CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#animais 15/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Vila Três Marias receberá projeto-piloto de inscrição para castração nos bairros

O Setor de Bem-Estar Animal, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte (Semasp), em parceria com a Secretaria de Proteção Animal do Estado do Ceará (Sepa), iniciará na próxima segunda-feira, 18, o projeto-piloto que levará o serviço de inscrições para castração aos bairros da cidade. O projeto tem como objetivo descentralizar o serviço de cadastro, que atualmente ocorre apenas na sede da Semasp. A localidade escolhida para o início do projeto é a Vila Três Marias.

Segundo Wellington Pereira, coordenador do Setor de Bem-Estar Animal, a ação é importante pois democratiza, ainda mais, o serviço de castração. "Sabemos da grande dificuldade de alguns tutores irem até a Semasp durante o período de inscrições, principalmente aqueles que moram em lugares afastados. Por isso, este projeto tem como intuito alcançar essas localidades distantes para atender esses tutores, que também são de baixa renda e não têm condições de castrar seu animal", enfatiza.

O serviço será oferecido na Quadra Esportiva, localizada na Rua Cícero Ferreira de Araújo, no período das 9h30 às 11h30. Para realizar o cadastro, são necessárias cópias do RG, CPF, comprovante de residência do bairro, além do fornecimento do Número de Identificação Social (NIS) e o telefone para contato.

Após a efetivação do processo de castração, o Setor de Bem-Estar Animal dará continuidade ao projeto em outros bairros e localidades da cidade.

#animais 13/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Centro de Zoonoses lança programa de busca ativa para leishmaniose

O Centro de Zoonoses de Juazeiro do Norte - CCZ iniciou nesta quarta-feira, 13, o ‘Programa busca ativa por Leishmaniose'. A ação tem o objetivo de promover a redução dos casos da doença nos animais residentes de repartições públicas. A equipe de veterinários estreou sua atuação com realização de triagem, testagem e vacinação antirrábica, nos arredores da Rodoviária Municipal. O programa será realizado durante todo o ano em outros pontos da cidade.

Com foco em atingir os cães residentes de espaços públicos, como praças e mercados, o programa é desenvolvido em duas partes. A primeira consiste na triagem do local, para identificar quantos animais são daquela região. A segunda é a ida da equipe para realização dos testes e vacinação. Segundo Jucimara Guedes, coordenadora do CCZ, com apoio do Castramóvel, o programa também pretende diminuir os índices de reprodução. "É importante ressaltar que animais sendo negativos, serão encaminhados ao programa de castração pelo Setor de bem-estar animal, assim estaremos diminuindo os índices de reprodução e abandono", explica.

Conhecida popularmente como calazar, a leishmaniose é uma infecção parasitária que pode ser transmitida para seres humanos. Apesar de ser silenciosa no início, a doença tende a evoluir para quadros mais graves, podendo, inclusive, levar o paciente à morte. A busca ativa, destinada exclusivamente aos cães de rua, é uma das medidas para ampliar a saúde dos animais e da população.

#animais 11/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Setor de Bem-estar Animal receberá R$100 mil para programa de castrações

O setor de Bem-estar Animal, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte (Semasp), receberá a quantia de R$100 mil para manutenção do programa de castrações. Os recursos virão por meio de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Célio Studart, que atendeu reivindição feita pela gestão municipal. O programa é realizado em convênio com o Instituto Pet Social Patinhas de Rua e a previsão para 2024 é que mais 1.500 animais sejam beneficiados.

Somado a esse montante proveniente da emenda parlamentar, a Prefeitura de Juazeiro também vai contribuir com recursos próprios para ampliar o número de castrações e de procedimentos cirúrgicos veterinários bem como atendimentos gerais a animais errantes, realizados pelo Hospital Veterinário do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão).

O serviço de castração destina-se a animais de rua e àqueles sob cuidados de tutores em situação de baixa renda. Atualmente, o cadastro para novas castrações encontra-se temporariamente suspenso, devido ao atendimento dos animais já inscritos na lista de espera. A previsão de reabertura para novos cadastros é para o mês de abril. Em 2023, 950 animais foram castrados, através do programa municipal.

#animais 28/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Centro de Zoonoses realiza 405 testes rápidos para Leishmaniose no último quadrimestre de 2023
O Centro de Controle de Zoonoses - CCZ realizou, no último quadrimestre de 2023, 405 testes DPP (Dual Path Platform) para triagem da Leishmaniose Visceral Canina, popularmente conhecida como calazar. Somente em 2023, foram 1.076 testes realizados de forma gratuita. O procedimento é destinado aos cães com sinais clínicos suspeitos da doença e filhotes a partir de 4 meses, cuja mãe seja suspeita ou tenha a doença confirmada, por possibilidade de infecção transplacentária.

A leishmaniose visceral é uma enfermidade grave, crônica, que afeta múltiplos sistemas do corpo e pode representar um risco de vida para humanos e animais. Segundo Jucimara Santana, coordenadora do CCZ, é preciso os tutores estarem atentos aos principais sintomas. “Muitos animais são assintomáticos, mas há aqueles que apresentam febre irregular, emagrecimento, apatia, úlceras na pele - em geral no focinho, orelhas e extremidade - além do crescimento exagerado das unhas.  Ao observar esses sinais é preciso agendar o teste para confirmação ou descarte do diagnóstico”, alerta.

Por apresentar um risco à saúde pública, o Centro de Zoonoses atua tanto com a testagem quanto com o trabalho de conscientização. No espaço, há cartazes explicando sobre a transmissão - causada pelo mosquito-palha -, sintomas e formas de combate ao inseto vetor. “Entre os principais cuidados estão o uso de inseticida no ambiente e uso de repelentes apropriados para os cães. Além disso, devemos evitar deixar os pets em ambientes úmidos e que tenham lixo, fezes ou frutas em decomposição”, explica Jucimara.

O teste pode ser realizado mediante marcação através do número 88 3199-0450.
#animais 29/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município realiza 950 castrações gratuitas de animais
#animais 19/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Setor Bem-estar Animal realiza "Natal AUmigo" com adoção solidária, vacinação e orientação veterinária gratuita
#animais 28/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Município disponibiliza novas datas de vacinação antirrábica

A Secretaria de Saúde dá continuidade à campanha de vacinação antirrábica em Juazeiro do Norte. Entre os dias 29/11 e 13\12, das 8h30 às 11h30, 7 pontos descentralizados serão disponibilizados para proteção de cães e gatos, acima de 3 meses de idade. Até o momento, as equipes atenderam cerca de 36 bairros, com aplicação de mais de 8 mil doses.

A vacina antirrábica é obrigatória por lei, e deve ser aplicada 1 vez ao ano em todos os cães e gatos na idade adequada. "Ela é a melhor forma de nos proteger e a nossos pets de uma infecção viral aguda causada pelo vírus. Desde o início do ano, estamos com pontos de vacinação volantes e fixos para que todos possam participar", explica Nara Hellen, diretora de Vigilância em Saúde.

No dia 29, os moradores do Conjunto Habitacional Padre Cícero podem levar seus pets para se vacinar. Dia 30, é a vez do bairro Frei Damião, nas proximidades do CRAS. A equipe de vacinação estará no Santo Antônio, nas proximidades da Capela Santa Terezinha, no dia 4. Já no dia 6, a população do José Geraldo da Cruz deve se dirigir até a UBS 48 para proteger seus animais. No Carité, a imunização será disponibilizada dia 7, nas proximidades da Igreja Santa Edwirges. Dia 12, a ação acontecerá na Praça da Travessa São Damião, no bairro Santa Teresa. Por fim, os pets da Vila Nova serão contemplados dia 13, na UBS 62/63.

Além dos pontos móveis, o município dispõe de 2 locais fixos para vacinação, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. O primeiro é o Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida Tenente Raimundo Rocha - Lagoa Seca, e o segundo é a Base de Ultra Baixo Volume do estado (UBV), na rua Odilon Gomes, 379 - Tiradentes.

#animais 17/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 2° 'Dia D' de vacinação antirrábica acontecerá dia 25

A Secretaria de Saúde de Juazeiro irá realizar o 2° 'Dia D' de vacinação antirrábica no próximo sábado, 25, para cães e gatos acima de 3 meses. A ação contemplará 9 pontos da cidade, das 8h às 12h. O objetivo da intensificação é aumentar o alcance dos animais protegidos no município.

De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva é uma zoonose fatal em até 100% dos casos. "A vacinação dos animais é muito mais que uma obrigação por lei, mas é um ato de amor com nossos pets e com nós mesmos, é a melhor forma de proteger todos", afirma Nara Hellen, diretora de vigilância em saúde.

Os juazeirenses poderão vacinar seus pets, dia 25, na Praça da alegria, no Novo Juazeiro; Nas praças das casas populares e Geraldo da Rocha, ambas no bairro Limoeiro. Também podem ir ao Pio XII, na Praça da Estação de Fátima. Ainda tem a opção de dirigir-se às redondezas do Tiro de Guerra, no Triângulo; ao Romeirão, nas proximidades do 2°BPM; na Praça da CAGECE, no João Cabral e na Palmeirinha, nas proximidades do CRAS.

A equipe de veterinários do Centro de Controle de Zoonoses reforça que é necessário transportar os cães e gatos nos compartimentos adequados. Também é indicado levar um pote com água para hidratar o pet, considerando as altas temperaturas e o bem-estar do animal. Para manter a higiene, o tutor deve carregar um saco plástico para recolhimento das fezes do seu pet.

#animais 13/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Município aplica 5.843 doses de vacina antirrábica no "Dia D"

O ‘Dia D' de vacinação antirrábica para cães e gatos, acima de 3 meses, em Juazeiro, foi marcado pela ampla adesão dos tutores na proteção dos seus animais de estimação. A ação, que ocorreu no último sábado, 11, aplicou 5.843 doses de vacina antirrábica nos 12 pontos de vacinação espalhados pela cidade.

De acordo com Karoliny Barros, médica veterinária, a raiva é uma infecção viral aguda que pode afetar animais e seres humanos, que contraem a doença por uma mordida causada por animais infectados. O vírus ataca o sistema nervoso central do hospedeiro, podendo causar inflamação no cérebro, evoluindo para quadros mais graves. "A vacinação é rápida e segura, e é a melhor forma de demonstrar amor aos nossos pets", afirma.

Segundo Nara Hellen, diretora de vigilância em saúde, o município realiza quinzenalmente campanhas de vacinação desde o início do ano para proteger os animais e os tutores. "Além dos nossos 2 pontos fixos de vacinação, temos equipes que vão até os pontos mais centrais dos bairros para que a população tenha acesso mais fácil à proteção", explica.

Para os juazeirenses que não conseguiram participar do ‘Dia D', podem dirigir-se a um dos pontos fixos da cidade. O primeiro é o Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida Tenente Raimundo Rocha - Lagoa Seca, ou na Base de Ultra Baixo Volume do estado (UBV), rua Odilon Gomes, 379 - Tiradentes. Os atendimento serão realizados das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

#animais 10/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Cadastramento para castração gratuita de felinos inicia na segunda-feira, 13

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - SEMASP iniciará o cadastramento para castração gratuita de felinos (gatos e gatas) na próxima segunda-feira, 13, através do Setor Bem-estar Animal. O prazo será até o dia 20 de novembro.

O cadastro é realizado na sede da SEMASP, de 8h às 13h. Para realizar o cadastramento, é necessário xerox de RG, xerox de CPF, comprovante de residência e comprovante do NIS (Bolsa Família, Cartão Cidadão e ficha resumo).

A sede da SEMASP é localizada no Parque Natural Municipal das Timbaúbas (Av. Padre Nestor Sampaio, 2, Lagoa Seca). Mais informações estão disponíveis através do telefone: (88) 3199-0384.

#animais 31/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura, Unileão e Ematerce iniciam projeto de orientação técnica aos criadores de animais

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento - SEAGRI, e em parceria com o Centro Universitário Leão Sampaio - Unileão e a Ematerce, iniciou nesta segunda-feira, 30, um projeto de orientação e acompanhamento dos produtores e criadores de animais bovinos, caprinos, ovinos, suínos e aves.

O início do projeto se deu a partir de uma palestra na qual as representantes do Núcleo de Saúde Pública da Unileão falaram aos produtores presentes sobre saúde animal e como ela impacta diretamente na saúde pública. Também foi destacado o quanto é importante manter todos os cuidados sanitários exigidos pelas agências reguladoras.

Presente na abertura do evento, o Prefeito Glêdson Bezerra exaltou a parceria com a Unileão e a Ematerce para o desenvolvimento da cidade. Ele também agradeceu aos produtores presentes pelo trabalho tão importante que eles desenvolvem no ciclo da alimentação e da saúde pública local. "Trata-se de uma atividade extremamente importante na vida das pessoas", finalizou.

O secretário da pasta, Marcelo Pinheiro, falou que este foi apenas o primeiro passo, e ressaltou a importância dos produtores abraçarem o projeto. "A partir daqui, haverá um acompanhamento aos produtores que tiverem interesse, para que possamos ir até eles e levar mais instruções e esclarecimentos para um acompanhamento de melhor qualidade", disse.

Mais informações podem ser adquiridas em contato com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que está localizada na Rua 15 de Novembro, nº 108, bairro São Miguel, com funcionamento das 7h30 às 11h, e das 13h30 às 17h. O telefone é (88) 3199-0378.

#animais 19/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro realiza 360 castrações gratuitas de felinos

Como prevenção ao abandono de animais nas ruas, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - SEMASP, através do Setor Bem-Estar Animal realizou, em menos de dois meses, mais 360 castrações gratuitas de felinos. Até o final deste mês, serão incluídos cães e cadelas.

A partir de novembro, o Setor realizará um mutirão para castração de caninos e haverá um chamamento para os cadastros realizados na sede da SEMASP. O trabalho é realizado em parceria com o Instituto Pet Social Patinhas de Rua, através da verba destinada pelo Deputado Federal Célio Studart Barbosa.

Para mais informações, contate o número (88) 3199-0384. A sede da Semasp está localizada no Parque Ecológico das Timbaúbas, Av. Padre Nestor Sampaio, bairro Lagoa Seca.

#animais 06/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Vigilância em Saúde realizará bloqueio vacinal em cães e gatos do bairro São José

A Vigilância em Saúde de Juazeiro do Norte realizará, na próxima segunda-feira, 9, um bloqueio vacinal nos cães e gatos, acima de 3 meses, do bairro São José. O atendimento será das 8h às 11h. Durante a ação, os profissionais percorrerão as ruas - passando, inclusive, nas casas - para aplicar a vacina antirrábica em todos os animais, em decorrência do Sagui, capturado no dia 25 de setembro último, pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo Nara Hellen, diretora de Vigilância em Saúde, a medida serve para aumentar a proteção contra o vírus da raiva. "É importante que todos os moradores estejam atentos à chegada das equipes. A aplicação é rápida e segura. Nossos animais e nós mesmos só temos a ganhar com isso", afirma.

Caso o morador não consiga participar do bloqueio junto ao seu pet, indica-se levar o animal até um dos pontos fixos de vacinação antirrábica, como o Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida Tenente Raimundo Rocha - Lagoa Seca, ou a Base de Ultra Baixo Volume do Estado (UBV), na Rua Odilon Gomes, 379 - Tiradentes. Os atendimentos nessas unidades são realizados das 7h30 às 11h30, e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

#animais 03/10/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SESAU libera calendário de vacina antirrábica para o mês de outubro
#animais 27/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Centro de Controle de Zoonoses tem animais disponíveis para adoção

O Centro de Controle de Zoonoses de Juazeiro do Norte - CCZ está com cães e gatos disponíveis para adoção. Os animais, que chegaram ao local via abandono ou maus-tratos, hoje, estão aptos para ter um novo lar. Ao todo, são 6 cachorros, sendo 1 macho e 5 fêmeas, e 5 gatos, sendo 4 fêmeas e 1 macho. Para adotar, a pessoa deve ter, no mínimo, 18 anos, apresentar um documento com foto, comprovante de residência e preencher um termo de compromisso para a adoção responsável.

De acordo com Karoliny Feitosa, médica veterinária, todos os animais são dóceis, carinhosos e brincalhões. "Eles chegam desconfiados por conta das violências que passaram antes, mas quando chegam aqui, depois de se recuperar passam a ter confiança novamente", explica.

Além dos cuidados oferecidos, a equipe do CCZ, carinhosamente, nomeia os pets. Entre os caninos, temos o Golias, vira-lata de 4 anos; Gisele, uma labrador com SRD; Pink, vira-lata de 3 anos; Judite, vira-lata de 2 anos; Felipa, com 1 ano e meio; e Leidinha, outra vira-lata de 3 anos. Os felinos ainda não têm nome. "Vamos deixar para que os novos tutores escolham", brinca.

Para adotar, basta se dirigir até o Centro, localizado na Avenida Tenente Raimundo Rocha, S/N - Lagoa Seca. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Apesar de realizar o trabalho de cuidar desses animais, a função do CCZ é atuar no controle das zoonoses, promovendo a saúde pública e bem-estar da população e dos animais. A unidade não serve como abrigo ou clínica veterinária.

#animais 19/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Município divulga calendário para vacinação antirrábica

A Secretaria de Saúde de Juazeiro disponibiliza novas datas de vacinação antirrábica para cães e gatos acima de 3 meses de vida. A campanha, promovida pelo Núcleo de Endemias, desde janeiro, percorre áreas urbanas e rurais para prevenir a doença causada pelo vírus da raiva, que possui alta taxa de letalidade.

No dia 25, os moradores do bairro Socorro poderão vacinar seus animais, na Praça Cônego Climério. O Parque Ecológico das Timbaúbas, localizado no bairro José Geraldo da Cruz, receberá a equipe de veterinários, no dia 27, para realizar a aplicação. Para fechar o calendário de setembro, a população poderá levar seus cães e gatos à Praça do Mateu, no bairro Santa Tereza, dia 28.

Já em outubro, no dia 2, a campanha chegará ao Jardim Gonzaga, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição. A UBS 14/57, localizada no bairro Timbaúbas, realizará a aplicação da vacina antirrábica, no dia 4 de outubro. Os moradores das Pedrinhas poderão proteger seus animais, no dia 5, na Igreja São Cristóvão. O horário de aplicação em todos os locais será das 8h às 11h30.

A vacinação é realizada injetando o produto por via subcutânea. Segundo Nara Hellen, diretora de Vigilância em Saúde, o maior ato de cuidado com os pets e a saúde geral da família é levá-los para tomar a vacina. "É um processo rápido, que pode ser feito em poucos minutos", reforça.

#animais 11/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Juazeiro ganha novo ponto fixo de vacinação antirrábica

O município de Juazeiro do Norte ampliou os pontos fixos de vacinação antirrábica. Agora, a população poderá vacinar seus cães e gatos, acima de 3 meses, no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na Avenida Tenente Raimundo Rocha - Lagoa Seca, e na Base de Ultra Baixo Volume do estado (UBV), na rua Odilon Gomes, 379 - Tiradentes. Os atendimento serão realizados das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

A ampliação faz parte da campanha de vacinação, que tem sido realizada na cidade há mais de 4 meses. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina antirrábica - que é obrigatória - protege os animais e humanos contra o vírus da raiva, um micro-organismo que pode causar inflamação no cérebro. Ainda de acordo com o órgão, a transmissão da raiva ocorre por meio de mordidas, lambidas ou machucados causados por mamíferos, como os cães e gatos, infectados.

Além dos pontos fixos, quinzenalmente a Prefeitura disponibiliza o calendário de vacinação móvel, que percorre os bairros das zonas urbanas e rurais. O cronograma pode ser acessado no site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br.

#animais 28/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS 180 felinos são castrados gratuitamente pelo setor de Bem-Estar Animal

Somente neste mês de agosto, 180 felinos foram castrados gratuitamente pelo setor de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP.

O projeto, em parceria com o Instituto Pet Social Patinhas de Rua, é destinado aos protetores de animais e famílias em situação de vulnerabilidade econômica, que possuem Número de Identificação Social - NIS.

A previsão é que no próximo mês de setembro, mais 180 felinos sejam castrados. A partir de outubro, o processo de castração incluirá cães e cadelas.

Mais informações estão disponíveis através do número (88) 3199-0384.

#animais 18/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO SEAGRI intensifica campanha de captura de animais

Visando a maior segurança da população, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Juazeiro - SEAGRI tem intensificado a campanha de captura de animais nas ruas. Nas duas últimas semanas, já foram mais de 15 animais capturados.

Segundo o secretário da pasta, Marcelo Pinheiro, essa ação acontece desde fevereiro. Num primeiro momento, foi utilizada uma abordagem educativa com os proprietários de animais encontrados soltos nas vias públicas do município.

Passados alguns meses, e notando o aumento da circulação de animais nas vias, a SEAGRI intensificou essa busca e passou a aplicar as taxas e multas previstas na Lei nº 3125, de 26 de fevereiro de 2007, regulamentada pelo decreto nº 799/2022 e que dispõe sobre apreensão, guarda e destinação de animais que permaneçam soltos ou abandonados nas vias urbanas do Município. Segundo a lei, o valor mínimo das taxas, caso o animal fique retido por um dia, gira em torno de R$ 460,00, aumentando, consequentemente, a cada dia que fica sob os cuidados da SEAGRI.

O secretário ressaltou que a ação vai seguir pelos próximos meses e indicou como os proprietários podem retirar seus animais, que ficam no Parque de Eventos Padre Cícero por até 5 dias úteis após a apreensão. "Quem tiver com animal preso deve dirigir-se à Secretaria de Agricultura munido de RG, CPF e comprovante de residência. Feito isso, tomaremos as providências para liberar o animal", explica.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento está localizada na Rua 15 de Novembro, nº 108, bairro São Miguel, com funcionamento das 7h30 às 11h, e das 13h30 às 17h. O telefone é (88) 3199-0378.

Abaixo, a Lei nº 3125/2007, o decreto nº 799/2022 e o decreto nº 795, de 2022, que fixa o valor da Unidade Fiscal de Referência do Município de Juazeiro do Norte - UFIRM para o exercício financeiro de 2023.

#animais 10/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura realiza resgate de animal em abandono

A Prefeitura de Juazeiro do Norte realizou o resgate de um animal de grande porte abandonado pelo seu tutor. A situação da égua foi divulgada nas redes sociais nesta quinta-feira, 10, quando estava em um terreno baldio no Bairro São José. Ao tomar conhecimento, a gestão municipal mobilizou equipe envolvendo membros de três secretarias para desenvolver o trabalho.

Servidores do Setor de Bem-estar Animal acompanharam de perto todo o procedimento realizado por membros do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Metropolitana e do Centro de Zoonoses. O animal foi encaminhado para o Hospital Veterinário da Unileão onde receberá tratamento especializado, após passar por exames.

A égua estava em condições de subnutrição, marcas evidentes de maus- tratos por agressões, falta de comida e água, além de ser usada para tração de carroça. O município atuará na busca do responsável pelo crime ambiental, que responderá, criminalmente, por negligência e abandono, o que configura maus-tratos pela Lei Federal 9.605/98.

#animais 10/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro vai promover castração de 1.200 animais

A Prefeitura de Juazeiro do Norte vai realizar mutirão de castração para 1.200 animais de rua

ou de famílias carentes. A iniciativa é do Setor de Bem-estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos do Município, através de uma emenda parlamentar do Deputado Célio Studart.

Todo o projeto será desenvolvido ao longo de um ano, com o primeiro mutirão sendo realizado no próximo dia 12 de agosto. O segundo, no dia 19, e um terceiro, no dia 26 de agosto. Os procedimentos ocorrerão a partir das 8 horas, na empresa vencedora da licitação, - Pet Social Patinhas de Rua, localizada na Rua José Ilânio, n° 286, Bairro Lagoa Seca.

As 1.200 castrações serão distribuídas entre 400 cadelas, 600 gatas, 100 cães e 100 gatos. As vagas serão destinadas aos tutores que estão na fila de espera, animais comunitários sob a tutela da comunidade que vai cuidar do pré e pós-operatório, e alguns protetores que já estavam inscritos na Coordenadoria de Bem-estar.

O coordenador do Setor, Wellington Pereira, destaca que esses mutirões serão muito importantes para dar andamento aos cadastros que foram feitos ainda no início do ano e para que novos sejam abertos o mais breve possível.

"A castração é de suma importância para a saúde dos animais, pois além de promover o bem-estar, evita o abandono, doenças sexualmente transmissíveis e tantas outras infecções", explica.

#animais 04/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Campanha de vacinação antirrábica continua em Juazeiro do Norte

Com o objetivo de prevenir a infecção do vírus da raiva em humanos, a Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Endemias e do Centro de Zoonoses, dá continuidade à campanha de vacinação antirrábica, durante o mês de agosto. A partir da próxima segunda-feira, 7, cães e gatos, com no mínimo 3 meses de idade, podem ser vacinados. Todo o processo ocorrerá entre às 8h e às 11h30, em pontos distintos do município.

Para Nara Hellen, Diretora da Vigilância em Saúde, é fundamental a adesão de todos os tutores de pets. "A vacinação antirrábica é de extrema importância para os animais. Ao imunizá-los, estamos protegendo tanto a saúde deles quanto a saúde pública, evitando a propagação da raiva e garantindo a convivência segura entre animais e seres humanos", reforça.

No dia 7, a vacinação acontecerá no Sítio Várzea da Ema. Em seguida, dia 8, ocorrerá no Sítio Espinho. Já no dia 9, a atividade beneficiará o bairro João Cabral, na Praça do CC. No dia 11, o Sítio Catolé dos Ferreiras será atendido, e, posteriormente, no dia 14, a campanha de vacinação antirrábica chegará ao Sítio Pau Seco. No dia 15, será a vez dos Sítios Retiro, Tabuleiro e Carneiros.

#animais 27/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro realiza cadastramento de protetores de animais

A Prefeitura de Juazeiro do Norte vai realizar, de 1º a 12 de agosto, cadastros dos protetores de animais do município. A iniciativa é da Coordenadoria de Bem-estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp e visa criar um banco de dados com as pessoas que desenvolvem, voluntariamente, esse trabalho.

Para o cadastramento, o protetor deve comparecer à sede da Semasp, de segunda à sexta-feira, de 8 às 14 horas, com documentação pessoal.

A partir do cadastramento, serão desenvolvidas políticas públicas para a melhoria do bem-estar dos animais abrigados.

Para se configurar como protetor, a pessoa deve desenvolver o trabalho, voluntariamente, com pelo menos 10 animais dentro de casa. De acordo com o coordenador do Setor, Wellington Pereira, o projeto vai promover, como consequência, melhores condições para o acolhimento dos animais abandonados.

#animais 19/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Município promove ações educativas de bem-estar animal

O setor de Bem-estar Animal de Juazeiro do Norte desenvolveu atividades educativas sobre os cuidados com os bichos, nessa terça-feira, 18, na Praça Padre Cícero. O momento fez parte da programação especial alusiva à Semana do Município, desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos- Semasp.

As orientações, além de diversos outros projetos que são desenvolvidos, cotidianamente, pela Secretaria, seguem acontecendo nesta semana como o plantio de árvores na Praça da La Favorita nesta quarta-feira, 19, e a distribuição de mudas e orientação sobre cuidados com o meio ambiente.

Já na quinta-feira, 20, a partir das 8 horas, será realizada uma trilha no Parque Ecológico das Timbaúbas com os visitantes, abordando os preceitos do Padre Cícero. Na sexta-feira, 21, a partir das 8 horas, haverá a arborização do Parque das Timbaúbas com a participação de estudantes e populares.

#animais 18/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Centro de Zoonoses inicia campanha de vacinação antirrábica nesta quarta, 19

A Secretaria de Saúde de Juazeiro, através do Núcleo de Endemias e do Centro de Zoonoses, dá início à campanha de vacinação antirrábica nesta quarta-feira, 19.

Serão vacinados cães e gatos, a partir do 3º mês de idade. A imunização ocorrerá das 8h às 11h30, nos sítios Carás do Umari e Espinho. Na sede, a vacinação acontecerá na Praça do Sol, no bairro Pirajá.

Confira, abaixo, os demais dias, localidades e horários da campanha.

Data: 20/7/2023

Horário: 8h às 11h30

Zona Rural: Sítio Taquari e Vila Padre Cícero

Zona Urbana: CRAS (Frei Damião)

Data: 21/7/2023

Horário: 8h às 11h30

Zona Rural: Sítio São Gonçalo e Sítio Marrocos

Zona Urbana: quadra ao lado do PSF 64 (Campo Alegre)

Data: 24/7/2023

Horário: 8h às 11h30

Zona Rural: Sítio Gavião

Zona Urbana: Praça do Memorial (Socorro)

Data: 25/7/2023

Horário: 8h às 11h30

Zona Rural: Sítio Chumbada e Sítio Catolé dos Ferreiras

Zona Urbana: ESF 10/81 (São José)

Data: 26/7/2023

Horário: 8h às 11h30

Zona Rural: Sítio Popôs e Sítio Catolé dos Salesianos

Zona Urbana: Igreja de Santo Expedito (Betolândia)

Data: 27/7/2023

Horário: 8h às 11h30

Zona Rural: Sítio Novo e Sítio Leite

Zona Urbana: Praça dos Ourives (Franciscanos)

Data: 28/7/2023

Horário: 8h às 11h30

Zona Rural: Sítio Mangueira e Sítio Logradouro

Zona Urbana: ESF 46 (Tiradentes)

Data: 31/7/2023

Horário: 8h às 11h30

Zona Rural: Sítio Amaro Coelho e Sítio Veados (Sítio Santo Antônio)

Zona Urbana: Oásis (Próximo à caixa d'água).

#animais 05/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Assinada ordem de serviço para a construção da UPA Animal em Juazeiro

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, assinou a ordem de serviço para construção da UPA Animal. O evento ocorreu, nesta sexta-feira, 5, no terreno em que a obra será executada, no Bairro Cidade Universitária. A conquista é resultado de emenda parlamentar de R$1 milhão, do deputado Federal, Célio Studart. A obra terá início nos próximos dias e tem prazo para a construção de 180 dias.

A execução será através da Secretaria de Infraestrutura e contará com recepção e espera, triagem, consultório, coordenação, paramentação, centro cirúrgico, expurgo, e enfermaria com 24 leitos. O prédio ainda terá copa, banheiros comuns e banheiro adaptado, além de espaço para destinação de resíduos.

A UPA Animal será implantada numa quadra independente, com acesso principal pela Rua Francisco Benedito de Oliveira. Quanto ao funcionamento, ficará a cargo da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, através do setor de Bem-estar Animal. O local disponibilizará consultas, campanhas de vacinação e cirurgias de baixa complexidade. A iniciativa tem como principal objetivo, favorecer o acesso a qualquer cidadão que necessite de assistência técnica hospitalar, dentro da rede pública de saúde, para seu animal de estimação.

A UPA será entregue, totalmente equipada, e funcionará através de convênios, além de servidores do município.

Na oportunidade, o prefeito Glêdson agradeceu e anunciou que novas emendas do deputado Célio Studart devem chegar ao município para a manutenção e funcionamento do equipamento.

#animais 31/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro alcança 100 castrações em 45 dias da nova fase do programa

A Prefeitura de Juazeiro do Norte alcançou a marca de 100 castrações de animais, de famílias carentes, em menos de 45 dias da nova fase do programa de castração. Os dados foram apresentados pelo setor de Bem-estar Animal do Município, responsável pela ação.

Somente durante o mês de fevereiro, foram 37 castrações, sendo 22 felinos e 15 caninos, entre machos e fêmeas. Já durante o mês de março, foram 29 felinos e 29 caninos, totalizando 95 animais de famílias carentes, castrados, gratuitamente. Outros cinco animais passaram pelo procedimento, de forma emergencial, fechando o número de 100 animais castrados.

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Unileão, através da clínica escola do curso de Veterinária e a Clínica Cliveq.

O trabalho também utiliza o Castramóvel para realizar a avaliação, aconselhamento e cadastro para as castrações.

Para quem já tem cadastro, é só aguardar o contato da coordenação do setor de Bem-estar Animal para marcar o dia da castração. Os procedimentos ocorrem em cães e gatos, machos e fêmeas, de famílias que se cadastrarem na Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp.

#animais 20/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro realiza dia de doação e bem-estar animal

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro do Norte realizou a primeira campanha de doação e cuidados com animal. O evento aconteceu nesse domingo, 19, na praça do Giradouro, e realizou mais de 80 atendimentos, entre doações, vacinação e aconselhamento veterinário.

A iniciativa é desenvolvida pelo setor de Bem-estar Animal em parceria com a coordenadoria do Centro de Zoonoses do município e a Unileão.

#animais 14/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro realiza dia de doação e bem-estar animal

Juazeiro do Norte realizará no domingo, 19, uma feira de adoção de amimais, na Praça do Giradouro, de 9 às 14 horas. A iniciativa é do setor de Bem-estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP. Na oportunidade, a população também contará com vacinação antirrábica e aconselhamento veterinário gratuito.

Estão disponíveis seis gatos e cinco cães para adoção, entre machos e fêmeas. Os animais que forem adotados terão direito à castração gratuitamente, quando tiverem na idade adequada. Os interessados em adotar um animal, devem levar o RG, CPF, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade.

O trabalho conta com a parceria da Unileão, através da participação dos acadêmicos de Medicina Veterinária da instituição.

#animais 01/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Juazeiro realiza vacinação antirrábica

Em trabalho preventivo contra a raiva, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, e em parceria com a Clínica Veterinária Meu Pet, vai realizar neste sábado, 4 de março, uma ação de vacinação antirrábica.

A vacinação vai acontecer a partir das 9h, na Clínica Veterinária Meu Pet, rua Dr. Samuel Barbosa, 374 C, no bairro Antônio Vieira.

Para tomar a vacina, cães e gatos devem estar saudáveis e ter mais de 3 meses. Animais de raças grandes e agressivos devem estar contidos com coleira e munidos de focinheira.

#animais 14/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Cadastro para castração de animais vai até dia 17

Segue até o próximo dia 17, o período de cadastramento para castração de animais carentes, em Juazeiro. O cadastro é feito na Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp.

O trabalho é realizado pelo setor de Bem-estar animal da Prefeitura, em parceria com a Unileão. Atualmente, são, aproximadamente, 400 cadastros já realizados, e a reabertura para o processo só ocorrerá com o andamento da fila já existente.

Mensalmente, são mais de 60 castrações de animais e com a expectativa de aumentar o número com os investimentos da gestão municipal.

Para quem já tem cadastro, é só aguardar o telefonema da coordenação do setor de Bem-estar Animal para marcar o dia da castração. Os procedimentos ocorrem em cães e gatos, machos e fêmeas de famílias em vulnerabilidade social.

#animais 06/02/2023 GUARDA CIVIL METROPOLITANA | SESP Município promove retirada de animais em vias públicas

Nesta segunda-feira, 6, a Prefeitura de Juazeiro do Norte deu início às ações de recolhimento de animais em vias públicas do município. O trabalho está sendo conduzido por diversas secretarias e órgãos como o Demutran e Guarda Civil Municipal.

Após o planejamento, a atividade iniciou em frente ao Parque das Timbaúbas, seguindo por diversos pontos críticos, onde foi visualizada uma maior quantidade de animais soltos, como na Avenida Virgílio Távora, no sentido do Aeroporto.

De acordo com o diretor administrativo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Roberto Sampaio, cerca de 42 animais foram apreendidos. "Iremos continuar com as ações, com base em um cronograma, buscando evitar que esses animais permaneçam nas vias, gerando perigo no trânsito".

O decreto 799/2022, que regulamenta a lei municipal nº 3.125 de 26 de fevereiro de 2007, trata sobre a apreensão, guarda e destinação de animais que permaneçam soltos nas vias urbanas do município.

#animais 06/02/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Juazeiro inicia castração gratuita de animais

O Município de Juazeiro do Norte deu início ao processo de castração de animais comunitários e de famílias carentes. A primeira intervenção ocorreu na manhã desta segunda-feira, 6, com a castração do cachorro Caramelo, adotado pela comunidade no bairro Leandro Bezerra. A iniciativa é desenvolvida pelo setor de Bem-estar Animal em parceria com a Unileão.

Aproximadamente 60 animais serão castrados por mês, com possibilidade de ampliar o número de procedimentos. As castrações ocorrem em cães e gatos, machos e fêmeas de famílias que se cadastraram na Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos.

Até o início do mês de março, a população ainda pode realizar o cadastro para castrar os animais. A partir daí, o serviço será encerrado para cumprir a demanda dos animais da fila de espera. Para quem já tem cadastro, é só aguardar o telefonema da coordenação para marcar o dia da castração.

#animais 16/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Setor de Bem-estar Animal abre inscrições para castrações

Está aberto o processo de recadastramento e de novos cadastros para castração de animais, em Juazeiro. A informação é do Setor de Bem-estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp.

Para realizar a inscrição, o tutor deve se apresentar na sede da Semasp com xerox de RG, CPF, comprovante de residência e comprovante do NIS.

A castração atenderá animais machos e fêmeas, pertencentes a famílias carentes.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Unileão. O cadastro permanece aberto até o teto possível do número de intervenções. Após o cadastro, o animal entra na lista de espera. O procedimento será executado por ordem de inscrição.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone: (88) 3199-0384.

#animais 09/12/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Programa de castrações atinge 1.300 procedimentos

Desde o início da implantação da política de bem-estar animal, o município vem buscando ampliar a quantidade de castrações realizadas e, até o momento, foram efetivados 1.300 procedimentos. As intervenções são realizadas de modo prioritário em animais de rua e naqueles sob tutoria de pessoas de baixa renda e assistidas por programas sociais de transferência de renda.

Genilda Ribeiro, secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp, aponta que os cadastros na sede da pasta são contínuos, e os atendimentos acontecem de acordo com a disponibilidade de recursos. Ela ressalta que a maior parte dos procedimentos é efetivada em parceria com o Centro Universitário Leão Sampaio.

#animais 10/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Juazeiro do Norte realiza vacinação antirrábica em pontos fixos

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, por meio da Vigilância em Saúde, informa os pontos fixos da Campanha de Vacinação Antirrábica: Praça Isabel da Luz e estacionamento do Hiper Bom Preço, no período de 21 a 25 de novembro. Também haverá vacinação aos sábados, nos dias 26 de novembro e 3 de dezembro.

"Manter o pet devidamente vacinado é uma maneira de manter a segurança de todos, pois a raiva pode ser transmitida para os seres humanos. Se você tem um gato ou cachorro, a partir de 3 meses de vida, leve-o para algum ponto de vacinação", alerta Nara Hellen, diretora da Vigilância em Saúde.

A vacinação em cães e gatos estabelece uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina. A meta, em Juazeiro, é imunizar 38 mil animais. Até o momento, foram vacinados quase 11 mil.

#animais 15/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp discute bem-estar animal com permissionários do Mercado Senhora Santana

A Coordenadoria de Bem-estar animal da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro - Semasp vai realizar nesta terça-feira, 16, um encontro com os permissionários do mercado Senhora Santana. A reunião terá início às 10 horas, e tem como objetivo dialogar com os comerciantes locais sobre ações de conscientização, cuidado e melhor tratamento dos animais que são identificados nas proximidades do local.

Joana Darc Fagundes, coordenadora de Bem-estar animal, detalha que também será instalado no espaço um gatil com comedouro e bebedouro, a fim de melhorar a interação com os felinos que transitam no ambiente.

#animais 03/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Prefeitura lançará campanha contra criação e abandono de animais em vias públicas

A Prefeitura de Juazeiro lançará campanha de conscientização contra a criação ou abandono de animais nas vias públicas do município.

A campanha terá caráter educativo, buscando orientar os donos de animais de médio porte (ovinos, caprinos e suínos) e grande porte (bovinos, equinos, asninos e mulares), abordando questões de segurança no trânsito, e o risco que os animais soltos causam a si mesmos e aos motoristas.

A ação está sendo coordenada pelo Gabinete do Prefeito e pelas secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Agricultura e Abastecimento, além do apoio jurídico da Procuradoria. Participam, também, órgãos como o Demutran e a Guarda Civil Municipal.

Posteriormente à campanha, será desenvolvido um plano de ação para inibir a circulação desses animais nas vias públicas, evitando o recolhimento.

#animais 20/07/2022 GUARDA CIVIL METROPOLITANA | SESP Juazeiro lança o projeto 'Guerreiro' voltado para o bem-estar animal

A Prefeitura de Juazeiro lançou o projeto 'Guerreiro', nessa terça-feira, 19, na sede da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, com mais de 200 participantes.

O projeto orienta sobre o bem-estar animal e oferece formação em judô para filhos de carroceiros. Além da formação dos jovens, os pais que trabalham com animais de grande porte devem receber orientação sobre o trato com os bichos.

O prefeito Glêdson Bezerra participou da abertura do projeto, idealizado pelo Centro de Controle de Zoonoses, e em parceria com a Guarda Civil Metropolitana.

O lançamento faz parte da programação da Semana do Município. A cerimônia contou, ainda, com secretários municipais, representante da Polícia Militar, pais e mães dos 60 beneficiados.

#animais 22/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro do Norte realiza campanha de adoção responsável de animais

Se você busca um animal de estimação para alegrar os seus dias, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Juazeiro pode ajudar! O órgão está realizando uma campanha de adoção de cães e gatos. Os pets disponíveis passaram pelo crivo dos veterinários, estão saudáveis, vermifugados, examinados e agora aguardam um novo lar.

Além de cuidar do controle de doenças, o Centro de Zoonoses desenvolve ações educativas e de conscientização sobre a adoção responsável de animais.

Os interessados em adotar, devem comparecer ao órgão, situado na Avenida Tenente Raimundo Rocha, Bairro Lagoa Seca.

#animais 02/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Juazeiro do Norte inicia identificação de animais de rua através de chip

É do Centro de Controle De Zoonoses o primeiro animal de rua a ser microchipado após a castração em Juazeiro do Norte.

Clotilde, uma cadela que chegou ao órgão para realizar o teste leishmaniose e obteve resultado negativo. Porém, ela sofria com um câncer e vivia nas ruas quando foi acolhida, recebeu tratamento adequado e agora, após a recuperação, está livre de cios e crias indesejadas.

A implantação de chips em animais de rua está sendo executada através de uma parceria entre a Organização Não Governamental Pet Social Patinhas de Rua, por meio de uma emenda parlamentar proposta pelo Deputado Federal Célio Studart.

O município presta apoio logístico para alguns animais capturados pelo CCZ e também para alguns protetores de animais, além de promover ações em prol do bem-estar animal.

#animais 10/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Semasp apresenta experiência do Castramóvel em evento de Nova Olinda

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - Semasp apresentou a experiência do Castramóvel na cidade de Nova Olinda, durante o final de semana. A ação foi desenvolvida pelo projeto Lilica, que atua na cidade há cinco anos.

Segundo Joana Darc Fagundes, coordenadora do Bem-estar animal, foi explicado como o projeto municipal foi estruturado e como o equipamento vem sendo utilizado. Joana destaca a relevância deste tipo de interação entre cidades, essencial para ampliar experiências bem sucedidas.

Carlos Alves, secretário executivo da Semasp, também esteve no evento.

O castramóvel está em operação em Juazeiro do Norte desde abril do ano passado, já tendo concretizado mais de 400 procedimentos de castração.

#animais 08/12/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Centro de Zoonoses de Juazeiro reforça ações em alusão ao Dezembro Verde

Durante este mês é celebrado o Dezembro Verde, focado em reforçar o combate ao abandono de animais.

O Centro de Zoonoses de Juazeiro do Norte, ao mesmo tempo que reforça os serviços, aproveita para lembrar a sua finalidade. O principal objetivo do Centro é prevenir as zoonoses, que são doenças que os animais transmitem para o homem.

A diretora Eliziane Lucena relata que muitas pessoas levam animais saudáveis para o local com o intuito de que sejam realizadas adoções, o que não compete ao órgão.

Lá, o maior número de animais são de rua, levados para detectar alguma zoonose, permanecendo enquanto aguardam os resultados dos exames, que saem em cerca de 15 dias.

O Centro Zoonozes reforça que a consciência com a saúde animal é extremamente importante e aqueles que têm bichos de estimação, devem levar os animais ao médico veterinário.

Foto: Felipe Tavares

#animais 25/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SERVIÇOS PÚBLICOS Castramóvel continua atendimento no Conjunto Habitacional São Sebastião

Desde o início deste mês de novembro, o Castramóvel está realizando atendimentos no Conjunto Habitacional São Sebastião. De acordo com a Coordenadoria de Bem-estar Animal, o equipamento permanecerá no local até a próxima semana, quando devem ser concluídas as demandas do conjunto habitacional.

Joana Darc Fagundes, coordenadora de Bem-estar animal, afirma que já foram realizadas mais de 40 castrações, atendendo, primordialmente, tutores de baixa renda. Ela acrescenta que, a partir da segunda semana de dezembro, o Castramóvel será deslocado para o Conjunto Habitacional Padre Cícero, ficando no espaço até que seja atendida a necessidade de castrações do endereço.

Novos ambientes serão atendidos a partir de janeiro de 2022.

Foto: Thiago Sousa

#animais 04/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Juazeiro do Norte realiza dia D de vacinação antirrábica neste sábado, 6

A imunização acontecerá em todo o Estado, conforme foi anunciado pela Secretaria da Saúde do Ceará - SESA.

Juazeiro do Norte vai realizar o dia D de vacinação antirrábica em cães e gatos, neste sábado, 6, das 8h às 17 horas.

Serão disponibilizados 39 pontos de vacinação em 30 bairros.

Confira a lista:

- Pedrinhas (Escola Profª Doralica de Figueiredo);

- Frei Damião (CRAS e CAIC);

- Lagoa Seca (Praça da La Favorita);

- Jardim Gonzaga (CRAS);

- São José (PSF 10/81 e PSF 61/47/72);

- Novo Juazeiro (Escola Tiradentes);

- Betolândia (PSF 12);

- Tiradentes (PSF da Ivany Feitosa);

- Brejo Seco (Capela São Sebastião);

- Aeroporto (PSF 21 e Loteamento Conviver);

- Limoeiro (Igreja São José);

- Timbaúbas (Areninha e Polo);

- João Cabral (SEMASP e C.C);

- Pirajá (Praça do Sol);

- Planalto (CCZ);

- Santa Tereza (Batalhão de Polícia);

- Triângulo (PSF 11/79);

- Antônio Vieira (PSF 13/36);

- Salesianos (Igreja dos Salesianos);

- Santo Antônio (PSF Pelúsio e Igreja Santa Terezinha);

- Centro (Praça Padre Cícero);

- São Miguel (Unijuazeiro);

- Juvêncio Santana (PSF 30);

- Vila Três Maria (PSF 45);

- Vila Padre Cícero (PSF 02);

- Vila Fátima (PSF 22);

- Carité (PSF 52);

- Anel Viário (Escola Raimundo Saraiva Coelho);

- Pio XII (PSF 18/24);

- Franciscanos (Praça dos Ourives);

- Horto (PSF 03 e PSF 49).

Foto: Carlos Lourenço

www.juazeirodonorte.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 04:08:41