CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Transito 28/03/2024 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Demutran e GCM realizam Operação Semana Santa 2024 nesta quinta-feira em Juazeiro

A Operação Semana Santa 2024 em Juazeiro do Norte começa às 18 horas desta quinta-feira. Os principais pontos de acesso à Colina do Horto onde encontra-se a estátua de Padre Cícero serão monitorados por agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Guarda Civil Metropolitana (GCM). O Diretor do Demutran, Coronel José Adailton da Silva, estabeleceu três pontos de bloqueios sendo o primeiro na Avenida José de Melo.

Em conjunto com Guardas Municipais e policiais militares, será impedido o acesso de veículos pela Rua do Horto a partir do início da noite de hoje e até o fim da tarde desta Sexta-feira Santa. O segundo bloqueio será ao lado do estacionamento do Horto monitorando a chegada dos veículos pela Rua Padre Jezu Flor e o terceiro na CE-060 no chamado Trevo do Horto.

Este último, apenas controlando o fluxo de carros e motos na subida pela conhecida Estrada Nova. Já o Comandante da GCM, Jozimar Correia, informou que a guarda fará patrulhamentos com motos e viaturas no sentido de garantir a segurança das pessoas. Num primeiro momento, junto com a PM e no início da subida ao Horto na bifurcação com o anel viário.

A determinação é no sentido de evitar que pessoas subam levando consigo bebidas alcoólicas. Os guardas estarão ainda nos principais caminhos que levam ao monumento em homenagem ao Padre Cícero. Além disso, ocuparão pontos estratégicos neste percurso até à estátua do Padre Cícero com cerca de 30 homens. Os GCMs percorrerão, também, caminhos que levam ao Santo Sepulcro e à nova Igreja do Bom Jesus do Horto

#Transito 06/03/2024 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Trecho da Rua Monsenhor Esmeraldo será interditado para obras da Cagece

O trecho da Rua Monsenhor Esmeraldo, que inclui a linha férrea, no Bairro Franciscanos, será interditado pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) devido a uma obra que será realizada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A interdição terá início às 20h desta quarta-feira, dia 6.

O Demutran esclarece que, apesar das obras ocorrerem no trecho da linha férrea, o tráfego do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não será prejudicado, visto que a obra será realizada subterraneamente.

#Transito 22/12/2023 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Demutran disponibiliza refis

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte-Demutran lançou o programa de refinanciamento de dívidas para proprietários de veículos automotores. Até o dia 29 de dezembro, dívidas com multas em atraso, taxa de reboque e despesa com pátio poderão ser pagas com até 100% de desconto de multas e juros.

Podem participar do refis devedores que tenham multas geradas até o dia 30 de dezembro de 2022, no valor de até o equivalente a R$5 mil reais. Além de despesas com o Demutran, despesas com o Detran, como multas, licenciamento e IPVA, também poderão ser quitadas.

O acesso ao benefício é feito de forma online no site do Detran, em www.detran.ce.gov.br, em seguida acesse a aba REFIS/2023, explica o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro, Cel. Adailton. "Essa é uma grande oportunidade de terminar o ano em dia com as contas e com o veículo completamente regularizado", finaliza.

#Transito 05/12/2023 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Demutran intensifica fiscalização a taxistas e mototaxistas clandestinos

A Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte inicia uma campanha de fiscalização de combate a taxistas e mototaxistas irregulares e clandestinos no município. A iniciativa é resultado das oitivas com profissionais da área, que têm seus espaços invadidos, além da própria população, que reivindica segurança no transporte público.

O trabalho em Juazeiro funcionará de forma conjunta entre as forças de segurança, com atuação do Departamento Municipal de Trânsito e apoio da Guarda Civil Metropolitana. Será solicitada a documentação para quem se apresenta como taxista ou mototaxista, além da identificação dos pontos e intensificação da fiscalização desses mesmos locais.

Durante a última semana, o próprio titular da pasta, Cláudio Luz, realizou apreensão e conduziu um indivíduo que estava atuando como profissional de mototáxi. No entanto, estava totalmente irregular com a documentação, vestimentas e o veículo constava com queixa de roubo. Após a abordagem, o condutor e a moto foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Juazeiro.

#Transito 13/11/2023 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP DEMUTRAN intensifica fiscalização nas ruas de Juazeiro

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte - DEMUTRAN está intensificando a fiscalização contra veículos e condutores irregulares no município. O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a Polícia Militar do Ceará e só durante este fim de semana,10, 11, e 12 de novembro, mais de 30 remoções para o pátio do órgão foram realizadas.

A iniciativa é uma resposta às denúncias recebidas no Departamento sobre a elevação de veículos e condutores irregulares trafegando. Entre as irregularidades, vestimentas inadequadas, falta de habilitação do condutor, falta de documentação, alteração irregular nas características dos veículos, entre outros pontos como o combate à embriaguez ao volante. A iniciativa busca, ainda, a recuperação de veículos com registro de furtos e roubos.

O diretor do DEMUTRAN, Coronel Adailton, destaca que, mesmo com a intensificação da fiscalização, ainda houve registro de sinistros com danos materiais e até com vítima fatal. "Isso demonstra que a nossa população ainda precisa melhorar o grau de responsabilidade no trânsito e nós vamos continuar atuando para combater os sinistros", alerta.

#Transito 22/09/2023 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Juazeiro desenvolve ações alusivas à Semana Nacional do Trânsito

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte - Demutran está desenvolvendo a Semana Nacional de Trânsito no município. As atividades vão até o próximo dia 25, acompanhando o Código de Trânsito Brasileiro.

Desde o dia 18, são desenvolvidas diversas atividades educativas em escolas públicas e privadas, vias e áreas públicas, estacionamentos de equipamentos privados e muitos outros pontos. São realizadas palestras, panfletagem e abordagens, para conscientizar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito.

O educador de trânsito Clayton Fernandes explica que as atividades são desenvolvidas durante todo o ano mas, durante este mês, em especial durante a semana nacional de trânsito, os serviços são intensificados para promover um trânsito mais seguro.

Entidades públicas e privadas podem solicitar as orientações do Departamento através dos contatos: (88) 3571-5822, de 8h às 14 horas, ou pelo e-mail: demutran@juazeiro.ce.gov.br.

#Transito 22/09/2023 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Informe de interdição de via em Juazeiro

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte - Demutran informa que promoverá desvio de tráfego na Rua do Limoeiro, no Bairro Pirajá. A interdição será nestes sábado e domingo, 23 e 24 de setembro, em virtude de intervenções da empresa de saneamento e esgotamento sanitário.

A interdição está compreendida entre as ruas Carolina Sobreira e Ruy Barbosa. Os motoristas devem buscar vias alternativas para o deslocamento, a fim de evitar maiores transtornos. O local será sinalizado e acompanhado por agentes de trânsito.

#Transito 05/07/2023 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP DEMUTRAN divulga percurso de Cavalgada da Vaquejada

O percurso da Cavalgada da 45ª Vaquejada de Juazeiro do Norte foi disponibilizado, através do Departamento Municipal de Trânsito - DEMUTRAN. O evento acontecerá nesta sexta-feira, 7. Em obediência ao Termo de Ajustamento de Conduta - TAC, firmado com a 9ª Promotoria de Justiça, a concentração terá início na Basílica de Nossa Senhora das Dores, às 7h.

A interdição das vias será tutelada pelo DEMUTRAN, no seguinte itinerário: Basílica de Nossa Senhora das Dores, Ruas Padre Cícero, São Francisco e São Paulo; Avenida Castelo Branco, Ruas Ivany Feitosa, Sebastião Mariano, Paisinho Sabiá e Carlos Alberto Alves Quirino - ruas paralelas como rotas alternativas. O ato finaliza no Parque de Eventos Padre Cícero.

De acordo com o TAC N°0005/2019/9°PmJJDN, participarão da Cavalgada os animais integrantes do grupo dos equídeos. Está vedada a participação de veículos de tração animal e automotores. Funcionará apenas um trio elétrico, para emissão da sonorização, sem prejuízo da necessidade de observar as normas ambientais acerca da vedação da poluição sonora.

#Transito 04/05/2023 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP DEMUTRAN intensifica ações da campanha para redução de acidentes no trânsito

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro - DEMUTRAN, dá continuidade, nesta quinta-feira, 4, às ações do Maio Amarelo, mês de conscientização para redução de acidentes de trânsito. A atividade, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN, acontece na faixa de pedestre da Rua São Pedro, nas proximidades da Praça Padre Cícero.

A campanha educativa, neste ano, traz como tema internacional "No trânsito, escolha a vida", com objetivo de conscientizar a população sobre os altos índices de mortes e ferimentos causados no trânsito em todo o país. As ações nos bairros acontecem ao longo do mês, com panfletagem, palestras escolares e orientações sobre segurança na malha viária.

O diretor do Demutran, Cel. Adailton da Silva, afirma que essa ação é necessária para conscientizar e diminuir o número de sinistros. "Os educadores estarão espalhados em toda a cidade com o objetivo de promover um trânsito mais seguro à nossa população", afirma.

#Transito 13/03/2023 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Demutran tem novo diretor

O Prefeito Glêdson Bezerra anunciou, nesta segunda-feira (13), o novo diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro - Demutran. O coronel Adailton da Silva estará à frente do cargo, após a saída de Edinaldo Moura, que assumirá uma vaga na Câmara dos Vereadores.

O coronel Adailton atuou como comandante do Ronda do Quarteirão, do Batalhão da Polícia Militar de Russas, no Vale do Jaguaribe; e no Batalhão da PM em Quixadá.

Ele também foi comandante do grupamento Pelotão de Trânsito de Juazeiro, anterior à existência do Demutran. Em última função, esteve subcomandante do 4° Comando Regional da Polícia Militar, em Juazeiro do Norte.

O prefeito Glêdson Bezerra destacou que o próximo diretor do Demutran é um grande profissional de segurança pública, com larga experiência e uma enorme folha de serviços prestados.

A secretária de Segurança Pública e Cidadania, Sílvia Soares, participou do anúncio.

A data da posse do Coronel Adailton na direção do Demutran será posteriormente anunciada.

#Transito 28/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Município realiza desobstrução de vias públicas

Em ação educativa, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania - SESP realizou, nesse sábado, 25, reordenamento do espaço público. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP, o trabalho visa conscientizar os condutores de veículos a não trafegarem sobre a ciclofaixa e desobstruir vias com comércios irregulares.

Com início na Avenida Ailton Gomes, a fiscalização concentrou em ações no mercado Pirajá, para organização no entorno da área. O momento conjunto contou com a participação do Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro - DEMUTRAN, Guarda Civil Metropolitana - GCM e Polícia Militar do Ceará - PMCE.

#Transito 24/01/2023 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP MPCE promove palestra “Direção Defensiva e Segurança no Trânsito” em Juazeiro

O Ministério Público do Estado do Ceará - MPCE promove, no próximo dia 10 de fevereiro, a palestra "Direção Defensiva e Segurança no Trânsito", em Juazeiro do Norte. De forma gratuita e aberta ao público, o limite é de 40 vagas. A ação acontecerá no Auditório do 1° Núcleo Regional da Escola Superior do Ministério Público - ESMP, de 9h às 12h.

Durante o evento, haverá sorteio de aula prática de direção defensiva para quatro participantes. A atividade é uma parceria entre o Centro de Estudos de Aperfeiçoamento Funcional - CEAF, com apoio da ESMP e do Departamento Municipal de Trânsito - Demutran, de Juazeiro do Norte.

A mesa será composta pela promotora de Justiça Efigênia Coelho Cruz, o educador de Trânsito do Demutran, Cícero Clayton Silva Souza, o diretor-geral do Demutran, Edinaldo Moura, e o assessor jurídico do Demutran, David Cardoso de Alencar.

As inscrições podem ser feitas através do link

#Transito 23/01/2023 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Juazeiro tem redução de 10,51% em acidentes no trânsito

Os acidentes de trânsito, em Juazeiro do Norte, diminuíram em 10,51%, em 2022. A constatação está em relatório divulgado pelo Departamento Municipal de Trânsito - Demutran. O documento acrescenta que, em comparativo com os sinistros de 2021, a redução é de 51 ocorrências.

As ações de orientação do Demutran acontecem pela tríade da educação, engenharia e fiscalização. As áreas são responsáveis pelas informações da direção defensiva, requalificação da sinalização viária e suporte no Código de Trânsito Brasileiro.

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito do município, Edinaldo Moura, ressalta a importância dos condutores de veículos trabalharem em conjunto com as instituições, respeitando as regras, e destaca que o município está focado em melhorar a malha viária.

#Transito 12/01/2023 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Diretor do Demutran se reúne com representante dos motoristas de aplicativos

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito- Demutran, Edinaldo Moura, se reuniu nessa quarta-feira, 11, com o representante da classe dos motoristas de aplicativos, no município, Yuri Rodrigues. Na pauta, propostas de trabalho regular e seguro para a categoria.

Com a chegada da modalidade de transporte de passageiros por motociclistas de aplicativos, alguns registros, como o caso do último acidente com vítima fatal próximo ao Aeroporto, apontam a desatenção no desenvolvimento da velocidade acima do permitido da via e uso de celulares ao volante.

Edinaldo Moura explica que, com a regulamentação e cadastro dos profissionais do transporte de passageiros por aplicativo, a categoria receberá capacitação específica para o trabalho. "Os profissionais passarão por curso de direção defensiva, assim, promovendo um serviço de melhor qualidade e segurança para a população", afirma.

#Transito 09/11/2022 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Juazeiro intensifica ações no trânsito

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte - Demutran está intensificando as ações de fiscalização nas vias do Município, através da Operação Vidas Seguras. A iniciativa atende as demandas da população para evitar acidentes, através dos três setores de atuação: Educação, Engenharia e Fiscalização.

De acordo com o diretor do órgão, Edinaldo Moura, os trabalhos já começaram a ser desenvolvidos com as blitze que passam a ser cada vez mais frequentes para evitar a direção perigosa por não habilitados, veículos irregulares e condutores embriagados. "A preservação da vida é o nosso principal objetivo. Evitando acidentes, reduzimos também danos físicos e materiais", destaca.

Durante as abordagens, também estão sendo realizados testes com etilômetros. As operações contam também com a participação da Guarda Civil Metropolitana e Polícia Militar.

Além disso, o município vem investindo em sinalização vertical e horizontal, equipamentos como gradis de proteção, passagens elevadas, fotossensores, semáforos, modernização de vias e cruzamentos. O setor de educação também atua no trânsito, nas escolas e campanhas desenvolvidas em parceria com demais instituições.

#Transito 05/09/2022 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Demutran realiza intervenções para reduzir acidentes e promover fluidez no trânsito

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte - DEMUTRAN tem realizado intervenções nas vias da cidade. O órgão vem substituindo semáforos por rotatória, em pontos estratégicos. A iniciativa acompanha estudos de engenharia que atestam mais segurança e fluidez para todos.

O diretor do Demutran, Ednaldo Moura, orienta os motoristas sobre o comportamento padrão nesse tipo de equipamento. "O motorista sempre deve reduzir a velocidade ao aproximar-se da rotatória e verificar se já há um veículo dentro do local, do seu lado esquerdo. Se sim, o mesmo deverá dar a preferência e seguir o fluxo", destaca. Ednaldo revela, ainda, que desde que foram implantadas, não há registros de ocorrência nesses pontos, onde antes os casos eram frequentes.

O trabalho é desenvolvido pelo Demutran e executado pela Secretaria de Infraestrutura. As rotatórias foram instaladas na Av. Ailton Gomes com Av. Maria Edinir de Mendonça, Rua São Pedro com Rua Rui Barbosa, Av. Castelo Branco com Rua Das Flores e Av. Castelo Branco com Rua José Marrocos.

O equipamento tem sinalização vertical e horizontal, com redutores de velocidade, faixas elevadas de pedestres, além de alguns pontos com gradil de proteção para os pedestres, sobre o canteiro central e calçadas, induzindo-o a seguir de um lado ao outro da via com maior segurança.

#Transito 01/09/2022 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Demutran viabiliza translado de órgão para doação

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte- Demutran realizou uma operação com batedores para o translado de um coração entre as ruas da cidade. A operação ocorreu na noite dessa quarta-feira, 31, entre o Hospital Regional do Cariri e o Aeroporto Orlando Bezerra, com os agentes do Grupo Escolta e Batedores (G.E.B).

O órgão foi captado em Juazeiro e enviado para Fortaleza. A ação dos batedores garantiu um deslocamento rápido e em segurança. O Demutran conta com 11 agentes capacitados para atuar em escoltas, treinados na própria instituição. Os batedores conseguem abrir caminho, mesmo diante de avenidas e ruas movimentadas em horários de maior fluxo.

O coordenador da equipe dos motociclistas batedores, o agente de trânsito Nóbrega, afirma que um deslocamento, que dura em média 30 minutos, é feito em 10 minutos. "Isso aumenta a nossa responsabilidade em evitar qualquer interrupção na circulação que possa prejudicar o trajeto", destaca.

#Transito 12/08/2022 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Município dá novo prazo para pagamento de multas do trânsito

O prazo para refinanciamento de dívidas, referentes a multas aplicadas pelo Demutran, em Juazeiro do Norte, tem nova data: 30 de setembro próximo. O benefício abrange as multas de trânsito, inscritas ou não na Dívida Ativa do Município, efetuadas até 31 de dezembro de 2021.

Os interessados devem se dirigir ao Demutran, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, levando a cópia do documento do veículo, CNH ou RG do proprietário, comprovante de residência e o extrato de multas.

O Demutran fica à Rua Antônio Mota Diniz, número 2, bairro Santa Tereza, nas proximidades do Teatro Marquise Branca.

#Transito 02/08/2022 GUARDA CIVIL METROPOLITANA | SESP Demutran recebe novo fardamento

Os agentes do Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte recebem novo fardamento. O prefeito Glêdson Bezerra participará da entrega que ocorrerá nesta terça-feira, 2, no auditório do órgão, às 16 horas.

Serão entregues 83 kits que contam com calça preta, camisa preta, gandola amarelo limão cinto tático, bornal, coturno, chapéu e apito. A iniciativa visa valorizar a categoria que, desde 2017, não recebia o equipamento.

#Transito 01/08/2022 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Demutran esclarece sobre ações do Zona Azul

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte esclarece sobre recentes reclamações de motoristas que foram notificados por estacionar sem o devido bilhete na Zona Azul. As ações, neste sentido, já ocorrem desde 2010, quando foi aprovada, no Poder Legislativo Municipal, a Lei 3.749, de 30 de setembro, que regulamenta a implantação do programa nas principais vias da cidade.

O trabalho de venda e de monitoramento é desenvolvido por empresa terceirizada, conforme prevê a própria lei. Em seu artigo 7º, a uma previsão de pagamento de dez vezes o valor da hora para quem estacionar sem o devido bilhete. Já os tíquetes para estacionamento podem ser adquiridos através dos monitores, pontos de vendas credenciados e sinalizados, além de aplicativos para smartfones Android e IOS.

Em caso de notificação pelo Demutran, o responsável pelo veículo tem até cindo dias para pagar o valor correspondente junto à empresa responsável e recorrer da multa referente à infração. Vale lembrar que há um período de tolerância de dez minutos para paradas rápidas ou para o tempo de aquisição do tíquete nos pontos de vendas.

#Transito 29/07/2022 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Demutran esclarece sobre remoção de “Gelo Baiano” das avenidas de Juazeiro

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte - Demutran está reformulando os canteiros centrais das principais avenidas da cidade. O trabalho consiste no recolhimento dos primas (Gelo Baiano) e substituição por tachões luminosos para sinalizar as vias, reduzir gastos e promover acessibilidade.

Conforme o diretor do Departamento, Ednaldo Moura, a manutenção do "gelo baiano" tem custo elevado. "Com a manutenção cara e a constante depredação, o Demutran resolveu pela remoção total dos primas", destacou o diretor.

Ednaldo revela, ainda, que o município vai requalificar as Avenidas com o canteiro central, mas sem gelo baiano. Serão feitos o acabamento dos canteiros, pintura e colocação dos tachões refletivos. "Quem, porventura, transpor o canteiro central, se for flagrado, será autuado pelo Código de Trânsito Brasileiro", finalizou.

#Transito 28/07/2022 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Juazeiro agiliza processo para benefício aos taxistas

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte iniciou o trabalho junto aos motoristas de táxi para a adesão ao BEM-Taxista, benefício do Governo Federal. Nessa quarta-feira, 27, representantes do Departamento se reuniram com o Sindicato que representa a categoria, o SINDTÁXI.

A intenção, conforme o diretor do Demutran, Ednaldo Moura, é colher os dados necessários para garantir a participação de todos os profissionais da categoria no Benefício Emergencial. "O DEMUTRAN está trabalhando sempre para que as informações cheguem ao Ministério do Trabalho", disse Ednaldo.

Durante a reunião, os participantes debateram sobre o que é o Auxílio Taxista, quem efetivamente tem direito, quantos trabalhadores serão beneficiados e qual o critério de escolha.

#Transito 19/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA Demutran orienta sobre intervenções no trânsito

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte informa sobre a interdição parcial da Avenida Castelo Branco, no trecho entre o 2° Batalhão de Polícia Militar e a Arena Romeirão. O trânsito estará livre apenas em uma das faixas.

As interdições ocorrem por conta da construção de uma rotatória e para implantação de todos os dispositivos de sinalização viária. Já o trecho da Rua das Flores, entre as avenidas Castelo Branco e Salgueiro, estará totalmente interditado. Dessa forma, o acesso à Delegacia de Polícia Civil será apenas pelo lado da Avenida Salgueiro.

Os agentes do Departamento de Trânsito estão desenvolvendo trabalho de orientação na área e informando sobre vias alternativas. A expectativa é que o equipamento seja entregue até esta quinta-feira, 21, promovendo fluidez no trânsito e reduzindo os casos de acidente.

#Transito 12/07/2022 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Demutran orienta sobre alterações no trânsito em Juazeiro

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte orienta os motoristas e motociclistas a buscarem vias alternativas do cruzamento da Avenida Castelo Branco com Rua das Flores. O objetivo é facilitar o tráfego devido à obra da construção da rotatória, no trecho.

Os agentes do Departamento de Trânsito estão desenvolvendo trabalho de orientação na área, e informando sobre vias alternativas para os condutores. Para quem trafega na Av. Castelo Branco, sentido Av. Ailton Gomes poderá dirigir-se para a Rua José Marrocos e Rua Salgueiro. Já quem está no sentido Av. Ailton Gomes para Av. Padre Cícero, poderá dirigir-se para Rua Farias Brito, Rua Salgueiro, e Rua José Marrocos.

#Transito 05/07/2022 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Município inicia construção de mais duas rotatórias

A partir desta quarta-feira, 6, o Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, dará início à construção de mais duas rotatórias. As intervenções serão realizadas na Avenida Castelo Branco com Rua José Marrocos e na Rua das Flores.

A construção dos dois equipamentos é resultado de estudos que avaliaram o impacto, levando em consideração fluidez e segurança ao substituir semáforos por rotatórias. As áreas contarão com canteiro central, sinalização horizontal e vertical.

O diretor do Demutran, Ednaldo Moura, destaca que onde as rotatórias têm sido implantadas, estão sendo observadas a redução no número de acidentes e maior fluidez no tráfego.

A partir das seis horas da manhã, os motoristas que trafegam pelos dois cruzamentos devem ficar atentos à sinalização. No local, haverá agentes do Demutran para organização do trânsito.

#Transito 30/06/2022 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Avenida Castelo Branco terá obstrução de trânsito nesta quinta-feira, 30

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro informa que, nesta quinta-feira, 30, das 13 às 17 horas, haverá obstrução controlada na Avenida Castelo Branco.

A ação ocorre por solicitação da ENEL Distribuição Ceará para manutenção na rede elétrica, no trecho compreendido entre as ruas Julia Nogueira e Maria dos Santos Rodrigues, no bairro Tiradentes.

Os agentes do Demutran farão o acompanhamento e organização do trânsito durante o período, orientando sobre desvios e vias alternativas.

#Transito 27/06/2022 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Demutran realiza estudo para implantação de rotatórias

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte - DEMUTRAN realizará mais um estudo para implantação de rotatórias nas vias da cidade. As simulações devem ocorrer nos cruzamentos da Avenida Castelo Branco, entre as ruas Todos os Santos e Edward McClain. As intervenções ocorrerão entre às 6h e 12h desta terça-feira, 28.

Conforme o diretor do Demutran, Ednaldo Moura, serão realizadas simulações de funcionamento de rotatórias. A expectativa é promover fluidez e segurança no trânsito.

A partir do resultado dos estudos, as rotatórias físicas poderão ser construídas.

#Transito 15/06/2022 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP REFIS do Demutran de Juazeiro encerra dia 30

Proprietários de veículos têm até o próximo dia 30 para participar do Refis promovido pela Prefeitura de Juazeiro do Norte. As multas e taxas aplicadas pelo Departamento Municipal de Trânsito- DEMUTRAN, recebidas até o dia 31 de dezembro de 2021,

podem ser quitadas com 60% do valor da dívida.

A iniciativa é resultado da sanção do programa de refinanciamento de dívidas aplicadas em vigor a partir da Lei 5.295 aprovada pelo Legislativo. Enquadram-se no REFIS dívidas por multa e com despesas, inscritas ou não, na Dívida Ativa do Município. O refinanciamento atinge, além do valor principal pelas multas de infração no trânsito, multa por atraso, juros de mora e das obrigações acessórias, como diárias de permanência e taxa de guincho ou reboque.

Para participar do programa, o responsável pela dívida deve ir até o Departamento de Trânsito, na Rua Antônio Mota Diniz, n°2 - Bairro Santa Tereza. É necessário levar documentos pessoais, multa e taxas que devem ser negociadas, além dos documentos do veículo. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

#Transito 30/05/2022 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Cagece realiza serviços e interdita ruas

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece irá realizar serviços de injetamento na rede de distribuição de Juazeiro, para melhorar o abastecimento de água em diversos pontos da cidade. Essa atividade vai exigir a interdição de algumas ruas, ação realizada em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito - Demutran. As intervenções devem se estender até o dia 20 de junho.

Ruas que serão interditadas:

Rua Raimundo Cabral Lenard

Rua Carlos Alberto Bezerra Mendonça

Rua Engenheiro Apolônio de M. Costa

Rua Luiz Silva Barros

Rua Francisco de Assis Almeida

Rua Mestre José Caetano da Silva

Rua Ladislau Arruda

Rua Sebastião Florentino Gama Costa

Rua José Bernardo da Silva

Rua José Maria Filomeno Gomes

Rua João Cândido Fontes

Rua Cecília Meireles

Rua Josefa Saraiva Pinheiro

Rua José Vitorino da Costa

Rua Ana Maria Pereira

Rua Venceslau Pereira

Rua Maria Vicença de Oliveira

Rua Maria Beata de Araújo

Avenida Maceió

Rua das Flores

Rua Odílio Figueiredo

Rua Joaquim Mancinho

Rua São Pedro

Rua São Paulo

Rua Abel Sobreira

#Transito 20/05/2022 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Juazeiro entrega nova rotatória para dar fluidez ao trânsito

Uma nova rotatória está sendo entregue no cruzamento da Rua São Pedro com Avenida Rui Barbosa, em Juazeiro do Norte. O equipamento faz parte de uma série de ações para melhorar a fluidez e a educação no trânsito.

A rotatória conta com canteiro central e jardinagem, piso intertravado, passagem elevada para pedestres e sinalização vertical e horizontal.

Após estudo sobre o número de acidentes registados, o Demutran classificou o local como zona de conflito, o que gerou a necessidade dessa intervenção.

Além do melhoramento visual, a rotatória promove interação entre pedestres e motoristas, estabelece fluidez no trânsito e evita acidentes. O município estuda a implantação de novas rotatórias em diversos outros cruzamentos na cidade.

#Transito 18/05/2022 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Juazeiro amplia REFIS para multas de trânsito

A Prefeitura de Juazeiro do Norte ampliou o programa de refinanciamento de dívidas aplicadas pelo Departamento Municipal de Trânsito- DEMUTRAN. A iniciativa entrou em vigor a partir da lei 5.295 publicada nessa terça-feira, 17, sancionada pela gestão municipal, após aprovação do Legislativo.

Com isso, dívidas por multas aplicadas até o dia 31 de dezembro de 2021 podem ser pagas com descontos que chegam a 60%. A adesão ao refinanciamento poderá ser feita a partir da data da publicação até o dia 30 de junho próximo.

Enquadram-se no REFIS dívidas por multa e dívidas com despesas, inscritas ou não na Dívida Ativa do Município, aplicadas até 31 de agosto de 2021. O refinanciamento atinge, além do valor principal pelas multas de infração no trânsito, multa por atraso, juros de mora e das obrigações acessórias, como diárias de permanência e taxa de guincho ou reboque, em até 60% do valor dos respectivos débitos.

#Transito 28/03/2022 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Demutran faz interdições para inauguração da Arena Romeirão

O setor de Transportes do Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte informa que, nesta segunda feira, 28, haverá interdições por ocasião do evento de inauguração da Arena Romeirão. Usuários do transporte coletivo local e intermunicipal devem ficar atentos a possíveis mudanças em itinerários.

A partir das 15 horas, ruas e avenidas no entorno da Arena serão interditadas para reforçar a segurança no trânsito na região com barreiras e desvios de tráfego.

Devem ser interditados os seguintes cruzamentos: Avenida Castelo Branco com Rua das Flores, Avenida Castelo Branco com Rua Todos os Santos, Rua Duque de Caxias com Rua Farias Brito, Rua São Paulo com Rua Duque de Caxias, e Rua São Paulo com Rua Jacinto Rocha.

Serão interditados ainda a Rua Todos os Santos com Avenida Fortaleza, Rua Todos os Santos com Rua Salgueiro, Avenida Aracajú com a Rua Farias Brito, Avenida Aracajú com a Rua Ozana Pereira, Avenida Aracajú com a Odílio Figueiredo, Avenida Aracajú com a Rua das Flores, além da Rua Salgueiro com a Rua Beata Maria de Araújo.

#Transito 24/01/2022 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Município concede refinanciamento e parcelamento de dívidas referentes aos veículos automotores

O Programa de Refinanciamento - Refis - para multas de trânsito já está em plena vigência, em Juazeiro do Norte. O Refis abrange as dívidas com multas geradas até 31 de agosto último, e obrigações afins, como diárias em depósito e taxas de reboque. O programa permite pagamento, em parcela única, com até 60% de desconto.

O Município também está oferecendo a oportunidade de parcelamento de débitos referentes a licenciamento e IPVA, dentre outros relacionados aos veículos automotores. O pagamento pode ser feito, em até 12 meses, utilizando um ou mais de um cartão de crédito.

Os interessados podem se dirigir à sede do Demutran, na Rua Antônio Mota Diniz, 2, bairro Santa Tereza - das 8 às 14 horas, de segunda a sexta-feira.

#Transito 20/01/2022 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Demutran orienta romeiros quanto ao uso da faixa de pedestres

Com a proximidade da Romaria das Candeias, que ocorrerá de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, já é grande a presença de visitantes em Juazeiro do Norte. O Demutran, por meio dos educadores de trânsito, está dando orientações aos romeiros, principalmente, no que diz respeito ao uso da faixa de pedestres. O trabalho também é feito junto aos condutores de veículos, que devem, por sua vez, respeitar a passagem dos transeuntes por essas faixas de segurança.

Nesta quinta-feira, 20, a orientação por parte dos educadores de trânsito está ocorrendo na Avenida Padre Cícero, ao lado da Igreja dos Salesianos, um dos locais onde há maior concentração de romeiros. De acordo com o órgão, conforme a necessidade, o trabalho educativo pode se estender a outros pontos da cidade, sobretudo nas áreas próximas aos templos católicos.

#Transito 05/01/2022 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Prefeito sanciona lei que adota REFIS para multas de trânsito

O prefeito Glêdson Bezerra sancionou, nessa terça-feira, 4, a lei 5235, que adota, em Juazeiro do Norte, o Programa de Refinanciamento de Dívidas - Refis para multas de trânsito e obrigações afins. A medida permitirá pagamento, em parcela única, com redução do valor principal em até 60 por cento.

O Refis abrange, além das multas de trânsito em si, outras, como diárias de permanência e taxa de guincho ou reboque. Os fatos geradores dessas dívidas devem ter ocorrido até 31 de agosto de 2021.

O interessado deve lavrar o termo de confissão do débito, junto ao Departamento Municipal de Trânsito - Demutran, que pode se manifestar favorável ou contrário ao pleito. No caso de aceitação, o pagamento deve ocorrer no 1° dia útil após a assinatura do termo.

Confira, abaixo, a íntegra da lei.

#Transito 13/12/2021 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Demutran continua orientando motoristas em nova rotatória

Educadores e agentes do Demutran de Juazeiro do Norte dão continuidade ao trabalho educativo na nova rotatória, instalada na Avenida Ailton Gomes com Mário Malzonni.

As orientações são dadas diretamente aos motoristas que trafegam no local. A principal recomendação é que, com a retirada do semáforo, todos devem dar preferência à rotatória, ou seja, sempre atento para o lado esquerdo, que tem a preferência.

As informações são da gerente de Educação e Estatística do Demutran, Cláudia Barbosa, acrescentando que, em breve, novas rotatórias serão implantadas na cidade, dando mais fluidez ao trânsito, nos pontos mais críticos.

#Transito 23/11/2021 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Demutran inicia implantação de rotatórias em cruzamentos

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte iniciou a implantação de rotatórias em alguns cruzamentos da cidade. O processo está sendo desenvolvido a partir de estudo realizado pelo setor de engenharia do órgão. O primeiro equipamento está sendo implantado no entroncamento das Avenidas Ailton Gomes e Maria Ednir.

A expectativa é que em dez dias a rotatória fique pronta, promovendo mais fluidez no trânsito. A intenção, conforme o diretor do Departamento, Edinaldo Moura, é que em 2022, outros cruzamentos também passem pela reformulação. Mais seis locais estão em estudo de implantação.

O trabalho conta ainda com a parceria da Secretaria de Infraestrutura, que fará a parte de obras. O equipamento deve contar com áreas elevadas, rampas e sinalização vertical e horizontal, garantindo segurança e fluidez para motoristas e pedestres.

#Transito 18/11/2021 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Juazeiro recupera pátio do Demutran e anuncia leilão de veículos

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte fez um trabalho de recuperação do pátio destinado aos veículos apreendidos. A reestruturação do local foi concluída nessa quarta-feira, 17, e contou com capinação, limpeza e organização dos veículos em lotes.

O equipamento está localizado na Rua Pedro Henrique de Sousa, nº 59, no Bairro Leandro Bezerra, e tem uma área total de 5.100 m2. O local estava tomado por mato com mais de 2m de altura. Agora o espaço conta com vigilância para garantir a integridade dos veículos apreendidos.

Além da limpeza, o diretor do Departamento, Edinaldo Moura, anunciou um leilão municipal de veículos que está sendo organizado pela equipe da empresa Celso Cunha Leilões. O material está sendo separado entre sucata e veículos aproveitáveis para dar início ao processo.

#Transito 17/11/2021 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Departamento de Trânsito de Juazeiro realiza treinamento para monitores escolares

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte vai realizar treinamento com os monitores do transporte escolar. A programação começa nesta quinta-feira, 18, quando agentes do setor de Educação do Demutran ministrarão palestras e treinamento com os 10 novos servidores da função.

O curso de Monitor de Transporte Escolar vai até o próximo dia 20, com temáticas voltadas para a prevenção e cuidados com a Covid-19, psicologia no trânsito e normas gerais de circulação e conduta no trânsito. A iniciativa visa garantir segurança sanitária, além da postura de estudantes e profissionais durante o deslocamento.

A coordenadora do setor de Educação do Demutran, Cláudia Barbosa, destacou que, durante o treinamento, os monitores serão orientados sobre suas reponsabilidades enquanto transportam as crianças, como embarque e desembarque. Além disso, haverá um acompanhamento durante a realização do trabalho, para observar os acertos e o que pode ser melhorado.

#Transito 11/11/2021 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Juazeiro participa de Semana Interna de Prevenção de Acidentes

O setor de educação do Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte participa da Semana Interna de Prevenção de Acidentes-2021. As atividades acontecem nestes dias 10, 11 e 12, no interior do Cariri Garden Shopping.

A inciativa visa alertar as pessoas sobre a necessidade de prevenir acidentes de toda natureza. As ações envolvem palestras, apresentações lúdicas e teatrais, exibição de veículos sinistrados, além de uma encenação de acidente de trânsito.

O trabalho é desenvolvido juntamente com o Detran-CE, Corpo de Bombeiros, Comercial ZM, Eduardo Teleguincho e o Centro de Ensino e Pesquisa em Emergências Médicas-CEPEM.

#Transito 20/10/2021 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Demutran faz testes para implantação de rotatórias em Juazeiro

O Departamento Municipal de Trânsito-Demutran de Juazeiro do Norte realiza uma série de estudos para perceber a viabilidade da implantação de rotatórias nas vias do Município. Os testes ocorrem durante esta semana e visam qualificar a fluidez do trânsito nos principais cruzamentos da cidade.

As intervenções acontecem no cruzamento da Avenida Castelo Branco com a Radialista Coelho Alves, Av. Castelo Branco com Rua José Marrocos, na Av. Castelo Branco com a Avenida Manoel Coelho, Av. Castelo Branco com Av. Ailton Gomes, e ainda na Avenida Ailton Gomes com a Av. Letícia Pereira e Av. Ailton Gomes, próximo ao Parque Ecológico das Timbaúbas.

Após os estudos, o setor de engenharia do Departamento fará a avaliação sobre a viabilidade da construção da rotatória e retirada de semáforos nos respectivos cruzamentos. Nos locais, devem ser construídas, também, faixas de pedestres elevadas para diminuir a velocidade do fluxo e garantir a passagens segura das pessoas.

#Transito 18/10/2021 DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE TRÂNSITO | SESP Demutran de Juazeiro realiza capacitação para motoristas da Educação

O Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte está realizando uma formação junto aos motoristas do transporte escolar. As atividades ocorrem durante esta semana, no auditório do Demuntran. Entre os cursos, os profissionais recebem capacitação sobre inteligência emocional e relaxamento.

A intenção é garantir o equilíbrio e atenção no trânsito. Conforme os profissionais, além da carga de estresse do ato de dirigir, há também a movimentação dos próprios estudantes enquanto são transportados, o que eleva a tensão.

A formação também envolve direção defensiva, que garante ações preventivas sobre acidentes, além de proteção sanitária contra a Covid-19, já que os estudantes, gradativamente, retomam às aulas presenciais.

www.juazeirodonorte.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 05:38:05