CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 24/11/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Comunicado

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - AMAJU vem a público esclarecer sobre a especulação divulgada nas redes sociais, acerca da destinação final de pneus próximo ao Parque Padre Cícero, local este, bastante isolado.

Em primeiro ponto, é de grande valia ressaltar que os pneus estão nesse local em decorrência da interdição na área de Engenharia do prédio da Usina, que possuía grande risco de desmoronar e trazer sérios problemas às pessoas que ali trabalhavam. Com a interdição do prédio, a AMAJU condicionou todos os pneus em um local emergencial e provisório, em função do atraso da RECICLANIP, empresa responsável pela destinação correta, em parceria com a Associação Juazeiro Ambiental, que levará para a cidade de Feira de Santana (BA).

A AMAJU aguarda o transporte Scânia para retirar todo o material, com previsão para retirada na próxima semana. Ressaltamos, ainda, que essa engrenagem faz parte da política pública de logística reversa entre o Poder Público e a associação das empresas de pneus, que existe um cumprimento sobre a política pública da logística reversa, responsável por todo o trabalho acerca da entidade de catadores.

#MeioAmbiente 01/11/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Pontos para coleta seletiva são disponibilizados no Município

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - AMAJU disponibiliza o contato e o endereço de pontos de coleta seletiva de resíduos recicláveis. Ao todo, são sete pontos em localidades distintas.

Confira onde encontrar um ponto de coleta:

Associação de Catadores para um Brasil Sustentável (Aterro Controlado) Objetos de coleta: Eletrônicos, pneus, óleos, vidros, ferro, cobre, alumínio, PVC, papelão, PET, plásticos. Telefone: (88) 99234-8875.

Associação Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis Sul Cearense. Endereço: Rua Presidente Vargas, nº 329, bairro Salesianos. Objetos de coleta: Eletrônicos, óleo, ferro, cobre, alumínio, PVC, papelão, PET, plásticos. Telefone: (88) 9 9978-6770.

Associação Cooperativa Juazeirense de Catadores. Endereço: Rua Raimundo José Gonçalves, nº 84, bairro Frei Damião. Objetos de coleta: Eletrônicos, óleo, ferro, cobre, alumínio, PVC, papelão, PET, plásticos. Telefone: 9 8881-2203.

Rede CooperKariri de Serviços Sócios Ambientais de Catadores e Catadoras. Endereço: Centro de Apoio ao Romeiro. Objetos de coleta: Papelão, PET, Alumínio, Ferro, Cobre, Plásticos, PVC. Telefone: (88) 9 9338-7593.

Associação Kariri Ambiental Metropolitana Caririense dos Recicláveis de Resíduos Sólidos. Endereço: Av. Paizinho Sabiá, S/N. Referência: Parque de Eventos Pe Cícero, bairro Campo Alegre. Objetos de coleta: Eletrônicos, Pneus, Óleo, Vidro, Ferro, Cobre, Alumínio, PVC, Papelão, PET, Plástico. Telefone: (88) 9 8822-2958.

Associação Catadores(as) de Juazeiro do Norte. Endereço: Av. Castelo Branco, nº 100, bairro Santa Tereza. Objetos de coleta: Papelão, Pet, Alumínio, Ferro, Cobre, Plásticos, PVC

Telefone: (88) 9 8873-9326.

Associação Engenho do Lixo, localizada na Av. Paulo Maia, nº 1500, bairro Santo Antônio. Objetos de coleta: Papelão, Pet, Alumínio, Ferro, Cobre, Plásticos, Pvc. Telefone: (88) 9 93387593.

#MeioAmbiente 11/10/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Superintendente da Amaju esclarece sobre áreas verdes na Câmara Municipal
#MeioAmbiente 03/10/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Combate a incêndios reúne CraJuBar para elaborar plano estratégico

A Defesa Civil de Juazeiro do Norte vai participar de reunião com os órgãos de Crato e Barbalha para debater medidas de combate e prevenção a incêndios. O encontro está previsto para esta quinta-feira, 5, na sede da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro, juntamente com a Autarquia de Meio Ambiente - AMAJU.

A partir desse encontro, deve ser criada uma campanha para informar a população e combater a prática em toda a região. A iniciativa é um desdobramento de um primeiro encontro ocorrido em Juazeiro envolvendo sociedade civil, Igreja, Corpo de Bombeiros, e Secretarias de Segurança e de Educação.

O diretor da Defesa Civil de Juazeiro do Norte, Antônio Sousa, destaca que o trabalho visa minimizar o impacto causado pelas frequentes queimadas nos municípios do Cariri. Além disso, quem ateia fogo de forma criminosa ou acidentalmente está sujeito a penalidades. "Daí a importância da conscientização", finaliza.

#Resíduos recicláveis 28/09/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Associações de catadores são contempladas com equipamentos para transporte de cargas recicláveis

As associações comunitárias de catadores Engenho do Lixo, Cariri Ambiental e ACCJ foram contempladas, em Juazeiro do Norte, com a aquisição de carrinhos para o transporte de cargas leves e pesadas de materiais recicláveis. O resultado foi divulgado pelo Diário Oficial do Estado, pela Portaria nº 084/2021, através da Secretaria das Cidades do Ceará.

Dentre os equipamentos que serão enviados posteriormente, estão mesas de triagem e computadores. Para a inscrição no edital, as associações de catadores contaram com o apoio da Prefeitura e da Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - AMAJU, através da Gerência de Resíduos Sólidos, que trouxe assessoramento técnico e organização formal dos documentos.

De acordo com a AMAJU, toda a mobilização viabilizou importantes equipamentos para construção da política municipal de resíduos sólidos, em parceria com vários outros atores.

#MeioAmbiente 14/09/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju destina 10 toneladas de resíduos eletrônicos para reciclagem

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - AMAJU destinou 10 toneladas de resíduos eletrônicos para a reciclagem, nesta quinta-feira, 14. A ação é resultado da parceria com a empresa Bio Digital Reciclagem de Eletrônicos LTDA e a Associação Kariri Ambiental.

O carregamento contém placas e componentes de computadores, TVs, eletroeletrônicos que foram descartados e que estavam armazenados na Associação Vindouras da Entrega Voluntária e da Coleta Seletiva.

O objetivo da Gerências de Resíduos de Destinação Final, Reciclagem e Coleta Seletiva é informar à população sobre a destinação correta de materiais inutilizados ou quebrados. Os objetos podem ser entregues no endereço Paizinho Sabiá, nº 300, bairro Planalto, na sede da Associação Karri Ambiental.

#Romaria 13/09/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju realiza coleta seletiva no período de Romaria

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - AMAJU realiza até esta sexta-feira, 15, a coleta seletiva do período da Romaria de Senhora das Dores. Em parceria com os Catadores de Materiais Recicláveis, a entrega está acontecendo na Praça Padre Cícero, na Basílica, no Teleférico do Horto e no bairro Socorro.

Para o trabalho coletivo, uma equipe está disponível na Praça Padre Cícero para análise de gravimetria. Está disponível, também, um Ponto de Entrega Voluntária de Recicláveis - PEV. O material recolhido deve ser entregue aos catadores.

De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva e Reciclagem, Maria Nei Paiva, no PEV estão disponíveis mudas de plantas nativas, medicinais, frutíferas e ornamentais. "Os Catadores poderão, em oportunidade, fazer a troca por recicláveis. Disponibilizamos balança, água, lanches, fardamentos e EPIs", afirma.

#MeioAmbiente 17/08/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Juazeiro atua na investigação e combate a incêndio no Aterro Controlado

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos- Semasp e Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju atuam no combate a incêndio no Aterro Controlado do Município. O trabalho ocorre desde a constatação do fato na última terça-feira, 15. Ao mesmo tempo, os órgãos estão investigando para apurar as responsabilidades pelo sinistro.

Desde o registro, as pastas estão atuando em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Foram destinados maquinários como caminhões e carros-pipas para conter o fogo, através de água e cobertura com areia.

O Superintendente da AMAJU, Eraldo Oliveira, destacou que o trabalho continuará até que o problema seja resolvido. "Não é fácil conter esse tipo de fogo, seja pelo tempo seco como pelo material, que é de fácil combustão por conta dos gases". Eraldo revela também que a investigação será para apurar as causas e não descarta a possibilidade de que a ação seja criminosa.

#MeioAmbiente 16/08/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Grupamento Ambiental contém princípio de incêndio

O Grupamento Ambiental Metropolitano - GAM da Guarda Civil Metropolitana conteve, nesta quarta-feira, 16, um princípio de incêndio no telhado de um restaurante, próximo à Praça Padre Cícero. A equipe do dia, intitulada "Alpha", combateu o fogo com êxito, em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

O GAM atua em ocorrências de crimes ambientais e combate aos maus-tratos em animais. Em parceria com órgãos de proteção ambiental, como Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP e Autarquia de Meio Ambiente - AMAJU, o trabalho é 24h e pode ser solicitado através do número (88) 3199-0459, da Permanência da Guarda Municipal.

A sede do Grupamento Ambiental está localizada no Parque Ecológico das Timbaúbas, na Av. Padre Nestor Sampaio, 2, bairro Lagoa Seca.

#MeioAmbiente 15/08/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju intensifica fiscalização sobre queima de lixo

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte-AMAJU alerta para a queima indevida de lixo em ruas e terrenos baldios. A iniciativa faz parte das ações de preservação ao meio ambiente através de fiscalizações e orientações desenvolvidas pelo setor. A intenção é orientar a população que a prática é crime ambiental, além de afetar a saúde das pessoas.

A queima de material de forma indevida configura crime ambiental, conforme Lei Federal 9.605/98 e Lei Municipal 3.662/2010. A infração pode resultar em multa de até R$654, além da responsabilização pelos danos causados a terceiros, resultado da prática.

O superintendente da AMAJU , Eraldo Oliveira, destaca que o município conta com coleta regular em todos os bairros, além de pontos de transbordo e coleta solicitada através do Cata Tudo, disponibilizado pela Secretaria de Meio Ambiente. "Com todos esses serviços disponíveis, não é aceitável que a população joge e queime lixo em terrenos baldios", conclui.

#SemanaDoMunicípio 17/07/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE AMAJU realiza Blitz Ambiental na Semana do Município

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte-AMAJU realizou uma Blitz Ambiental na manhã desta segunda-feira, 17, na Praça do Teatro Marquise Branca. A ação fez parte da programação oficial da Semana do Município, que segue até o próximo dia 22. Foram arrecadadas mais de 2,5 toneladas de pneus inservíveis, além de 100 quilos de eletroeletrônicos.

O trabalho é desenvolvido em parceria com a empresa Pneus Canteiros, Teleguincho, 3D Sucata, Associação de Catadores, Coopercariri e a participação de diversos setores e secretarias da gestão municipal. Todo o material arrecadado é destinado a indústrias de reversão e reciclagem tanto de pneus quanto de material elétrico.

As equipes da autarquia também participaram, orientando e realizando a distribuição de mudas, brindes e cesta básica em contrapartida à entrega do material.

O superintendente da AMAJU, Eraldo Oliveira, revela que a iniciativa deve seguir sendo realizada, periodicamente, para promover consciência ambiental junto à população.

#MeioAmbiente 10/07/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju recolhe mais de 1 tonelada de resíduos durante a Vaquejada

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju promoveu o recolhimento de mais de 1,5 tonelada de material reciclável durante os quatro dias da vaquejada do município.

A iniciativa envolveu 45 catadores de resíduos sólidos de três associações e uma cooperativa. Foram recolhidos garrafas PET, plástico fino e latinha de alumínio, num total 1.630 quilos dos materiais.

A gestão municipal foi responsável por toda a organização, fardamento com bonés e camisas; EPIs como luvas, colete refletivo e óculos. Também foram disponibilizadas tenda, sacos para recolhimento, sinalização, agentes de proteção social, gerenciamento, mobilização junto aos comerciantes e alimentação.

O trabalho é desenvolvido pela Gerência de Resíduos Sólidos da Amaju em parceria com a Associação Engenho do Lixo, Associação de Catadores e Catadoras de Juazeiro, Kariri Ambiental e Cooperativa de Catadores do Cariri. Todo o material foi destinado, adequadamente, e os lucros rateados entre os catadores envolvidos.

#MeioAmbiente 27/06/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju recolhe mais de 1 tonelada de resíduos durante o Juaforró

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju promoveu o recolhimento de mais de uma tonelada de material reciclável durante o período do Juaforró. A iniciativa envolveu 45 catadores de resíduos sólidos de três associações e uma cooperativa. Foram recolhidos garrafas PET, plástico fino e latinhas de alumínio, num total 1.350 quilos.

A gestão municipal foi responsável por toda a organização, fardamento com bonés e camisas; EPIs como luvas, colete refletivo e óculos. Também foram disponibilizados tenda, sacos para recolhimento, sinalização, agentes de proteção social, gerenciamento, além da mobilização junto aos comerciantes e alimentação.

O trabalho é desenvolvido pela Gerência de Resíduos Sólidos da Amaju, em parceria com a Associação Engenho do Lixo, Associação de Catadores e Catadoras de Juazeiro, Cariri Ambiental e Cooperativa de Catadores do Cariri. Todo o material foi destinado, adequadamente, e os lucros rateados entre os catadores envolvidos.

#MeioAmbiente 22/06/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Juazeiro recolhe e destina 10 toneladas de lixo eletrônico

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju promoveu a destinação adequada de mais de 10 toneladas de lixo eletrônico. O material foi recolhido e encaminhado, nessa quarta-feira, 21, para uma indústria de transformação desse tipo de resíduo.

Tubos de TVs, plásticos ABS e PS, além de placas eletrônicas de circuito impresso, foram removidos do lixo comum, através da parceria com a Cariri Ambiental, Bio Digital Reciclagem de Eletrônicos e a Prefeitura. A iniciativa faz parte do processo de logística reversa para que os produtores dos resíduos sejam responsáveis pela destinação.

A população que dispõe desse tipo de material, inutilizado ou quebrado, pode dispensar na Rua do Seminário nº640, antiga Usina Zé Bezerra. O superintendente da Autarquia, Eraldo Oliveira, chama a atenção sobre o descarte adequado de outros resíduos eletrônicos, desde eletrodomésticos até pilha, já que esses contam com metais pesados e com grande poder de poluição.

#ServiçosPúblicos 11/05/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE AMAJU retira mais de 110 toneladas de pneus inservíveis das ruas

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - AMAJU recolheu 111,81 toneladas de pneus inservíveis em 2023. A marca foi alcançada nessa quarta-feira, 10, após o envio de mais uma carreta com 13 toneladas do material para a indústria de reciclagem, em Feira de Santana-BA. Desde o mês de janeiro, já foram encaminhados nove carregamentos de penus que seriam jogados nas vias e terrenos da cidade.

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Associação Kariri Ambiental e ocorre de forma contínua. O município dá suporte técnico, assessorias e investimento para a destinação do material, que é recolhido em toda a região do Cariri e centralizado no Ecoponto de Juazeiro.

A campanha promove a conscientização sobre o descarte correto de pneus inservíveis. A estimativa é que, a cada pneu descartado corretamente, mais de 100 mosquitos Aedes Aegypti deixem de ser proliferados, evitando doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. A população pode destinar o material para o Ecoponto de Pneus Inserviveis, que funciona de 7h às 17h, de segunda a sábado, na Rua do Seminário, nº 460, Centro.

Além de pneus, o trabalho avança com outros materiais que têm empresas de transformação na região como papelão e plástico. Também são recolhidos e encaminhados equipamentos eletroeletrônicos e de informática, que necessitam de atenção especial, por conter propriedades específicas e metais pesados.

#MeioAmbiente 20/03/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE AMAJU realiza fiscalização no “Buraco Azul”

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - AMAJU realiza ações preventivas para inibir a presença de populares no "Buraco Azul". O órgão, em parceria com a Secretaria de Segurança, desenvolve trabalho contínuo de inteligência e monitoramento do local para evitar a presença de banhistas e curiosos.

O Buraco Azul é resultado de um trabalho de mineração de pedras no Sítio Logradouro, onde se formou um lago com as chuvas. A ação azulada da água atraiu visitantes para o local, mas as autoridades do município chamam a atenção para os riscos que o ambiente pode oferecer.

De acordo com o superintendente da AMAJU, Eraldo Oliveira, os riscos vão desde acidentes, como queda e afogamento, até a contaminação com a água, visto que essa não passou por avaliação laboratorial. A autarquia requisitou providências aos proprietários do terreno e promoveu um trabalho de fiscalização, orientação e sinalização sobre os riscos que o local pode oferecer.

#MeioAmbiente 15/03/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju disponibiliza e-mails provisórios de serviço

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - AMAJU comunica que o e-mail institucional está fora do ar, e essa situação pode causar atrasos na resposta e entrega dos serviços. Para minimizar os impactos, a Autarquia disponibiliza uma lista dos novos endereços de e-mail provisórios dos setores da Amaju.

Superintendência

amaju.diafi@gmail.com

Diretoria Administrativa e Financeira - DIAFI

amaju.diafi@gmail.com

Diretoria de Licenciamento Ambiental - DILAM

amajudilam@gmail.com

Diretoria de Fiscalização Ambiental - DIFAM

amajudifam@gmail.com

Coordenação de Análise e Monitoramento Ambiental - COAMA

coama.amaju@gmail.com

Gerência de Resíduos Sólidos, Operação e Destinação Final - GERDEST

amaju.gerdest@gmail.com

Gerência de Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva e Reciclagens - GERCOL

amaju.gercol@gmail.com

Assessoria Jurídica

assessoriajuridicaamaju@gmail.com

#MeioAmbiente 14/03/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE AMAJU promove Drive Thru da reciclagem

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - AMAJU promove o Drive Thru da Reciclagem - Dia do Pneu Inservível, contando com a parceria da Pneus Canteiros. O evento ocorrerá na próxima sexta-feira, 17, de 8h às 13h, no Teatro Marquise Branca, na Av. Padre Cícero, S/N, Salesianos.

A campanha promove a conscientização sobre o descarte correto de pneus inservíveis. A estimativa é que, a cada pneu descartado corretamente, mais de 100 mosquitos de Aedes aegypti deixem de ser proliferados, evitando doenças como Dengue, Zika e Chikungunya

No dia do Drive Thru, as 30 primeiras pessoas que entregarem 15 pneus usados de carro vão receber uma cesta básica. Os pneus devem ser entregues no local da campanha, no Teatro Marquise Branca.

Quem não puder participar da Campanha de Drive Thru, pode destinar o material para o Ecoponto de Pneus Inserviveis, que funciona de 7h às 17h, de segunda a sábado, na Rua do Seminário, nº 460, Centro.

#ServiçosPúblicos 02/03/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE AMAJU intensifica fiscalização da rede de cabos suspensos

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - AMAJU inicia o processo de responsabilização de empresas por fios e cabos suspensos, inadequadamente, na cidade. A iniciativa tem como objetivo evitar choques elétricos e acidentes de trânsito, em especial com motociclistas.

Ao final de 2022, encerrou o prazo para a regularização das empresas fornecedoras dos serviços via cabos suspensos. O trabalho ocorre a partir de denúncia contra a empresa "Oi" junto ao Ministério Público do Estado do Ceará - MPCE. A empresa encerrou suas atividades de telefonia no estado, mas deixou nos municípios o ônus de uma rede inutilizável, que promove riscos à população.

Até este momento, a AMAJU já realizou diversas notificações junto à empresa Enel, que é responsável pela locação e manutenção de redes de cabos dispostas nos postes do município.

O superintendente da autarquia, Eraldo Oliveira, ressalta que a ação teve início em agosto do ano passado, com fiscalização, através de lei e que, agora, além das notificações, multas passam a ser aplicadas.

#MeioAmbiente 01/03/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE AMAJU debate aprovação de resolução para catadores

A Autarquia de Meio Ambiente Juazeiro do Norte - Amaju discutirá nesta sexta-feira, 3, a aprovação de uma Resolução, junto ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). A propositura visa regulamentar a coleta seletiva em eventos públicos ou privados com a inclusão dos catadores.

A deliberação virá em momento oportuno. Hoje, 1° de março, é celebrado o Dia Internacional de Catadores de Materiais Recicláveis e, nos últimos 2 anos, o Município vem dedicando atenção especial à implementação de políticas públicas que incluam esses profissionais na Gestão dos Resíduos Sólidos.

Juazeiro conta com 3 associações regularizadas e com licença ambiental, que recebem e coletam materiais recicláveis, com mais de 500 catadores vinculados.

A estimativa é que, só em 2022, foram destinadas para reciclagem mais de 900 toneladas de resíduos coletados pelas associações de catadores.

Nesta data alusiva ao catador, a Prefeitura de Juazeiro reforça a importância desses trabalhadores, e pede à população para colaborar com a coleta, separando os resíduos secos - plástico, latinhas, papel, papelão e embalagens no geral- dos restos de alimentos. Posteriormente, o material deve ser destinado às associações de catadores, contribuindo com o meio ambiente e com a renda desses agentes ambientais.

#MeioAmbiente 24/02/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE AMAJU e Secretaria de Meio Ambiente do Estado debatem setor no Cariri

O superintendente da Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte, Eraldo Oliveira, participa de agenda da titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Vilma Freire, no Cariri. A secretária está na região para tratar do Consórcios Públicos de Manejo dos Resíduos Sólidos, além de outras demandas.

A comitiva da AMAJU e a secretária estadual já se reuniram com representantes da Associação dos Catadores e Catadoras de Juazeiro (ACCJ), do Engenho do Lixo e da Juazeiro Ambiental, participantes do Programa Auxílio Catador. O encontro foi um primeiro contato da titular da SEMA com a categoria que atua na região.

No momento, também foi apresentada uma panorâmica dos Programas Eixos da SEMA, disponibilizando apoio aos gestores municipais, na busca do engajamento dos municípios nas ações e projetos voltados para o tema.

#comunicado 06/02/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Comunicado

A superintendência da Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte-AMAJU informa que estará com expediente interno nesta terça-feira, 7.

O fechamento se deve ao planejamento interno da autarquia para melhor atender à população. Os trabalhos serão retomados para o público na quarta-feira, 8.

#Romaria 01/02/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE AMAJU atua durante romarias de Juazeiro

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte promove ações para desenvolver a qualidade do meio ambiente no município. No período da Romaria de Nossa Senhora das Candeias, de 28 de janeiro a 2 de fevereiro, a AMAJU está fiscalizando a incidência de sons promovidos por carros de publicidade volante, comércios com som fixo ou mesmo veículos de particulares, a fim de evitar a poluição sonora.

Também está sendo desenvolvido um trabalho em parceria com as associações de catadores de resíduos sólidos para o processo de coleta seletiva. Os comerciantes recebem orientação sobre a importância da separação adequada do material em todas as escalas de produção de resíduos.

Isso facilita o recolhimento e a destinação adequada para o material que deverá ser reciclado. Evita entupimentos de bueiros, sarjetas e esgotos, em caso de chuva, além de diminuir a produção que iria para a coleta convencional e que iria parar no aterro controlado.

#MeioAmbiente 24/01/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE AMAJU envia carregamento de 17 toneladas para reciclagem

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - AMAJU destinou 17 toneladas de resíduos eletrônicos para a reciclagem. A iniciativa é resultado de parceria com a Associação Kariri Ambiental Metropolitano de Recicladores de Resíduos Sólidos e visa promover a destinação correta desse tipo material.

O carregamento continha placas e componentes de computadores, TVs e diversos eletroeletrônicos que foram descartados e que estavam armazenados há mais de dois anos na sede da associação. Este material será destinado para reciclagem dos seus componentes sob a responsabilidade da Bio Digital Reciclagem de Eletrônicos.

A Autarquia, através das Gerências de Resíduos de Destinação Final e de Reciclagem e Coleta Seletiva, está promovendo um treinamento especializado para atender os catadores que fazem reciclagem com eletroeletrônico. Os setores também promovem aproximação com as associações para compreender as demandas.

A população que dispõe desse tipo de material inutilizado ou quebrado, pode dispensar na Rua do Seminário nº640, antiga Usina Zé Bezerra.

#MeioAmbiente 20/01/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE AMAJU reúne secretários do Cariri para debater destinação de pneus inservíveis

Secretários de Meio Ambiente de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, e representantes do COMARES participaram de reunião promovida pela Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro-AMAJU. O encontro ocorreu nessa quinta-feira, 19, na sede da Autarquia, para debater a política de responsabilização da cadeia produtiva de pneus sobre a destinação adequada, após o seu uso.

Juazeiro do Norte já atua no recolhimento e destinação, através de parcerias com a Associação de catadores Juazeiro Ambiental, RECICLANIP, e Associação dos Produtores de Pneus no transporte para tratamento do material. Mas o município ainda arca com custos de armazenamento e transporte, que deveriam ser assumidos pelo setor produtivo.

O superintendente da AMAJU, Eraldo Oliveira, explica que há uma legislação de logística reversa que pode ser aplicada para que os fabricantes assumam a responsabilidade sobre a destinação adequada dos pneus inservíveis. Ele destacou, ainda, que a intenção em unir os municípios do Cariri é para fortalecer o pleito, visto que esse é um problema comum a todos. "Já as borracharias, têm sido monitoradas por nossas gerências que precisam controlar seus estoques e encaminhar ao nosso ecoponto na antiga usina Zé Bezerra. O não atendimento a legislação em vigor pode acarretar multas e processo criminal", alerta Eraldo

Com a unificação dos municípios em prol da causa, deve-se criar um galpão regional e iniciar novos pleitos como a implantação de uma indústria de beneficiamento desse tipo de material, na região.

#MeioAmbiente 18/01/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Municípios do Crajubar vão discutir destinação de pneus inservíveis
#MeioAmbiente 13/01/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Comunicado

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte- AMAJU informa que, na segunda-feira, 16, o atendimento ao público ocorrerá das 14h às 17 horas. Nessa data, durante o período da manhã, os servidores do órgão passarão por capacitação, a fim de otimizar, ainda mais, os serviços disponibilizados para toda a população.

#MeioAmbiente 09/12/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju discute ações e inicia planejamento para 2023

A Gerência de Resíduos Sólidos, da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, coordenou um processo de avaliação das ações da entidade, ao longo de 2022, nessa quinta-feira, 8.

As atividades do órgão foram discutidas junto às associações e cooperativas de materiais recicláveis que atuam na cidade.

A ação teve como objetivo central permitir aprimoramentos em 2023, bem como traçar melhorias nas políticas ambientais no município.

A gerente de Resíduos Sólidos, Maria Nei Freitas, reforça que é de interesse do órgão estreitar os laços com os catadores de materiais recicláveis e suas entidades representativas.

#MeioAmbiente 27/10/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju realiza campanha sobre descarte de lixo eletrônico

Como parte da Romaria de Finados 2022, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju vai promover, no próximo dia 31, uma ação de conscientização sobre o descarte do lixo eletrônico. A campanha irá acontecer na praça Padre Cícero, a partir das 15h.

Haverá locais para depósito de materiais eletrônicos como pilhas, baterias, celulares, além de uma exposição sobre a evolução tecnológica.

#MeioAmbiente 21/10/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Escola Ambiental promove curso sobre licenciamento

Em parceria com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, e com a Universidade Federal do Cariri - UFCA, a Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto promoveu curso sobre as diretrizes e processos necessários ao licenciamento ambiental.

A atividade, que ocorreu nestes dias 20 e 21, tem como objetivo garantir a adequada formação aos agentes do município que atuam diretamente com essas ações. Foram abordadas temáticas como zoneamento urbano e crimes ambientais.

A formação contou com a participação de membros da Superintendência Estadual do Meio Ambiente - Semace, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis - Ibama, além da Polícia Ambiental.

#ServiçosPúblicos 20/09/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju vistoria fiação solta junto com empresas de Internet

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju está ampliando o trabalho de fiscalização de fiações soltas na cidade. Nesta terça-feira, 20, em parceria com diversas empresas que prestam serviços de distribuição de energia e Internet foi realizada uma ação de vistoria.

De acordo com Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, o trabalho será fundamental para implementar a cartilha de práticas aprovada no Conselho Municipal de Meio Ambiente.

As atividades de hoje foram iniciadas na praça do Giradouro e percorreram as avenidas Castelo Branco e Ailton Gomes, além de bairros próximos. A autarquia também vem mantendo ações diárias de vistoria, a fim de identificar situações problemáticas. Ele relata, ainda, que o órgão trabalha para realizar uma varredura em todos os pontos da cidade.

Participaram da ação de hoje as empresas: Enel, Brisanet, Mob Telecom, Ikanet, Link Cariri, Araújo Sat, além da Acesso Simples, Cariri Conect, Turbo Net, Sol Net e Plug Net.

O superintendente ainda apontou que a autarquia observa com preocupação o estado dos fios da empresa Oi, que deixou o mercado e abandonou sua estrutura de fios.

#ServiçosPúblicos 19/09/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju realiza ampla fiscalização de fios

Nesta terça-feira, 20, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju vai fiscalizar a fiação que cobre a cidade. O trabalho será junto às diversas empresas que fazem uso desse cabeamento e que devem estar cumprindo o que foi pactuado entre elas e o Munícipio.

Segundo Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, a fiscalização terá início às 7h30min e começará a partir da praça do Giradouro, no bairro Triângulo.

Devem participar dessa atividade representantes das seguintes empresas: Enel, Brisanet, Mob Telecom, Ikanet, Link Cariri, Araújo Sat, Acesso simples, Cariri Conect, Turbo Net, Sol Net e Plug Net.

Eraldo Oliveira destaca, ainda, que existem tentativas sucessivas para dialogar sobre essa temática com as principais empresas de telefonia do país.

#MeioAmbiente 13/09/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju realiza ação de coleta seletiva

Durante o período da Romaria de Nossa Senhora das Dores, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, em parceria com as associações de catadores, está promovendo ação de coleta seletiva na Praça Padre Cícero. A atividade visa reduzir a quantidade de resíduos que normalmente seria descartada nas ruas da cidade, além de mitigar os materiais que seriam direcionados no cotidiano da coleta domiciliar.

A população pode, também, se dirigir até o local e colocar seus resíduos recicláveis no ponto de entrega voluntária que funciona na praça.

No local está, ainda, montada uma exposição com fotografias que mostram alguns dos trabalhos desenvolvidos pela autarquia. Juntamente com a Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto também estão sendo desenvolvidas atividades de conscientização sobre preservação e cuidado com a cidade.

#MeioAmbiente 23/08/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju orienta população sobre queimadas

Os meses de setembro a dezembro são considerados críticos pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju devido ao elevado potencial de queimadas. O aumento das temperaturas facilita o alastramento de chamas, podendo produzir situações danosas. O ideal, segundo o órgão, é evitar ações de queimadas, neste período.

A Autarquia também observa que as queimadas tendem a trazer prejuízos ao cotidiano da cidade, afetando pessoas com doenças respiratórias e interferindo na limpeza urbana.

Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, detalha que os meses que se seguem também apresentam maior possibilidade de combustão espontânea, fazendo com que as equipes de fiscalização estejam constantemente em vigilância. Ele alerta, ainda, que irregularidades serão punidas, de acordo com a lei.

#MeioAmbiente 22/08/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju se reúne com empresas para discutir fiação irregular

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju segue dialogando junto às empresas que utilizam fiação na cidade para assegurar a boa prestação de seus serviços. A entidade reuniu-se com provedores de internet, de TV a cabo, e com a concessionária elétrica do Estado. No encontro, foram debatidas a manutenção e substituição das fiações consideradas de risco à população.

De acordo com Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, um novo encontro foi agendado a fim de manter a constante observação dos parâmetros de segurança. O gestor também destacou que as agências reguladoras à nível nacional e estadual foram alertadas da necessidade de fiscalização conjunta.

O município lembra que qualquer irregularidade pode ser relatada à Autarquia através do telefone (88) 3199-0380.

#MeioAmbiente 09/08/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju coordena fiscalização de fios irregulares

O Munícipio de Juazeiro constituiu uma comissão de trabalho a fim de garantir o cumprimento às leis municipais sobre a responsabilidade das empresas de energia elétrica na manutenção e adequação da fiação por elas utilizada. Esta comissão é liderada pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, e conta com integrantes das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, Infraestrutura - Seinfra e Departamento Municipal de Trânsito - Demutran.

O superintendente da Amaju, Eraldo Oliveira, destaca que a comissão irá fiscalizar, autuar e, se necessário, multar as empresas em desacordo com o que é legalmente estabelecido.

O superintendente detalha, também, que cabe à empresa proprietária do poste de rede a notificação das demais empresas que porventura utilizem o equipamento para alocar seus serviços, como provedores de internet, da necessidade de adequação dos cabos. Ele reforça que todas as empresas já estão sendo chamadas para se manifestarem oficialmente sobre a necessidade de correção e disciplinamento.

#MeioAmbiente 25/07/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju e Semasp distribuem mais de 100 mudas de árvores

Em atividade realizada durante a Semana do Município, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju distribuiu 140 mudas de árvores. As plantas entregues foram produzidas no Viveiro de Mudas da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp.

A Secretaria dá continuidade à entrega e os interessados devem se dirigir à sede da pasta, no Parque Ecológico das Timbaúbas, portando documento oficial com foto, comprovante de residência e indicativo do local em que a muda será plantada.

Foto: Júnior Silva

#Segurança 21/07/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju articula formação de Brigada Municipal contra incêndios

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju está constituindo uma brigada de incêndio municipal. As atividades da primeira fase foram realizadas nesta semana e tiveram o apoio do Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais - Prevfogo, do Ibama-CE.

O primeiro momento formativo contou com Teste de Aptidão Física - TAF e Teste de Habilidade para Uso de Ferramentas Agrícolas - THUFA. A partir da avaliação dos resultados, será definido quem deve participar da segunda fase do processo formativo.

Participaram da ação servidores da Amaju e da Guarda Civil Metropolitana - GCM. A ação também teve apoio logístico das secretarias de Saúde e de Esporte e Juventude.

#MeioAmbiente 19/07/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju lança campanha “Menos barulho! Mais respeito”

Nesta quinta-feira, 21, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte lançará a campanha ‘Menos barulho! Mais respeito!'. A ação, que faz parte da Semana do Município, tem como objetivo buscar conscientizar a população e comerciantes locais da relevância de respeitar os limites sonoros estabelecidos, tanto de quantidade de decibéis, quanto nos horários em que essas atividades sonoras são desempenhadas.

A atividade de lançamento será realizada das 7h às 12h, no cruzamento das avenidas Castelo Branco e Padre Cícero, próximo ao Cariri Garden Shopping.

A autarquia preparou um folder com informações detalhadas sobre o tema, desde os aspectos ligados aos incômodos causados, até os mecanismos de punição.

#MeioAmbiente 19/07/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju arrecada 300 quilos de materiais recicláveis

Por meio de ação ao estilo Drive -thru realizada nessa segunda-feira, 19, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju conseguiu recolher um total de 300 quilos de materiais recicláveis. Os resíduos arrecadados foram repassados para dezenas de catadores que atuam na cidade.

A população também pode depositar seus resíduos nos Pontos de Entrega Voluntária - PEVs localizados na praça Padre Cícero e na Praça do Mateu. Além disso, os materiais podem ser entregues na Associação Engenho do Lixo, que fica na Avenida Paulo Maia, 1500, e na organização Kariri Ambiental, situada na rua do Seminário, 460.

#MeioAmbiente 14/07/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju realiza drive thru da reciclagem

Na próxima segunda-feira, 18, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju irá promover o drive thru da reciclagem. A ação visa ampliar a conscientização da população para a necessidade de adotar hábitos socialmente mais saudáveis. As atividades serão na praça do Mateu, no bairro Pirajá, das 7h às 12h, e no cruzamento das ruas São Benedito com vereador Antônio Braz, das 8h às 16 horas.

A autarquia informa, ainda, que a cada saco que contabilize 10 litros, ou 1 quilograma, de material reciclável será entregue um brinde ao doador. São considerados materiais recicláveis papéis, papelão, metais, plástico, eletroeletrônicos, entre outros.

#MeioAmbiente 13/07/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju entrega EPIs aos catadores do aterro controlado

Nesta quarta-feira, 13, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju está dando continuidade à distribuição de kits de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs. Foram entregues 110 kits no aterro controlado municipal, contendo botas, luvas, máscaras e colete.

O superintendente, Eraldo Oliveira, afirmou que este passo é extremamente relevante na aproximação entre o poder público e esses profissionais, essenciais para o cotidiano da cidade.

#Agricultura 30/06/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju e Seagri articulam ida de agricultores à reunião da Bacia do Rio Salgado

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, juntamente com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento - Seagri, está mobilizando agricultores familiares e demais interessados para irem a uma reunião sobre a liberação das águas do Açude Thomaz Osterne, na cidade do Crato. O reservatório está sob hierarquia da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - COGERH, órgão do Governo do Estado.

A reunião será nesta sexta-feira, 1º, a partir das 8h30. O evento ocorre no auditório do Cras, localizado na rua Antônio Trajano, no Distrito Ponta da Serra. Um ônibus sairá às 7h do Carás de Umari, a fim de garantir o deslocamento de todos os interessados em participar da discussão.

Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, observa que a reunião é fundamental para garantir que o volume de águas liberado alcance Juazeiro do Norte. Ele detalha que o volume de 250 mil m3 seria suficiente para atingir a cidade, e sem causar nenhum dano colateral ao reservatório ou demais ambientes de possível impacto.

#JuaForró 15/06/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju realiza ação de coleta seletiva durante Juaforró

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju irá manter um galpão de organização da coleta seletiva no Parque de Eventos Padre Cícero, durante os dias de Juaforró. O evento ocorre desta quarta-feira, 15, até o domingo, 19.

A Amaju coordenará a atividade em parceria com os catadores locais, a fim de que os resíduos sólidos produzidos durante o evento tenham a adequada destinação.

Eraldo Oliveira, superintendente da autarquia, informa que os catadores estarão todos fardados e paramentados com equipamentos de proteção individual.

Foto: Júnior Silva

#MeioAmbiente 07/06/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju destina 60 toneladas de pneus para reciclagem

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju encaminhou cerca de 60 toneladas de pneus para reciclagem, durante o mês de maio. A ação é costumeiramente realizada, a partir de parceria firmada junto à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, e com a Organização Reciclanip. A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira no campo da responsabilidade pós-consumo.

O quantitativo destinado à reciclagem foi colhido em cinco carregamentos, todos oriundos do Ecoponto Municipal de Pneus Inservíveis, localizado na Rua do Seminário, 460.

Qualquer cidadão pode encaminhar materiais desta ordem, e que estejam em desuso, para o local.

A Amaju reforça que a destinação incorreta desses resíduos pode acarretar fiscalização e multa. Portanto, o encaminhamento adequado é um fator de necessidade ambiental e, também, de saúde pública, já que o descarte de pneus em áreas impróprias tende a favorecer a procriação do mosquito transmissor da Dengue e Chikungunya.

#ServiçosPúblicos 06/06/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Município entrega EPIs para catadores

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju deu início ao processo de entrega dos equipamentos de proteção individual - EPIs aos catadores da cidade. Inicialmente foi realizada uma entrega simbólica, e durante o mês será conduzido um cronograma amplo de entregas.

Segundo Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, a expectativa é entregar cerca de 450 kits de proteção. Ele detalha, também, que a prioridade inicial será dos catadores do aterro municipal. O gestor observou, ainda, que esta ação marca o início da política municipal de resíduos sólidos, bem como o caminho para implantação da coleta seletiva.

O prefeito Glêdson Bezerra destacou a relevância dos catadores para a municipalidade, apontando a essencialidade do trabalho conduzido por eles. Em seguida, assinou o termo de parceria entre o município e as associações de catadores da cidade.

A atividade foi acompanhada por diversos secretários da gestão, além de presidentes de associações de catadores. Wagner Duarte, coordenador regional do Auxílio Catador também esteve presente.

#MeioAmbiente 23/05/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju se reúne com associação de carroceiros

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte se reuniu com representantes da Associação União dos Carroceiros. O encontro teve como objetivo debater os cuidados necessários com os animais utilizados para o trabalho, recomendando ações de bem-estar animal, além de controle do volume de carga colocado.

O espaço também foi utilizado para debater as questões de vulnerabilidade econômica que envolvem a categoria, especialmente a partir da inclusão nos programas sociais federais, estaduais e municipais.

A reunião foi coordenada pela gerência de Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva e Reciclagem da Amaju.

#ServiçosPúblicos 20/05/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju e Junta Militar disponibilizam serviços no Vapt-Vupt

Nesta sexta-feira, 20, o município inaugurou guichês de atendimento dos serviços da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, e da Junta Militar, no prédio Vapt-Vupt. A partir de agora, os documentos expedidos por estes órgãos passam a estar acessíveis de modo mais fácil, rápido e integrado.

Emissão de licenças, alterações, autorização para uso de som são apenas alguns documentos que a Amaju irá disponibilizar no novo endereço. A Junta Militar irá dispor de alistamento, atestado de desobrigação, segunda via da reservista e entre outros serviços.

O prefeito Glêdson Bezerra destacou que o objetivo é concentrar os atendimentos em um único local, facilitando a vida do cidadão. Ele apontou também que, em breve, com a instalação do Centro Administrativo, o juazeirense conseguirá sanar suas necessidades junto ao município com ainda mais praticidade e conforto.

Vários secretários prestigiaram o evento, bem como representantes da Junta Militar e do programa Vapt-Vupt em nível local e estadual.

#MeioAmbiente 17/05/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju reforça uso de pontos de reciclagem

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro - Amaju tem ampliado as atividades de conscientização para reciclagem de materiais. A entidade reforça o uso de Pontos de Entrega Voluntária - PEVs que, atualmente, encontram-se na Praça Padre Cícero e Praça do Mateu. Nestes endereços, a população pode descartar materiais recicláveis, e esses são direcionados aos catadores da cidade.

Neste Dia Internacional da Reciclagem, a pasta também reitera o papel protagonista das associações de catadores, responsáveis por garantir o adequado destino à maior parte dos materiais reciclados.

Para entregar resíduos passíveis de reaproveitamento, a população pode procurar, também, as associações.

Veja os endereços:

-Associação Engenho do Lixo de Juazeiro do Norte, Av. Paulo Maia, 1500, São José. Contato: (88) 9 9338-7593

- Associação Kariri Ambiental Metropolitano dos Recicladores de Resíduos Sólidos JN, na Rua do Seminário, 460, Centro. Contato: (88) 9 8822-2958

- Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ACCJ), na Av. Castelo Branco, acima da Praça do Mateu, Santa Tereza. Contato: (88) 9 8873-9326.

#ServiçosPúblicos 02/05/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju mantém fiscalização de poluição sonora

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju) está vistoriando os níveis de poluição sonora na cidade. O órgão vem realizando rondas frequentes no período noturno, a fim de identificar possíveis descumprimentos ao que é estabelecido em lei. Além disso, tem observado o centro comercial da cidade, no intuito de assegurar o respeito às diretrizes básicas necessárias.

Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, detalha que com o novo decreto do Governo do Estado, que regulamenta as ações de controle sonoro, as instituições desta ordem passam a integrar esse caminho.

O superintendente frisou, ainda, que o trabalho da autarquia seguirá com orientações permanentes, e que o novo decreto editado não altera em nada o que já vinha sendo praticado no município, já que ele regulamenta, em síntese, o dever dos órgãos estaduais.

Ele destaca que é indispensável que as Polícias Militar, Ambiental e Civil ajam de acordo com o que lhes compete, bem como a Secretaria Estadual de Meio Ambiente - Semace.

#ServiçosPúblicos 12/04/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju vai disponibilizar serviços no Vapt-Vupt

Através de convênio firmado junto à Secretaria Executiva Estadual de Cidadania e Direitos Humanos, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju vai disponibilizar seus serviços no prédio do Vapt-Vupt. O acordo foi assinado durante viagem do superintendente, Eraldo Oliveira, à sede da secretaria, realizada na última semana.

Eraldo afirma que a expectativa é que, até o fim deste mês, as outorgas emitidas pela autarquia estejam acessíveis a partir do Vapt-Vupt, na Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120 - Centro.

#MeioAmbiente 07/04/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Superintendente da Amaju cumpre agenda em Fortaleza

O superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, Eraldo Oliveira,

cumpre agenda em Fortaleza, nesta quinta-feira, 7, e amanhã, 8. O gestor visitará diversos setores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente - Semace, a fim de realizar troca de experiências e debater novas possibilidades no campo da preservação ambiental. Eraldo também participará da assembleia do consórcio da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento - ARIS.

Nesta sexta, 8, o superintendente terá uma audiência com o secretário de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno. O objetivo do encontro é discutir aspectos de logística reversa e unidades de conservação. Na agenda também constam encontros com representantes da Associação dos Municípios do Estado do Ceará - APRECE e Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará - AGACE.

O titular da Amaju viajou acompanhado da diretora Administrativa, Adriana Freitas, do diretor de Fiscalização, Aldeir Lima, e o representante do setor de projetos da autarquia, Clécio Santos.

Participam da comitiva, também, representantes da Procuradoria do Município.

#MeioAmbiente 28/03/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju realiza ação de conscientização para reciclagem

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, em parceria com os Agentes Jovens Ambientais do governo do Estado - AJAs, realizou na quarta-feira, 23, uma atividade de conscientização da população para a necessidade de reciclar os materiais e resíduos sólidos.

O trabalho aconteceu no centro comercial da cidade, nas proximidades da praça Padre Cícero. Segundo Maria Nei, gerente de reciclagem da autarquia, o objetivo da atividade foi chamar a atenção para o Ponto de Entrega Voluntária - PEV que fica disponível na praça. Nele podem ser colocados, de modo contínuo, materiais secos para reciclagem.

Maria Nei ressalta, ainda, que a Amaju mantém parcerias com as associações de coleta de material reciclável da cidade, e que os resíduos depositados no local são repassados permanentemente.

#MeioAmbiente 11/03/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju entrega licença ambiental para associações de catadores

Em ação realizada nesta sexta-feira, 11, na sede da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, foram entregues para os representantes de duas associações de catadores da cidade as licenças ambientais.

As instituições atendidas foram a Associação de Catadores e Catadoras de Juazeiro do Norte - ACCJ e a Kariri Ambiental Metropolitano dos Recicladores.

De acordo com a Amaju, a liberação das licenças habilita as instituições a coletar e receber materiais recicláveis como papelão, latinhas, materiais de ferro, eletrodomésticos, materiais em PVC, entre outros. Aqueles que desejarem entregar os resíduos reaproveitáveis devem procurar as ONGs e acertar sobre o processo de entrega e/ou recolhimento.

ACCJ

Endereço: Av. Castelo Branco, S/N, Praça do Mateu, bairro Santa Tereza.

Kariri Ambiental

Endereço: Rua do Seminário, 460, Centro.

#DesenvolvimentoSocial 09/03/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju realiza ações em homenagem ao Dia da Mulher

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju realizou, nessa terça-feira, 8, em parceria com as associações de catadores da cidade, atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Foram ministradas rodas de conversa com a presença da diretora da Escola Ambiental, Tânia Pinheiro.

Além disso, a Amaju realizou uma ação pública na rua Padre Cícero, no Centro da cidade. A atividade, segundo Maria Nei, gerente de resíduos sólidos, visava conscientizar, quem passava pelo local, da necessidade do incremento de políticas públicas para o público feminino, bem como ensejar o apoio às lutas coletivas da classe.

O órgão encerrou as atividades com uma oficina de turbantes, e a divulgação do Ponto de Entrega Voluntária de material reciclável, na Praça Padre Cícero. As catadoras que participaram das ações depositaram no local os materiais recolhidos durante o dia.

#Fiscalização 02/03/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju avalia fiscalização durante carnaval

Finalizada na noite dessa terça-feira, 1º, a fiscalização contra aglomerações e desrespeitos ao decreto estadual de carnaval foram classificadas como tranquilas e positivas pela Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju.

O superintendente, Eraldo Oliveira, ressalta que, apesar de ter havido a necessidade de intervenção em algumas festas que excediam o limite estabelecido, foi observado uma maior conscientização da população, evitando grandes eventos e adotando medidas de proteção.

Ele destaca, ainda, a relevância da parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Vigilância Sanitária e Vigilância em Saúde, que possibilitaram as ações.

#Fiscalização 25/02/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju coordena fiscalização de decretos da Covid-19 durante carnaval

Durante o período de carnaval, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente- Amaju vai retomar as rondas de fiscalização dos decretos para controle da Covid-19.

Eraldo Oliveira, superintendente da Autarquia, afirma que as rondas terão início às 21h desta sexta-feira, 25, e irão percorrer os principais pontos da cidade, a fim de identificar possíveis aglomerações.

Eraldo alerta, ainda, que será observada a exigência de comprovante de vacinação por bares e restaurantes, além de fiscalizar a poluição sonora em alguns locais.

Segundo o atual decreto estadual, as festividades de carnaval estão suspensas, e eventos em locais abertos devem ter, no máximo, 500 pessoas. Já em locais fechados, o limite é de 250.

As rondas são realizadas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde, Guarda Civil Metropolitana, e Polícia Ambiental.

Foto: Junior Silva

#MeioAmbiente 07/02/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju amplia discussão sobre poluição sonora

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju tem ampliado as discussões com relação à poluição sonora, em alguns pontos da cidade.

Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, explica que o órgão tem recebido constantes reclamações e pedidos de intervenção pública.

Segundo ele, justificáveis e exigem ações objetivas.

Eraldo defende a necessidade de amplo diálogo, envolvendo os entes de fiscalização, punição, infratores e sociedade civil, a fim de encontrar um quadro que seja razoável para todos os envolvidos. Ele reforça que as áreas com maior potência de incômodo sonoro deveriam contar com uma estrutura de isolamento acústico.

O superintendente acha, ainda, que há a possibilidade de debater o zoneamento, no intuito de encontrar uma solução com caráter definitivo.

#ServiçosPúblicos 03/02/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju disponibiliza telefone para contato

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju está com novo número de telefone. O contato com o órgão pode ser feito pelo (88) 3199-0380. O atendimento ao público acontece das 7h30min às 11h30min, e das 13h às 17 horas.

A Amaju fica na rua Tabelião Teófilo Machado, 28, no bairro Lagoa Seca.

Foto: Júnior Silva

#MeioAmbiente 28/01/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju funcionará apenas com expediente interno durante 2 dias

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju funcionará em expediente interno nesta segunda-feira, 31, e na terça-feira, 1° de fevereiro. O atendimento será normalizado na próxima quarta-feira, 2.

O prédio da autarquia passará por um processo de desinfecção. A atividade visa dar maior segurança sanitária aos servidores e à população.

Foto: Júnior Silva

#MeioAmbiente 25/01/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju dá apoio à categoria para inscrição no Programa Auxílio Catador

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju está disponibilizando apoio técnico para que os catadores da cidade possam se inscrever no programa estadual de auxílio à categoria. O envio da documentação é feito exclusivamente de modo virtual.

Os catadores devem se dirigir à Rua Presidente Vargas, 169, no bairro Salesianos. O atendimento é das 7h às 11h30min, e das 13h30min às 17h30min. Todos devem portar cópia de RG, CPF, comprovante de residência e número do NIS. As inscrições se encerram na próxima segunda-feira, 31.

Maria Nei, gerente do setor de Resíduos Sólidos do órgão, coordena os trabalhos junto às estagiárias da Universidade Regional do Cariri - URCA, e dos Agentes Jovens Ambientais.

#ServiçosPúblicos 24/01/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju zera inquéritos civis herdados da gestão anterior

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju encaminhou, durante o ano passado, todos os inquéritos civis, da gestão anterior, que estavam parados na entidade. De acordo com a Amaju, tratavam-se de 60 processos.

Eraldo Oliveira, superintendente da Autarquia, frisa que no exercício 2021 não houve nenhuma ação deste tipo direcionada à Amaju. Ele afirma que isso se deve a um órgão mais atuante, aberto às questões públicas, e que estabelece uma parceria direta com o Ministério Público.

Foto: Júnior Silva

#MeioAmbiente 20/01/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju inaugura nova sede

Na manhã desta quinta-feira, 20, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte -Amaju inaugurou a sua nova sede. O órgão já estava funcionando em novo endereço desde dezembro, contudo, as obras de requalificação do prédio ainda não haviam sido concluídas. A partir de agora, todos os serviços prestados pela autarquia passam a estar disponíveis na rua Tabelião Luiz Teófilo Machado, 28, no bairro Lagoa Seca.

O Prefeito Glêdson Bezerra destacou a relevância do novo espaço, pois será possível melhorar e ampliar os atendimentos à população, além de assistir de modo mais profícuo os profissionais que atuam na reciclagem de resíduos sólidos.

Eraldo Oliveira, superintendente da autarquia, apontou que o órgão buscará focar em ações ligadas aos resíduos sólidos e saneamento, além de intensificar atividades em prol da adequada gestão ambiental. Ele ressaltou, também, que os vínculos com catadores serão fortalecidos, e o mesmo será feito com agências reguladoras.

A inauguração foi acompanhada pelo vice-prefeito, Giovanni Sampaio, pelo presidente da Câmara Municipal, William Bazilio, e por vários secretários municipais e vereadores. Participaram, ainda, servidores da autarquia de meio ambiente e representantes das associações de catadores da cidade.

#MeioAmbiente 18/01/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju informa horário diferenciado, nesta quinta-feira, 20

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju informa que nesta quinta-feira, 20, o atendimento ao público será realizado em horário diferenciado, na parte da manhã, com início às 10h, encerrando às 11h30min. Já no período da tarde, o atendimento será das 13h às 17 horas.

O órgão também reitera que está em novo endereço, na rua Tabelião Luiz Teófilo Machado, 28, bairro Lagoa Seca.

#Fiscalização 17/01/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Município fiscaliza cumprimento de decretos de combate à Covid-19

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju segue realizando ações de fiscalização, a fim de garantir o respeito às diretrizes de combate à Covid-19. Eraldo Oliveira, superintendente do órgão, informa que a população também pode colaborar, por meio de denúncias, através do número (88) 9 9882-6509.

Segundo as normas em vigor, eventos em espaços abertos deverão ter público máximo de 500 pessoas. Já em locais fechados, o limite é de 250 participantes. Bares e restaurantes devem exigir comprovante de vacinação aos seus clientes.

Foto: Júnior Silva

#MeioAmbiente 14/01/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju e UFCA discutem parcerias

Na tarde desta sexta-feira, 14, o superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, Eraldo Oliveira, esteve reunido com um representante da Universidade Federal do Cariri - UFCA, o professor Marcelo Bezerra. No encontro foram discutidas possibilidades de integração, firmando-se uma parceria entre as instituições. De acordo com Eraldo, a parceria irá permitir ações de capacitação e treinamento, voltadas aos catadores de materiais recicláveis.

Maria Nei, gerente de reciclagem da autarquia, que também participou da reunião, disse que as atividades integradas devem se estender por todo o ano.

#MeioAmbiente 14/01/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju cadastra catadores de material reciclável
#MeioAmbiente 07/01/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju realiza ação em parceria com Associação de Catadores e Catadoras de Juazeiro do Norte

Durante a manhã desta sexta-feira,7, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, juntamente à Associação de Catadores e Catadoras da cidade - ACCJ, concretizou atividade voltada ao adequado manejo de resíduos sólidos, buscando incentivar a entrega destes materiais em pontos reciclagem. A ação foi realizada na Praça do Mateu, localizada no bairro Pirajá.

A intervenção contou com a instalação de coletores, plantio de mudas para revitalização local, além de diálogo com a população sobre o correto destino do óleo de cozinha. A Amaju ressaltou que espera observar uma sucessiva redução na quantidade de resíduos destinados à coleta de rua, pois desde novembro de 2021 existe um Ponto de Entrega Voluntária de resíduos - PEV situado na praça destacada.

#MeioAmbiente 30/12/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju reforça orientações sobre poluição sonora durante réveillon

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju orienta que, durante as festividades de ano novo, a população evite realizar encontros com fogos de artifício. De acordo com o órgão, estes materiais tendem a causar danos, quando manipulados inadequadamente, além de prejuízos à audição de crianças, idosos e animais.

A Amaju salienta, no entanto, que caso sejam utilizados fogos, a população prioriza aqueles com menor ruído. Nessa linha, a Autarquia informa que estará atenta a possíveis desrespeitos aos níveis de ruído permitidos, e em casos mais graves poderá aplicar multas e proceder autuações.

O município informou, na última semana, que não irá realizar queima de fogos durante a virada do ano.

#MeioAmbiente 23/12/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Município suspende queima de fogos e fiscalizará excesso de ruídos

O município de Juazeiro do Norte não vai realizar queima de fogos durante o réveillon. A decisão foi tomada a partir de questões técnicas e levando em consideração o bem-estar da população e ainda danos que possa causar aos animais, dotados de audição mais sensível.

Nesse sentido, a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju orienta à população que, ao adquirir esses produtos, dê preferência àqueles com menor potencial de ruído.

Durante o réveillon, a

Amaju fará fiscalização quanto à poluição sonora, nos diversos pontos da cidade. Ao constatar irregularidades, o órgão adotará as medidas cabíveis, como autuações e multas.

Fotos: Junior Silva

#SeleçãoPública 22/12/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju suspende processo seletivo de contratados

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju suspendeu o edital de contratação de Auxiliar de Serviços Gerais (ASG). A medida foi adotada seguindo orientações da Procuradoria Municipal, a partir de diretrizes indicadas pelo Ministério Público.

Novos encaminhamentos serão publicizados posteriormente.

#MeioAmbiente 16/12/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prêmio de preservação da Caatinga é entregue ao superintendente da Amaju

Na noite dessa quarta-feira, 15, o superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, Eraldo Oliveira, recebeu o prêmio de Preservação da Caatinga. A honraria é concedida pelo blog do jornalista Amaury Alencar e pelo site Matheus repórter Cariri, com apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará - ALCE. A cerimônia aconteceu no auditório Murilo Aguiar, em Fortaleza.

Eraldo foi reconhecido pelo seu histórico em defesa da preservação ambiental, em especial o seu engajamento no cuidado com a Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro. Ao receber o prêmio, o superintendente se disse realizado, e fez questão de dividir a honraria com o prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra.

Também prestigiaram o evento, Elano Damasceno, presidente da Associação das Gestões Ambientais Locais do Estado do Ceará - AGACE, e Plabinio Francesco, presidente da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento - ARIS.

#MeioAmbiente 15/12/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Superintendente da Amaju participa de sessão da Câmara e defende adesão ao Comares

Eraldo Oliveira, superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, participou, na tarde dessa terça-feira, 14, da sessão da Câmara de Vereadores. O gestor foi à sede do legislativo para defender a adesão de Juazeiro do Norte ao Consórcio de Municípios para Aterro de Resíduos Sólidos - Comares.

Durante a exposição, Eraldo esclareceu que o projeto em destaque versa apenas sobre a necessidade de aprovação do chamado terceiro termo aditivo. Este termo aponta somente para adequação à nomenclatura do consórcio, e observação de concessão para tratamento, transbordo e destinação final dos resíduos sólidos.

O superintendente fez questão de indicar, objetivamente, que não há criação de taxas para coleta de lixo, ou qualquer coisa do gênero. Ele lembrou que existirá a necessidade de debater este aspecto no futuro, mas isso não é parte do projeto atual. Nessa linha, Eraldo Oliveira observou que todos os demais municípios do consórcio já aprovaram em suas casas legislativas a ratificação do projeto e permanência no Comares.

Ao finalizar as explanações, o superintendente apontou que o trabalho do município com relação à política de resíduos sólidos seguirá, independente do resultado da votação na Câmara. Contudo, apontou que a presença de Juazeiro do Norte é essencial para guiar o Cariri para extinção dos lixões.

A sessão também foi acompanhada pelo secretário executivo do Comares, Francisco Brito Júnior.

Fotos: Josimar Segundo

#MeioAmbiente 10/12/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Superintendente da Amaju recebe prêmio de preservação da Caatinga

Eraldo Oliveira, superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte- Amaju, vai receber o prêmio Protetor da Caatinga. A ação é desenvolvida pelo blog do jornalista Amaury Alencar e pelo site Matheus repóter Cariri, com apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará - ALCE, e busca reconhecer práticas e figuras que desempenham papel fundamental para manutenção do bioma em destaque.

Eraldo tem largo histórico de ativismo pela preservação do Meio Ambiente, agindo de modo especial na manutenção da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro. Ele disse estar honrado com a homenagem, e afirma que este reconhecimento o anima na caminhada pela construção de práticas de preservação ambiental.

A cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá na próxima quarta-feira, 15, no Auditório Murilo Aguiar, em Fortaleza. Os canais oficiais da Assembleia irão realizar a transmissão.

#SeleçãoPública 08/12/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Inscrições para auxiliar de serviços gerais da Amaju encerram hoje

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju encerra hoje, 8, o recebimento de inscrições para o processo de contratação de um auxiliar de serviços gerais para atuar no âmbito do órgão. A remuneração para o cargo é de R$1.100.

Todos os detalhes estão disponíveis no edital de seleção, publicado no Diário Oficial do dia 3 de dezembro, no site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br.

#Fiscalização 06/12/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Município mantém fiscalização contra invasões em áreas institucionais

O município de Juazeiro do Norte afirma que vem, desde o início da gestão atual, identificando e procedendo ações de recuperação de posse de terras públicas através da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Segurança Pública e Procuradoria Municipal.

O objetivo central das atividades é garantir que os espaços sob controle do município assim permaneçam, assegurando o seu uso segundo aquilo que é definido pela lei. Além de garantir à gestão a existência de locais para alocação de recursos estruturais, quando possível.

Reforçamos que a população deve realizar toda e qualquer negociação de imóveis somente através de meios oficiais como os cartórios, visando garantir a legitimidade jurídica e a proteção dos direitos constituídos do comprador e do vendedor, tendo a escritura pública devidamente registrada no cartório de imóveis como documento primordial da garantia do direito de propriedade de bens imóveis.

Salienta-se que o município não está alheio a alguns dos motivos das invasões. Logo, existem linhas diretas de diálogo, a fim de encontrar soluções objetivas para as situações mais complexas.

#SeleçãoPública 06/12/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju realiza seleção para auxiliar de serviços gerais

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju está realizando processo seletivo para contratação de um auxiliar de serviços gerais, além de formação de cadastro reserva. As inscrições devem ser feitas nesta terça-feira, 7, e quarta-feira, 8, na sede da Amaju, na rua Tabelião Luiz Teófilo Machado, 28, no bairro Lagoa Seca. A remuneração para o cargo é de R$1.100.

No ato de inscrição, os interessados devem apresentar a ficha de inscrição constante no edital, cópia de documentos de identificação, comprovante de residência, título de eleitor, cópia da reservista para candidatos do sexo masculino, certidão de quitação eleitoral e certidão de conclusão do ensino fundamental. Os candidatos devem apresentar, também, certidão de não acúmulo de vínculo público, antecedentes criminais, currículo, e comprovação de cursos na área, caso tenha.

A expectativa é que o resultado final seja publicado no próximo dia 21.

Mais detalhes no site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br.

#MeioAmbiente 06/12/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju muda de endereço e realiza expediente interno nesta terça-feira, 7

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju está funcionando em novo endereço, na rua Tabelião Luiz Teófilo Machado, 28, no bairro Lagoa Seca. A nova sede é mais ampla e com melhor estrutura para atendimento às demandas da população, além de prover melhores condições de trabalho para os funcionários do órgão.

Em decorrência da mudança de endereço, a autarquia estará funcionando em expediente interno durante esta terça-feira, 7, retornando à normalidade na quarta-feira, 8.

#MeioAmbiente 03/12/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Escola Ambiental promove ação da campanha Tempo de Plantar

A Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto vai promover neste domingo, 5, atividades da campanha Tempo de Plantar. A ação será realizada em parceria com as escolas Maria de Lourdes Lopes, Isabel da Luz e José Geraldo da Cruz, e acontecerá na Colina do Horto, a partir das 7h30.

Segundo Tânia Pinheiro, diretora da Escola Ambiental, o objetivo é plantar, somente no domingo, 500 bombas de sementes.

A meta é chegar a 5 mil até março de 2022.

#MeioAmbiente 29/11/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju fiscaliza poluição sonora no centro de Juazeiro do Norte

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, intensifica a fiscalização no centro comercial da cidade. A medida decorre

de denúncias e reclamações sobre o nível de poluição sonora naquela área. De acordo com o superintendente Eraldo Oliveira, algumas medidas foram adotadas, incluindo a retirada de equipamentos.

Aponta, ainda, que a fiscalização está orientada quanto à necessidade de apreensão de carros de som que estejam sendo utilizados de modo indiscriminado em ações de publicidade.

Eraldo Oliveira salienta que a autarquia segue aberta para receber denúncias, e que a coerção toma como base o desrespeito aos adequados níveis de som permitidos, e o impacto à saúde que estas ações tendem a causar.

#MeioAmbiente 12/11/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju e Governo do Estado avaliam programa Auxílio Catador

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, por meio da gerência de Resíduos Sólidos, e em parceria com o Governo do Estado do Ceará, reuniu, no Auditório de Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest, os catadores municipais que receberam parcelas do Programa Auxílio Catador para que eles realizassem a avaliação da iniciativa.

Os profissionais estavam, também, como representantes de todas as associações de catadores que atuam na cidade. O objetivo central foi debater a efetividade do programa e os seus benefícios, bem como observar meios de intensificar as ações. A atividade faz parte da manutenção do painel de macro monitoramento analítico do programa.

O governo estadual esteve representado por Wagner Duarte, coordenador Regional do Auxílio Catador. Já a Amaju contou com a participação de Maria Nei, coordenadora de Resíduos Sólidos, e Clécio Santos, sociólogo da autarquia.

#MeioAmbiente 01/11/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju instala pontos de coleta voluntária durante a Romaria de Finados

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, em parceria com as associações de catadores da cidade, instalou Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de materiais recicláveis. O objetivo é evitar que materiais que podem ser reaproveitados sejam descartados de modo inadequado.

Os pontos de coleta estarão disponíveis até o final da romaria, nesta terça-feira, 2. Eles estão localizados na Praça Padre Cícero, Praça do Socorro, Centro de Apoio aos Romeiros e Franciscanos.

#MeioAmbiente 05/10/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju realiza levantamento de terrenos abandonados

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju está realizando levantamento dos terrenos abandonados na cidade. Estas áreas, normalmente, são utilizadas como depósitos a céu aberto para materiais de entulho e lixo comum.

Inicialmente, as atividades da autarquia têm caráter educativo. O objetivo é dialogar com os proprietários, a fim de buscar meios para manutenção destes espaços, bem como o seu cercamento.

Até o momento, já foram realizadas 20 vistorias técnicas, e dois termos de adequação já foram firmados. Os demais proprietários estão sendo convidados a comparecer à sede da Amaju para debater as possibilidades de ação. A Autarquia também está considerando levantamento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, que constatou cerca de 45 locais em situação de abandono.

A Gerência de Resíduos Sólidos, Operação e Destinação Final afirma que também acompanha dez denúncias de endereços que estão sendo utilizados como acumuladores de lixo e entulho.

Em breve, serão instalados dez ecopontos em ambientes diversos da cidade, para o material de entulho e congêneres.

#MeioAmbiente 04/10/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Estátua do Padre Cícero ganha iluminação em alusão ao Outubro Rosa

Desde a madrugada do dia 1° de outubro, a estátua do Padre Cícero Romão Batista está com iluminação especial em referência ao Outubro Rosa. O monumento permanecerá com as cores da campanha de conscientização para o câncer de mama durante todo este mês.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, o objetivo é chamar atenção para a relevância do autoexame e da mamografia, fundamentais para identificação precoce da doença, permitindo tratamento rápido e ampliando as chances de cura.

#MeioAmbiente 22/09/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Município recebe visita de comitiva francesa para tratar da Política de Resíduos Sólidos

O município de Juazeiro recebeu a visita da comitiva francesa de assessoramento para questões ligadas aos resíduos sólidos da Região Metropolitana do Cariri. O grupo de técnicos franceses veio participar de uma série de encontros nos municípios que compõem o Consórcio para Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos - Comares.

A reunião aconteceu na sede da Autarquia de Meio Ambiente - Amaju, e teve como objetivo a concepção de gestão da política de resíduos sólidos no município, reforçando a necessidade de integração junto às demais cidades da região. Também foi realizada uma visita em campo, para que o grupo pudesse avaliar aspectos estruturais que já estão sendo implantados.

Segundo Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, a discussão foi promissora e todas as políticas pensadas para acabar com os lixões foram apresentadas.

#MeioAmbiente 21/09/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju realiza ciclo de encontros com associações de catadores

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju está realizando um ciclo de encontros e debates com as associações de catadores da cidade. O objetivo dos encontros é promover a integração contínua entre os profissionais e a Autarquia, além de ser um dos passos iniciais para a instalação de programas de coleta seletiva.

De acordo com a Gerência de Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva e Reciclagem, responsável pelos encontros, a primeira reunião ocorreu nessa segunda-feira, 20, com membros da Associação Engenho do Lixo. Contudo, haverá reuniões até o fim da semana, como pode ser conferido no cronograma a seguir:

- 21/09, às 16 horas

ACCJ

- 22/09, às 16 horas

Kariri Ambiental

- 23/09, às 16 horas

Cooper Maravilha

- 24/09, às 16 horas

ACP Bras

#MeioAmbiente 21/09/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju coordena campanha antiqueimadas

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju irá coordenar ações de conscientização e combate às queimadas em terrenos baldios ou abandonados, tanto em áreas urbanas quanto rurais.

Segundo Eraldo Oliveira, superintendente da Amaju, os meses de setembro a dezembro são os mais quentes da região Nordeste, tendendo a aumentar o volume de queimadas, além de facilitar o alastramento das chamas, caso haja descontrole.

Eraldo ressalta, ainda, que as queimadas e a fumaça gerada por elas são um complicador para saúde da população, especialmente no momento pandêmico atual, e alerta que a conduta e demais desrespeitos ao meio ambiente são crimes previstos em leis.

A campanha se estenderá até o final do ano, com ações de conscientização e fiscalização. "Todos podem auxiliar na campanha, registrando e denunciando focos de queimadas", ressalta o superintendente.

As atividades serão desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp e a Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto.

Para mais detalhes basta acessar o site da Prefeitura:

#MeioAmbiente 10/09/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Amaju cadastra locais de compra e venda de resíduos recicláveis

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju está realizando cadastramento dos espaços que vendem e compram, resíduos para reciclagem. A ação tem sido coordenada pela gerência de Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva e Recicláveis. A atividade é parte da elaboração do Plano Municipal de Coletas Seletivas - PMCS.

Os proprietários de depósitos que ainda não foram procurados pelos agentes da Autarquia devem ligar para o telefone: 88 9 8826 5091, ou dirigir-se à sede da Amaju, na rua Francisca Paula Bezerra, 1109, no bairro Limoeiro.

www.juazeirodonorte.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 08:12:24