeroso e aconchegante para a população. "Com esta obra, as famílias poderão desfrutar de um ambiente mais alegre e belo", destacou.

#ServiçosPúblicos 15/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp age rapidamente na desobstrução de vias públicas interditadas pela queda de árvores
Devido à forte chuva registrada na última terça-feira (13), seis bairros da cidade enfrentaram problemas com a queda de árvores em vias e espaços públicos. Um total de 20 árvores caídas foi notificado à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp). Diante dessa situação, a Semasp mobilizou-se imediatamente, iniciando ainda ontem os trabalhos para desobstruir as vias interditadas e recolher as árvores caídas em praças e outros espaços públicos.

As vias públicas já foram desobstruídas e, nessa quarta-feira, 14, a secretaria continuou com o trabalho de recolhimento de árvores e limpeza dos espaços da cidade danificados pelo temporal.

A Semasp possui um projeto rotineiro de poda de árvores, especialmente daquelas sob risco de queda e que possam causar danos à população. A gestora da pasta, Genilda Ribeiro, enfatiza que a Semasp está à disposição da população e que em caso de eventuais transtornos causados pelas chuvas, como a queda de árvores, o cidadão pode entrar em contato através do telefone (88) 3109-0384.
#ServiçosPúblicos 15/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Proprietários de covas ou túmulos no Cemitério do Socorro devem se recadastrar

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp está recadastrando os proprietários de covas ou túmulos no Cemitério Municipal do Socorro. A atualização cadastral acontece na coordenação do cemitério, que fica localizada na rua Rua Santa Luzia, nº 1722, bairro Socorro.

No ato do recadastramento, é necessário apresentar o  CPF, comprovante de residência e o último comprovante de pagamento do túmulo ou cova. A coordenação do cemitério funciona de segunda a sexta, das 7h às 11h, e das 13h às 17h. O recadastramento acontece a cada cinco anos.
#MeioAmbiente 08/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Grupo especializado da Guarda Civil atua na proteção ambiental

São apenas cinco meses de atividade em Juazeiro e o Grupo Ambiental Metropolitano- GAM, da Guarda Civil, desempenha importante atividade. Quando criou o grupo em agosto de 2023, a intenção do prefeito Glêdson Bezerra foi no sentido de garantir um olhar atento ao patrimônio ambiental do município. Nesse caminho, significa ainda apoio maior ao trabalho desenvolvido pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro (AMAJU).

Um relatório operacional feito pela coordenação do GAM aponta o atendimento de 88 ocorrências somente no período de agosto a dezembro do ano passado. Destas, 34 foram na defesa do patrimônio ecológico ambiental de Juazeiro, sendo algumas com apreensões. O relatório cita, ainda, que 11 animais foram capturados pelas equipes e quatro pessoas levadas à Delegacia de Polícia Civil. Além disso, outras 39 ocorrências atendidas tinham relação com o abandono ou maus-tratos a animais domésticos.

#MeioAmbiente 31/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Patas e Plantas: novo projeto da Semasp une causa animal e sustentabilidade ambiental

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), está lançando o projeto Patas e Plantas, com o objetivo de arrecadar rações para animais sob os cuidados de protetores comunitários. Em troca das doações, haverá a entrega de mudas de plantas para o reflorestamento urbano.

O projeto faz parte da Agenda 2030 e está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ao alinhar a causa animal à sustentabilidade, o Patas e Plantas busca conscientizar a população sobre a importância da vegetação urbana e da criação consciente. Além disso, pretende incluir, de forma direta, a comunidade local nos trabalhos desenvolvidos pela prefeitura no município.

Entre as espécies de plantas que serão doadas estão acerola, açaí, caju, goiaba, maracujá, oiti, palmeira hawaí, pitomba e flor-de-pavão. Todas as mudas passaram por uma avaliação prévia para analisar aspectos relativos à germinação, a fim de certificar seu bom estado para o plantio. Também foram consideradas as melhores épocas para o plantio de cada espécie, a fim de garantir a efetivação do reflorestamento.

Os cuidadores comunitários beneficiados pelo projeto serão acompanhados periodicamente, onde serão analisados o número de animais sob cuidados, condições de saúde e demais necessidades que possam influenciar na assistência alimentar.

Tanto a arrecadação das rações quanto a entrega das mudas acontecem na sede da Semasp, no Parque Municipal das Timbaúbas, na Avenida Ailton Gomes, bairro José Geraldo da Cruz. O horário para troca das doações é de 8h às 13h.

#ServiçosPúblicos 23/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS AMAJU intensifica trabalho de multas em propagandas não permitidas no âmbito público
Desde dezembro de 2023, a Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro - AMAJU autuou pelo menos seis empresas por propagandas não permitidas, como lambe-lambe e cartazes espalhados nas localidades públicas, prática proibida por lei. A ação é importante para controlar a poluição visual, bem como propagar a limpeza no município.

A AMAJU tem realizado, também, um trabalho de controle da divulgação em avenidas, com outdoors e placas de LED, que devem estar alinhadas aos locais que o Código de Postura do Município permite. Atualmente, o órgão tem analisado a criação e atualização de um Projeto de Lei para normatização das LEDs.

O superintendente da AMAJU, Eraldo Oliveira, alerta que tem se tornado comum a prática de colação indevida de cartazes, principalmente na divulgação de grandes festas por produtores de eventos. "Postes, espaços públicos, imóveis abandonados, creches, escolas e até espaços privados são alvos de colagens e isso traz descuido. Temos chamado atenção e alertado", afirma.
#animais 29/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município realiza 950 castrações gratuitas de animais
#Natal 26/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS "Natal AUmigo" doa 300kg de ração às ONGs de proteção animal
#MeioAmbiente 26/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Comunicado

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju informa que no dia 1º não haverá funcionamento da coleta seletiva no bairro Novo Juazeiro. O serviço retornará no dia 8 de janeiro.

#animais 19/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Setor Bem-estar Animal realiza "Natal AUmigo" com adoção solidária, vacinação e orientação veterinária gratuita
#ServiçosPúblicos 07/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura de Juazeiro realiza reintegração de posse de terrenos

A Prefeitura de Juazeiro do Norte executou a reintegração de posse de três terrenos públicos do município. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira, 7, entre os bairros Frei Damião e Jardim Gonzaga, nas proximidades da Rua Sargento José Marcolino Brasileiro. O trabalho foi desenvolvido pelas secretarias de Infraestrutura e de Segurança Pública e Cidadania.

O terreno é uma área verde de um loteamento em que devem ser executados projetos em benefício da comunidade. No entanto, estava sendo alvo de grileiros que invadiam e vendiam os lotes através de documentos e contratos particulares contendo informações falsas.

O secretário de Segurança, Cláudio Luz, disse que é fundamental preservar o patrimônio público que pertence a todos os juazeirenses. A Procuradoria do Município entrará com as medidas cabíveis junto ao Ministério Público e à Polícia Civil, os atos devem ser investigados para apontar os autores da grilagem e adotadas as devidas punições.

#MeioAmbiente 30/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS 5° Mutirão Nacional de Plantio de Árvores acontece no Parque Natural das Timbaúbas
#MeioAmbiente 21/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Órgãos de segurança prendem homem que ateou fogo no Parque Natural das Timbaúbas

O Grupamento Ambiental Metropolitano - GAM e o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente - BPMA deteram, nessa segunda-feira, 20, um homem que ateou fogo no Parque Natural Municipal das Timbaúbas. A informação é da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP.

Com prevenção e punição, as campanhas contra as queimadas no Município estão sendo intensificadas pelos órgãos de proteção ambiental.

Denúncias podem ser realizadas ao GAM 24 horas, através do número (88) 3199-0459, da Permanência da Guarda Municipal.

#ServiçosPúblicos 14/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura inicia decorações natalinas nas praças e avenidas

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio de uma parceria entre o Gabinete do Prefeito e a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP, deu início, nessa segunda-feira, 13, às decorações natalinas nas praças e avenidas da cidade. Neste ano, atendendo a pedidos da população, também receberão ornamentações natalinas as praças do Socorro e dos Ourives.

A organização culminará no lançamento do Natal da Fé, que acontecerá no dia 1º de dezembro, às 18h30, na Praça Padre Cícero. A chefe de Gabinete, Sandra Cavalcante, explicou que o nome remete à forte presença religiosa na cidade e fez um convite à população para estar presente neste momento de renovação de fé.

A secretária de Meio Ambiente, Genilda Ribeiro, também comentou sobre a ação e fez um apelo aos juazeirenses. "É importante que a população venha ter o sentimento de pertencimento e zelo com o que é público. Então a gente pede que o juazeirense que veja qualquer ato de vandalismo na decoração natalina, denuncie".

#ServiçosPúblicos 13/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro do Norte recebe o Selo TCE Ceará Sustentável
#animais 10/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Cadastramento para castração gratuita de felinos inicia na segunda-feira, 13

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - SEMASP iniciará o cadastramento para castração gratuita de felinos (gatos e gatas) na próxima segunda-feira, 13, através do Setor Bem-estar Animal. O prazo será até o dia 20 de novembro.

O cadastro é realizado na sede da SEMASP, de 8h às 13h. Para realizar o cadastramento, é necessário xerox de RG, xerox de CPF, comprovante de residência e comprovante do NIS (Bolsa Família, Cartão Cidadão e ficha resumo).

A sede da SEMASP é localizada no Parque Natural Municipal das Timbaúbas (Av. Padre Nestor Sampaio, 2, Lagoa Seca). Mais informações estão disponíveis através do telefone: (88) 3199-0384.

#comunicado 07/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Comunicado
#animais 31/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura, Unileão e Ematerce iniciam projeto de orientação técnica aos criadores de animais

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento - SEAGRI, e em parceria com o Centro Universitário Leão Sampaio - Unileão e a Ematerce, iniciou nesta segunda-feira, 30, um projeto de orientação e acompanhamento dos produtores e criadores de animais bovinos, caprinos, ovinos, suínos e aves.

O início do projeto se deu a partir de uma palestra na qual as representantes do Núcleo de Saúde Pública da Unileão falaram aos produtores presentes sobre saúde animal e como ela impacta diretamente na saúde pública. Também foi destacado o quanto é importante manter todos os cuidados sanitários exigidos pelas agências reguladoras.

Presente na abertura do evento, o Prefeito Glêdson Bezerra exaltou a parceria com a Unileão e a Ematerce para o desenvolvimento da cidade. Ele também agradeceu aos produtores presentes pelo trabalho tão importante que eles desenvolvem no ciclo da alimentação e da saúde pública local. "Trata-se de uma atividade extremamente importante na vida das pessoas", finalizou.

O secretário da pasta, Marcelo Pinheiro, falou que este foi apenas o primeiro passo, e ressaltou a importância dos produtores abraçarem o projeto. "A partir daqui, haverá um acompanhamento aos produtores que tiverem interesse, para que possamos ir até eles e levar mais instruções e esclarecimentos para um acompanhamento de melhor qualidade", disse.

Mais informações podem ser adquiridas em contato com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que está localizada na Rua 15 de Novembro, nº 108, bairro São Miguel, com funcionamento das 7h30 às 11h, e das 13h30 às 17h. O telefone é (88) 3199-0378.

#MeioAmbiente 30/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Parque Natural Municipal das Timbaúbas completa 6° ano da Unidade de Conservação
#MeioAmbiente 25/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS SEMASP divulga programação do 6° aniversário da Unidade de Conservação do Parque Ecológico das Timbaúbas
#MeioAmbiente 24/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro do Norte conquista Selo TCE Ceará Sustentável pela 3ª vez consecutiva

Nessa segunda-feira, 23, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) publicou o resultado final da edição 2023 do Selo TCE Ceará Sustentável. Juazeiro do Norte se destacou com três iniciativas selecionadas, duas foram inscritas pela Secretaria de Educação - SEDUC e uma pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP. Este é o terceiro ano consecutivo que o município conquista o Selo concedido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará.

Na educação, a premiação é resultado de iniciativas que impactam positivamente a aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino: a sala de educação bilíngue de surdos e a implantação do Sistema Integrado de Sensibilização e Práticas em Educação Socioambiental e Incentivo às Políticas Públicas - SISPEA nas escolas.

A implantação da sala de Educação Bilíngue de surdos é a primeira do interior do Ceará e as aulas acontecem na Escola Municipal Ratts Barbosa, no bairro Pirajá. A sala consiste no uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras como primeira língua e o Português escrito como segunda língua. Com base na Lei 14.191/2003, a sala é disponibilizada para crianças da Educação Infantil (4 e 5 anos) e o primeiro ciclo de alfabetização (1°, 2°, e 3° anos do Fundamental).

Já o SISPEA é um projeto desenvolvido em parceria com a Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto e Autarquia Municipal de Meio Ambiente - AMAJU nas 95 escolas da rede municipal. Atua na aplicação da educação socioambiental, onde estão sendo realizadas atividades práticas dentro do contexto escolar, bem como o monitoramento e avaliação.

Com foco em desenvolvimento humano sustentável, através de práticas ambientais como resíduos sólidos e destinação dos recicláveis, bom uso da água e valorização do ambiente natural, além do cultivo de árvores nativas e fortalecimento da ecologia humana, o método pedagógico e participativo promove a multiplicação de ações que conscientizem a sociedade sobre a temática. A ferramenta é aplicada através de módulos semestrais voltados aos ensinos infantil e fundamental.

A iniciativa inscrita pela Semasp é o projeto "Menos Lixo, Mais Plantas". No início de 2023, foi elaborado um Plano de Ação para redução de impactos ambientais, incluindo limpeza urbana, capinação e coleta. O projeto incluiu a troca de garrafas PETs por mudas de plantas nativas e frutíferas com o intuito de conscientização da população sobre o reflorestamento, limpar a cidade e trazer arborização. Todo o material coletado foi destinado às associações de catadores do município.

O Prêmio TCE Selo sustentável visa reconhecer os servidores, a sociedade e os jurisdicionados que se preocupam, investem na responsabilidade socioambiental e aderem à Política de Sustentabilidade do TCE/CE. A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer no dia 10 de novembro.

#animais 19/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro realiza 360 castrações gratuitas de felinos

Como prevenção ao abandono de animais nas ruas, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - SEMASP, através do Setor Bem-Estar Animal realizou, em menos de dois meses, mais 360 castrações gratuitas de felinos. Até o final deste mês, serão incluídos cães e cadelas.

A partir de novembro, o Setor realizará um mutirão para castração de caninos e haverá um chamamento para os cadastros realizados na sede da SEMASP. O trabalho é realizado em parceria com o Instituto Pet Social Patinhas de Rua, através da verba destinada pelo Deputado Federal Célio Studart Barbosa.

Para mais informações, contate o número (88) 3199-0384. A sede da Semasp está localizada no Parque Ecológico das Timbaúbas, Av. Padre Nestor Sampaio, bairro Lagoa Seca.

#MeioAmbiente 05/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Órgãos do Cariri debatem plano de prevenção aos incêndios
#MeioAmbiente 04/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município divulga números para denúncias de queimadas ilegais

O município de Juazeiro do Norte divulga números para denúncias da população em casos de queimadas ilegais. Para realizar a denúncia, o município disponibilizou os números (88) 3199-0459, do Grupamento Ambiental Metropolitano, e da Ouvidoria, pelo contato (88) 3199-0464.

Nas últimas semanas, a cidade vem sofrendo com focos de incêndios, que se alastram nos períodos de setembro a dezembro. Além dos danos ao meio ambiente, as queimadas geram problemas respiratórios e de limpeza urbana.

O superintendente da Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, Eraldo Oliveira, chama a atenção para a prática de atear fogo, principalmente em terrenos, ser crime. Eraldo afirma que poderão estar sujeitos a três processos: um na esfera administrativa, que são as multas; um segundo com a notícia crime ao Ministério Público, na esfera criminal e o terceiro na esfera civil, para reparação do dano causado pelo criminoso à vítima do incêndio.

#MeioAmbiente 22/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Batalhão de Polícia de Meio Ambiente apoia ações do Dia da Árvore

O Batalhão de Polícia de Meio Ambiente de Juazeiro - BPMA está garantindo a segurança nas ações alusivas ao Dia da Árvore, realizando o acompanhamento de crianças das escolas da Rede Municipal de Ensino. Todas as atividades estão acontecendo no Parque Ecológico das Timbaúbas.

Ao longo da semana, estão sendo promovidas atividades lúdicas e de educação ambiental, coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp. O Dia da Árvore foi celebrado nessa quinta-feira, 21 de setembro, dia que marca o início da primavera no hemisfério sul.

A Semasp fortaleceu, também, o trabalho de arborização urbana. 30 árvores nativas e frutíferas foram plantadas no Parque.

#ServiçosPúblicos 21/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Parque Ecológico é arborizado com mais 30 árvores nativas

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp realizou nesta quinta-feira, 21, duas atividades alusivas ao Dia da Árvore. O Parque Ecológico das Timbaúbas recebeu o plantio de 10 árvores nativas e frutíferas, de sapoti, oiti, ipê e juazeiro, e, posteriormente, mais 20 serão plantadas. Na Praça do Giradouro, foram distribuídos 70 sacos de ipê, que totalizam 550 sementes.

A atividade contou com a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino, através da Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto. Houve o auxílio, ainda, de integrantes do Agente Jovem Ambiental - AJA.

A diretora de Meio Ambiente, Willma Santana, destaca que a ação de arborização é necessária para melhorar o oxigênio da cidade. "Essas ações alusivas são importantes, pois as árvores são nossos pulmões, são nossa respiração e bem-estar estar", afirma.

#ServiçosPúblicos 18/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro do Norte lança Programa de Refinanciamento para permissionários de mercados públicos

A Prefeitura de Juazeiro do Norte lançou, nesta segunda-feira, 18, o Programa de Refinanciamento - Refis para permissionários de todos os mercados municipais, com débitos em aberto, referente às tarifas em equipamentos públicos. A duração do REFIS é de três meses, concedendo 100% de descontos nos juros e multas aplicadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp.

O refinanciamento é válido para os débitos em aberto, inscritos ou não na dívida ativa, entre os períodos de 1º de janeiro de 2018 até 31 de dezembro de 2022. Três pontos estão disponíveis para o atendimento: Administração do Mercado Central, Administração do Mercado Pirajá, e na Secretaria de Finanças, localizada no Vapt Vupt. É necessário apresentar documento oficial com foto.

Os permissionários que se utilizaram, seja de barracas, box, bancas, dentre outros, no âmbito público, poderão arcar somente com o valor principal aplicado. O parcelamento é em até 48 vezes, com parcelas mínimas de 50 reais. De acordo com a Semasp, mais de 820 permissionários deixaram os débitos em aberto em 2019; já em 2022, foram 580.

Todo o valor arrecadado com o Refis será destinado ao Fundo dos Mercados, para reformas e adequações.

#MeioAmbiente 18/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp realiza atividades alusivas ao Dia da Árvore

Em celebração ao Dia da Árvore, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp realizará, nesta quinta-feira, 21, duas atividades alusivas à data e abertas ao público. A partir das 9h, acontece a arborização, no Parque Ecológico das Timbaúbas. No mesmo horário, na Praça do Giradouro, acontece a distribuição de sementes nativas.

As ações são coordenadas pela Diretoria de Meio Ambiente e o Viveiro de Mudas da Semasp, e têm a participação ampla dos Agentes Jovens Ambientais - AJA. A secretaria vem realizando, desde 2020, o plantio da árvore "Joazeiro", nomeada Ziziphus Joazeiro, nativa local que deu origem ao nome do município. Agora, o objetivo é dar continuidade à expansão de plantio com enfoque da caatinga.

O foco da Semasp é diversificar o meio urbano com árvores nativas, trazendo fortalecimento ao replantio, e deixar a cidade arborizada, com desenvolvimento de práticas sustentáveis.

#Romaria 13/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Fiscalização de comerciantes é intensificada até o final da Romaria

O setor de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - SEMASP está intensificando as ações para adequação das vias neste período de Romaria de Nossa Senhora das Dores. A perspectiva é que, até esta sexta-feira, 15, cerca de mil barracas de venda passem por averiguação métrica, com limite de até 12m².

Após o processo de averiguação, o vendedor deve se deslocar até a administração do Centro de Apoio ao Romeiro, local que está acontecendo o cadastramento do Documento de Arrecadação Municipal - DAM. O documento dá permissão ao usuário do espaço público de até 50%, adequando- se, também, à mobilidade da população.

O diretor de Fiscalização, Silvando Alves, afirma que equipes fixas estão nas principais ruas, com mais fiscais volantes, colocando a maior quantidade possível de comerciantes, de maneira organizada.

#Limpeza 06/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS “Caminhão Cata Tudo” inicia serviços em Juazeiro do Norte

Novo serviço de limpeza urbana, o "Caminhão Cata Tudo" já está à disposição dos juazeirenses. Acompanhando o calendário de coleta tradicional domiciliar, o serviço é disponibilizado de terça a sábado, cobrindo todos os bairros da cidade.

O caminhão faz recolhimento contínuo dos bens inservíveis para ser realizada, posteriormente, a destinação correta dos objetos. O agendamento pode ser solicitado através do número da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP : (88) 3199-0334.

#ServiçosPúblicos 06/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp inicia cadastros para Documento de Arrecadação Municipal durante Romaria

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP deu início, nesta quarta-feira, 6, ao cadastro para emissão do Documento de Arrecadação Municipal - DAM. O documento é destinado a prestadores de serviços em espaços públicos, no período da Romaria de Nossa Senhora das Dores. A emissão acontece até o próximo dia 15, no Centro de Apoio ao Romeiro, das 8 às 17h.

Para o cadastramento, são necessários RG, CPF e comprovante de residência. O DAM garante aos prestadores de serviços a permissão municipal para uso do espaço público. A medida permite melhor organização nos deslocamentos em vias públicas da cidade.

O Centro de Apoio ao Romeiro está localizado na Avenida Padre Cícero, nº 1020, Centro.

#ServiçosPúblicos 05/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp realiza palestra sobre técnicas de plantio

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - SEMASP realizou, nesta terça-feira, 5, uma palestra sobre técnicas de plantio para os alunos do Centro Vocacional Técnico -

CVTEC, no município de Barbalha. Na oportunidade, foi realizada uma oficina de bomba de sementes de plantas nativas.

Na palestra foram abordados tópicos do meio ambiente e degradação ambiental, bem como a contribuição das bombas de sementes. Na oficina, foram utilizados os materiais de argila, adubo, areia, água e sementes.

O ministrante da palestra e gerente do Parque Ecológico das Timbaúbas, Eduardo Aguiar, afirmou que o objetivo principal é dar continuidade à preservação das unidades de conservação, como o Parque e o Horto. "No dia 21 deste mês, celebramos o Dia da Árvore. Desde já, estamos trabalhando a questão da preservação da flora, para que nossa fauna possa ter um habitat rico", afirma.

#ServiçosPúblicos 01/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp realiza obra de iluminação na Avenida Castelo Branco

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - SEMASP realizou a melhoria na iluminação, com instalação de lâmpadas em Led, na extensão da Avenida Castelo Branco, em frente ao Colégio da Polícia Militar Hervano Macêdo Júnior. A obra foi finalizada na terça-feira, 29.

Para a manutenção de lâmpadas, a população pode realizar a solicitação através dos contatos no App Cidade Iluminada 0800 006 1636 e Whatsapp 0800 060 1535.

#ServiçosPúblicos 31/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp realiza trabalho de fiscalização e anuência

O setor de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - SEMASP realizou, nesta quinta-feira, 31, ronda de fiscalização dos espaços públicos, no Centro da cidade. Na oportunidade, foram realizadas vistorias da anuência de duas empresas.

As visitas de anuência, de acordo com a Semasp, são necessárias para analisar se as atividades estão sendo desempenhadas em compatibilidade com o zoneamento do município, conforme o Plano Diretor em vigência. A anuência é necessária para emissão do alvará de construção, licenciamentos e abertura de empresa na junta comercial.

Mais informações podem ser solicitadas pelo número (88) 3199-0384.

O setor de Fiscalização atende no número de WhatsApp (88) 9 9951-3798.

#animais 28/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS 180 felinos são castrados gratuitamente pelo setor de Bem-Estar Animal

Somente neste mês de agosto, 180 felinos foram castrados gratuitamente pelo setor de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP.

O projeto, em parceria com o Instituto Pet Social Patinhas de Rua, é destinado aos protetores de animais e famílias em situação de vulnerabilidade econômica, que possuem Número de Identificação Social - NIS.

A previsão é que no próximo mês de setembro, mais 180 felinos sejam castrados. A partir de outubro, o processo de castração incluirá cães e cadelas.

Mais informações estão disponíveis através do número (88) 3199-0384.

#ServiçosPúblicos 26/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município assina protocolo para construção de aterro sanitário e Centro de Integração Comercial

Juazeiro do Norte participou nessa sexta-feira, 25, da assinatura do termo de Cooperação Técnica com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba - CODEVASF, para a construção do Aterro Sanitário e do Centro de Integração Comercial.

O evento ocorreu no município de Tauá e contou com a presença do Prefeito Glêdson Bezerra, acompanhado de secretários municipais, do Ministro do Desenvolvimento Regional, Valdez Góes, e do Governador do Ceará, Elmano de Freitas, entre outras autoridades.

A construção do aterro sanitário possibilitará a disposição adequada de resíduos sólidos.

Glêdson ressaltou a importância do momento, afirmando que, com isso, será possível desenvolver estudos para a implantação de um aterro sanitário público na cidade. "Reconhecemos o significativo avanço, saindo da situação de lixão para um aterro controlado, mas estamos cientes da necessidade de evoluir ainda mais", afirmou.

Além disso, o gestor municipal destacou a assinatura do protocolo para a construção de um Centro Integrado Comercial que, de acordo com ele, apresentará as diversas possibilidades do potencial econômico do município em um único local, oferecendo capacitação e acesso a tecnologias avançadas. "Isso permitirá que os fabricantes produzam e comercializem no mesmo espaço, impulsionando ainda mais a nossa economia, disse Glêdson."

#Limpeza 24/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp disponibiliza novo serviço de limpeza urbana

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp passa a disponibilizar, continuamente, o "Caminhão Cata Tudo". O trabalho será feito de terça a sábado, acompanhando o calendário da coleta tradicional. A partir da primeira semana de setembro, no mesmo dia em que passa o caminhão de lixo, passará, também, o Caminhão Cata Tudo.

A iniciativa faz parte de um plano estratégico para ampliar e melhorar o serviço de limpeza urbana no município. O caminhão fará a coleta de objetos inservíveis que não podem ser dispensados na coleta convencional e que acabam indo parar em terrenos baldios.

O serviço poderá ser realizado, ainda, de forma pontual, através de solicitação e agendamento pelo telefone: (88) 3199 0384.

A secretária da pasta, Genilda Ribeiro, destaca que o projeto visa o recolhimento de material como móveis, poda de árvores, vasos sanitários, sofás, tudo, enfim, que não pode ser dispensado no lixo comum. Contudo, ela destaca a necessidade da conscientização da população para que não dispense o material em dias que não sejam o da coleta tradicional.

#ServiçosPúblicos 24/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Praças de Juazeiro terão Wi-Fi gratuito

As praças de Juazeiro do Norte estão recebendo equipamentos para disponibilizar sinal de Wi-Fi gratuito para a população. O serviço ocorre através de parceria entre os governos Federal, estadual e municipal. Quatro praças já contam com a disponibilidade do serviço, num total de nove que serão contempladas.

Neste primeiro momento, já contam com a internet gratuita a Praça José Ilânio Couto Gondim, (Praça La Favorita), Praça Feijó de Sá (Praça do Giradouro), Praça da Areninha, e a Praça da Bíblia. Também receberão o serviço, a Praça Padre Cícero, Praça Adones Callou (Praça do CC), Praça Normando Sóracles, e a Praça das Cacimbas.

Além das praças, o entorno da estátua do Padre Cícero, no Horto, também contará com o serviço. A secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Genilda Ribeiro, destacou que a implantação do projeto promove conectividade à população e visitantes.

#ServiçosPúblicos 14/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro lança campanha Mais Plantas, Menos Fome

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp lançou a Campanha Mais Plantas, Menos Fome. A iniciativa foi iniciada no sábado, 12, e faz parte das atividades alusivas ao Mês da Juventude, desenvolvido pela Prefeitura. A campanha promove a troca de mudas de plantas por alimentos não perecíveis.

Para cada quilo de alimento, são disponibilizadas duas mudas de plantas frutíferas ou ornamentais. A troca ocorre na sede da secretaria, no Parque Ecológico das Timbaúbas, de 8h às 12 horas, de segunda à sexta-feira. Cada pessoa pode retirar até quatro mudas.

O projeto atua em substituição ao Mais Plantas-Menos Lixo, já desenvolvido pelo setor. A campanha seguirá até o mês de dezembro para promover o Natal Sem Fome. Todo o alimento arrecadado será destinado para o orfanato Jesus, Maria José, em Juazeiro.

#animais 10/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro vai promover castração de 1.200 animais

A Prefeitura de Juazeiro do Norte vai realizar mutirão de castração para 1.200 animais de rua

ou de famílias carentes. A iniciativa é do Setor de Bem-estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos do Município, através de uma emenda parlamentar do Deputado Célio Studart.

Todo o projeto será desenvolvido ao longo de um ano, com o primeiro mutirão sendo realizado no próximo dia 12 de agosto. O segundo, no dia 19, e um terceiro, no dia 26 de agosto. Os procedimentos ocorrerão a partir das 8 horas, na empresa vencedora da licitação, - Pet Social Patinhas de Rua, localizada na Rua José Ilânio, n° 286, Bairro Lagoa Seca.

As 1.200 castrações serão distribuídas entre 400 cadelas, 600 gatas, 100 cães e 100 gatos. As vagas serão destinadas aos tutores que estão na fila de espera, animais comunitários sob a tutela da comunidade que vai cuidar do pré e pós-operatório, e alguns protetores que já estavam inscritos na Coordenadoria de Bem-estar.

O coordenador do Setor, Wellington Pereira, destaca que esses mutirões serão muito importantes para dar andamento aos cadastros que foram feitos ainda no início do ano e para que novos sejam abertos o mais breve possível.

"A castração é de suma importância para a saúde dos animais, pois além de promover o bem-estar, evita o abandono, doenças sexualmente transmissíveis e tantas outras infecções", explica.

#animais 10/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura realiza resgate de animal em abandono

A Prefeitura de Juazeiro do Norte realizou o resgate de um animal de grande porte abandonado pelo seu tutor. A situação da égua foi divulgada nas redes sociais nesta quinta-feira, 10, quando estava em um terreno baldio no Bairro São José. Ao tomar conhecimento, a gestão municipal mobilizou equipe envolvendo membros de três secretarias para desenvolver o trabalho.

Servidores do Setor de Bem-estar Animal acompanharam de perto todo o procedimento realizado por membros do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Metropolitana e do Centro de Zoonoses. O animal foi encaminhado para o Hospital Veterinário da Unileão onde receberá tratamento especializado, após passar por exames.

A égua estava em condições de subnutrição, marcas evidentes de maus- tratos por agressões, falta de comida e água, além de ser usada para tração de carroça. O município atuará na busca do responsável pelo crime ambiental, que responderá, criminalmente, por negligência e abandono, o que configura maus-tratos pela Lei Federal 9.605/98.

#ServiçosPúblicos 08/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp instala ecoponto para recolher óleo inservível

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte- Semasp participa do projeto Eco Juá, em parceria com a empresa Sabão Juá. A sede da Semasp passa a ser um Ecoponto para que a população e o comércio possam destinar óleo de cozinha usado.

A iniciativa visa a promoção de recursos para o Orfanato Jesus, Maria e José, entidade de acolhimento a crianças.

A Sabão Juá fará o recolhimento do material para ser reciclado em sua indústria e, como contrapartida, destinará recursos, equivalentes ao volume do material recolhido, para o orfanato.

A secretária interina da pasta, Genilda Ribeiro, destaca que a iniciativa é positiva para todos os envolvidos. "Além de toda a cadeia de participantes se beneficiar, o meio ambiente está sendo preservado à medida que esse material não vai parar em lagos e rios, o que aconteceria caso fosse descartado indevidamente", explica.

#animais 27/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro realiza cadastramento de protetores de animais

A Prefeitura de Juazeiro do Norte vai realizar, de 1º a 12 de agosto, cadastros dos protetores de animais do município. A iniciativa é da Coordenadoria de Bem-estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp e visa criar um banco de dados com as pessoas que desenvolvem, voluntariamente, esse trabalho.

Para o cadastramento, o protetor deve comparecer à sede da Semasp, de segunda à sexta-feira, de 8 às 14 horas, com documentação pessoal.

A partir do cadastramento, serão desenvolvidas políticas públicas para a melhoria do bem-estar dos animais abrigados.

Para se configurar como protetor, a pessoa deve desenvolver o trabalho, voluntariamente, com pelo menos 10 animais dentro de casa. De acordo com o coordenador do Setor, Wellington Pereira, o projeto vai promover, como consequência, melhores condições para o acolhimento dos animais abandonados.

#ServiçosPúblicos 21/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp esclarece sobre um vídeo divulgado em redes sociais que mostra a retirada do contador próximo ao Centro de Apoio aos Romeiros. A iniciativa ocorreu por haver interferência e queda de eletricidade no entorno da Igreja Matriz e de prédios vizinhos, por conta de furtos de eletricidade.

A pasta informa, ainda, que a decisão foi acertada e documentada com o presidente da Associação dos "Permissionários da Rapadura" que atuam no local, Cícero Valdemir de Lima. A medida também pretende evitar os riscos de acidentes por choque elétrico, seja por meio das instalações irregulares, bem como por risco de transmissão, através das estruturas metálicas existentes no local.

#ServiçosPúblicos 20/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp lança Portal da Transparência

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp lança o Portal da Transparência. A página já está à disposição e foi desenvolvida para dar visibilidade à destinação dos recursos recolhidos dos permissionários, referentes ao uso do espaço da municipalidade.

Ao todo, são 1.777 permissões cadastradas, através de contrato para uso dos espaços, em oito equipamentos. No Portal da Transparência, constam nome dos permissionários, valor pago pelo espaço utilizado, previsão de arrecadação e destinação dos recursos. Tudo isso em uma página funcional com dados, números e gráficos, mês a mês.

A intenção é garantir a livre informação sobre como está sendo gerido o recurso arrecadado. Todas as informações podem ser acessadas através do link: semasp.juazeiro.ce.gov.br/mercados.

#ServiçosPúblicos 19/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Nota de esclarecimento

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte esclarece à população acerca de matérias que circulam sobre a Rodoviária.

Na semana passada, um caminhão danificou parte da cobertura da rodoviária.

A estrutura ainda não foi reformada, pois o seguro do veículo foi acionado e, para que a perícia possa ser realizada, o local está isolado. Dessa forma, a restauração só será possível após a conclusão do trabalho pericial e posterior liberação dos serviços por parte da seguradora.

#animais 19/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município promove ações educativas de bem-estar animal

O setor de Bem-estar Animal de Juazeiro do Norte desenvolveu atividades educativas sobre os cuidados com os bichos, nessa terça-feira, 18, na Praça Padre Cícero. O momento fez parte da programação especial alusiva à Semana do Município, desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos- Semasp.

As orientações, além de diversos outros projetos que são desenvolvidos, cotidianamente, pela Secretaria, seguem acontecendo nesta semana como o plantio de árvores na Praça da La Favorita nesta quarta-feira, 19, e a distribuição de mudas e orientação sobre cuidados com o meio ambiente.

Já na quinta-feira, 20, a partir das 8 horas, será realizada uma trilha no Parque Ecológico das Timbaúbas com os visitantes, abordando os preceitos do Padre Cícero. Na sexta-feira, 21, a partir das 8 horas, haverá a arborização do Parque das Timbaúbas com a participação de estudantes e populares.

#animais 18/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Centro de Zoonoses inicia campanha de vacinação antirrábica nesta quarta, 19

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, através do Núcleo de Endemias e do Centro de Zoonoses, dá início à campanha de vacinação antirrábica nesta quarta-feira, 19.

Serão vacinados cães e gatos, a partir do 3º mês de idade. A imunização ocorrerá das 8h às 11h30, nos sítios Carás do Umari e Espinho. Na sede, a vacinação acontecerá na Praça do Sol, no bairro Pirajá.

Confira, abaixo, os demais dias, localidades e horários da campanha.

Data: 20/7/2023

Horário: 8h às 11h30

Zona Rural: Sítio Taquari e Vila Padre Cícero

Zona Urbana: CRAS (Frei Damião)

Data: 21/7/2023

Horário: 8h às 11h30

Zona Rural: Sítio São Gonçalo e Sítio Marrocos

Zona Urbana: quadra ao lado do PSF 64 (Campo Alegre)

Data: 24/7/2023

Horário: 8h às 11h30

Zona Rural: Sítio Gavião

Zona Urbana: Praça do Memorial (Socorro)

Data: 25/7/2023

Horário: 8h às 11h30

Zona Rural: Sítio Chumbada e Sítio Catolé dos Ferreiras

Zona Urbana: ESF 10/81 (São José)

Data: 26/7/2023

Horário: 8h às 11h30

Zona Rural: Sítio Popôs e Sítio Catolé dos Salesianos

Zona Urbana: Igreja de Santo Expedito (Betolândia)

Data: 27/7/2023

Horário: 8h às 11h30

Zona Rural: Sítio Novo e Sítio Leite

Zona Urbana: Praça dos Ourives (Franciscanos)

Data: 28/7/2023

Horário: 8h às 11h30

Zona Rural: Sítio Mangueira e Sítio Logradouro

Zona Urbana: ESF 46 (Tiradentes)

Data: 31/7/2023

Horário: 8h às 11h30

Zona Rural: Sítio Amaro Coelho e Sítio Veados (Sítio Santo Antônio)

Zona Urbana: Oásis (Próximo à caixa d'água).

#SemanaDoMunicípio 17/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS SEMASP realiza ação alusiva à Semana do Município

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp realizou distribuição de sementes na Praça Padre Cícero, nessa segunda-feira, 17. A ação fez parte da programação da pasta em celebração aos 112 anos de emancipação política da cidade.

O material foi distribuído pela equipe de pasta que, ao mesmo tempo, fazia orientação sobre meio ambiente.

A programação segue intensificada, durante toda a semana, com ações voltadas para o bem-estar animal, conscientização, ações educativas, arborizações em pontos estratégicos e trilhas ecológicas.

A secretária interina da pasta, Genilda Ribeiro, ressalta a importância de se comemorar o aniversário de Juazeiro e destaca que "os melhores presentes para a cidade e cidadãos são a manutenção e a conscientização sobre os direitos e deveres de cada quanto à prevenção ambiental. Dispensar lixo na rua não é uma ação cidadã. Precisamos de consciência ambiental para nossa cidade crescer cada vez mais bela", finaliza.

#ServiçosPúblicos 23/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp intensifica fiscalização sobre terrenos baldios

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte vai intensificar as fiscalizações sobre terrenos baldios particulares no município. A iniciativa acompanha a Lei 4405/14, que dispõe sobre a responsabilização dos proprietários e daqueles que despejam lixo e resíduos nesses locais.

No município existem legislações que tratam sobre limpeza, cercamento e manutenção, de modo geral, que é de inteira responsabilidade do proprietário do terreno. O Código de Postura também estabelece penalidade para os proprietários que estão em desacordo com o estabelecido. O trabalho ocorre no campo da orientação, advertência e multa, que pode variar de 10 a 1000 UFIRM.

Inicialmente, está sendo feito um trabalho educativo com orientação dos fiscais de Meio Ambiente, em caso de flagrante. Os terrenos devem ser cercados e livres de lixo ou entulho. Para denúncias e mais informações, a população pode entrar em contato através dos números (88) 9 9951-3798, 3199-0384, e pelo e-mail: fiscalizacaosemasp@juazeiro.ce.gov.br.

#MeioAmbiente 15/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro inicia projeto Jovem Ambiental

Juazeiro do Norte deu início aos trabalhos desenvolvidos pelo projeto Agente Jovem Ambiental - AJA. O programa promove a educação e práticas ambientais com jovens das comunidades. A iniciativa é do Governo do Estado, em parceria com a Autarquia de Meio Ambiente, Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos e Escola Ambiental Monsenhor Murilo.

O projeto visa incentivar os jovens, de 15 a 29 anos, para o desenvolvimento de ações ambientais nas suas respectivas localidades. Em contrapartida, oferece uma bolsa de R$200 para incentivar a permanência no projeto. O período de duração do edital é de dois anos, e contempla estudantes que estejam ou que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas. Para o desenvolvimento das atividades, a Secretaria de Meio Ambiente realiza curso de capacitação.

De acordo com a coordenadora regional do programa, Ana Paula Guerreiro, a expectativa é de ganho econômico, com o pagamento da bolsa; ganho em desenvolvimento sustentável, com as boas práticas ambientais, além de retirar os jovens da ociosidade.

#ServiçosPúblicos 15/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município é referência em destinação de pneus inservíveis

Juazeiro do Norte está se transformando em referência sobre a destinação adequada de pneus inservíveis e outros materiais recicláveis. O trabalho é desenvolvido pela Autarquia de Meio Ambiente - AMAJU, através das associações de catadores de materiais recicláveis. O Município está centralizando a recepção de, pelo menos, cinco municípios do Centro-Sul e Cariri cearense, além de Exú, no Pernambuco.

A iniciativa promove a destinação adequada dos pneus para a indústria de reciclagem. Desde o início do ano, já foram recolhidos 195,7 toneladas de pneus, além de outros materiais como papelão e plástico, bem como equipamentos eletroeletrônicos e de informática, que necessitam de atenção especial por conter propriedades específicas e metais pesados.

O superintendente da Amaju, Eraldo Oliveira, destaca que a iniciativa garante o sustento dos trabalhadores do setor, melhora a condição do meio ambiente e previne doenças graves transmitidas por vetores como o Aedes Aegypti. "A partir dessa centralização, com Juazeiro como polo captador de pneus inservíveis, podemos pleitear a vinda de indústrias de processamento desse material para transformação em matéria prima", afirma.

#MeioAmbiente 13/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro dá ênfase à Coleta Seletiva no ‘Junho Ambiental'

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp fecha balanço positivo das ações realizadas na Semana do Meio Ambiente. As iniciativas foram desenvolvidas entre os dias 4 e 11 últimos, dentro da campanha "Junho Ambiental", com ênfase na coleta seletiva.

Entre as pautas, campanhas educativas junto aos Agentes Jovens Ambientais, trilhas ecológicas, promoção da campanha "Menos Lixo-Mais Plantas" e ações de arborização na cidade.

Já no setor de Bem-estar animal, foram realizadas blitz para conscientização contra os maus-tratos.

O município também participou do 1° Encontro Agroecológico do Cariri, em parceria com a UFCA, IFCE e representantes da Agricultura Familiar, e do III Seminário Chapada do Araripe. Durante o evento, foi formulado documento para campanha, junto à Unesco, considerando a chapada patrimônio da humanidade.

Várias outras atividades fazem parte da programação, que segue até o final do mês.

#ServiçosPúblicos 12/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp alerta sobre furto de fiação

A Prefeitura de Juazeiro do Norte alerta sobre a necessidade de denunciar o furto de fios da iluminação pública. De acordo com a titular da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Genilda Ribeiro, a ação tem acontecido de forma recorrente em diversos logradouros. A Semasp busca, também, alertar as autoridades de segurança do estado sobre a prática, a fim de inibir a ação e identificar e punir os autores dos crimes.

A Guarda Civil Metropolitana também já foi orientada e deve dar atenção especial ao assunto, uma vez que, além de dano ao patrimônio, trata-se do crime de furto. O ato está previsto no Código Penal, no Art. 155, com pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa. Já quem compra ou recebe o material será enquadrado no crime de receptação, previsto no Art.180 do Código Penal, com pena prevista de reclusão de um a quatro anos, além de multa.

Genilda chama a atenção sobre o grande prejuízo que a prática promove para o município e população de modo geral. "O furto de fios provoca escuridão e a reposição leva mais tempo para ser recomposta", esclarece.

#ServiçosPúblicos 12/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Bairro do Horto recebe o projeto “Juazeiro Limpa”

A população que reside no bairro Horto recebe os serviços do projeto "Juazeiro Limpa". A iniciativa, da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, atua na localidade durante todo o tempo que for necessário, com ações educativas de limpeza e manutenção.

O trabalho consiste numa força tarefa que realiza capinação, varredura, arborização, poda, recolhimento de podas e entulhos, reposição de lâmpadas e pintura de meio fio. Na oportunidade, são passadas orientações sobre a manutenção de limpeza e cuidados com os animais, através do setor de Bem-estar Animal.

A intenção do projeto é fazer uma operação geral, em cada bairro, para reparar as demandas acumuladas ao longo do tempo. A manutenção dos serviços deve seguir de maneira habitual, contando com o apoio da população para não dispensar lixo fora dos locais e horários devidos.

#MeioAmbiente 05/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro abre programação da Semana do Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte deu início às atividades alusivas à Semana Nacional do Meio Ambiente. A data é celebrada nesta segunda-feira, 5, que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente. A abertura, no Parque Ecológico das Timbaúbas, contou com distribuição de mudas frutíferas.

Algumas atividades já vêm sendo desenvolvidas desde a última sexta-feira, quando a SEMASP realizou visita ao Colégio Aquarela. Os servidores apresentaram os trabalhos realizados na Secretaria e fizeram distribuição de sementes de Ipê Amarelo. Os alunos coletaram 700 garrafas pets para doação.

O município ampliou as atividades voltadas para este mês e lançou o projeto ‘Junho Ambiental'. A iniciativa visa conscientizar a população sobre as boas práticas com o descarte regular de resíduos, preservação, separação correta dos materiais reutilizáveis e promoção do bem-estar para os animais.

A programação completa está disponível abaixo.

Data: 05/06/2023 - Segunda-feira

Horário: 8h às 12h

Atividade: Abertura oficial da semana do meio ambiente e junho ambiental 2023 com distribuição de mudas frutíferas e visita técnica do curso de saneamento ambiental e meio ambiente (CENTEC)

Público: Alunos dos cursos técnicos em meio ambiente e saneamento

Local: Parque ecológico natural municipal das timbaúbas.

Responsáveis: Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), Diretoria de meio ambiente-DIMA e estagiários dos cursos técnicos (CENTEC e IFCE).

Horário: 8h às 17h

Atividade: Participação no primeiro simpósio regional de educação e práticas ambientais.

Público: Profissionais da área ambiental.

Local: Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Responsáveis: Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Data: 06/06/2023 - Terça-feira

Horário: 08h às 11h

Atividade: Blitz educativa

Público: População em geral

Local: Praça do Giradouro

Responsáveis: Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), Diretoria de meio ambiente-DIMA, Agentes jovens ambientais (AJA´S), estagiários dos cursos técnicos (CENTEC, IFCE).

Horário: 08h às 11h

Atividade: Arborização

Público: Residentes e frequentadores dos bairros: Campo Alegre e Triângulo

Local: Praça do Campo Alegre e Praça do Giradouro

Responsáveis: Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), Diretoria de meio ambiente-DIMA e Agentes Jovens Ambientais (AJA´S).

Horário: 8h às 17h

Atividade: Primeiro encontro agroecológico do Cariri.

Público: Alunos do IFCE, UFCA e agricultores familiares.

Local: Sítio Mirawê-Crato

Responsáveis: Universidade Federal do Cariri (UFCA), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP) e Movimento Cariri Agroecológico.

Data: 07/06/2023

Horário: 8 às 17h

Atividade: Primeiro encontro agroecológico do Cariri (Segundo dia)

Público: Alunos do IFCE, UFCA e agricultores familiares.

Local: Instituto Federal do Ceará (IFCE)

Responsáveis: Universidade Federal do Cariri (UFCA), Instituto Federal do Ceará (IFCE), Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP) e Movimento Cariri Agroecológico.

Horário: 08h às 11h

Atividade: Blitz educativa de conscientização contra maus tratos a animais.

Público: Carroceiros e tutores de cães e felinos.

Local: Bairro Pirajá

Responsáveis: Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), Diretoria de Meio Ambiente -DIMA, Coordenadoria do bem-estar animal, estagiárias do curso técnico (CENTEC, IFCE).

Horário: 16h

Atividade: Trilha ecológica.

Público: Alunos da rede de ensino fundamental e universitários da Universidade Leão Sampaio (UNILEÃO).

Local: Parque Ecológico das Timbaúbas.

Responsáveis: Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), Diretoria de Meio Ambiente -DIMA e ENACTUS (UNILEÃO).

Data:09/06/2023

Horário: 19h

Atividade: Palestra sobre Sustentabilidade e coleta seletiva.

Público: Alunos do curso técnico em meio ambiente, saneamento ambiental e faculdade de tecnologia (CENTEC/FATEC-Cariri).

Local: CENTEC/FATEC-Cariri.

Responsáveis: Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP), Diretoria de Meio Ambiente -DIMA e CENTEC/FATEC-Cariri.

Data: 12/06/2023

Horário: 9h

Atividade: Balanço das ações do programa "Menos lixo, mais plantas", em alusão aos três meses do programa.

Público: Sociedade civil.

Local: Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP).

Responsáveis: SEMASP, Diretoria de Meio Ambiente ambiente -DIMA.

Data: 13/06/2023

Horário: 9h às 11h

Atividade: Roda de conversa sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Público: Agentes Jovens Ambientais.

Local: Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP).

Responsáveis: SEMASP, Diretoria de Meio Ambiente - DIMA e Agentes Jovens Ambientais (AJA´S), estagiários dos cursos técnicos (CENTEC e IFCE).

Data: 14/06/2023

Horário: 9h às 12h

Atividade: Oficina de reuso de garrafas PET e caixas de leite tetra pack.

Público: Agentes Jovens Ambientais.

Local: Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP).

Responsáveis: SEMASP, DIMA e estagiários dos cursos técnicos (CENTEC, IFCE).

Data: 15/06/2023

Horário: 8h às 12h

Atividade: Reunião com a nova turma dos Agentes Jovens Ambientais.

Público: Agentes Jovens Ambientais (AJA´S) de Juazeiro do Norte-CE.

Local: Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP).

Responsáveis: SEMASP e DIMA.

Data: 16/06/2023

Horário: 8h às 12h

Atividade: Distribuição de mudas frutíferas através do programa "Menos lixo, mais plantas". Trocando garrafas PET por mudas nativas e frutíferas.

Público: População em geral.

Local: Viveiro de mudas da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP).

Responsáveis: SEMASP e DIMA.

Data: 17/06/2023

Horário: 8h às 12h

Atividade: A Prefeitura no seu bairro (Distribuição de artesanato confeccionado com material reciclado, mudas, sementes e direcionamento técnico em cultivo, manejo e práticas ambientais).

Público: População em geral.

Local: A DEFINIR.

Responsáveis: Prefeitura de Juazeiro do Norte, SEMASP e DIMA.

Data: 19/06/2023

Horário: 8h às 12h

Atividade: Balanço das ações realizadas no evento: "A Prefeitura no seu bairro".

Público: Sociedade civil.

Local: Prefeitura de Juazeiro do Norte e Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos.

Data: 20/06/2023

Horário: 6h às 8h

Atividade: Distribuição de sementes de Ipê com os preceitos ecológicos do Padre Cícero.

Público: Devotos, romeiros e frequentadores da missa do dia 20, em alusão ao Padre Cícero.

Local: Largo da Capela do Socorro.

Data: 21/06/2023

Horário: 9h

Atividade: Arborização.

Público: População em geral.

Local: Parque Ecológico das Timbaúbas.

Responsáveis: SEMASP, DIMA e estagiários dos cursos técnicos (CENTEC,IFCE).

Data: 22/06/2023

Horário: 8h às 13h

Atividade: Distribuição de mudas nativas e frutíferas e dicas de plantio.

Público: População em geral.

Local: Parque Ecológico das Timbaúbas.

Responsáveis: SEMASP e DIMA.

Data: 23/06/2023

Horário: 9h

Atividade: Arraiá da limpeza (Mutirão de limpeza).

Público: Servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Agentes Jovens Ambientais (AJA´S) ,escoteiros e estagiários dos cursos técnicos (CENTEC e IFCE).

Local: Parque das Timbaúbas.

Responsáveis: Semasp, DIMA e AJA'S.

Data: 26/06/2023

Horário: 9h

Atividade: Reunião com a empresa responsável pela coleta seletiva.

Público: Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP) e MM Locações.

Local: SEMASP.

Data: 27/06/2023

Horário: 8h

Atividade: Divulgação e conscientização sobre a importância do descarte correto de resíduos sólidos, obedecendo o calendário de coleta em seu bairro.

Público: População em geral.

Local: Secretaria de meio ambiente e serviços públicos (SEMASP), MM Locações e redes sociais oficiais do município.

Data: 28/06/2023

Horário: 8h às 11h

Atividade: Arborização.

Público: População do Bairro José Geraldo da Cruz.

Local: Canteiro central da Avenida Ailton Gomes.

Responsáveis: SEMASP e DIMA.

Data: 29/06/2023

Horário: 9h

Atividade: Balanço das ações realizadas durante a Semana do Meio Ambiente e Junho Ambiental de 2023.

Público: População em geral.

Local: Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP).

Responsáveis: SEMASP) e DIMA.

Data: 30/06/2023

Horário: 14h

Atividade: Reunião do CONDEMA.

Público: Servidores da área ambiental, associação dos catadores e demais agentes do conselho.

Local: Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (AMAJU).

Responsáveis: AMAJU) e Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEMASP).

#ServiçosPúblicos 01/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Bairro Franciscanos é totalmente contemplado com lâmpadas em Led

A Prefeitura de Juazeiro do Norte contemplou todo o Bairro Franciscanos com iluminação em Led. Ao todo, foram 349 pontos de iluminação em 23 ruas, promovendo beleza e segurança na localidade. A iniciativa foi da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, através da empresa responsável por executar o serviço.

As lâmpadas em Led são consideradas até dez vezes mais eficientes em luminosidade, conforto térmico e economia de eletricidade. O trabalho desenvolvido pela gestão municipal faz parte do plano de substituição das lâmpadas atuais por lâmpadas de Led, em todo o município.

O trabalho já foi desenvolvido, inicialmente, nas principais avenidas e ruas da cidade. Praças e outros equipamentos também já contam com a nova iluminação, que será expandida para a cobertura total de todas as ruas da cidade.

Além disso, a secretaria mantém equipe de vistorias para registrar e substituir as lâmpadas, em caso de queima. Para as demandas de iluminação pública de forma pontual, a SEMASP disponibiliza o telefone 0800 006 1636 para ligações gratuitas. Também é possível acionar o serviço através do Whatsapp pelo número 0800 060 1535.

#MeioAmbiente 30/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp participará do Encontro Agroecológico do Cariri

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp participará do I Encontro Agroecológico do Cariri. A iniciativa faz parte das atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente, promovida pela pasta. O evento acontecerá nos dias 6 e 7 de junho, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE Crato, com o tema Agroecologia na Boca do Povo.

A SEMASP vai trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-ODS, a fim de atender à Lei Estadual 17.227/2020, promovendo a campanha ‘Junho Ambiental'. A programação, durante todo o mês de junho, busca engajar a sociedade na preservação do meio ambiente.

O encontro contará, ainda, com a participação da Universidade Federal do Cariri-UFCA, Associação Brasileira de Agroecologia, XII Congresso Brasileiro de Agroecologia, GEA e Associação Buriti. Também estarão participando a Prefeitura do Crato, Aldeia da Luz, FETRAECE, Ematerce e Casa de Quitéria.

#ServiçosPúblicos 18/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Bairro Tiradentes recebe o projeto “Juazeiro Limpa”

O bairro Tiradentes está recebendo os serviços do projeto "Juazeiro Limpa". A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, e atua na localidade durante todo o tempo que for necessário, com ações educativas de limpeza e manutenção.

O trabalho consiste numa força tarefa que realiza capinação, varredura, arborização, poda, recolhimento de podas e entulhos, reposição de lâmpadas e pintura de meio fio.

A intenção é fazer uma operação geral, em cada bairro, para reparar as demandas acumuladas ao longo do tempo. A manutenção dos serviços deve seguir de maneira habitual, contando com o apoio da população para não dispensar lixo fora dos locais e horários devidos.

#MeioAmbiente 17/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Adiada abertura da feira de fogos em Juazeiro

A solenidade de abertura da Feira de Fogos de Juazeiro do Norte foi reagendada para esta quinta-feira, 18. O evento acontece a partir das 17 horas, no Parque Ecológico das Timbaúbas. As vendas já terão início a partir das 8 horas. Ao todo, serão 35 barracas distribuídas no interior do Parque, que permanecerão no local até 30 de junho.

A Feira é organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp. A programação contará com apresentações musicais e de cultura, com o apoio da Secretaria de Cultura do Município.

A instalação das barracas ocorre com plano estratégico para garantir a segurança dos consumidores e comerciantes. A feira contará, pela segunda vez, com certificado de conformidade emitido pelo Corpo de Bombeiros.

#ServiçosPúblicos 16/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro inicia coleta seletiva

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte iniciou nessa segunda-feira, 15, o projeto da coleta seletiva de resíduos sólidos secos como plástico, papelão, alumínio e vidro. O Bairro Novo Juazeiro é o ponto de partida da implantação do serviço. A iniciativa ocorre de forma a promover ações de reciclagem em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos.

A coleta acontecerá todas as segundas-feiras, a partir das 8h. O trabalho é desenvolvido com dois caminhões, sendo um da empresa que presta serviço de coleta, e o segundo através de parceria com o consórcio de resíduos. O passo seguinte é a estruturação dessa coleta, atendendo aos demais bairros.

Para expansão eficiente do serviço, a Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto atua orientando as pessoas sobre a necessidade de separar o resíduo seco do resíduo molhado. O material recolhido tem valor econômico e social, pois acrescenta renda aos catadores e beneficia suas famílias através da venda desse material.

Em outra fase do projeto, o material orgânico terá como destino a compostagem. Estão sendo desenvolvidas políticas públicas para orgânico, como incentivo à compostagem e implantação de um biodigestor anaeróbico.

#ServiçosPúblicos 16/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município celebra o Dia do Gari

Os garis da cidade de Juazeiro foram recebidos com café da manhã em honenagem ao seu dia, nesta terça-feira, 16 de maio. O momento foi parte da comemoração promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos e pela empresa responsável pela coleta no município.

A data é celebrada como forma de reconhecer o importante trabalho desenvolvido pela categoria.

Anualmente, a gestão municipal desenvolve ações para visibilizar o trabalho desses agentes e valorizar a categoria, que têm papel indispensável para a qualidade de vida da população.

#MeioAmbiente 09/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro avança com o projeto Menos Lixo, Mais Plantas

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp avança com o projeto "Menos Lixo, Mais Plantas", para a troca de mudas de plantas por garrafas PET. A campanha visa a promoção de boas práticas ambientais em dois sentidos, tanto no plantio de árvores quanto no recolhimento de resíduos sólidos.

Nessa nova etapa do projeto, para cada muda de planta recebida no Viveiro Municipal, o interessado deve entregar 5 garrafas de dois litros ou mais ou 8 garrafas de um litro ou mais. Também podem ser trocadas 10 embalagens PETs, a partir de 500ml, ou 15 embalagens menores que 500ml.

Já para entidades que desejam maior quantidade de mudas, a contrapartida é de material para a produção das plantas, equivalente ao volume solicitado.

Os interessados podem comparecer à sede da Semasp, no Parque Ecológico dasTimbaúbas. Estão disponíveis diversas espécies de mudas nativas e frutíferas. Todo o material recolhido será destinado às associações de catadores de recicláveis, em Juazeiro do Norte.

#MeioAmbiente 02/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS SEMASP promove Educação ambiental no Centro de Ressocialização

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte realizou uma mesa redonda sobre educação ambiental junto aos servidores e usuários do Centro Socioeducativo Semiliberdade, na unidade do bairro São José. A iniciativa visa promover a conscientização para garantir ações sustentáveis.

O encontro contou com a participação da diretora de Meio Ambiente, Willma Santana, o gerente do Parque Ecológico das Timbaúbas, Eduardo Aguiar, e a fiscal de Meio Ambiente, Iris Paula, além de envolver os estagiários que atuam na pasta. Foram abordados temas desde as boas práticas sobre resíduos sólidos até o cultivo de plantas no viveiro municipal.

Para Willma Santana, essa iniciativa possibilita a ocupação das pessoas que estão cumprindo o regime e seus familiares. "Conseguimos educar e expandir a informação para que, desde o centro até quando essas pessoas estiverem em casa, possam adquirir hábitos sustentáveis", finaliza.

#ServiçosPúblicos 26/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Mais de 80 Kg de resíduos são recolhidos com programa “Menos Lixo-Mais Plantas”

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte recolheu mais de 80 quilos de resíduos sólidos, resultado do programa Menos Lixo-Mais Plantas. Todo o material foi trocado por mudas de plantas produzidas pelo viveiro municipal, em apenas três semanas.

A iniciativa atua em um fluxo de mão dupla que garante o recolhimento de materiais recicláveis que seriam descartados, inadequadamente e, que agora, passam a gerar renda para os agentes recicladores. Ao mesmo tempo, promove a distribuição e o plantio de mudas nativas, ornamentais e frutíferas, gratuitamente.

As pessoas interessadas podem comparecer na sede da SEMASP para retirar e para cada muda deve levar três garrafas pet de um litro ou maior, ou cinco garrafas pet menor que 1 litro. É possível a retirada de até três mudas por pessoa.

Já para entidades que tenham interesse em fazer retirada de maior quantidade de mudas, a coordenação do viveiro solicita a contrapartida de material para a produção das plantas, equivalente ao volume solicitado. O material arrecadado será revertido para a produção de mais mudas.

#ServiçosPúblicos 19/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS SEMASP Juazeiro conquista selo TCE Ceará Sustentável

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp foi contemplada com o Selo TCE Ceará Sustentável. O Selo é entregue às instituições e órgãos públicos como reconhecimento pelas ações e práticas desenvolvidas com base nos objetivos do desenvolvimento sustentável e na agenda 2030. Nesta quarta-feira, 19, a titular da pasta, Genilda Ribeiro, participou da solenidade de entrega do título, em Fortaleza.

A análise para receber o selo foi realizada pela Comissão de Avaliação da Certificação Selo TCE Ceará Sustentável e seguiu os critérios estabelecidos em Edital, publicado em setembro de 2022. O documento serviu de referência para as unidades jurisdicionadas e escolas de ensino médio das redes municipais e estadual realizarem suas inscrições. Esse é o segundo ano consecutivo que o município de Juazeiro recebe o título.

O Selo TCE Ceará Sustentável tem a finalidade de incentivar a elaboração de instrumentos de planejamento de Políticas de Sustentabilidade, como o Plano de Logística Sustentável (PLS) e a realização de ações relativas com tais instrumentos, além da aderência a um ou mais Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

#ServiçosPúblicos 18/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Projeto “Juazeiro Limpa” é executado no Conviver Life

O condomínio Conviver Life, no bairro Aeroporto, recebe o mutirão de limpeza do projeto "Juazeiro Limpa". A iniciativa, da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp, atuará na localidade durante todo o tempo que for necessário com ações educativas de limpeza e manutenção.

O trabalho consiste numa força tarefa com ações de capinação, varredura, arborização, poda, recolhimento de podas e entulhos, reposição de lâmpadas, pintura de meio fio. Na oportunidade, será feita orientação sobre a importância de manter limpos os ambientes.

A intenção é fazer uma operação geral, em cada bairro, para reparar as demandas acumuladas ao longo do tempo. A manutenção dos serviços deve seguir de maneira habitual, contando com o apoio da população para não dispensar lixo fora dos locais e horários devidos.

#ServiçosPúblicos 13/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura se reúne com Cagece para solicitar Plano de Ação das interdições nas ruas

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Procuradoria Geral do Município (PGM), reuniu-se nessa quarta-feira, 12, com representantes da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O município solicitou um Plano de Ação das interdições de serviços nas ruas, realizadas pela companhia.

Na ocasião, o secretário de Infraestrutura, José Maria Pontes, colocou que, há mais de um ano, a Cagece tem realizado, em toda a cidade, interdições das ruas e aberturas de buracos para substituir estruturas antigas, com o objetivo de proporcionar melhoria nos serviços. No entanto, foi ressaltado que a reconstrução - com qualidade - da malha asfáltica, e dentro do prazo, bem como as sinalizações, estabelecidas por contrato, para garantir a trafegabilidade e segurança da população, tem sido problemática e causa transtornos.

Os gestores apresentaram que a liberação de novas obras, por parte da Cagece, só serão feitas após o protocolamento de um Plano de Ação detalhado, contendo o levantamento de demandas, as interdições necessárias, os pontos de sinalização, as estratégias de manutenção das vias - para não comprometer a infraestrutura - e os prazos de conclusão parciais e finais. Além disso, reforçaram que o nível de exigência para o cumprimento do contrato será maior. "Não adianta apenas informar, nem fechar as ruas principais por 15 dias, ou colocar ordem de serviço nas saídas dos bairros. Também não aceitaremos desníveis nas vias. O serviço tem que ser de qualidade" , ressalta o titular da Seinfra.

A Cagece se comprometeu a cumprir todas as exigências. O engenheiro fiscal da companhia, Davi Araújo, afirmou que o prazo médio para finalizar as obras em cada Distrito de Medição de Controle (DMC) será de 45 dias. Também garantiu que a cobertura parcial, nas ruas com maior inclinação, onde é preciso reabrir os buracos para terminar as trocas de rede, serão efetuadas em até 3 dias úteis, sendo estes cobertos com concreto e asfalto, como forma de deixar o tráfego mais seguro em períodos chuvosos.

A Prefeitura também exigiu melhoria da comunicação da Cagece, para que a população seja informada, previamente, e com detalhes, sobre as obras.

#ServiçosPúblicos 13/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro encaminha mais 13 toneladas de pneus para a reciclagem

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - AMAJU recolheu e encaminhou mais uma carrada de pneus inservíveis para a destinação adequada. Uma carreta com mais de 13 toneladas do resíduo sai do município nesta quinta-feira, 13, com destino às indústrias de transformação desse tipo de resíduo em Feira de Santana-BA.

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Associação Kariri Ambiental e ocorre de forma contínua. O município dá suporte técnico, assessorias e investimento para a destinação do material, que é recolhido em toda a região do Cariri e centralizado no Ecoponto de Juazeiro.

Além de pneus, o trabalho avança com outros materiais que têm empresas de transformação na região como papelão e plástico. Também são recolhidos e encaminhados equipamentos eletroeletrônicos e de informática, que necessitam de atenção especial, por conter propriedades específicas e metais pesados.

#ServiçosPúblicos 11/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS SEMASP esclarece sobre iluminação na Praça da La Favorita

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp esclarece quanto a reinvindicações apresentadas sobre a iluminação na Praça José Ilânio Couto Gondim (Praça da La Favorita). A demanda ocorre por problemas na rede de transmissão de eletricidade, de responsabilidade da Enel.

Logo, a Prefeitura de Juazeiro do Norte desmente, veementemente, a informação publicada em blog e redes sociais que, deliberadamente, apontam, de forma caluniosa, a gestão municipal como responsável pela descontinuidade do serviço.

Para as demandas reais de iluminação pública, são disponibilizados os contatos 0800 006 1636 para ligações gratuitas, e 0800 060 1535 para contatos, através de WhatsApp.

#ServiçosPúblicos 31/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro abre cadastramento para vendedores ambulantes

Os vendedores ambulantes interessados em atuar durante a Semana Santa, em Juazeiro, devem realizar cadastramento.

As inscrições podem ser feitas nos próximos dias 3 e 4 de abril, na sala de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp. O comerciante deve apresentar documentação pessoal.

O cadastramento ocorre para controle de qualidade dos produtos a serem comercializados e organização dos trabalhadores. Entre os dias 5 e 9 de abril, período que ocorre a Semana Santa, haverá fiscalização dentro do perímetro estabelecido, desde o início das vias de acesso à Colina do Horto.

#animais 31/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro alcança 100 castrações em 45 dias da nova fase do programa

A Prefeitura de Juazeiro do Norte alcançou a marca de 100 castrações de animais, de famílias carentes, em menos de 45 dias da nova fase do programa de castração. Os dados foram apresentados pelo setor de Bem-estar Animal do Município, responsável pela ação.

Somente durante o mês de fevereiro, foram 37 castrações, sendo 22 felinos e 15 caninos, entre machos e fêmeas. Já durante o mês de março, foram 29 felinos e 29 caninos, totalizando 95 animais de famílias carentes, castrados, gratuitamente. Outros cinco animais passaram pelo procedimento, de forma emergencial, fechando o número de 100 animais castrados.

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Unileão, através da clínica escola do curso de Veterinária e a Clínica Cliveq.

O trabalho também utiliza o Castramóvel para realizar a avaliação, aconselhamento e cadastro para as castrações.

Para quem já tem cadastro, é só aguardar o contato da coordenação do setor de Bem-estar Animal para marcar o dia da castração. Os procedimentos ocorrem em cães e gatos, machos e fêmeas, de famílias que se cadastrarem na Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp.

#ServiçosPúblicos 30/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro cadastra mais de 270 pessoas no programa Auxílio Catador

O número de beneficiários do Programa Auxílio Catador, em Juazeiro do Norte, deu um salto de 16 para 278 nos últimos três anos. A informação é da Autarquia Municipal de Meio Ambiente - AMAJU, que desenvolveu um trabalho específico para garantir o benefício do Governo do Estado aos Catadores de materiais recicláveis que atuam no município. O benefício garante uma renda de 25% do salário-mínimo.

Em 2020, o município contava apenas com 16 pessoas cadastradas no programa. Já no primeiro ano da atual gestão, em 2021, foram inscritos 121 catadores. Em 2022 foram 168, e somente nos primeiros meses de 2023 o município já alcançou a marca de 278 catadores inscritos.

Para este ano, o programa pagará o valor mensal de R$325,00 por pessoa. A AMAJU, através das Gerências de Resíduos Sólidos, participa com o apoio logístico e técnico junto aos catadores. A iniciativa visa garantir uma renda mínima para os agentes ambientais da reciclagem, bem como incentivar a coleta, triagem e comercialização de resíduos recicláveis no Estado, de modo a contribuir com a redução dos impactos causados pela disposição incorreta desses resíduos no meio ambiente.

O município também desenvolve programas de valorização da categoria como a doação do material recebido no programa "Mais Plantas, Menos Lixo", que troca mudas por garrafas PET, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos; Programas de Educação Ambiental através do Núcleo de Educação Ambiental nas Escolas Municipais, coordenado pela Fundação Escola Ambiental; e Drive Thru da Reciclagem.

Além disso, vem trabalhando na implantação da coleta seletiva nos bairros, que será iniciada a partir de maio, no Novo Juazeiro.

#ServiçosPúblicos 30/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Programa “Menos Lixo - Mais Plantas” apresenta resultados

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte realizou a primeira entrega de materiais recicláveis resultado do programa "Menos Lixo - Mais Plantas", desenvolvido no município. A entrega das garrafas PET ocorreu nessa quarta-feira, 29, na sede da pasta. Em apenas 12 dias de execução do Programa, foram arrecadados mais e 17 kg de garrafas, que seriam descartadas indevidamente.

A iniciativa atua em um fluxo de mão dupla que garante o recolhimento de materiais recicláveis que seriam descartados inadequadamente e que, agora, passam a gerar renda para os agentes recicladores, ao mesmo tempo em que promove a distribuição e o plantio de mudas nativas, ornamentais e frutíferas.

As pessoas interessadas podem comparecer na sede da SEMASP para fazer a troca. Para cada muda, é preciso levar três garrafas PET de um litro ou maiores, ou cinco garrafas PET menores que 1 litro. É possível a retirada de até três mudas por pessoa.

Já para entidades que tenham interesse em fazer a retirada de maior quantidade de mudas, a coordenação do viveiro solicita a contrapartida de material para a produção das plantas, equivalente ao volume solicitado. O material arrecadado será revertido para a produção de mais mudas.

#MeioAmbiente 28/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro do Norte realiza Festa Anual das Árvores

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp dá continuidade a atividades inerentes à Festa Anual das Árvores. Marcando a abertura do evento, nessa segunda-feira, 27, houve doação de mudas frutíferas e ornamentais, no Parque Ecológico das Timbaúbas.

A festa das árvores 2023 leva o tema "Árvores e mudanças climáticas". A iniciativa deve apresentar de forma prática e concisa a importância da arborização nos centros urbanos, a preservação e os cuidados com a vegetação nativa já existente. A intenção é fomentar as boas práticas ambientais e difundir o sentimento de pertencimento pelo meio ambiente, de forma sustentável e limpa.

A programação se estenderá até o dia 4 de abril, com distribuição de árvores, arborizações, além de palestras ecológicas com os temas "Parque ecológico" e "Arborização e desmatamento nos morros".

Confira a programação desta semana:

- 28/03 Terça-feira

8h às 14h

Arborização e distribuição de mudas

Público: População em geral

Local: CENTEC-CARIRI

- 29/03 Quarta-feira

8h30 às 12h

Palestras ecológicas "Parque ecológico" e "Arborização e desmatamento nos morros".

Público: População em geral

Local: Parque Ecológico das Timbaúbas

- 30/03 Quinta-feira

8h30

Atividade: Arborização em canteiro central e praças

Público: Comunidade local

Local: Bairro aeroporto

- 31/03 Sexta-feira

8h30 às 12h

Adote uma árvore (Distribuição de mudas nativas e frutíferas)

Público: População em geral

Local: Praça Padre Cícero.

#ServiçosPúblicos 22/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro encaminha 30 toneladas de pneus para a reciclagem

A Autarquia de de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - AMAJU recolheu e encaminhou mais uma carrada de pneus inservíveis para a destinação adequada. Uma carreta com mais de 30 toneladas do resíduo saiu do município destinada às indústrias de transformação desse tipo de resíduo em Feira de Santana-BA.

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Associação Kariri Ambiental e ocorre de forma contínua. O município dá suporte técnico, assessorias e investimento para a destinação do material, que é recolhido em toda a região do Cariri e centralizado no Ecoponto de Juazeiro.

Além de pneus, o trabalho avança com outros materiais que têm empresas de transformação na região como de papelão e plástico. Também são recolhidos e encaminhados equipamentos eletroeletrônicos e de informática, que necessitam de atenção especial, por conter propriedades específicas e metais pesados.

#MeioAmbiente 21/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro conquista “Selo TCE Ceará Sustentável”

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte foi premiada com o "Selo TCE Ceará Sustentável 2022". A premiação é resultado do projeto de reestruturação do Parque Ecológico das Timbaúbas. O resultado final foi divulgado nessa segunda-feira, 20, em Diário Oficial.

Esse é o segundo ano, consecutivo, que o município conquista o Selo concedido pelo Tribunal do Contas do Estado do Ceará. A SEMASP aparece entre os 8 contemplados dentre os 184 municípios. A premiação deve ocorrer no dia 19 de abril, no Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, em sessão solene.

Para garantir a premiação, a Semasp desenvolveu um intenso trabalho. Foram realizados o recolhimento de resíduos sólidos no interior e no entorno do equipamento, a revitalização da lagoa para receber águas pluviais, recuperação de áreas de lazer, reforma e pintura das pistas de corrida, além da ampliação do viveiro, plantio de mudas e promoção de limpeza e segurança.

#MeioAmbiente 21/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS SEMASP promove trilha ecológica

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte promove uma trilha guiada no Parque Ecológico das Timbaúbas, das 8h às 10 horas, nesta quarta-feira, 22.

A iniciativa faz parte das atividades da Semana do Padre Cícero. A ação conta com o apoio da Unileão e Enactus.

Além disso, outras atividades já foram desenvolvidas como parte das celebrações ao Padre Cícero, que tinha a premissa de preservar o meio ambiente. Nesta terça-feira, 21, foi realizado o plantio de várias mudas. Já durante a missa do dia 20, foram distribuídas 250 mudas de árvores frutíferas e ornamentais, além de 1.300 sementes de Ypê Amarelo.

#ServiçosPúblicos 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS AMAJU recolhe mais de 7 toneladas de pneus em Drive Thru

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte-AMAJU recolheu mais de sete toneladas de pneus inservíveis. Este resultado foi obtido através da realização do Drive Thru da Reciclagem - Dia do Pneu Inservível, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos- SEMASP, Pneus Canteiros e D3 Sucata.

Houve entrega voluntária de pneus velhos pela própria população ou por pequenos transportadores. Além disso, foi realizado o recolhimento em dezenas de terrenos baldios espalhados pela cidade.

O Drive Thru da Reciclagem - Dia do Pneu Inservível, ocorreu na última sexta-feira, 17, em frente ao Teatro Marquise Branca. Só nesta ação, foram recebidas cerca de cinco toneladas de pneus e coletadas em terrenos baldios mais de duas toneladas. Na oportunidade, as 30 primeiras pessoas que entregaram 15 pneus inservíveis receberam uma cesta básica.

A campanha promove a conscientização sobre o descarte correto de pneus inservíveis. A estimativa é que, a cada pneu descartado corretamente, mais de 100 mosquitos de Aedes aegypti deixem de ser proliferados, evitando doenças como Dengue, Zika e Chikungunya.

Mesmo passada a campanha, a população pode destinar o material para o Ecoponto de Pneus Inserviveis, que funciona de 7h às 17h, de segunda a sábado, na Rua do Seminário, nº 460, Centro.

#animais 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro realiza dia de doação e bem-estar animal

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte realizou a primeira campanha de doação e cuidados com animal. O evento aconteceu nesse domingo, 19, na praça do Giradouro, e realizou mais de 80 atendimentos, entre doações, vacinação e aconselhamento veterinário.

A iniciativa é desenvolvida pelo setor de Bem-estar Animal em parceria com a coordenadoria do Centro de Zoonoses do município e a Unileão.

#MeioAmbiente 15/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro lança campanha “Menos Lixo, Mais Plantas”

A Prefeitura de Juazeiro do Norte lança a campanha "Menos Lixo, Mais Plantas", para a troca de mudas de plantas por garrafas PET. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, que mantém um viveiro de plantas frutíferas e ornamentais. A campanha visa a promoção de boas práticas ambientais em dois sentidos, tanto no plantio de árvores quanto no recolhimento de resíduos sólidos.

Estão disponíveis diversas espécimes de mudas nativas e frutíferas para a população e entidades. Os interessados podem comparecer à sede da Semasp, no Parque Ecológico. Para cada muda, devem ser entregues três garrafas PET de um litro ou maior, ou cinco garrafas PET menores que 1 litro. Todo o material recolhido será destinado às associações de catadores de recicláveis em Juazeiro do Norte.

É possível a retirada de até três mudas por pessoa. Já para entidades que desejam maior quantidade de mudas, a contrapartida é de material para a produção das plantas, equivalente ao volume solicitado. O material arrecadado será revertido para a produção de mais mudas.

#Limpeza 14/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município disponibiliza caminhão “Cata Tudo”

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp passa a oferecer o serviço "Cata Tudo" para coleta de materiais fora do padrão convencional.

O serviço pode ser solicitado pelo número (88) 3199 0384 para recolher materiais como móveis inservíveis, podas e outros tipos de resíduos.

De acordo com a titular da pasta, Genilda Ribeiro, a iniciativa promove limpeza, destinação adequada e evita transtornos e alagamentos no período chuvoso.

A secretária chama atenção para a necessidade de cooperação da população sobre os materiais descartados. Destaca que o caminhão do lixo passa, periodicamente, em cada rua da cidade, além dos Ecopontos, para material reciclável.

"Agora, o município passa a oferecer o "Cata Tudo" para atender toda a demanda da população", ressalta.

#SemanaPadreCicero 14/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Ambulantes devem se cadastrar para Semana do Padre Cícero

Os vendedores ambulantes que pretendem atuar durante a Semana do Padre Cícero, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, devem realizar cadastro para fins de regularização. O prazo para o cadastramento será desta quarta-feira, 15, até a sexta-feira,17. O cadastro pode ser feito das 8 às 16 horas, na sala da fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos- Semasp, no Parque Ecológico das Timbaúbas.

Os interessados devem apresentar documentos de identidade, CPF e comprovante de residência para a inscrição. Durante o evento, haverá fiscalização dos ambulantes; os que não estiverem devidamente cadastrados serão impedidos de desenvolver as atividades.

#animais 14/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro realiza dia de doação e bem-estar animal

Juazeiro do Norte realizará no domingo, 19, uma feira de adoção de amimais, na Praça do Giradouro, de 9 às 14 horas. A iniciativa é do setor de Bem-estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP. Na oportunidade, a população também contará com vacinação antirrábica e aconselhamento veterinário gratuito.

Estão disponíveis seis gatos e cinco cães para adoção, entre machos e fêmeas. Os animais que forem adotados terão direito à castração gratuitamente, quando tiverem na idade adequada. Os interessados em adotar um animal, devem levar o RG, CPF, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade.

O trabalho conta com a parceria da Unileão, através da participação dos acadêmicos de Medicina Veterinária da instituição.

#ServiçosPúblicos 13/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Cagece anuncia novas interdições para obras

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará - CAGECE, por meio da Unidade de Negócio da Bacia do Salgado, anunciou a interdição de novas ruas em Juazeiro do Norte para realização de obras, que devem durar até 13 de junho de 2023.

Relação de ruas interditadas:

-Avenida Castelo Branco;

-Avenida Prefeito Carlos Cruz;

-Rua Paizinho Sabiá com a Rua Francisco Maciel Bezerra e a Rua José Gonçalves de Almeida;

-Rua Radialista Coelho Alves em cruzamento com a Avenida Castelo Branco e Coronel Humberto Bezerra;

- Rua Padre Alcântara com finalização na Rua José Andrade de Lavor.

Já na Rua José Marrocos com a Avenida Castelo Branco e finalização na Rua José Andrade de Lavor, a previsão de término das obras é em 31 de maio de 2023.

#ServiçosPúblicos 09/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro dá início ao processo de coleta seletiva nos bairros

Juazeiro do Norte inicia o processo de implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos. De acordo com a Autarquia de Meio Ambiente -AMAJU, o Novo Juazeiro será o primeiro bairro que receberá o serviço, nos próximos meses, conforme cronograma estabelecido.

Para desenvolver os trabalhos, o município já tem disponível dois caminhões específicos para a coleta seletiva. A ação ocorre de forma conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, a empresa que presta o serviço de coleta convencional e catadores de materiais recicláveis.

O primeiro passo é a comunicação dos moradores sobre como funcionará o serviço como horários, dias e tratamento que os materiais devem receber antes de serem dispensados. Para isso, haverá um plano de comunicação que ocorrerá em todas as plataformas, inclusive com abordagens porta a porta junto à popualção.

Após o mapeamento e processo de educação, ocorre a coleta, propriamente dita. Conforme o superintendente da AMAJU, Eraldo Oliveira, depois do Novo Juazeiro, serão contemplados o Limoeiro, o bairro Timbaúbas, até alcançar toda a cidade.

#ServiçosPúblicos 07/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro recolhe mais de 30 toneladas de pneus inservíveis

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, em parceria com a Associação Kariri Ambiental, removeu mais duas carretas de pneus inservíveis que foram destinadas às indústrias de transformação desse tipo de resíduo. O carregamento representa 30 toneladas do material.

Esse trabalho ocorre de forma contínua. O município dá suporte técnico, assessorias e investimento para a destinação do material, que é recolhido em toda a região do Cariri e centralizado no Ecoponto de Juazeiro, até a destinação. Além de pneus, o trabalho avança com outros materiais que têm empresas de transformação na região como papelão e plástico, bem como equipamentos eletroeletrônicos e informática, que necessitam de atenção especial, por conter propriedades específicas e metais pesados.

#ServiçosPúblicos 02/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS SEMASP disponibiliza WhatsApp para reposição de lâmpadas

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte está com mais um canal de comunicação para atender as demandas de iluminação pública. A população pode realizar atendimentos via WhatsApp, através do número 0800 606 1535.

A iniciativa é mais uma alternativa para estreitar o relacionamento da população com os prestadores de serviços.

O número 0800 006 1636 permanece disponível, com ligações gratuitas.

#ServiçosPúblicos 28/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura realiza remoção de árvores em risco

Juazeiro do Norte está realizando uma série de vistorias em árvores que estejam em risco de queda nos logradouros da cidade. A iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos- Semasp e Autarquia de Meio Ambiente - Amaju. As equipes técnicas estão realizando avaliações a fim de evitar acidentes.

Na última sexta-feira, os setores realizaram vistorias nas árvores da Praça Padre Cícero, com elaboração de parecer. Na ocasião, foram constatadas espécies com vulnerabilidade no tronco, galhos e copa. Algumas árvores apresentam diversas cicatrizes de podas anteriores, executadas inadequadamente, o que afetou a distribuição do peso da copa.

De acordo com o superintendente da Amaju, Eraldo Oliveira, uma árvore acabou tendo que ser removida. Trata-se de um exemplar jovem, com o tronco inclinado, causando o crescimento desequilibrado. "Foram feitas tentativas frustradas de alinhar a árvore com estacas e cordas, continuando o risco de tombamento, representando perigo a quem passasse por perto", explica.

#ServiçosPúblicos 27/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município planeja parcerias para serviços de esgotamento sanitário

O município de Juazeiro participou nesta segunda-feira, 27, de uma reunião, juntamente com a CAGECE e a Ambiental Ceará, para discutir a universalização dos serviços de esgotamento sanitário para a população.

O encontro faz parte da série de visitas promovida pela CAGECE e a Ambiental Ceará sobre a Parceria Público-Privada que contempla 17 municípios cearenses com a proposta apresentada na primeira rodada de visitas.

O Prefeito Glêdson Bezerra destacou a futura parceria a longo prazo como "um investimento na garantia da vida das próximas gerações". O gestor ainda ressaltou que a cooperação deve ocorrer o mais breve possível e dentro do cronograma apresentado durante a reunião.

#ServiçosPúblicos 24/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Cagece anuncia novas ruas interditadas para serviços em Juazeiro do Norte

Com início na Av. Antônio Pereira da Silva, em percurso até a Rua Terezinha Félix de Souza, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece anuncia mais interdições para melhoria do sistema de abastecimento, em Juazeiro do Norte. As obras, previstas até 31 de maio, finalizam na Av. Maceió.

As intervenções também incluem os bairros Romeirão e Lagoa Seca. Segue abaixo a relação de ruas interditadas:

- Rua Maria Beata de Araújo

- Rua Avenida Maceió

- Rua das Flores

- Rua Odílio Figueiredo

- Rua Raimundo Machado

- Rua Joaquim Mancinho

- Rua São Pedro

- Rua São Paulo

- Rua Abel Sobreira

- Rua Padre Alcântara

- Rua João Conrado Cruz

- Rua Virgínia Mendonça

- Rua Senhor do Bonfim

- Rua Vicente Costa

- Rua Irmã Florentina

- Rua Dr. Belém

#ServiçosPúblicos 16/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS SEMASP e CENTEC firmam parceria para estágios

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte fechou parceria com Centro de Ensino Tecnológico-CENTEC Cariri. Com a iniciativa, será possível a realização de estágios para estudantes da instituição no espaço da Secretaria.

A reunião entre a titular da pasta, Genilda Ribeiro, e a coordenadora de estágios, Denise Magalhães, ocorreu nessa quarta-feira, 15, na sede da instituição de ensino. Durante o encontro foi celebrado o convênio entre as instituições pelo prazo de 5 anos.

Os estágios são voltados para Técnicos em Meio Ambiente, Técnico em Irrigação e Técnico em Saneamento. Profissionais da Secretaria passam orientação dentro da carga horária necessária para a formação dos estudantes e, em contrapartida, a gestão ganha com as atividades que são desenvolvidas com o auxílio dos estagiários.

#Limpeza 16/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Programa “Juazeiro Limpa” chega ao bairro Timbaúbas

O programa de limpeza e serviços "Juazeiro Limpa!" será realizado no bairro Timbaúbas, nas próximas duas semanas. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, leva à localidade mutirão de limpeza, ações educativas e manutenção de serviços.

O trabalho é realizado através de uma força tarefa com ações de capinação, varredura, arborização, poda, recolhimento de podas e entulhos, reposição de lâmpadas e pintura de meio fio. Na oportunidade, também haverá orientação sobre a importância de manter os ambientes limpos.

Aproximadamente 60 colaboradores atuam, simultaneamente, no mutirão. A intenção é fazer uma operação geral para reparar as demandas acumuladas ao longo do tempo. A manutenção dos serviços deve seguir com equipe permanente.

#ServiçosPúblicos 13/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS SEMASP disponibiliza contatos de serviços para população

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp disponibiliza para a população dois números de telefone para a solicitação de serviços prestados pela pasta. O número (88) 3199 0384 para solicitação de poda, recolhimento e outros serviços do setor, e o telefone 0800 006 1636, que atende as demandas de reposição de lâmpadas e manutenção da iluminação do município.

Os contatos têm atendimento direto com o setor responsável por cada demanda. As solicitações serão registradas e inseridas nas prioridades. No caso da reposição de lâmpadas, a equipe técnica comparecerá para registro ainda na mesma noite e o conserto deve ser feito logo em seguida. Já no caso das podas, as equipes da Semasp devem observar a responsabilidade, se da Enel, da própria pasta ou do particular, para posterior execução.

A titular da Semasp, Genilda Ribeiro, chama a atenção para a necessidade da parceria e responsabilidade da população sobre suas obrigações, obedecendo horários e dias de colocar o lixo na rua para a coleta, além de não dispensar e denunciar despejo de lixo, poda e entulho em locais inadequados.

No momento, também está em execução o projeto "Juazeiro Limpa!" que atua com um mutirão de capinação, poda, pintura de meio fio, recolhimento de resíduos sólidos e reposição de lâmpadas. O serviço ocorre bairro a bairro, conforme cronograma da Secretaria.

#ServiçosPúblicos 09/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS SEMASP dá início a desobstrução de vias públicas

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte- Semasp deu início, nessa quarta-feira, 8, ao processo de reordenamento dos espaços públicos do município. A iniciativa visa orientar os comerciantes e barraqueiros sobre a necessidade de desobstruir calçadas e vias na área comercial e nos bairros da cidade.

O trabalho foi iniciado no Centro, em locais de movimentação de romeiros. Em seguida, as equipes da Semasp devem passar nos pontos comerciais que costumam obstruir calçadas com mesas, cadeiras e outros equipamentos, inclusive de som.

Nesse primeiro momento, a orientação é no sentido de que todo o material seja removido pelos próprios donos; persistindo a ocupação dos espaços públicos, haverá a apreensão.

A Semasp segue recomendação do Ministério Público Estadual e deve promover a fiscalização, de forma contínua, para manter o ordenamento urbano.

#ServiçosPúblicos 30/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Bairro Limoeiro recebe programa “Juazeiro Limpa!”

Teve início nesta segunda-feira, 30, a execução do programa "Juazeiro Limpa!", que levará, até os bairros da cidade, mutirões de limpeza. O Limoeiro é o primeiro bairro a receber as ações educativas de limpeza e manutenção. O trabalho se estenderá até o dia 17 de fevereiro.

O programa consiste numa força tarefa com ações de capinação, varredura, arborização, poda, recolhimento de podas e entulhos, reposição de lâmpadas, bem como pintura de meio fio. Na oportunidade, serão feitos cadastros para castração de animais e prestadas orientações à população sobre a importância de manter os ambientes limpos.

Cerca de 60 colaboradores atuam, simultaneamente, no mutirão. A manutenção dos serviços deve seguir com equipe permanente, contando com o apoio da comunidade para não dispensar lixo fora dos locais e horários devidos.

#Limpeza 26/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura fará mutirão de limpeza com projeto “Juazeiro Limpa”

Os bairros de Juazeiro do Norte receberão o projeto "Juazeiro Limpa". A iniciativa, da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, tem início nesta segunda-feira, 30, no bairro Limoeiro, e contará com ações educativas de limpeza e manutenção.

O trabalho consiste numa força tarefa com ações de capinação, varredura, arborização, poda, recolhimento de podas e entulhos, reposição de lâmpadas, pintura de meio fio. Na oportunidade, serão feitos cadastros para castração de animais e orientação sobre a importância de manter limpos os ambientes.

A titular da pasta, Genilda Ribeiro, revela que a intenção é fazer uma operação geral, em cada bairro, para reparar as demandas acumuladas ao longo do tempo. A manutenção dos serviços deve seguir de maneira habitual, contando com o apoio da população para não dispensar lixo fora dos locais e horários devidos.

#MeioAmbiente 25/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Largo do Socorro ganha iluminação em Led

O Município de Juazeiro do Norte está ampliando a área contemplada com iluminação em Led. O Largo da Igreja do Perpétuo Socorro recebeu a nova iluminação esta semana. A iniciativa faz parte do projeto da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos para promover mais beleza e segurança, sobretudo, nos pontos turísticos da cidade.

O monumento do Padre Cícero, que fica no centro da Praça do Socorro, recebeu um projeto específico, pensado com representantes da Igreja. A expectativa é de ampliação com a conclusão da reforma do Memorial Padre Cícero, além de outros pontos do município.

O trabalho vai desde a recomposição de instalações elétricas, substituição de sensores, troca de braços e luminárias, até a troca da lâmpada convencional pelo equipamento em Led. As novas lâmpadas são muito mais eficientes, com ação branca e redução significativa no consumo de energia.

#MeioAmbiente 24/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Secretarias planejam ações sobre Meio Ambiente

Algumas secretarias do município de Juazeiro estiveram reunidas, nessa segunda-feira, 23, para planejamento de ações referentes ao

Meio Ambiente e Práticas Sustentáveis, além de abordar a saúde menstrual.

O planejamento tem por objetivo criar um programa para garantir a prevenção e conscientização das pessoas, por meio do protagonismo e da participação de adolescentes.

Na oportunidade, também foram discutidas ações práticas que garantam a saúde e a dignidade menstrual, por meio de um projeto que deve ser feito para garantir atendimentos e serviços públicos neste sentido.

As temáticas se encontram no Plano de Participação Cidadã de Adolescentes e do Plano Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

O planejamento contou com a participação das secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho, Meio Ambiente, Educação e Saúde, além do Selo Unicef e do Núcleo de Cidadania de Adolescentes - NUCA.

#ServiçosPúblicos 19/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS SEMASP atua na fiscalização e ordenamento das bancas em Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte realiza fiscalização junto aos pontos de trabalho de barraqueiros e camelôs. A fiscalização teve início nesta quinta-feira, 19, no entorno da Basílica de Nossa Senhora das Dores (Igreja Matriz) para garantir a segurança da população, romeiros e dos próprios trabalhadores.

A iniciativa ocorre após denúncias sobre as condições das instalações, em especial da parte elétrica, que poderia oferecer riscos de choque. De acordo com as denúncias, extensões, gambiarras, fios passando e grades de ferro, e com isolamentos precários são percebidos. Além disso, a água das chuvas pode elevar ainda mais a condição de risco.

A fiscalização está sendo feita no intuito de regularizar a situação, conforme destacou a titular da pasta, Genilda Ribeiro. Ela explica que o fornecimento adequado de eletricidade será mantido, mas com as devidas medidas de segurança, a fim de evitar transtornos e riscos para todos.

#ServiçosPúblicos 16/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro cobra destinação correta de resíduos sólidos

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju realizou encontro com empresários que trabalham com resíduos sólidos da Construção Civil. O encontro ocorreu na última sexta-feira, 13, na sede da Amaju, com o objetivo de empreender um controle mais efetivo sobre a destinação final desse material. A reunião tratou, também, sobre pontos de transbordo, licenças e regulamentação de terrenos baldios.

O tema foi tratado com representantes de empresas que trabalham com containers, colocando-os em locais autorizados pelo município. A iniciativa visa coibir desordem de disposição, onde, sem controle, poderá haver aterramento de áreas de proteção ambiental, descarte irregular e obstruções de vias, riachos e correntes d'água.

O titular da autarquia, Eraldo Oliveira, destaca que a disposição irregular do material é crime e está passível de multa. As empresas devem informar, através dos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS, a origem e o destino dos resíduos por eles coletados.

#animais 16/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Setor de Bem-estar Animal abre inscrições para castrações

Está aberto o processo de recadastramento e de novos cadastros para castração de animais, em Juazeiro. A informação é do Setor de Bem-estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp.

Para realizar a inscrição, o tutor deve se apresentar na sede da Semasp com xerox de RG, CPF, comprovante de residência e comprovante do NIS.

A castração atenderá animais machos e fêmeas, pertencentes a famílias carentes.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Unileão. O cadastro permanece aberto até o teto possível do número de intervenções. Após o cadastro, o animal entra na lista de espera. O procedimento será executado por ordem de inscrição.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (88) 3199-0384.

#ServiçosPúblicos 12/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Cagece interdita novas ruas em Juazeiro para realização de serviços

A Cagece anuncia a interdição em ruas do bairro Santo Antônio, para a realização de serviços de melhoria do sistema de abastecimento. As intervenções devem durar até o dia 28 de abril.

Segue a relação de ruas que serão interditadas:

- Rua Beatriz Gondim Sá

- Rua Domingos Braga Neto

- Rua Sargento Josias Pedrosa

- Vila Afonso de Melo

- Rua Professora Maria Pereira

- Rua Manoel Duarte Pereira

- Rua Pedro Bispo dos Santos

- Rua Marieta F de Menezes

- Rua Wildes Lopes Cruz

- Avenida Paulo Maia

- Rua José Moura Lins

- Rua Santa Cecília

- Rua Coronel Firmino Araújo

- Rua Padre Cícero

- Rua Professora Maria Pedrina

- Rua Laura Paiva Lima

- Rua Monsenhor Lima

- Rua do Rosário

- Rua das Flores.

#NotaDePesar 12/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Nota de pesar

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, lamenta o falecimento do servidor público municipal Cláudio Santos Silva, aos 35 anos.

Cláudio deixa uma lacuna com sua partida pela sua ética e compromisso com o servir. Nesse momento de profunda tristeza, nos irmanamos e solidarizamos com familiares e amigos.

#ServiçosPúblicos 12/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura alerta sobre descarte de lixo para coleta

A população de Juazeiro do Norte deve ficar atenta aos dias e períodos em que são feitas as coletas dos resíduos sólidos. A passagem do caminhão de lixo ocorre conforme calendário estabelecido e cumprido pela empresa prestadora do serviço.

Contudo, para maior eficiência, a população deve colaborar depositando o lixo somente nos dias e períodos estabelecidos para o seu bairro. A coleta é feita três vezes por semana, a fim de garantir o fluxo para evitar a dispensa em terrenos baldios e pontos proibidos.

O recolhimento nas principais avenidas e ruas, predominantemente comerciais, é feito diariamente. Vale ressaltar que o descarte inadequado de resíduos está sujeito a penalidades conforme leis municipal e federal.

- Áreas e períodos de coletas

• Segunda, quarta e sexta-feira (Diurno)

Antônio Vieira, São José, Vila Real, João Cabral, Jardim Gonzaga, Lagoa Seca, Frei Damião, Zona Rural e Avenidas.

• Segunda, quarta e sexta-feira (Noturno)

Romeirão, Triângulo, Antônio Vieira, Jardim Gonzaga, Coabece, Santa Tereza, Santo Antônio, Socorro, Centro, Salesianos e Avenidas.

• Terça, quinta e sábado. (Diurno)

Aeroporto, Novo Juazeiro, Limoeiro, Franciscanos, Pio XII, Tiradentes, José Geraldo da Cruz, Betolândia, Cidade Universitária, Campo Alegre e Avenidas.

• Terça, quinta e sábado. (Noturno)

Pirajá, São Miguel, Centro, Juvêncio Santana, Carité, Horto, Parque São Geraldo, Vila Fátima, Timbaúbas e Avenidas

#ServiçosPúblicos 14/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Novas áreas são capinadas

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp segue com ações de manutenção das áreas públicas da cidade. Equipes de capinação estão atuando em pontos dos bairros Aeroporto, Limoeiro, Pirajá, Jardim Gonzaga e Frei Damião.

O diretor de Serviços Públicos, Silvando Alves, destaca que a pasta também está efetivando pinturas de meio-fio. Ele reitera, ainda, que as intervenções são realizadas de modo contínuo, a fim de garantir o adequado uso dos equipamentos de convívio social no município.

Foto: Júnior Silva

#animais 09/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Programa de castrações atinge 1.300 procedimentos

Desde o início da implantação da política de bem-estar animal, o município vem buscando ampliar a quantidade de castrações realizadas e, até o momento, foram efetivados 1.300 procedimentos. As intervenções são realizadas de modo prioritário em animais de rua e naqueles sob tutoria de pessoas de baixa renda e assistidas por programas sociais de transferência de renda.

Genilda Ribeiro, secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, aponta que os cadastros na sede da pasta são contínuos, e os atendimentos acontecem de acordo com a disponibilidade de recursos. Ela ressalta que a maior parte dos procedimentos é efetivada em parceria com o Centro Universitário Leão Sampaio.

#ServiçosPúblicos 29/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp instala iluminação natalina nas praças

Como parte das comemorações do período natalino, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp está instalando a decoração e iluminação alusiva ao Natal, nas praças da cidade. Algumas das principais avenidas também contarão com decoração especial.

De acordo com Genilda Ribeiro, titular da Semasp, serão decoradas as praças Padre Cícero, Dirceu Figueiredo, Giradouro, Menino Jesus de Praga e José Ilano Gondim. Ela explica que toda a instalação será finalizada até esta quinta-feira, 1º de dezembro, quando será realizada a abertura do Natal de Fé 2022. A cerimônia está programada para às 19h, na praça Padre Cícero.

foto: Thiago Sousa

#ServiçosPúblicos 18/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Serviços de limpeza pública são retomados

Na manhã desta sexta-feira, 18, todos os serviços de limpeza pública urbana de Juazeiro foram retomados. A atividade ocorre após a municipalidade intermediar um acordo entre os trabalhadores e a atual empresa prestadora de serviço.

Ao destacar que os pagamentos que a gestão deve fazer à empresa estão, rigorosamente, em dia, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp reforça que pontuais problemas gerados pela interrupção da coleta serão solucionados com brevidade e agilidade.

A pasta reitera seu compromisso de agir em favor do bem-estar dos juazeirenses, em especial daqueles que atuam, cotidianamente, em um contexto tão essencial, como a limpeza pública.

#MeioAmbiente 09/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro do Norte é novamente Município Selo Verde

Em reconhecimento as suas práticas de proteção ambiental, Juazeiro do Norte volta a receber o título Município Selo Verde - Categoria C. A certificação, recebida pela titular da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Genilda Ribeiro, ocorreu nesta quarta-feira, 9, em cerimônia no Parque Estadual Botânico do Ceará, localizado em Caucaia.

De acordo com Artur Bruno, secretário estadual de Meio Ambiente, o prêmio é um instrumento de gestão que busca destacar aquelas cidades que estabelecem e desenvolvem uma política adequada de proteção ambiental, alçando os melhores resultados possíveis, a cada ano.

#ServiçosPúblicos 08/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Estátua do Padre Cícero ganha iluminação especial

Em alusão à campanha Novembro Azul, que busca conscientizar para a relevância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer de próstata, a estátua do Padre Cícero Romão Batista está com iluminação especial. Durante todo este mês, o monumento será iluminado em azul.

A ação, que é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, almeja incentivar o homem a realizar o exame necessário à avaliação da próstata, algo que ainda é estigmatizado por muitos. Quando descoberto de modo prematuro, este tipo de câncer tem alta taxa de cura. Daí a importância da prevenção por parte do público masculino, de modo especial, para os homens a partir dos 40 anos de idade.

#ServiçosPúblicos 01/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Cemitérios terão horário especial no feriado de Finados

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, responsável pela administração dos cemitérios públicos de Juazeiro do Norte, informa que, nesta quarta-feira, 2, os locais serão abertos às 5h, e seguirão disponíveis para visitação até às 19h.

No cemitério São João Batista, haverá missa às 8h. Já o cemitério do Socorro segue o cronograma de celebrações da Capela localizada no local.

Silvando Alves, diretor de Serviços Públicos, comenta que os dois ambientes foram limpos, capinados e preparados para que os romeiros e moradores locais possam prestar suas homenagens.

Foto: Lícia Maia

#ServiçosPúblicos 25/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Mais de 200 lâmpadas são colocadas no bairro Frei Damião

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp continua qualificando a rede de iluminação pública. Apenas no bairro Frei Damião, foram instaladas 260 novas luminárias, todas do tipo Led, que são consideradas econômicas e com maior capacidade de iluminação.

Segundo a pasta, as ações são desenvolvidas no intuito de melhorar a sensação de segurança das pessoas. Os relatos de problemas em pontos da rede podem ser registrados pelo aplicativo ‘Cidade Iluminada', ou pelo telefone 0800 006 1636.

#MeioAmbiente 20/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp realiza blitz ecológica

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp realizou nessa quarta-feira, 19, uma blitz ecológica, no Residencial Leandro Bezerra.

A atividade foi desenvolvida em parceria com o Senai, e foram distribuídas sementes de Ipê Amarelo, além de sacolas ecológicas. Também foram dadas orientações sobre o descarte de resíduos sólidos e informado os dias de coleta domiciliar.

#ServiçosPúblicos 17/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município instala mais de 1.700 novas lâmpadas em 2022

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte segue realizando melhorias na rede de iluminação pública. De acordo com a pasta, até o momento foram instaladas 1.750 novas luminárias, sendo 80% delas do tipo Led, consideradas mais econômicas e com maior potencial de iluminação.

Segundo a Semasp, as intervenções também atuam na extensão de rede, ampliando as áreas urbanas que contam com adequada iluminação. Essa atividade também visa melhorar a sensação de segurança.

Os problemas em pontos da rede podem ser comunicados a qualquer momento, através do aplicativo ‘Cidade Iluminada' ou pelo telefone 0800 006 1636.

#ServiçosPúblicos 10/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Permissionários do Mercado do Triângulo devem buscar a direção do equipamento

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp alerta que os permissionários do Mercado Mozart Cardoso, popularmente conhecido como Mercado do Triângulo, devem procurar a direção do equipamento, nesta segunda-feira, 10. O objetivo é dar continuidade às renovações de contrato que estão em andamento.

#ServiçosPúblicos 07/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp renova contratos de permissão dos mercados públicos

Como parte do projeto de modernização dos mercados públicos de Juazeiro do Norte, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp está realizando a renovação dos contratos de todos os permissionários desses locais, além da Rodoviária e do Centro de Apoio aos Romeiros. De acordo com a pasta, a perspectiva é de que sejam renovados cerca de 3.500 vínculos.

Os agentes da pasta irão visitar todos os locais ao longo deste mês de outubro, a fim de dialogar com os comerciantes, esclarecer dúvidas e, então, efetivar a renovação.

#ServiçosPúblicos 06/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp faz ação de conscientização em parceria com o Senai

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp realizou nessa quarta-feira, 5, uma atividade de conscientização quanto ao adequado descarte dos resíduos sólidos. A ação foi desenvolvida em parceria com o Senai, e buscou orientar os moradores do Residencial Leandro Bezerra sobre os dias corretos para colocação do lixo para recolhimento. Também foi repassada a relevância de separar material orgânico e inorgânico.

Durante a atividade ainda foram distribuídas sacolas ecológicas, a fim de mitigar o uso de sacos plásticos. Sementes de ipê também foram entregues, fomentando a arborização do ambiente visitado.

#ServiçosPúblicos 06/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp distribui mudas de árvores no bairro Salesianos

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp distribuiu, em parceria com a Controladoria e Ouvidoria do município, 50 mudas de árvores no bairro Salesianos. As espécies entregues, nessa quarta-feira, 5, são frutíferas e ornamentais.

A Semasp aproveitou o momento para ouvir as demandas do bairro que concernem à pasta.

#OutubroRosa 03/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Estátua do Padre Cícero ganha iluminação especial em alusão ao Outubro Rosa

Seguindo a tradição anual, a estátua do Padre Cícero ganhou iluminação especial em alusão ao mês da conscientização para o diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Durante todo o mês de outubro, o monumento será iluminado com tons de rosa. A ação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp.

A atividade visa incentivar as mulheres a realizarem exames de rotina, como autoexame das mamas e mamografia, essenciais para identificar possíveis sinais de câncer.

#ServiçosPúblicos 30/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp intensifica limpeza das ruas neste fim de semana das eleições

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp manterá equipes extras de limpeza durante o fim de semana de eleições. O objetivo é assegurar que a cidade fique higienizada durante o processo eleitoral.

A pasta já vem atuando depois dos atos de campanha que ocorrem na cidade. E no domingo, após o encerramento da votação, haverá uma série de intervenções de limpeza das vias públicas.

#MeioAmbiente 28/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp realiza capinação em diversos pontos

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp está realizando a capinação em pontos dos bairros Jardim Gonzaga, Cidade Universitária, Frei Damião, Santa Teresa, Planalto e Horto. Além disso, agentes da pasta também estão atuando nas avenidas Ailton Gomes, Radialista Coelho Alves e na Rua São Pedro.

A Semasp reforça que o objetivo é realizar o trabalho em todas as ruas e equipamentos públicos da cidade, garantindo, também, as pinturas de meio-fio, quando necessárias.

#ServiçosPúblicos 23/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp distribui mais de 200 mudas de árvores

Em comemoração ao Dia da Árvore, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp realizou, nos dias 21 e 22 de setembro, uma ampla distribuição de mudas de plantas. Foram entregues 214 mudas, e outras 26 foram plantadas no Parque Ecológico das Timbaúbas.

A pasta também realizou um mutirão de limpeza no interior do Parque. De acordo com Genilda Ribeiro, titular da Semasp, foi recolhida cerca de uma tonelada de lixo. Ela aproveitou para pedir que os visitantes evitem descartar resíduos no local, favorecendo o cuidado e a preservação.

Fotos: Júnior Silva

#ServiçosPúblicos 19/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp realiza atividades no Dia da Árvore

Nesta quarta-feira, 21, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp irá promover uma série de atividades em comemoração ao Dia Nacional da Árvore. As ações terão início às 7h30, no Parque Ecológico das Timbaúbas.

Confira a programação completa:

7h30 - Abertura das atividades

8h30 - Operação Parque Ecológico Limpo (mutirão de limpeza)

8h às 14h - Distribuição de mudas de árvores no Viveiro de Mudas da Semasp

14h - Plantio de mudas nativas e frutíferas no Parque Ecológico das Timbaúbas.

Foto: Carlos Lourenço

#ServiçosPúblicos 14/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp reforça limpeza no período de romaria

Para manter a cidade continuamente limpa, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp, juntamente com a empresa responsável pela limpeza urbana, reforçou as equipes de trabalho na romaria.

Durante toda a semana haverá reforço nas ações de varrição e recolhimento de resíduos sólidos em diversos pontos da cidade, em especial nos locais de maior concentração de romeiros.

Foto: Júnior Silva

#Romaria 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS 600 camelôs estão cadastrados para Romaria de Nossa Senhora das Dores

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp cadastrou 600 camelôs para atuarem durante a Romaria de Nossa Senhora das Dores. Parte significativa dos comerciantes já está com as barracas montadas. As festividades à padroeira do Município seguem até o próximo dia 15.

A Semasp também atua com fiscais nas ruas durante todo o período de romaria, a fim de garantir o ordenamento do espaço público, assegurando que não haja excessos na ocupação das áreas comuns da cidade.

#ServiçosPúblicos 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura instala letreiro no Mercado José Teófilo Machado

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte- Semasp instalou letreiro no Mercado José Teófilo Machado. O espaço é popularmente conhecido como Mercado Senhora Santana.

Em parceria com a associação dos permissionários do local, a fachada do espaço também recebeu nova pintura. As barracas já haviam sido reformadas e deslocadas para desobstruir as vias.

#MeioAmbiente 09/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp discute plano de manejo do Parque Ecológico das Timbaúbas

Nesta sexta-feira, 9, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp deu continuidade às discussões do plano de manejo do Parque Ecológico das Timbaúbas. Foi apresentado ao prefeito Glêdson Bezerra o orçamento do plano. O documento é construído em parceria com a Universidade Federal do Cariri - UFCA.

As ações de manejo do espaço seguem o que foi definido no decreto 352, de 2017. O texto estabelece o local como Unidade de Conservação e Proteção Integral, definindo uma série de diretrizes de adequação para uso e ocupação do espaço.

Também estiveram no encontro, a titular da Semasp, Genilda Oliveira, o assessor especial, Rodrigo Veras, e a fiscal de meio ambiente, Íris Paula Santos. A UFCA esteve representada pelo professor Samuel Ribeiro, e pelo diretor de Articulação da instituição, Anniel Negreiros.

#MeioAmbiente 08/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp participa de ação na cidade de Exu-PE

Agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp participaram na terça-feira, 6, de uma atividade na cidade pernambucana de Exu. A Semasp contribuiu com a palestra: Nascentes preservadas, águas garantidas.

A atividade foi fruto de uma parceria existente entre a secretaria e as pastas da Educação e do Meio Ambiente de Exu. Ao longo da ação, a pasta juazeirense distribuiu cerca de 200 mudas de árvores, contribuindo para a preservação do bioma da Chapada do Araripe.

#ServiçosPúblicos 06/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município entrega fardamento para agentes da Semasp

A Prefeitura de Juazeiro entregou 234 kits de fardamento para os servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, nesta terça-feira, 6. Motoristas, fiscais, auxiliares de serviços gerais, coveiros, além de administradores, diretores e gerentes receberam as vestimentas.

Os kits dos coveiros, além do uniforme completo, são acompanhados de máscara KN95, protetor solar, óculos e luvas de proteção.

O Prefeito Glêdson Bezerra destaca que as entregas são um fator de alegria, e que vem sendo uma constante de seu governo. Ele lembra que já foram entregues novos uniformes aos agentes de trânsito, guardas civis, catadores de material reciclável, agentes de endemias, e, também, para a banda de música.

Fotos: Júnior Silva

#MeioAmbiente 02/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Genilda Ribeiro assume a Semasp temporariamente

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp conta com uma nova titular. Genilda Ribeiro assume a pasta, em caráter temporário. A expectativa é de que ela fique à frente do órgão pelos próximos 60 dias. A nova secretária já fazia parte do quadro de funcionários da Semasp, atuando até essa quinta-feira, 1º, como ordenadora de despesas.

O ex-secretário, Diogo Machado, pediu sua exoneração para tratar de questões de ordem política.

#ServiçosPúblicos 30/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp melhora iluminação dos pontos de ônibus

Com o objetivo de aumentar a sensação de segurança para os usuários do sistema de transporte coletivo de Juazeiro do Norte, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp está implantando iluminação nos pontos de ônibus da cidade.

Estão sendo colocadas

luminárias integralmente autônomas, sem dependência da rede elétrica para funcionar. O projeto modelo foi implementado na parada de ônibus da Rua Padre Cícero, logo após o arco dos Salesianos.

A medida considera a inviabilidade de instalação de postes comuns e extensão da rede elétrica em alguns locais. A alternativa encontrada tem sido a colocação de postes ornamentais em aço.

A Cosampa, empresa responsável pela atividade, explica que esses equipamentos contam com incremento de painéis solares.

#ServiçosPúblicos 26/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp melhora iluminação pública

Durante esta semana, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp realizou qualificação da rede de iluminação da cidade. De acordo com a pasta, foi concluída a obra na rodovia Miguel Homem da Costa, via que interliga os sítios Barro Branco e Carás do Umari.

Segundo Diogo Machado, titular da Semasp, equipes também atuaram na Rua Tenente José Dias, no bairro Timbaúbas. Ainda foi iniciada a qualificação da iluminação pública da Praça da Promessa, no bairro Novo Juazeiro.

#MeioAmbiente 25/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp dá continuidade ao trabalho de capinação

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp está intensificando as atividades de capinação nas ruas da cidade. Nesta quinta-feira, 25, agentes da secretaria estão atuando nos bairros São José, Triângulo, Jardim Gonzaga, Horto e Centro.

Diogo Machado, titular da Semasp, informa que existe um cronograma de intervenções em execução, devendo atender a todos os locais da cidade.

Foto: Júnior Silva

#MeioAmbiente 16/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp pede apoio da população para garantir regularidade da coleta domiciliar

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp solicita que a população evite depositar o lixo na rua em dias e horários em que não há recolhimento. De acordo com a pasta, a colocação em momento inadequado, gera prejuízos à limpeza urbana.

Diogo Machado, titular da Semasp, observa que a parceria com a sociedade é indispensável para que a cidade permaneça limpa. Ele destaca, ainda, que os dias de coleta, em cada bairro, podem ser conferidos nas redes sociais da Prefeitura.

#animais 15/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp discute bem-estar animal com permissionários do Mercado Senhora Santana

A Coordenadoria de Bem-estar animal da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp vai realizar nesta terça-feira, 16, um encontro com os permissionários do mercado Senhora Santana. A reunião terá início às 10 horas, e tem como objetivo dialogar com os comerciantes locais sobre ações de conscientização, cuidado e melhor tratamento dos animais que são identificados nas proximidades do local.

Joana Darc Fagundes, coordenadora de Bem-estar animal, detalha que também será instalado no espaço um gatil com comedouro e bebedouro, a fim de melhorar a interação com os felinos que transitam no ambiente.

#MeioAmbiente 12/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro do Norte alcança nota máxima no IQM

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Juazeiro do Norte atingiu nota máxima no Índice de Qualidade do Meio Ambiente - IQM. Desde que a mensuração foi estabelecida, o município nunca havia alcançado este reconhecimento de modo contínuo.

O superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, Eraldo Oliveira, aponta que o feito permite que o Município tenha, mensalmente, revertido 2% dos valores de ICMS. Ele ressalta que os pagamentos já estão sendo efetivados, assegurando novos recursos para empenho na política ambiental juazeirense.

O gestor relata, ainda, que o reconhecimento demonstra a preocupação com a política ambiental da cidade, a fim de que essa área receba, constantemente, as ações necessárias.

#Esporte 11/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp é parceira do Festival Elos Arena Esporte Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro está trabalhando para garantir a realização do Festival Elos Arena Esporte Juazeiro. O evento acontecerá neste sábado, 13, e será um dia inteiro de atividades culturais, esportivas, além de uma série de outras ações, como Feira das Minas e de negócios criativos.

A Semasp cederá o ambiente do Parque Ecológico das Timbaúbas para a realização das atividades, além de auxiliar com a iluminação necessária, e com suporte técnico, já que 42 servidores estarão trabalhando durante as atividades do Festival.

Uma sala também foi cedida para que a equipe do evento possa alocar os seus equipamentos.

#MeioAmbiente 08/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Catadores terão que usar EPIs para acessar o aterro controlado

A partir desta quarta-feira, 10, os catadores de material reciclável que atuam no aterro controlado de Juazeiro do Norte somente poderão acessar o local com os Equipamentos de Proteção Individual - EPIs. A ação visa garantir a segurança desses trabalhadores, assegurando que as atividades no interior do aterro sejam realizadas em acordo com os devidos cuidados sanitários.

Eraldo Oliveira, superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, frisa que a obrigação passa a valer após a municipalidade ter distribuído mais de 400 kits de EPIs, todos contendo botas, luvas, máscaras e coletes. Apenas no aterro controlado foram entregues 110 kits de proteção.

A fiscalização será efetivada por meio de parceria entre a Autarquia e a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp.

#ServiçosPúblicos 04/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp participa de audiência pública para discutir recursos hídricos

Nesta quinta-feira, 4, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp participou de audiência pública para debater questões ligadas aos recursos hídricos da Bacia do Rio Salgado. Entre as questões discutidas estavam a oferta e demanda hídrica, bem como aspectos ambientais envolvidos na redução do volume, e ações para melhorar as problemáticas existentes.

O evento ocorreu no campus Juazeiro do Norte do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, e a Semasp foi representada por Irís Paula Silva, que atua como fiscal de meio ambiente e é servidora de carreira da pasta.

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente - Amaju também esteve presente no encontro.

#animais 03/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura lançará campanha contra criação e abandono de animais em vias públicas

A Prefeitura de Juazeiro lançará campanha de conscientização contra a criação ou abandono de animais nas vias públicas do município.

A campanha terá caráter educativo, buscando orientar os donos de animais de médio porte (ovinos, caprinos e suínos) e grande porte (bovinos, equinos, asninos e mulares), abordando questões de segurança no trânsito, e o risco que os animais soltos causam a si mesmos e aos motoristas.

A ação está sendo coordenada pelo Gabinete do Prefeito e pelas secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Agricultura e Abastecimento, além do apoio jurídico da Procuradoria. Participam, também, órgãos como o Demutran e a Guarda Civil Municipal.

Posteriormente à campanha, será desenvolvido um plano de ação para inibir a circulação desses animais nas vias públicas, evitando o recolhimento.

#ServiçosPúblicos 02/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp realiza capina em novos endereços

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp está realizando capinação em diversos locais da cidade. Nesta terça-feira, 2, a pasta está com equipes nos bairros Aeroporto, Lagoa Seca, Franciscanos, Socorro e Centro.

Também está sendo realizada a pintura de meio-fio ao longo da Avenida Carlos Cruz. A pasta está intensificando as atividades durante o mês de agosto, a fim de sanar as demandas represadas durante a extensão do período chuvoso.

#ServiçosPúblicos 02/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Cagece realiza serviços e interdita ruas dos bairros Pio XII e Franciscanos

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece iniciou serviços de injetamento na rede de distribuição para melhorar o abastecimento de água em diversos pontos da cidade. Essa atividade vai exigir a interdição de algumas ruas dos bairros Pio XII e Franciscanos. A ação será realizada em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito - Demutran.

Ruas do bairro Pio XII que as obras irão até o dia 30 de setembro:

- Avenida José Bezerra;

- Avenida Carlos Cruz;

- Rua Heloísa Dias Camilo;

- Avenida Gov. Virgílio Távora;

- Rua Pedro Guilherme da Silva;

- Rua Belo Dourado;

- Rua João Macelino;

- Rua Miguel Brito de Brito;

- Rua Maria Arlete Ribeiro Cruz;

- Rua Vila Belém;

- Rua Frei Ibiapina.

Ruas do bairro Franciscanos que terão obras de 4 de agosto até o dia 25 de novembro:

- Rua do Limoeiro;

- Rua da Luz;

- Rua São Luiz;

- Avenida Carlos Cruz;

- Rua São Jorge;

- Rua Santa Isabel;

- Rua Nossa Senhora do Carmo;

- Rua Dom Pedro II;

- Avenida Ayrton Senna;

- Rua Coronel Carneiro;

- Rua Monsenhor Esmeraldo;

- Rua Otávio Aires;

- Rua São Miguel;

- Rua Nossa Senhora de Lourdes;

- Rua São Pedro;

- Rua São Mamede;

- Rua Carolina Sobreira;

- Rua Rui Barbosa;

- Rua Vereador José Rodrigues;

- Rua Coronel Fausto Guimarães;

- Rua Coronel Antônio Fernandes.

#ServiçosPúblicos 27/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp reforça uso do aplicativo ‘Cidade Iluminada'

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp orienta à população que comunique problemas com a iluminação pública pelo aplicativo ‘Cidade Iluminada'.

Os relatos podem ser feitos a qualquer momento do dia e, logo em seguida, a empresa responsável realizará a manutenção.

O aplicativo está disponível nas lojas virtuais, sendo compatível com os sistemas Android e IOS.

#ServiçosPúblicos 20/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp realiza serviços de iluminação pública

Em continuidade aos trabalhos de melhoria da rede de iluminação pública de Juazeiro do Norte, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp irá intervir em uma série de localidades durante esta semana. De acordo com a pasta, novas lâmpadas Led serão instaladas na Vila Três Marias.

Além disso, serão feitas melhorias na Zona Rural da cidade, nos sítios Barro Branco e Carás do Umari. Também está em execução a qualificação das luminárias que ficam nas proximidades da travessia urbana sobre o Riacho das Timbaúbas, popularmente conhecida como Ponte da Rui Barbosa.

#ServiçosPúblicos 19/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp retoma distribuição de mudas

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp retomou a distribuição gratuita de mudas de árvores, no domingo, 17, como parte da programação da Semana do Munícipio. Somente neste dia, foram entregues 135 mudas de maracujá, palmeira, mamão e goiaba.

Aqueles que desejarem retirar devem se dirigir à sede da Semasp, no Parque Ecológico das Timbaúbas levando documento de identificação com foto, comprovante de residência e indicativo do local em que a muda será plantada. Cada pessoa pode solicitar até três exemplares por mês.

Fotos: Thiago Sousa

#MeioAmbiente 15/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp promove distribuição de mudas neste domingo, 17

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp irá realizar a distribuição de mudas de árvores para população neste domingo, 17. A atividade será na praça Geraldo Sobreira Rocha, na Rua Vereador Antônio Braz, no bairro Limoeiro. A entrega será de 8h às 12h, e das 16h às 19h.

Além disso, serão entregues panfletos com os preceitos ecológicos do Padre Cícero, e realizadas ações educativas. Constam, ainda, na programação, a arborização de ruas e a requalificação da iluminação da praça que abrigará o ponto de distribuição.

As atividades fazem parte da Semana do Município, que se estenderá até o próximo dia 22.

#ServiçosPúblicos 06/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Iluminação da praça do Carás do Umari é renovada

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp iniciou nesta quarta-feira, 6, obras de renovação da iluminação da praça do Sítio Carás do Umari. O espaço terá todos os postes trocados, além de 28 novas luminárias Led que serão colocadas, todas com potência de 160 watts. A troca deve ser concluída nesta quinta-feira, 7.

As lâmpadas do tipo Led são escolhidas em virtude do seu alto poder de iluminação, e baixo consumo elétrico.

A população pode relatar problemas com iluminação pública a qualquer momento, seja pelo telefone 0800 006 1636, ou pelo aplicativo ‘Cidade Iluminada', disponível para Android e IOS.

#ServiçosPúblicos 04/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp reforça orientações sobre coleta de lixo

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp orienta que, para que a coleta de lixo domiciliar seja mantida em regularidade, tal qual é observado neste momento, é essencial que a população siga descartando os resíduos somente nos dias da passagem das equipes por cada bairro.

A pasta aconselha, também, que a população identifique o horário em que o recolhimento normalmente ocorre, a fim de evitar que os resíduos fiquem excessivamente expostos às intempéries. Os dias de coleta em cada bairro podem ser conferidos nas redes sociais do Município.

A Semasp informa, ainda, que continuam as ações de poda e capinação, em diversos pontos da cidade, bem como a pintura do meio-fio.

Fotos: Júnior Silva

#ServiçosPúblicos 04/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp realiza manutenção em pontos da rede de iluminação

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp está conduzindo ações de manutenção na rede de iluminação da cidade. Nesta segunda-feira, 4, a pasta interviu nos bairros Aeroporto, José Geraldo da Cruz, Tiradentes e Frei Damião.

Outros pontos serão atendidos a partir desta terça-feira, 5.

#MeioAmbiente 01/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp distribui quase mil mudas em junho

Ao longo do mês de junho, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos distribuiu e plantou um total de 942 mudas de árvores. De acordo com dados da pasta, foram distribuídas 759 exemplares. Por sua vez, outros 183 foram plantados em espaços da cidade, a fim de melhorar o paisagismo urbano.

A pasta mantém em funcionamento na sede da secretaria o Viveiro de Mudas, que cultiva espécies frutíferas e ornamentais. Atualmente interrompidas, as distribuições serão retomadas no final deste mês, durante a Semana do Município.

Foto: Carlos Lourenço

#ServiçosPúblicos 28/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Distribuição de mudas será suspensa em julho

A Secretaria de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Semasp informa que entre os dias 1° e 17 de julho a distribuição de mudas de árvores estará suspensa. De acordo com a pasta, a ação tem como objetivo renovar o Viveiro de Mudas, a fim de que o espaço possa retornar brevemente com todas as potencialidades.

O Viveiro permite a distribuição gratuita de mudas de árvores à população. Os espécimes que a pasta cultiva são ornamentais e frutíferas.

#JuaForró 21/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Catadores recolhem mais de 1 tonelada de resíduos sólidos durante o Juaforró

Durante os dias de Juaforró, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju atuou em parceria com os catadores de materiais recicláveis, e conseguiu recolher 1.170 quilos de resíduos sólidos. Segundo o órgão, nos cinco dias de evento, 26 catadores alternavam-se no recolhimento, garantindo que o parque estivesse continuamente sem acúmulo de lixo.

Apenas de garrafas pets e latas de alumínio foram reunidos mais de 700 quilos. A ação aconteceu por meio de parceria firmada entre a Amaju e as associações de representação dos catadores.

Maria Nei, gerente de Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva e Reciclagem da Amaju, detalha que o volume recolhido ultrapassa o que foi mensurado até o momento, pois os lojistas do local também estavam recolhendo.

#ServiçosPúblicos 20/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Feira de Fogos segue até o próximo dia 30

A Feira de Fogos de Juazeiro do Norte acontece até o próximo dia 30, no Parque Ecológico das Timbaúbas. O evento está reunindo 35 barracas, que funcionam diariamente das 7h às 18h.

Com ampla variedade de produtos, o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, Diogo Machado, lembra que a feira faz parte da cultura local, e que a garantia de sua realização é um compromisso constante da pasta.

Ele também pondera que este é o primeiro ano em que a feira conta com certificado de conformidade emitido pelo Corpo de Bombeiros.

Foto: Thiago Sousa

#ServiçosPúblicos 08/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp realiza novos serviços

Nesta quarta-feira, 8, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp está realizando serviços de capinação, poda de árvores e pintura de meio-fio. As ações acontecem no cruzamento da Avenida Carlos Cruz com Rua São Benedito, e na Avenida Ailton Gomes.

Intervenções da mesma ordem estão ocorrendo no entroncamento da Rua Lourdes Vitória com Ayrton Senna.

De acorco com a Pasta, a praça José Ilânio Couto Gondim também está passando por manutenção.

A Semasp reforça que atividades assim são realizadas diariamente, a fim de regularizar todas as demandas o mais breve possível.

#MeioAmbiente 03/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp realiza Semana do Meio Ambiente

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp irá realizar a partir deste domingo, 5, a Semana do Meio Ambiente. Na edição 2022, o evento terá como temática central: Nascentes preservadas, água garantida. A abertura contará com uma blitz educativa que acontecerá no cruzamento das avenidas Castelo Branco e Ailton Gomes, a partir das 8h.

De acordo com a organização, a atividade visa incluir a sociedade no debate de questões que tratam da preservação do patrimônio natural do país.

Confira a programação completa:

5/6, às 8h - Blitz Educativa - Importância da reciclagem na manutenção dos corpos d´agua

Local: Av. Ailton Gomes, cruzamento com a Av. Castelo Branco.

7h às 9h - Distribuição de mudas e sementes

Local: Igreja de Nossa Senhora das Candeias - Bairro Frei Damião

5/6 a 12/6, às 8h Lançamento do "Minuto ecológico"

Concurso Escolar - Painel educativo ecológico x urbano.

6/6 a 10/6 - Distribuição de mudas e sementes

Local: Parque Ecológico das Timbaúbas

8/6, às 8h : Curso - Recuperação de mata ciliar - Estudo teórico (6 horas) e Plantio (2 horas)

Local: Fundação Escola de Educação Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto.

Foto: Carlos Lourenço

#Educação 03/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Meio ambiente e sustentabilidade serão tema de conferência

Seguindo a programação de atividades desenvolvidas para a Semana do Meio Ambiente, na próxima segunda-feira, 6, será realizada uma conferência de meio ambiente e sustentabilidade promovida pelo o Instituto Monsenhor Murilo, em parceria com a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte.

O momento contará com palestras sobre mudanças climáticas e será realizado no Círculo Operário São José, a partir das 8h30min.

#ServiçosPúblicos 31/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Feira de Fogos de Juazeiro do Norte terá início nesta quarta-feira, 1°

A tradicional Feira de Fogos de Juazeiro do Norte retorna ao formato convencional depois de dois anos. O início das vendas ocorre nesta quarta-feira, 1°, a partir das 8 horas. Conforme a programação, a abertura oficial ocorre às 18 horas, com apresentações culturais e pequenos shows.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, serão 35 barracas distribuídas no interior do Parque Ecológico das Timbaúbas. Elas estarão no local durante todo o mês de junho.

Após todas as vistorias técnicas realizadas, a Feira de Fogos contará, pela primeira vez, com certificado de conformidade emitido pelo Corpo de Bombeiros.

Fotos: Josimar Segundo

#ServiçosPúblicos 30/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Garis participam do 1° Festival Cultural e Esportivo organizado pelo Município

Neste domingo, 29, a Prefeitura de Juazeiro do Norte organizou o 1° Festival Cultural e Esportivo dos Garis, em alusão ao Dia do Gari, comemorado no dia 16 de maio.

Cerca de 653 pessoas estiveram no evento. O intuito foi gerar um momento lúdico e de diversão, valorizando a figura destes profissionais, tão relevantes ao dia a dia da cidade.

A programação contou com aula de ritmos, em parceria com o Serviço Social do Comércio - Sesc, além de sorteios, shows musicais, prova de atletismo e futebol.

#ServiçosPúblicos 19/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Revitalização do Parque de Eventos é iniciada para o Juaforró 2022

A Prefeitura de Juazeiro do Norte dá início aos serviços de revitalização do Parque de Eventos Padre Cícero.

Estão sendo realizados trabalhos de capinação e o asfaltamento, visando preparar o espaço para o Juaforró 2022.

Os detalhes sobre o Juaforró serão apresentados à imprensa e à população juazeirense, de um modo geral, em breve, por meio de uma entrevista coletiva a ser promovida pela gestão municipal.

Fotos: Thiago Sousa

#ServiçosPúblicos 16/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp instala mais de 4 mil lâmpadas

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp vem realizando ações constantes de melhoria da rede de iluminação pública de Juazeiro do Norte. Até o momento a pasta já instalou 4.448 novas lâmpadas, sendo a grande maioria do tipo Led, com maior potência de iluminação e menor grau de consumo.

Apenas em 2022, a pasta já efetivou a manutenção em mais de 800 pontos, alcançando praticamente todos os bairros da cidade. Além das trocas de lâmpadas, as equipes da secretaria também realizam constantes extensões de rede, a fim de garantir a ampliação da área atendida.

Problemas com iluminação podem ser relatados a qualquer momento, através do telefone: 0800 006 1636 ou pelo aplicativo ‘Cidade Iluminada'.

#ServiçosPúblicos 11/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp corrige iluminação em diversos pontos da cidade

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp está realizando nesta quarta-feira, 11, manutenção na rede de iluminação da cidade. De acordo com a pasta, as intervenções estão sendo realizadas em diversos pontos, incluindo a Avenida Castelo Branco, próximo ao cruzamento com a Avenida Radialista Coelho Alves.

Problemas com iluminação podem ser relatados através do telefone 0800 006 1636, e pelo aplicativo ‘Cidade Iluminada', disponível para Android e IOS.

#ServiçosPúblicos 10/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp esclarece sobre fiscalização de ordenamento do espaço público

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp esclarece que as ações comandadas por sua fiscalização cotidiana tem como único objetivo garantir o seguimento da legislação vigente. Ressalta-se que entre as ações delegadas à pasta está o acompanhamento da ocupação do espaço público, bem como o seu ordenamento, assegurando que comerciantes, consumidores e pedestres consigam dispor de modo adequado dos ambientes da cidade.

Nessa linha, a Semasp reitera que as atividades de fiscalização não buscam coibir o trabalho de ambulantes ou usuários de trailers, por exemplo. As ações agem exclusivamente na organização dos locais, a fim de garantir que calçadas e praças agreguem da melhor maneira possível todas as suas potenciais atividades.

#MeioAmbiente 09/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp distribui mudas de árvores

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp mantém a distribuição de mudas de árvores. Atualmente, a pasta está entregando mudas de açaí, caju, goiaba, mamão, manga, pitomba, tamarindo, além de flamboyant, flamboyant mirim e oliveira.

Os interessados devem se dirigir até a sede da Semasp, no Parque Ecológico das Timbaúbas, portando documentos de identificação e comprovante de residência. Cada pessoa pode retirar no máximo três mudas por mês.

Foto: Carlos Lourenço

#ServiçosPúblicos 04/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp conclui iluminação de praça do bairro Triângulo

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp finalizou a qualificação da praça que fica na Rua Eduardo Mclain, no bairro Triângulo. De acordo com a pasta, foram colocados 9 postes, além de 18 luminárias do tipo Led, mais econômicas e com maior potencial de irradiação.

Diogo Machado, titular da Semasp, detalha que a fiação subterrânea também foi integralmente refeita. No espaço ainda foi instalada iluminação artística nas árvores que compõem o ideal paisagístico do local.

#ServiçosPúblicos 26/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp corrige iluminação de praça do bairro Triângulo

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp corrigiu a iluminação da praça que fica na rua Eduardo Mclain, no bairro Triângulo. O local recebeu nove postes, e novas lâmpadas do tipo Led, mais econômicas e com maior potencial de irradiação. Algumas árvores também receberam iluminação decorativa.

Na manhã desta terça-feira, 26, a Semasp também conduziu a correção da rede de iluminação pública da Rua Expedita Justino da Silva, no bairro Aeroporto.

Na última semana equipes do setor de iluminação também atuaram na Praça da Promessa, no bairro Novo Juazeiro, onde foram colocadas 22 novas luminárias.

A pasta reitera que a população pode apontar falhas na iluminação da cidade pelo aplicativo ‘Cidade Iluminada', e pelo telefone 0800 006 1636.

#ServiçosPúblicos 20/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp qualifica iluminação no bairro São José

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro -Semasp segue com ações de qualificação da rede de iluminação. Nesta quarta-feira, 20, a pasta está realizando a correção na Rua José Romeiro Feijoeiro, no bairro São José. Durante o período da tarde, equipes de correção estarão na Avenida Leão Sampaio, a fim de repor um cabo de rede que foi recentemente rompido no local.

Segundo a Semasp já foram instaladas mais de 4 mil novas lâmpadas, majoritariamente do tipo Led. A pasta também reforça que problemas na rede de iluminação podem ser relatados por meio do aplicativo ‘Cidade Iluminada', ou pelo telefone 0800 006 1636.

#ServiçosPúblicos 18/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp reforça orientações sobre a coleta de lixo

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp observa que a parceria com a população é fundamental para que a cidade permaneça limpa. Nessa linha, reforça as orientações para que os resíduos sejam colocados no local de recolhimento apenas nos dias em que a coleta está programada.

A Semasp salienta que este trabalho é essencial para evitar que as chuvas tragam impactos para o cotidiano urbano, já que o acúmulo de lixo nas ruas tende a ser levado pelas águas, dificultando a ação da rede de drenagem.

O cronograma de coleta segue inalterado, e pode ser acessado através das redes sociais da Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Foto: Júnior Silva

#ServiçosPúblicos 13/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp reforma praça do bairro Horto

Em continuidade às ações de preparação para a Semana Santa, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro -Semasp realizou a reforma da praça que fica na subida do Horto do Padre Cícero. A pasta realizou uma ampla limpeza do local, além de cuidados com os canteiros e a pintura.

#ServiçosPúblicos 11/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp corrige iluminação em praça do bairro Tiradentes

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp renovou os postes da praça da Capela São Pedro Apóstolo, no bairro Tiradentes. A pasta instalou seis novos postes de doze metros. Além disso foram colocadas 20 novas luminárias de 160 watts, todas do tipo led, mais econômicas e com maior potencial de irradiação.

A nova fiação foi feita de modo subterrâneo, com intuito de assegurar maior durabilidade e segurança.

A Semasp lembra que problemas com iluminação pública podem ser relatados através do aplicativo Cidade Iluminada, disponível para Android e IOS, e também por meio do telefone 0800 006 1636.

#ServiçosPúblicos 08/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município define ações para Semana Santa

A Prefeitura de Juazeiro definiu, em reunião realizada nesta sexta-feira, 8, as ações de suporte à programação da Semana Santa 2022. A municipalidade não irá produzir programação própria, vai integrar-se às atividades já realizadas pela igreja católica e populares. Diversas secretarias estavam representadas no encontro.

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp já realizou a troca de lâmpadas, capinação, pintura de meio-fio, poda de árvores e limpeza da Avenida Leandro Bezerra, que dá acesso ao Horto do Padre Cícero. A Secretaria de Infraestrutura - Seinfra concretizou a manutenção do calçamento da subida do Horto.

A Secretaria de Saúde - Sesau vai disponibilizar ambulâncias e equipe de saúde nas proximidades da estátua do Padre Cícero e na Pedra do Joelho. Já a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania - Sesp irá garantir reforço de agentes da Guarda Civil Metropolitana nos locais de maior visitação. A Polícia Militar também esteve representada na reunião, e irá ampliar a segurança na ladeira do Horto.

Entre as ações programadas está a edição de um decreto municipal que irá trazer orientações sobre o consumo e comércio de bebidas alcoólicas nos locais de maior peregrinação religiosa.

#ServiçosPúblicos 01/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp amplia iluminação do bairro Horto

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro- Semasp está qualificando e ampliando a rede de iluminação do bairro Horto. As intervenções estão ocorrendo nas proximidades da Escola de Ensino Médio Alaíde Silva Santos. Os pontos instalados são de lâmpadas Led, mais econômicas e com maior capacidade de irradiação.

A população pode comunicar problemas com a iluminação pública através do telefone: 3199-0384, ou pelo aplicativo ‘Cidade Iluminada'.

#MeioAmbiente 30/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp reforça orientação quanto à podas de árvores

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp reforça que a população busque podar as árvores sem danificá-las. A pasta também lembra que o contrato de poda com a empresa de limpeza urbana diz respeito às áreas públicas, como canteiros centrais, praças e prédios da administração. Portanto, as podas em locais privados devem ser realizadas pelo ente privado, bem como a destinação final do resíduo da poda.

A Semasp alerta que caso sejam identificadas situações em desacordo com as previstas, os responsáveis podem ser autuados.

#ServiçosPúblicos 23/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp conclui recuperação de monumento da praça do Socorro

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp finalizou nessa terça-feira, 23, a recuperação do monumento em homenagem ao Padre Silvino, na praça do Socorro.

A pasta reconstruiu integralmente a base que sustenta o busto. Já a imagem do pároco foi renovada, pois a antiga estava com marcas profundas de desgaste. O novo busto tem tons de bronze e foi reinstalado como parte das comemorações da Semana Padre Cícero.

#ServiçosPúblicos 23/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp realiza ordenamento do espaço público para festa do bolo do Padre Cícero

Agentes do setor de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp estão realizando a organização dos espaços próximos ao Largo da Capela do Socorro, local em que será realizada a partilha do bolo do Padre Cícero, na noite deste dia 23.

A pasta está organizando as barracas que estão no local, e manterá fiscais durante toda esta quarta-feira, a fim de assegurar que as festividades transcorram dentro do ordenamento programado.

#ServiçosPúblicos 23/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp reforça equipe de limpeza para festa do Padre Cícero

Em decorrência do aumento de demanda, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp vai manter uma equipe fixa de varrição e coleta de resíduos durante as festividades da partilha do bolo do Padre Cícero, que ocorre a partir das 19 horas desta quarta-feira, 23, no largo da Capela do Socorro.

Além disso, durante os últimos dias, a pasta realizou pintura de meio-fio, poda e capinação dos espaços que abrigam momentos da festa. Essas ações são concretizadas em parceria com a atual empresa responsável pelos serviços de limpeza pública municipal.

#animais 22/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro do Norte realiza campanha de adoção responsável de animais

Se você busca um animal de estimação para alegrar os seus dias, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Juazeiro pode ajudar! O órgão está realizando uma campanha de adoção de cães e gatos. Os pets disponíveis passaram pelo crivo dos veterinários, estão saudáveis, vermifugados, examinados e agora aguardam um novo lar.

Além de cuidar do controle de doenças, o Centro de Zoonoses desenvolve ações educativas e de conscientização sobre a adoção responsável de animais.

Os interessados em adotar, devem comparecer ao órgão, situado na Avenida Tenente Raimundo Rocha, Bairro Lagoa Seca.

#ServiçosPúblicos 21/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura reinaugura Feira Livre do Mercado do Pirajá

Nesse domingo, 20, o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, reinaugurou a feira livre do Mercado do Pirajá, popularmente conhecida como Feira do Feijão. O espaço passou a funcionar de modo integrado ao mercado, permitindo que a rua, que anteriormente abrigava os comerciantes, fosse liberada.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp que, juntamente com os permissionários do local, conseguiu ordenar o espaço e reformar as barracas. Ao todo, 64 comerciantes foram integrados.

A Rua Otávio Aires, que abrigava a feira, passou por processo de recuperação asfáltica e teve a iluminação reforçada.

A reinauguração contou com apresentações musicais, e fez parte das atividades de início da Semana Padre Cícero.

Fotos: Thiago Silva

#MeioAmbiente 21/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp inicia Festa Anual das Árvores

Na manhã desta segunda-feira, 21, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp deu início à Festa Anual das Árvores. A solenidade de abertura foi marcada pela presença dos Agentes Jovens Ambientais (AJA), que atuam na pasta por meio de um programa do Governo do Estado. A programação vai até o próximo sábado, 26.

Os participantes foram recepcionados na sede da secretaria, e dialogaram com a diretora da Escola Ambiental, Tânia Pinheiro, sobre a necessidade de preservação e cuidado ambiental.

Na oportunidade, foram feitos uma trilha pelo Parque Ecológico das Timbaúbas e o arremesso de sementes a fim de reforçar as espécies existentes na área. Foram arremessadas sementes de timbaúba, juazeiro e jaca. Ainda foram plantadas três mudas de ipê branco e duas de caju.

#MeioAmbiente 17/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp orienta população a evitar podas drásticas nas árvores

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp orienta que a população evite podar as árvores por conta própria, pois, este tipo de ação pode acabar danificando a estrutura da árvore, limitando sua capacidade benéfica.

A pasta explica que os serviços de poda estão incluídos nas atividades de limpeza pública, assim, a população pode reportar as situações de necessidade, e os locais indicados serão incluídos na lista de execução da empresa contratada para os serviços.

As necessidades podem ser repassadas à Semasp através do telefone: 3199-0384.

#MeioAmbiente 17/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp promove Semana da Árvore

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp promove, entre os dias 21 e 26 de março, a Semana da Árvore. O evento vai debater a necessidade de preservar o Meio Ambiente, especialmente o bioma Caatinga, nativo da região.

A iniciativa conta com a parceria da Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, e as secretarias de Educação, e Estadual de Meio Ambiente. A programação abrange palestras e distribuição de mudas.

Confira programação:

Segunda-feira, 21

8h - Solenidade de abertura do evento

Local: Parque Ecológico das Timbaúbas.

14h30 - Discussão em Grupo (GD) - Árvores Nativas da Caatinga e Desertificação

Local: Escola Maria de Lourdes Lopes.

Terça-feira, 22

14h30 - Discussão em Grupo (GD) - Recuperação de Áreas Degradadas e Árvores Nativas do Ceará

Local: Escola Mario Bem.

15h - Live - Árvores Nativas do Ceará: a Caatinga, com o Palestrante João Batista, diretor da União dos Protetores dos Animais e Meio Ambiente (Upama).

Quarta-feira, 23

9h - Live - Impactos Ambientais na Chapada do Araripe, com a Palestrante Nívia Raquel Oliveira Alencar, Mestrado em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Sergipe, professora no Instituto Centec.

14h30 - Discussão em Grupo (GD) - Conhecendo Árvores Nativas do Ceará e Propagando Espécies

Local: Escola Izabel da Luz.

Quinta-feira, 24

9h - Arborização com Distribuição de Mudas e Homenagem ao Aniversário do Padre Cícero

Local: Memorial Padre Cícero

Sexta-feira, 25

16h - Plantio de árvores com Ação de Educação Ambiental: troque seu rejeito por mudas nativas

Local: Praça do Giradouro

Sábado, 26

8h - Solenidade de Encerramento com plantio de mudas

Local: Bosque da Memória - Margens do Riacho das Timbaúbas.

Foto: Carlos Lourenço

#ServiçosPúblicos 16/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp atua na desobstrução de vias após chuvas

Durante a manhã desta quarta-feira, 16, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp está agindo na liberação de vias que foram impactadas pelas chuvas dos últimos dias. As ações estão atendendo às principais avenidas da cidade, em seguida serão direcionadas ao interior de cada bairro.

Segundo a pasta, algumas árvores cederam em virtude das precipitações. O titular da Semasp, Diogo Machado, está acompanhando pessoalmente as atividades e informou que, em caso de árvores em situação de emergência, as pessoas devem informar ao órgão, através do telefone: 3199-0384.

#ServiçosPúblicos 10/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp realiza ação integrativa com permissionários da Feira Livre do Pirajá

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços - Semasp Públicos de Juazeiro realizou uma atividade de integração com os permissionários da Feira Livre que funcionava na Rua Otávio Aires, ao lado do Mercado do Pirajá. Todos os 62 feirantes estão sendo integrados ao mercado.

O encontro aconteceu no Auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest, e serviu para encaminhamentos finais sobre a mudança. Além disso, o setor de Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, orientou quanto ao manuseio adequado de alimentos.

O momento contou, ainda, com apresentação teatral do artista Marcos Sachiell e sorteios de brindes, que foram doados por parceiros da Semasp.

Estiveram no evento, o secretário Executivo da Semasp, Carlos Alves, a secretária de Articulação, Josineide Lima, e o ordenador de Espaços Públicos, Kaio César.

#ServiçosPúblicos 10/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Feira Gastronômica do Marquise Branca será reaberta neste sábado, 12

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp vai reabrir a Feira Gastronômica que acontece na praça do Teatro Marquise Branca, no bairro Salesianos. A reabertura será neste sábado, 12, a partir das 19 horas, e contará com diversos trailers e barracas, apresentando um vasto cardápio aos frequentadores.

Carlos Alves, secretário Executivo da Semasp, adianta que a praça do teatro está recebendo algumas requalificações como pintura e organização do espaço. O objetivo é que a feira passe a acontecer todos os finais de semana.

#ServiçosPúblicos 08/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp realiza manutenção em rede de iluminação do bairro Frei Damião

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp estão realizando a manutenção da rede de iluminação da na Rua Manoel Tavares Lopes, no bairro Frei Damião.

Também está sendo averiguada a necessidade de instalação de novos pontos de iluminação, alguns já sendo colocados de modo imediato.

A população pode apontar problemas na rede de iluminação pelo telefone 0800 006 1636 e pelo aplicativo ‘Cidade Iluminada'.

A pasta também realizou intervenções de limpeza urbana no bairro.

#animais 02/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro do Norte inicia identificação de animais de rua através de chip

É do Centro de Controle De Zoonoses o primeiro animal de rua a ser microchipado após a castração em Juazeiro do Norte.

Clotilde, uma cadela que chegou ao órgão para realizar o teste leishmaniose e obteve resultado negativo. Porém, ela sofria com um câncer e vivia nas ruas quando foi acolhida, recebeu tratamento adequado e agora, após a recuperação, está livre de cios e crias indesejadas.

A implantação de chips em animais de rua está sendo executada através de uma parceria entre a Organização Não Governamental Pet Social Patinhas de Rua, por meio de uma emenda parlamentar proposta pelo Deputado Federal Célio Studart.

O município presta apoio logístico para alguns animais capturados pelo CCZ e também para alguns protetores de animais, além de promover ações em prol do bem-estar animal.

#MeioAmbiente 24/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeito de Juazeiro participa da cerimônia de entrega do Selo Município Verde

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, participou da entrega do Selo Município Verde, nesta quinta-feira, 24. O evento, promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente- SEMA, ocorreu no Parque do Cocó, em Fortaleza.

O selo considera o desenvolvimento de boas práticas na gestão ambiental, além do comprometimento de gestores para com a efetivação de políticas de cuidado e preservação do meio ambiente.

Ao todo foram premiadas 22 cidades. Cada uma recebeu um computador para ser utilizado nas secretarias de meio ambiente, a fim de facilitar processos internos e administrativos.

O prefeito destacou a relevância de agir propositivamente para geração de espaços de conservação e ampliação do bem-estar social. Nessa linha, o gestor pondera que o cuidado com o meio ambiente é indispensável.

O evento contou com a presença do titular da SEMA, Artur Bruno.

#ServiçosPúblicos 22/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp orienta quanto ao descarte de resíduos sólidos

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp reforça a orientação para o descarte dos resíduos sólidos, observando que a população deve sempre atentar para os dias e horários da coleta. A pasta frisa que esse cuidado torna-se essencial durante o período chuvoso, pois o acúmulo de lixo nas vias tende a ser levado pelas águas das chuvas, concentrando-se na rede de drenagem.

Os dias de coleta em cada bairro da cidade podem ser conferidos nas redes sociais da Prefeitura de Juazeiro.

#ServiçosPúblicos 16/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município realiza 600 castrações

Através do projeto Castramóvel, o Município de Juazeiro do Norte já realizou 600 castrações em animais de tutores em vulnerabilidade socioeconômica. As intervenções foram realizadas entre abril de 2021 e o início deste mês de fevereiro.

Segundo a Coordenadoria de bem-estar animal, atualmente, são registradas em média 60 castrações mensais. O objetivo é que este número seja ampliado, à medida que novos cadastros sejam feitos. Os interessados devem procurar a sede da Semasp, no Parque Ecológico das Timbaúbas, com documento de identificação com foto, comprovante de residência e número do NIS .

Diogo Machado, titular da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, salienta que o convênio com o Centro Universitário Leão Sampaio será renovado, assim, o projeto poderá seguir funcionando normalmente. Ele endossa, ainda, que novas atividades estão sendo planejadas, a fim de garantir a correta aplicação de recursos de emenda parlamentar recebida por meio de repasse do Deputado Federal Célio Studart.

#ServiçosPúblicos 16/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município debate criação de aplicativo para denunciar maus-tratos com animais

Em reunião realizada nesta quarta-feira,16, integrantes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro, Departamento Municipal de Trânsito e do Gabinete do Prefeito discutiram a possibilidade de criação de um aplicativo para facilitar denúncias de maus-tratos com animais. A ferramenta oferecerá diversas possibilidades de denúncia, otimizando as ações de atendimento e socorro.

Durante o encontro foi apresentado um protótipo, que será melhorado e aperfeiçoado para futura liberação. Segundo Joana Darc Fagundes, coordenadora de Bem-estar animal, o equipamento também irá integrar organizações de defesa animal, buscando interligá-las com o município, além de facilitar o contato dessas organizações com pessoas que desejem realizar adoções.

O aplicativo também deve conter um espaço exclusivo para educação e legislação, a fim de conscientizar a população local quanto à relevância do tema.

Estiveram, ainda, na reunião, a primeira-dama, Sandra Cavalcante, o titular da Semasp, Diogo Machado, o analista de sistemas, Jefferson David Ferreira, e Josineide Lima, secretária de Articulação do prefeito. Participaram, também, Cláudia Barbosa e Ítalo Menezes, representantes do Demutran.

#ServiçosPúblicos 15/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município debate melhorias no Mercado Central com permissionários

Medidas necessárias para melhor funcionamento do Mercado Central de Juazeiro foram a pauta de encontro entre o secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Diogo Machado, e permissionários. A reunião ocorreu nessa segunda-feira, 14, nas dependências do próprio mercado.

Conforme o secretário, algumas providências já estão em andamento. Outras, como as adequações de segurança recomendadas pelo Ministério Público, devem ser feitas em parceria com os comerciantes, sem prejuízo a nenhum deles.

O secretário Executivo da Semasp, Carlos Alves, ponderou que, desde o ano passado, a pasta vem realizando pequenas reformas em todos os mercados públicos, a fim de qualificar os espaços.

Também estiveram presentes o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Wagner Alves, e a diretora de Comércio e Serviços da pasta, Helena Oliveira.

#MeioAmbiente 14/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp continua distribuição de mudas

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp segue com a distribuição de mudas de árvores. Os interessados devem se dirigir ao Parque Ecológico das Timbaúbas, das 8h às 17 horas. É necessário levar documentos de identificação com foto, comprovante de residência e a indicação do local em que a muda será plantada. Cada pessoa pode retirar no máximo três exemplares por mês.

Diogo Machado, titular da Semasp, ressalta que este trabalho auxilia na arborização da cidade, e lembra que em 2021 a pasta distribuiu cerca de 4 mil mudas.

#ServiçosPúblicos 10/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Aplicativo identifica problemas na iluminação pública em Juazeiro

O município está disponibilizando para os juazeirenses o aplicativo ‘Cidade Iluminada'. O programa otimiza as solicitações quanto aos problemas na rede de iluminação pública.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, o aplicativo, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, permite que a empresa responsável pela correção seja automaticamente notificada, agilizando a correção.

Problemas com a iluminação pública em Juazeiro também podem ser relatados por meio do telefone 0800 006 1636.

#ServiçosPúblicos 01/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp informa novo número de telefone

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp informa que está com novo número de telefone. O contato com a pasta deve ser feito pelo número 3199-0384. O atendimento é realizado em horário comercial, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

#MeioAmbiente 28/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp e Seinfra reforçam orientação quanto ao descarte de resíduos sólidos

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp e a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra orientam a população quanto à relevância de evitar descartar resíduos sólidos em dias em que não há coleta. O lixo jogado na rua tende a se acumular na rede de drenagem, diminuindo a sua capacidade de vazão, e gerando prejuízos diante de precipitações mais volumosas.

A Semasp reitera que o serviço de coleta segue normalmente, e que os dias de recolhimento são os mesmos do cronograma praticado anteriormente.

#ServiçosPúblicos 27/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Secretários debatem melhorias com permissionários do Mercado do Pirajá

Representantes das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, Infraestrutura - Seinfra e Segurança Pública e Cidadania - Sesp, de Juazeiro, realizaram uma visita ao Mercado do Pirajá, nesta quinta-feira, 27.

Segundo Diogo Machado, titular da Semasp, o objetivo foi conversar com os permissionários sobre melhorias para o local. Ele ressalta que este contato é fundamental para equilibrar as mudanças, encontrando um ponto comum entre a gestão e os trabalhadores.

Diogo acrescenta que a visita também teve como objetivo dar segurança aos permissionários que, atualmente, estão ocupando o canteiro central da Avenida Ailton Gomes. Estes, em breve, serão realocados no terreno do antigo posto Mauro Malzoni, que vem recebendo um conjunto de intervenções qualitativas.

Também estiveram presentes o titular da Sesp, Doriam Lucena, o secretário executivo da Seinfra, Boaz David, o vereador Rafael Nascimento, e o ordenador de espaços públicos da Semasp, Kaio César .

#ServiçosPúblicos 27/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp promove dedetização nos mercados públicos da cidade

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp está realizando dedetização em todos os mercados públicos da cidade. De acordo com a pasta, são oito localidades recebendo o serviço. Nesta quinta-feira, 27, passam pela ação, o Mercado do Peixe, no bairro João Cabral, e o Mercado Senhora Santana, no bairro Salesianos.

Carlos Alves, secretário Executivo da Semasp, explica que a ação visa dar maior segurança sanitária aos permissionários e consumidores. Ele lembra que as dedetizações acontecem de modo contínuo.

Foto: Thiago Sousa

#ServiçosPúblicos 26/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp reforça fiscalização dos espaços públicos no período de romaria

Agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp coordenarão os espaços públicos durante a Romaria de Candeias. A festa religiosa acontece do próximo dia 29 ao dia 2 de fevereiro.

A fiscalização vai agir para evitar aglomerações, além de orientar quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras e da prática do distanciamento social.

Também serão instalados totens de álcool gel em pontos que costumam concentrar a maior quantidade de romeiros.

A Secretaria recomenda que os atos de devoção se façam, quando possível, de modo doméstico ou restrito a um pequeno número de pessoas.

#MeioAmbiente 25/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp distribui mais de 4 mil mudas de árvores

A Coordenadoria do Viveiro de Mudas, juntamente com a Gerência do Parque Ecológico das Timbaúbas, distribuíram e plantaram 4.051 mudas de árvores, em Juazeiro do Norte, em 2021.

De acordo com os órgãos da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, foram entregues direto à população, aproximadamente 2.680 mudas, além de outras mil que foram repassadas por meio de parceria junto ao Centro Universitário Leão Sampaio. Outras 370 mudas de árvores foram plantadas pela própria pasta em diversos pontos da cidade, melhorando o paisagismo urbano.

A distribuição continua acontecendo e os interessados devem se dirigir ao Parque Ecológico portando documentos de identificação, comprovante de residência e indicação do local em que as mudas serão plantadas. Cada pessoa pode adquirir até três exemplares por mês.

#ServiçosPúblicos 20/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município instala quase 4 mil novas lâmpadas

As atividades de manutenção e ampliação da rede de iluminação pública de Juazeiro do Norte foram intensificadas durante o ano de 2021. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp foram 3.820 novos pontos de iluminação. Deste total, 77,4% tratam-se de lâmpadas do tipo Led, mais econômicas e com maior potencial de irradiação. Esse percentual corresponde a um montante de 2.955 equipamentos instalados.

Além disso, durante o ano de 2021, a pasta realizou um total de 13.421 ações corretivas em vários pontos da cidade. De acordo com Danilo Bezerra, gerente de Iluminação da Semasp, as intervenções alcançaram todos os bairros juazeirenses, incluindo, também, a Zona Rural. Danilo ressalta que, somente na área rural, 684 pontos foram corrigidos.

Qualquer problema com a rede pública de iluminação pode ser informado pelo aplicativo ‘Cidade Iluminada', disponível para Android e IOS. E também pelo 0800 006 1636.

#ServiçosPúblicos 19/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp realiza manutenção no canteiro central da Avenida Ailton Gomes

Agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp estão realizando, nesta quarta-feira, 19, a capinação de diversos pontos da Avenida Ailton Gomes, especialmente da área que compreende o canteiro central da via.

De acordo com a Secretaria, as ações serão ampliadas para outras áreas.

#MeioAmbiente 18/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município recolhe mais de 130 toneladas de pneus para reciclagem

Através de uma ação integrada entre a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp e a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, em parceria com cooperativa Reciclanip, o município conseguiu recolher e encaminhar para reciclagem um total de 131 toneladas de pneus, somente no ano de 2021.

A unidade de reciclagem é de Feira de Santana, na Bahia, e recebe os materiais do município sempre que existe um volume considerável para recolhimento, geralmente uma vez por mês. Nesta terça-feira, 18, realizaram a coleta de cerca de 30 toneladas de pneus.

De acordo com Brenda Sá, gerente de resíduos sólidos da Amaju, a reciclagem, além de assegurar a retirada desses materiais do meio ambiente, é fundamental para combater a proliferação de transmissores de doenças, como o mosquito da dengue. Ela acrescenta, ainda, que em 2021, houve um aumento de 64% na quantidade de pneus retirados no espaço urbano local.

#MeioAmbiente 10/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp retoma distribuição de mudas de árvores

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp está retomando a distribuição de mudas de árvores. Estão disponíveis espécies frutíferas e ornamentais. As mudas estão acessíveis a qualquer cidadão, limitando-se a três exemplares por pessoa. A retirada é feita na sede da Semasp, no Parque Ecológico das Timbaúbas.

Os interessados em receber as mudas devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência e indicação do local em que a muda será plantada.

As espécies e quantidades disponíveis, no momento, são:

Caju - 532 mudas

Flamboyant Mirim - 300 mudas

Jatobá - 202 mudas

Mamão - 289 mudas

Maracujá - 303 mudas

Pitomba - 336 mudas

Tamarindo -131 mudas

Timbaúba - 287 mudas

#animais 10/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp apresenta experiência do Castramóvel em evento de Nova Olinda

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp apresentou a experiência do Castramóvel na cidade de Nova Olinda, durante o final de semana. A ação foi desenvolvida pelo projeto Lilica, que atua na cidade há cinco anos.

Segundo Joana Darc Fagundes, coordenadora do Bem-estar animal, foi explicado como o projeto municipal foi estruturado e como o equipamento vem sendo utilizado. Joana destaca a relevância deste tipo de interação entre cidades, essencial para ampliar experiências bem sucedidas.

Carlos Alves, secretário executivo da Semasp, também esteve no evento.

O castramóvel está em operação em Juazeiro do Norte desde abril do ano passado, já tendo concretizado mais de 400 procedimentos de castração.

#Limpeza 07/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município finaliza análise das propostas para licitação da limpeza pública

O setor de Licitações finalizou nessa quinta-feira, 6, a fase de análise e julgamento das propostas que estavam habilitadas para concorrência na licitação da limpeza pública de Juazeiro do Norte. Segundo o documento avaliativo, a proposta dotada de menor preço e atendendo a todos os requisitos expressos em edital foi apresentada pela M.M Locações e Serviços Eireli. A empresa indicou valor mensal de R$ 2.169.347,30.

De acordo com a Procuradoria Municipal, a partir de agora, está aberto o período de recursos, que se estende por cinco dias úteis. Finalizado este prazo e não havendo nenhuma ação procedente, a empresa destacada será convocada a assinar o contrato, iniciando os trabalhos de modo imediato. A Procuradoria informa, também, que, de princípio, o contrato terá duração de doze meses, podendo haver prorrogação.

Diogo Machado, titular da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, responsável pela gestão do contrato, afirma que a pasta se manterá vigilante junto à nova empresa. Ele acrescenta que isso será feito para assegurar a qualidade do serviço prestado, além da garantia de adequadas condições de trabalho para os funcionários da limpeza pública, evitando situações vistas em outros momentos.

Destaca, por fim, que o valor cobrado pela empresa vencedora significa mais uma redução no volume financeiro deste contrato. Atualmente, o município gasta cerca de R$2.4 milhões mensais em limpeza pública, e com a nova empresa se observará uma diminuição de quase R$300 mil por mês.

#ServiçosPúblicos 06/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp e Seinfra orientam sobre descarte de resíduos

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, juntamente com a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra, orientam que a população evite descartar resíduos em terrenos baldios e na rua. As pastas aconselham que a população busque colocar o lixo na rua somente nos dias de coleta, se possível próximo do horário que a empresa de recolhimento costuma trafegar por aquela rota.

As secretarias salientam que o acúmulo indevido de lixo nas vias é um fator complicador, sobretudo no período chuvoso. As águas tendem a levar estes materiais para a rede de drenagem, prejudicando o escoamento e gerando alagamentos em diversos pontos da cidade.

#Limpeza 27/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município de Juazeiro abre propostas da licitação de limpeza pública

Durante a manhã desta segunda-feira, 27, o município de Juazeiro do Norte abriu as propostas habilitadas para concorrência da licitação de limpeza pública municipal. Segundo Uelton Cardoso, presidente da Comissão Permanente de Licitação, das 40 propostas recebidas, 34 estavam habilitadas. Ele disse que, a partir de agora, será feita a conferência das propostas, observando a adequação de cada uma ao que é previsto em edital.

O presidente da Comissão afirmou que a previsão inicial é que a empresa vencedora seja conhecida até a próxima quinta-feira, 30.

A abertura dos envelopes foi acompanhada por vereadores, incluindo o presidente do legislativo, Willian Bazilio, que endossou que a atividade demonstra o compromisso da Câmara em trabalhar pela cidade. Afirmou, também, que isso evidencia a transferência das ações públicas.

O procurador municipal, Walberton Carneiro, informou que a perspectiva é que após a divulgação do resultado final, em até 15 dias, a nova empresa esteja assumindo a gestão dos resíduos sólidos na cidade. Ressaltou, ainda, que o Município fiscalizará os serviços para que a empresa vencedora pratique o que está expresso em contrato.

A abertura dos envelopes foi acompanhada por licitantes, representantes da imprensa, além de Genilda Ribeiro, ordenadora de despesas da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, e Madson Vagner, secretário especial de Comunicação.

Fotos: Carlos Lourenço

#ServiçosPúblicos 23/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Mercado Central de Juazeiro terá funcionamento alterado no dias de Natal e Ano Novo

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp informa que, durante os feriados de Natal e Ano Novo, o Mercado Central da cidade terá funcionamento diferenciado.

Apenas o açougue funciona neste sábado 25, e no próximo, dia 1° de janeiro. As outras áreas estarão fechadas.

Os demais mercados públicos funcionam normalmente.

Foto: Thiago Sousa

#ServiçosPúblicos 22/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Feira livre da rua Santa Luzia funciona em horário especial durante Natal e Ano novo

A tradicional Feira Livre da Rua Santa Luzia, no centro de Juazeiro, funcionará em dias diferentes durante o período de Natal e Ano Novo.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, a feira, que normalmente acontece aos sábados, será antecipada para a sexta-feira. Assim, nesta semana, os consumidores devem ir à feira da Rua Santa Luzia nesta sexta-feira, 24, e na semana que vem, também na sexta, dia 31.

Foto: Thiago Souza

#SeleçãoPública 20/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp suspende processo seletivo de contratados

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp informa que o processo seletivo para contratação de servidores está suspenso. De acordo com a pasta, a ação foi orientada pela Procuradoria do Município e leva em consideração diretrizes indicadas pelo Ministério Público.

A Semasp comunica, ainda, que todas as entrevistas agendadas estão desmarcadas. Novos encaminhamentos serão publicizados posteriormente.

#ServiçosPúblicos 20/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp distribui brinquedos em ação do Natal Solidário

Nesta segunda-feira, 20, agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp distribuíram os brinquedos arrecadados na campanha 'Natal Solidário'. A campanha arrecadou 101 brinquedos em troca de mudas de árvores. Eles foram distribuídos entre as crianças da Creche Professora Maria Conceição Ribeiro de Sousa, no bairro Frei Damião.

A atividade foi coordenada pela diretoria de Meio Ambiente da Semasp. Giovanni Freitas, gerente do Parque Ecológico, destacou a ação como única advinda de uma atividade socioambiental.

A creche também foi agraciada com o certificado de reconhecimento socioambiental.

Fotos: Carlos Lourenço

#SeleçãoPública 17/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp divulga calendário de entrevistas de processo seletivo de contratados

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp realiza as entrevistas previstas no edital de seleção de contratados para a pasta, desta segunda-feira, 20, até a quarta-feira, 22. A pasta esclarece que o cronograma final sofreu alterações devido a necessidades internas de organização.

De acordo com o novo cronograma, o resultado das entrevistas deve ser divulgado no próximo dia 28. Já os recursos podem ser submetidos no dia 29. A previsão para o resultado final e início das convocações é o dia 30.

No arquivo a seguir estão listados os dias, horários e salas que cada candidato deverá realizar a entrevista. Todas ocorrerão na sede da Semasp, no Parque Ecológico das Timabúbas. O uso de máscaras é obrigatório e todos devem portar documento oficial com foto.

#MeioAmbiente 17/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Aplicativo que identifica a flora do Parque Ecológico das Timbaúbas é disponibilizado

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, juntamente com a Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, e em parceria com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, unidade Crato, lançou, na tarde dessa quinta-feira,16, o aplicativo ECOMAPSS. Por meio do dispositivo, o visitante do Parque Ecológico poderá acessar dados sobre a diversidade da flora existente no espaço de preservação.

Os pesquisadores apresentaram dados da catalogação realizada e a instalação de placas informativas em diversos pontos do Parque. As placas mostram o nome popular da espécie, nome científico, e conta com um QR Code que apresenta ao visitante outras informações sobre a espécie identificada. O aplicativo está disponível para sistema Andoid, e pode ser acessado gratuitamente.

Durante o evento, também foram plantadas novas mudas de árvores no interior do Parque, todas vindas do Viveiro de Mudas da secretaria. Tânia Pinheiro, diretora da Escola Ambiental, revela a felicidade em observar esse passo. Segundo ela, isso será muito importante para a preservação local.

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte esteve representada por Clécio Santos, sociólogo do órgão.

Fotos: Júnior Silva

#ServiçosPúblicos 16/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp recebe Selo TCE Ceará Sustentável

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 16, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp recebeu o selo TCE Ceará Sustentável. O prêmio foi concedido pelo Tribunal de Contas do Estado, e reconhece o trabalho feito junto à gestão sustentável do Parque Ecológico das Timbaúbas.

A Semasp esteve representada pelo gerente do Parque Ecológico, Giovanni Freitas. Ele destacou que o reconhecimento serve como incentivo para que a pasta continue desenvolvendo trabalhos de excelência.

#ServiçosPúblicos 16/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp arrecada ração animal e doa para abrigo juazeirense

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp conseguiu, por meio da diretoria de Bem-estar animal, 300 quilos de ração junto a empreendedores caririenses.

Os alimentos arrecadados foram doados para o abrigo 4 patas, no bairro Triângulo. Atualmente, o espaço abriga 105 gatos e 24 cachorros.

Os donativos entregues ao abrigo foram conseguidos em parceria com a Dansul Distribuidora, Trinos Postos, Distribuidora Osmário, Ximenes Alimentos e Sabão Juá.

#ServiçosPúblicos 13/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Feira livre do Mercado Senhora Santana é reinaugurada

A tradicional feira livre do Mercado Senhora Santana, em Juazeiro, voltou a funcionar normalmente, nesse sábado, 11. O espaço conta com novas barracas, totalmente reformadas e reorganizadas no local, a fim de liberar a via para o tráfego de veículos e pedestres. O quarteirão também recebeu novo pavimento asfáltico, iluminação pública e sinalização adequada.

A reinauguração foi marcada pelas apresentações culturais do personagem Zé Kariri, e do cantor Ryan Torres.

O prefeito Glêdson Bezerra esteve no evento e falou da importância da parceria com a Associação dos Permissionários do mercado. O gestor apontou que eles foram essenciais para o processo de renovação da feira, pois partiu deles a ação de reforma das barracas. Disse, ainda, que agirá ativamente para buscar meios que possibilitem uma reforma ampla da estrutura do mercado Senhora Santana.

O trabalho foi realizado em conjunto pelas Secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, de Infraestrutura e do Departamento Municipal de Trânsito - Demutran.

Também estiveram na reabertura da feira, o gerente do mercado, Edson Cordeiro, o titular da Semasp, Diogo Machado, o secretário Executivo da pasta, Carlos Alves e o coordenador da Vigilância Sanitária, Everton Alves. Participaram, ainda, o presidente da Câmara, Willian Bazilio, e o vereador Rafael Cearense, além do vereador da cidade de Fortaleza, Carmelo Neto.

#ServiçosPúblicos 10/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Feira do Mercado Senhora Santana será reaberta neste sábado, 11

A tradicional Feira Livre do Mercado Senhora Santana, em Juazeiro, volta a funcionar normalmente a partir deste sábado, 11. O evento de reabertura acontece às 8 horas, e contará com apresentações culturais.

A feira estava interrompida desde o início de novembro último, quando foram iniciadas intervenções na via que abriga os permissionários.

O espaço recebeu novo asfaltamento, e as barracas foram reformadas. As reformas foram conduzidas pela Associação dos permissionários, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp.

Foto: Thiago Sousa

#ServiçosPúblicos 09/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp recebe 650 inscrições para seleção de contratados

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp contabilizou na manhã desta quinta-feira, 9, o volume de inscrições recebidas para o processo seletivo de contratados da pasta. Ao todo, foram realizadas 650 inscrições. Por meio da seleção, vão ser contratados 136 profissionais. Durante o período inicial de um ano, eles irão atuar em 16 cargos.

As funções que mais receberam interessados foram Auxiliar de Serviços Gerais, com 219 candidatos, e Vigia, que alcançou 147 inscrições. O calendário de entrevistas será divulgado nesta sexta-feira, 10.

Veja a seguir o número de inscrições que cada cargo recebeu:

Analista de Planejamento e Orçamento - 36

Apontador - 12

Auxiliar de Jardinagem - 3

Auxiliar de manutenção - 8

Auxiliar de Serviços Gerais - 219

Cardista/ Corel Draw - 7

Capinador - 5

Coveiro - 6

Digitador - 83

Encarregado de portaria - 15

Encarregado de Serviços - 43

Motoboy - 13

Ordenador de espaços públicos - 47

Pedreiro - 3

Pintor - 3

Vigia - 147

#ServiçosPúblicos 04/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp alerta sobre cobranças para uso dos espaços públicos

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp esclarece que a maior parte dos processos de liberação de uso dos espaços públicos não envolve cobrança de taxas, e quando elas existem, são conduzidas pela Secretaria de Finanças.

A Semasp orienta que os interessados em solicitar autorização de uso devem procurar a sede da secretaria, no Parque Ecológico das Timbaúbas.

A pasta recebeu denúncias de que algumas pessoas estariam fazendo cobranças para permissão de uso dos espaços públicos da cidade.

#MeioAmbiente 03/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp ganha Selo TCE Ceará Sustentável

O Tribunal de Contas do Estado do Ceará - TCE divulgou nessa quinta-feira, 2, os ganhadores do Selo TCE Ceará Sustentável, e a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp foi uma das vencedoras da honraria para o biênio 2020/2021.

A ação do TCE busca reconhecer iniciativas sustentáveis encabeçadas por poderes, órgãos e entidades das administrações municipais e estadual, além de incentivar a elaboração de instrumentos de política ambiental.

A Semasp foi reconhecida pelo trabalho que vem sendo realizado no Parque Ecológico das Timbaúbas. Desde o início da atual gestão, o ambiente vem recebendo ações de revitalização e manutenção de espaços de convivência, incentivando que a população se aproprie do local.

Diogo Machado, titular da Semasp, destacou o Parque Ecológico como pulmão da cidade e se disse orgulhoso e feliz pela conquista. "Esse reconhecimento serve como incentivo para que as atividades sejam intensificadas e qualificadas", avalia o secretário.

Fotos: Thiago Sousa

#ServiçosPúblicos 30/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município fiscaliza regimento interno do Aterro Controlado

Durante essa segunda-feira,29, agentes da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp e da Secretaria Municipal de Segurança Pública - Sesp estiveram no espaço que abriga o Aterro Controlado da cidade. A ação teve como objetivo verificar o cumprimento do regimento interno do espaço, aprovado por todos os trabalhadores do local.

O ambiente recebeu uma série de intervenções municipais nos últimos meses, a fim de evitar problemas internos e externos. O regimento atual proíbe, por exemplo, a presença de menores de idade, armas de qualquer tipo. Além de definir distanciamento mínimo dos catadores de material reciclável dos moedores e dos caminhões durante os procedimentos de descarga.

Segundo Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, a ação busca melhorar a convivência no ambiente, potencializando as melhorias já concretizadas no aterro municipal.

#ServiçosPúblicos 30/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp age contra vandalismos em decoração natalina

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp solicitou apoio da Secretaria de Segurança Pública - Sesp, e da Guarda Civil Metropolitana, nesta terça-feira, 30. A ação foi motivada pela identificação de vandalismo nas decorações natalinas que estão sendo instaladas em diversos pontos da cidade. Parte da iluminação de natal localizada nas praças Padre Cícero e José Ilanio Couto Goudin foi arrancada. O objetivo é aumentar a vigilância nos logradouros públicos.

#ServiçosPúblicos 29/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp decora espaços públicos de Juazeiro para o Natal

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp iniciou a decoração natalina, em diversos pontos da cidade. Agentes da pasta estão instalando leds de iluminação especial e construindo as estruturas das árvores de natal, nas praças públicas.

Serão decoradas as praças Padre Cícero, Dirceu Figueiredo, Giradouro, Menino Jesus de Praga e José Ilano Couto Goudin. Também serão beneficiadas partes das avenidas Padre Cícero e Castelo Branco, bem como algumas rotatórias.

A expectativa é que o trabalho seja concluído durante esta semana. A inauguração oficial das festividades natalinas em Juazeiro do Norte será no próximo domingo, 5 de dezembro.

Foto: Carlos Lourenço

#ServiçosPúblicos 29/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Feira livre do Mercado Senhora Santana deve ser reinaugurada em breve

Uma das feiras livres mais tradicionais da cidade, a feira do Mercado Senhora Santana, está sendo reestruturada. A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp está promovendo a readequação das barracas, com a construção de novos espaços, em parceria com os permissionários locais.

No início deste mês, o quarteirão que abriga os permissionários ganhou nova pavimentação por parte da Secretaria de Infraestrutura - Seinfra. As obras continuam e, segundo Carlos Alves, secretário executivo da Semasp, até o fim de semana, devem estar concluídas.

Atualmente, a feira vem sendo realizada de forma reduzida no interior do Mercado. Com o término dos trabalhos, os feirantes vão retornar ao ambiente de origem, com melhor estrutura para a comercialização dos seus produtos.

#ServiçosPúblicos 29/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município realiza processo seletivo de contratados para Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp realizará processo seletivo para contratados. O edital publicado em Diário Oficial, no dia 26 de novembro último, aponta que o procedimento deve durar no máximo 60 dias. O cronograma indica para o início do chamamento dos aprovados ainda em dezembro de 2021. A seleção é para cargos de nível fundamental e técnico.

Serão efetivados, de imediato, 136 contratos. Haverá, também, a formação de cadastro reserva com 94 vagas. As remunerações variam entre R$1.100 e R$2.500. As inscrições devem ser realizadas presencialmente, na sede da Semasp, no interior do Parque Ecológico, entre os dias 7 e 8 de dezembro.

Os interessados devem entregar os seguintes documentos no ato de inscrição: ficha de inscrição, disponível no edital de seleção, cópia dos documentos de identificação, comprovante de residência, cópia do título eleitoral, cópia da reservista, para candidatos do sexo masculino, além de comprovação de quitação eleitoral, comprovante de escolaridade, currículo, declaração de não acúmulo de função pública, certidão de antecedentes criminais, cópia de certidões de cursos na áreas correlatas ao cargo.

Cargos em seleção:

Analista de planejamento e orçamento

Apontador

Auxiliar de jardinagem na conservação de vias permanentes

Auxiliar de manutenção

Auxiliar de serviços gerais

Cardista/ Corel Draw

Capinador

Coveiro

Digitador

Encarregado de portaria

Encarregado de serviços

Motoboy

Ordenador de espaços públicos

Pedreiro

Pintor

Vigia

Cronograma da Seleção

Inscrições - 7 e 8 de dezembro

Resultado parcial e calendário de entrevistas - 10 de dezembro

Entrevistas - 13 e 14 de dezembro

Divulgação dos Resultados - 16 de dezembro

Período para submissão de recursos - 17 de dezembro

Resultado final e início da convocação dos aprovados - 21 de dezembro

#animais 25/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Castramóvel continua atendimento no Conjunto Habitacional São Sebastião

Desde o início deste mês de novembro, o Castramóvel está realizando atendimentos no Conjunto Habitacional São Sebastião. De acordo com a Coordenadoria de Bem-estar Animal, o equipamento permanecerá no local até a próxima semana, quando devem ser concluídas as demandas do conjunto habitacional.

Joana Darc Fagundes, coordenadora de Bem-estar animal, afirma que já foram realizadas mais de 40 castrações, atendendo, primordialmente, tutores de baixa renda. Ela acrescenta que, a partir da segunda semana de dezembro, o Castramóvel será deslocado para o Conjunto Habitacional Padre Cícero, ficando no espaço até que seja atendida a necessidade de castrações do endereço.

Novos ambientes serão atendidos a partir de janeiro de 2022.

Foto: Thiago Sousa

#MeioAmbiente 23/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp replanta árvores no canteiro central da Avenida Ailton Gomes

Agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp realizaram nessa segunda-feira, 22, o replantio de uma série de mudas de árvores ao longo da Avenida Ailton Gomes. De acordo com a pasta, foi identificada a remoção de alguns exemplares, exigindo a intervenção.

A Semasp ressalta que, também mantém a distribuição constante de mudas de árvores à população, sendo necessário apenas ir até a sede da secretaria, no Parque Ecológico das Timbaúbas para receber as mudas.

É necessário levar documentos oficiais de identificação e comprovante de residência.

Foto: Josimar Segundo

#ServiçosPúblicos 22/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp participa de campanha de doação de sangue

Com o slogan "Doe sangue, plante vida", a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp está atuando como parceira do Hemoce. O objetivo é potencializar as atividades da Semana da Doação de Sangue, que acontece entre esta segunda-feira, 22, e o próximo sábado, 27. Os doadores devem se deslocar até a sede do Hemoce local, localizado na rua Beata Maria de Araújo, 30.

A Pasta repassou para a administração do Hemonúcleo um conjunto de mudas de árvores, assim, todos aqueles que doarem sangue, durante esta semana, ganharão como incentivo uma muda, explica Genilda Ribeiro, ordenadora de despesas da Semasp.

Nesta manhã, alguns agentes da pasta acompanharam o início das atividades na sede do Hemoce, entre eles estavam Eduardo Aguiar, coordenador do Viveiro de Mudas, e Pedro Ribeiro, agente técnico da Semasp.

#MeioAmbiente 19/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp recebe visita de secretário de Meio Ambiente de Santana do Cariri

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp recebeu o titular da Secretaria de Meio Ambiente da cidade de Santana do Cariri, Paulo Henrique Souza.

O objetivo do encontro, nesta sexta-feira, 19, foi abrir linhas diretas de diálogo entre as duas cidades, a fim de iniciar a construção de parcerias ligadas à preservação ambiental.

Na visita, o secretário foi apresentado ao Viveiro de Mudas da pasta, podendo observar como são cultivadas espécies locais de árvores, além de conhecer sobre os processos de distribuição para a população.

O coordenador do Viveiro, Eduardo Aguiar, e o gerente do Parque Ecológico das Timbaúbas, Giovanni Freitas, acompanharam o gestor santanense durante a visita. Diogo Machado, secretário de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte, classifica o intercâmbio entre as cidades do Cariri como indispensável, pois a preservação, de acordo com ele, deve se dar em bases coletivas.

#MeioAmbiente 16/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp desobstrui rua após chuva da madrugada

Com as chuvas da madrugada desta terça-feira, 16, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp atuou na correção de pequenos danos causados pelas águas. Equipes atuaram na desobstrução de vias do bairro Salgadinho, como a rua Onezina Campos Dias.

A pasta também está agindo na limpeza das ruas que receberam materiais arenosos. O objetivo é que essa limpeza seja concluída até o final do dia. A Semasp salienta, ainda, que os problemas foram mínimos, e que isso já é reflexo do trabalho preventivo feito durante o ano pela equipe da Secretaria de Infraestrutura.

#MeioAmbiente 11/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Secretário de Meio Ambiente participa de evento sobre mudanças climáticas no Cariri

Durante a manhã desta quinta-feira, 11, o titular da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp, Diogo Machado, participou do I Encontro Cariri Sobre Mudanças Climáticas. O evento foi promovido pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio - Unileão. A ação, segundo a instituição, busca incentivar e ampliar a discussão sobre os impactos e a necessidade de buscar a preservação ambiental, estendendo os debates em contexto regional.

O município atuou como parceiro da realização do evento com a doação de mil mudas de árvores, que foram distribuídas para a população local, e também serão entregues em escolas e outras instituições caririenses. A única exigência para aquisição de uma das mudas é o compromisso expresso em plantá-la e preservá-la continuamente.

Diogo Machado considera que o evento é fundamental, pois avoluma os debates sobre um tema indispensável à contemporaneidade. Ele lembra, ainda, que é essencial que essas conversas sejam realizadas localmente, mas sempre observando perspectivas mais amplas, buscando meios de mitigar os impactos negativos das mudanças climáticas que vêm assolando o mundo todo.

O evento contou, também, com a participação de representantes da Universidade Federal do Cariri - UFCA, Universidade Regional do Cariri - URCA, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, e Geopark Araripe.

#ServiçosPúblicos 08/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp e Seinfra realizam intervenção nas proximidades do Mercado Senhora Santana

Desde a madrugada desta segunda-feira, 8, agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp têm atuado na desmontagem das barracas da feira livre do Mercado Senhora Santana, no bairro Salesiano. Essas barracas serão temporariamente alocadas no interior da estrutura do mercado. O objetivo da remoção momentânea é a recuperação asfáltica da rua em que a feira funciona.

O secretário executivo da Seinfra, Boaz David, acompanhou o processo de desobstrução do local. As atividades de recuperação asfáltica devem ser iniciadas logo que a retirada e limpeza do espaço sejam concluídas.

O titular da Semasp, Diogo Machado, afirmou que a pasta também irá melhorar a iluminação, instalando lâmpadas do tipo Led, ampliando a segurança das pessoas que trafegam pela localidade. Haverá, ainda, segundo ele, a melhoria na limpeza pública do entorno e interior do mercado.

#ServiçosPúblicos 05/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Estátua do Padre Cícero ganha iluminação em alusão ao Novembro Azul

A imagem do Padre Cícero, no Horto, recebe, durante todo este mês de novembro, iluminação especial em referência ao Novembro Azul. A estátua permanecerá com a cor da campanha com o objetivo de conscientizar a população local para a necessidade dos exames de prevenção e cuidado com o câncer de próstata.

A ação é organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, e tem como motivação o fato de o câncer de próstata estar listado entre as principais causas de morte de pessoas do sexo masculino. A campanha tenta desmistificar, também, o elevado preconceito com o exame de toque, indispensável à identificação precoce da doença.

#MeioAmbiente 04/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp realiza arborização no pátio do Demutran

Agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp realizaram o plantio de mudas de árvores no pátio do Departamento Municipal de Trânsito - Demutran. A atividade ocorreu nesta quinta-feira, 4, e integra um projeto de arborização dos espaços da cidade.

Segundo Pedro Ribeiro, agente da Semasp que acompanhou a ação, foram plantadas mudas de oliveira, ipê branco e acácias.

#Licitação 03/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Licitação de limpeza pública em Juazeiro do Norte recebe propostas de 40 empresas

Na manhã desta quarta-feira, 3, o município de Juazeiro realizou o recebimento de propostas para a licitação de concessão dos serviços de limpeza pública. Quarenta empresas manifestaram o interesse em realizar os serviços.

O recebimento e abertura dos envelopes ocorreram no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest. Os próximos passos serão voltados à avaliação da documentação entregue pelas empresas. Serão verificadas a adequação ao previsto no edital de concorrência e a observação da proposta ao contexto local.

Segundo o procurador do Município, Walberton Carneiro,

o ato público de abertura dos envelopes é marca da transparência necessária ao setor público. Ele lembrou, ainda, que o volume de empresas interessadas evidencia a competitividade do procedimento.

O secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, Diogo Machado,

foi enfático ao dizer que a pasta agirá na fiscalização da empresa que vai assumir os serviços. Machado disse que a pasta buscará garantir que os problemas observados com a antiga concessionária não ocorram novamente.

Uma comitiva de vereadores acompanhou a entrega e abertura dos envelopes: Márcio Joias, Ivanildo Rosendo, Willian Basílio, Janu, Lucas do Horto, Beto Primo, Rafael Cearense, Raimundo Júnior, Fábio do Gás e Davi Araújo.

Alguns secretários da gestão também estiveram presentes.

Fotos: Carlos Lourenço

#ServiçosPúblicos 03/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Romaria de Finados transcorre com tranquilidade, diz Semasp

O setor de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp não verificou intercorrências graves durante o período da Romaria de Finados. De acordo com a pasta, o trabalho transcorreu com tranquilidade, e os procedimentos foram realizados conforme o previsto.

O gerente de fiscalização, Júnior Gonçalves, afirma que a população cumpriu as medidas de precaução devido à Covid-19. Segundo ele, o trabalho nos mercados públicos e com os camelôs foi satisfatório, já que as orientações e ordenamento do espaço estavam de acordo com o programado.

A Semasp manteve 20 agentes em dedicação exclusiva durante a romaria, que ocorreu de 29 de outubro a 2 de novembro último.

#MeioAmbiente 02/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Envelopes da licitação de limpeza pública de Juazeiro serão abertos nesta quarta-feira, 3

A gestão municipal de Juazeiro do Norte vai realizar, nesta quarta-feira, 3, a abertura dos envelopes com as propostas das empresas que estão inscritas na concorrência Pública 2021.09.24.01. O processo licitatório diz respeito à concessão dos serviços de limpeza pública. O ato de abertura será no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest, a partir das 9 horas da manhã.

O contrato é regido pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, e a publicização das propostas reforça o compromisso da gestão com a transparência em todos os atos do setor público.

Serviço:

Cerest - Rua João Tobias Machado, 195, bairro Santa Tereza.

#Turismo 01/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Ações de acolhida aos romeiros são promovidas no Mercado Central

Permissionários do Mercado Central de Juazeiro do Norte, em parceria com a Secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, realizam atividades de acolhida e entretenimento para os romeiros que estão na cidade.

Desde o fim de semana está sendo distribuída água gratuitamente, além de máscaras para todos aqueles que forem identificados circulando no interior do mercado sem a proteção. Também foi dobrado o número de pontos com álcool gel.

O efetivo de segurança local foi ampliado, em parceria com a empresa Segurança Eletrônica.

E durante este período de romaria ainda estão ocorrendo apresentações culturais no Mercado e o horário de funcionamento foi ampliado, a fim de evitar grandes aglomerações.

As atividades foram desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento econômico e inovação - SEDECI, e secretaria de cultura - SECULT.

#MeioAmbiente 01/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Castramóvel realiza ação no Conjunto Habitacional São Sebastião

O Castramóvel de Juazeiro vai realizar atendimentos na próxima quarta-feira, 3, nos Conjuntos Habitacionais São Sebastião I, II e III. Serão feitas as castrações dos animais de tutores de baixa renda que vivem no local. Os tutores que serão beneficiados com esta primeira intervenção já foram notificados e devem levar seus animais para o Castramóvel a partir das 9 horas. O equipamento ficará no local até às 17 horas.

Segundo a Coordenadoria de Bem-estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, o objetivo é atender por completo a demanda expressa pela comunidade. Todas as castrações são feitas em parceria com o Centro Universitário Leão Sampaio - Unileão.

Foto: Thiago Sousa

#MeioAmbiente 29/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Distribuição de mudas pela Semasp será interrompida durante o mês de novembro

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro vai interromper, a partir do próximo dia 1°, a distribuição de mudas de plantas. A medida será tomada para avaliar as necessidades internas do Viveiro de Mudas, repensar as espécies disponíveis, e aumentar o porte das mudas, a fim de concretizar atividades de reflorestamento e arborização no início do período chuvoso.

A Semasp informa, ainda, que a campanha de arrecadação de brinquedos em troca de mudas está mantida. Os brinquedos serão doados para as crianças em vulnerabilidade social, no período natalino.

Foto: Carlos Lourenço

#MeioAmbiente 29/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Coordenadoria de Bem-estar Animal recebe equipamentos

Na tarde desta sexta-feira, 29, foram entregues à Coordenadoria de Bem-estar Animal de Juazeiro, duas caixas de transporte animal, uma tenda para atendimento em espaços públicos e uma série de tapetes sanitários. Os equipamentos foram uma doação do titular da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, Diogo Machado.

Os novos materiais serão utilizados na qualificação dos serviços prestados pela Semasp junto à causa animal. O secretário reforça que a pasta mantém o compromisso com a causa animal, buscando ampliar as atividades ligadas à esta atividade.

#MeioAmbiente 27/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Limpeza pública será reforçada durante a Romaria de Finados

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro- Semasp, em parceria com a empresa responsável pela coleta de lixo, vai ampliar o número de trabalhadores e carros para as atividades de limpeza pública.

O plano operacional especial para a Romaria de Finados leva em consideração o aumento do volume de pessoas na cidade, gerando uma população flutuante considerável. Serão alocados 103 colaboradores extras, que atuarão em diversos pontos, em especial nas proximidades da Igreja matriz, praça Padre Cícero e nos bairros Franciscanos e Socorro.

Ao final da Romaria, na terça-feira, dia 2 de novembro, será destinada uma equipe exclusiva para garantir a limpeza de pontos que exigem maior atenção.

#ServiçosPúblicos 27/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município realiza missa de Finados em 2 de novembro

O município de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp e da direção do Cemitério São João Batista, irá realizar uma celebração religiosa no dia 2 de novembro, em alusão ao Dia de Finados. A missa ocorrerá no Cemitério São João Batista, no bairro Leandro Bezerra, com início às 9 horas.

A Semasp lembra que o uso de máscaras é obrigatório para todos que desejarem participar do ato, bem como a prática de distanciamento social.

#ServiçosPúblicos 27/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp inicia arrecadação de brinquedos

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp iniciou, na manhã desta quarta-feira, 27, uma campanha de arrecadação de brinquedos.

A distribuição será voltada à crianças em vulnerabilidade socioeconômica, e acontecerá no período natalino.

Como meio de incentivo, a pasta irá doar uma muda de árvore a cada dois brinquedos entregues para a campanha. Aqueles que se interessarem podem procurar a diretoria de Meio Ambiente, no Parque Ecológico das Timbaúbas, em qualquer dia da semana, a partir das 8 horas.

#MeioAmbiente 26/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp atuará com 20 fiscais durante a Romaria de Finados

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp irá manter 20 fiscais em trabalho exclusivo para a Romaria de Finados.

Segundo a pasta, os profissionais irão observar todas as atividades desenvolvidas entre 28 de outubro e 2 de novembro, período da romaria. As atenções primordiais estarão voltadas à ordenação do espaço público e funcionamento de barracas de camelôs.

O departamento de Fiscalização da Semasp ressalta, também, que as equipes manterão as recomendações de uso de máscaras e demais cuidados diante do novo Coronavírus. A realização de atividades presenciais segue o que está estabelecido em decreto estadual.

#MeioAmbiente 25/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Recadastramento de camelôs para Romaria de Finados se encerra nesta terça,26

O recadastramento de camelôs para a Romaria de Finados, em Juazeiro, termina nesta terça-feira, 26. Os profissionais que atuam nas proximidades das praças Frei Damião e José Geraldo da Cruz, no bairro Franciscanos, devem ir à sede da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, até meio dia.

A pasta reforça a necessidade de levar documentos básicos de identificação e alerta que não serão permitidos ambulantes vindos de outras cidades, por conta do período pandêmico.

De acordo com Carlos Alves, secretário executivo da Semasp, nos dois primeiros dias já foram atualizados mais de 150 cadastros.

A Romaria de Finados será realizada em formato híbrido, entre 28 de outubro e 2 de novembro.

#MeioAmbiente 22/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp firma parceria para identificar flora do Parque Ecológico

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE, unidade Crato, fecharam parceria para realizar o levantamento das espécies botânicas que existem no Parque Ecológico das Timbaúbas. O mapeamento será feito pelo projeto de extensão ECOMAPSS, desenvolvido na instituição.

Será distribuída uma série de QR Codes pelo interior do parque, permitindo que os frequentadores acessem informações sobre as espécies que existem no local. O acesso a esses dados poderá ser feito de modo off-line, sem a necessidade de conexão à internet.

Segundo Tânia Pinheiro, coordenadora da Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, em breve, o mesmo processo será aplicado às árvores que compõem o paisagismo da Praça Padre Cícero, no centro da cidade.

Participaram da reunião o secretário da Semasp, Diogo Machado, Giovanni Freitas, gerente do Parque Ecológico e representantes do IFCE Crato.

#meioambiente 22/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Conselho Municipal de Meio Ambiente aprova reforma do aeroporto Orlando Bezerra

Na tarde desta sexta-feira, 22, o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Comdema autorizou a reforma que deve ser desenvolvida no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. A autorização do Comdema foi necessária por se tratar de uma área especial. Portanto, as ações devem ser conduzidas com mínimo impacto ambiental, garantindo a preservação local e a modernização da estrutura.

De acordo com a Aena, empresa responsável pela administração do aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, nos próximos 30 anos, os investimentos no local devem alcançar R$110 milhões. Participaram da reunião virtual o presidente do Conselho e secretário de Meio Ambiente, Diogo Machado, o superintendente da Autarquia de Meio Ambiente - Amaju, Eraldo Oliveira, além de representantes da Secretaria de Cultura e da sociedade civil.

De acordo com o prazo estabelecido inicialmente, as intervenções estruturais aprovadas devem ser concluídas até julho de 2023.

#MeioAmbiente 21/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp realiza recadastramento de camelôs para Romaria de Finados

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp realiza, a partir desta sexta-feira, 22, o recadastramento dos camelôs que irão atuar na Romaria de Finados. A Romaria ocorrerá de 28 de outubro a 2 de novembro.

O recadastramento abrangerá todos os profissionais que trabalham nas proximidades da Praça José Geraldo da Cruz e Praça Frei Damião, ambas no bairro Franciscanos.

A Semasp alerta, ainda, que durante a romaria não serão permitidos camelôs vindos de outros municípios e, caso sejam identificados, serão convidados a desmontar suas barracas.

A pasta informa, também, que os profissionais que fizeram o recadastramento para a romaria de Nossa Senhora das Dores não precisam repetir o procedimento, que se estenderá até a próxima terça-feira, 26, das 8 às 12 horas.

#Desenvolvimento 21/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município faz balanço mensal de ações de iluminação pública

Através da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, o município de Juazeiro do Norte realizou, somente no mês de setembro, a implantação e manutenção de 144 pontos de iluminação na cidade. Desse total, 77% diz respeito a lâmpadas do tipo Led, econômicas e com maior fator de irradiação.

Também foi realizada a extensão da rede em alguns endereços, atingindo 25 locais, incluindo a Zona Rural.

A população pode solicitar adequações no sistema, através do aplicativo Cidade Iluminada ou do telefone 0800 006 1636.

#MeioAmbiente 20/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp inicia arborização do Centro de Zoonoses de Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp, por meio da diretoria de Meio Ambiente- Dima, realiza o planejamento de arborização do Centro de Zoonoses -CCZ.

Um primeiro plantio de mudas já foi realizado no local, nessa terça-feira, 19, com a colocação de alguns exemplares de palmeira. A atividade foi acompanhada por Eliziane Gama, diretora do Centro de Zoonozes.

Giovanni Freitas e Eduardo Aguiar, responsáveis pelo processo de arborização, afirmam que o desejo é ampliar o potencial paisagístico da cidade.

#meioambiente 15/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp alerta sobre necessidade de manter espaço livre em calçadas

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp alerta os comerciantes para garantirem o cumprimento da legislação que regulamenta o uso dos espaços públicos, como as calçadas.

De acordo com as normas vigentes no Município, os estabelecimentos comerciais devem manter pelo menos 1,2 metro de calçada livre, garantindo segurança ao pedestre, em especial dos cidadãos que apresentam mobilidade reduzida.

O setor de fiscalização da pasta está atento e, em caso de descumprimento, haverá notificação ao infrator e, existindo recorrência, serão aplicadas multas e estabelecido um prazo para adequação.

#MeioAmbiente 14/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp dá continuidade à distribuição de mudas de árvores

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp continua com a distribuição de mudas de árvores. Durante este mês, estão sendo entregues mudas frutíferas de açaí, pitomba, tangerina, laranja, mamão e tamarindo, além de oliveira, flamboyant mirim, timbaúba e jatobá.

Cada pessoa pode retirar até três mudas. Para isso, é necessário ir até a sede da Semasp, no Parque Ecológico das Timbaúbas, portando documento de identificação e comprovante de residência. Até o momento, foram distribuídas mais de 2 mil mudas.

Foto: Carlos Lourenço

#MeioAmbiente 13/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp comemora Dia da Criança

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp realizou, nessa terça-feira, 12, atividade em comemoração ao Dia da Criança.

A ação ocorreu no interior do Parque Ecológico das Timbaúbas e contou com vários brinquedos, jogos, além de lanche com frutas e sucos. Também foram distribuídas pipocas e balas.

O evento, que contou com a presença dos pais e das crianças, foi concretizado a partir da Diretoria de Meio Ambiente da Semasp- Dima, contando com o apoio direto do secretário, Diogo Machado.

O vereador Márcio Jóias e o diretor da Cosampa, Rafael Bezerra, também foram parceiros na iniciativa.

A comemoração ao Dia da Criança seguiu todos os protocolos de segurança sanitária exigidos.

#MeioAmbiente 08/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp amplia distribuição de placas contra o abandono animal

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp irá aumentar o número de placas de conscientização contra o abandono de animais. A ação que teve início esta semana, e direcionou-se aos mercados públicos, será estendida a todos os equipamentos da cidade, incluindo o aterro sanitário. A colocação dos avisos deverá ser continuada na próxima semana.

Outras atividades de cuidado animal também são desenvolvidas pela pasta, como a castração gratuita, através do castramóvel. Até o momento já foram efetivadas mais de 300 castrações, todas voltadas a animais de tutores de baixa renda.

#MeioAmbiente 05/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp fixa placas contra o abandono animal em equipamentos públicos

Agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte- Semasp afixaram, nessa segunda-feira, 4, placas contra o abandono de animais em espaços públicos.

A ação alerta para a criminalidade da prática, reconhecida pela Lei 9.605/98. A atividade acontecerá em todos os mercados públicos da cidade. O primeiro foi o Mercado Central.

Joana Darc Fagundes, coordenadora de Bem-estar animal, lembra que o abandono de animais tem se revelado um grande problema, devido a elevada recorrência.

O secretário executivo da Semasp, Carlos Alves, também participou da ação, bem como integrantes do Departamento Municipal de Trânsito - Demutran.

#MeioAmbiente 04/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp alerta sobre emissão de falsas contas de luz

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte - Semasp identificou, no último fim de semana, que estão sendo emitidas falsas contas de luz. As cobranças são entregues nas casas, nos moldes das contas verdadeiras, porém, trata-se de uma fraude. A pasta alerta para verificação de alguns dados, antes de efetivar o pagamento.

As cobranças falsas têm tamanho diferente da original, além de apresentar número de identificação do cliente incorreto. O modelo de tipografia também não condiz com o que é normalmente aplicado pela concessionária de eletricidade.

Segundo a pasta, a concessionária já foi informada, para que tome as medidas cabíveis e necessárias.

#Homenagem 25/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp e HRC plantam mudas em homenagem aos profissionais de saúde e às vítimas da Covid-19

Nesta segunda-feira, 27, um ato simbólico foi realizado em homenagem aos profissionais de saúde que atuam no combate à Covid-19, bem como às vítimas dessa pandemia. Numa iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro e Hospital Regional do Cariri, foram plantadas, na unidade hospitalar, duas mudas de ipê, um rosa e outro branco.

Na oportunidade, foram comemoradas as altas hospitalares. Até o momento, o serviço de saúde concedeu 2.959 altas médicas a pacientes que haviam sido infectados pelo novo Coronavírus.

#MeioAmbiente 24/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp instalará placas sobre abandono animal em pontos da cidade

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp irá instalar uma série de placas educativas para conscientização sobre a causa animal, indicando a importância do não abandono. As placas serão afixadas em espaços que se observam grande volume de animais abandonados.

Também serão repassadas a algumas instituições e cuidadores de baixa renda, mamadeiras que devem ser aplicadas no cuidado com filhotes ou animais idosos.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Diretoria de Meio Ambiente - Dima e a Coordenadoria de Bem-estar Animal.

#MeioAmbiente 23/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp amplia rede de iluminação pública no bairro Monsenhor Murilo

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, realizou a extensão da rede de iluminação que atende o bairro Monsenhor Murilo. A ação foi na rua Noemia Aparecida Melo, que recebeu uma extensão de rede de 190 metros, além de novos postes e 7 luminárias do tipo Led, de 120 Watts, cada.

O local atendido também permite acesso ao conjunto habitacional Casa Verde Amarela.

A Semasp vem realizando a modernização da iluminação pública da cidade, desde o início do ano. Quase 3.000 novas luminárias já foram implantadas no município.

#Saúde 22/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Comitê de fiscalização se reúne para avaliar situação da Covid-19

O conjunto de instituições que integra o Comitê de Fiscalização para Covid-19 esteve reunido nessa terça-feira, 21. O objetivo foi traçar novas estratégias de fiscalização, visando observar as regras estabelecidas pelo mais recente decreto do Governo Estadual.

Segundo o novo documento, o horário de funcionamento de bares e restaurantes foi ampliado até 1h da manhã. Também estão permitidos eventos com até 400 pessoas em espaços abertos e com 200 em locais fechados. Contudo, permanece obrigatório o uso de máscaras, álcool gel e a prática do distanciamento social

O comitê é coordenado pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, Departamento Municipal de Trânsito - Demutran, Guarda Civil Metropolitana e Vigilância Sanitária.

#MeioAmbiente 22/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp se reúne com secretário de Meio Ambiente de Missão Velha

Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp se reuniu, durante esta quarta-feira, 22, com membros da Secretaria de Meio Ambiente de Missão Velha. Entre eles, o titular da pasta, Mano Vieira.

O encontro debateu as possibilidades de intercâmbio entre as duas cidades, alinhando possibilidades e expectativas. As duas pastas já estão promovendo ações conjuntas na Semana da Árvore de Juazeiro do Norte, que se encerrará na próxima sexta-feira, 24.

De acordo com Giovanni Freitas, gerente do Parque Ecológico das Timbaúbas, a integração é fundamental para o desenvolvimento ambiental do Cariri. Além de Giovanni, representaram a Semasp, Carlos Alves, secretário Executivo, o coordenador do Viveiro de Mudas, Eduardo Aguiar, a diretora Financeira da Semasp, Genilda Ribeiro, e técnicos da pasta.

#MeioAmbiente 20/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp promove Semana da Árvore

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp realiza a Semana da Árvore. O evento, que começou na manhã desta segunda-feira, 20, se estenderá até a próxima sexta-feira, 24.

O objetivo é promover a arborização de espaços públicos, plantando mudas de espécies nativas da região, fazer a distribuição de sementes para a população, além de conscientizar para a necessidade de debater e buscar a construção de uma cidade mais atenta às questões ambientais. O evento conta com várias parcerias públicas e privadas.

Nesta segunda, estão sendo realizadas a arborização no Parque Ecológico das Timbaúbas e a distribuição, durante todo o dia, na sede da Semasp, de mudas e sementes.

Confira a programação da semana:

21/09

- Arborizaçãoda da Escola Raimundo Saraiva Coelho

- Arborização da Praça Cantor Nelson Gonçalves (Rodoviária)

- Blitz ecológica no estacionamento do Big Bom Preço, com doação de mudas realizadas pelo Plano de Saúde São Camilo em parceria com a Semasp

9h às 16h - Distribuição de mudas e sementes na sede da Semasp (Parque Ecológico das Timbaúbas).

22/09

8h -Arborização do Memorial Padre Cícero

- Arborização do Centro de Dermatologia

- Oficina ambiental com estudantes da Escola Raimundo Saraiva Coelho

9h às 16h - Distribuição de mudas e sementes na sede da Semasp (Parque Ecológico das Timbaúbas).

23/09

- Arborização da Praça José Feijó de Sá (Praça do Giradouro)

- Arborização no Hospital Regional do Cariri (HRC)

- Evento do Dia Nacional da Árvore, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Missão Velha

9h às 16h - Distribuição de mudas e sementes na sede da Semasp (Parque Ecológico das Timbaúbas).

24/09

16h - Blitz Ecológica no Parque Ecológico, com distribuição de mudas e sementes

09h às 16h - Distribuição de mudas e sementes na sede da Semasp (Parque Ecológico das Timbaúbas)

17h - Encerramento da Semana da Árvore 2021.

#MeioAmbiente 14/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp remarca reunião com Agentes Jovens Ambientais

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp adiou a reunião dos Agentes Jovens Ambientais - AJAs. O encontro, agendado para esta terça-feira, 14, acontecerá na próxima sexta-feira, 17, voltado aos jovens da temática de Educação e Gestão Ambiental. A reunião ocorrerá às 8h30min.

Já a reunião da temática Sustentabilidade e Biodiversidade permanece nesta quinta-feira, 16, às 8h30min.

As duas reuniões acontecem na Semasp, no Parque Ecológico das Timbaúbas.

O reagendamento ocorreu por questões administrativas que já estão sendo sanadas.

#MeioAmbiente 13/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp convoca Agentes Jovens Ambientais para primeira reunião

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp convida os Agentes Jovens Ambientais -AJAs para as primeiras reuniões do projeto. São 71 jovens.

O primeiro encontro acontecerá nesta terça-feira, 14, às 8h30min, e se destina aos agentes que irão atuar na temática de Educação e Gestão Ambiental. Aqueles que são destinados à temática de Sustentabilidade e Biodiversidade devem se apresentar no dia 16, também às 8h30min. As reuniões serão realizadas na Semasp, que funciona no Parque Ecológico das Timbaúbas.

O Agente Jovem Ambiental é um programa desenvolvido em parceria com o Governo do Estado.

#MeioAmbiente 13/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp faz cadastro para castração de animais no Conjunto Habitacional São Sebastião I

Agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp se reuniram, nesse fim de semana, com a população do Conjunto Habitacional São Sebastião I, no bairro Betolândia.

O objetivo do encontro foi cadastrar os tutores de animais domésticos do local para realizar procedimentos de castração. Em breve, o Castramóvel será encaminhado para o espaço. Equipes do Centro de Zoonoses acompanharam a ação.

Outras demandas antigas da comunidade também foram debatidas, buscando dar maior qualidade de vida aos moradores.

#MeioAmbiente 10/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município realiza 300 castrações desde a implantação do Castramóvel

Em operação desde 14 de abril deste ano, o Castramóvel já realizou 300 procedimentos de castração, estes, majoritariamente voltados à pessoas de baixa renda.

A coordenadora do Bem-Estar Animal, Joana Darc Fagundes, comemora o feito e garante que as ações irão continuar, e que novas atividades serão divulgadas em breve. Ela lembra, ainda, que as castrações são uma ação de saúde pública, diminuindo a transmissão de algumas doenças, além de reduzir o volume de animais nas vias públicas, auxiliando para que haja uma diminuição na quantidade de acidentes.

O castramóvel opera em parceria com o Centro Universitário Leão Sampaio, que abriga os animais após os procedimentos cirúrgicos. Joana Darc reforça que os interessados em realizar a castração de seus animais domésticos devem se dirigir à sede da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, no Parque Ecológico das Timbaúbas. É necessário levar cópia do NIS, identidade, CPF e comprovante de residência.

As castrações são prioritariamente voltadas à pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, e animais fêmeas.

#MeioAmbiente 09/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Estagiários iniciam trabalho no Parque Ecológico das Timbaúbas

Durante esta semana, alunos da Escola Profissionalizante Raimundo Saraiva Coelho iniciaram as atividades de estágio na Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp. Os sete estudantes, que estão atuando no parque Ecológico das Timbaúbas, são acompanhados por Giovanni Freitas, gerente do Parque, e por Eduardo Aguiar, coordenador do Viveiro de Mudas da Semasp.

Os estudantes ficarão na pasta por três meses, e desenvolverão atividades voltadas à revitalização do espaço, observação da fauna e flora local, além de se integrarem a outras atividades já em andamento, como otimização do Viveiro de Mudas, que atualmente distribui cerca de 300 plantas por mês.

#MeioAmbiente 09/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp alerta sobre abandono indevido de animais domésticos

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp informa que vem observando com preocupação o abandono de diversos animais domésticos nos espaços públicos da cidade, desde mercados municipais até a sede da própria Secretaria.

Joana Darc Fagundes, coordenadora de Bem Estar Animal, afirma que já foram verificados mais de 300 felinos abandonados, e nesta quinta-feira, 9, foi surpreendida com mais oito filhotes de cachorro largados no interior do Parque Ecológico.

A coordenadora pede que a população atente-se à necessidade de colaboração conjunta, a fim de evitar que tais atos se repitam. Ela ressalta que a Coordenadoria está aberta para auxiliar tutores em situação de vulnerabilidade, bastando se dirigir até a sede da Semasp, no Parque Ecológico das Timbaúbas. No local, os animais podem ser encaminhados à adoção ou castração.

É importante frisar, também, que abandono é crime, reconhecido pela Lei 14.064/20.

#JuazeiroDoNorte 30/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp cria grupo para fiscalizar descarte de lixo em locais inadequados Semasp cria grupo para fiscalizar descarte de lixo em locais inadequados
www.juazeirodonorte.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 14:06:04