CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Segurança 25/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Secretaria de Segurança muda para Centro Administrativo

Secretaria de Segurança muda para Centro Administrativo

A Secretaria de Segurança Pública de Juazeiro está em processo de transferência para o Centro Administrativo.

A mudança visa otimizar os recursos municipais, já que a pasta deixará de pagar o aluguel de R$ 36,6 mil referente ao prédio no bairro Santa Tereza.

O novo endereço ocupará o terceiro andar do Centro, antes utilizado pela Delegacia da Polícia Federal. O local já abriga setores importantes da gestão municipal, incluindo o gabinete do prefeito Glêdson Bezerra.

De acordo com o secretário de Segurança, Cláudio Luz, a mudança está em fase final e, inicialmente, abrigará a administração da pasta, a Defesa Civil e a Guarda Civil Metropolitana (GCM).

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) será realocado em uma etapa posterior, após licitação para adaptação dos espaços.

A nova estrutura assegura melhorias significativas, incluindo um quartel para a GCM com sala de aula e academia para treinamentos.

Além disso, o local contará com auditório, salas para Corregedoria e Ouvidoria, e será preparado para a instalação de uma Central de Videomonitoramento.

Cláudio Luz também anunciou planos para a criação de um centro de operações da Guarda Civil, além de uma academia de musculação e mais espaços para treinamentos e cursos de capacitação.

Com a mudança, a Secretaria de Segurança espera oferecer um serviço mais eficiente à população juazeirense, consolidando-se como referência na gestão pública municipal.

#Segurança 10/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Exército autoriza Prefeitura de Juazeiro comprar armas para a Guarda Municipal e Polícia Federal dará porte funcional

O Exército autorizou a Prefeitura de Juazeiro do Norte a comprar 25 pistolas e 21 mil munições para a Guarda Civil Metropolitana (GCM). O Secretário de Segurança Pública, Cláudio Luz, anunciou nesta quarta-feira (10), que a Polícia Federal já obteve os registros perante o SINARM (Sistema Nacional de Armas) e expedirá portes funcionais para 70 GCMs. Segundo ele, dessa carga de munições existe uma mais barata e destinada aos treinamentos nos cursos práticos e o restante disponível para o trabalho dos guardas nas ações em prol da segurança.

A empresa vencedora da licitação foi informada e planeja colocar o brasão do município de Juazeiro nas armas, que serão enviadas com as munições. O Secretário enfatizou o compromisso histórico da Prefeitura com a segurança pública dos juazeirenses e dos Guardas Municipais. Cláudio, também afirmou que os 70 GCMs selecionados estão sendo preparados para receberem o porte funcional. A autorização do Exército foi assinada pelo Tenente Coronel Glenio de Oliveira Rodrigues e os registros pela Polícia Federal foram feitos por José Ivo Oliveira Ferreira, da Unidade de Controle de Armas.

#Segurança 05/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA CGM participa do IX Orçamento Participativo da Defensoria Pública do Estado

Realizada nesta quarta-feira, 3, no Salão de atos da URCA, em Crato, a cerimônia do IX Orçamento Participativo da Defensoria Pública do Estado do Ceará, contou com a representação de Juazeiro do Norte através da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município-CGM.

Na ocasião, o Controlador Geral Ivan Figueiroa representou Juazeiro neste encontro, que debateu a realização de audiências públicas regionais para a políticas públicas que serão implantadas pela Defensoria Pública do Estado em 2025. A iniciativa pretende aproximar a Defensoria das realidades locais de cada região.

#Segurança 04/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Guardas da Patrulha Maria da Penha participam de evento na zona rural

A reunião da Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Espinho, nesse domingo, 3, contou com a presença da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Metropolitana de Juazeiro (GCM). Dezenas de moradores da localidade e até sítios vizinhos compareceram ao evento considerado pela direção da entidade como "bastante proveitoso".

A coordenadora da Patrulha, Mônica Bezerra Vital, esteve acompanhada de mais três colegas de farda e proferiu palestra para os presentes já representando ato relacionado com o Dia Internacional da Mulher.

Ela prestou informações relacionadas com a Lei Maria da Penha, orientou sobre formas de prevenção à violência doméstica e familiar contra a mulher, falou do trabalho desenvolvido pela patrulha em Juazeiro e como ter acesso ao serviço. Na oportunidade, foram retiradas dúvidas da comunidade e o presidente Claudonilson Barbosa de Lima aproveitou para agradacer ao secretário de Segurança Pública, Cláudio Luz, por atender ao pedido da Associação do Sítio Espinho.

#Segurança 22/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Município e Estado planejam ações de prevenção à violência em Juazeiro

Uma reunião, realizada nessa quarta-feira, 21, com o Comitê Gestor do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio) tratou sobre projetos a serem executados em Juazeiro. A iniciativa inclui a construção de uma sede para o Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades - COPAC, no município. Para tanto, a Prefeitura já assegurou a doação de um terreno situado em frente ao PSF da localidade denominada Baixa da Raposa, no bairro Frei Damião. A reunião foi coordenada pelo secretário de Segurança de Juazeiro, Cláudio Luz e os representantes da Casa Civil do Governo do Estado, Pádua Campos e Luana Bandeira.

O comitê conta com a participação de várias secretarias, incluindo Segurança, Educação, Saúde, Guarda Civil Metropolitana e Esporte e Juventude. Na oportunidade foram discutidas diversas ações no sentido do combate à violência a serem executadas no contexto do programa pelo fato de Juazeiro estar inserido dentre as dez cidades mais violentas do Ceará.

O secretário Cláudio Luz também aproveitou para falar sobre o projeto que trata da criação de Conselhos Comunitários de Segurança em Juazeiro.

#Segurança 30/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Meliponário é instalado no Parque das Timbaúbas
#SetembroAmarelo 29/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Sesp promove debate sobre saúde mental

A Secretaria de Segurança Pública de Juazeiro do Norte promoveu um encontro para debater saúde mental. A iniciativa faz alusão à campanha Setembro Amarelo de prevenção à vida. O momento ocorreu nesta sexta-feira, 29, na sede da pasta, com Guardas Civis Metropolitanos e profissionais da Assistência Social e Psicologia.

O momento contou com roda de conversa sobre orientação psicológica, direcionamento para tratamentos e promoção de saúde e bem-estar. A expectativa é proporcionar acesso aos equipamentos e equilíbrio entre os agentes da segurança pública para o pleno acolhimento e prestação de serviços para a população.

#Segurança 04/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Juazeiro instala 1º Conselho Comunitário de Segurança e Cidadania

Instalado neste domingo, 3, o 1º Conselho Comunitário de Segurança e Cidadania de Juazeiro do Norte, na Zona Rural do Município. A iniciativa envolve dez comunidades, através de suas associações, e a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do município - Sesp. A iniciativa visa promover políticas de segurança junto às comunidades.

O Conselho de Segurança irá trabalhar, juntamente com as forças de segurança do Governo do Estado (Polícia Militar e Polícia Civil) e a Guarda Civil Metropolitana, variadas questões relacionadas à àrea.

De acordo com o titular da Secretaria de Segurança, Cláudio Luz, esse é o primeiro de vários conselhos que devem ser instalados, também, nos bairros da cidade. Os mais adiantados, segundo ele, são os do bairro São José e do residencial Leandro Bezerra, onde o secretário revela que haverá uma base fixa da Guarda Civil com agentes, constantemente.

#Segurança 24/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Conselho Municipal de Segurança Pública se reúne após aprovação do Plano

O Conselho Municipal de Segurança Pública de Juazeiro - COMSEG se reuniu pela primeira vez após a aprovação do Plano Municipal de Segurança Pública, nesta quinta-feira, 24. O encontro ocorreu no auditório da sede da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania - SESP. Na reunião ordinária, as pautas foram a operação de regularização fundiária e atualização do cadastro imobiliário do bairro Santa Tereza.

A perspectiva do COMSEG é mapear, inicialmente, territórios estigmatizados pela violência e criar políticas públicas para fortalecer as bases da segurança comunitária, com equipe multidisciplinar destinada a projetos de atendimentos sociais, como "A Prefeitura No Seu Bairro" e o "Projeto Guerreiro".

No segundo momento, foi dialogado sobre o planejamento para elaboração do novo Plano Municipal de Segurança Pública, que visa integrar novos aspectos de abordagem metodológica, instrumentos de eixos estratégicos e articulação do poder público nos âmbitos da segurança.

O titular da SESP, Cláudio Luz, dialogou sobre a participação dos movimentos sociais na construção do novo Plano, com objetivo de ampliar mais segmentos da sociedade civil. Cláudio deu ênfase também à parceria com as universidades. "Precisamos das entidades parceiras para dar continuidade à nossa elaboração", afirmou.

Estiveram presentes a presidente do COMSEG e secretária executiva da SESP, Silvia Paula Rodrigues, a vice-presidente e secretária especial de relações institucionais, Cremilda Bringel. Além disso, membros do Ministério Público do Estado do Ceará - MPCE, secretarias de Esporte e Juventude, Educação e Finanças marcaram presença. Participaram, também, membros da Polícia Militar do Ceará - PMCE, Departamento Municipal de Trânsito - DEMUTRAN, Guarda Civil Metropolitana.

#Segurança 16/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Patrulha Maria da Penha de Juazeiro faz trabalho educativo com vítimas de violência em Nova Olinda

A Patrulha Maria da Penha de Juazeiro do Norte esteve no município de Nova Olinda, nessa terça-feira, 15. No bairro Vila Alta, o grupamento realizou um trabalho educativo com cerca de 200 mulheres e crianças atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF, do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS.

Em alusão à campanha Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher, o município de Nova Olinda convidou a Patrulha Maria da Penha por razões da localidade específica possuir alto índice de violência doméstica. De acordo com a Secretaria de Assistência Social do município, mais de 40 mulheres possuem cadastro.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Mônica Vital, explicou sobre os cinco tipos de violência, dentre elas: a patrimonial, a sexual, a moral, a psicóloga e a física. Mônica deu destaque ao trabalho junto ao Projeto Marias, Centro de Referência da Mulher, Delegacia da Mulher e Casa da Mulher Cearense. "Estamos, em conjunto, transformando com um trabalho humanizado", afirma.

#Segurança 11/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Academia Municipal de Segurança Pública capacita Patrulhas Maria da Penha

A Academia Municipal de Segurança Pública de Juazeiro do Norte - AMUSP finalizou, nessa quinta-feira, 10, um curso de qualificação na atuação da Patrulha Maria da Penha, na sede da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania - SESP. Participaram da capacitação nove Guardas Civis Metropolitanos, sendo quatro do município de Caririaçu e cinco de Juazeiro.

O curso abordou os tópicos da Lei n° 11.340, bem como suas atualizações, além de abordagens da teoria e prática de casos já realizados pelo grupamento. Foi abordado, também, um tópico inovador sobre aspectos psicológicos da violência doméstica, do agressor à vítima.

O atendimento da Patrulha Maria da Penha, de acordo com a Lei Federal n° 13.505/2017, deve ser realizado, preferencialmente, por profissionais do sexo feminino. O instrutor Fernando Félix, membro da Patrulha Maria da Penha, ressalta a importância do cumprimento da lei. "O atendimento feminino é de fundamental importância para que transmita segurança, conforto e orientação jurídica", afirma.

#Segurança 01/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Segurança Pública participa do Seminário Nacional de Participação e Adesão ao Pronasci 2

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Cláudio Luz, esteve representando Juazeiro do Norte na abertura do Seminário Nacional de Participação e Adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - Pronasci

2. O evento ocorreu nos últimos dias 25 e 26, no Palácio da Justiça, em Brasília. Ao todo, 163 municípios são integrantes prioritários do programa.

De acordo com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública, o objetivo do Seminário foi ouvir os representantes desses municípios, colher as demandas e articular políticas públicas, posteriormente. Além disso, outras temáticas foram abordadas, como a promoção da cidadania, eixos prioritários do Pronasci e a parceria interministerial.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, destacou o empenho do Pronasci em reduzir os indicadores de mortes violentas nos territórios dos 163 municípios. "Nós queremos ouvir, mas ouvir com uma noção instrumental. Ouvir para fazer, para agir, incidir na realidade", enfatizou o ministro.

O titular da SESP, Cláudio Luz, disse que a adesão e a participação de Juazeiro do Norte no Pronasci 2 trarão mais recursos para o combate à violência e à criminalidade.

Estiveram também presentes os ministros das Cidades, Jader Barbalho Filho; dos Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio Almeida; e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e o prefeito do Recife, João Campos, representaram os chefes do Executivo dos municípios atendidos pelo Pronasci.

#Segurança 19/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Formatura do Grupamento Ambiental será nesta quinta, 20

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro - SESP realiza, nesta quinta-feira, 20, a cerimônia de formatura e lançamento das atividades do Grupamento Ambiental Metropolitano - GAM, da Guarda Civil Metropolitana. O evento terá lugar no Parque Ecológico das Timbaúbas, às 9h.

Em parceria com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente - AMAJU e Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP, o GAM atuará em ocorrências de meio ambiente e contra maus-tratos em animais. De acordo com a SESP, 16 agentes da Guarda serão formados.

O Grupamento Ambiental Metropolitano foi aprovado, na Câmara Municipal, no final de fevereiro deste ano. No início de junho, a Academia Municipal de Segurança Pública - AMUSP promoveu aulas, com formação e capacitação aos profissionais.

A sede do GAM será localizada no Parque das Timbaúbas. O trabalho de fiscalização acontecerá durante 24 horas.

#Segurança 20/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Segurança Pública inicia curso sobre porte funcional de arma da Guarda Municipal

O efetivo da Guarda Civil Metropolitana - GCM, de Juazeiro, participou, nessa segunda-feira, 19, do curso de nivelamento técnico-profissional, promovido pela Academia Municipal de Segurança Pública - AMUSP, da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania - SESP. O momento ocorreu no auditório da Secretaria de Educação. Ao todo, serão capacitados 60 agentes da Guarda, para aquisição do porte institucional de arma de fogo.

Com matriz curricular alinhada à Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP, o curso tem duração prevista até setembro deste ano, com carga horária de até 576h presenciais, remotas, teóricas e práticas. As temáticas abordadas vão de legislação, ética, direitos humanos até defesa pessoal e violência escolar.

No momento, foi realizada uma capacitação sobre gênero e sexualidade, pelo Núcleo de Diversidade e Gênero - NUDGE, além de orientações aos agentes sobre abordagem em pessoas trans e travestis.

O Prefeito Glêdson Bezerra marcou presença e deu ênfase ao empenho da Segurança Pública em transformar o curso de nivelamento em uma realidade. Glêdson destacou, ainda, a aprovação da Lei da Academia Municipal de Segurança Pública, que hoje é responsável por formar e capacitar Guardas em temáticas diversas. "Realizamos um investimento na Guarda como um todo. Fizemos e vamos continuar a fazer", garantiu.

O secretário Executivo de Segurança Pública e Cidadania, César Alves, afirmou que, até fevereiro do próximo ano, os agentes da Guarda Municipal estarão aptos ao uso de armas. O secretário enfatizou que a formação será inclusiva, com integração dos movimentos sociais. "O objetivo é quebrar os paradigmas da segurança pública contra as minorias; segmentos da sociedade considerados vulneráveis, com sensibilidade", argumentou.

O comandante da GCM, Jozimar Correia, falou que, há anos, o efetivo aguardava por essa capacitação. "Estamos realizando um sonho de assegurar a nossa segurança e a segurança da população de Juazeiro do Norte", disse Jozimar.

Estiveram presentes, também, o agente da Polícia Federal, Cláudio Luz e a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Josy Lima.

#Segurança 20/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Patrulha Maria da Penha efetua 100ª prisão por violência doméstica

A Patrulha Maria da Penha, primeira no Estado do Ceará, tem realizado um trabalho preventivo e educativo desde 2019.

Nessa quarta-feira, 19, o grupamento efetuou a 100ª prisão por quebra de medida protetiva e violência doméstica. Os dados são disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro - SESP.

O município possui mais de 800 mulheres que foram e são assistidas pelo programa. O grupamento atua de acordo com a Lei Maria da Penha n° 11.340, que a partir do poder público, institui políticas de direitos humanos às mulheres em situação de violência de gênero, doméstica e familiar. O suporte educativo das equipes é voltado, também, para o acesso informativo sobre a lei, instruindo o atendimento de suporte público para a vítima.

O membro da Patrulha Maria da Penha, Fernando Félix, destaca o empenho e suporte do grupamento às vítimas de violência física, psicológica, patrimonial e sexual. "Estamos 24 horas empenhados em dar assistência humana e respeitosa à essa mulher e, se preciso, encaminhamos para uma rede de suporte maior, de acolhimento", pontuou.

Além do grupamento, outros órgãos atuam em conjunto como CRAS, CREAS, Delegacia da Mulher, Defensoria Pública, Projeto Marias, Casa de Acolhimento e Casa da Mulher Cearense.

A Patrulha Maria da Penha recebe ligações, em sigilo, através do número (88) 9 3300-1414.

#Segurança 17/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Porteiros de escolas participam de formação sobre procedimentos de segurança

A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania - SESP, promoveu no último sábado, 15, uma formação com porteiros das escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino. A atividade contou com a presença de 109 profissionais, e é uma das várias estratégias de prevenção e combate à violência nas escolas.

Durante o momento, foram abordados os procedimentos de segurança e as técnicas de observação na portaria, principalmente no fluxo de entrada e saída.

A secretária de Educação, Pergentina Jardim, destacou que as formações ocorrem de maneira continuada. "A formação já estava prevista no nosso calendário, mas diante do cenário atual que permeia as escolas de todo o país, decidimos antecipar, na ideia de alinhar o trabalho que já é desenvolvido dentro da escola, trazendo orientações para reforçar a atenção destes profissionais, que são tão importantes na rotina escolar", pontuou.

O secretário Executivo da Sesp, Cesar Alves, destacou que as ações dos porteiros estão inseridas na colaboração mútua dos órgãos, e que o acesso à informação de prevenção e a observação estão sendo disponibilizados. "É importante que os profissionais saibam quais procedimentos adotar para que nossas escolas fiquem mais seguras", afirmou.

O subcomandante da Guarda Municipal, Maxwell Alcântara, frisou que o diálogo com a classe é importante, pois estão procurando ações de prevenção das ocorrências no ambiente escolar".

O porteiro da escola Heloísa Sobreira, Francisco dos Santos, ressaltou que na unidade de ensino já estão sendo reforçadas as atividades de incentivo à cultura de paz, de harmonia e encontro com os familiares, para que, tão logo, tudo volte à normalidade.

Ainda no cronograma de formações deste mês, haverá, também, o momento com os vigilantes das escolas. O tema terá como foco a fiscalização e a segurança patrimonial.

#Segurança 14/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Município destaca ações adotadas em combate à violência nas escolas

Diante dos últimos acontecimentos ocorridos em unidades educacionais de todo o Brasil, a Prefeitura de Juazeiro do Norte tem desenvolvido ações preventivas em combate à violência nas escolas. Uma das medidas apresentadas pelo Prefeito Glêdson Bezerra, foi a convocação e realização de reunião extraordinária do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência - PREVIO, que ocorreu nessa quinta-feira, 13, com a participação de diversos órgãos.

O programa é realizado em parceria com o Governo do Estado e várias instituições como o Ministério Público, Judiciário, Polícias Militar, Civil e Penal, Defensoria Pública, Perícia Forense, Crede 19, bem como as secretarias municipais.

Durante a reunião, foi frisada a importância da não paralisação das atividades, que têm sido intensificadas, desde o último domingo, 9. Dentre as medidas adotadas estão o constante diálogo com os órgãos de segurança, monitorando e identificando possíveis ameaças virtuais.

As rondas ostensivas, através do grupamento de Rondas Operacionais de Prevenção Escolar escolar - ROPE e da Polícia Militar, estão sendo realizadas nas unidades escolares e em suas adjacências desde a última segunda-feira, 10.

Ações educativas, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD, também estão sendo promovidas, com palestras sobre violência, bullying e acesso à informação sobre os danos causados pelas drogas.

Nas escolas, está sendo realizada a ampliação do monitoramento no fluxo de entrada e saída, bem como fortalecimento no acolhimento dos discentes, com atenção redobrada e diálogos constantes.

A secretária de Educação, Pergentina Jardim, destaca que os projetos já desenvolvidos no ambiente escolar, que evidenciam a cultura da paz, estão sendo ainda mais desempenhados, bem como a antecipação da formação dos porteiros. "Como estratégia, a equipe de Controle Interno da Seduc antecipou a formação dos porteiros com objetivo de promover as principais orientações de funcionamento a partir desta realidade vivenciada em todo o país", pontuou.

O gestor municipal, ressaltou que o Governo Federal destinou um programa de liberação de recursos para os municípios e estados e que, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do Município já está preparando o projeto para apresentar, atendendo os requisitos previstos no edital e, com isso, fortalecer as estratégias de prevenção à violência nas escolas.

Outra medida apontada pelo prefeito foi a autorização de implantação de um núcleo de atendimento socioemocional, contendo profissionais das áreas da psicologia e assistência social do município. "Essa ação visa oferecer uma atenção redobrada, na observação psicossocial mais intensa a casos de desvio de comportamento padrão".

Está sendo reforçada, também, a importância da família no monitoramento e acompanhamento do histórico de acessos dos seus filhos nas redes sociais, além da observação das mochilas. Destacaram, ainda, que não sejam propagados fakes news e o compartilhamento de imagens de ataques em escolas, pois essas atividades potencializam a situação.

A Seduc orienta, ainda, a utilização do canal de denúncias com informações sobre ameaças e possíveis ataques contra as escolas. O canal, criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, é uma das ações da operação Escola Segura, do Governo Federal, e pode ser feito de forma anônima.

A permanência da Guarda Municipal também pode ser acionada por meio do telefone (88) 3199-0459.

#Segurança 11/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Ações de prevenção à violência nas escolas são intensificadas

Para combater a violência nas escolas municipais, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro - SESP, realiza ações ostensivas, por meio do grupamento Rondas Operacionais de Prevenção Escolar - ROPE.

A atuação, em parceria com a Secretaria de Educação - Seduc, objetiva estratégias de prevenção e conscientização com o projeto "ROPE Escola Mais Segura".

O projeto visa direcionar ações educativas, com palestras realizadas com profissionais capacitados em temas sobre violência, bullying e acesso à informação sobre os danos causados pelas drogas.

Para que a comunidade escolar possa continuar se sentindo segura e acolhida, essas ações de acompanhamento e monitoramento estão sendo intensificadas em várias unidades de ensino.

Além da parceria com o ROPE, também é realizada a atuação da célula de mediação de conflitos e círculos de paz. O projeto incentiva a reflexão sobre condutas não violentas no contexto escolar, estimula o diálogo e a escuta ativa, além de orientar valores para a construção da paz.

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro - DEMUTRAN também está realizando suporte ao redor das unidades escolares.

#Segurança 10/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Segurança Pública não registra ocorrências graves na Operação Semana Santa

Em ação intensiva no feriado de Semana Santa, o Horto foi interditado pelos profissionais da Guarda Civil Metropolitana - GCM e Departamento Municipal de Trânsito - DEMUTRAN. Seguindo o decreto 734/2022, a ação foi desenvolvida sem índices de crimes letais ou sinistros de maior gravidade.

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania - SESP uniu mais de 50 profissionais. O trabalho conjunto com a Polícia Militar do Ceará - PMCE foi preventivo e educativo, com fiscalização no trânsito e campanha educativa sobre consumo de bebidas alcoólicas, além de barreiras no percurso até a Colina do Horto.

O subcomandante da GCM, Maxwell Alcântara, afirmou que o resultado da ação foi positiva, pois indica "conscientização e cooperação da população local".

#Segurança 09/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Patrulha Maria da Penha não registra crimes de feminicídio em mulheres assistidas

Em atuação no combate à violência doméstica, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro - SESP, através da Patrulha Maria da Penha, não registrou nenhuma ocorrência de crime de feminicídio em mais de três anos de atuação. Em comparativo aos anos de 2021 e 2022, de 600 mulheres visitadas, o número triplicou para mais de 2 mil.

No município, atualmente, mais de 700 mulheres são assistidas pelo grupamento. Com a fiscalização de medidas protetivas, os profissionais dão assistência com acompanhamento domiciliar às vítimas, realizam encaminhamentos para áreas de apoio e trabalhos educativos como palestras.

A equipe soma 18 profissionais, sendo 11 homens e sete mulheres, com quatro grupos distintos atuando 24 horas em todos os bairros do município, com trabalho humanizado. Além das ações, os atendimentos por ligação são feitos através do número de WhatsApp (88) 9 3300 1414, e o número institucional (88) 3199-0461.

#Transito 28/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Município realiza desobstrução de vias públicas

Em ação educativa, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania - SESP realizou, nesse sábado, 25, reordenamento do espaço público. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP, o trabalho visa conscientizar os condutores de veículos a não trafegarem sobre a ciclofaixa e desobstruir vias com comércios irregulares.

Com início na Avenida Ailton Gomes, a fiscalização concentrou em ações no mercado Pirajá, para organização no entorno da área. O momento conjunto contou com a participação do Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro - DEMUTRAN, Guarda Civil Metropolitana - GCM e Polícia Militar do Ceará - PMCE.

#Segurança 07/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Prefeito entrega viaturas para a segurança pública

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, entrega nove viaturas para compor a frota da Guarda Civil Metropolitana do Município. O evento ocorreu na sede da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania - Sesp, nessa terça-feira, 6, com a presença de autoridades, agentes das forças de segurança, além dos participantes do projeto Guerreiro.

Nesse primeiro momento, foram entregues três carros equipados e adesivados para atuação em programas municipais, como Patrulha Maria da Penha, Centro Seguro e Grupamento Municipal Ambiental. Também foram entregues três motocicletas que passam a compor o projeto Grupo Tático Motorizado, e outras três que comporão a Ronda Ostensiva de Prevenção Escolar.

Ainda durante a solenidade, os participantes do projeto Guerreiros receberam quimonos para a prática de atividades. Já os times de futsal da Guarda e do Departamento Municipal de Trânsito ganharam material esportivo.

Na ocasião, Glêdson Bezerra falou sobre o trabalho que tem sido desenvolvido para garantir melhores condições para os servidores municipais. Destacou as novas sedes para os órgãos, fardamentos e veículos que já foram entregues, e garantiu que todos os aprovados no concurso público serão nomeados dentro da sua gestão.

Fotos: Júnior Silva

#Segurança 18/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte - Sesp presta esclarecimentos sobre uma ocorrência registrada na noite dessa quinta-feira, 17, no Centro de Dermatologia do Município.

Conforme a Sesp, a Guarda Civil Metropolitana foi acionada para conter um tumulto que estava sendo provocado por um homem que queria tomar a frente das demais pessoas que aguardavam, numa fila, a vacinação.

De acordo com relados da própria população, o envolvido deixou a fila e, ao retornar, queria passar à frente das pessoas que já estavam aguardando. Ao ser impedido, ele causou tumulto com palavras de baixo calão dirigidas aos servidores, sendo necessária a intervenção da Guarda Metropolitana. A ação, destaca, foi desenvolvida dentro dos parâmetros de segurança, com equipamentos não letais e através de negociação.

As imagens divulgadas em redes sociais mostram apenas um recorte descontextualizado de todo um trabalho de contenção que foi desenvolvido pelos agentes da Guarda.

Enfatiza a Sesp, por fim, que, após a interferência dos agentes, todos os ânimos foram contidos. As pessoas foram devidamente imunizadas, inclusive o provocador do incidente, sem mais transtornos.

#Transito 19/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Demutran orienta sobre intervenções no trânsito

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte informa sobre a interdição parcial da Avenida Castelo Branco, no trecho entre o 2° Batalhão de Polícia Militar e a Arena Romeirão. O trânsito estará livre apenas em uma das faixas.

As interdições ocorrem por conta da construção de uma rotatória e para implantação de todos os dispositivos de sinalização viária. Já o trecho da Rua das Flores, entre as avenidas Castelo Branco e Salgueiro, estará totalmente interditado. Dessa forma, o acesso à Delegacia de Polícia Civil será apenas pelo lado da Avenida Salgueiro.

Os agentes do Departamento de Trânsito estão desenvolvendo trabalho de orientação na área e informando sobre vias alternativas. A expectativa é que o equipamento seja entregue até esta quinta-feira, 21, promovendo fluidez no trânsito e reduzindo os casos de acidente.

#DesenvolvimentoSocial 18/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Projeto Guerreiro promove formação para filhos de carroceiros

A Prefeitura de Juazeiro do Norte está realizando formação para os filhos de carroceiros do município. O programa 'Guerreiro' desenvolve orientação sobre o bem-estar animal e formação em judô para mais de 60 jovens. Além disso, os pais que trabalham com animais de grande porte devem receber orientação sobre o trato com os bichos.

A iniciativa é fruto da parceria entre as secretarias de Saúde e Segurança Pública e Cidadania- Sesp, idealizado pelo Centro de Controle de Zoonoses e executado com o apoio da Guarda Civil Metropolitana.

A SESP adquiriu tatames e conseguiu um professor (sensei) para ministrar as aulas, voluntariamente.

Em breve, outras secretarias municipais devem ser inseridas no projeto, oferecendo benefícios futuros para os participantes.

#Saúde 25/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Secretaria de Segurança de Juazeiro participa de campanha para doação de sangue

Os agentes da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro - SESP participam de uma campanha de doação de sangue. A ação conta com o apoio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce que, além da captação, disponibiliza transporte para o deslocamento dos doadores.

A campanha teve início nessa terça-feira, 24, e seguirá nos meses de junho e julho. A iniciativa visa garantir o abastecimento e manutenção do estoque do banco de sangue no Cariri.

Diariamente, cerca de 10 agentes são levados ao Hemonúcleo de Juazeiro para a doação. Em contrapartida, além dos benefícios da doação, os agentes recebem da secretaria um chaveiro personalizado e um certificado.

Fotos: Josimar Segundo

#Segurança 12/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Programa da Guarda Municipal promove segurança aos estudantes em Juazeiro

Os estudantes da rede municipal de ensino de Juazeiro do Norte contam com o mais novo programa de proteção executado pela Guarda Civil Metropolitana. O programa Ronda Operacionais de Prevenção Escolar-ROPE, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública e Cidadania - SESP, atua com palestras educativas e com rodas ostensivas no entorno das unidades escolares.

Já as rondas no entorno das escolas, estão relacionadas à proteção dos estudantes, evitando abordagens indevidas, furtos e roubos, e até mesmo o oferecimento de drogas.

A intenção, conforme o comandante da GCM, Josimar Correia, é promover a aproximação e conscientização dos estudantes. Os diretores e coordenadores das escolas podem solicitar a atividade junto ao comando da Guarda.

O trabalho ocorre de forma contínua e a intenção é abranger todas as unidades escolares de Juazeiro.

#Segurança 11/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Secretaria de Segurança participa de campanha para doação de sangue

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce fecharam, nesta quarta-feira, 11, parceria para a captação de sangue. A iniciativa promove a doação por parte dos próprios agentes da Guarda Civil Metropolitana para reforçar os estoques do Hemonúcleo local.

O setor de Recursos Humanos da SESP fará o agendamento e, a partir do próximo dia 16, os agentes serão direcionados para a doação, através da campanha "Caravana da Solidariedade", conforme revela a titular da pasta, Sílvia Paula Soares.

O Hemoce disponibilizará um veículo que realizará o deslocamento dos agentes para captação sanguínea e com possibilidade de registro para doação de medula óssea.

#Segurança 10/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Secretaria de Segurança disponibiliza novos números de contato

Os órgãos ligados à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte - Sesp contam com novos números de telefones para atendimento ao público. As linhas foram disponibilizadas em virtude de questões técnicas da operadora sobre o novo local de funcionamento da SESP.

O número (88) 3199-0459 é destinado à Guarda Civil Metropolitana, com chamados relacionados à proteção de bens, serviços e instalações públicas, e auxílio a outras forças de segurança pública.

O telefone (88) 3199-0461 é destinado à Patrulha Maria da Penha para atendimento à mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, com medidas protetivas de urgência ou mesmo denúncias.

Já o (88) 3199-0460 é o número que tem a finalidade de receber denúncias, elogios ou relatar outras situações dos órgãos vinculados à Secretaria.

O Departamento Municipal de Trânsito - Demutran mantém os números antigos (88) 3571-5822 e 3571-5826, e implantou mais uma linha, com o número 3199-0457 para comunicação de ocorrências de trânsito.

#Segurança 05/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Município se reúne com representantes da segurança pública para alinhamento do Juaforró 2022

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte se reuniu nesta semana com representantes dos órgãos de segurança do Município, para alinhar estratégias de salvaguarda para o Juaforró 2022.

Estiveram presentes o secretário de Cultura, Vandinho Pereira, a secretária de Segurança Pública e Cidadania, Silvia Rodrigues, e os representantes do 2º Batalhão da Polícia Militar, Batalhão da Polícia do RAIO, Departamento Municipal de Trânsito - DEMUTRAN e Comando da Guarda Civil.

#Segurança 29/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Agendamento para vistorias de cacimbas passa de 100 em Juazeiro

A Defesa Civil de Juazeiro do Norte já alcançou a marca de 107 agendamentos para vistorias em locais que tenham cacimbas, poços e fossas. A iniciativa visa evitar acidentes com esses equipamentos, como o ocorrido no mês de março, com uma vítima fatal. Até esta sexta-feira, 29, já foram realizadas 89 vistorias presenciais e uma casa teve que ser interditada por oferecer risco iminente aos moradores.

O trabalho consiste na vistoria do local com avaliação técnica de risco e providências, em caso de necessidade. As vistorias são realizadas mediante agendamento, através do número (88) 3199 0460, ou presencialmente, na sede da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania.

O diretor da Defesa Civil de Juazeiro, Antônio Sousa, chama a atenção para os sinais como rachadura em paredes e infiltrações, que podem resultar em desabamento.

#Segurança 01/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Município encerra formação da Patrulha Maria da Penha

O curso de formação da Patrulha Maria da Penha em Juazeiro do Norte foi encerrado nessa quinta-feira, 31. A solenidade ocorreu no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador -CEREST, com a formação de 41 agentes que passam para a próxima fase da seleção.

A formação tem outras etapas como a avaliação de conduta, prova escrita abordando questões relacionadas ao tema da violência doméstica, legislação e abordagem operacional, além de entrevista com avaliação de aptidão à função. O curso serve para a reposição de membros, bem como a ampliação da Patrulha que atua no combate à violência doméstica.

Agentes das Guardas de Juazeiro, Crato, Campos Sales, além de cinco policiais militares, participaram da capacitação.

O evento contou com a presença do secretário de Segurança, Doriam Lucena, da secretária Executiva, Sílvia Paula, do comandante da Guarda Civil Metropolitana, inspetor Josimar, e o coordenador da Patrulha Maria da Penha, subinspetor Felix.

#Segurança 28/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Forças de segurança de Juazeiro apoiam resgaste de vítimas

Os diversos setores da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do Município participaram do resgate às vítimas do desabamento de uma cacimba em de Juazeiro do Norte. Desde a quinta-feira, 24, até esse domingo, 27, agentes da Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana, Departamento Municipal de Trânsito e o secretário de Segurança, Doriam Lucena, atuaram em parceria com os demais órgãos que realizaram a operação.

Os agentes trabalharam desde a logística, como a interdição de vias do entorno do acidente, reforço da segurança e isolamento da área, até operações braçais, no ato do resgate, em colaboração com o Corpo de Bombeiros, que contou com homens de Juazeiro, região e capital do Estado.

A cacimba onde ocorreu o acidente tem mais de 30 metros de profundidade. O trabalho contou com equipamentos especiais para garantir também a segurança dos próprios agentes, observando a instabilidade do local por conta das chuvas. Uma das vítimas teve seu corpo resgatado e a outra foi encaminhada para o Hospital Regional do Cariri e seu quadro de saúde é estável.

#Segurança 21/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Município abre curso de formação da Patrulha Maria da Penha

O Município de Juazeiro do Norte iniciou curso de formação de agentes para a Patrulha Maria da Penha. O evento ocorreu nesta segunda-feira, 21, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST. O treinamento segue até o próximo dia 31.

O trabalho conta com a participação de 37 agentes da Guardas Civis Metropolitana de Juazeiro, seis do Crato, dois de Campos Sales, além de cinco policiais militares.

Durante a formação, haverá avaliação de conduta, prova abordando questões relacionadas ao tema da violência doméstica, legislação e abordagem operacional, além de entrevista com avaliação de aptidão à função, com 80 horas/aulas.

Conforme o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Doriam Lucena, a capacitação ofertará uma doutrina de conhecimento e formação com vistas ao enquadramento do agente de Segurança Pública na atuação junto ao Programa de Proteção às Mulheres.

Também presentes ao evento, a secretária executiva, Silvia Paula, o comandante da Guarda, inspetor Josimar, e o coordenador da Patrulha Maria da Penha no município, inspetor Félix. Representando o Governo do Estado e a Casa da Mulher Cearense, compareceu Denise Aguiar.

#Segurança 10/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Redução da criminalidade é resultado da integração entre forças de segurança, diz secretário

Juazeiro do Norte teve uma redução de 31,34% no número de homicídios em 2021, comparado com o ano anterior. A redução é quase 75% maior do que a registrada em todo o Ceará. Para o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Doriam Lucena, esse resultado é fruto da integração entre as forças de segurança.

Ele reforça que o trabalho conjunto é uma "ferramenta incontestável para a maior eficiência e ampliação do combate à violência e à criminalidade".

Neste sentido, Doriam Lucena acrescenta que continuará a contribuir com todas as ações e operações desenvolvidas pelas forças de segurança que atuam no Município, como as Polícias Militar, Civil e Federal.

Os dados que indicam a redução de homicídios em Juazeiro em 2021 são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública - Supesp,

do Governo do Estado.

#Segurança 20/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Prefeitura entrega hoje 538 novos fardamentos aos guardas municipais

Em solenidade marcada para esta segunda-feira, às 16 horas, na sede da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro, serão entregues 538 novos fardamentos aos guardas municipais. A informação é do titular da pasta, Doriam Lucena, ressaltando que a nova sede e o fardamento chegam ainda no primeiro ano da gestão, demonstrando a dedicação e o reconhecimento ao trabalho desenvolvido por esses servidores.

Doriam acrescenta que a nova farda - 2 para cada guarda - está sendo concedida após 5 anos e que são de alta qualidade. Foram investidos cerca de 300 mil reais, recursos oriundos do próprio município.

O fardamento é composto de boné, camisa interna, camisa externa, calça, cinto de guarnição, coturnos especiais e a faixa tática, onde ficam os equipamentos de trabalho, como munições, arma, algemas e cacetetes. Tanto o uniforme quanto os coturnos são de material especial, proporcionando conforto e proteção aos guardas municipais.

#Segurança 26/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Secretaria de Segurança de Juazeiro lança operação Centro Seguro

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte lançou a operação Centro Seguro, nesta sexta-feira, 26. O lançamento contou com a presença das forças de segurança do município, Polícia Militar, do prefeito Glêdson Bezerra e do vice-prefeito Giovanni Sampaio.

A iniciativa visa inibir a prática de delitos como furtos e roubos nos centros comerciais da cidade. O secretário Doriam Lucena destacou que as operações devem ocorrer em parceria com a forças de segurança do Estado para garantir a integridade e segurança dos consumidores que virão para Juazeiro realizar as comprar de natal.

A operação deve ocorrer até o dia 31 de dezembro e contar com 20 agentes da Guarda Civil Metropolitana e 5 agentes do Departamento Municipal de Trânsito, em viaturas, motocicletas e monitoramento a pé. Após o encerramento da operação, as forças de segurança devem realizar um balanço para apresentar o resultado da operação.

#ServiçosPúblicos 22/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Juazeiro orienta população sobre aquisição de terreno irregular

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte está atuando no apoio às famílias que foram lesadas pela venda irregular de terrenos no bairro Frei Damião. A informação é do titular da pasta, Doriam Lucena, que participou de reunião nesse sábado, 20, com as 52 pessoas envolvidas na questão.

O secretário Doriam orientou as famílias a registrarem o caso junto às autoridades, relatando a boa fé na aquisição dos imóveis. Outra questão passada foi sobre a suspensão de qualquer pagamento aos autores da fraude. A orientação é que as pessoas interessadas em adquirir terrenos verifiquem a legalidade do mesmo para evitar esse tipo de transtorno.

O secretário destacou que há uma prática histórica de invasão de terrenos públicos em Juazeiro, mas que a gestão está atuando para combater. "Infelizmente, a prática de invasão e da venda de imóvel público era até uma coisa comum em Juazeiro do Norte e, por isso, estamos combatendo fortemente esse ilícito e já temos resultados positivos na inibição de novas situações", destacou Doriam.

Ainda conforme o secretário, há relatos de ameaças e intimidação aos compradores, por parte de quem vendeu esses imóveis. Ele alerta que os responsáveis pela venda deverão ser investigados e punidos na forma da Lei. "O trabalho está sendo desenvolvido para garantir que ninguém seja lesado no seu patrimônio, nem tão pouco tenha sua integridade física ameaçada", frisa Doriam.

#Segurança 06/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Juazeiro promove formação para agentes da Guarda Municipal

Os agentes da Guarda Civil Metropolitana de Juazeiro do Norte passaram por treinamento e Curso de Rondas Ostensivas de Proteção Escolar (ROPE). Durante quatro dias, com encerramento nessa terça-feira, 5, os guardas receberam instruções e aulas sobre conhecimentos técnicos e operacionais ligados à abordagem, rondas, embarque/desembarque de viaturas, tiro em movimento, noções de direito e prática física.

Os cursos foram ministrados no Centro de Treinamento de Vigilantes, na sede da Secretaria de Segurança Pública do Município, além de logradouros públicos específicos e preparados para as atividades.

A iniciativa faz parte do fortalecimento dos setores da segurança. Conforme destacou o titular da Pasta, Doriam Lucena, a Guarda Civil está sendo qualificada para o enfrentamento da violência a partir da prevenção e repressão. Ele destaca, ainda, que a formação dos agentes será contínua, durante a gestão Glêdson Bezerra e Giovanni Sampaio.

#Segurança 22/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Secretaria de Segurança de Juazeiro esclarece sobre denúncia de abuso de poder

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte esclarece sobre ações realizadas junto a uma associação no município e desmente, veementemente, a informação de que teriam ocorrido atos de abuso de autoridade. A falsa informação foi propagada na Câmara de Vereadores, nessa terça-feira, 22, pelo senhor Batista Crispim.

A ação desencadeada por equipes das Secretarias de Segurança e de Desenvolvimento Social e Trabalho ocorreu a partir de denúncias de que a associação UNICONJ, através do seu presidente, estaria cobrando a quantia de R$700,00 para cadastramento de famílias carentes, com a promessa de repassar casas remanescentes do programa "Casa Verde Amarela".

O titular da pasta, Doriam Lucena, revela que, durante a abordagem, foi estabelecida conversa pacífica com o representante da entidade no interior do recinto, devidamente autorizada pelo próprio Batista Crispim. O secretário esclarece ainda que a entidade conta com vários processos em andamento por diversos crimes, e que não está autorizada a realizar esse tipo de procedimento, com a promessa de doação de um bem público.

O programa "Casa Verde e Amarela" é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica Federal e Prefeitura. Os critérios para aquisição das casas são fixados exclusivamente pela Sedest. Não há qualquer entidade paralela autorizada a realizar esse processo, bem como cobrar por ele de forma antecipada.

A apuração quanto às cobranças e da possível prática de fraude está a cargo da Polícia Civil. Já as falas contra o secretário, também devem ser apuradas e encaminhadas à Justiça.

#Segurança 13/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Segurança Pública de Juazeiro atua no combate à Covid-19 durante romaria

Os proprietários de ranchos e pousadas de Juazeiro do Norte estão sendo orientados sobre a regulamentação das atividades, durante a Romaria de Nossa Senhora das Dores. A iniciativa envolve as Secretarias de Segurança Pública e Cidadania, Meio Ambiente e Saúde, que além de orientar, devem fiscalizar a lotação e fluxo de romeiros, simultaneamente.

Uma das determinações é a manutenção de apenas 50% da ocupação, de acordo com a capacidade total de leitos. O local também deve disponibilizar álcool em gel, local para lavar as mãos, além de não permitir a permanência de pessoas sem máscaras ou com sintomas gripais. O tema vem sendo debatido em reuniões com diversas categorias que estão, de alguma forma, envolvidas nas romarias.

Também na pauta, ações de segurança pública e organização do trânsito com a Guarda Civil Municipal e Departamento Municipal de Trânsito - Demutran.

<a href="https://www.juazeirodonorte.ce.gov.br/arquivos/6480/OUTROS___0000001.pdf">Manual do Romeiro</a>

www.juazeirodonorte.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 02:42:12