CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 26/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Expoanime Cariri Fest 2024 completa 15 anos

A Expoanime Cariri Fest 2024 está celebrando sua 15ª edição como parte do Circuito de Festivais de Juazeiro do Norte, marcando sua presença como o I Festival de Cultura Pop.

Este ano, o festival terá duas edições, com a segunda prevista para setembro, recebendo apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n.195/2022). Conta, também, com a colaboração da Secretaria de Cultura municipal.

O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de abril, das 10h às 18h, no Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - Unileão Campus Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte.

A Expoanime é uma oportunidade gratuita para os fãs de cultura pop, oferecendo uma ampla variedade de atividades, desde Kpop, Just Dance, RPG, Card Game, até a presença de cosplayers e lojas repletas de produtos geek.

Destacando o domingo, 28, o evento contará com a participação especial do renomado dublador Guilherme Briggs, reconhecido por dar voz a personagens icônicos como: Optimus Prime em Transformers, Superman no DCU, Buzz Lightyear em Toy Story, Samurai Jack em Samurai Jack, Rei Julien em Madagascar, além de Mickey Mouse a partir de 2009, entre outros.

A programação detalhada para ambos os dias da Expoanime se encontra abaixo:

#Cultura 16/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA CEUs recebe o espetáculo teatral 'Padre Cícero: Filho do Crato, Pai de Juazeiro'

O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs) de Juazeiro do Norte recebeu, nessa quinta-feira, 11, o espetáculo teatral 'Padre Cícero: Filho do Crato, Pai de Juazeiro', por meio do Projeto "Teatro Para a Vida".

O evento contou com a presença de idosos assistidos pelo Centro de Referência do Idoso (CRI) e de outros acompanhados pelo CEUs. O espetáculo marcou o início da Agenda Cultural do CEUs para o mês de abril. Além disso, esta ação faz parte das homenagens aos 180 anos de nascimento do Padre Cícero, patriarca do município.

A peça será apresentada em todos os CRAS de Juazeiro, levando a história do município ao conhecimento do público atendido pelos equipamentos.

#Cultura 09/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT lança resultado final da 7ª Edição do Poemas para Maria

A Secretaria de Cultura de Juazeiro (Secult) divulga o Resultado Final da 7ª Mostra Poemas para Maria, com o tema "Maria de Araújo - A santa de Juazeiro".

O nome da Mostra homenageia todas as Marias, mulheres que fizeram e fazem a história de Juazeiro, povoando com resistência, sensibilidade e mistério o imaginário local. Como também a Beata Maria de Araújo, protagonista dos eventos sagrados que tornaram Juazeiro do Norte um espaço de devoção.

A 7ª Mostra Poemas para Maria tem previsão para acontecer no próximo dia 24 de maio.

Segue, abaixo, o Resultado Final do Poemas para Maria.

#Cultura 04/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT disponibiliza link com manual de aplicação da Lei Paulo Gustavo
#Cultura 01/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA COMUNICADO

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - Secult informa que o e-mail para comunicação a respeito da execução da Lei Paulo Gustavo no município, temporariamente, é o seguinte: secult@juazeiro.ce.gov.br.

A substituição se deve a um problema técnico de acesso ao antigo e-mail: lpgjuazeirodonorte@gmail.com, que será revisto.

Além desse canal de comunicação, a Secult disponibiliza atendimento presencial à Rua Antônio Valter Honorato Teles, S/N, Núcleo de Arte, Cultura e Educação Marcus Jussier ou pelo telefone (88) 31990456.

#Cultura 27/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura inicia processo de reforma do Teatro Marquise Branca

Em menos de 10 dias da assinatura da ordem de serviço, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, deu início à restauração do prédio do Teatro Marquise Branca, ampliação de salas para oficinas e requalificação da praça. A assinatura da ordem de serviço foi realizada no último dia 18, pelo Prefeito Glêdson Bezerra, pela secretária Municipal de Educação, Pergentina Jardim, e pelo titular da Cultura, Vandinho Pereira. O espaço terá cogestão entre as duas secretarias.

A previsão de execução das intervenções é de 12 meses. O projeto envolve espaços para oficinas, refeitório, pátio coberto, área de convivência, além do teatro e a inserção de rampa de acessibilidade. Nesse primeiro momento estão sendo efetuados o processo de retirada de materiais, entulhos, e preparação do terreno.

No equipamento, que está fechado desde setembro de 2019, funcionará a Escola Municipal de Arte, tendo investimento oriundo de recursos próprios do município. A titular da Educação ressalta que através do Programa Educa Juazeiro o estímulo à arte é uma das iniciativas que vem sendo desenvolvida na rede municipal de ensino.

O prédio foi inaugurado em 1928, no último ano da administração de Padre Cícero como Prefeito da Cidade, para servir a Juazeiro como matadouro público, funcionando para tal fim até a década de 1970.

"Este é mais um prédio que estava abandonado e será revitalizado. Quando assumimos o governo, mais de 30 prédios públicos estavam abandonados ou com obras inacabadas. Estamos devolvendo esses importantes equipamentos, como a Biblioteca Pública, a Escola de Saberes, logo mais a Reffsa, para que a população possa usufruir do jeito que merece", destaca o Prefeito Glêdson Bezerra.

#Cultura 26/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult divulga resultado da 1ª fase de avaliação documental da 7ª Mostra 'Poemas para Maria'

A Secretaria de Cultura de Juazeiro (Secult) divulga o Resultado da 1ª Fase de Avaliação Documental da 7ª Mostra Poemas para Maria, com o tema "Maria de Araújo - A santa de Juazeiro". Haverá premiação em dinheiro para os vinte poemas selecionados para publicação.

A Mostra homenageia a Beata Maria de Araújo, protagonista dos eventos sagrados que tornaram Juazeiro do Norte um espaço de devoção.

O nome da Mostra também homenageia todas as Marias, mulheres que fizeram e fazem a história de Juazeiro, povoando com resistência, sensibilidade e mistério o imaginário desse povo.

A 7ª Mostra Poemas para Maria tem previsão para acontecer no próximo dia 24 de maio.

Segue, abaixo, o resultado da Avaliação Documental.

#Cultura 18/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura assina ordem de serviço para reforma do Teatro Marquise Branca

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, assinou nesta segunda-feira, 18, a ordem de serviço para a reforma e adequação do Teatro Marquise Branca. No equipamento, que está fechado desde setembro de 2019, funcionará a Escola Municipal de Arte, tendo investimento oriundo de recursos próprios do município. A assinatura do documento foi realizada pelo Prefeito Glêdson Bezerra acompanhado da Secretária de Educação, Pergentina Jardim e do titular da Cultura, Vandinho Pereira. O espaço terá cogestão entre as duas secretarias.

O prédio, localizado no bairro Salesianos às margens da Avenida Padre Cícero, foi inaugurado em 1928, no último ano da administração de Padre Cícero como Prefeito da Cidade, para servir a Juazeiro como matadouro público, funcionando para tal fim até a década de 1970. No mesmo ano da inauguração, foi bombardeado e depois reconstruído. Anos depois, passou a funcionar no local a Garagem Municipal. Em 1997, a Escola de Arte "Admirável Trupe" passou a realizar suas atividades voltadas para arte, onde estudantes da rede pública de ensino tinham acesso ao ambiente no contraturno. O Teatro só foi inaugurado em 2003, tendo a capacidade de 57 lugares, sendo caracterizado como um teatro de bolso.

O Teatro leva o nome artístico da Pernambuca Albertina Brasileiro, atriz e vedete, que muito cedo chegou à Juazeiro do Norte com a família. De acordo com o historiador e biógrafo de Marquise, Roberto Júnior, "desde criança, Marquise demonstrava talento para as artes cênicas".

O Prefeito Glêdson Bezerra destaca a importância do equipamento, tanto no seu panorama histórico, como cultural e educacional "É sem dúvida um mergulho na história dessa cidade, é mais um prédio que estava abandonado e vamos revitalizar. Nós queremos virar a página em definitivo sobre essa questão de prédios abandonados na nossa cidade. Quando assumimos o governo, mais de 30 prédios públicos estavam abandonados ou com obras inacabadas. Estamos devolvendo esses importantes equipamentos, como a Biblioteca Pública, a Escola de Saberes, logo mais a Reffesa, para que a população possa usufruir do jeito que merece", declarou o gestor.

A secretária de Educação destacou que, através do Programa Educa Juazeiro, o estímulo à arte é uma das iniciativas que vem sendo desenvolvida na rede municipal de ensino, a exemplo do Festival Municipal de Arte realizado em 2023 com estudantes. "Com a Escola Municipal de Arte, nossos estudantes terão acesso a esse importante espaço, para desenvolver as vivências relacionadas às artes, contribuindo ainda mais para a formação e o processo de ensino e aprendizagem", ressaltou Pergentina.

Vandinho Pereira destaca que será um espaço gerenciado pela cultura e educação, trazendo os estudantes da rede pública de ensino, mas também terá sua utilização para a realização de manifestações artísticas.

A previsão de execução das intervenções é de 12 meses. O projeto envolve espaços para oficinas, refeitório, pátio coberto, área de convivência, além do teatro e a inserção de rampa de acessibilidade.

#Cultura 12/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Edital de Chamamento para realização da 46ª Vaquejada de Juazeiro do Norte é lançado

A Secretaria de Cultura de Juazeiro abriu Edital de Chamamento Público para seleção de Organização da Sociedade Civil - OSC para realização da 46ª Vaquejada do Município. As inscrições vão até o dia 15 de março.

A Vaquejada está prevista para acontecer de 10 a 14 de julho. A OSC selecionada vai organizar toda a programação da Vaquejada, bem como cuidar do gerenciamento das áreas administrativa e financeira.

Confira o edital abaixo.

#Cultura 04/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Edital da 7ª Mostra Poemas para Maria abre inscrições até 18 de março

A Secretaria de Cultura de Juazeiro (SECULT) divulga o Edital da 7ª Mostra Poemas para Maria, com o tema "Maria de Araújo - A santa de Juazeiro". A inscrição é gratuita e pode ser feita até o próximo dia 18, pelo e-mail: poemasparamaria@gmail.com ".

Será destinada uma premiação em dinheiro para os vinte poemas selecionados para publicação.

A Mostra homenageia a Beata Maria de Araújo, protagonista dos eventos sagrados que tornaram Juazeiro do Norte um espaço de devoção.

O nome da Mostra também homenageia todas as Marias, mulheres que fizeram e fazem a história de Juazeiro, povoando com resistência, sensibilidade e mistério o imaginário desse povo.

Para participar, basta ser poeta ou poetisa residente e domiciliado na região do Cariri cearense e maior de 18 anos. Cada candidato pode enviar uma obra de sua autoria.

No ato da inscrição, o proponente deverá enviar, no corpo do e-mail, as seguintes informações: nome completo do autor; cópia do RG; número do CPF; título do poema; comprovante de residência em Juazeiro do Norte no nome do proponente ; telefone para contato - indicando DDD; e-mail; e breve currículo do autor. O poema proposto deverá ser anexado ao e-mail de inscrição.

O edital tem como objetivo a publicação de um livreto, em formato de e-book (digital), assim como a versão impressa de um material composto por autores, poetisas e poetas da região. A publicação e distribuição dos poemas visam homenagear a Beata Maria de Araújo e estimular a produção escrita como ferramenta política, cultural, fomentando a literatura, revelando autores regionais.

Os poemas passarão a fazer parte do acervo da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, realizadora do edital, além de serem incorporados ao acervo da Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidônio da Silva Bem.

O edital está disponível abaixo.

#Cultura 21/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Aprovados nos Editais da Lei Paulo Gustavo receberão orientações da Secult

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT formará uma Comissão para acompanhar a execução dos editais da Lei Complementar 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), de acordo com a Portaria nº 003/2024-Secult, de 22 de janeiro de 2024. A Secretaria irá orientar os proponentes que foram classificados para executarem projetos culturais com recursos da Lei e sobre os procedimentos necessários para a efetuação das contrapartidas.

Para tanto, serão realizadas reuniões, e a presença de todos os aprovados nos editais citados abaixo, é indispensável. Os dias, local e horários dos encontros estão também em anexo.

Audiovisual: editais 11, 12 e 13

Dia 26/02 - Segunda-feira

Horário: 18h

Local: Núcleo de Arte, Cultura e Educação Marcus Jussier

Demais linguagens: editais 15 e 16

Dia 27/02 - Terça-feira

Horário:18h

Local: Núcleo de Arte, Cultura e Educação Marcus Jussier.

#Cultura 14/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT divulga Chamamento Público para Seleção de OSC para Apresentações e Oficinas de Banda de Música

A Secretaria de Cultura de Juazeiro- Secult divulgou Edital de Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil - OSC para realização de Apresentações e Oficinas de Banda de Música.

A OSC ficará responsável pelo gerenciamento administrativo e financeiro do repasse do recurso mensal, de acordo com as demandas autorizadas pela Secult, no Projeto de apresentações e oficinas da Banda de Música.

Se entende por Banda de Música uma formação musical composta por instrumentos de sopro, metais e madeiras, como também alguns instrumentos de percussão. Esse grupo tem como objeto realizar apresentações em locais abertos ou fechados em qualquer tipo de eventos da municipalidade.

O credenciamento é gratuito e deve ser feito até o dia 23 de fevereiro, diretamente no Núcleo de Arte Educação e Cultura Marcus Jussier - Antônio Valter Honorato Teles S/N, José Geraldo da Cruz.

O edital abaixo contém todas as informações de prazos, documentos e processo de seleção.

#Cultura 14/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Escola de Samba Unidos do Bairro do Socorro é campeã no Carnaval de Juazeiro

A Escola de Samba Unidos do Bairro do Socorro é a campeã do Carnaval de Juazeiro do Norte, com 83,55 pontos. O título de vice-campeã ficou com a Escola de Samba Pimpolhos da Nação com 81,95 pontos. O 3° lugar foi para a Escola de Samba Acadêmicos do Siri-Ará com 79,6 pontos.

A agremiação Unidos do Bairro do Socorro venceu nas categorias: Comissão de Frente, Fantasia, Alegorias e Adereços, Harmonia, Samba Enredo, Mestre Sala e Porta Bandeira. As duas categorias restantes - melhor bateria e evolução - venceram, respectivamente, a Escola de Samba Pimpolhos da Nação e Escola de Samba Acadêmicos do Siri-Ará. O resultado foi apurado nesta quarta-feira, 14, no Núcleo Marcus Jussier de Cultura. A disputa fez parte do "FESTEJUÁ 2024: É Tempo de Folia".

"Eu não tinha ideia de que a gente ia ganhar. Só íamos participar. Fiquei surpreso por ter vencido, queria ter colocado mais coisas no carro, mais alegorias. Tivemos alguns problemas mas, graças a Deus, deu tudo certo. Nosso enredo foi com o tema do Auto da Compadecida, nos reunimos em julho e íamos trazer mais novidades, uma pena que não deu para executar tudo como a gente queria. A chuva também dificultou nosso trabalho, mas apresentamos o que nos propomos mesmo com as dificuldades que não tinham sido previstas", diz Roberto Batista Pinheiro, diretor da Escola de Samba campeã, Unidos do Bairro do Socorro.

Foram entregues troféus nas categorias: premiação geral (1°, 2° e 3° lugar), harmonia, evolução, fantasia, bateria, adereços, mestre sala e porta bandeira, comissão de frente, alegorias e samba enredo.

Na categoria Mestre Sala e Porta Bandeira teve um empate entre as 3 escolas de samba. O critério de desempate foi realizado ao final, após a soma da pontuação em todas as categorias. De acordo com as regras, saiu como vencedora a Escola Unidos do Bairro do Socorro.

O município subsidiou as escolas, gerando incentivo para que os grupos investissem em carros alegóricos, ornamentação das vestimentas e performance.

A Secretaria Municipal de Cultura - SECULT iniciou a entrega dos troféus com uma menção honrosa a um grande carnavalesco que desempenhou papel fundamental na promoção e fruição da arte e cultura no município: o senhor Dedé do Halley.

Dedé do Halley foi uma grande personalidade, que teve sua família envolvida ativamente no movimento carnavalesco dos anos 90, e liderava a extinta Escola de Samba "Passageiros do Haley". Dedé personifica uma figura de significativo simbolismo no ciclo carnavalesco de Juazeiro do Norte. Ele foi pioneiro em um movimento que marcou época na cidade, tornando-se uma referência incontestável na história cultural local. Sua dedicação e paixão pela expressão artística do Carnaval contribuíram para a construção de uma rica tradição que perdura até os dias de hoje.

Dedé do Halley expressou seu orgulho, comentando que há muito ainda a se fazer, mas completa que "onde há vontade há um meio". Dedé continuou dizendo que os integrantes das escolas de samba "demonstraram a luta, a vontade e também o desespero que eu sei que passam mas, mesmo assim, abrilhantaram e foram aplaudidos na avenida. Deixo aqui o meu agradecimento a vocês. Eu fui assistir o desfile na avenida, esperando uma coisa e fui surpreendido com outra. Então, estou muito orgulhoso", declara.

Também foi convidada a subir ao palco a senhora Graça Félix, representante do Instituto Flor do Sertão, instituição executora do Festejuá 2024, para fazer a entrega dos troféus às escolas.

As notas/pontuação foram dadas por cinco jurados com um currículo de experiência: Niltson de Queiroz, Domingos Sávio de Menezes, Maria de Fátima de Sá Barreto Ribeiro, Clecio Lavor e Cyeda Pereira.

#Cultura 09/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Ciclo de Reis garante espaço a mais de 50 grupos de tradição

O Ciclo de Reis 2023-2024 de Juazeiro do Norte movimentou o setor cultural e garantiu participação a mais de 50 grupos de tradição.

A programação do evento, iniciada no último dia 20 de dezembro, com o cortejo cultural pelas ruas da cidade, terminou na última sexta-feira, 5, pouco antes da data estimada - Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro. A antecipação ocorreu em virtude do falecimento do Mestre da Cultura, Cícero Frank Severino da Silva, "Mestre Cicinho", do Reisado Manoel Messias, de Juazeiro.

O Ciclo de Reis 2023-2024 foi realizado na Praça Padre Cícero e também nos terreiros dos mestres, e teve frequência de público muito rica. A cada dia de apresentação, passaram, pela praça, cerca de 200 pessoas, prestigiando as festividades, que apresentaram bandas cabaçais, maneiro-pau, mamulengo, guerreiros, bacamarteiros, grupos de coco e reisado.

0 Ciclo de Reis, promovido pela Secretaria de Cultura - Secult, pode contar, também, com a participação do Grupo de Luizinho Barbosa e o Reisado de Pombal-PB, e do Grupo Pastoril Estrelinha de Belém, de Várzea Alegre.

O líder do Reisado São Francisco e do Grupo de Coco, Francisco Joventino da Silva, conhecido como Mestre Dodô, fala que a "terreirada é uma grande festa no terreiro do mestre, que reúne pessoas do Estado do Ceará, do Nordeste e do Sul do país". O Mestre também comenta que o Reisado São Francisco tem 22 anos de vida. "Eu tenho brincantes com 81 anos. O mais novo é Levi, meu neto, e espero que, quando eu não puder mais, ele tome de conta". O grupo de Reisado tem, hoje, 19 integrantes, e o de Coco, 17.

Para o segundo embaixador, Joventino Neto, "é uma satisfação imensa ter a responsabilidade de levar esse legado. O Reisado São Francisco é um dos mais tradicionais de Juazeiro do Norte, e eu carrego comigo essa responsabilidade de passar para os meus sobrinhos, que também brincam, esse legado. Tentar sempre ensinar da melhor maneira possível a nossa forma de brincar e o nosso jeito de levar a cultura", diz.

Wagner Sousa, diretor de Produção da Secult, comenta sobre o Ciclo de Reis como o maior encontro da tradição do Estado do Ceará. "A gente movimenta uma cadeia e uma economia criativa tanto dos grupos quanto dos brincantes, costureiras que fazem as roupas, e o comércio que os brincantes compram suas indumentárias para participar", afirma.

A líder do Grupo de Coco Frei Damião, Marinez Nascimento, entrou no coco em 2006 e formou o grupo somente com mulheres. Atualmente, tem 22 integrantes.

Segundo Marinez, "a mulher tem que estar onde ela quiser, porque ela luta para formar o seu espaço, o que não quer dizer que o homem também não pode participar". Ela completa que "o meu coco dança quem quer, é só se juntar a nós e a gente tá aqui pra receber todo mundo".

Seu grupo se destaca pelas composições próprias, escritas pela mestra. Marinez diz buscar letras e arranjos da música a partir de suas vivências por ter nascido e se criado na cultura do coco, reisado, maneiro-pau e banda cabaçal.

O secretário de Cultura, Vandinho Pereira, afirma que o Ciclo de Reis já se tornou um dos eventos mais importantes para a cultura popular de Juazeiro do Norte. "São mais de 50 grupos participando de um único encontro, na Praça padre Cícero e em seus terreiros, descentralizando a manifestação e gerando grande público. Isso mostra a importância que vem sendo dada a essa manifestação cultural. A gestão tem investido em recursos no sentido de garantir aos grupos um fomento, um recurso para que melhorem suas indumentárias e que possam investir na perpetuação do saber e da manifestação cultural. O Ciclo de Reis também gera emprego e renda para a cidade", destaca o secretário.

#Cultura 09/01/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Grupo da cidade de Várzea Alegre participa de encerramento do Ciclo de Reis

O Grupo Pastoril Estrelinha de Belém, da cidade de Várzea Alegre, participou da programação de encerramento do Ciclo de Reis de Juazeiro, na última sexta-feira, 5, na Praça Padre Cícero. O grupo pediu espaço à Secretaria de Cultura - SECULT para se apresentar. A manifestação cultural Pastoril já havia se apresentado, em 2023, em sua cidade e nas cidades de Cariús e Icó. O grupo trouxe para Juazeiro do Norte cerca de 60 integrantes, entre brincantes, familiares, equipe de produção e integrantes da associação.

A vice-presidente e produtora do projeto Pastoril, Divandia Barbosa, conta que o projeto pertence à Associação Beneficente Cultural Nossa Senhora de Fátima e, além do Pastoril, também conta com um grupo de quadrilha, presépio, e pensa em iniciar uma turma de capoeira.

A primeira apresentação do Grupo Pastoril aconteceu na comunidade do Bairro Riachinho, na Capela Nossa Senhora de Fátima, em Várzea Alegre. A ideia do projeto partiu de Daniel Frutuoso, diretor Geral do Pastoril Estrelinha de Belém.

Daniel explica que a manifestação Pastoril se diferencia um pouco da Lapinha, por tratar do nascimento de Jesus e do trajeto dos três reis magos para visitar o menino. Já a Lapinha tem como característica forte elementos do presépio e a queima da Lapinha, uma fogueira em que são queimadas as palhas para trazer sorte.

Ele comenta que Várzea Alegre é rica na área cultural, mas o ciclo natalino é um pouco escasso, se concentra mais na região metropolitana, como Fortaleza. No interior, a manifestação ainda é muito tímida. "Pastoril já foi muito forte no interior, e agora está se mostrando e trazendo novamente essa cultura e esse trabalho", afirma Daniel.

#Cultura 21/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município realiza Cortejo de Abertura do Ciclo de Reis 2023-2024

O Cortejo de início dos festejos do Ciclo de Reis 2023-2024, em Juazeiro, um dos maiores movimentos culturais de cultura popular do Nordeste, aconteceu nessa quarta-feira, 20. O cortejo saiu da Praça Dirceu Figueiredo (Praça da Prefeitura) indo até o Terreiro da Mestra Margarida na unidade Sesc Juazeiro.

A ocasião contou com cerca de 55 grupos de tradição popular da cidade, das manisfestações de reisado, maneiro pau, mamulengo, bacamarteiros, lapinhas, bandas cabaçais, coco e guerreiros. São mais de dois mil brincantes participando desta edição.

A programação do Ciclo de Reis se inicia nesta quinta-feira, 21 e segue até o próximo dia 6 de janeiro. Todas as apresentações acontecerão na Praça Padre Cícero, a partir das 18h, e são abertas ao público.

A programação completa pode ser acompanhada no instagram @prefjuazeirodonorte.

#Cultura 19/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Assistidos do CEUs recebem certificados de curso de Teatro

O Centro de Artes e Esportes Unificados de Juazeiro do Norte - CEUs promoveu a entrega de certificados do Projeto 'Teatro para a Vida' a 18 concludentes do curso, na última sexta-feira, 15.

Os jovens participantes do curso têm entre 10 e 17 anos. Além da entrega, os assistidos receberam também uma homenagem. A formação teatral foi ministrada pelo professor e diretor João Bezerra Alves.

Depois da entrega dos certificados houve uma confraternização dos grupos de assistidos pelo CEUs, onde participaram os pais, mães e responsáveis dos jovens alunos do projeto, do grupo de mulheres focado em dança, do grupo de atividades infantis e do curso de Assistente Administrativo.

#Cultura 18/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Ciclo de Reis 2023 tem início nesta quarta-feira, 20

A tradição juazeirense do Ciclo de Reis, que também inclui o Ciclo Natalino, terá início com o cortejo de abertura nesta quarta-feira, 20. A concentração dos grupos ocorrerá a partir das 15h na Praça da Prefeitura, com saída às 16h. O cortejo descerá a Rua São Pedro até o Terreiro da Mestra Margarida, na unidade Sesc Juazeiro.

O evento se estende até o dia 6 de janeiro de 2024, com programações culturais sendo realizadas de forma gratuita na Praça Padre Cícero, a partir das 18h. A programação conta com apresentações de bandas cabaçais, reisados, lapinhas, bacamarteiros, guerreiros, maneiro pau, mamulengos e grupos de coco. Este ano a previsão é de que participem mais de dois mil brincantes.

Os festejos do Ciclo de Reis voltaram a embelezar a cidade em 2021 com o encontro de grupos da tradição.

Na edição 2022-2023, a programação foi espalhada por 9 polos - em praças e no Núcleo de Artes, Cultura e Educação Marcus Jussier. Ao longo de 13 dias, 49 grupos de reisado, mamulengo, lapinha, bandas cabaçais, além de cocos, guerreiros, bacamarteiros e maneiro pau fizeram a festa. Participaram mais de 1.200 brincantes.

O Ciclo de Reis é uma realização da Secretaria de Cultura com apoio da Associação Civil para o Desenvolvimento da Barbalha (ACDB), Fecomércio, Sesc, e Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB).

#Cultura 13/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Espetáculo “Padre Cícero - a história de um Santo do Povo" acontece em Juazeiro

Iniciada a contagem regressiva para Juazeiro do Norte se tornar palco do grande espetáculo "Padre Cícero - a história de um Santo do Povo", que percorrerá as principais passagens da vida do Padre Cícero, de forma emocionante e grandiosa. O projeto teatral vai contar a trajetória desse personagem emblemático, considerado o "Cearense do Século", que resistiu ao antagonismo clerical e deu vida à história única de fé e superação.

As apresentações ao público serão, ao ar livre, na praça da Igreja Matriz, nos próximos dias 17, 18 e 19 de dezembro, às 20 horas, e fazem parte do início do Ciclo Natalino de Juazeiro do Norte.

Através da encenação de "Padre Cícero - a história de um Santo do Povo", baseada no texto de Emmanuel Nogueira e direção de Ana Cristina Viana, o espetáculo propõe interligar a vida de Padre Cícero à história da cidade de Juazeiro do Norte. Foi em Juazeiro que o Padre pregou durante sua vida e trabalhou pelo desenvolvimento da cidade. Padre Cícero inspira a fé dos moradores e dos milhares de romeiros, peregrinos e turistas de todo o Brasil e de outros países que fazem de Juazeiro uma capital de fé católica e o segundo maior polo de turismo religioso do Brasil.

Juazeiro do Norte será palco e o centro de produção de todo o espetáculo. As chamadas de elenco foram feitas de Juazeiro, praticamente todos atores e atrizes são do Cariri; os ensaios estão acontecendo no Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier.

O Espetáculo Padre Cícero - A história de um santo do povo é uma realização do Governo Federal e Midas Produções Culturais Ltda. através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com produção da Lumiar Consultoria e patrocínio da Azul Pack TechAGRO e Grendene. O projeto também conta com o apoio da Prefeitura de Juazeiro do Norte, da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores e Casa Malu.

Para acompanhar as informações sobre o Espetáculo "Padre Cícero - a história de um Santo do Povo", siga o Instagram @padrecicero_santodopovo.

#Cultura 05/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT divulga cronograma de assinatura de contratos e pagamentos dos Editais da Lei Paulo Gustavo
#Cultura 01/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Estudantes protagonizam experimento cênico baseado na obra teatral “O Auto da Compadecida”

A Secretaria de Educação de Juazeiro, por meio da Escola de Saberes Daniel Walker, promoveu nessa quinta-feira, 30, a culminância do Curso Livre Anual de Teatro. Nove estudantes de quatro escolas da rede municipal (Pelúsio Correia de Macêdo, Monsenhor Joviniano Barreto, 3 de Junho e Vereador Francisco Barbosa) protagonizaram o experimento cênico "No auto do meu padim: a morte da cachorra." A apresentação é uma releitura de um dos atos da obra teatral "Auto da compadecida", de Ariano Suassuna.

Orientados pela professora Maria Feitosa, o curso acontece todas as quinta-feiras na Escola de Saberes. O curso tem como objetivo principal, promover a sociabilidade, o fortalecimento da comunicação verbal e corporal e o desenvolvimento educacional dos participantes, dentro e fora de sala de aula.

Ana Karoline Lima, do 9º ano da Escola Joviniano Barreto, interpretou a personagem da prefeita na atividade e falou sobre sua empolgação em poder participar do momento. "Eu amo fazer teatro, não falto de jeito nenhum, porque me ajuda e me deixa mais feliz". A mãe da adolescente, Damiana de Lima, destacou a emoção em ver sua filha atuando. "É um orgulho muito grande, ela era muito tímida e retraída na escola, depois do teatro melhorou em todos os aspectos, é uma emoção indescritível", pontuou.

A secretária de Educação, Pergentina Jardim, reforçou o quanto a presença da arte é importante na formação e no aprendizado das crianças e adolescentes. "Buscamos estimular cada vez mais em nossas escolas a arte como elemento potencializador no ensino aprendizado. Este ano, realizamos pela primeira vez o festival Municipal de Arte, e foi demonstrado que nossas escolas são um celeiro de jovens talentos. Hoje, mais uma vez, foi provado isso".

A docente do curso explica que a seleção dos discentes é realizada através de formulário de inscrição, com agendamento de horários individuais com os inscritos, para uma sondagem da disponibilidade e interesse na atividade.

#Cultura 01/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Feira de Artesanato é destaque no Festival Padim Ciço

Cerca de 32 artesãos estarão presentes somando os quatro dias do Festival Padim Ciço, que acontece até este domingo, 3, no Parque de Eventos Padre Cícero. Dentre os expositores estão o Coletivo Ipê, Feira das Marias e grupos artísticos independentes.

A ação acontece com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci, Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho - Sedest e a Secretaria de Cultura - Secult de Juazeiro. O secretariado municipal foi responsável por mobilizar os expositores.

A artesã Simonete Maria da Silva afirmou que a participação no evento é um meio de incentivo e de divulgação para as pessoas. "Agradeço as secretarias e parabenizo a iniciativa, por estar proporcionando o evento para nós como participantes", expressou.

Vários produtos fazem parte da feira como saboaria de ervas, produtos orgânicos produzidos pela artesã Rosania Feitosa. "Nosso trabalho precisa ser valorizado. Agradecemos imensamente a oportunidade que os artesãos estão tendo" afirmou.

O Festival Padim Ciço tem apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio da Lei do Mecenato Estadual, e tem como patrocinador oficial a operadora Claro. Conta, ainda, com apoio do SESC e da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte. A realização está sob a direção da Contato Produções.

#Cultura 27/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Festival de Repentistas tem sucesso de público e encerra Circuito de Festivais Municipal

O Festival de Repentistas de Juazeiro do Norte garantiu sucesso de público na Praça Padre Cícero. A primeira noite, na quinta-feira, 23, contou com a participação de quase vinte repentistas locais e regionais, em sua maioria naturais de Juazeiro do Norte. Dentre eles estiveram, Agustinho de Oliveira, Charles Gomes, João Bandeira, Evaldo Guilherme, Raimundo Vieira e Zé Ari. Também contou com a performance de Nonato Frede, animador e folclorista juazeirense, e teve como encerramento a apresentação do cantor de forró e repente cearense, Luizinho de Irauçuba. Os participantes receberam um troféu simbólico por participar do Festival.

Já na sexta-feira, 24, a segunda noite do Festival teve a apresentação de cinco duplas, num total de dez cantadores e a participação de Nonato Neto, ex-integrante da banda popular de repentistas brasileiros "Os Nonatos", encerrando o evento. Nesta segunda noite, houve uma competição com a presença de uma comissão julgadora, para avaliar os repentistas e seus versos, concorrendo aos troféus para os que melhor desempenhassem as pelejas.

Em primeiro lugar ficou a dupla Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa, de Recife-PE. Em segundo lugar, Ivanildo Vila Nova, de Campina Grande-PB, e Jonas Bezerra, de Iguatu-Ce. Como terceira colocada a dupla Hipólito Moura, de Caruaru-PE, e Zé Viola, de Bocaina-PI. Em quarto lugar, ficaram Ismael Pereira, de Lavras da Mangabeira-CE, e Zé Cardoso, de Limoeiro do Norte-CE. Ainda houve a participação especial da dupla João Bandeira e Agustinho de Oliveira, de Juazeiro do Norte.

Vandinho Pereira, secretário de Cultura, diz que foi um público muito bom nas duas noites de festival. Tiveram pessoas prestigiando o evento das cidades de Caririaçu, Crato, Barbalha, Lavras da Mangabeira, e de outras cidades no entorno, que vieram para assistir ao Festival.

#Cultura 24/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Workshop “Minha Arte, Meu Negócio” abre inscrições para artistas independentes até a próxima terça, 28

Com uma variedade de palestras que abrangem todas as etapas do showbusiness, o evento intitulado "Minha Arte, Meu Negócio" está com inscrições abertas para artistas independentes em busca de profissionalização. O cadastro segue até a próxima terça-feira, 28, sendo necessário 2kg de alimentos não perecíveis. O workshop acontece nos dias 29 e 30 de novembro, no auditório do Hotel Iu-á.

O evento contará com a presença de renomados profissionais do mercado fonográfico, incluindo Geovane Bento, estrategista e membro do Spotify Soundboard; Rafael Senna, produtor musical; Priscila Crespo, advogada especializada em Entretenimento e Propriedade Intelectual; Dre Ferreira, especialista em marketing artístico; e o ilustre coreógrafo Carlinhos de Jesus.

De acordo com a equipe, o workshop tem objetivo de proporcionar a artistas independentes as ferramentas necessárias para transformar seus talentos em negócios sustentáveis. Dentre os assuntos, estão gestão estratégica e utilização do marketing digital na carreira artística.

"Minha Arte, Meu Negócio" estará inserido no contexto do Festival Padim Ciço, evento privado que acontecerá de 29 de novembro a 03 de dezembro, no Parque de Eventos Padre Cícero. Este projeto tem apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio da lei do Mecenato Estadual, e tem como patrocinador oficial a operadora Claro. Conta, ainda, com apoio do SESC e da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte. A realização está sob a experiente direção da Contato Produções.

As inscrições estão disponíveis no link abaixo:

#Cultura 20/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Festival de Repentistas encerra edições deste ano do Circuito de Festivais do Município
#Cultura 06/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Festival de Hip Hop, Graffitti e Artes Urbanas acontece com sucesso

O Festival de Hip-Hop, Graffitti e Artes Urbanas de Juazeiro foi encerrado no sábado, 4, no Parque de Eventos Padre Cícero. O evento, iniciado no último dia 22 de outubro, contou com uma programação diversa: Batalhas de Rima, Pista de Skate, Slam, Roda de Breaking Dance e Festival de Graffitti.

O evento foi realizado pela Secretaria de Cultura, Secretaria de Esporte e Juventude, Associação Civil para o Desenvolvimento da Barbalha (ACDB), Color Gin, Gigante das Tintas e Sherwin Williams. Foram parceiros os coletivos: Guerrilha Cariri, Original Rap Kariri, Dextape e Baiano Cariri.

Festival de Graffitti "Juazeiro em Cores"

O Projeto "Juazeiro em Cores" foi idealizado por grafiteiros e artistas do município, com a colaboração de artistas convidados de Belo Horizonte, Fortaleza, Pernambuco, Paraíba e Piauí. Consistiu na pintura dos muros da Via Férrea de Juazeiro, da Capela Imaculada Conceição até o Mercado do Bairro Pio XII, trechos da Rua São Miguel, Rua da Luz, e trecho da Avenida próximo ao Teatro Marquise Branca, e resultou na transformação de um muro branco em uma galeria a céu aberto. Foram 2.411 metros de muros do município grafitados.

O encerramento do Festival no Parque de Eventos Padre Cícero e contou com a Batalha de B-Boy estilo "Seven to Smoke", que consiste em vencer todos os outros concorrentes, tirando seus oponentes mais vezes da disputa, shows de artistas locais como Skinny, Dextape, Coletivo Original Rap Kariri, Slam das Minas, Cláudio SDJ, Arthur, Silas e Maguim. Teve também a atração nacional, o rapper MV Bill, que se apresentou com a participação de sua irmã Kmila CDD.

Leilão em Chamas

Dentro do Festival, na última sexta-feira, 3, foram vendidas 15 obras no evento Leilão em Chamas, na Praça Padre Cícero. As telas eram de artistas de Belo Horizonte, Pernambuco, Recife, Exu, Piauí e Fortaleza.

O Leilão em Chamas é um tambor de fogo usado em leilões de peças de arte com o propósito de que o leiloeiro consiga vendê-las em um curto espaço de tempo, antes que sejam destruídas. Essa iniciativa promove a economia criativa e auxilia os artistas que participam de festivais em várias localidades, oferecendo suporte financeiro para passagens e outras necessidades.

A iniciativa tem como objetivo principal incentivar a compreensão do Graffitti pela sociedade, encorajando as pessoas a adquirirem as telas em leilão, evitando que as obras de arte sejam destruídas. Além disso, o projeto busca fomentar a economia sustentável e valorizar os artistas.

José Carbonel, artista e leiloeiro recifense, disse que foi um sucesso a apresentação do Leilão em Chamas, dentro do Festival de Hip-Hop realizado em Juazeiro, no período em que o movimento Hip-Hop internacional está completando 50 anos. "Isso mostra a importância do Leilão em Chamas para manter a sustentabilidade, a economia e continuar o protagonismo dos artistas locais", reflete.

Representatividade Feminina na Cena do Rap e Hip-Hop

Dark Ferreira, Rapper e Poetisa juazeirense, comenta sobre sua participação no Festival de Hip-Hop e diz estar feliz pela presença. Ela faz parte do Coletivo Original Rap Kariri, Slam das Minas e do Selo New Age Hip-Hop. Dark afirma que "a mulher no Hip-Hop é uma ferramenta muito importante que impulsiona, que traz empoderamento feminino e inspira outras mulheres a estarem presentes e mostrar sua arte".

A artista também fala sobre a participação feminina no Hip-Hop que é tão essencial para "promover essa diversidade e garantir que todas as vozes sejam ouvidas, porque o gênero não deve ser uma barreira para a expressão artística". E reitera a importante da igualdade de oportunidades. "Permite que as mulheres se expressem, tenham liberdade, se afirmem como artista, seja através das suas poesias, das suas letras ou performances", completa Dark.

Negra Lu, multiartista juazeirense, diz que foi muito gratificante estar participando do festival e comentou a importância e significado da ação. Diante do fato de "o movimento Hip-Hop ser machista, totalmente másculo, sexista, a gente está aqui também para mostrar que ocupamos um espaço tão nosso quanto deles", afirma.

#Cultura 01/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Batalha de Breaking integra programação do Festival de Hip-Hop

No próximo sábado, 4, a Batalha de Breaking fará parte da programação do Festival de Hip-Hop, no Parque de Eventos Padre Cícero. O evento terá início às 18h e a entrada é um quilo de alimento não perecível.

O Breakdance ou Breaking é um estilo de dança urbana que se originou na década de 1970 em comunidades afroamericanas e latinas. É uma das quatro vertentes do movimento Hip-Hop, que também inclui o DJ, o Graffitti e o MC. Atualmente em Juazeiro temos duas equipes de breaking ativas, Adr Crew e Feeling Brothers.

A prática é caracterizada por movimentos acrobáticos, como giros no chão, movimentos de mão e pé, freezes e power moves. O Breakdance é uma forma de expressão artística e cultural que combina elementos de dança, música e estilo de vida.

Antônio Barbosa dos Santos, conhecido como Baiano Kariri, militante da cultura Hip-Hop em Juazeiro do Norte, acredita que, em breve, "com o trabalho social em grupos de algumas escolas e comunidades carentes teremos um número maior de praticantes no ano que vem."

#Cultura 01/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Festival de Hip Hop, Graffitti e Artes Urbanas acontece em Juazeiro no próximo sábado, 4

O Festival de Hip-Hop, Graffitti e Artes Urbanas de Juazeiro será encerrado neste sábado, 4, no Parque de Eventos Padre Cícero. A entrada será um quilo de alimento não perecível, e o evento estará aberto ao público a partir das 18h. Neste dia, ocorrerá o encerramento do Festival, com uma série de atrações imperdíveis. Você poderá desfrutar de uma pista de skate, acompanhar as finais das Batalhas de Rima e Batalha de Slam, apreciar um pocket show de Rap e curtir uma incrível discotecagem. Para fechar com chave de ouro, o cantor MV Bill fará um show especial para encerrar o evento.

Além desta programação é o Festival contará com grandes nomes da cultura Hip-Hop local como Dextape e Original Rap Kariri, Cláudio SDJ, Dark e Slam das Minas Kariri, Negra Lu e Skinnny.

O Hip-Hop é a segunda linguagem artística e cultural que está sendo contemplada dentro do projeto "Circuito de Festivais de Juazeiro do Norte". O projeto teve início em 16 de setembro com o Festival Gospel e segue até o fim de novembro, com o Festival de Repentistas.

A programação prévia do Festival de Hip-Hop iniciou no último dia 22 de outubro com as eliminatórias das batalhas de rimas que seguem até esta quinta-feira, 2. Também acontece uma Intervenção artística de Graffitti, chamada de "Juazeiro em Cores," que começou na quarta-feira, dia 25, e irá até o próximo dia 4.

Na próxima sexta-feira, dia 3, na Praça Padre Cícero, acontecerão diversas apresentações artísticas, incluindo Slam e o emocionante Leilão em Chamas.

Fabrício Skinny, MC, Grafiteiro e Artista Visual de Juazeiro do Norte, fala sobre a abertura de espaço no evento para os artistas locais que compõem o movimento Hip Hop. "Eu vejo esse Festival de Hip-Hop, Artes Urbanas e Graffitti como uma grande oportunidade e espaço para os artistas que fazem o Hip-Hop aqui na cidade." Fabrício destaca que as variadas culturas se misturem em um contexto globalizado, mas é importante manter o regionalismo. "Tanto no Graffitti, quanto no Rap, no Break, o DJ também consegue fazer a mescla da cultura Hip-Hop, que é universal, com a cultura regional", explica.

Para ele, o festival vem para abrilhantar os artistas e dar mais visibilidade, para que as pessoas conheçam os artistas da própria terra.

Damião Teles, diretor de Juventude da Secretaria de Esporte, e um dos organizadores do Festival, ressalta que "o evento comemora os 50 anos do movimento Hip Hop no Brasil, contemplando as quatro vertentes da cultura Hip Hop: o DJ, o Graffitti, o MC e o Break. "Dentro do Festival de Hip Hop, há também o festival de Graffitti, sendo realizado em muros da cidade.

Para Damião o movimento Hip Hop sempre esteve à margem das políticas públicas de juventude e cultura na cidade. Agora, ele diz que "há um apoio significativo por parte do Poder Público a essa comunidade, incluindo os participantes das batalhas de rima, que se tornaram um fenômeno em todo o Brasil. O Festival em Juazeiro do Norte é uma referência no país, sendo um dos maiores no interior do Ceará", destaca.

#Cultura 26/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT divulga Resultado Preliminar documental dos Editais da Lei Paulo Gustavo

A Secretaria de Cultural de Juazeiro do Norte - SECULT disponibilizou no site da Prefeitura, via Diário Oficial do Município referente ao dia 25 de outubro nas páginas 5-12, o Resultado Preliminar da documentação dos Editais da Lei Paulo Gustavo. O resultado também pode ser consultado pelo link da bio do instagram da secretaria em @secultjuazeiro clicando em "Diário Oficial". O proponente deve acessar as listas e verificar se seu nome está habilitado. Caso contrário, o status estando inabilitado e com pendências, o candidato pode requerer recurso até esta quinta-feira, 26.

O pedido de recurso pode ser enviado para o endereço de e-mail lpgjuazeirodonorte@gmail.com, até às 23h59 desta quinta-feira.

Após o término deste prazo, não será possível incluir ou reenviar documentos e a proposta será desabilitada.

Confira, abaixo, o resultado preliminar da documentação, assim como o cronograma.

#Cultura 26/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Eliminatórias das Batalhas de Rimas do Festival de Hip Hop, Grafitti e Artes Urbanas acontecem até dia 31

As eliminatórias das batalhas de rimas do Festival de Hip Hop, Grafitti e Artes Urbanas de Juazeiro seguem até o próximo dia 31.

O evento faz parte do projeto "Circuito de Festivais de Juazeiro do Norte", sendo a segunda linguagem artística e cultural que está sendo contemplada.

A programação do Festival teve sua prévia iniciada dia 22, com grupos de Batalhas de Rima juazeirenses.

Acompanhe a programação do evento, abaixo:

ELIMINATÓRIA

BATALHA DO CANGAÇO

Data: Sexta-feira 27/10/23

Horário: 19h

Local: Praça do Memorial

ELIMINATÓRIA

BATALHA DA ARENA

Data: Segunda-feira 30/10/23

Horário: 19h

Local: Aeroporto

ELIMINATÓRIA

BATALHA DO RELÓGIO

Data: Terça-feira 31/10/23

Horário: 19h

Local: Praça Padre Cícero

FINAIS DAS BATALHAS

Data: Sábado 04/11/2023

Local: Parque de Eventos Padre Cícero

Horário: 19h40.

#Cultura 25/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA “Leilão em Chamas” integra programação prévia do Festival de Hip Hop e Artes Urbanas de Juazeiro

No próximo dia 3, na Praça Padre Cícero, a partir das 19h, acontecerá o primeiro "Leilão em Chamas". A ação compõe a programação prévia do Festival de Hip Hop e Artes Urbanas de Juazeiro, que acontecerá no sábado, 4 de novembro, no Parque de Eventos Padre Cícero. Como apoiadores principais estão a Secretaria de Cultura do Município, Associação Civil para o Desenvolvimento da Barbalha (ACDB), Color Gin, Gigante das Tintas e Sherwin Williams.

O Leilão em Chamas é um tambor de fogo usado em leilões de peças de arte com o propósito de que o leiloeiro consiga vendê-las em um curto espaço de tempo, antes que sejam destruídas. Essa iniciativa promove a economia criativa e auxilia os artistas que participam de festivais em várias localidades, oferecendo suporte financeiro para passagens e outras necessidades.

O idealizador desta iniciativa tinha como objetivo principal incentivar a compreensão do Graffiti pela sociedade, encorajando as pessoas a adquirirem as telas em leilão, evitando que as obras de arte fossem destruídas. Além disso, o projeto busca fomentar a economia sustentável e valorizar os artistas.

A intervenção teve início em 2016, no Festival Casa de Ideias - MangueCrew, na Imbiribeira, em Recife, PE. De 2016 a 2019, ocorreu no Festival Pão e Tinta, em Pina, também na capital pernambucana. Em 2017, participou do Festival Kapow em Gant, Bélgica. Em 2022, foi realizado no Museu do Frevo, em Recife Antigo, PE, e de 2020 a 2022, no Museu da Abolição, também em Recife, PE. Em 2023, estará presente no Festival Graffiti e Gesso de Araripina, PE, e no Festival Agora é a Verá em Aracaju, SE. O movimento é uma ação inovadora para os Festivais de Cultura.

Para o leiloeiro José Cabornel, o Leilão em Chamas vem questionando, mas também mostrando diferentes visões de mundo a partir de abordagens que transparecem as relações entre a arte, a cultura e a cosmologia ancestral, como possíveis respostas aos conflitos de valores que circundam a humanidade. Busca, assim, novas formas de estar no mundo e expressá-lo de maneira enraizada aos princípios apagados pela hegemonia, mas que são vívidos na memória dos corpos cotidianos.

"Conectar-se a essa rede de (re)existência é um possível caminho para o garimpo de nossa identidade, unindo saberes e práticas. É também uma forma de nos conectarmos com as nossas memórias sociais na diáspora, garimpando fragmentos identitários que se somam e revelam nossa essência. Estratégias de valorização, pensar os territórios de forma integrada, a fim de expor modelos de organizações sociais autônomas e seu desenvolvimento sustentável a partir da perspectiva de patrimônio, arte e memória", afirma Cabornel.

#Cultura 25/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Festival de Grafitti “Juazeiro em Cores” tem início nesta quarta, 25

O Festival de Grafitti "Juazeiro em Cores" foi iniciado nesta quarta-feira, 25, e vai até o próximo dia 4 de novembro. A ação conta com a participação de diferentes crews, grupos de Juazeiro, além das cidades de Barbalha, Maracanaú-CE, Recife-PE, Exú-PE, Picos-PI e Belo Horizonte-MG.

Serão grafitados os muros localizados na Avenida Prefeito Carlos Cruz, próximo ao PSF, e a capela do bairro Pio XII até o mercado, além do muro da Rua José Marrocos. A ação tem como objetivo dar espaço à Cultura, Arte, Grafitti e Hip Hop, bem como a valorização dos artistas locais e convidados.

O Festival de Grafitti faz parte da programação prévia do Festival de Hip Hop e Artes Urbanas de Juazeiro, que acontecerá no dia 4 de novembro, no Parque de Eventos Padre Cícero, a partir das 18h. A ação tem como apoio principal a Secretaria de Cultura do Município, Associação Civil para o Desenvolvimento da Barbalha (ACDB), Color Gin, Gigante das Tintas e Sherwin Williams.

#Cultura 25/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Banco de Alimentos entrega mais de uma tonelada em doações
#Cultura 24/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA IV Conferência Municipal de Cultura debate democratização e direito
#Cultura 24/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA RFFSA Juazeiro tem reforma iniciada

A reforma e restauração do Centro Cultural Daniel Walker Almeida Marques, a RFFSA Juazeiro, tiveram início nessa segunda-feira, 23, com o processo de limpeza e desobstrução do prédio. O prazo de término dos trabalhos é de 180 dias. O projeto de reforma é uma parceria entre a Prefeitura e a Unileão.

O prédio vai passar pelo processo de inspeção minuciosa do telhado, uma vez que existem danos ao madeiramento visíveis a olho nu e, muito provavelmente, outros pontos ocultos de fadiga material e deterioração. Também haverá a substituição do piso, que atualmente está com um piso industrial de padrão contemporâneo, que será substituído pelo ladrilho hidráulico e granilite.

Serão construídos banheiros acessíveis, dependências administrativas, um restaurante, espaço de exposição fixa e espaço de exposição temporária. O processo contemplará a aplicação da cor original do prédio, evidenciada após prospecção na pintura e a preservação do reboco original.

O secretário de Cultura, Vandinho Pereira, enfatiza que o equipamento foi subutilizado durante um período e ele nunca tinha passado por uma restauração do porte que irá receber agora. O equipamento abrigará um espaço cultural, de exposições, de comercializações e também irá dispor de um espaço de convivência com um café bistrô. "Será um ponto turístico. E deve ser dado destaque a sua importância histórica, por ser um dos equipamentos responsáveis pelo nascimento do desenvolvimento econômico de Juazeiro do Norte, trazido pelo Padre Cícero, sendo inicialmente uma estação em um campo deserto, e a partir dela surgiram os trens de carga e depois de transporte de passageiros, o que influenciou no desenvolvimento da nossa cidade", relata.

Segundo o historiador da Secretaria de Cultura, Roberto Júnior, a importância da estação ferroviária abarca vários eixos, desde sua arquitetura, passando pelo processo de articulação política dos líderes de Juazeiro do Norte, em especial o Padre Cícero Romão Batista. Assim como seu papel como vetor de desenvolvimento urbano e econômico, e o processo de valorização do patrimônio ferroviário, ainda carente de iniciativas no país.

#Cultura 23/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT divulga alterações em datas do Cronograma de Editais da Lei Paulo Gustavo

A Secretaria de Cultura de Juazeiro (SECULT) informa mudanças no Cronograma dos Editais da Lei Paulo Gustavo, por meio do aditivo N° 08/2023. Essas modificações levam em consideração a quantidade de inscritos nos editais municipais, a complexidade das etapas de avaliação do edital e o Decreto Municipal nº 892/2023, que estabelece um horário corrido reduzido para 6 horas diárias nas repartições públicas municipais. Além disso, é necessário fixar a dotação orçamentária de onde serão provenientes os recursos estabelecidos nos editais.

Seguem, abaixo, as novas datas do Cronograma.

#Cultura 17/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Inscrições para IV Conferência Municipal de Cultura são prorrogadas até dia 19

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT prorroga as inscrições para a IV Conferência Municipal de Cultura até esta quinta-feira, 19. Com o tema geral "Democracia e Direito à Cultura", o evento acontecerá na Biblioteca Municipal Possidônio Bem, a partir das 8h30, no próximo dia 21 de outubro.

A inscrição para candidatos a delegados e participação geral se dará através do formulário disponível no link abaixo. Podem participar do evento todas as pessoas interessadas em contribuir com o debate sobre cultura, democratização e acesso às políticas públicas no campo da experiência cultural.

Podem se candidatar a delegados, representantes de linguagens artísticas, produtores culturais, membros de Organizações da Sociedade Civil, representantes do poder público e todas as pessoas interessadas em contribuir com o debate.

Para Roberto Viana, diretor de Patrimônio Cultural da SECULT, a Conferência além de discutir temas importantes para a cultura de Juazeiro, do Ceará e do Brasil a partir dos Grupos de Trabalho (GT's), também fará a eleição de delegados e delegadas que vão representar o município na IV Conferência Estadual de Cultura, em Fortaleza. "É muito importante que todos possam participar, se inscrever e compor esse momento democrático para a cultura municipal", afirma.

PROGRAMAÇÃO DA IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA:

8h30 - 9h: Acolhimento e café da manhã

9h - 09h30: Abertura

9h30 - 10h50: GT's

11h- 12h30: Apresentação dos GT's e eleição dos delegados.

#Cultura 05/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA IV Conferência Municipal de Cultura abre inscrições até 16 de outubro

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT abre inscrições para a IV Conferência Municipal de Cultura. O tema geral da conferência é "Democracia e Direito à Cultura". Podem participar todas as pessoas interessadas em contribuir com o debate sobre cultura, democratização e acesso às políticas públicas no campo da experiência cultural. A inscrição para candidatos a delegados e participação geral se dará através do formulário disponível no link abaixo e pode ser realizada de 9 a 16 de outubro.

O evento acontecerá na Biblioteca Municipal Possidônio Bem, a partir das 8h30, no próximo dia 21 de outubro. Na Conferência Municipal, além de serem elaboradas as propostas para discussão na Conferência Estadual de Cultura, será realizada a eleição de delegados que representarão o poder público e a sociedade civil na etapa Estadual das conferências. A delegação a ser eleita será composta por 2/3 de representantes da sociedade civil e 1/3 de representantes governamentais.

Podem se candidatar a delegados representantes de linguagens artísticas, produtores culturais, membros de Organizações da Sociedade Civil, representantes do poder público e todas as pessoas interessadas em contribuir com o debate.

PROGRAMAÇÃO DA IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA:

8h30 - ABERTURA

9h30 - PALESTRA

10h- GRUPOS DE TRABALHO

12h - INTERVALO PARA ALMOÇO

13h30 - RETORNO (ACOLHIMENTO ARTÍSTICO)

14h - FALAS DOS GTs

15h - ELEIÇÃO DOS DELEGADOS

A PORTARIA Nº 024/2023, DE 18 DE AGOSTO DE 2023, com a regulamentação municipal da Conferência, está disponível abaixo.

#Cultura 29/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT divulga resultado preliminar da avaliação documental do edital de Pareceristas da Lei Paulo Gustavo
#Cultura 29/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT divulga novos editais da Lei Paulo Gustavo e prorroga inscrições em todos os editais

A Secretaria de Cultura disponibiliza os editais da Lei Paulo Gustavo, referentes aos 30% da lei, ainda não publicados. O Edital Socorro Alencar, de Música, o Edital Mestra Fátima, referente a premiações de Grupos e Coletivos, o Edital Mestre Miguel de fomento à cultura popular, e o Edital Marquise Branca, que abrange as linguagens de artes visuais, artes urbanas, artes cênicas e literatura.

A Secult também informa que saíram erratas sobre mudanças no cronograma de todos os editais da Lei Paulo Gustavo, publicados anteriormente. O prazo de inscrições foi prorrogado até o dia 13 de outubro para os 7 editais.

Confira, abaixo, os quatro novos editais. As erratas estão nas páginas 2 a 9 do Diário Oficial do Município, do dia 28 de setembro.

#Cultura 27/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT divulga três editais referentes aos 70% do audiovisual da Lei Paulo Gustavo

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT divulga três editais referentes aos 70% da área Audiovisual da Lei Paulo Gustavo. O Edital Olímpio "Pimpim" Almeida, que diz respeito ao Audiovisual; o Edital Pelúsio Correia, destinado ao Apoio às Salas de Cinema; e o Edital Orlando Pereira, que trata de Formações e Mostras.

Ainda nesta quarta-feira, 27, serão lançados os editais relativos ao restante dos 30% da lei. O Edital Socorro Alencar, que diz respeito à Música; o Edital Mestra Fátima, voltado para a Cultura Popular; o Edital Marquise Branca, que abrange as linguagens de Artes Visuais, Artes Urbanas, Artes Cênicas e Literatura; e o Edital Mestre Miguel, para fomento à Cultura Popular (premiação e seminário sobre educação patrimonial).

Os interessados em se inscrever nos editais devem estar inscritos no Mapa Cultural do Ceará e, somente após esse passo, acessar os editais nos links abaixo.

#Cultura 21/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT realiza lançamento de editais da Lei Paulo Gustavo

Nesta quinta-feira, 21, no Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, sede da Secretaria de Cultura - SECULT, foram lançados os editais referentes à Lei Paulo Gustavo - LPG. Estes editais receberam títulos homenageando figuras importantes da cultura de Juazeiro do Norte. O Edital Marquise Branca abrange as linguagens de artes visuais, artes urbanas, artes cênicas e literatura. O Edital Olímpio "Pimpim" Almeida se relaciona com o audiovisual. O Edital Socorro Alencar diz respeito à música. O Edital Mestra Fátima é voltado para a Cultura Popular. O Edital Pelúsio Correia destina-se ao Apoio às Salas de Cinema. Por fim, o Edital Orlando Pereira trata de formações e mostras.

O evento teve início e se encerrou com a apresentação de canções e muita dança do Grupo de Coco São Francisco.

O Prefeito Glêdson Bezerra falou sobre a importância da Lei Paulo Gustavo, aprovada pelo Governo Federal em 2020, e a respeito da liberação desses recursos para Juazeiro do Norte. "São mais de R$2 milhões de reais sendo liberados; 70% desse dinheiro deve ser investido em audiovisual e os outros 30% nas demais manifestações", afirma o gestor.

Roberto Viana, diretor de patrimônio e coordenador dos editais da LPG de Juazeiro, diz que todas e todos que realizam atividades culturais no município podem participar. Explica que 70% do recurso é destinado à produção audiovisual, apoio a salas de cinema e formações, e 30% para outras linguagens, que são cultura popular, artes cênicas, artes visuais, literatura, teatro, artes urbanas e música. "Nós vamos lançar seis editais, desses, três compõem o campo do audiovisual, um edital referente à produção audiovisual. Quem produz curtas, videoclipes, documentários, pode enviar sua proposta. Também vamos lançar um edital de formação destinado a cursos, aperfeiçoamento no campo do audiovisual, ou seja, um edital de reforma, reparo e restauro de espaços que envolvem audiovisual", acrescenta.

Roberto enfatiza, ainda, que é importante que todos que forem propor trabalhos, devem fazer isso por meio do Mapa Cultural do Estado como agentes culturais e, para isso, devem estar cadastrados na plataforma que é online e digital. Ele afirma, por fim, que "funciona como uma espécie de "rede social da cultura", você tem o seu portfólio localizado nessa plataforma e, a partir daí, tem acesso a propostas, aos editais, não só de Juazeiro mas do Ceará inteiro", ressalta.

O coordenador da LPG argumenta que, até o dia 25 de setembro, estarão públicos os editais. As pessoas interessadas devem ler e consultar os arquivos. No próximo dia 25, às 18h30, na sede da Secretaria de Cultura, acontecerá um momento de tira dúvidas a respeito dos editais. Já do dia 26 de setembro a 6 de outubro, as inscrições para cada uma das linguagens da Lei Paulo Gustavo estarão disponíveis na plataforma do mapa cultural.

Para mais informações, as pessoas devem consultar o Diário Oficial, no site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br, no Instagram da Prefeitura ou da Secretaria de Cultura.

#Cultura 20/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Roda de Conversa "Museu: Lugar de Memórias" discute tema da Primavera dos Museus em Juazeiro

A Fundação Memorial Padre Cícero realizou uma roda de conversa com o tema "Museu: Lugar de Memórias", nessa terça-feira, 19, nos turnos da manhã e tarde, com turmas de 3º ano, do 2º Colégio da Polícia Militar Hervano Macêdo Júnior. O evento fez parte da programação da 17ª Primavera dos Museus, evento promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro dos Museus (IBRAM). Nesta edição, a temática escolhida pela Primavera foi "Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas".

Antes do início da roda de conversa, houve a apresentação do Grupo Rucungo de Capoeira do Mestre Pitomba. A discussão teve como mediadores o professor de história Cícero Joaquim, da Universidade Regional do Cariri (URCA), Willian Kurruíra, representante dos Povos Indígenas e professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Joseane Mulato, representante da comunidade do Quilombo Mulatos, o mais novo do Estado do Ceará, localizado na Chapada do Araripe, na cidade de Jardim, e Tiago Coutinho, professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri - UFCA e estudioso dos LGBTQIAP+.

Na ocasião, estudantes do 3º ano do Ensino Médio tiveram a oportunidade de discutir e refletir sobre a temática proposta, comumente cobrada em provas e vestibulares.

Durante a discussão, foi enfatizado que a democracia desempenha um papel importante ao garantir que os direitos das pessoas LGBTQIAPN+ sejam protegidos e respeitados. Por meio da participação política e do envolvimento com instituições democráticas, a comunidade LGBTQIAPN+ pode lutar por mudanças sociais e legislativas que reconheçam plenamente seus direitos e liberdades.

Também foi enfatizado que as memórias dos povos indígenas são essenciais para preservar suas culturas, línguas e conhecimentos ancestrais. A democracia efetiva para os povos indígenas implica o respeito aos seus direitos de autodeterminação, consultas e consentimento livre, prévio e informado sobre questões que afetam suas terras e comunidades, em uma abordagem inclusiva que valorize suas memórias e perspectivas.

Para as comunidades quilombolas, segundo a discussão, a democracia significa reconhecimento oficial de suas terras e direitos, preservando suas tradições culturais e garantindo o acesso aos serviços básicos, como educação e saúde. Foi destacado que é essencial que suas vozes sejam ouvidas, principalmente, nas decisões que afetam suas vidas e territórios.

#Cultura 20/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult abre Edital de pareceristas de projetos da Lei Paulo Gustavo

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT abre Edital para credenciamento de pareceristas para Avaliação de Projetos Culturais da Lei Paulo Gustavo.

O Edital de Chamamento Público N° 010/2023 tem por propósito viabilizar o credenciamento de pessoa física, seja com Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), para caso específico de Microempreendedor Individual - MEI), residentes e domiciliados (as) no Estado do Ceará. A exceção para os municípios de Barbalha, Crato, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda, Porteiras e Santana do Cariri, em que é vedada a inscrição a fim de assegurar uma avaliação justa e igualitária nos editais.

O objetivo é que os pareceristas exerçam as atividades de análise documental, análise técnica dos projetos e emissão de parecer técnico de propostas inscritas nos editais de audiovisual.

O período de inscrições é até 25 de setembro. Pode se inscrever no Edital qualquer agente cultural, maior de 18 anos, brasileira/o, residente e domiciliado (a) no Estado do Ceará, com comprovação de 2 anos de residência em municípios do Estado.

As competências dos pareceristas incluem exercer as atividades de avaliação de mérito e emissão de parecer técnico sobre os projetos culturais inscritos e/ou habilitados, seguindo os critérios do Edital para o qual o projeto foi proposto. Além disso, devem ler e seguir integralmente os editais nos quais atuarem como pareceristas, apreciar, analisar e avaliar os projetos/propostas culturais habilitados de acordo com os critérios estabelecidos nos editais disponibilizados aos pareceristas para atuação, emitir diligências, quando necessário, e se comprometer em redigir textos com impessoalidade, clareza e concisão quando solicitado. É importante ressaltar que essas atividades compõem a função do parecerista e não devem ser oneradas separadamente, devendo ser concluídas com a emissão de um relatório ao final dos trabalhos.

Confira o edital completo e o cronograma, abaixo.

Cronograma

Publicação do Edital

19/09

Período de Inscrição dos Candidatos

20 a 25/09

Avaliação documental

26 a 28/09

Resultado preliminar da avaliação documental

28/09

Recursos para avaliação documental

28 e 29/09

Resultado da análise dos recursos da avaliação documental

02/10

Avaliação técnica dos currículos

03 e 04/10

Resultado preliminar da avaliação técnica dos currículos

05/10

Recursos da avaliação técnica dos currículos

06/10

Resultado final

09/10

Contratação dos aprovados/as

11/10.

#Cultura 18/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município realiza primeira etapa do Festival de Música Gospel

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT, em parceria com a Organização da Sociedade Civil - OSC Associação Civil para o Desenvolvimento da Barbalha (ACDB), realizou no sábado, 16, o Festival Gospel de Juazeiro do Norte, na Praça da Bíblia.

Essa foi a primeira etapa do Festival, dando início ao projeto do Circuito de Festivais do município. O evento contou com a participação das bandas evangélicas: Arnaldo Seara, Cesinha e Banda, Anderson Levi e Banda, Ester Alcântara e Banda, Danrlei Oliveira e Banda, e Grupo Louvor Congregacional. Dessas, somente três se inscreveram na seletiva, o restante se apresentou de forma voluntária no festival.

A segunda etapa Gospel acontecerá no dia 21 de outubro, no Parque de Eventos Padre Cícero. Além desta linguagem musical, serão realizados o Festival de Grafitte e Artes Urbanas, também em outubro, e o Festival de Repentistas, em novembro.

O secretário de Cultura, Vandinho Pereira, diz que essa é a primeira ação que contempla o público evangélico da cidade. "O povo evangélico é um povo numeroso que tem a sua cultura, e a Prefeitura, nesta gestão, tem tido esse cuidado de também os enxergar enquanto cidadãos".

O titular da pasta afirma que "o intuito deste encontro e do festival não é saber quem canta ou se apresenta melhor. A finalidade é de promover a arte, a cultura e a linguagem, de reunir as pessoas para dizer que a Igreja Evangélica, os cantores e a comunidade de Juazeiro têm nosso apoio enquanto cultura", destaca.

O vereador Ednaldo Moura comenta a respeito da lei de 2013, que institui o dia 16 de junho como o Dia do Evangélico, no município, e prevê a linguagem gospel como manifestação cultural, garantindo todo aporte e apoio financeiro do Poder Executivo para a produção de eventos.

José Gomes Pereira, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Central, diz que "nunca tinha visto um evento dessa natureza, contemplando também outros espaços e culturas como a gospel, então isso é um marco surgido a partir de uma lei aprovada mas que nunca tinha sido colocada em prática". E reitera que está sendo dada a oportunidade de contemplar não só uma parte ou um nicho de alguns grupos da região do Cariri, mas uma diversidade muito maior. "O grupo gospel está tendo a chance de apresentar suas performances, suas peças musicais. Todo mundo tem voz, e pode mostrar o seu talento, a sua cultura. Isso enriquece a cidade e a população juazeirense", finaliza.

Deborah Sobral, integrante de uma das bandas participantes, o Grupo Louvor Congregacional, se disse feliz em participar do circuito de Festivais. "É muito bom estar com outras pessoas cantando louvores para Deus. As pessoas ainda não estão acostumadas com essa interação fora das igrejas, não é uma cultura aqui da cidade, da região, ter shows gospel e essas ações incentivam que as pessoas conheçam a religião evangélica de uma maneira mais profunda, sem os tabus, e todos vão se respeitando e procurando ocupar o seu espaço", ressalta.

O Prefeito Glêdson Bezerra considera que o Festival Gospel é um evento à altura da comunidade evangélica, não só de Juazeiro do Norte mas da região do Cariri. E afirma que o seu governo tem sido pautado no respeito a todos os contribuintes, quando se fala de estado laico, estado gestor e políticas públicas. "Nós temos que ter um olhar voltado para o respeito a todas as comunidades e todos os contribuintes, temos uma comunidade evangélica com um número considerável no município, apesar de estarmos numa cidade com população de maioria católica por ter sido fundada por um padre da Igreja Católica", finaliza.

#Cultura 11/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Juazeiro do Norte e o Cariri são tema do samba enredo da Escola de Samba Unidos de Padre Miguel

No Carnaval de 2024, a Escola de Samba Unidos de Padre Miguel trará o samba enredo com o tema Padre Cícero, uma composição de Cláudio Russo, Thiago Vaz e Cia. O enredo levará à Avenida a história de Crato, Juazeiro do Norte e do Cariri, celebrando assim a influência e legado do Padre Cícero nesses locais.

Com o refrão: "Ciço, o Crato crê no seu destino

Ao ver nascer o Deus menino

A esperança do Sertão"

[...]

Chegou o Redentor da Zona Oeste

Traz um tanto do Nordeste

E tem o encanto popular

Em Romaria das Candeias e das Dores", enaltece a religiosidade e cultura caririense.

O clipe da música traz imagens do nordestino, sua fé, e imagens do Horto, em Juazeiro do Norte.

Padre Cícero Romão Batista nasceu em 24 de março de 1844, no município do Crato. Filho de Joaquina Vicência Romana e Joaquim Romão Batista, desde cedo demonstrou interesse pela vida religiosa. Ordenado padre em 1870 pelo Seminário da Prainha, celebrou pela primeira vez na capela dedicada à Nossa Senhora das Dores, localizada no pequeno povoado então chamado de Joaseiro (hoje Juazeiro do Norte), pertencente ao território da Vila do Crato, em 1871.

Nesse ano, Padre Cícero teve um sonho no qual Jesus apareceu apontando para um grupo de pessoas pobres, necessitadas e desabrigadas que chegavam ao povoado e lhe disse para cuidá-las. Devido a isso, mesmo com os planos de morar com sua família em Fortaleza, ele decidiu permanecer em Joaseiro, onde ficou até sua morte.

Devido aos seus vários feitos em prol da população mais carente, Padre Cícero se tornou uma figura pública de grande prestígio e reconhecido como santo pela maioria de seus devotos e fiéis, que mesmo após sua morte, ocorrida em 1934, continuam a viajar em romaria a Juazeiro do Norte, buscando graças e pagando promessas.

#Cultura 29/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT divulga resultados do edital da equipe técnica da Lei Paulo Gustavo

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT divulga o resultado do recurso e o resultado final referente ao Edital de Chamamento Público Nº 009/2023 dos cargos para equipe técnica de gerenciamento e execução da Lei Paulo Gustavo - LPG.

Os resultados podem ser consultados abaixo.

#Cultura 29/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Abertas inscrições para seletiva de grupos musicais evangélicos em Festival de Música Gospel

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT, em parceria com a Organização da Sociedade Civil - OSC Associação Civil para o Desenvolvimento da Barbalha (ACDB), está com as inscrições abertas para a primeira etapa da seletiva de grupos e bandas locais do Festival de Música Gospel de Juazeiro do Norte. As inscrições vão até o próximo dia 10 de setembro. O resultado final será divulgado no dia 12 de setembro. O evento será realizado na Praça da Bíblia, no dia 16 de setembro.

Para participar, as bandas ou grupos musicais de Juazeiro do Norte devem comprovar atuação no âmbito da música gospel. Os critérios de avaliação, conforme estabelecidos pelo júri, incluem afinação, interpretação, qualidade vocal, presença de palco e performance com a linguagem cultural evangélica.

Abaixo, o link para inscrições:

#Cultura 25/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município divulga resultado preliminar da análise curricular dos cargos técnicos para a Lei Paulo Gustavo

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT divulga o resultado preliminar da análise curricular referente ao Edital de Chamamento Público Nº 009/2023 dos cargos para equipe técnica de gerenciamento e execução da Lei Paulo Gustavo - LPG.

Caso os participantes queiram solicitar recurso, podem pedir até esta sexta-feira, 25. O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado na segunda-feira, 28.

O resultado preliminar pode ser consultado abaixo.

#Cultura 22/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT divulga resultado da primeira etapa do Edital de Contratação de Equipe Técnica para execução da LPG

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte (SECULT) divulga resultado da primeira etapa (análise documental), referente ao Edital de Contratação de Equipe Técnica, visando fortalecer o grupo que irá trabalhar na execução da Lei Paulo Gustavo (LPG).

O processo está em andamento para os cargos de Coordenador(a) Cultural, Assistente de Produção e Assistente de Marketing, com 40 horas semanais.

O resultado pode ser consultado abaixo.

#Cultura 18/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Circuito de Festivais de Juazeiro do Norte é lançado

Nessa quinta-feira, 17, aconteceu o lançamento do Circuito de Festivais de Juazeiro do Norte, organizado e realizado pela Secretaria de Cultura - SECULT. O evento ocorreu na Biblioteca Municipal Possidônio Bem e contou com uma prévia de apresentações que acontecerão em três dos festivais ao longo dos meses de setembro a novembro: Gospel, Repentistas e Hip Hop.

O secretário de Cultura, Vandinho Pereira, frisou que "o circuito de Festivais é importante para o município, para a propagação e a valorização da cultura, e está no programa de Governo da gestão. Uma iniciativa que vai alcançar linguagens culturais que, até então, não tinham políticas públicas de alcance direto e, com isso, será mais uma forma de valorização da arte e dos artistas que integram essas modalidades", reforça.

Foram apresentados, também, as ações da Secretaria de Cultura, metas do plano de Governo e os projetos em andamento ou já realizados, como o "Cultura para todos", o credenciamento de artistas, JuaForró, a 45ª Vaquejada, a Formação em Educação Patrimonial, Ciclo de Reis, além da assinatura da ordem de serviço de revitalização da RFFSA, dentre outros projetos e parcerias.

O prefeito Glêdson Bezerra disse que "a cultura tem que estar disponibilizada para o povo, contribuinte de um modo geral da cidade. A nossa obrigação é investir em todas essas manifestações culturais. Pretendemos, no ano que vem, fazer mais festivais, contemplando mais linguagens", destacou o prefeito.

#Cultura 17/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Caripeças 2023 tem grande adesão do público

Com perspectiva de movimentar 23 municípios, a 8ª edição da Feira do Setor de Autopeças, Motopeças e Serviços Automotivos da Região do Cariri, a Caripeças, tem grande adesão de público. Cerca de 2 mil pessoas estiveram no Parque de Eventos Padre Cícero, nessa quarta-feira, 16, na abertura da Feira. A participação é gratuita, com programação que segue até o próximo sábado, 19.

Com público alvo de fabricantes, distribuidores, lojistas de peças, acessórios, donos de oficinas e comerciantes, a Caripeças contou com 17 expositores, além do stand de Network. A abertura contou com apresentação de Felipe Show e Banda.

O diretor do Sistema Sincopeças, Assopeças e Assomotos do Ceará, Ranieri Leitão, anunciou que a edição Caripeças 2024 já está confirmada. Ranieri falou do objetivo de promover a qualificação dos profissionais do setor da região. "Estamos trazendo pra cá os maiores distribuidores de autopeças e motopeças do Brasil, com promoções especiais", afirmou.

O secretário de Cultura, Vandinho Pereira, representou, na cerimônia, o Prefeito Glêdson Bezerra e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Wilson Soares, que estão cumprindo agenda institucional. Vandinho destacou que a Caripeças é importante para o desenvolvimento de Juazeiro. "De 200 empresas da região, mais de 40% estão em Juazeiro do Norte. O Parque de Eventos Padre Cícero, daqui pra frente, será um espaço para recepcionar esses movimentos de desenvolvimento", destacou.

No próximo sábado, 19, haverá apresentação com manobras de Pedrinho Motor Show, a partir das 20h, aberto ao público.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura a diretora Regional da SSA, Tânia Lucena, a presidente da Câmara de Dirigentes Logistas- CDL, Zenilda Senna, e o diretor Técnico do Sebrae, Alcir Porto. Além disso, o evento possui uma equipe de segurança, com Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Metropolitana e agentes do Departamento Municipal de Trânsito.

#Cultura 16/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Circuito de Festivais de Juazeiro do Norte vai ser lançado nesta quinta-feira, 17

Nesta quinta-feira, 17, será lançado o Circuito de Festivais de Juazeiro do Norte, no Auditório da Biblioteca Municipal Possidônio Bem, às 14h. O evento é promovido pela Secretaria de Cultura - SECULT, e prevê iniciativas artísticas e culturais das mais diversas áreas, fomentando a cultura e apoiando as manifestações tradicionais do município.

No último mês de abril foi realizado o 1° Festival de Dança e Arte de Rua, com uma batalha de Brega funk, como política de incentivo à dança urbana.

Os próximos Festivais pertencentes ao Circuito serão de Hip Hop, Graffiti e Artes Urbanas, Música Gospel e Repentistas, e acontecerão entre os meses de setembro a novembro.

#Cultura 10/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Projeto Praça 365 do Ministério da Cultura e apoiado pela SECULT tem inscrições abertas

O Projeto Praça 365, realizado pelo Ministério da Cultura e apoiado pela Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT está com inscrições abertas até o dia 30 de setembro. O projeto foi criado com a intenção de selecionar cantores, duplas, grupos, bandas ou conjuntos musicais para realizar apresentações durante 365 dias em praças, ruas e outros locais públicos da cidade. É uma ação cultural voltada para artistas amadores do município e da Região do Cariri.

As apresentações acontecerão conforme calendário divulgado pela coordenação do projeto, com transmissão em programas televisivos da TV Verde Vale e Tv Joá Cariri, e nos canais do Youtube (TvVerdeValeCanal13 e TV_joa_cariri, bem como no Instagram do Projeto (@praca365oficial).

As inscrições são realizadas por meio de formulário online, disponível no link abaixo, juntamente com o Edital.

No Edital consta como data limite para inscrição dia 30 de julho, mas foram prorrogadas até 30 de setembro.

#Cultura 10/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT abre Edital de Contratação de Equipe Técnica para execução da Lei Paulo Gustavo

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte (SECULT) inicia as inscrições para o Edital de Contratação de Equipe Técnica, visando fortalecer o grupo que irá trabalhar na execução da Lei Paulo Gustavo. As inscrições estarão abertas no período de 10 a 17 de agosto.

Os cargos disponíveis são de Coordenador(a) Cultural, Assistente de Produção e Assistente de Marketing, com 40 horas semanais.

Como requisitos para os cargos, é preciso ter experiência na área correspondente e residir em Juazeiro do Norte, pelo menos há um ano.

Para se inscrever, acesse a aba "Oportunidades", na Plataforma do Mapa Cultural do Estado do Ceará.

O Cronograma disponível, abaixo, prevê todos os prazos da seleção:

Publicação do Edital: 9/8

Inscrições dos Candidatos: 10/8 a 17/8

Avaliação Documental: 18/8 a 21/8

Resultado da Avaliação Documental: 21/8

Recursos para Avaliação Documental: 21/8

Resultado da Análise dos Recursos: 22/8

Avaliação Técnica dos Currículos: 23/8 a 24/8

Resultados da Avaliação Técnica: 24/8

Recursos da Avaliação Técnica: 24/8

Resultado Final: 25/8

Contratação dos Aprovados: 28/8

O Edital e o link, seguem abaixo.

#Cultura 01/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Lei torna Pau de Arara Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

Nesta terça-feira, 1°, foi sancionada a Lei 3643/2015, de autoria do Deputado José Guimarães, que declara a tradição do uso do pau de arara para as romarias religiosas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Renato Willamis, destaca a importância imensurável que o pau de arara tem como transporte primordial para milhares de romeiros que se deslocam a Juazeiro do Norte, Canindé e Bom Jesus da Lapa, três cidades que foram as mais impactadas com o uso desses veículos pelos romeiros.

O titular da pasta de Turismo e Romaria também enfatiza que o pau de arara não é usado somente para eventos religiosos, "mas também era utilizado para transportar milhares de nordestinos para o sul e sudeste do Brasil, ajudando, assim, na construção desse país", afirma. O secretário agradece a todos que lutaram para que o dia de hoje pudesse acontecer, sempre em defesa dos romeiros e da memória das romarias.

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, conta da sua participação no Gabinete da Presidência da República e relata que "o Presidente Lula sancionou a lei proposta pelo Deputado Guimarães ainda no ano de 2015 e, só agora, aprovada pelo Congresso Nacional, considerando o transporte de pau de arara como manifestação da cultural nacional", disse.

Também enfatiza que a Lei traz reconhecimento de todos aqueles romeiros que, durante décadas, fizeram uso do veículo para se locomover e pagar suas promessas, e do valor simbólico muito importante para a cidade de Juazeiro do Norte e Canindé, no estado do Ceará.

"Portanto, eu fiz questão de estar aqui hoje, representando o nosso município e a nação, uma vez que os romeiros são determinantes para o desenvolvimento da nossa cidade e a gente tem que reafirmar sempre a importância, o nosso respeito e gratidão a toda a nação romeira, que se desloca, anualmente, para o nosso município", frisa Glêdson.

#Cultura 31/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Quadrilha Nação Nordestina é campeã estadual e recebe apoio do Município

O grupo de Quadrilha Nação Nordestina de Juazeiro do Norte participou neste último final de semana, entre os dias 27 a 30 de julho, do XVIII Campeonato Estadual Festejo Ceará Junino, na cidade de Quixeramobim.

O Campeonato Final Estadual Junino teve como tema "Faustos e Felizes no Mar do meu Sertão". O Ceará Junino é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura do Estado.

A Nação Nordestina ganhou nos quesitos individuais de melhor noivo, noiva e melhor repertório. A Nação trouxe como temática a gula e a culinária nordestina tão comuns no período junino.

A quadrilha Nação Nordestina costuma participar de festivais de quadrilhas locais de Juazeiro do Norte e campeonatos nacionais, e possui o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura - SECULT. Para competir nessa edição do Ceará Junino, o grupo recebeu o auxílio do transporte para a competição em Quixeramobim.

O Município de Juazeiro do Norte busca realizar o incentivo e aporte para o desenvolvimento do trabalho de grupos juninos adultos e infantis da região, auxiliando em translado para competições, bem como, cedendo os espaços para ensaios e incentivando a participação e fomento da cultura quadrilheira e junina nos festivais de quadrilha do município, principalmente na época do JuaForró 2023.

A quadrilha participou da Etapa Cariri do Ceará Junino na Quadra do CC, no bairro João Cabral, em que foi campeã na etapa municipal, sendo assim, classificada para a competição estadual na cidade de Quixeramobim. O grupo competiu neste Campeonato Final com os 22 melhores grupos das etapas do Estado do Ceará.

"Para gente é grandioso a Nação Nordestina ter sido a Campeã Estadual. A quadrilha, nessa temporada 2023, ganhou, com este último, um total de 12 títulos em primeiro lugar", afirma Jhone Barros, Presidente e marcador da junina Nação Nordestina.

Ele também evidencia outras conquistas em campeonatos, como a classificação no top 5 da cidade de Mossoró-RN, evento junino que pode ser considerado um Nordestão de Quadrilhas Juninas. O grupo também foi vice-campeão do Campeonato Nacional em Picos-PI e de campeonatos interestaduais em Araripina-PE e Exú-PE.

Jhone evidencia que, de um total de 23 apresentações, em todas, o grupo junino ocupou pódio, além de os noivos da junina serem os mais premiados do Ceará, ou ainda, do Brasil, por terem vencido o Mossoró Junino e, mais recentemente, o Campeonato Estadual.

Confira, abaixo, a lista com a pontuação geral e os quesitos individuais:

1° - Nação Nordestina - 419,70

2° - Junina Babaçu - 419,20

3° - Luar do Sertão - 419

4° - Paixão Nordestina - 418,80

(critério de desempate: coreografia)

5° - Girassol do Sertão - 418,80

QUESITOS INDIVIDUAIS

CASAMENTO:

Paixão Nordestina - 60 pts

Girassol do Sertão - 60 pts

MARCADOR:

Luar do Sertão - 239,90 pts

NOIVO:

Nação Nordestina - 240 pts

NOIVA:

Nação Nordestina - 240 pts

REPERTÓRIO MUSICAL:

Paixão Nordestina - 180 pts

Nação Nordestina - 180 pts

Fulô do Sertão - 180 pts

RAINHA:

Sol Nascente - 180 pts

#Cultura 24/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA 6º encontro de bandas e fanfarras anima público

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, em parceria com a Liga de Bandas e Fanfarras do Ceará, e apoio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu no último sábado, 22, o 6º Festival de Bandas e Fanfarras do Município. A atividade marcou o encerramento da programação especial em alusão aos 112 anos de Emancipação Política de Juazeiro.

O desfile percorreu a Avenida Ailton Gomes, contando com 16 apresentações, animando a população presente. A fanfarra da Escola Nossa Senhora de Fátima representou a Rede Municipal de Ensino.

Neste ano, o momento contou, também, com a participação de equipes de Fortaleza, Bahia e Pernambuco. O baliza, Diego Lacerda, da "FamaShow", de Caruaru, homenageou o aniversário da terra do Padre Cícero, trajando uma vestimenta com o brasão do município.

O Prefeito Glêdson Bezerra destacou a importância do momento para a valorização da cultura e o incentivo da música. "Fechamos com chave de ouro os festejos em comemoração ao nosso Juazeiro e é muito bonito de se ver essa tradição e o empenho das bandas e fanfarras para apresentar seus espetáculos", destacou.

#Cultura 21/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Encontro de bandas e fanfarras encerra festividades da Semana do Município

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, em parceria com a Liga de Bandas e Fanfarras do Ceará e apoio da Secretaria Municipal de Educação, promove neste sábado, 22, o 6º Encontro de Bandas e Fanfarras.

O evento, que ocorrerá às 17 horas, na Avenida Ailton Gomes, encerrará a programação especial dos 112 anos de Emancipação Política do Município.

O desfile contará com 16 apresentações de fanfarras. A concentração acontecerá em frente à Escola Municipal Izabel da Luz.

#Cultura 10/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA 45ª Vaquejada de Juazeiro finaliza com sucesso de público e participação de vaqueiros

A 45ª Vaquejada de Juazeiro do Norte foi finalizada neste domingo, 9, no Parque de Eventos Padre Cícero. O evento teve derrubada de boi 24 horas por dia, desde a última quarta-feira, 5, e atraiu vaqueiros e amantes da atividade de várias partes do país.

As premiações, em cinco categorias, distribuíram R$120 mil reais. Em paralelo, aconteceram os shows no palco principal do Parque para animar o público, com atrações como Fábio Carneirinho, Karynna Ferreira, Sirano e Sirino, Jonatha e Cristiano, Ingrid Loyanne, Celsinho, Kátia di Tróia e Raquel dos Teclados.

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 50 mil pessoas passaram pelo Parque durante os quatro dias de festividades.

A Vaquejada é uma realização da Secretaria de Cultura - SECULT, Instituto Gestão Soares, Alumeia Produções, Sistema Fecomércio SESC, Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB e House 237, com a participação de todas as Secretarias Municipais.

Vandinho Pereira, secretário de Cultura, confirma que "na parte de shows foi lotação, assim como nas arquibancadas do parque. Um bom público e um evento totalmente gratuito. Na parte social, um evento sem ocorrências", ressalta.

A premiação de R$120 mil foi dividida entre as categorias mirim (jovem), feminina, aspirante, amador, aberto (profissional). Os valores variam de acordo com a categoria, sendo R$3 mil para a mirim, R$3 mil para a feminina, R$20 mil para a aspirante, R$34 mil reais para a categoria amador e R$60 mil para a categoria aberto.

Resultados de ganhadores por categoria:

- Categoria Feminina:

1° Keila Gonçalves

2° Lara Amarouto

3° Maria de Cição

- Categoria Mirim (Jovem):

1° Arthu de Nildo

2° Arthu de Nildo

3° Igo Targino

4° Davi Neto

5° Davi Neto

- Categoria Aspirante:

1° Ademilton Neto

2° Romario Silva

3° Rildo Moreira

4° Pedrinho de Zezinho

5° Eduardo Callou

6° Romario Silva

7° Laercio Thomaz

8° Dr. Luiz Henrique

9° Dr. Arthu Pedrosa

10° Ronaldinho

11° Leo Leonel

12° Narckson Tavares

13° Galego de Mariquinha

14° Mimiu Frazão

15° Geraldo Filho

- Categoria Amador:

1° Gugu Sampaio

2° Dr. Luiz Henrique

3° Ramonzinho

4° Wilshton Maia

5° Ciganinho

6° Betim Amâncio

7° Dada Vaqueiro

8° Paulinho de Nena

9° Zé Neto

10° Diego Bila

11° Pedim de Zezinho

12° Handerson Mendonça

13° Paivinha

14° Lula Gonzaga

15° Thiago Nunes

- Categoria Aberto (Profissional):

1° Nego Edson - Icó - CE

2° Netinho Antônio Marcos - Lavras da Mangabeira - CE

3° Celson Junior - Mombaça - CE

4° Vinicius de Jocelio - Juazeiro do Norte - CE

5° Nildo de Nanor - Juazeiro do Norte - CE

6° Antônio Marcos - Missão Velha - CE

7° Paulo Santos - Casa Nova - BA

8° Paulo Santos - Casa Nova - BA

9° Cicero Miguel - Souza - PB.

#Cultura 08/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Abertura oficial e oração a Nossa Senhora marcam o início da Vaquejada

A cerimônia de abertura da 45ª Vaquejada de Juazeiro do Norte foi realizada nesta sexta-feira, 7, na pista de corrida do Parque de Vaquejada Padre Cícero.

A solenidade contou com uma oração em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira dos Vaqueiros, e um pedido de bênção ao Padre Cícero.

Vandinho Pereira, secretário de Cultura, parabenizou a organização do evento e todos os envolvidos. Ele enfatizou a importância de receber bem os participantes e mencionou que "a Vaquejada é venerada pelos vaqueiros, pelos esportistas e pela população de Juazeiro". Além disso, ele destacou o impacto positivo da festa no crescimento da economia local e nas vendas dos barraqueiros, que contribuem para complementar a renda.

Encerrando seu discurso, o secretário de Cultura ressaltou que a Vaquejada é um "evento de grande sucesso em Juazeiro, uma cidade acolhedora que recebe a todos de braços abertos", afirmou Vandinho.

Wellington Maia, coordenador da 45ª Vaquejada, expressou sua gratidão pela oportunidade e falou com entusiasmo sobre as emocionantes derrubadas de boi e a participação de vaqueiros e entusiastas vindos de outras regiões, além do Cariri, o que evidencia o sucesso do evento.

Estiveram presentes o vice-prefeito, Giovanni Sampaio, o secretário Executivo de Agricultura, Roberto Sampaio, o Presidente da Câmara, Capitão Vieira, o vereador Edinaldo Moura, dentre outros agentes públicos.

#Cultura 08/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Vaquejada de Juazeiro do Norte atrai participantes de todo o país

A 45ª Vaquejada de Juazeiro do Norte está atraindo participantes de todo o país, consolidando-se como um dos grandes eventos da modalidade no Brasil. Com cerca de mil senhas vendidas, vaqueiros de diferentes estados, como Macapá, Manaus, Roraima, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, estão marcando presença. O evento segue até este domingo, 9.

O coordenador da vaquejada, Wellington Maia, destaca que a Vaquejada de Juazeiro ganha reconhecimento nacional pela sua reputação e pela presença de profissionais renomados, incluindo o campeão Celso Vitório que, recentemente, conquistou o título em outra competição na cidade de Missão Velha.

A premiação total da 45ª Vaquejada de Juazeiro do Norte é de R$120 mil, dividida entre as categorias mirim, jovem, feminina, aspirante, amador e profissional. Os valores variam de acordo com a categoria, sendo R$3 mil para a mirim, R$3 mil para a feminina, R$20 mil para a aspirante, R$34 mil reais para a categoria amador e R$60 mil para a categoria aberto.

Os shows, no Parque de Eventos, também tem atraído grande público.

Acompanhe a programação do final de semana.

- Sábado 8/7

Jonatha e Cristiano

Celsinho

Josué Bom de Faixa

Isac Pisadinha

Matheus Lima

- Domingo 9/7

Anderson e Véi da Pisadinha

Fábio Carneirinho

Sirano e Sirino

Karynna Ferreira.

#Cultura 07/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Cavalgada de Juazeiro atrai grande público

Na manhã desta sexta-feira, 7, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura - SECULT, realizou a tradicional missa e Cavalgada, dentro da programação da 45ª Vaquejada do Município. Cavaleiros e cavaleiras de diversas cidades da região e até mesmo de outros estados se reuniram para desfilar pelas ruas de Juazeiro, em uma manifestação marcante da paixão pela vaquejada.

A Cavalgada teve início às 9h, após a missa, que aconteceu na Basílica de Nossa Senhora das Dores. Os participantes seguiram pelas ruas Padre Cícero, São Francisco, continuando pela rua São Pedro, Avenida Castelo Branco e Rua Ivani Feitosa, no bairro Tiradentes, até chegarem ao Parque de Eventos Padre Cícero.

A tradição da vaquejada tem sido passada de geração em geração, como conta Cícero Leite, presidente da Associação da Gameleira, em Missão Velha. Segundo ele, desde seu avô, passando pelo pai, agora ele e já segue com filhos, netos e sobrinhos, mantendo viva a cultura e a paixão pela vaquejada. Exemplo é a sua sobrinha Letícia, de 13 anos, que já o acompanhava na cavalgada expressando sua admiração pelo esporte. Segundo ela, seu avô, pai e tio foram preponderantes para que a paixão surgisse. Ela conta, ainda, que está aprendendo e pretende competir, em breve.

A vaquejada de Juazeiro do Norte é reconhecida como uma das maiores do Brasil e inspira famílias a manterem viva a tradição e a cultura do povo nordestino. É um momento de celebrar essa paixão pelo esporte e reunir pessoas de diversas regiões em um evento marcante para a cidade e para toda a região do Cariri. O evento segue até o próximo domingo, dia 9.

#Cultura 04/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA 45ª Vaquejada de Juazeiro do Norte oferece 120 mil reais em prêmios

Com R$ 120 mil em prêmios, a 45ª Vaquejada de Juazeiro do Norte será realizada de 5 a 9 de julho, no Parque de Eventos Padre Cícero. O evento começa com a derrubada de boi, nesta quarta-feira, 5, a partir das 8h. A programação festiva tem início no dia 6 e se estende até o dia 9.

A tradicional cavalgada, na sexta-feira, 7, terá início na Basílica de Nossa Senhora da Dores, às 8h, seguindo o itinerário: Rua Padre Cícero, Rua São Francisco, Rua São Paulo, Avenida Castelo Branco, Rua Ivani Feitosa, Rua Sebastião Mariano, Rua Paisinho Sabiá, Rua Carlos Alberto Alves Quirino, chegando ao Parque de Eventos.

A abertura oficial do evento acontece também na sexta-feira, 7, às 17h, com o desfile de bandeiras e bênção dos vaqueiros.

A 45ª Vaquejada é organizada pela Secretaria de Cultura - SECULT, Instituto Gestão Soares, Alumeia Produções, e House 237, com a participação de todas as Secretarias Municipais.

Programação de Shows:

Quinta-Feira - 6/7

Raquel dos Teclados

Kátia de Tróia

Turma da Pisadinha

Cristtiano Félix

Sexta-Feira 7/7

Rey Vaqueiro

Marcelo Namorador

Dyogo Duarte

Érika Diniz

Sábado 8/7

Jonatha e Cristiano

Celsinho

Josué Bom de Faixa

Isac Pisadinha

Domingo 9/7

Anderson e Véi da Pisadinha

Fábio Carneirinho

Sirano e Sirino

Karynna Ferreira

#Cultura 03/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município divulga recomendações para realização da 45ª Vaquejada

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura - SECULT, divulga recomendações em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta - TAC N° 0005/2019/9°PmJJDN. No documento, ficam estabelecidas diretrizes para a realização segura e ética da 45ª Vaquejada de Juazeiro do Norte e da tradicional Cavalgada.

Para a Cavalgada, fica proibida a utilização de carroças e de automotores. Os animais costumeiramente utilizados para puxar as carroças estão liberados para participação, desde que não estejam atrelados ao veículo de tração.

Com relação à Vaquejada e à Cavalgada, estão expressamente proibidos maus-tratos aos animais. Não é permitida a participação de animais com ferimentos ou apresentando sangramentos. Fica proibido, ainda, o uso de arreios que machuquem os equinos e de objetos perfurocortantes ou de choque nos bovinos.

O evento será monitorado por órgãos de segurança competentes, a fim de garantir que todas as diretrizes sejam seguidas e que assegurem o bem-estar de todos os participantes, incluindo os animais.

#Cultura 19/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Festival de Quadrilhas tem encerramento com premiação

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT realizou, de 16 a 18 de junho último, o Festival de Quadrilhas do Município. 19 grupos se apresentaram durante os três dias, no Ginásio Poliesportivo. Nesse domingo, 18, ocorreu a premiação das categorias infantil e adulto, tanto da classificação geral, como dos destaques: melhor casamento, casal de noivos, rainha, marcador e repertório.

Um total de 12 mil reais foi investido em prêmios para os três primeiros lugares de cada divisão, além de troféus. O evento foi preparado pela Organização da Sociedade Civil - OSC Comunidade Zaila Lavor e a Alumeia Produções, com o apoio da Prefeitura.

Confira abaixo a classificação:

*Categoria Infantil

- Classificação geral:

1º Lugar: Quadrilha Pinga Fogo

2º Lugar: Quadrilha São Domingos Júnior

3º Lugar: Flor do Sertão

*Destaques:

*Categoria Infantil:

Melhor Casamento: Quadrilha Pinga Fogo

Melhor Princesa: Quadrilha Pinga Fogo

Repertório Musical: Quadrilha Pinga Fogo

Melhor Marcador: Quadrilha Pinga Fogo

Melhor Casal de Noivos: Flor do Sertão

*Categoria Adulto

Classificação geral:

1º Lugar: Quadrilha Nação Nordestina

2º Lugar: Quadrilha Agremiação Junina Cariri

3º Lugar: Quadrilha Rochedo dos Matutinos

*Destaques

Melhor Casamento: Quadrilha Nação Nordestina

Melhor Rainha: Quadrilha Nação Nordestina

Repertório: Quadrilha Nação Nordestina

Marcador: Agremiação Junina Cariri

Casal de Noivos: Quadrilha Nação Nordestina.

#Cultura 17/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Primeiro dia do Festival de Quadrilhas atrai grande público

O primeiro dia do Festival de Quadrilhas do Juaforró 2023 levou um grande público ao Ginásio Poliesportivo, nesta sexta-feira, 16. De acordo com a Guarda Civil Metropolitana, cerca de 4 mil pessoas estiveram presentes.

As apresentações tiveram início com a quadrilha infantil Pimpolhos da Nação, seguida da Quadrilha Junina Evolução. Na categoria adulto, a primeira a se apresentar foi a Quadrilha Gonzagão, seguida da Quadrilha Junina Paixão Cariri. E encerrando a programação da noite, a Nação Nordestina.

O secretário de Cultura, Vandinho Pereira, reforçou o convite para aqueles que amam os festejos juninos. "Convido a todos para acompanharem as apresentações dos quadrilheiros, lembrando que a entrada é gratuita, mas estamos aceitando a doação de um quilo de alimento não perecível, que será revertido para os Mestres da Cultura do nosso município", disse o secretário.

O Prefeito Glêdson Bezerra expressou a satisfação pela realização do JuaForró. "Primeiro dia lotado. A gente só tem a satisfação de ver esses espetáculos de ano em ano, então a gente não pode perder essa oportunidade, de maneira alguma. São quinze dias de festa e a gente tem que aproveitar cada minuto", destacou o prefeito.

A quadrilha infantil Balão Junina e a quadrilha adulto Juá do Sertão, que estavam programadas para se apresentarem nesta sexta-feira, 16, se apresentarão neste sábado, 17.

Programação de sábado:

CATEGORIA INFANTIL

18h - Quadrilha Flor do Sertão

18h50 - Quadrilha São Domingos Júnior

19h40 - Quadrilha Sangine Arraiá Mirim

CATEGORIA ADULTO

20h30 - Quadrilha Evolução do Horto

21h20 - Quadrilha Luar do Sertão

22h10 - Quadrilha Xamego Nordestino

23h - Quadrilha Rochedo dos Matutinos.

#Cultura 16/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Festival de Quadrilhas vai arrecadar alimentos para os Mestres da Cultura

A partir desta sexta-feira,16, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura - SECULT, realiza o Festival de Quadrilhas. A ação está na programação do JuaForró 2023, e acontece até o próximo domingo,18, no Ginásio Poliesportivo, com início às 18h.

A entrada é gratuita, mas o evento promoverá uma ação solidária, que consiste na doação de um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será revertida aos Mestres da Cultura do município.

Confira a programação das apresentações das quadrilhas:

16/6 - Sexta-feira

CATEGORIA INFANTIL

18h - Quadrilha Balão Junina Cariri

18h50 - Quadrilha Pimpolhos da Nação

19h40 - Quadrilha Junina Evolução

CATEGORIA ADULTO

20h30 - Quadrilha Gonzagão

21h20 - Quadrilha Juá do Sertão

22h10 - Quadrilha Junina Paixão Cariri

23h- Nação Nordestina

17/6 - Sábado

CATEGORIA INFANTIL

18h - Quadrilha Flor do Sertão

18h50 - Quadrilha São Domingos Júnior

19h40 - Quadrilha Sangine Arraiá Mirim

CATEGORIA ADULTO

20h30 - Quadrilha Evolução do Horto

21h20 - Quadrilha Luar do Sertão

22h10 - Quadrilha Xamego Nordestino

23h - Quadrilha Rochedo dos Matutinos

18/6 - Domingo

CATEGORIA INFANTIL

18h - Quadrilha Pinga Fogo

18h50 - Quadrilha Carcará do Sertão

19h40 - Quadrilha Matutino Júnior

20h30 - Quadrilha Junina Paixão Cariri Mirim

CATEGORIA ADULTO

21h20 - Quadrilha Lis de Ouro

22h10 - Agremiação Junina Cariri

Premiação

#Cultura 15/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Fóruns Setoriais realizados pela SECULT discutem Lei Paulo Gustavo

A Secretaria de Cultura de Juazeiro (SECULT) realizou Fóruns Setoriais para discutir a Lei Paulo Gustavo. Os Fóruns aconteceram de 5 a 14 deste mês, para propor e discutir os valores da referida lei e decidir se estão adequados à realidade da linguagem e especificidades técnicas. Foram debatidas as linguagens: audiovisual, teatro, cultura popular, música, literatura e artes visuais e artes urbanas.

A Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, popularmente conhecida como Lei Paulo Gustavo (LPG), dispõe sobre o apoio financeiro da União aos Estados, ao Distrito Federal, e aos Municípios, para assegurar ações emergenciais direcionadas ao setor cultural, em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da Pandemia de Covid-19. A lei destina 70% para o setor audiovisual e 30% para as demais linguagens. A Lei passa por várias etapas para a sua execução.

O município de Juazeiro do Norte irá receber mais de R$ 2,2 milhões. O montante será dividido para as categorias de apoio a produções audiovisuais, apoio a salas de cinema; capacitação, formação e qualificação no audiovisual, apoio a cineclube e a festivais e mostras; apoio às demais áreas da cultura.

No momento, foram realizadas as discussões das propostas por meio de Fóruns Setoriais com artistas e participantes do movimento cultural. Após isso, é preciso aguardar a aprovação/adequação no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e, por fim, o lançamento dos editais.

Mais informações podem ser consultadas abaixo.

#Cultura 06/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT divulga Resultado Final do Credenciamento de Artistas

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT divulga o Resultado Final do Edital Nº 05/2023, referente ao credenciamento de artistas para contratação.

Os credenciados vinculados à SECULT poderão participar de ações, projetos e programações das secretarias municipais, recebendo cachês da Prefeitura e ajudando na divulgação e incentivo dos seus trabalhos artísticos.

O Resultado do Edital está disponível abaixo.

#Cultura 30/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Lei Paulo Gustavo será debatida em Conselho Municipal de Política Cultural e Fóruns Setoriais

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT discutirá, em Reunião do Conselho Municipal de Política Cultural, nesta quarta-feira, 31, às 9h, os recursos da Lei Paulo Gustavo.

A discussão será de forma virtual via Google Meet, em link disponibilizado na bio do perfil da @secultjuazeiro, 30 minutos antes do início da reunião.

Os agentes Culturais podem participar e expressar suas opiniões sobre o que será apresentado.

A reunião tem por objetivo fomentar as artes e os artistas do município, por meio da Lei, sancionada em 2021, com ênfase no campo Audiovisual, abrangendo outras linguagens artísticas.

A Secretaria de Cultura - SECULT também promoverá no formato presencial "Fóruns Setoriais das Linguagens Artísticas da Prefeitura Municipal". Os Fóruns serão realizados no Núcleo de Arte, Cultura e Educação Marcus Jussier, sede da Secretaria de Cultura.

O secretário de Cultura, Vandinho Pereira, diz que a "iniciativa acontece com o objetivo de reunir os artistas e dialogar sobre quais editais serão lançados com o recurso da Lei.

A programação está disponível abaixo.

Dia 6/6 (Terça-feira) às 17h30: Teatro

Dia 7/6 (Quarta-feira) às 17h30: Cultura Popular

Dia 9/6 (Sexta-feira) às 17h30: Música

Dia 13/6 (Terça-feira) às 17h30: Literatura

Dia 14/6 (Quarta-feira) às 17h30: Artes Urbanas.

#Cultura 29/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município realiza II Festival Cultural e Esportivo em homenagem aos Garis

A Prefeitura de Juazeiro do Norte promoveu o II Festival Cultural e Esportivo dos Garis. O evento aconteceu nesse domingo, 28, no Clube dos Comerciários.

A festa em comemoração ao Dia do Gari, celebrado em 16 de maio, é uma oportunidade de lazer e alegria para os responsáveis pela limpeza urbana do município e seus familiares.

O festejo contou com torneio de futebol, corrida, música, sorteio de brindes e banho de piscina. Para as crianças, houve a distribuição de guloseimas e cama elástica. Mais de mil pessoas estiveram presentes, entre os profissionais de varrição, poda, capina, coleta e administração e seus familiares, além de secretários do município.

A chefe de Gabinete, Sandrinha Cavalcante, destaca que a Prefeitura tem um imenso carinho pela categoria. "A festa é realizada para contemplar não somente o gari, mas todos os responsáveis pela limpeza urbana da nossa cidade", reforça.

#Cultura 26/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT realiza VI Edição do Poemas para Maria

A VI Edição do Poemas para Maria foi realizada nessa quarta-feira, 24, no Auditório da Secretaria de Educação de Juazeiro - SEDUC. O concurso de poesias, realizado em homenagem à Beata Maria de Araújo, teve como tema central, este ano, "Maria de Araújo e as Marias de Juazeiro".

A escritora e historiadora, Dia Nobre, que pesquisa a vida da Beata Maria de Araújo, há quase 20 anos, afirma que, "no contexto historiográfico, tem uma história patriarcal, conservadora, focada em figuras masculinas, e recuperar a história da Maria de Araújo é recuperar não só a história das mulheres negras periféricas, mas das mulheres que sempre estiveram à margem da história", declara.

A escritora tem alguns trabalhos sobre a Beata, um livro chamado "Teatro de Deus", sua dissertação de mestrado; e um livro chamado "Incêndios da Alma", sua tese de doutorado, publicada em 2016.

André Poeta declamou um trecho de sua poesia em homenagem a todas as Marias que fazem parte da história de Juazeiro do Norte, inclusive a Beata. "Juazeiro do Norte tem marias que definem a história da cidade, tem Maria, a beata dos milagres, tem Maria esposa, mãe e tia, tem Maria que é simplesmente Maria, que é guerreira, que é mãe e que é forte [...]". O poeta está na terceira edição do Poemas para Maria e tem quatro livros, um em cordel, e três em ebook, além de participar de editais com a temática.

Roberto Viana, diretor de Patrimônio, comenta que a VI Edição do Poemas para Maria é um evento de cunho artístico, poético, mas, também, um cunho político de uma crítica social ao silenciamento da beata. "Além de trazer os poetas, foi também disponibilizado um cachê artístico, o que não acontecia desde a quarta edição", lembra. Ele explica que o evento tem uma importância significativa para o imaginário local, a cultura, e é pensado nesse símbolo, que é a Beata Maria de Araújo.

#Cultura 23/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município promove 2° Festival Cultural e Esportivo dos Garis

A Prefeitura de Juazeiro do Norte promoverá o 2° Festival Cultural e Esportivo dos Garis, no próximo domingo, 28, no Clube dos Comerciários, de 7h às 16h.

O momento será dedicado a todos os trabalhadores da limpeza urbana e seus familiares. No evento, serão oferecidas várias atividades recreativas, como competições esportivas de corrida, futebol e aula de ritmos. Também haverá feijoada, churrasco, gincanas, música, concurso de talentos, de beleza e de danças e sorteio de vários brindes.

A comemoração é um projeto planejado e organizado pelo Gabinete da Prefeitura, e conta com a parceria da Secretaria de Esporte e Juventude - SEJUV e da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP.

#Cultura 23/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT abre Edital de Credenciamento de Instituições para recebimento de Repasses Públicos

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT abre Edital de Credenciamento para Instituições com CNPJ para recebimento de Repasses Públicos no Exercício de 2023/2024. O edital estará aberto para consulta pública até 22 de junho.

Durante o período, os interessados devem enviar sugestões e propor melhorias e observações ao Edital, pelo e-mail: secult@juazeiro.ce.gov.br.

Em caso de dúvida, podem procurar a Secretaria de Cultura, na Rua Antônio Valter Honorato Teles, Pirajá.

O edital está disponível abaixo.

#Cultura 22/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA VI Edição da Mostra Poemas para Maria acontece nesta quarta-feira, 24

A VI Edição da Mostra Poemas para Maria, realizada pela Secretaria de Cultura de Juazeiro, acontece nesta quarta-feira, 24, no Auditório da Secretaria de Educação - SEDUC, a partir das 18h. A Mostra se caracteriza pelo lançamento de um livro (em formato físico e virtual) em homenagem à Beata Maria de Araújo, protagonista do Milagre de Juazeiro. Nesta edição, serão contemplados 20 poemas.

A publicação e distribuição dos poemas visam homenagear a Beata e estimular a produção escrita como ferramenta política cultural, fomentando a literatura, revelando autores poetas e poetisas, residentes e domiciliados na região do Cariri cearense.

Além do lançamento do livro, haverá uma aula magna da Dra. Dia dos Santos Nobre, escritora e doutora em História, também autora da tese premiada "Incêndios da Alma: a beata Maria de Araújo e a experiência mística no Brasil do Oitocentos". Também faz parte da programação, o corte do bolo em comemoração ao aniversário natalício da Beata Maria de Araújo.

?Programação:

18h às 19h - Conferência com a professora Dra. Dia Nobre

19h às 19h30min - Recital dos poemas

20h - Corte do bolo em homenagem ao aniversário da Beata Maria de Araújo.

#Cultura 19/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Feira de Fogos de Juazeiro inicia vendas

A Feira de Fogos 2023, de Juazeiro do Norte, foi aberta nessa quinta-feira, 18, no Parque Ecológico das Timbaúbas. A programação contou com apresentações culturais e musicais com banda de forró pé de serra.

As vendas já foram iniciadas e 35 barracas estão distribuídas no interior do Parque, permanecendo até 30 de junho. A instalação das barracas ocorre com plano estratégico para garantir a segurança dos consumidores e comerciantes.

O prefeito Glêdson Bezerra disse que o momento é de celebração. Primeiro pela retomada plena do São João e, com isso, a possibilidade de comercialização de fogos no Parque Ecológico. "Essa feira já é uma tradição. É nesse momento que a população juazeirense começa a sentir o clima de São João, e é daqui que esses vendedores conseguem incrementar o seu orçamento", destacou o prefeito.

#Cultura 16/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT abre Credenciamento para barraqueiros e ambulantes que atuarão no JuaForró e Vaquejada

A Secretaria de Cultura - SECULT abre credenciamento para vendedores ambulantes, barraqueiros e ocupantes de restaurantes durante a realização do JuaForró 2023 e da 45ª Vaquejada de Juazeiro. O credenciamento pode ser feito nos próximos dias 17, 18, 19 e 22 de maio.

O cadastro destina-se a interessados em comercializar serviços e produtos durante os festejos, que residam, de preferência, em Juazeiro do Norte.

O cadastramento deve ser realizado na Sede da Secult, no prédio do Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, localizada na Rua Antônio Valter Honorato Teles, Pirajá, das 8h às 12h e de 13h às 16h.

Documentação necessária para o cadastro:

- RG - Original e Xerox;

- CPF - Original e Xerox;

- Comprovante de Residência atualizado - Original e Xerox;

- Comprovação de que já atuou em outros eventos no Parque Padre Cícero como contratos, DAM, entre outros.

O edital está disponível abaixo.

#Cultura 16/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeito sanciona Lei do Plano Decenal de Cultura

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, sancionou, nessa segunda-feira, 15, a Lei N° 5.484, do Plano Decenal de Cultura, que possibilita à Secretaria de Cultura - SECULT receber recursos da Lei Paulo Gustavo e demais recursos federais. O documento prevê a consolidação das políticas públicas de cultura como políticas de Estado, no processo de implementação do Sistema Nacional de Cultura.

O Plano define os conceitos de política cultural, apresenta diagnóstico e aponta os desafios a serem enfrentados em cada área cultural da cidade. O documento formula, ainda, diretrizes gerais e estrutura a intervenção do governo municipal através de programas estratégicos, projetos e ações a serem implementados nos próximos dez anos.

#Cultura 15/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Juazeiro inicia feira de fogos

O Município de Juazeiro do Norte vai iniciar a feira de fogos de 2023, nesta quarta-feira, 17, a partir das 8 horas, no Parque Ecológico das Timbaúbas. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp.

A abertura oficial ocorrerá às 17 horas, com apresentações musicais e de cultura, com o apoio da Secretaria de Cultura do Município. Ao todo, serão 35 barracas distribuídas no interior do Parque, que permanecerão, no local, até 30 de junho.

A instalação ocorre com plano estratégico para garantir a segurança dos consumidores e comerciantes. A feira contará, pela segunda vez, com certificado de conformidade emitido pelo Corpo de Bombeiros.

#Cultura 05/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Aprovado Plano Municipal de Cultura

A Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou nessa quinta, 4, o Plano Municipal de Cultura. O documento incentiva e fomenta políticas públicas para a Cultura da cidade, traçadas junto com artistas, em seminários, fóruns e, também, a partir do Conselho Municipal de Política Cultural. O Plano prevê ações que o município deverá desenvolver pelos próximos 10 anos.

O documento dispõe de propostas a respeito da Educação Patrimonial em sala de aula, por meio da formação continuada de professores, do reconhecimento de mestres e grupos, bem como do mapeamento das manifestações culturais existentes em Juazeiro do Norte.

As propostas do plano visam não deixar de realizar o JuaForró, o Palhoção Cultural, a Cidade Cenográfica, Vaquejada, Carnaval e, principalmente, o Circuito de Festivais do município, que ocorrerá no segundo semestre.

O secretário de Cultura, Vandinho Pereira, considera "um grande avanço a inserção desses festivais" e diz que "isso tornará obrigatório que as demais gestões não deixem para trás políticas culturais das mais diversas, construídas através desse Plano de Cultura", enfatiza.

#Cultura 05/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Inscrições para credenciamento de artistas são prorrogadas até dia 19

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT prorroga, até o próximo dia 19, as inscrições para o Edital de Credenciamento para contratação de serviços de artistas e grupos artísticos de áreas diversas.

A partir do credenciamento, o artista poderá participar de ações, projetos e programações da pasta de Cultura e demais secretarias municipais, recebendo cachês artísticos da Prefeitura, na divulgação e incentivo dos trabalhos artísticos.

#Cultura 02/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT divulga resultado de OSC responsável pela realização da 45ª Vaquejada

O Município de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), divulga o resultado final da Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela organização e execução da 45ª Vaquejada de Juazeiro do Norte.

O evento acontecerá de 6 a 9 de julho, no Parque de Eventos Padre Cícero.

O resultado está disponível abaixo.

#Cultura 02/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município divulga resultado final de OSC para execução da Cidade Cenográfica do JuaForró 2023

O Município de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), divulga o resultado final da Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela Ornamentação, Confecção e Execução da Cidade Cenográfica do JuaForró 2023.

O evento acontecerá de 14 a 30 de junho.

O resultado final está disponível abaixo.

#Cultura 27/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT divulga resultado final da OSC executora do JuaForró 2023

O Município de Juazeiro do Norte divulga resultado final da Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela organização e execução do Palhoção Cultural, Terreiro Cultural e JuaForró Descentralizado, na Zona Rural e nos bairros 2023.

O certame contempla Festival de Quadrilhas Juninas adulto e infantil, grupos parafolclóricos da Zona Rural, atrações musicais de Forró Pé de Serra para a Zona Rural, ações no Terreiro Cultural, e atrações artísticas musicais locais, para apresentação no Palhoção Cultural.

O resultado final está disponível abaixo.

#Cultura 26/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA 1° Festival de Dança e Arte de Rua acontece dias 27 e 28

A 1ª Edição do Festival de Dança e Arte de Rua de Juazeiro do Norte conta com uma batalha de brega funk na sua programação.

O evento acontece nesta quinta, 27, e sexta-feira, 28, no Teatro Marquise Branca, realizado pela Prefeitura e a Organização da Sociedade Civil Zaila Lavor. A produção é da Alumeia Produções Culturais, por meio da Secretaria de Cultura - SECULT.

As inscrições são gratuitas e se encerram nesta quarta-feira, 26 e podem ser realizadas através da página do instagram da OSC Zaila Lavor (@zailalavor) no link disponível no perfil. O evento é destinado a dançarinos e coreógrafos do ritmo brega funk. Podem participar pessoas a partir de 15 anos, e menores de idade devem estar acompanhados pelos seus responsáveis legais.

Os participantes concorrem a uma premiação de R$6 mil reais, dividida em quatro categorias: masculina, feminina, diversidade e conjunto.

O objetivo do evento é valorizar e fomentar a cultura e dar espaço a classe do brega funk, surgida nas periferias. Esse evento faz parte do Circuito de Festivais idealizado pela Prefeitura Municipal, sendo um movimento pioneiro na região do Cariri por reforçar a importância da fruição, difusão e propagação da dança urbana, no sentido de ampliar políticas públicas de acesso a recursos, e de democratização do acesso aos bens culturais.

#Cultura 24/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT abre inscrições para credenciamento de artistas 2023/2024

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT abre Edital de Credenciamento para contratação de serviços de artistas e grupos artísticos de áreas diversas. As inscrições acontecem em dois períodos, iniciando nesta terça, 25 e se estendem até 28 de abril e de 2 a 5 de maio.

As inscrições só podem ser realizadas em dias úteis e devem ser entregues na sede da SECULT, na Rua Antônio Valter Honorato Teles, nº 23, Pirajá.

Só poderão participar deste credenciamento aqueles proponentes que estiverem devidamente cadastrados no Mapa Cultural do Estado, que pode ser consultado por meio do link abaixo.

Os interessados devem ler, atentamente, as informações do edital abaixo e, em caso de dúvida, podem procurar a Secretaria de Cultura que irá dispor de uma equipe para auxiliar e dar orientações sobre o Edital.

#Cultura 20/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município vai promover 5° Encontro de Bandas de Música

A Secretaria Municipal de Cultura - SECULT realizará nesta sexta-feira, 21, o 5° Encontro de Bandas de Música de Juazeiro do Norte. O evento ocorrerá na Praça Adones Callou (Quadra do CC), no bairro João Cabral, às 16h.

Estarão se apresentando oito bandas, dentre elas: a Banda de Música da UFCA, a Banda Maestro Azul, a Banda de Música Padre Cícero e a Banda de Música Padre Davi Moreira.

O objetivo do evento é fomentar a cultura e mostrar o trabalho de bandas que representam alguns municípios da região, como Crato, Farias Brito, Santana do Cariri, Aurora, Brejo Santo e Milagres.

#Cultura 18/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Ordem de serviço de restauração da RFFSA Juazeiro é assinada

Foi assinada nessa segunda-feira, 17, a ordem de serviço de revitalização do Centro Cultural Daniel Walker Almeida Marques, a RFFSA Juazeiro. O projeto de revitalização é uma parceria entre a Prefeitura e o Centro Universitário Unileão. A proposta é que a restauração do ambiente valorize o equipamento cultural e venha a dar espaço para artistas, xilógrafos, músicos e demais áreas culturais da região.

O historiador Roberto Júnior falou sobre a importância da RFFSA e como a estação ferroviária finalizou suas atividades em 12 de dezembro de 1988, sem aviso prévio. Nesta data, passou o último trem de passageiros pela estação.

O secretário de Cultura, Vandinho Pereira, ressaltou a importância da reforma: "Sempre sonhamos com um prédio abrigando a arte e os artistas. Por isso, buscamos concretizar essa parceria com a Unileão. A RFFSA é um ponto turístico central da cidade e sua revitalização vai valorizar essas características", acrescentou o secretário.

O Prefeito Glêdson Bezerra destacou a entrega de mais de 100 obras na sua gestão e reforçou que a parceria para restauração desse equipamento com a Unileão é uma homenagem ao significado da instituição para Juazeiro do Norte. O prefeito também falou da importância de homenagear novamente Daniel Walker, dando seu nome ao prédio, como também é nomeada a Escola de Saberes do município.

O Professor Dr. Jaime Romero, reitor da Unileão, enfatizou que cultura é identidade e que a parceria pública privada funciona muito bem.

#Cultura 05/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Juazeiro promove Fórum de Aprofundamento sobre a Lei Paulo Gustavo

Na próxima terça-feira, 11, será realizado o Fórum de Aprofundamento sobre a Lei Paulo Gustavo, nas dependências do Núcleo de Arte, Cultura e Educação Marcus Jussier, sede da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte. O evento terá início às 18h.

A Lei Paulo Gustavo, sancionada em 2021, tem ênfase no campo Audiovisual, mas também abrange outras linguagens. Seu objetivo é fomentar a produção e distribuição de obras audiovisuais brasileiras independentes, além de incentivar a capacitação técnica e artística dos profissionais do setor.

O Fórum é proposto com o objetivo de dar oportunidade para que artistas e interessados conheçam as estruturas básicas da Lei e ajudem a construir os caminhos legais e políticos para sua implementação em Juazeiro, bem como abre espaço para uma discussão sobre os desafios enfrentados pelos profissionais do setor e para a troca de experiências e ideias.

O evento é aberto ao público e todos os artistas que desejem conhecer mais sobre a Lei Paulo Gustavo e contribuir para a sua implementação na região são convidados a participar.

O Núcleo de Arte, Cultura e Educação Marcus Jussier está localizado à Rua Antônio Valter Honorato Teles, nº 23, no Pirajá.

#Cultura 05/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT abre Edital de Credenciamento de artistas 2023-2024 para Consulta Pública

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT abre Edital de Credenciamento para contratação de serviços de artistas e grupos artísticos de áreas diversas. O edital estará aberto até o próximo dia 17.

Só poderão participar deste credenciamento aqueles proponentes que estiverem devidamente cadastrados no Mapa Cultural do Estado.

Durante esse período, os artistas devem enviar sugestões e propor melhorias e observações ao Edital, pelo e-mail: secult@juazeiro.ce.gov.br.

Os interessados devem ler, atentamente, as informações do edital e, em caso de dúvida, podem procurar a Secretaria de Cultura, na Rua Antônio Valter Honorato Teles, nº 23, Pirajá.

Confira o edital, abaixo.

#Cultura 04/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Inscrições de propostas para a 45ª Vaquejada estão abertas até dia 17

A Secretaria de Cultura de Juazeiro (SECULT) está com Edital de Chamamento Público aberto para seleção de Organização da Sociedade Civil - OSC a fim de realizar a 45ª Vaquejada do Município. As inscrições de propostas seguem até o próximo dia 17.

O evento acontecerá de 6 a 9 de julho, no Parque de Eventos Padre Cícero. A OSC selecionada vai organizar toda a programação da Vaquejada, bem como cuidar do gerenciamento das áreas administrativa e financeira.

A premiação é de R$120 mil, distribuída entre cinco categorias, destinada aos vencedores por colocação: Profissional ou aberta, amador, aspirante, feminina e infantil.

O edital está disponível abaixo.

#Cultura 03/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Edital da 6° Mostra Poemas para Maria - "Maria de Araújo e Marias de Juazeiro" abre inscrições até 10 de abril

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), divulga o Edital da 6° Mostra Poemas para Maria - "Maria de Araújo e Marias de Juazeiro". A inscrição é gratuita e pode ser feita até o próximo dia 10, pelo e-mail: poemasparamaria@gmail.com.

Para participar, basta ser poeta ou poetisa residente e domiciliado na região do Cariri cearense. Cada candidato pode enviar uma obra de sua autoria.

O nome da Mostra é em homenagem a Beata Maria de Araújo e a todas as Marias, mulheres que fizeram e fazem a história de Juazeiro, povoando com resistência, sensibilidade e mistério o imaginário desse povo. Será destinada uma premiação em dinheiro para os vinte poemas selecionados para publicação.

No ato da inscrição, o proponente deverá enviar, no corpo do e-mail, as seguintes informações: nome completo do autor; RG; CPF; Título do poema; endereço completo; telefone para contato - indicando DDD; e-mail; e breve currículo do autor. O poema proposto deverá ser anexado ao e-mail de inscrição.

O edital tem como objetivo a publicação de um livreto, em formato de e-book (digital), assim como a versão impressa de um material composto por autores, poetisas e poetas da região. A publicação e distribuição dos poemas visa homenagear a Beata Maria de Araújo e estimular a produção escrita como ferramenta política, cultural, fomentando a literatura, revelando autores regionais.

Os poemas passarão a fazer parte do acervo da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, realizadora do edital, além de serem incorporadas ao acervo da Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidônio da Silva Bem.

O edital está disponível abaixo.

#Cultura 03/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Propostas para Edital de ornamentação do JuaForró estão abertas até dia 13

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT abriu Edital de Chamamento Público para seleção de Organização da Sociedade Civil - OSC para a ornamentação da cidade cenográfica do Juaforró 2023 e suas ações. As inscrições de propostas vão até o próximo dia 13. O JuaForró está previsto para acontecer no período de 14 a 30 de junho.

A Cidade Cenográfica compõe a grade de programação dos festejos no Parque de Eventos Padre Cícero. Os atores encenam contações das histórias através de esquetes e improviso do universo do teatro interativo e cultura popular.

Confira o edital abaixo.

#Cultura 31/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT promove encontro com Quadrilhas Juninas

Nesta sexta-feira, 31, a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT promoveu um encontro com os representantes de quadrilhas juninas do município. O momento tratou sobre o Festival de Quadrilhas, que fará parte da programação do JuaForró 2023, que acontece de 14 a 30 de junho.

Os representantes das quadrilhas fizeram algumas sugestões para o evento, e ficou acordado que serão realizadas reuniões para a construção do edital do próximo ano.

#Cultura 30/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT participa do Circula Ceará na cidade de Brejo Santo

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte participou, nessa quarta-feira, 29, do Circula Ceará, evento realizado pela Secretaria da Cultura do Estado (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte). O momento ocorreu na cidade de Brejo Santo, com o apoio da Prefeitura do município, da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), e do Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (DiCultura).

O evento passa por equipamentos culturais de municípios das 14 macrorregiões do estado, em espaços abertos, para toda a população.

A SECULT Juazeiro participou de três momentos da programação: O Conversa-Circula, sobre o Fomento à Cultura e à Lei Paulo Gustavo; o Programa de Fortalecimento dos Sistemas de Cultura - PRO-SIEC: Mecanismos de Gestão, Planejamento, Fomento e Participação Social; e o Encontro com Dirigentes Municipais de Cultura da Macrorregião do Cariri, com a SECULT - CE e DiCultura.

O diretor de Produção Cultural, Wagner Souza, destaca a importância do evento e a presença dos municípios. "É importante ouvir as demandas e anseios das secretarias de Cultura dos municípios e, da parte do estado, ouvir as políticas culturais que serão continuadas e fortalecidas", destaca.

O Circula Ceará está com calendário até o mês de maio para outras cidades como Tauá, Cratéus, Viçosa do Ceará e Camocim.

O secretário Vandinho Pereira ressalta que também esteve participando de um dos encontros com a Secretária de Cultura do Estado procurando trazer as políticas públicas desenvolvidas pelo governo e, também, reivindicar e levar pautas importantes de Juazeiro.

#Cultura 29/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Projeto realiza workshop voltado para o teatro na primeira infância

O projeto "Na Cadeirinha - Uma viagem ao Teatro para Bebês", promovido pelo K´OS Coletivo, chega à Juazeiro do Norte no próximo dia 14 de abril. Em parceria com a Secretaria de Educação, duas escolas municipais receberão a atividade.

Dentro da programação está o workshop "Como trabalhar com Teatro para a primeira infância", destinado a artistas, grupos artísticos, estudantes, educadores. Para participar, é necessário realizar a inscrição, que já está disponível. O evento é gratuito.

A ideia é estimular produções e estudos voltados a esse gênero nas cidades onde o projeto irá passar. Os interessados, podem realizar suas inscrições no formulário abaixo:

#Cultura 27/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Pregão Eletrônico Licitatório da 45ª Vaquejada está disponível

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte (SECULT) abriu um edital convocatório - Pregão Eletrônico para a permissão do direito de uso do Parque de Eventos Padre Cícero, para a realização da 45ª Vaquejada do município. Os serviços a serem prestados são na produção, organização e execução das apresentações artísticas do evento, previsto para acontecer de 6 a 9 de julho.

Já foi aberto, anteriormente, um Edital de Chamamento Público para seleção de Organização da Sociedade Civil - OSC, que ainda se encontra em curso até o dia 2 de abril. A OSC será responsável por organizar toda a programação, bem como cuidar do gerenciamento das áreas administrativa e financeira.

Acesse, abaixo, o Pregão Eletrônico da 45ª Vaquejada de Juazeiro do Norte.

#Cultura 23/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secretaria de Cultura realiza shows de encerramento da 41ª Semana Padre Cícero

A programação da 41ª Semana Padre Cícero será encerrada com as apresentações musicais da Banda Arquivo e Ana Paula Nogueira, nesta sexta-feira, 24. Os shows acontecem a partir das 18h, no Largo do Socorro.

Os festejos em comemoração ao aniversário de 179 anos do patriarca da cidade tiveram programação diversificada, com a participação de várias secretarias e parceiros.

Confira a programação do último dia da 41ª Semana Padre Cícero (sexta-feira, 24 de março)

6h - Missa dos 179 anos do Padre Cícero

Local: Praça do Socorro

15h - Procissão das Flores

Local: Saída: SEDEST - CSU

17h - Missa de Acolhimento à Procissão das Flores

18h - Renovação ao Sagrado Coração de Jesus

19h - Café do Santo

20h - Show da Banda Arquivo e Ana Paula Nogueira.

#Cultura 06/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Aberto Edital de Chamamento para realização da 45ª Vaquejada de Juazeiro do Norte

A Secretaria de Cultura de Juazeiro abriu Edital de Chamamento Público para seleção de Organização da Sociedade Civil - OSC para realização da 45ª Vaquejada do Município. O Edital estará aberto para Consulta Pública até o dia 2 de abril. As sugestões devem ser enviadas para o e-mail: secult@juazeiro.ce.gov.br.

O evento está previsto para acontecer de 6 a 9 de julho. A OSC selecionada vai organizar toda a programação da Vaquejada, bem como cuidar do gerenciamento das áreas administrativa e financeira.

Confira o edital abaixo.

#Cultura 01/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Edital da 6ª Mostra Poemas para Maria - "Maria de Araújo e Marias de Juazeiro" está aberto à consulta pública

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura, abre para consulta pública, até o dia 1° de abril, o Edital da 6ª Mostra Poemas para Maria - "Maria de Araújo e Marias de Juazeiro". Poetas e poetisas da região do Cariri podem opinar acerca do certame.

O nome da Mostra é em homenagem a Beata Maria de Araújo e a todas as Marias, mulheres que fizeram e fazem a história de Juazeiro, povoando com resistência, sensibilidade e mistério o imaginário desse povo.

Os interessados devem enviar as sugestões para o e-mail da Secretaria de Cultura: secult@juazeiro.ce.gov.br.

O edital está disponível abaixo.

#Cultura 28/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município abre edital de seleção para juaforró 2023
#Cultura 22/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Primeira edição do FESTEJUÁ movimenta grande público

O Carnaval Cultural de Juazeiro 2023 , "FESTEJUÁ: É Tempo de Folia", aconteceu na Alameda, nos últimos dias 20 e 21.

O evento atraiu um grande público e contou com a participação de três Escolas de Samba, cinco blocos, um Maracatu e um Afoxé. Os festejos foram embalados por atrações musicais como as Embrazadas, Junú e a Terreirada Cearense, Vivi Cantora e DJ Peruano. Apresentaram-se, também, as Escolas de Samba Unidos do Bairro do Socorro e Pimpolhos da Nação, bem como a participação da Escola Siri-Ará, apoiando grupos locais de bairros.

O Carnaval foi organizado pela Secretaria de Cultura (SECULT), com o apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri (CCBNB) e da Associação Civil para o Desenvolvimento da Barbalha (ACDB).

O secretário de Cultura, Vandinho Pereira, comenta que ações como esta valem a pena ser celebradas. "É o resgate e a valorização da nossa cultura, bem como do empreendedorismo e incentivo à geração de emprego e desenvolvimento do comércio local", destaca.

#Cultura 22/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Escolas de Samba são premiadas em Juazeiro

A Escola de Samba Pimpolhos da Nação foi a campeã do Carnaval de Juazeiro do Norte, com 59,28 pontos. A agremiação venceu nas categorias Fantasia, Alegoria, Adereços, Evolução, além de Comissão de Frente, Mestre Sala, Porta Bandeira, Bateria, Harmonia e Samba Enredo. O resultado foi apurado nesta quarta-feira, 22, no Núcleo Marcus Jussier de Cultura. A disputa fez parte do "FESTEJUÁ: É Tempo de Folia".

A vice-campeã foi a Escola de Samba Unidos do Bairro do Socorro, com 56.55 pontos.

O município subsidiou as escolas, gerando incentivo para que os grupos investissem em carros alegóricos, ornamentação das vestimentas e performance.

Wagner Souza, diretor de Produção da Secretaria de Cultura, afirma que o retorno do carnaval de rua vai ficar para a história de Juazeiro. "No ano que vem, será um evento ainda maior", promete.

#Cultura 17/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTE E JUVENTUDE FESTEJUÁ acontece de 18 a 21

O Carnaval Cultural de Juazeiro - FESTEJUÁ 2023: É Tempo de Folia acontece deste sábado 18, até terça-feira, 21. O evento é promovido pela Secretaria de Cultura - Secult, com o apoio da Associação Civil para o Desenvolvimento da Barbalha - ACDB e do Centro Cultural Banco do Nordeste do Cariri - CCBNB.

Confira a Programação abaixo.

#Cultura 17/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Aprovada lei que permite reforma e restauração da RFFSA Juazeiro

A Lei N° 5.040, de 2 de dezembro de 2019, atualizada em 2020, que trata da reforma e restauração do Centro Cultural Daniel Walker Almeida Marques, a RFFSA Juazeiro, foi aprovada, por unanimidade, na Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira,16.

Doze parlamentares participaram da votação.

O projeto de reforma é uma parceria entre Prefeitura e Unileão.

A Universidade oferecerá como contrapartida ao município como saldo do recurso de um Projeto de Lei, de 2019, em que foi cedido um espaço para a construção de um Hospital Veterinário.

O prédio da RFFSA está desativado há mais de cinco anos.

O secretário de Cultura, Vandinho Pereira, afirma que em breve esse equipamento estará recuperado para abrigar os xilógrafos, exposições e os artistas como um todo. "É um equipamento histórico em um dos pontos centrais da cidade. E é o único equipamento de Juazeiro que tem, na sua placa inaugural, o Padre Cícero como Prefeito da cidade", lembra.

Além da reforma do espaço cultural, a Unileão também comprará equipamentos para o Hospital Maria Amélia, completando a contrapartida.

#Cultura 17/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Agita Folia antecipa Carnaval e anima juazeirenses

O Agita Folia, ação promovida pela Secretaria de Esporte e Juventude de Juazeiro - SEJUV foi realizado nos dias 15 e 16, nas Praças do Memorial e Giradouro. O evento comemorou o Carnaval incentivando a população a fazer atividades físicas.

Houve aula de Ritbox com o Professor de Educação Física, Sérgio Vasconcelos, marchinhas de Carnaval e eleição de musa do "Agita Folia" com base na melhor performance de dança em palco.

Participaram pessoas de várias faixas etárias, integrantes dos Projetos Agita Juazeiro e Mulheres Ativas, vinculados à Sejuv.

Uma das participantes, Maria Edvania, comenta que foi aos dois eventos. "É muito bom, que de vez em quando, acontecer essa movimentação pra ver se as pessoas que já participam do projeto em outros bairros se encontram", sugeriu.

#Cultura 16/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT abre seleção para Vigia e Porteiro

A Secretaria de Cultura de Juazeiro- Secult abriu nessa quarta-feira, 15, Edital de Processo Simplificado para Profissionais, por tempo determinado, nas funções de Vigia e Porteiro. As inscrições vão até o próximo dia 28, de 8h às 15 horas. São 4 vagas para vigia e 2 vagas para porteiro. A remuneração é de um salário mínimo para ambos os cargos.

Os interessados podem se inscrever de forma presencial, na sede da Secult, na rua Rua Antônio Valter Honorato Teles S/N, Bairro José Geraldo da Cruz - Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier ou por meio do link: https://secult.juazeiro.ce.gov.br/processo-seletivo-simplificado/

Cada candidato poderá se inscrever somente para um dos cargos.

Inicialmente, a contratação prevê um período de seis meses, podendo ser prorrogada.

Os documentos devem ser entregues em envelope lacrado com nome do candidato, CPF e cargo pretendido.

O edital, completo, está disponível abaixo.

#Cultura 15/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município promove concurso e premiará fantasias

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT vai promover o Concurso de Fantasia Infantojuvenil e Adulto e premiará quem melhor estiver no estilo carnavalesco. O evento acontecerá no próximo sábado, 18, às 19h, no Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, na Rua Antônio Valter Honorato Teles - Pirajá.

As inscrições podem ser feitas das 8h às 12 horas, desta quinta-feira,16, na própria SECULT. Os interessados devem levar cópias do RG e CPF. Os menores de 18 anos devem, obrigatoriamente, apresentar Certidão de Nascimento ou RG e autorização dos pais ou responsáveis.

A premiação do concurso na categoria Infantojuvenil para o 1º lugar é de 500 reais; 2º lugar - 300 reais e 3º lugar - 200 reais.

Na categoria Adulto, o 1º lugar ganha 800 reais; o 2º lugar - 500 reais

e o 3º lugar recebe o prêmio de 300 reais.

O regulamento do Concurso de Fantasia está disponível no site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br

#Cultura 14/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult promove Concurso de Fantasia 2023

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT promove o Concurso de Fantasia Infantojuvenil e Adulto 2023. O evento acontecerá no próximo sábado, 18, às 19h, no Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, na Rua Antônio Valter Honorato Teles - Pirajá.

As inscrições podem ser feitas das 8h às 12 horas, até quinta-feira,16, na própria SECULT. Os interessados devem levar cópias do RG e CPF. Os menores de 18 anos devem, obrigatoriamente, apresentar a Certidão de Nascimento ou RG e autorização dos pais ou responsáveis.

A premiação do concurso na categoria Infantojuvenil para o 1º lugar é de 500 reais; 2º lugar - 300 reais e 3º lugar - 200 reais.

Na categoria Adulto, o 1º lugar ganha 800 reais; o 2º lugar - 500 reais

e o 3º lugar recebe o prêmio de 300 reais.

O regulamento do Concurso de Fantasia está disponível no site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br

#Cultura 14/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Sai resultado preliminar de seleção para Coletivos Carnavalescos

O resultado preliminar da seleção de Coletivos Carnavalescos para o FESTEJUÁ 2023 - É TEMPO DE FOLIA - saiu nesta terça-feira, 14.

A Associação Civil para o Desenvolvimento da Barbalha - ACDB, Organização da Sociedade Civil - OSC executora de editais em Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura - SECULT, é a responsável pela convocatória de blocos, escolas de sambas e maracatu, que comporão o Carnaval Cultural da cidade de Juazeiro.

Acompanhe o resultado abaixo.

#Cultura 06/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Aberta convocatória para seleção pública de coletivos carnavalescos

A Organização da Sociedade Civil - OSC executora de editais do município de Juazeiro, a Associação Civil para o Desenvolvimento da Barbalha - ACDB, divulgou, por meio da Secretaria de Cultura, a convocatória para seleção pública de grupos carnavalescos, sendo eles: blocos, escolas de samba e maracatu.

A seleção tem o objetivo de fomentar e compor o Carnaval Cultural de Juazeiro do Norte, o FESTEJUÁ: É TEMPO DE FOLIA.

As inscrições vão até a próxima sexta-feira, 10, em formato presencial e online, pelo e-mail: acdbarbalha@gmail.com.br. As inscrições de forma presencial, deverão ser entregues na Escola de Saberes Daniel Walker, na Rua Padre Cícero, 376, no Centro, no horário de 10h às 14h.

O edital prevê algumas condições para a participação como ser residente em Juazeiro do Norte, e estar, devidamente, inscrito no Mapa da Cultura do município e do Estado do Ceará.

Também é preciso comprovar participação no Ciclo Carnavalesco há, no mínimo, 2 anos, além de estar adimplentes com as obrigações fiscais e legais previstas na convocatória.

Confira, abaixo, o edital completo.

#Cultura 26/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secretário de Cultura busca parceria do Governo do Estado

Nesta quinta-feira, 26, o secretário de Cultura de Juazeiro, Vandinho Pereira, esteve no Palácio da Abolição, em Fortaleza, em busca de apoio do Governo do Estado para a realização de ações culturais promovidas pela pasta.

O titular da Cultura protocolou dois ofícios buscando parcerias para a realização do Ciclo Junino, o Juaforró e a 45° Vaquejada de Juazeiro. "O apoio do Governo de Estado é importante para que o alcance cultural do projeto seja ainda maior do que o que já realizamos", disse o secretário.

#Cultura 25/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Mapa Cultural de Juazeiro está temporariamente indisponível para atualizações

O mapa Cultural de Juazeiro do Norte, ferramenta de mapeamento dos artistas, espaços culturais, agentes da cultura e outras atividades ligadas ao meio artístico e cultural, está temporariamente indisponível por estar aguardando a atualização do servidor.

Por meio desse mapa você acompanha todos os acontecimentos da cultura desde eventos, a editais abertos, tudo de forma gratuita e on -line.

#Cultura 24/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult participa de Coletiva de Imprensa realizada na Casa de Mestre Nena

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT, participou de Coletiva de Imprensa realizada nessa segunda-feira, 23, no Museu Casa do Mestre Nena, no bairro João Cabral.

A entrevista teve o intuito de esclarecer um fato ocorrido com o próprio Francisco Gomes Novais (Mestre Nena) e família, no último sábado, 21. Uma abordagem do 5° BPRAIO em que, segundo o mestre da cultura, teria sofrido agressões físicas e verbais por parte da Polícia.

O secretário de Cultura, Vandinho Pereira, disse ter enviado ofício pedindo esclarecimentos à Polícia Militar e ao BPRAIO, além de ter colocado à disposição a assessoria jurídica e administrativa do município. "O primeiro passo é que o Estado dê o seu devido pronunciamento", afirma o secretário.

Foram citadas as notas de repúdio da Secretaria de Cultura de Juazeiro, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, da Universidade Federal do Cariri - UFCA, da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Juazeiro e da Comissão de Direitos Humanos, além de outros órgãos e instituições.

Também presente a advogada que está acompanhando o caso e apoiando a família do mestre, Luciana Dantas. Ela frisou que os responsáveis pelo acontecido no exercício da sua profissão se excederam e devem ser penalizados.

Apoiadores da causa cultural, além de alguns mestres, representando os grupos de tradição da cidade de Juazeiro do Norte e do Estado do Ceará, também participaram da coletiva.

#Cultura 17/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Seminário homenageia Beata Maria de Araújo

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT promoveu nesta terça-feira, 17, um seminário de discussão com o tema: "A Beata Maria de Araújo e a Educação: Diálogos e Possibilidades". O evento teve como objetivo referenciar a memória da Beata, na data do seu falecimento. Maria de Araújo foi protagonista de eventos miraculosos, como o milagre da hóstia.

A história da Beata, a importância da sua figura para Juazeiro do Norte e a sua relação com Padre Cícero foram lembrados pelos palestrantes. Dentre eles, a professora e pesquisadora da URCA, Cláudia Rejane, o professor mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela UFCA, José André de Andrade e o mediador do debate e diretor de Patrimônio Histórico e Cultural da Secult, Roberto Viana.

O debate aconteceu no Núcleo de Artes, Cultura e Educação Marcus Jussier, na sede da Secult.

#Cultura 06/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Ciclo de Reis tem encerramento nesta sexta-feira, 6

O Ciclo de Reis, promovido pela Prefeitura de Juazeiro, será encerrado nesta sexta-feira, 6, com os Bacamarteiros da Paz do Mestre Nena e os grupos de Reisado São Luiz e São Francisco, às 17h, na unidade Sesc Juazeiro.

Ao longo de 13 dias de programação, 49 grupos de reisado, mamulengo, lapinha, bandas cabaçais, além de cocos, guerreiros, bacamarteiros e maneiro-pau foram contemplados na programação.

O evento cultural contou com grande adesão popular. Participaram mais de 1.200 brincantes. Além disso, foram homenageados 6 mestres e mestras por meio da Secretaria de Cultura - SECULT. A Mestra Margarida, o Mestre Antônio Bagaceira, Mestre Cachoeira, Mestre P1, Mestre João Bosco e Mestre Ciço Zabumbeiro.

Dois mestres que fizeram parte do Ciclo de Reis foram contemplados como tesouro vivo do Estado do Ceará: Mestre Dodô do Reisado São Francisco e Mestre Nena do grupo Bacamarteiros da Paz.

Wagner Souza, diretor de produção da Secult, afirma que a secretaria sempre fortalece e salvaguarda a cultura da cidade e da região do Cariri. "São ações que se mantêm vivas, independente do poder público, porém, é muito importante que o poder público incentive e as acompanhe porque a cultura é para o povo", afirma.

Foto: Junior Silva

#Cultura 26/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Ciclo de Reis tem contuidade em Juazeiro

O Ciclo de Reis 2022 tem continuidade, em Juazeiro do Norte, estendendo-se até o dia 6 de janeiro. A programação prevista para esta semana - de 26 a 30 - trará manifestações, como reisados e lapinhas, apresentação da Banda de Música Padre Cícero e entrega de comenda aos mestres e mestras homenageados. As atividades acontecerão nas praças e no Núcleo de Artes, Cultura e Educação Marcus Jussier.

O evento, promovido pelo Município, conta com a parceria do Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB e unidade SESC Juazeiro. A iniciativa tem, ainda, o apoio do Fórum de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano - Focuarte e Governo do Estado do Ceará.

Confira, abaixo, a programação para esta segunda-feira, 26:

#Cultura 22/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Juazeiro realiza abertura do Ciclo de Reis 2022

O Ciclo de Reis em Juazeiro do Norte foi aberto nessa quarta-feira, 21, com o tradicional cortejo, saindo da Praça Dirceu Figueiredo, em frente à Prefeitura.

Com a participação de 49 grupos culturais, e homenagens a seis mestres, o cortejo desceu pela Rua São Pedro, encerrando o trajeto no SESC, com diversas apresentações.

Para o secretário de Cultura do Município, Vandinho Pereira, a manifestação cultural é o maior movimento com grupos da tradição do estado do Ceará.

Na concentração, a participação de diversas gerações, desde mães com filhos de colo, até idosos. O prefeito Glêdson Bezerra, que esteve presente no evento, ressaltou a importância desse ponto, frisando que as futuras gerações darão continuidade aos movimentos culturais.

A programação segue até o dia 6 de janeiro de 2023, com 9 pólos espalhados por toda a cidade.

#Cultura 20/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Juazeiro abre ciclo de Reis nesta quarta-feira, 21

O Ciclo de Reis 2022, organizado pela Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT, começa nesta quarta-feira, 21. O tradicional cortejo de abertura, com a participação dos grupos de tradição do Município, sairá da Praça Dirceu Figueiredo, em frente à Prefeitura, às 15 horas.

O desfile percorre a Rua São Pedro encerrando o cortejo em frente ao SESC. A programação contará, ainda, com nove polos com apresentações dos grupos de tradição popular, como reisados, lapinhas e banda cabaçal.

O encerramento do evento será no dia 6 de Janeiro de 2023. O Ciclo de Reis conta com a parceria do Centro Cultural Banco do Nordeste e do SESC Juazeiro.

Confira, abaixo, a programação completa, sujeita a alterações.

Foto: Thiago Sousa

#Cultura 19/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT divulga resultado final para processo seletivo do uso das baias

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT divulgou o resultado final do processo seletivo para autorização do uso das baias do Parque de Eventos Padre Cícero.

Foram disponibilizadas 22 baias. O contrato tem vigência de um ano, podendo ser renovado anualmente.

Veja a lista completa no documento abaixo.

#Cultura 13/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Exposição “Natal Sensorial” retorna a Juazeiro durante período natalino

A exposição "Natal Sensorial" retorna a Juazeiro dentro da programação do Natal da Esperança, promovido pela Prefeitura. As esculturas são produzidas em fibra de vidro e ficarão expostas até o dia 6 de janeiro de 2023.

Montado na Praça Padre Cícero, o presépio, em tamanho real, convida o público a uma experiência sensorial, a partir das texturas, cheiros, sons e cores, que remetem ao momento do nascimento de Jesus.

Idealizada pela Shanadú Ateliê Escola, com autoria de Francisco dos Santos e curadoria de Edvânia Martins, as peças são um convite para que o observador, através de sensações, faça uma viagem no tempo.

Foto: Thiago Sousa

#Cultura 13/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura divulga programação oficial do Ciclo de Reis

O Ciclo de Reis 2022, organizado pela Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT, disponibilizou a programação oficial.

No próximo dia 21, haverá o tradicional cortejo de abertura, com a participação dos grupos de tradição do Município. A concentração será na Praça Dirceu Figueiredo, em frente à Prefeitura, a partir das 15 horas.

As manifestações culturais percorrerão pela Rua São Pedro, encerrando em frente ao SESC.

As atrações seguem até o dia 6 de Janeiro de 2023. A programação contará, ainda, com oito polos com apresentações dos grupos de tradição popular, como reisados, lapinhas e banda cabaçal.

A programação completa, sujeita a alterações, está disponível abaixo.

Foto: Thiago Sousa

#Cultura 07/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT divulga manifestações culturais aptas a participar do Ciclo de Reis

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT divulgou a relação das manifestações culturais que irão participar do Ciclo de Reis, que acontecerá de 21 de dezembro até o dia 6 de janeiro de 2023.

Serão grupos de reisado, mamulengo, lapinha, bandas cabaçais, além de côcos, guerreiros, bacamarteiros e maneiro pau. Também serão realizadas homenagens a mestres e mestras do município.

Confira a lista completa.

#Cultura 29/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Festival Padre Cícero segue com atrações durante toda a semana

O I Festival Padre Cícero continua, durante toda esta semana, com uma série de atividades e shows artísticos, no largo do Memorial. Entre as ações do evento está uma feira gastronômica e de artesanato, que funciona a partir das 15 horas. Nesta terça-feira, 29, às 18 horas, haverá show do cantor Junu e, às 19 horas, quem sobe ao palco, é a cantora Liah Soares.

Na programação do I Festival Padre Cícero consta, ainda, um aulão de dança com Carlinhos de Jesus, na quinta-feira, 1º de dezembro.

Já na sexta-feira, 2, às 16 horas, haverá transmissão do último jogo da Seleção Brasileira de Futebol na fase de grupos da Copa do Mundo. Após o jogo, o evento será encerrado com show da sambista Jhusara e do cantor Marcelo Jeneci.

O Festival Padre Cícero conta com apoio da Prefeitura de Juazeiro do Norte. A municipalidade atua na segurança, no suporte de saúde e aparato logístico.

Foto: Rafael Arrais

#Cultura 25/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Expoanime Cariri 2022 acontece neste final de semana

Durante este sábado, 26, e o domingo, 27, acontecerá a Expoanime Cariri 2022, na Unileão Campus Lagoa Seca. O evento conta com a parceria da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT, e terá a presença de Tânia Gaida, dubladora do desenho Dragon Ball Z e Lucas Olly, dancer oficial do BTS no Brasil.

Além disso, haverá uma mega arena de games, torneios de jogos, arena gamer retrô, palco Just Dance, arena K-pop e cosplay.

Serão disponibilizados ônibus gratuitos no domingo, 27, a partir das 10 horas. Um ônibus sairá a cada 30 minutos da Avenida Padre Cícero, em frente ao Cariri Garden Shopping.

Foto: Thiago Sousa

#Cultura 25/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Segundo dia de Festival Padre Cícero terá show de Tânia Alves

O I Festival Padre Cícero segue nesta sexta-feira, 25, com a abertura da feira gastronômica, de artesanato, e workshop com a modelo Suyane Moreira. Os interessados em participar do workshop devem se inscrever no site oficial do evento. À noite, haverá apresentação da cantora Tânia Alves.

O festival teve início nessa quinta-feira, 24, e contou com a transmissão da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022 e show da cantora Solange Almeida.

Acompanhe a programação desta sexta-feira:

15h - Feira Gastronômica, Exposição Padre Cícero e aulas com atividades integradas

16h30 - Workshop de moda com Suyane Moreira

17h30 - Apresentação do Grupo Tradição Coco Frei Damião da Mestra Marinez

18h - Show Musical com o Grupo Azalee - MPB vozes femininas

19h - Show com Carol Aquino e Banda

20h30 - Show com Tânia Alves e Banda

#Cultura 24/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT realiza credenciamento para o Ciclo de Reis

A Secretaria de Cultura de Juazeiro está disponibilizando o edital de credenciamento para o Ciclo de Reis 2022. Os grupos de tradição popular podem se inscrever até o próximo dia 29.

As inscrições ocorrerão na sede da Secult, localizada na Rua Antônio Valter Honorato, S/N, bairro José Geraldo da Cruz.

O Ciclo de Reis acontecerá de 21 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023.

O edital está disponível abaixo.

Foto: Carlos Lourenço

#Cultura 23/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Festival Padre Cícero realiza coletiva de imprensa com presença do Prefeito

Uma coletiva de imprensa foi promovida nesta quarta-feira, 23, no auditório do Hotel Iuá, divulgando a programação, os artistas e a estrutura do Festival Padre Cícero, que tem a Prefeitura de Juazeiro do Norte como apoiadora da realização do evento.

O Festival Multicultural acontece de 24 de novembro a 2 de dezembro, na Praça do Memorial, com uma programação diversificada. Serão apresentações de grupos de cultura tradicional da região, dança, teatro e shows de artistas nacionais e da terra.

Entre as ações do festival, terá uma Feira Gastronômica e de artesanato, onde a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação-Sedeci atuou na mobilização e orientações dos pequenos empreendedores. Também foram realizadas ações com os comerciantes da Alameda e das feiras de artigos religiosos da Praça Padre Cícero, com palestras sobre técnicas de vendas, atendimento e orientação a respeito do horário de funcionamento durante o festival.

O evento irá impactar cerca de 100 empreendimentos diretos, que irão atuar no espaço ou nas imediações.

O prefeito Glêdson Bezerra destacou a importância de receber e apoiar um evento desse porte. Ao Município, coube a cessão do espaço e apoio em infraestrutura e segurança.

#Cultura 01/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município visita Mestres da Cultura

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte está realizando visitas aos Mestres da Cultura do município. O propósito é fortalecer o diálogo com os personagens da cultura local, no intuito de realizar ações futuras, valorizando e mantendo as tradições existentes na nossa cidade.

Além disso, a pasta busca ouvir as demandas e reivindicações para melhorar as ações já existentes, como o Ciclo de Reis e o Cultura para Todos.

Veja a lista dos mestres e mestras que recepcionaram a SECULT:

*Mestre Dodô - Reisado São Francisco

*Mestre Lúcia - Reisado Mirim Estrela Guia

*Mestre Zezinho - Reisado Santa Luzia

*Mestre Luiz - Reisado São Luiz

*Mestre João Bosco - Banda Cabaçal João Batista

*Mestre Expedito - Banda Cabaçal Santo Expedito

*Regina Célia - Lapinha Menino Jesus

*Maria Vanda- Lapinha Santa Clara

*Mestre Raimundo e Mestre Antônio - Reisado Discípulos do Mestre

*Pedro - Reisado dos Irmãos e Maneiro Pau do Mestre Raimundo.

#Cultura 24/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT divulga edital para o Ciclo de Reis

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT lança o edital de seleção de Organização da Sociedade Civil - OSC para a realização do Ciclo de Reis 2022.

O evento será realizado de 21 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023. O Edital está publicado no Diário Oficial do Município, da última sexta-feira, 21.

As sugestões devem ser encaminhadas para o e-mail: secult@juazeiro.ce.gov.br.

Foto: Thiago Sousa

#Cultura 10/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Vaquejada de Juazeiro reuniu mais de 50 mil pessoas nos quatro dias

Durante os quatro dias, a 44ª Vaquejada de Juazeiro do Norte, no Parque de Eventos Padre Cícero, reuniu mais de 50 mil pessoas. O público assistiu as competições de derrubada de bois e participou dos shows durante os últimos dias 6 a 9.

No total, foram R$101 mil reais em prêmios para os competidores. Na categoria Aberta, dividiram o 1º lugar, os vaqueiros Fernando de São Bento e Vinícius Bento.

Na categoria Feminina, o 1º lugar também foi dividido. As ganhadoras foram as Amazonas Maria Vitória e Suely Guedes. E na Aspirante, o 1º lugar foi rachado entre os vaqueiros Davi Rocha, Davi Pichure, Pirulito, Dr. Vinícios, Josenildo Soares e Everton Pinheiro.

O evento é uma realização da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT. Em 2023, a manifestação cultural retornará para a data tradicional, durante o mês de julho.

Fotos: Júnior Silva e Thiago Sousa

#Cultura 08/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Vaquejada de Juazeiro do Norte tem sucesso de público

Milhares de pessoas participaram do segundo dia da 44ª Vaquejada de Juazeiro do Norte, nessa sexta-feira, 7.

Durante o dia ocorreu a tradicional Cavalgada, com a participação de centenas de vaqueiros, desfilando pelas ruas da cidade. No Parque de Eventos, o dia foi de competições, e à noite, shows das bandas Forró Real, Souza Cobra e Forró Tapera atraíram uma multidão.

A Vaquejada será encerrada neste domingo, 9.

Acompanhe a programação:

- Sábado, 8 de outubro:

Forrozão Baby Som

Celsinho Vaqueiro

Vicente Neto & Forró do Raiz

- Domingo, 9 de outubro:

Anderson Cantor & Véi da Pisadinha

Ranier Oliveira

Matheus Lima

Joãozinho do Exu.

#Cultura 07/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Cavalgada abre a 44ª Vaquejada de Juazeiro do Norte

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - Secult realizou a tradicional Cavalgada como abertura oficial da 44ª Vaquejada do Município, na manhã desta sexta-feira, 7. O evento contou com a participação de centenas de vaqueiros.

Antes de iniciar a caminhada da vaqueirama até o Parque de Eventos Padre Cícero, o Padre Paulo Borges, da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, deu a bênção aos presentes, no Largo da Matriz. Os vaqueiros seguiram pelas principais ruas de Juazeiro até o Parque de Vaquejada.

Os órgãos de segurança fiscalizaram as recomendações colocadas pelo Ministério Público, como a proibição de carroças e automotores. Os animais dos carroceiros participaram, mas sem o veículo de tração.

A programação segue até o próximo domingo, 9, com competições durante os turnos manhã, tarde e noite.

- Shows

- Sexta-feira, 7 de outubro:

Forró Real

Souza Cobra

Forró Tapera

- Sábado, 8 de outubro:

Forrozão Baby Som

Celsinho Vaqueiro

Vicente Neto & Forró do Raiz

- Domingo, 9 de outubro:

Anderson Cantor & Véi da Pisadinha

Ranier Oliveira

Matheus Lima

Joãozinho do Exu.

Fotos: Thiago Sousa

#Cultura 05/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município divulga recomendações para a realização da Vaquejada

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura - SECULT, divulga recomendações para a realização da 44ª Vaquejada de Juazeiro do Norte e a tradicional Cavalgada.

Em relação à Cavalgada, serão proibidas carroças e automotores. Os animais dos carroceiros podem participar, mas sem o veículo de tração.

Tanto para a Vaquejada como para a Cavalgada, serão proibidos os maus-tratos aos animais. Não podem participar animais com ferimentos ou sangramentos. Também estão proibidos o uso de arreios que possam ferir os equinos, e objetos perfurocortantes ou de choque nos bovinos.

Os órgãos de segurança estarão atuando.

O Termo de Ajustamento de Conduta está disponível abaixo.

#Cultura 05/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Decreto proíbe venda de bebidas em garrafas e copos de vidro durante a Vaquejada

O Município de Juazeiro do Norte decretou a proibição da venda de bebidas em garrafas e copos de vidro, durante a 44ª Vaquejada do município, de 6 a 9 deste mês.

A regra vale para todos os bares e barracas com ambiente aberto, como também, em toda a área do Parque de Eventos Padre Cícero.

Fica proibido, também, o uso de som particular nas barracas e restaurantes. O encerramento dos shows musicais deverá acontecer até às 3 horas da manhã, não podendo ficar ligado qualquer equipamento de som depois do encerramento do evento festivo.

O comerciante que não cumprir o Decreto estará cometendo crime de desobediência, de acordo com o Art. 330 do Código Penal Brasileiro, sujeitando-se à aplicação da Lei Penal.

#Cultura 04/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município divulga programação da vaquejada

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura - SECULT, divulga a programação oficial das competições, cavalgada e shows da 44ª Vaquejada do Município. As competições serão realizadas nos próximos dias 6 a 9, com R$100 mil em prêmios, divididos entre as categorias Aberta, Aspirantes e Feminina.

Durante os quatro dias, terão competições nos turnos manhã, tarde e noite. Os destaques são para as disputas. No sábado, 8, às 18 horas, acontecerão as da categoria Aberta.

Já as disputas das categorias Aspirante e Feminina, serão no domingo, 9, às 18 horas.

Os horários estão sujeitos a alterações, sem aviso prévio, devido aos ajustes no mapa de senhas.

- Cavalgada

A tradicional Cavalgada será na sexta-feira, 7, com concentração a partir das 7 horas, no Largo da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores.

Às 8 horas, haverá a Bênção dos Vaqueiros, e, em seguida, a Cavalgada, com o seguinte percurso:

Rua Padre Cícero

Rua São Francisco

Rua São Paulo

Av. Castelo Branco

Rua Ivanir Feitosa

Rua Sebastião Mariano

Av. Paizinho Sabiá

Rua Carlos Alberto Alves Quirino

Parque de Vaquejada

A chegada ao Parque de Vaquejada está prevista para às 11 horas da manhã.

- Shows

Confira a programação:

- Quinta-feira, 6 de outubro:

Pisadinha de Luxo

Desvele Santos

Carol Aquino

- Sexta-feira, 7 de outubro:

Forró Real

Souza Cobra

Forró Tapera

- Sábado, 8 de outubro:

Forrozão Baby Som

Celsinho Vaqueiro

Vicente Neto & Forró do Raiz

- Domingo, 9 de outubro:

Anderson Cantor & Véi da Pisadinha

Ranier Oliveira

Matheus Lima

Joãozinho do Exu.

#Cultura 03/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município divulga relação dos vendedores ambulantes para a Vaquejada de Juazeiro 2022

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT divulga a relação dos vendedores ambulantes que irão trabalhar durante a Vaquejada de Juazeiro do Norte 2022. O evento ocorre entre os próximos dias 6 a 9, no Parque de Eventos Padre Cícero.

Serão 95 comerciantes, divididos entre barracas de comidas e bebidas, além dos vendedores volantes.

Confira, abaixo, a lista dos contemplados de cada categoria.

#Cultura 22/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura divulga programação da Vaquejada de Juazeiro do Norte

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura - SECULT, divulga a programação oficial das competições da 44ª Vaquejada do Município.

As competições serão realizadas de 6 a 9 de outubro, com R$100 mil em prêmios, divididos entre as categorias Aberta e Aspirantes.

Veja os horários:

- Quinta-feira, 6 de outubro (Classificação):

8h - Aspirante - Senhas 1.000 a 1.200;

8h - Aberta - Senhas 2.000 a 2.200;

- Sexta-feira, 7 de outubro (Classificação):

6h - Aspirante - Senhas 1.201 a 1.400;

6h - Aberta - Senhas 2.201 a 2.400;

- Sábado, 8 de outubro (Classificação/Disputa):

6h - Aspirante - A partir das senhas 1.401;

8h - Aberta - Todos os competidores que estiverem faltando correr;

18h - Disputa da categoria Aberta;

- Domingo, 9 de outubro (Classificação/Disputa):

6h - Aspirante - Todos os competidores que estiverem faltando correr. Em seguida, a disputa da categoria.

Os horários estão sujeitos a alterações, sem aviso prévio, devido aos ajustes no mapa de senhas.

As inscrições serão realizadas através do site: www.senhadavaqueirama.com.br. Para maiores informações, basta entrar em contato com a SECULT, pelo telefone: (88) 3199.0456, e também com Wellington Maia, pelo número: (85) 99790.9974.

Foto: Rafael Arraes

#Cultura 19/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT lança edital de credenciamento dos vendedores ambulantes para a 44° Vaquejada de Juazeiro

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT lança edital de chamamento para os vendedores ambulantes que tiverem interesse em oferecer seus serviços durante a 44ª Vaquejada de Juazeiro do Norte. O evento acontecerá de 6 a 9 de outubro.

As inscrições iniciam nesta terça-feira, 20, e vão até a quinta-feira, 22. Os interessados podem procurar o Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, das 8h às 12 horas, e das 13h às 17 horas.

O Edital está publicado no Diário Oficial do Município do dia 14 de setembro, disponível no site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br.

#Cultura 19/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Abertas inscrições para a 44ª Vaquejada de Juazeiro do Norte

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura - SECULT, abriu as inscrições para a 44ª Vaquejada de Juazeiro do Norte.

O evento será realizado no Parque Padre Cícero, dos dias 6 a 9 de outubro.

Serão R$ 100 mil em prêmios. As inscrições poderão ser feitas através do site: www.senhadavaqueirama.com.br.

Veja como ficou a distribuição de prêmios e valores das inscrições:

Categoria Aberta: R$ 60 mil

1º Lugar - R$20 mil;

De 2º ao 5º ou ao 10° Lugar - R$40 mil no total;

Valor da Senha: R$610,00, com inclusão da taxa ABVAQ;

Limite de 2 senhas por cavalo;

Categoria Aspirante: R$ 40 mil

1º Lugar - R$15 mil;

De 2º ao 5º ou ao 10° Lugar - R$ 25 mil no total;

Valor da Senha: R$410,00, com inclusão da taxa ABVAQ;

Limite de 3 senhas diretas.

O boi de TV antecipado custa R$40 e no dia será R$150.

Para maiores informações, basta entrar em contato com a SECULT, pelo telefone: (88) 3199.0456, ou com Wellington Maia, pelo número: (85) 99790.9974.

#Cultura 12/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT promove ações do projeto “Cultura para Todos” na Romaria de Nossa Senhora das Dores

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT realizará desta terça-feira, 13, até a próxima quinta-feira, 15, ações do projeto "Cultura para Todos". Os atos acontecem dentro da programação da Romaria de Nossa Senhora das Dores.

Serão apresentações no Teleférico do Horto, na Quermesse da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, no Mercado Central e na Procissão da Padroeira.

Confira a programação:

- Dia 13 de setembro, terça-feira;

Horário: 8 horas;

Local: Apresentação Cultural no Teleférico do Horto;

Artista: Jarbas Xenofonte - Voz e Violão;

- Dia 14 de setembro, quarta-feira;

Horário: 10 horas

Local: Mercado Central de Juazeiro do Norte;

Artista: Matheus Costa;

Horário: 20 horas

Local: Quermesse da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores;

Artista: Romário Soares;

- Dia 15 de setembro, quinta-feira;

Horário: 10 horas

Local: Mercado Central de Juazeiro do Norte;

Artista: José Vitor (Vito);

Horário: 15 horas

Local: Apresentação Cultural na Procissão de Nossa Senhora das Dores;

Artista: Grupo Reisado São Francisco - Sítio Popô - Mestre Tico Barbosa.

Fotos: Thiago Souza

#Cultura 09/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município adia atualização do Plano Decenal de Cultura

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT remarcou a discussão e atualização do Plano Decenal de Cultura do Município. A atualização será válida para o decênio 2022 - 2032. A última foi realizada em 2012.

O adiantamento se deve ao baixo número de inscrições. Com isso, a pasta reforça que é importante a participação de todos, tendo em vista que o objetivo é a construção de um projeto consistente de cultura para os próximos dez anos.

Para a primeira etapa, será realizado nos próximos dias 20, 21 e 22, o Seminário Cultura para Todos, das 14h às 16 horas, no Núcleo de Artes, Educação e Cultura Marcus Jussier. As inscrições podem ser feitas através do link abaixo:

Veja abaixo os grupos e datas:

GT 1 - Economia da cultura e Incentivo e apoio à arte e à cultura - Dia 20 de setembro;

GT 2 - Patrimônio, história e memória - Dia 21 de setembro;

GT 3 - Gestão do Fundo Municipal de Cultura - Dia 22 de setembro.

#Cultura 05/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT entrega fardamento para Banda de Música Padre Cícero

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT realizou, nesta segunda-feira, 5, a entrega do fardamento dos componentes da Banda de Música Padre Cícero.

A solenidade aconteceu na sede da pasta e contou com a presença do prefeito Glêdson Bezerra, do secretário de Cultura, Vandinho Pereira, e membros da banda.

Foram entregues, aos 30 componentes, fardamentos para solenidades e para eventos tradicionais.

A Banda de Música Padre Cícero, considerada um dos patrimônios históricos do Município, tem 136 anos de história, criada quando Juazeiro do Norte ainda era Tabuleiro Grande. O grupo sempre está presente nos principais eventos municipais.

#Cultura 01/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Dia da Profecia é celebrado pela Secretaria de Cultura

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT celebra nesta quarta 1°, o Dia da Profecia. A data é em alusão ao dia que Padre Cícero profetizou que Aureliano Pereira da Silva teria 36 filhos. A celebração é parte da agenda festiva da Secult.

O dia é comemorado no Município, devido à Lei Municipal 5.013, de 10 de outubro de 2019, que institui a celebração.

A profecia aconteceu em 1956, concretizando-se com o nascimento de Francisco Gondim Pereira, fruto do quinto e último casamento de Aureliano Pereira.

Aureliano Pereira da Silva nasceu em 1888, era natural de Atalaia, estado de Alagoas, e fixou residência em Juazeiro do Norte, em 1895. No Município, ele estabeleceu forte relação de amizade e aconselhamento com o Padre Cícero.

Ao ficar viúvo da primeira esposa, com nove filhos, que ainda eram crianças, Aureliano buscou os conselhos do Padre. O sacerdote o tranquilizou, afirmando que Deus o escolheu para ter 36 filhos. A data da profecia foi dia

1º de setembro de 1918, na casa de Padre Cícero.

Aureliano faleceu em 1973, e é homenageado em logradouros públicos de Juazeiro.

#Cultura 01/09/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secretaria de Cultura abre inscrições para repasses públicos no Exercício 2022/2023

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT abriu as inscrições para a Seleção de Organizações da Sociedade Civil - OSCs, para o recebimento de repasses públicos no Exercício de 2022/2023.

O Edital de Chamamento Público N° 06/2022, ficou disponível durante os meses de julho e agosto para consulta.

Para as entidades que pretendem participar do certame, haverá um cronograma por mês, para recebimento de propostas. A documentação será entregue na sede da SECULT, na Rua Antônio Valter Honorato Teles, S/N, bairro José Geraldo da Cruz, das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Confira o cronograma por mês para recebimento das propostas:

*De 1º a 5 de setembro;

*De 3 a 7 de outubro;

*De 1º a 7 de novembro;

*De 1º a 6 de dezembro.

#Cultura 31/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT realiza ações de folclore nas escolas

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT, em parceria com a Secretaria de Educação - SEDUC, realizou ações de folclore em duas escolas da Rede Municipal.

Foram realizadas apresentações de grupos de reisado na Escola Professora Doralice de Figueiredo Rocha, bairro Pedrinhas, e na Carolina Sobreira, nos últimos dias 24 e 26.

As ações foram em alusão ao Dia Nacional do Folclore, comemorado anualmente no dia 22 de agosto.

#Cultura 26/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT expõe xilogravuras contando história do Caldeirão

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT expõe, no Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, a história do Caldeirão, através da xilogravura. O horário da exposição é das 8h às 17 horas.

As impressões, do artista Cícero Vieira, surgiram a partir de 18 desenhos usados para ilustrar um livro que contava a história do Caldeirão do Beato José Lourenço.

Cícero já realizou trabalhos na Lira Nordestina e já expôs no Centro Cultural Banco do Nordeste.

O Núcleo Marcus Jussier fica localizado na Rua Coronel Antônio Fernandes, S/N, bairro José Geraldo da Cruz.

#Cultura 22/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT realiza roda de conversa sobre o Dia Nacional do Folclore

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT realiza nesta segunda-feira, 22, a partir das 18 horas, uma roda de conversa sobre o Dia Nacional do Folclore. O momento acontece no Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier.

O tema será Educação Patrimonial, e o trabalho vai ser conduzido pelo diretor de patrimônio histórico da SECULT, Roberto Viana, com a participação do Mestre Dodô (Reisado São Francisco) e Mestre Tarcísio (Reisado São Miguel).

Haverá, também, uma apresentação dos grupos de reisados.

Foto: Júnior Silva

#Cultura 16/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT abre cadastramento para identificação de trabalhadores do audiovisual

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT abriu o cadastramento dos trabalhadores do audiovisual do Município, com o intuito de realizar o levantamento do quantitativo da categoria e incluí-los na Lei Paulo Gustavo.

A Lei Complementar nº 195 foi sancionada em 8 de julho último. Os juazeirenses que desenvolvem trabalhos no setor serão contemplados com os repasses financeiros. A maior parte da verba virá da arrecadação da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional - Condecine.

Para maiores esclarecimentos, basta entrar em contato através do número: (88) 3199- 0456.

O cadastramento será feito através de um formulário on-line, disponível abaixo.

#Cultura 16/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT realizará atualização do Plano Decenal de Cultura de Juazeiro do Norte

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte fará a discussão e atualização do Plano Decenal de Cultura do Município. A última foi realizada em 2012. Esta será válida para o decênio 2022 - 2032.

Para a primeira etapa da atualização, será realizado o Seminário Cultura para Todos. O evento acontecerá de 12 a 14 de setembro próximo.

A proposta é reunir os trabalhadores, pesquisadores e agentes da cultura juazeirense, para a avaliação e a atualização do Plano, dentro da construção de políticas públicas para o setor cultural.

Serão três grupos de trabalho, realizados no Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier.

Confira a lista de grupos de trabalhos:

- Dia 12 de setembro: Economia da cultura e incentivo e apoio à arte e a cultura;

- Dia 13 de setembro: Patrimônio, história e memória;

- Dia 14 de setembro: Gestão do fundo municipal de cultura.

As inscrições são feitas através de um formulário on-line, disponível abaixo.

Foto: Thiago Sousa

#Cultura 05/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT abre inscrições para projeto “Toda Banda de Música é uma Escola”

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT abre inscrições para os alunos da rede pública do Município participarem do projeto "Toda Banda de Música é uma Escola".

As inscrições devem ser feitas de forma presencial na sede da SECULT, na Rua Antônio Valter Honorato Teles, S/N, bairro José Geraldo da Cruz, nos horários de 8h às 12 horas e das 13h às 16h30.

É necessário levar os documentos do responsável e da criança para o preenchimento da ficha.

Para mais informações, entrar em contato através do número: (88) 3199- 0456.

#Cultura 04/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura e Sesc dialogam sobre Mostra Cariri de Culturas 2022

Nesta quinta-feira, 4, o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, juntamente com o secretário de Cultura, Vandinho Pereira, se reuniram com os representantes do Serviço Social do Comércio - SESC, Sérgio Magalhães e Daiane Feitosa, para conversar sobre a Mostra Cariri de Culturas, marcada para o período de 26 a 28 deste mês.

Sérgio Magalhães afirma que o propósito foi formalizar a parceria entre Município e SESC, para que o órgão utilize os espaços da cidade nas ações do evento.

Glêdson afirmou que a Prefeitura se coloca à disposição da parceria, visando uma Mostra tão grandiosa como as edições anteriores.

O secretário Vandinho Pereira reforçou a disponibilidade dos espaços em Juazeiro, além da equipe técnica, destacando que o evento é importante para a cultura juazeirense.

#Cultura 02/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT lança edital de chamamento para repasses públicos no Exercício de 2022/2023

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte lançou Edital de Chamamento Público N° 06/2022, da Seleção de Organizações da Sociedade Civil - OSCs, para o recebimento de repasses públicos no Exercício de 2022/2023.

O edital está à disposição no Diário Oficial do Município do dia 28 de julho. Quaisquer informações acerca do Edital, deverão ser enviadas ao e-mail da pasta: secult@juazeiro.ce.gov.br.

#Cultura 29/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT realiza oficina de processos criativos com música digital

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT realiza todas as terças-feiras, das 18h às 20h30, a oficina de processos criativos com música digital, ministrada pelo artista Junú.

As aulas acontecem no Núcleo de Artes, Educação e Cultura Marcus Jussier, na Rua Coronel Antônio Fernandes, 23, bairro José Geraldo da Cruz.

A oficina aborda o básico sobre linguagem e equipamentos de áudio para uso amador ou profissional, como também sugestões para organização de conteúdos.

Além disso, trata o básico sobre áudio, e como usar esses conhecimentos de maneira intuitiva no processo de criação e desenvolvimento de ideias.

#Cultura 28/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Reforma no Parque de Eventos Padre Cícero será iniciada na segunda-feira, 1º

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura - SECULT, assinou nesta quinta-feira, 28, a ordem de serviço para reforma do Parque de Eventos Padre Cícero. A obra deve ser iniciada na próxima segunda-feira, 1º. A empresa responsável será a Construtora Salinas e Empreendimentos.

O secretário da pasta, Vandinho Pereira, esteve no equipamento, acompanhado dos representantes da empresa, onde assinaram o documento.

Vandinho afirma que a obra será fundamental para a realização da tradicional Vaquejada do Município, marcada para acontecer, excepcionalmente, de 6 a 9 de outubro.

#Cultura 26/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT vai realizar oficina de Dança de Reisado e Jogo de Espadas

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT realizará nos dias 3 e 4 de agosto, das 19h às 21 horas, uma oficina de dança de reisado e jogo de espadas. As aulas acontecerão no Centro de Artes, Educação e Cultura Marcus Jussier.

As inscrições são gratuitas, com 20 vagas disponíveis, e podem ser realizadas na Secult, na Rua Antônio Valter Honorato Teles, S/N - José Geraldo da Cruz.

Podem, também, ser realizadas pelo telefone: (88) 3199-0456.

As aulas serão ministradas pela Mestre Flatenara, que se destaca na sua performance como brincante, especialmente por sua maestria na dança e no jogo de espadas, nas apresentações dos Reisados de Congo do Cariri.

No final da oficina, será realizada uma apresentação do resultado dessa vivência.

#Cultura 25/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Arco de Nossa Senhora de Fátima é reconhecido como patrimônio histórico material de Juazeiro do Norte

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT informa que o Arco de Nossa Senhora de Fátima, popularmente conhecido como Arco dos Salesianos, foi reconhecido como patrimônio histórico material do Município.

A lei N°5314/2022, proposta pelo Legislativo, por iniciativa do vereador Márcio Jóias, foi sancionada pelo Prefeito Glêdson Bezerra.

O monumento foi inaugurado em 1953, em alusão aos festejos referentes à passagem da imagem de Nossa Senhora de Fátima pela região do Cariri.

O arco tem forte representatividade no Município, fazendo parte do ambiente afetivo do povo juazeirense, e agora, passa a integrar a lista de imóveis sob proteção da Diretoria de Patrimônio Cultural de Juazeiro do Norte, órgão vinculado à SECULT.

#Cultura 21/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Exposição sobre o Juazeiro Antigo pode ser visitada até esta sexta, 22

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT realiza a exposição "Juazeiro Antigo", na Praça Padre Cícero. As peças ficarão expostas até esta sexta-feira, 22.

O intuito é manter viva a história do Município, abordando os temas da religiosidade e trabalho.

O cenário é confeccionado em madeira e outros materiais, apresentando aos visitantes um pouco da história de Juazeiro.

Fotos: Thiago Sousa

#Cultura 19/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT realiza colóquio sobre memórias e saberes tradicionais

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - SECULT lançará o 1º Colóquio Histórico de Juazeiro do Norte, que tem como tema: "Memórias e Saberes Tradicionais". O evento acontecerá na Escola de Saberes Daniel Walker, dos dias 20 a 22, a partir das 18h30, dentro da programação da Semana do Município.

O propósito do colóquio é divulgar e discutir aspectos da história do Município, através de debates com autores que discutem as temáticas sobre a experiência histórica de Juazeiro.

Além dos debates, terão também apresentações culturais.

Acompanhe a programação:

*Dia 20, quarta-feira - A Utopia do Juazeiro:

- Ms. Regivania Belisário (Casa do Alto);

- Ms. Roberto Viana (URCA/UFC/SECULT);

*Dia 21, quinta-feira - Cultura e Poder em Juazeiro:

- Dra. Fátima Pinho (URCA);

- Roberto Júnior (SECULT/Cariri das Antigas);

*Dia 22, sexta-feira - Juazeiro Místico:

- Dra. Renata Marinho (URCA);

- Ms. Roberto Viana (URCA/UFC/SECULT).

#Cultura 13/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT realiza exposição sobre Juazeiro Antigo durante a Semana do Município

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT promoverá uma exposição sobre o Juazeiro Antigo durante a Semana do Município, que acontecerá desta sexta-feira,15, ao dia 22.

A exposição será aberta às 10 horas, na Praça Padre Cícero, onde ficará exposta. O propósito é manter viva a história sobre o Juazeiro Antigo, no qual serão abordados temas como religiosidade e trabalho.

O cenário será todo confeccionado em madeira. As peças permitirão conhecer mais sobre os primeiros passos dados para a emancipação do Município.

#Cultura 06/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Vaquejada de Juazeiro do Norte 2022 será realizada em outubro

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura - SECULT, anuncia que a tradicional vaquejada do Município acontecerá no mês de outubro, dos dias 6 a 9.

A vaquejada acontecerá numa nova data devido à interdição das arquibancadas do Parque de Eventos, que passarão por reforma, que será iniciada já este mês.

Em breve, serão divulgados os detalhes sobre a premiação e o formato do evento.

#Cultura 27/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Festival de Quadrilhas de Juazeiro encerra com premiação

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT realizou, durante os dias 23 a 26 de junho, o Festival de Quadrilhas do Município. Dezenove quadrilhas se apresentaram durante três dias, no Ginásio Poliesportivo, e nesse domingo, 26, foi realizada a premiação das categorias infantil e adulto, tanto da classificação geral, como dos destaques: melhor casamento, casal de noivos, rainha, marcador e repertório.

Mais de R$10 mil reais foram investidos em prêmios para os três primeiros lugares de cada divisão, além de terem recebido troféus. O evento foi federado pela União Junina do Ceará.

Confira abaixo a classificação:

*Categoria infantil

- Classificação geral:

1º Lugar: Quadrilha Pinga Fogo;

2º Lugar: Quadrilha São Domingos Júnior;

3º Lugar: Quadrilha Matutino Júnior;

- Destaques:

Melhor casamento: Quadrilha Pinga Fogo;

Repertório: Quadrilha Pinga Fogo;

Marcador: Quadrilha Pinga Fogo;

Noivo: Quadrilha Pinga Fogo;

Noiva: Quadrilha Pinga Fogo;

Rainha: Quadrilha São Domingos Jr.

*Categoria adulto

- Classificação geral:

1º Lugar: Quadrilha Nação Nordestina;

2º Lugar: Quadrilha Junina Paixão do Cariri;

3º Lugar: Quadrilha Rochedo dos Matutinos;

- Destaques:

Melhor casamento: Quadrilha Junina Paixão do Cariri;

Repertório: Quadrilha Rochedo dos Matutinos;

Marcador: Quadrilha Rochedo dos Matutinos;

Noivo: Quadrilha Nação Nordestina;

Noiva: Quadrilha Nação Nordestina;

Rainha: Quadrilha Nação Nordestina.

Fotos: Josimar Segundo, Júnior Silva e Thiago Sousa

#Cultura 23/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Mostra de Quadrilhas reúne população na Alameda

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte realizou entre os dias 20 e 22, a 1ª Mostra de Quadrilhas. O evento aconteceu na Alameda e atraiu grande público nas três noites de apresentações.

Participaram cinco quadrilhas: Curumim do Sertão, Luar do Sertão, Cheiro de Terra, Lis de Ouro e Sangine Arraiá Mirim.

A ideia garantiu mais um espaço de apresentações para esses movimentos culturais, além de levar o Juaforró para todos os públicos.

A programação junina segue com o Festival de Quadrilhas, que será aberto nesta quinta-feira, 23, no Ginásio Poliesportivo.

Fotos: Josimar Segundo e Thiago Sousa

#Cultura 22/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Festival de Quadrilhas de Juazeiro acontece de 23 a 26

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte realizará desta quinta-feira, 23, até o próximo domingo, 26, o Festival de Quadrilhas do município. O evento ocorrerá no Ginásio Poliesportivo, a partir das 18 horas. As competições vão até o sábado, 25, e no domingo, 26, ocorrerá a premiação.

O Festival de Quadrilhas acontece anualmente e só podem participar quadrilhas juazeirenses. A competição é dividida nas categorias infantil e adulto. Serão premiados os três primeiros lugares de cada divisão, com troféu e benefício financeiro.

O evento é federado pela União Junina do Ceará, e 18 quadrilhas participarão da disputa.

Confira a programação completa:

Dia 23 de Junho, quinta-feira

- Categoria infantil:

*18h - Pimpolhos da Nação;

*18h40 - Evolução Junina;

- Categoria Adulto:

*19h20 - Lis de Ouro;

*19h55 - Quadrilha Gonzagão;

*20h30 - Força Nordestina;

*21h10 - Arraiá do Gonga;

Dia 24 de Junho, sexta-feira:

- Categoria Infantil:

*18h - Paixão Cariri Mirim;

*18h40 - Matutino Júnior;

*19h20 - Balão Junina Cariri;

- Categoria Adulto:

*19h55 - Estrela Nordestina;

*20h30 - Xamego Nordestino;

*21h10 - Nação Nordestina;

Dia 25 de junho, sábado:

- Categoria Infantil:

*17h30 - Tabuleiro Grande;

*18h10 - Carcará do Sertão;

*18h50 - São Domingos Júnior;

*19h30 - Fogo de Palha;

*20h10 - Pinga Fogo;

- Categoria Adulto:

*20h50 - Paixão do Cariri;

*21h30 - Rochedo dos Matutinos.

Foto: Josimar Segundo

#Cultura 15/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Juazeiro volta a realizar Forró da Melhor Idade

Marcando o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, bem como a proximidade com os festejos juninos, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho - SEDEST, promoveu nesta terça-feira, 14, a reabertura do Forró da Melhor Idade.

A comemoração é organizada pelo Cento de Referência do Idoso - CRI, e contou com apresentação de quadrilha, comidas típicas e muito arrasta pé. Houve também apresentação do coral dos idosos, bem como do grupo de dança da melhor idade.

Participaram do momento o Prefeito, Glêdson Bezerra, e a primeira-dama Sandra Cavalcante. O gestor municipal destacou a importância desta iniciativa, e informou estar trabalhando para recuperar a piscina do CRI, dedicada a atividades para os idosos.

Fotos: Thiago Sousa

#Cultura 15/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Cortejo cultural abre oficialmente o Juaforró 2022

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura - SECULT, abriu oficialmente o Juaforró 2022 nesta quarta-feira, 15, com o cortejo cultural pelo centro do Município.

O evento contou com a presença do secretário de Cultura, Vandinho Pereira, 19 grupos de quadrilhas, mais de 300 brincantes e os Bacamarteiros da Paz, anunciando que as festividades juninas já iniciaram em Juazeiro.

A culminância foi na Alameda Juazeiro, com apresentações dos grupos. O Juaforró seguirá com a parte de shows até o próximo dia 19, no Parque de Eventos Padre Cícero. O Festival de Quadrilhas acontece de 23 a 26, no Ginásio Poliesportivo, e o Juaforró no Sítio, nos dias 28 e 29, na comunidade rural Carás do Umari.

#Cultura 15/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Juaforró traz o retorno do Palhoção e da Cidade Cenográfica

Para trazer de volta o clima do Juaforró tradicional, a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte resgatou o Palhoção e a Cidade Cenográfica.

O Palhoção consiste em um espaço de desfrute, de aproveitamento da linguagem artística popular. Enquanto no palco central acontecerão os shows com grandes bandas nacionais durante os cinco dias de festa, no Palhoção haverá as apresentações de artistas locais e tradicionais da cultura popular.

A programação inicia às 18h, contando com toda a musicalidade e gastronomia típica da região.

A Cidade Cenográfica foi pensada para remontar a Vila Tabuleiro Grande, relembrando como era o Juazeiro antigo. O espaço terá como elementos de composição de cena: a Prefeitura, Câmara de Vereadores, a Igreja Central, o Bordel Secos e Molhados, que existiu na antiguidade, além do Bar Iracema, onde havia a concentração de artistas da região.

Todos os dias, haverá encenações com o grupo Companhia de Teatro Mandacaru, responsável por fazer o espetáculo desde o primeiro ano de Juaforró. Será permitido entrar nas casas.

Confira as atrações do Palhoção:

- 15 de junho, quarta-feira: Cristiane Moura e Fernandes do Acordeon;

- 16 de junho, quinta-feira: Epitácio Pessoa & Forró Chapéu de Couro e Forrozão K com Nós;

- 17 de junho, sexta-feira: Veríssimo Santos e Felipe Show;

- 18 de junho, sábado: Beto Gomes e Pedim Forró Saliva Doce;

- 19 de junho, domingo: Fan do Acordeon e Moá do Acordeon.

#Cultura 13/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Cortejo cultural abrirá oficialmente festejos do Juaforró

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte realizará nesta quarta-feira, 15, a abertura oficial do Juaforró 2022, com um cortejo cultural.

A concentração será às 8 horas na praça da Prefeitura, seguindo em caminhada até a Alameda Juazeiro. Participarão 19 grupos de quadrilhas juninas e mais de 300 brincantes. A festa também terá a participação dos Bacamarteiros da Paz.

Foto: Thiago Sousa

#Cultura 13/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT realiza exposição voltada para as festividades juninas

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte vai abrir nesta terça-feira, 14, a exposição "Memórias Juninas", no La Plaza Shopping.

A exposição segue até o próximo dia 30 e terá curadoria do historiador Roberto Viana, com cenários de Demetrius Alves, Demontiez Araújo e Rick Art's.

O trabalho traz uma reflexão sobre a construção das tradições culturais que envolvem as festividades de junho no Município.

O acervo que será apresentado é composto de fotografias, figurinos e artes urbanas, que traduzem a experiência junina do Município, com ênfase na construção histórica do Juaforró.

Foto: Thiago Sousa

#Cultura 09/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura se reúne com representante do Centro Cultural Banco do Nordeste

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura - SECULT, se reuniu com o gerente geral do Banco do Nordeste - BNB, Vandir Farias, para atualizar sobre a situação do Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB, em Juazeiro.

O Prefeito Glêdson Bezerra, e o secretário de Cultura, Vandinho Pereira, dialogaram sobre a mudança de sede do equipamento. Diante disso, foi informado pelo gerente do BNB, que existe a possibilidade do CCBNB continuar no mesmo prédio, na Rua São Pedro, bairro Centro.

Esse diálogo acontece desde janeiro de 2021, e vem se estendendo, com o propósito de garantir a permanência do equipamento e fomentar a cultura no Município, valorizando a classe artística.

#Cultura 09/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT esclarece que não há pagamentos para vendedores ambulantes no Juaforró

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT esclarece que os boletos de cobrança existentes não são referentes aos barraqueiros que atuarão no Juaforró. O pagamento será para os dez restaurantes de alvenaria e espaço físico. Além disso, há um decreto regulamentando os aluguéis. Inclusive, essa é a menor taxa cobrada nos últimos anos pelo Município, em relação a eventos. Todos os mais de cem vendedores ambulantes credenciados, em tempo recorde, estão isentos de taxas.

#Cultura 08/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT realiza capacitação com vendedores e ambulantes do Juaforró

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT, em parceria com a Secretaria de Saúde - SESAU, através da Vigilância Sanitária, promoverá nestes dias 8, 9 e 10, capacitações para os vendedores dos restaurantes individuais e ambulantes do Juaforró.

O intuito é melhorar o serviço que será fornecido pelos vendedores durante o período de festas juninas.

Os treinamentos acontecerão na sede da Secult, no Núcleo de Arte, Educação e Cultura - Marcus Jussier, Rua Antônio Valter Honorato Teles S/N - Bairro José Geraldo da Cruz, a partir das 13 horas.

Veja os dias destinados para cada segmento:

Dia 8 de junho, quarta-feira: Vendedores dos restaurantes individuais e ambulantes no segmento de alimentação;

Dia 9 de junho, quinta-feira: Vendedores ambulantes no segmento de bebidas;

Dia 10 de junho, sexta-feira: Vendedores ambulantes (volantes).

#Cultura 07/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município se reúne com Legislativo para discutir ocupação de baias no Parque de Eventos

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria de Cultura - SECULT, se reuniu nessa segunda-feira, 6, com o Legislativo para tratar sobre a ocupação das baias localizadas no Parque de Eventos Padre Cícero.

A reunião foi solicitada pela Câmara, e estiveram presentes o presidente, Darlan Lobo, e Raimundo Gonçalves, um dos ocupantes das baias. Foi abordada uma notificação extrajudicial enviada pela SECULT, no último dia 2, solicitando que houvesse a desocupação das baias em 48 horas. Isso porque em abril, dois outros termos já haviam sido enviados, sem qualquer resposta.

O documento foi baseado no laudo feito pela Secretaria de Infraestrutura - SEINFRA, que condenou as estruturas das arquibancadas do local, que correm o risco de desabamento.

O Município seguirá mantendo diálogo com o Legislativo, tanto como com os ocupantes das baias. Além disso, irá sentar junto ao Ministério Público, para encontrar uma saída baseada nas leis e nos princípios gerais da Administração Pública.

#Cultura 07/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT faz visita técnica ao Sítio Carás do Umari na preparação do Juaforró no Sítio

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT realizou nesta terça-feira, 7, uma visita técnica na comunidade rural Carás do Umari, onde acontecerá o Juaforró no Sítio, nos próximos dias 28 e 29.

A visita foi para realizar a viabilização, organização e planejamento do evento. Nos dois dias, haverá forró pé-de-serra, apresentação das quadrilhas da Zona Rural e de grupos folclóricos.

#Cultura 27/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município realiza evento em alusão ao dia do gari

Neste domingo, 29, a Prefeitura de Juazeiro realizará o 1° Festival Cultural e Esportivo dos Garis, em comemoração ao dia do profissional, celebrado em 16 de maio.

A programação conta com aula de ritmos, torneio de futebol, em parceria com o SESC e SESI, além de sorteios, desfile de rei e rainha, shows musicais, entre outras atrações.

#Cultura 23/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Juazeiro realiza evento em alusão ao aniversário da Beata Maria de Araújo

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT realiza nesta terça-feira, 24, um evento em alusão ao aniversário de 160 anos da Beata Maria de Araújo, com o lançamento da V edição do livro "Poemas para Maria".

O momento acontece no Largo do Socorro, a partir das 18 horas. A programação contará com apresentação da Banda de Música Padre Cícero, dos grupos de tradição popular, recital dos poemas, além do canto dos parabéns para a beata.

#Cultura 05/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Juazeiro realiza Circuito Cultura para Todos no Dia das Mães

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte realizará neste sábado, 7, o Circuito Cultura para Todos, voltado para o Dia das Mães.

O evento acontecerá na Praça Padre Cícero, às 20 horas, com apresentação da Banda Arquivo.

#Cultura 27/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Juazeiro divulga edital de chamamento público para Festival de Quadrilhas no Juaforró 2022

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT abriu o edital de chamamento público para a realização do Festival de Quadrilhas do Município, que acontecerá dentro do Juaforró 2022.

O edital estará aberto até o dia 02 de maio. O intuito é fazer a montagem, organização e execução da cidade cenográfica e do Juaforró na Zona Rural.

Para mais detalhes, acesse o edital abaixo.

Foto: Thiago Sousa

#Cultura 20/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município vai realizar projeto “Cultura para Todos”

A Secretaria da Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT realizará o projeto "Cultura para Todos'', nesta sexta-feira, 22, e sábado, 23, das 18h às 21 horas, na Praça Padre Cícero.

O evento contará com a participação de grupos de reisado, quadrilhas juninas, maracatu e reisado.

Confira abaixo a programação:

Dia 22 de abril - Sexta-feira

18h - Oficina Dança de Reisado - Reisado Arcanjo Gabriel;

19h - Quadrilha Junina Lis de Ouro;

20h - Afoxé-Batuque;

21h - Maracatu Reisado Naçao Zumbi.

Dia 23 de abril - Sábado

18h - Grupo Junino Pinga Fogo Infantil;

19h - Reisado Mirim Afilhados do Mestre;

20h - Quadrilha Junina São Domingos Júnior;

21h - Quadrilha Junina Evolução.

#Cultura 20/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Juazeiro realiza 4° encontro de bandas de música

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT vai realizar o 4º Encontro de Bandas de Música do Município.

O evento tem o propósito de realizar apresentações das bandas de música de cinco cidades caririenses: Altaneira, Caririaçu, Farias Brito, Santana do Cariri e Juazeiro do Norte.

O evento será nesta quinta-feira, 21, às 18 horas, na Quadra da Praça Adones Callou - Quadra do CC - Bairro João Cabral.

Foto: Júnior Silva

#Cultura 08/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E ROMARIA Comemoração ao apostolado de Padre Cícero fará parte do calendário oficial do município

Para perpetuar a data do início do apostolado de Padre Cícero Romão Batista, um Projeto de Lei da Prefeitura de Juazeiro do Norte, junto à Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, vai instituir o "Dia da Gratidão" no calendário oficial do Município. A proposta, encaminhada à Câmara de Vereadores, em caráter de urgência, será apresentada em ato simbólico na próxima segunda-feira, 11, às 9h, durante coletiva de imprensa no Círculo Operário São José.

De acordo com a Secretaria de Turismo e Romaria - SETUR, o objetivo do Projeto de Lei é destacar o início do apostolado de Padre Cícero, que ainda hoje ocupa lugar central na vida dos juazeirenses, não apenas no âmbito religioso, mas econômico, social e cultural. A data da coletiva também comemora os 150 anos da chegada do patriarca a Juazeiro do Norte.

#Cultura 07/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT lança documentário “Sonhos Guardados em Segredo, aos Pés do Meu Padim”

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT, lança nesta sexta-feira, 8, às 18 horas, o documentário: "Sonhos Guardados em Segredo, aos Pés do Meu Padim".

O evento acontece no Núcleo de Arte, Educação e Cultura, na Rua Coronel Antônio Fernandes, 23, bairro José Geraldo da Cruz.

O roteiro é do pedagogo Luciom Caeira. O curta-metragem de 20 minutos conta a história de duas crianças que, em sonho, peregrinam até o Horto, orando e fazendo preces ao Padre Cícero. Elas cumprem os rituais dos romeiros, que embelezam a cultura juazeirense.

#Cultura 05/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura disponibiliza espaços para realocação do Centro Cultural Banco do Nordeste

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura - SECULT, se reuniu com representantes do Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB nessa segunda-feira, 4.

O município apresentou três propostas de espaço para realocação do Centro. Foram disponibilizados o Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, o antigo prédio da CeArt, na Rua José Marrocos, bairro Santa Tereza, e a antiga Estação Ferroviária do Município - RFFSA.

O espaço deve ser escolhido pelos representantes do Centro Cultural.

#Cultura 05/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult realiza oficina de produção de refletores artesanais

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - Secult, em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB, realiza oficina de produção de refletores artesanais, para a construção de equipamentos básicos de iluminação cênica.

As aulas serão ministradas de segunda-feira, 11, até a quinta-feira, 14, no Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, a partir das 8 horas.

Além da confecção, a oficina abordará os princípios básicos da iluminação cênica. Serão 20 vagas. As inscrições podem ser feitas através do formulário on-line:

#Cultura 28/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Juazeiro realiza encontro para debater o Centro Cultural do Cariri

A Secretaria da Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT, promoveu nesta segunda-feira (28), o evento "Centro Cultural do Cariri: encontro e conversa sobre conceitos, programa e gestão".

O intuito foi debater o formato de administração do Centro Cultural do Cariri, que vai funcionar em Crato, sob responsabilidade do Governo do Estado, além de acolher os grupos de cultura e instituições que queiram contribuir nos seminários e se juntar à gestão do equipamento.

Estiveram presentes o secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, de forma virtual, a coordenadora regional da Secult Ceará, Dane de Jade,

o secretário de Cultura do Município, Vandinho Pereira, e o secretário de Cultura de Barbalha, Isaac Luna. Estiveram presentes, também, os representantes do Instituto Cultural do Cariri - ICC, Renato Casimiro e José Flávio, o reitor da Universidade Regional do Cariri - URCA, Lima Júnior, além de representantes de diversos movimentos culturais da região.

Fotos: Rafael Arraes

#Cultura 23/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secretário de Cultura de Juazeiro participa de sessão na Câmara de Vereadores

O secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Vandinho Pereira, compareceu à sessão da Câmara de Vereadores dessa terça-feira, 22, para falar sobre a possibilidade da saída do Centro Cultural Banco do Nordeste do Município.

Na ocasião, ele apresentou documentos que comprovam que o município tem atuado para que a saída não aconteça, como fotos de reuniões realizadas com os representantes do CCBNB.

O prefeito Glêdson Bezerra já havia cedido um prédio municipal, que ficasse para escolha dos membros do Centro Cultural. De acordo com ele, atualmente, o diálogo está avançado, e dois espaços seguem em discussão para abrigarem o Centro Cultural.

#Cultura 23/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Juazeiro realiza Expoanime Cariri 2022

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT sedia a Expoanime Cariri 2022. O evento acontece nestes dias 26 e 27, das 10h às 18 horas, na quadra da Unijuazeiro.

A Expoanime acontece anualmente na região, duas vezes ao ano, e reúne milhares de pessoas. O intuito é dar visibilidade à cultura geek e à tecnologia.

#Cultura 21/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Exposição "Imagens de fé e trabalho: Juazeiro, Padre Cícero e o Tempo” é aberta

A exposição "Imagens de fé e trabalho: Juazeiro, Padre Cícero e o Tempo" pode ser visitada até o próximo dia 28, no Cariri Garden Shopping. A exposição foi aberta pela Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, nesse domingo, 20, e faz parte das comemorações da Semana Padre Cícero.

A exposição fotográfica contém cenas raras do Padre Cícero, da Beata Maria de Araújo e do Município de Juazeiro do Norte, e tem a curadoria de Roberto Viana.

#Cultura 18/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult realiza exposição dentro da Semana Padre Cícero

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - Secul realiza a exposição: "Imagens de Fé e Trabalho: Juazeiro, Padre Cícero e o Tempo". A exposição acontece dos dias 20 a 28 de março, das 14h às 20 horas, no Cariri Garden Shopping. A abertura será neste domingo, 20, às 17 horas.

A exposição terá dez imagens históricas com duas ambientações, com fotografias raras do Padre Cícero, da Beata Maria de Araújo e da história de Juazeiro.

#Cultura 17/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura de Juazeiro do Norte e Basílica Nossa Senhora das Dores realizam 40ª Semana Padre Cícero

A Prefeitura de Juazeiro do Norte e a Basílica Nossa Senhora das Dores realizam de 20 a 24 de março, a 40ª Semana Padre Cícero. A programação comemora os 178 anos de nascimento do Padre Cícero Romão Batista.

O evento acontece em formato híbrido, com parte das atividades transmitidas via internet, e também com diversas ações presenciais, respeitando os protocolos sanitários vigentes de prevenção à Covid-19.

Além da parte religiosa, de responsabilidade da Basílica, acontecerão exposições, serestas, apresentação da Banda de Música Padre Cícero e peças teatrais. Ocorrerão, também, atividades educacionais como palestras, rodas de conversas, oficinas e shows musicais. Também constam na programação o tradicional Caldo da Nair, o Festival do Bolo, a procissão das flores e o show de seresteiros, além de show pirotécnio.

As atividades acontecerão na Escola de Saberes Daniel Walker, Círculo Operário São José, Horto, Cariri Garden Shopping, Largo do Socorro e Igreja Matriz.

As transmissões serão realizadas pelos canais da Prefeitura de Juazeiro no YouTube e da TV Web Mãe das Dores, conforme programação que pode ser consultada nos sites: www.juazeirodonorte.ce.gov.br e www.maedasdoresjuazeiro.com.

#Cultura 15/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO E ROMARIA Município deve receber relíquias do Padre Cícero

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Turismo e Romaria, se reuniu, nesta terça-feira, 15, com o empresário Roberto Celestino, para dialogar sobre a doação de relíquias históricas para a cidade: uma batina e um chapéu do Padre Cícero.

De acordo com Celestino, as relíquias foram entregues por Benjamin Abraão, fotógrafo de Padre Cícero, aos avós do atual guardião das peças.

Para a efetivação da doação dos objetos, ainda é necessária a realização de trâmites legais. O processo para que a doação aconteça, ocorre de forma gradativa, a partir de diálogos constantes com a gestão. Para o secretário de Turismo e Romaria, Paulo César de Lima, a doação dessas relíquias contribuirá mais ainda para a cultura e a história do município.

#Cultura 10/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult promove roda de conversa em alusão ao dia do bibliotecário

A Secretaria da Cultura de Juazeiro do Norte, juntamente com a Biblioteca Municipal Possidônio Bem, realizará o evento: "15 anos da Biblioteconomia no Cariri: Comemoração e Luta". O momento será nesta sexta-feira, 11, na Escola de Saberes Daniel Walker, a partir das 16 horas.

O evento também é em alusão ao dia do bibliotecário, comemorado no dia 12 de março.

Além de uma roda de conversa, haverá a abertura da exposição: "A Jornada da Biblioteconomia no Cariri", mostrando os caminhos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri - UFCA.

#Cultura 07/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult realiza live em memória aos 133 anos do Milagre da Beata Maria de Araújo

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte vai realizar nesta terça-feira, 8, uma transmissão em homenagem aos 133 anos do Milagre da Beata Maria de Araújo. A data é lembrada no dia 1º de março.

A mesa redonda terá início às 18 horas, mediada por Roberto Viana. A convidada será Fátima Pinho, Doutora em História Social pelo programa de Pós-graduação (Interinstitucional UFF/URCA) em História.

Ela desenvolve pesquisas com ênfase nos seguintes temas: Representação Social, História e Imprensa, Imaginário, Cultura e Religiosidade popular, padre Cícero devoção e imaginário popular; Ensino de História Local.

O município trabalha o resgate da imagem da Beata, figura importante para a história de Juazeiro.

#Cultura 04/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA SECULT realiza retreta dominical com a Banda de Música Padre Cícero

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte realizará nos domingos 6, 13, 20 e 27, deste mês, retretas da Banda de Música Padre Cícero.

O intuito é promover ações nos bairros para aproximar o público e os músicos, promovendo o bem-estar coletivo.

Saiba os bairros que receberão a retreta:

6 de março - 20h

Praça da Igreja da Mãe Rainha - Bairro José Geraldo da Cruz

13 de março - 20h

Praça da Igreja de Santo Expedito - Bairro Tiradentes

20 de março - 18h

Praça do Memorial - Bairro Socorro

27 de março - 20h

Praça Radialista Coelho Alves - Bairro Jardim Gonzaga.

Foto: Thiago Sousa

#Cultura 22/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Juazeiro vai realizar Carnaval Cultural on-line

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT, em parceria com a Comunidade Zaíla Lavor, vai realizar o Carnaval Cultural de Juazeiro do Norte Edição 2022 - Lei Aldir Blanc. Será uma edição especial do Carnaval, 100% virtual.

O projeto se insere nas políticas públicas do Patrimônio Cultural para o fomento de bens, produtos e serviços, vinculados às manifestações carnavalescas no Município.

Veja a programação completa:

Dia 26 - Sábado

16h30m - Abertura oficial

17h - Banda de Música Padre Cícero

17h30 - Dj Letycia Tavares

18h30 - Hick Barão

19h30 - Escola de Samba Siri-ará

20h - Patricia Castro e Banda

Dia 27 - Domingo

17h - Banda de Música Padre Cícero

17h30 - Dj Fê Marques

18h30 - Vaval Moreno

19h30 - Escola de Samba Pimpolhos da Nação

20h - Ingrid Loyanne

Dia 28 - Segunda-feira

17h - Banda de Música Padre Cícero

17h30 - Dj Flávia Ribeiro

18h30 - Dj Larisse Martins

19h30 - Escola de Samba Unidos do bairro do Socorro

20h - Grupo Quinteto

#Cultura 16/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Juazeiro realiza exposição de produtos feitos por mulheres

A Secretaria da Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT, vai realizar, neste sábado, 19, uma exposição de produtos feitos por mulheres. O evento será realizado das 17h30 às 21 horas, na Praça Padre Cícero.

A Exposição é uma parceria com o projeto Feira das Minas Cariri. Além da exposição, haverá a apresentação do grupo Guerreiras Santa Madalena.

#Cultura 16/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município inaugura sala de oficinas musicais

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte vai inaugurar, nesta quarta-feira, 16, às 17 horas, no Centro Cultural Marcus Jussier, a Sala de Oficinas Musicais. O espaço faz parte do projeto Toda Banda de Música é uma Escola.

O objetivo é reconhecer e fortalecer a Banda de Música como instrumento de formação cultural.

A Banda é compreendida como uma escola livre para educação musical, que envolverá músicos profissionais, regentes, arte-educadores e escolas do Município, por meio de oficinas, ensaios e apresentações artísticas.

#Cultura 14/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult apoia representantes dos artesãos durante congresso em Fortaleza

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT apoiou os artesãos Zumbi, do Centro de Cultura Popular Mestre Noza, e a representante da Associação de Artesanatos e Produtos Caseiros da Terra do Padre Cícero, Mirian.

Eles participaram do Congresso Estadual dos Artesãos do Ceará, organizado pela FECARCE, em Fortaleza, que aconteceu na última sexta-feira, 11.

#Cultura 10/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Juazeiro realiza a 5ª edição da Mostra “Poemas para Maria”

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte - SECULT, realiza a 5ª edição da Mostra "Poemas para Maria". O evento é aberto para todos os autores, poetas e poetisas da região do Cariri.

O Edital foi lançado no Diário Oficial do Município dessa terça-feira, 8. As inscrições poderão ser feitas através do e-mail: poemasparamaria@gmail.com, até o dia 8 de março.

As obras serão selecionadas e lançadas em formato de E-book e material impresso, no dia 24 de maio.

O nome da Mostra é em homenagem à Beata Maria de Araújo e a todas as mulheres que fizeram e fazem a história de Juazeiro.

#Cultura 19/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura promove debate no Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura, irá realizar, na próxima sexta-feira, 21, Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, um debate com a participação de líderes religiosos. O evento acontecerá no Núcleo Marcus Jussier de Artes, Educação e Cultura, a partir das 18h30min. O momento será transmitido pelas redes sociais da Prefeitura, e será mediado por Roberto Viana, diretor de Patrimônio Histórico da Secult.

Participarão do debate a Iyalorixá Célia de Oxum, do ilê Axé Oxum Tunji - Nação Ketu, o Padre Sérgio Andreza, da Igreja Católica Anglicana, o Padre Paulo Evangelista, da Igreja Católica Apostólica Romana, e o Bispo Ciro Fernandes, da Comunidade do Reino.

O diretor de Patrimônio Histórico da Secult afirma que o debate tem por objetivo refletir sobre a dinâmica da violência desencadeada pela intolerância religiosa em Juazeiro do Norte, buscando, assim, apontar quais os caminhos para combater esse crime.

#Cultura 19/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secretaria de Cultura abre inscrições para processo seletivo simplificado

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte realiza, desta quinta-feira, 20, ao dia 4 de fevereiro, as inscrições do processo seletivo simplificado para contratação de dois porteiros e quatro vigias, que atuarão no Parque de Eventos Padre Cícero. O edital do processo foi divulgada no Diário Oficial da última sexta-feira, 14.

As inscrições poderão ser feitas de forma presencial, na sede da Secult, ou de forma virtual, no site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br. As informações sobre documentação, prazos e demais esclarecimentos, poderão ser consultadas a partir de amanhã, no seguinte endereço eletrônico: https://secult.juazeirodonorte.ce.gov.br/processo-seletivo-simplificado

A Secretaria de Cultura fica na Rua Antônio Valter Honorato Teles, s/n, Pirajá - Núcleo Marcus Jussier de Artes, Educação e Cultura.

#Cultura 17/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secretaria de Cultura realiza evento para lançamento de cordel

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte realiza evento para lançamento do Cordel em Homenagem a Gilmar de Carvalho. O trabalho foi idealizado por João Pedro do Juazeiro e Rosário Lustosa. O evento acontece nesta terça-feira, 18, a partir das 19 horas, no Núcleo Marcus Jussier de Artes, Cultura e Educação e será mediado por Roberto Viana, diretor de Patrimônio Histórico da Secult.

A obra reúne 31 cordelistas cearenses, com o intuito de divulgar e debater a vida e obra de Gilmar de Carvalho, que faleceu, no ano passado, vítima da Covid-19. Gilmar era um dos nomes mais importantes na linha de pesquisa cultural no Brasil, com vasta produção bibliográfica.

#Cultura 07/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Apresentações culturais encerram programação do Natal da Esperança e Ciclo de Reis

O encerramento dos festejos natalinos, em Juazeiro do Norte, aconteceu nessa quinta-feira, 6, no Núcleo Marcus Jussier de Arte, Educação e Cultura. O evento marcou o fim da programação do Natal da Esperança e do Ciclo de Reis 2021.

As bandas cabaçais Mestre Expedito e Padre Cícero abriram as apresentações com um show de cultura e tradição popular. As danças e brincadeiras dos mestres, ao som dos pífanos, bombo, tarol e pratos, animaram o público presente.

Após o primeiro momento, o prefeito Glêdson Bezerra e o secretário de Cultura, Vandinho Pereira, fizeram falas sobre a importância da valorização da cultura popular e de manter vivo o espírito natalino. O prefeito ressaltou que a gestão está compromissada em abraçar todas as manifestações artísticas.

Durante o evento, aconteceu, ainda, a premiação do Concurso de Vitrine, que foi realizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas - CDL, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - Sedeci.

O secretário da pasta, WIlson Soares, e a presidenta da CDL, Zenilda Sena, falaram sobre o sucesso do concurso, agradecendo a participação dos lojistas e comerciantes que enfeitaram suas vitrines e fachadas.

No fim da noite, os reisados mirins Afilhados de Cícero Zabumbeiro e Santo Expedito subiram ao palco. As crianças emocionaram os presentes, encerrando todo ciclo natalino com as cores e cantos que compõem as manifestações da tradição popular no município.

#Cultura 07/01/2022 FUNDAÇÃO MEMORIAL PADRE CÍCERO Fundação Memorial Padre Cicero inicia inventário do acervo

A Fundação Memorial Padre Cicero iniciou o processo para inventário do acervo histórico. O Inventário Arquivístico é um instrumento de pesquisa que acompanha, monitora e localiza os documentos no acervo, obedecendo a organização lógica e os princípios da arquivologia.

A arquivista da Fundação, Mayara Machado , ressalta que o inventário direciona a busca documental, informando exatamente onde o documento se encontra, fisicamente, no acervo, assim, garantindo que os deveres do arquivo sejam cumpridos.

O instrumento da pesquisa é resultado de quase um ano de dedicação ao acervo, sendo eles os documentos textuais e documentos iconográficos existentes no Memorial.

#Cultura 05/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Ciclo de Reis chega no penúltimo dia de apresentações

O penúltimo dia da programação do Ciclo de Reis terá, nesta quarta-feira, 5, apresentações de coco, reisado, maneiro pau e banda cabaçal, além das rodas de conversas e homenagens aos Mestres da Cultura.

A programação, com início às 15 horas, com projeto "Educação Social para o Patrimônio Cultural" , no Núcleo Marcus Jussier de Arte, Educação e Cultura, contará com a presença da Mestra Dona Maria do Horto, que será a homenageada do dia.

Já a Mostra Cultural, que começa a partir das 18 horas, terá a participação da banda cabaçal Meninos Maluvidos, do coco São Francisco, do maneiro pau Mestre Raimundo e do reisado Sagrada Família.

Confira a programação dos últimos dias:

Local: Núcleo Marcus Jussier de Arte, Educação e Cultura

Quarta-feira (05/jan)

15 horas - Homenagem Mestra Dona Maria do Horto

18 horas - Banda Cabaçal Meninos Maluvidos

19 horas - Coco São Francisco

20 horas - Maneiro Pau Mestre Raimundo

21 horas - Reisado Sagrada Família

Quinta-feira (06/jan)

17 horas - Banda Cabaçal Padre Cícero

18 horas - Reisado Mirim Santo Expedito

19 horas - Especial de Encerramento

Foto: Carlos Lourenço

#Cultura 04/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Grupos de tradição popular se apresentam na Mostra Cultural Ciclo de Reis

A Mostra Cultural traz, nesta terça-feira, 4, para o Núcleo Marcus Jussier de Arte, Educação e Cultura, apresentações de grupos de tradição popular, compondo, assim, a programação do Ciclo de Reis 2021.

A programação, com início às 18 horas, terá a participação da banda cabaçal Meninos da Paz, dos reisados São Miguel e São Severino e o guerreiro Beija Flor.

Além da Mostra Cultural, a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte está promovendo o evento "Educação Social para o Patrimônio Cultural", com homenagens e rodas de conversas com os Mestres da Cultura.

Confira a programação completa:

Local: Núcleo Marcus Jussier de Arte, Educação e Cultura

Terça-feira (04/jan)

15 horas - Homenagem Mestre Cachoeira

18 horas - Banda Cabaçal Meninos da Paz

19 horas - Reisado São Miguel

20 horas - Reisado São Severino

21 horas - Guerreiro Beija Flor

Quarta-feira (05/jan)

15 horas - Homenagem Mestra Dona Maria do Horto

18 horas - Banda Cabaçal Meninos Maluvidos

19 horas - Coco São Francisco

20 horas - Maneiro Pau Mestre Raimundo

21 horas - Reisado Sagrada Família

Quinta-feira (06/jan)

17 horas - Banda Cabaçal Padre Cícero

18 horas - Reisado Mirim Santo Expedito

19 horas - Especial de Encerramento

Foto: Thiago Sousa

#Cultura 03/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Evento do Ciclo de Reis homenageia Mestres da Cultura

O evento "Educação Social para o Patrimônio Cultural", realizado pela Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, irá homenagear Mestres da Cultura. A iniciativa, que faz parte da programação do Ciclo de Reis 2021, acontecerá no Núcleo Marcus Jussier de Arte, Educação e Cultura, de 3 a 5 de janeiro, a partir das 15 horas.

A iniciativa contará com a exibição de filmes, rodas de conversa e entrega de certificados. Os Mestres da Cultura que receberão a homenagem são Mestra Margarida, Mestre Cachoeira e Mestra Maria do Horto.

Confira a programação:

Segunda-feira (3/jan)

Mestra Margarida

Núcleo Marcus Jussier de Arte, Educação e Cultura, 15 horas.

Terça-feira (4/jan)

Mestre Cachoeira

Núcleo Marcus Jussier de Arte, Educação e Cultura, 15 horas.

Quarta-feira (5/jan)

Mestra Dona Maria do Horto

Núcleo Marcus Jussier de Arte, Educação e Cultura, 15 horas.

#Cultura 01/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Mostra Cultural encerra programação do Ciclo de Reis

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura, promove, de hoje 1º, até o próximo dia 6, no Núcleo Marcus Jussier de Arte, Educação e Cultura, a Mostra Cultural Ciclo de Reis.

A Mostra terá apresentações de reisado, guerreiro, maneiro pau e banda cabaçal, além de lapinha, coco, mamulengos e bacarmateiro.

O evento é realizado com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc e tem como objetivo apoiar e promover a cultura popular tradicional.

Confira a programação:

Local: Núcleo Marcus Jussier de Artes, Educação e Cultura.

Rua Antônio Valter Honorato Teles, s/n, José Geraldo da Cruz.

Sábado (1°/jan)

18 horas - Carroça de Mamulengo

19 horas - Reisado São Francisco

20 horas - Maneiro Pau São Luiz

21 horas - Bacamarteiro da Paz

Domingo (2/jan)

18 horas - Mamulengo Arte Riso

19 horas - Banda Cabaçal Santo Expedito

20 horas - Coco Frei Damião

20 horas - Reisado Discípulos do Mestre Pedro.

Segunda-feira (03/jan)

17 horas - Guerreiro Santo Joana D'arc

18 horas - Banda Cabaçal Santa Edvirgens

20 horas - Guerreiro Nossa Sra. Aparecida

21 horas - Reisado Mirim Estrela Guia.

Terça-feira (04/jan)

18 horas - Banda Cabaçal Meninos da Paz

19 horas - Reisado São Miguel

20 horas - Reisado São Severino

21 horas - Guerreiro Beija Flor.

Quarta-feira (5/jan)

18 horas - Banda Cabaçal Meninos Maluvidos

19 horas - Coco São Francisco

20 horas - Maneiro Pau Mestre Raimundo

21 horas - Reisado Sagrada Família.

Quinta-feira (06/jan)

17 horas - Banda Cabaçal Padre Cícero

18 horas - Reisado Mirim Santo Expedito

19 horas - Especial de Encerramento.

Foto: Thiago Sousa

#Cultura 29/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeito recebe vencedora do Canta Comigo Teen

Na manhã desta quarta-feira, 29, o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, recebeu em seu gabinete a jovem cantora Kássia Santos. A artista juazeirense foi a grande vencedora da segunda temporada do reality show musical Canta Comigo Teen, promovido pela Rede Record de Televisão. No encontro, o prefeito parabenizou Kássia, e reafirmou seu compromisso em agir pela cultura local.

Glêdson destacou, também, que uma agenda de festivais será construída, em breve, com o intuito de identificar novos talentos, buscando fomentá-los da melhor maneira possível.

Esta agenda será realizada pela Secretaria de Cultura. Segundo Vandinho Pereira, secretário da pasta, que também esteve no encontro, a vitória da artista é um reconhecimento não somente de Juazeiro do Norte, mas de todo o Nordeste. "Trata-se da percepção nacional da grandiosidade de nossos artistas", disse o secretário.

#Cultura 27/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult trabalha para recompor Pedra Fundamental da Reffsa de Juazeiro do Norte

A Secretaria de Cultura de Juazeiro - Secult está trabalhando juntamente com as secretarias de Infraestrutura - Seinfra e Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp para recompor a Pedra Fundamental da Rffsa de Juazeiro do Norte.

De acordo com o titular da Secult, Vandinho Pereira, o prédio da Reffsa deve passar por um processo de restauração no início de 2022. Ele salienta que tem sido compromisso da pasta observar atentamente todos os monumentos que são notados como patrimônio da cidade.

#Cultura 23/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Circuito Cultura para Todos promove apresentações artísticas neste fim de ano

O Circuito Cultura para Todos, promovido pela Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, terá, entre hoje, 23, e o próximo dia 26, uma programação especial com apresentações artísticas nos espaços públicos da cidade.

A programação do Circuito acontece com os agentes e espaços culturais contemplados pelos editais com recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc, neste mês, especificamente, os Editais de Música - José Brasileiro e Teatro, Dança, Performance e Circo - Mônica de Morais (Markito).

Confira as datas e os locais das apresentações:

Dia 23 de dezembro

Praça Padre Cícero

20h às 21h - Davi Martins

Dia 24 de dezembro

Centro de Apoio ao Romeiro

08h às 09h - Edimagic

09h às 10h - Banda de Forró - Isaac e Banda

10h às 11h - Murilo Teclas

11h às 12h - Mateus Lima

Praça Padre Cícero

18h às 19h - Phelipe Tá Demais

19h às 20h - Karina Ferreira

20h às 21h - João Vitor

Dia 25 de dezembro

Praça Padre Cícero

18h às 19h - Mágico Demóstenes

19h às 20h - Banda de Terreiro - Canções de Encantarias

20h às 21h - Danyllo Camilo - Cores que Lá Tem

Dia 26 de dezembro

Pedra do Joelho - Horto

09h às 10h - Grupo de Dança Nação Cultural

11h às 12h - Fanfarra - João Paulo

Rodoviária de Juazeiro do Norte

08h às 09h - Balé Afro-Brasileiro Quilombo Axé

09h às 11h - Cia de Dança Parafolclórico Nação Cearês

10h às 11h - Grupo Afoxé

11h às 12h - Banda Regional

Quebrada Cultural (Rua Dr. Francisco Monteiro, 447 - Triângulo)

14h às 15h - Terra que Flui

15h30 às 16h30 - Revitalizar

Programação Virtual (Live)

16h às 17h - Projeto Mira, Te Encontro Transmissão pelo instagram @ANAILLIW_W

#Cultura 22/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Cortejo Cultural abre Ciclo de Reis 2021

O cortejo cultural, que aconteceu nessa terça-feira, 21, abriu a programação do Ciclo de Reis 2021. Os grupos de tradição popular se concentraram no pátio do Santuário de São Francisco das Chagas, saíram pelas ruas do centro da cidade e encerraram o trajeto na Alameda Juazeiro.

Durante o cortejo, os brincantes interagiram com o público presente nas ruas, chamando a atenção pela riqueza de detalhes nas cores, formas e adereços. O desfile contou com a presença de bandas cabaçais, reisados e lapinhas, além de bacamarteiros, mamulengos, maneiro pau e grupos de coco.

O prefeito Glêdson Bezerra falou sobre o papel da gestão na promoção da cultura no município, abrindo espaço para todos os artistas e manifestações. O gestor ressaltou, ainda, a importância da população valorizar a cultura raiz, a cultura popular da região do Cariri.

Vandinho Pereira, secretário de Cultura, afirmou que o trabalho realizado durante o Ciclo de Reis se prolongará durante todo o próximo ano. Disse que é um compromisso da Secult, dar o apoio necessário aos grupos de tradição.

O Ciclo de Reis é uma realização da Associação Movimentos, com o apoio da Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc.

Confira abaixo a programação do primeiro dia de apresentações:

22 de dezembro de 2021

Lapinha Nossa Senhora Auxiliadora (Mestra Cecília)

Local: Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - 17 horas

Reisado São Luiz (Mestre Luiz)

Capela de São Cristovão - 20 horas

Foto: Carlos Lourenço

#Cultura 21/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secretaria de Cultura inicia programação do Ciclo de Reis

A programação do Ciclo de Reis 2021, promovida pela Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, inicia nesta terça-feira, 21, com o cortejo de abertura, com a participação dos grupos de tradição.

A concentração acontece no pátio do Santuário de São Francisco das Chagas, a partir das 15h30min, saindo pelas ruas do centro, chegando na Alameda Juazeiro.

Antes do cortejo, o Prefeito Glêdson Bezerra e o secretário de Cultura, Vandinho Pereira, farão os discursos de abertura do evento.

O Ciclo de Reis acontece entre esta terça-feira, 21, e o próximo dia 6 de janeiro, com apresentações dos grupos de tradição popular, como reisados, lapinhas e banda cabaçal. As apresentações acontecem em igrejas e espaços públicos do município.

#Cultura 16/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secretaria de Cultura promove coletiva para lançamento do Ciclo de Reis

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura, irá realizar, na próxima segunda-feira, 20, a partir das 10 horas, uma coletiva de imprensa para divulgar a programação do Ciclo de Reis 2021.

A coletiva será conduzida pelo prefeito Glêdson Bezerra e pelo secretário de Cultura, Vandinho Pereira, na sede da Secult, no Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier.

A entrevista terá transmissão pela TV Juazeiro e pelo canal oficial da Prefeitura no YouTube.

Endereço:

Rua: Antônio Valter Honorato Teles, s/n, José Geraldo da Cruz.

#Cultura 06/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Presépio em tamanho real é exposto na Praça Padre Cícero

A abertura do Natal da Esperança, promovido pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, aconteceu nesse domingo, 5, e dentro da programação teve o lançamento da exposição "Natal Sensorial". Um presépio, em tamanho real, convida o público a uma experiência sensorial, a partir das texturas, cheiros, sons e cores, que remetem ao momento do nascimento de Jesus.

A exposição "Natal Sensorial" foi idealizada pela Shanadú Ateliê Escola, com a autoria de Francisco dos Santos e curadoria de Edvânia Martins. De acordo com Edvânia, as peças são um convite para que o observador, através de sensações, faça uma viagem no tempo.

As esculturas, produzidas em fibra de vidro, retratam, de forma realista, os animais, os Três Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar), São José, Maria e Jesus.

A exposição ficará na Praça Padre Cícero até o dia 6 de janeiro.

#Cultura 06/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Circuito Cultura para Todos promove apresentações musicais durante período natalino

O Circuito Cultura para Todos, promovido pela Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, terá, durante este mês de dezembro, uma programação especial com apresentações musicais nos espaços públicos, como mercados e praças.

A programação acontece com os agentes e espaços culturais contemplados pelos editais de recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc.

Confira as datas e os locais das apresentações com os artistas do Edital de Música - José Brasileira:

* 11 de Dezembro

Natália Silva

Mercado Central - 10 horas.

* 18 de Dezembro

Rafael Heliodoro

Mercado Central - 10 horas.

* 25 de Dezembro

Cantigar

Praça Menino Jesus de Praga - 20h30min.

* 26 de Dezembro

Maria Luiza

Praça Menino Jesus de Praga - 20h30min.

Além do Edital de Música, acontece, desde o último dia 26, a programação do Edital de Premiação para Espaços e Polos de Cultura:

* 26 de Novembro:

Grupo Luar do Sertão

Espaço: Casa de Mãe Teta - 17 horas.

* 2 de Dezembro

Grupo Fluir

Espaço: Rua Dr. Francisco Monteiro, 447, Bairro Triângulo - 16 horas.

* 4 de Dezembro

Grupo de Capoeira Minha Pele é Negra

Espaço: Associação Capoeira Resistência Negra - 13 horas.

* 6 de Dezembro

Grupo Lapinha Bom Jesus do Horto

Espaço: Mestra de Lapinha Dorinha - 16 horas.

* 7 de Dezembro

Grupo Coletivo RiTmAR

Espaço: Quebrada Cultural - 19 horas.

* 8 de Dezembro

Grupo Batuque Folia Cícero Ayron Gonçalves

Espaço: Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier - 19 horas.

* 12 de Dezembro

Grupo Reisado Arcanjo Gabriel

Espaço: Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier - 19 horas.

* 14 de Dezembro

Grupo Terreiro Santa Barbara

Espaço: Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier - 17 horas.

* 15 de Dezembro

Grupo Quadrilha Paixão Junina

Espaço: Avenida Carlos Cruz, 45, Bairro Salesiano - 17 horas.

* 16 de Dezembro

Grupo Malhação de Judas no Terreiro de Casa de Mãe Téta

Local: Vila Dom Bosco, 252, Bairro Santa Tereza - 17 horas.

17 de Dezembro

Grupo de Capoeira, Cultura e Axé

Espaço: Anfiteatro Ginásio Poliesportivo - 17 horas

* 19 de Dezembro

Grupo Lapinha Menino de Jesus

Espaço: Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier - 18 horas.

* 20 de Dezembro

Grupo Cine Clube

Espaço: Instituto de Cultura Pop - 15 horas.

#Cultura 06/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura divulga resultado final do edital de Ciclo de Reis

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura, divulgou, no Diário Oficial, da sexta-feira, 3, o resultado final técnico do Edital de Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil para Realização do Ciclo de Reis.

Confira o resultado no site da Prefeitura:www.juazeirodonorte.ce.gov.br.

#Cultura 26/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município promove Circuito Cultura para Todos

Como contrapartida do Edital de Premiação para Espaços e Polos de Cultura, a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte vai promover o "Circuito Cultura para Todos". A programação inicia nesta sexta-feira, 26, e se encerra no dia 20 de dezembro.

O Edital, viabilizado com recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc, beneficiou 13 espaços e polos de cultura.

A programação contará com apresentações de lapinhas, grupos de capoeira, quadrilhas juninas, entre outros.

Acompanhe a programação abaixo:

- Dia 26 de novembro:

Grupo Luar do Sertão

Espaço: Casa de Mãe Teta - 17 horas.

- 2 de dezembro

Grupo Fluir

Espaço: Terreiro Vênus Dona Aldeia - Quebrada Cultural - 16 horas.

- 4 de dezembro

Grupo de Capoeira Minha Pele é Negra

Espaço: Associação Capoeira Resistência Negra - 13 horas.

- 6 de dezembro

Grupo Lapinha Bom Jesus do Horto

Espaço: Mestra de Lapinha Dorinha - 16 horas.

- 7 de dezembro

Grupo Coletivo Ritmar

Espaço: Quebrada Cultural - 19 horas.

- 8 de dezembro

Grupo Batuque Folia Cícero Ayron Gonçalves

Espaço: Casa de Mãe Teta - 19 horas.

- 12 de dezembro

Grupo Reisado Arcanjo Gabriel

Espaço: Praça La Favorita - 19 horas.

- 14 de dezembro

Grupo Terreiro Santa Bárbara

Espaço: Casa de Mãe Teta - 17 horas.

- 15 de dezembro

Grupo Quadrilha Paixão Junina

Espaço: Casa de Mãe Teta - 17 horas.

- 16 de dezembro

Grupo Malhação de Judas no Terreiro de Casa de Mãe Téta

Local: Casa de Mãe Teta - 17 horas.

- 17 de dezembro

Grupo de Capoeira, Cultura e Axé

Espaço: Anfiteatro Ginásio Poliesportivo - 17 horas.

- 19 de dezembro

Grupo Lapinha Menino de Jesus

Espaço Praça Menino Jesus de Praga - 20 horas

- 20 de dezembro

Grupo Cine Clube

Espaço: Instituto de Cultura Pop - 15 horas.

#Cultura 25/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secretaria de Cultura prorroga inscrições para o chamamento do Carnaval 2022

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte prorrogou, até o próximo dia 29, o prazo para as inscrições do Chamamento de Seleção de Organização da Sociedade Civil para a Realização do Carnaval Cultural Edição 2022.

Além do aditivo com a prorrogação do prazo de inscrições, foi divulgado, também, por meio do Diário Oficial, dessa quarta-feira, 24, uma errata alterando o valor do Edital. O recurso financeiro, que é proveniente da Lei Aldir Blanc, é de R$ 66.802, que irá contemplar apresentações artísticas durante os quatro dias de festejos carnavalesco, de 26 de fevereiro a 1º de março de 2022.

#Cultura 24/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult divulga resultados preliminares de habilitação técnica de dois editais

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte divulgou, por meio do Diário Oficial, dessa terça-feira, 23, os resultados preliminares da habilitação técnica dos Editais de Teatro, Dança, Performance e Circo - Mônica de Morais (Markito) e de Tradição e Cultura Popular - Mestre Cachoeira.

O prazo para recurso é até às 23h59min, desta quinta-feira, 25.

Os resultados estão disponíveis abaixo.

#Cultura 22/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult lança edital de chamamento para Carnaval Cultural 2022

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte publicou, por meio no Diário Oficial, da sexta-feira, 19, o Edital de Chamamento para Seleção de Organização da Sociedade Civil para Realização do Carnaval Cultural 2022 - 013/2021.

As inscrições, que iniciaram no último dia 19, podem ser realizadas pelo Mapa Cultural até esta terça-feira, 23. O investimento do Edital é proveniente dos recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc.

Confira o edital abaixo:

#Cultura 18/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura transmite roda de conversa sobre inclusão do negro no mercado de trabalho

Neste sábado, 20, Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura, vai realizar um roda de conversa com a temática "Mercado de trabalho, a inclusão do negro na sociedade e políticas afirmativas".

O evento será transmitido pela TV Juazeiro e pelas redes sociais da Prefeitura, a partir das 19 horas.

A roda de conversa será mediada pelo ator e produtor cultural Wagner Souza e tem como convidadas: Yohana Alencar, integrante da Comissão de Promoção da Igualdade Racial OAB/CE, Maria Raiane Félix, vice-presidente do Grupo de Valorização Negra do Cariri - GRUNEC, e Byanca Héllen Oliveira, educadora social do Núcleo de Diversidade e Gênero - NUDG.

#Cultura 17/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secretaria de Cultura lança Edital de Chamamento para Ciclo de Reis

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte divulgou, por meio do Diário Oficial, dessa terça-feira, 16, o Edital de Chamamento para Seleção de Organização da Sociedade Civil do Ciclo de Reis Edição 2021 - 012/2021. As inscrições estão abertas até o próximo dia 21, por meio do Mapa Cultural.

O chamamento tem como objetivo selecionar uma Organização da Sociedade Civil com a finalidade de contratação de artistas e grupos ligados ao campo da tradição e da cultura popular, em suas mais diversas linguagens.

O Ciclo de Reis é um projeto que tem como intuito apoiar as festividades tradicionais promovidas por grupos de cultura, no período que compreende o Natal e o Dia de Reis, entre 25 de dezembro e 6 de janeiro.

O investimento do Edital é de R$ 220.000, com recurso proveniente da Lei Aldir Blanc, de nº 14.017/2020.

Confira o Edital abaixo.

#Cultura 12/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult ressalta importância do Repente como patrimônio cultural do Brasil

Durante reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, nessa quinta-feira, 11, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu o Repente, a arte das rimas e do improviso, como patrimônio cultural do Brasil.

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte ressalta a importância da decisão, considerando ser fundamental para a viabilização de políticas culturais acerca da manifestação artística.

"O reconhecimento do Repente como Patrimônio Cultural do Brasil é um grande passo para a construção e a concretização de políticas públicas culturais para essa linguagem artística. Esse registro coloca o Repente ao lado de grandes manifestações culturais do nosso País, a exemplo da Literatura de Cordel, que também foi reconhecida em 2018 como Patrimônio Cultural", afirma o secretário de Cultura, Vandinho Pereira.

Já o diretor de Patrimônio Histórico, Roberto Viana, acrescenta que "a cantoria de viola e o Repente constituem uma incontornável manifestação popular que junto com o Cordel formam uma densa e bonita camada da experiência artística do povo brasileiro".

A região do Cariri tem muitos repentistas talentosos, como Edimilson Ferreira, Jeferson Silva, Jairo Silva, entre tantos outros.

#Cultura 11/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult divulga resultados preliminares e final da habilitação técnica de dois editais

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte divulgou, por meio do Diário Oficial, dessa terça-feira, 9, os resultados preliminares da habilitação técnica dos Editais de Aquisição de Obras de Arte - Maria de Lourdes Cândido, e de Música - José Brasileiro. Em relação ao Edital de Música, foi divulgado, também, o resultado final da habilitação técnica, porque todos os inscritos foram considerados habilitados.

O prazo para recurso do Edital de Aquisição de Obras de Arte é até às 23h59 minutos, desta quinta-feira, 11.

Os resultados estão disponíveis no site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br.

#Cultura 09/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult divulga resultados preliminares de habilitação técnica e jurídica de três editais

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte divulgou, por meio do Diário Oficial, dessa segunda-feira, 8, o resultado preliminar da habilitação técnica do Edital de Premiação para Espaços e Polos de Cultura - Meu Mano.

Foram divulgados, também, os resultados preliminares da habilitação jurídica dos Editais de Teatro, Dança, Performance e Circo - Mônica de Morais (Markito) e de Tradição e Cultura Popular - Mestre Cachoeira.

O prazo para recurso, tanto técnico quanto jurídico, é até o próximo dia 10, às 23h59min.

Confira o resultado abaixo:

#Cultura 04/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult divulga resultados finais da habilitação jurídica dos Editais de Música e de Aquisição de Obras de Arte

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte divulgou, por meio do Diário Oficial, dessa quarta-feira, 3, os resultados finais da habilitação jurídica dos Editais de Aquisição de Obras de Arte - Maria de Lourdes Cândido e de Música - José Brasileiro.

Foram divulgados também os resultados pós-recurso.

Veja abaixo:

#Cultura 04/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura empossa Conselho Municipal de Política Cultural

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura, realizou, nesta quinta-feira, 4, a cerimônia de posse dos eleitos para o Conselho Municipal de Política Cultural - CMPC.

O secretário de Cultura, Vandinho Pereira, falou sobre a importância do Conselho e da participação ativa dos agentes culturais. "O Conselho, além de deliberativo, é um espaço para sugestões. Não se pode fazer cultura sem ouvir os atores, aqueles que são os protagonistas", afirmou o secretário.

Após a posse, foi realizada a eleição dos membros da diretoria do Conselho, em que foram escolhidos o presidente, Vandinho Pereira, o vice-presidente, Lindembergue Alves, e a secretária geral, Suyany da Silva.

Estiveram presentes na cerimônia, o prefeito Glêdson Bezerra, acompanhado da primeira-dama, Sandra Cavalcante, o secretário executivo de Cultura, Pe. Luís Barbosa, e a representante do escritório Regional da Secult Ceará, Maria do Carmo Carvalho.

Os seis conselheiros empossados, titulares da sociedade civil, são:

Cícero Reginaldo Pereira Chaves - Artes Cênicas

Gislainy Kelliny Farias Gomes Pereira - Artes Visuais

Arthur Rodrigues da Silva - Audiovisual

Cícero Fábio de Araújo - Cultura Popular Tradicional

Maria do Rosário Lustosa da Cruz - Literatura

Lindembergue Alves Costa - Música

#Cultura 01/11/2021 FUNDAÇÃO MEMORIAL PADRE CÍCERO Prefeitura empossa membros do Conselho Curador da Fundação Memorial Padre Cícero

Os membros do Conselho Curador de Juazeiro do Norte foram empossados, nessa sexta-feira, 29, em evento realizado pela Fundação Memorial Padre Cícero.

O Conselho Curador é composto por nove conselheiros, que deverão se reunir semestralmente para discutir ações relacionadas à Fundação e ao acervo histórico do município.

Além do presidente e vice-presidente, que são, respectivamente, o prefeito Glêdson Bezerra e o secretário de Turismo e Romária, Padre Paulo César de Lima, o Conselho é composto, ainda, pela presidente da Fundação Memorial, Teresa Siqueira, representantes das secretarias de Educação, Cultura e de Desenvolvimento Econômico, como, também, representantes do Poder Legislativo, da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, e das instituições de ensino superior.

O evento contou com uma apresentação musical do professor Dr. Weber dos Anjos, representante das instituições de ensino superior. O professor e músico se apresentou com um alaúde, instrumento renascentista de cordas.

#Cultura 31/10/2021 FUNDAÇÃO MEMORIAL PADRE CÍCERO Fundação Memorial Padre Cícero leva exposição até a Colina do Horto

A Fundação Memorial Padre Cícero, em comemoração ao Dia do Romeiro, irá realizar, nesta segunda-feira, 1º , a exposição "No Alto do Horto: o memorial vai ao encontro do romeiro." As peças ficarão expostas em frente ao Museu Vivo do Padre Cícero, das 8h às 16 horas.

A exposição apresentará ao público parte do acervo que conta a história de Juazeiro do Norte, principalmente, a história da Beata Maria de Araújo. Entre as peças, estão objetos litúrgicos, que foram utilizados por Padre Cícero durante os eventos do milagre da hóstia, e fotografias com imagens da Guerra de 1914.

A Fundação Memorial decidiu realizar a ação para possibilitar ao romeiro a oportunidade de ter acesso a parte do acervo, visto que há restrições de visitas no espaço físico da instituição.

#Cultura 27/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult divulga resultado final do Edital de Premiação para Espaços e Polos de Cultura

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte divulgou, por meio do Diário Oficial do dia 26, o resultado final, após os recursos, do Edital de Premiação para Espaços e Polos de Cultura - Meu Mano. Os recursos empregados são remanescentes da Lei Aldir Blanc.

Além do resultado final, foi divulgado, também, o pós-recurso.

Confira o resultado abaixo:

#Cultura 26/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult divulga resultados preliminares de dois editais da Lei Aldir Blanc

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte divulgou, nessa segunda-feira, 25, por meio do Diário Oficial, os resultados preliminares da habilitação jurídica dos Editais de Aquisição de Obras de Arte - Maria de Lourdes Cândido e de Música - José Brasileiro. Os candidatos que quiserem entrar com recurso, terão até o próximo dia 27.

Confira os resultados abaixo:

#Cultura 25/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult elege representantes das linguagens artísticas para Conselho de Política Cultural

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte realizou, nesta segunda-feira, 25, uma assembleia geral para eleição dos representantes das sete linguagens do Conselho Municipal de Política Cultural. A assembleia, que aconteceu pela plataforma do Google Meet, elegeu um representante e um suplente para cada uma das linguagens.

Durante o período eleitoral, a Secult realizou, às segundas-feiras, fóruns setoriais, que abordaram a Cultura Popular Tradicional, as Organizações da Sociedade Civil - OSC, a Literatura, as Artes Cênicas, as Artes Visuais, a Música e o Audiovisual.

Após a assembleia, foram eleitos representantes de seis linguagens, que são:

Cicero Reginaldo Pereira Alves - Artes Cênicas

Gislainy Kelliny Farias Gomes Pereira - Artes Visuais

Arthur Rodrigues da Silva - Audiovisual

Cicero Fábio de Araújo - Cultura Popular Tradicional

Maria do Rosário Lustosa da Cruz - Literatura

Lindemberg Alves Costa - Música

Não houve candidatura para representação das OSC.

Foto: Felipe Tavares

#Cultura 21/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município recebe kit de instrumentos do programa “Toda Banda de Música é uma Escola”

Na manhã desta quinta-feira, 21, representando a Prefeitura de Juazeiro do Norte, o secretário de Cultura, Vandinho Pereira, e o maestro da Banda de Música Padre Cícero, Lindemberg Alves, participaram, no Centro de Eventos, em Fortaleza, da solenidade de entrega dos instrumentos musicais do programa "Toda Banda de Música é uma Escola". A banda municipal de Juazeiro foi beneficiada com o recebimento de 36 instrumentos e 10 estantes de partitura.

Para o secretário de Cultura, o programa é de suma importância na promoção e fortalecimento das bandas de música no Estado e tende a possibilitar a manutenção dessa valiosa expressão cultural.

Na ocasião, estiveram presentes o governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, o secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, além de autoridades e representantes culturais dos municípios.

#Cultura 21/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult divulga resultado preliminar do Edital de Premiação para Espaços e Polos de Cultura

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte divulgou, no Diário Oficial dessa quarta-feira, 20, o resultado preliminar do Edital de Premiação para Espaços e Polos de Cultura: Meu Mano. O prazo para recurso é até esta sexta-feira, 22, às 23h59min.

Confira abaixo o resultado preliminar.

#Cultura 14/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura de Juazeiro lança dois últimos editais da Lei Aldir Blanc

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte publicou, nessa quarta-feira, 13, no Diário Oficial, os dois últimos editais com recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc.

As inscrições para os editais de Teatro, Dança, Performance e Circo: Mônica de Morais (Markito) e de Tradição e Cultura Popular: Mestre Cachoeira podem ser realizadas pelo Mapa Cultural de Juazeiro do Norte, até o dia 28 de outubro.

Ao todo, foram lançados cinco editais com os recursos, no valor de R$500 mil, beneficiando artistas, espaços e agentes culturais do município.

Confira os editais abaixo:

#Cultura 09/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult adia lançamento de dois editais da Lei Aldir Blanc

Devido ao feriado do próximo dia 12, a Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte adiou, para o dia 13, a publicação de dois editais com recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc.

De acordo com o cronograma, os editais de Teatro, Dança, Performance e Circo: Mônica de Morais (Markito) e de Tradição e Cultura Popular: Mestre Cachoeira seriam lançados na próxima segunda-feira, 11.

As inscrições para candidatura dos outros três editais já lançados pela Secult continuam abertas.

#Cultura 05/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura lança mais dois editais com recursos da Lei Aldir Blanc

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte divulgou, nessa segunda-feira, 4, por meio do Diário Oficial, mais dois editais com recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc, o de Música - José Brasileiro, e o de Aquisição de Obras de Arte - Maria de Lourdes Cândido. As inscrições das candidaturas deverão ser realizadas no Mapa Cultural, até dia 18 de outubro.

O prazo para as inscrições do primeiro edital lançado, o de Premiação para Espaços e Polos de Cultura - Meu Mano, se encerra no próximo dia 13. De acordo com o cronograma divulgado, na próxima segunda-feira, 11, serão lançados outros dois editais.

A Secult, durante o período de candidaturas dos editais, estará atendendo, em sua sede, no Núcleo de Arte, Educação e Cultura Marcus Jussier, os agentes culturais que tenham quaisquer dúvidas no cadastramento e realização das inscrições.

Confira os editais abaixo:

#Cultura 04/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult realiza Fórum Setorial da Música

Nesta segunda-feira, 4, será realizado, a partir das 10 horas, o Fórum Setorial da Música. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte, acontecerá via Google Meet e faz parte do cronograma eleitoral do Conselho Municipal de Política Pública.

Para participar, só acessar o link abaixo:

#Cultura 03/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura de Juazeiro lança editais com recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura, lançará cinco editais com recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc.

O primeiro edital, Premiação para Espaços e Polos de Cultura: Meu Mano, foi lançado, nessa quarta-feira, 29. Os outros editais deverão ser publicados nos dias 4 e 11 de outubro.

Cronograma:

Dia 29/09

Edital de Premiação para Espaços e Polos de Cultura - Meu Mano.

Dia 04/10

Edital de Música- José Brasileiro.

Edital de Aquisição de Obras de Arte- Maria de Lourdes Cândido

Dia 11/10

Edital de Teatro, Dança Performance e Circo- Mônica de Morais(Markito).

Edital de Tradição e Cultura Popular- Mestre Cachoeira.

Confira abaixo o edital lançado:

#Cultura 30/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura de Juazeiro lança editais com recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Cultura, lançará cinco editais com recursos remanescentes da Lei Aldir Blanc.

O primeiro edital, Premiação para Espaços e Polos de Cultura: Meu Mano, foi lançado, nessa quarta-feira, 29. Os outros editais deverão ser publicados nos dias 4 e 11 de outubro.

Cronograma:

Dia 29/09

Edital de Premiação para Espaços e Polos de Cultura - Meu Mano.

Dia 04/10

Edital de Música- José Brasileiro.

Edital de Aquisição de Obras de Arte- Maria de Lourdes Cândido

Dia 11/10

Edital de Teatro, Dança Performance e Circo- Mônica de Morais(Markito).

Edital de Tradição e Cultura Popular- Mestre Cachoeira.

Confira o edital completo no site da Prefeitura através do link:https://www.juazeirodonorte.ce.gov.br/diario/3158/5599_2021_0000001.pdf

#Cultura 27/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult promove Fórum Setorial de Literatura

A Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte está realizando Fóruns Setoriais todas as segundas-feiras. Os eventos fazem parte do cronograma eleitoral para escolha do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

O Fórum desta segunda,13, às 10 horas, abordará como temática, a literatura.

Os interessados em participar podem ter acesso pelo link:

#Cultura 24/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secretaria de Cultura divulga resultado pós recurso do credenciamento de artistas

A Secretaria de Cultura de Juazeiro divulgou, nesta sexta-feira, 24, o resultado da avaliação, pós recurso, do chamamento de artistas, grupos artísticos e eventos culturais.

O período para apresentação dos recursos ocorreu nos últimos dias 14 e 15.

#Cultura 21/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Fundação Memorial Padre Cícero lança documentário sobre as peneiristas

A Fundação Memorial Padre Cícero lançou, nessa segunda-feira, 20, o documentário Peneiristas do Meu Padrinho Ciço. O evento aconteceu em frente ao Memorial e faz parte da programação da Primavera dos Museus.

Durante o lançamento, além da exibição do documentário, tiveram apresentações musicais, com a Banda de Música Padre Cícero e com as próprias comerciantes, que cantaram benditos.

A produção audiovisual traz relatos das peneiristas da Colina do Horto, principalmente, neste momento pandêmico, e está disponível no canal do YouTube da Prefeitura:

#Cultura 20/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secretaria de Cultura realiza Fórum de Artes Cênicas

Na semana em que celebramos o Dia Nacional do Teatro, a Secretaria de Cultura realiza, nesta segunda-feira, 20, o Fórum Setorial das Artes Cênicas. O evento acontece via Google Meet, a partir das 10 horas.

Os interessados em participar podem ter acesso pelo link:

#Cultura 17/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Município promove exposição fotográfica de crianças com microcefalia

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Cultura - SECULT e o Cariri Garden Shopping, promove até o próximo dia 30, a I Mostra Fotográfica de Crianças com Microcefalia. O fotógrafo responsável pelas imagens é o Wilo Araújo.

A proposta da exposição é a luta pela inclusão social e está disponível para visitação no Cariri Garden Shopping.

Setembro é um mês destinado à luta das pessoas com deficiência. Dentre as ações desenvolvidas, é propagada de forma mais intensa a inclusão social real, sem limitar apenas às rampas de acessibilidade.

No próximo dia 30 é comemorado o dia internacional da conscientização quanto às pessoas com microcefalia.

Foto: Carlos Lourenço

#Cultura 14/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Secult divulga resultado preliminar do credenciamento de artistas

A Secretaria de Cultura divulgou, nessa segunda-feira, 13, o resultado preliminar com a avaliação das inscrições, habilitação jurídica e credenciamento dos artistas, grupos artísticos e eventos culturais de Juazeiro do Norte. O prazo para recurso termina nesta quarta-feira, 15, às 23h59min.

O credenciamento é uma importante ferramenta para o pagamento dos cachês artísticos.

O resultado pode ser conferido abaixo.

#Cultura 13/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura realiza programação cultural para Primavera dos Museus

A Prefeitura, por meio da Fundação Memorial Padre Cícero, irá realizar ações, nos dias 20 e 22 de setembro, que farão parte da programação da Primavera dos Museus. O evento, que é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM, acontece anualmente, e neste ano, em sua 15ª edição, traz como tema Museus: Perdas e Recomeços.

As ações da Primavera dos Museus irão acontecer na Fundação Memorial Padre Cícero. Dentro da programação, acontecerá, no dia 20, a exibição do documentário As Peneiristas do Meu Padim Ciço, além de apresentações artísticas.

No dia 22, será realizado o Drive Thru Solidário Florescer, em que haverá troca de rosas por alimentos. Estes serão doados para o Banco de Alimentos e o Mesa Brasil. Haverá, ainda, o lançamento do Projeto Paisagístico.

* Dia 20/09

17h30min

- Apresentação da Banda de Música Padre Cícero;

- Acolhida com a Presidente da Fundação Padre Cícero;

- Apresentação de Benditos com as Peneiristas do Horto;

- Exibição do documentário As Peneiristas do Meu Padim Ciço.

* Dia 22/09

- Drive Thru Solidário Florescer;

- Solenidade de lançamento do Projeto Paisagístico.

#Cultura 10/09/2021 FUNDAÇÃO MEMORIAL PADRE CÍCERO Prefeitura promove percurso virtual pelo Museu Memorial Padre Cícero

A Prefeitura, por meio da Fundação Memorial Padre Cícero, está realizando o projeto "Caminhando Virtualmente pela Fundação Memorial Padre Cícero". Entre os dias 9 e 15 de setembro, nos canais oficias, serão disponibilizados vídeos com o intuito de apresentar ao público o acervo de obras e peças que contam a história de Juazeiro do Norte.

Os vídeos são divididos em nichos temáticos, que apresentam desde os quadros de Marcus Jussier sobre a história de Padre Cícero até peças de parede, mobiliário e vestuário. A caminhada virtual além de apresentar o acervo, também, tem o intuito de mostrar como são realizadas as mediações no Museu.

www.juazeirodonorte.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 12:13:37