CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Mulher 22/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Ação "Dia Delas" realizou capacitações gratuitas para mais de 100 mulheres

O projeto "Marias do Juá", da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro - SEDECI realizou, em parceria com o Sebrae Cariri, o "Dia Delas", momento voltado para capacitação gratuita de mulheres empreendedoras, nessa quinta-feira, 21. Com informativos sobre marketing digital, saúde feminina, imagem e organização de negócios, o Sebrae Cariri lançou, também, a abertura oficial do cronograma do "Sebrae Delas". Mais de 100 mulheres participaram da ação.

Ao longo do ano, o "Marias do Juá" e o "Sebrae Delas" atuarão em conjunto, ofertando políticas públicas de mentorias, capacitações e acesso aos mercados. Elizângela Andrade, articuladora do Sebrae Cariri, disse que as mulheres empreendedoras da região caririense serão convocadas constantemente para integração de ações.

O titular da Sedeci, Wilson Soares, afirmou que a equipe, potencialmente feminina, foi responsável por integrar a ação. "Nosso objetivo é fortalecer o empreendedorismo feminino em Juazeiro do Norte. Seguimos o nosso lema "cooperar para desenvolver", lembra.

A empreendedora e enfermeira Flávia Costa, esteve presente em todas as capacitações e elogiou o trabalho realizado pelos órgãos. "O foco do empreendedorismo é objetividade e todas as palestras foram objetivas. Ampliaram a visão não só em nível regional, mas nacional", destacou.

A realização foi através da Sedeci e do Sebrae Regional Cariri, em parceria com Senac, Faculdade Cecape, Premium Consultoria, Unimed e Patrícia Timóteo-Master Coach.

#Mulher 18/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Projeto “Marias do Juᔠpromove ação “Dia Delas” para mulheres empreendedoras

O projeto "Marias do Juá", da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro - Sedeci, promove, nesta quinta-feira, 21, a ação "Dia Delas", na sede do Sebrae Regional Cariri, das 14h às 18h. O momento contará com palestras gratuitas de capacitação, voltadas às mulheres empreendedoras. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através de formulário on-line.

Com realização também do Sebrae Regional Cariri, a ação tem parceria com Senac, Faculdade Cecape, Premium Consultoria, Unimed e Patrícia Timóteo-Master Coach. O momento fortalece o empreendedorismo feminino, traz networking e troca de experiências.

A partir das 14h, acontece a palestra "Imagem e Estilo da Mulher Empreendedora", com Ariane Morais. Logo após, às 14h40, a temática será "Autoconfiança e tomada de decisão na Jornada Empreendedora", com Patrícia Timóteo. Às 15h20, o assunto abordado será "Organizando seu Financeiro Empresarial", com Adriana Vigolvino. O penúltimo tema será às 16h, com "A mulher moderna e o cuidado com a saúde", com Nadhia Landim,.

E finalizando às 18h, o assunto "Empoderamento & Motivação: O que realmente é difícil pra você?", com Lívininha Vasconcelos.

O "Marias do Juá" é uma política pública de fortalecimento voltada para capacitação e facilitação do acesso ao mercado, de mulheres empreendedoras. O Sebrae Cariri está localizado na Av. Padre Cícero, 2241, bairro Santa Tereza.

As inscrições estão disponíveis no link abaixo:

#Mulher 15/03/2024 GUARDA CIVIL METROPOLITANA | SESP SESP realiza evento especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher

A Secretaria de Segurança Pública de Juazeiro do Norte - SESP realizou, nesta sexta-feira, 15, um evento especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A ação contou com as presenças do público em geral; do secretário da pasta, Cláudio Luz; de integrantes da Patrulha Maria da Penha e da Guarda Municipal; de representantes da Segurança Pública das cidades de Crato e Caririaçu. A delegada de Polícia, Wannini Galiza Rizzi, ministrou uma palestra com o tema "O combate aos crimes de violência doméstica contra a mulher".

No primeiro momento do evento, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha do Município, Mônica Bezerra, apresentou dados sobre a atuação e a avaliação da Patrulha, que conta com 20 componentes que se dividem em equipes para assistir mais de 200 mulheres. Em 5 anos, foram mais de mil mulheres atendidas, milhares de medidas protetivas e 156 prisões realizadas, sendo 54 só no ano de 2023.

Na palestra, a delegada Wannini, que já esteve à frente da Delegacia de Defesa da Mulher de Crato e, atualmente, é titular de Caririaçu e Granjeiro, relembrou o motivo pelo qual foi criado o Dia Internacional da Mulher. No decorrer do momento, foi contando situações de vários tipos de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial ou sexual) que ela já viu e ainda vê acontecer em seus muitos anos de atuação.

Entre outras importantes falas, a palestrante citou a atuação da mulher no mercado de trabalho e como é preciso exigir respeito para não ser assediada; ressaltou que nunca deve-se defender um agressor. Ela falou, ainda, sobre a importância de haver um esforço coletivo entre segurança pública e população para a segurança da mulher através das denúncias, para que as autoridades competentes tenham ciência do que está acontecendo.

"Segundo a Constituição Federal de 1988, a segurança pública é dever do Estado, porém, de responsabilidade de todos nós, então, todos nós somos responsáveis por garantir a paz social", disse, reiterando que uma denúncia pode salvar a vida de uma mulher.

A Patrulha Maria da Penha recebe ligações, em sigilo, através do número (88) 9 3300-1414. Além disso, ainda há a Central de Atendimento à Mulher, que atende anonimamente através do número 180.

#Mulher 08/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CAPS III realiza programação especial do mês da mulher

O Centro de Atenção Psicossocial- CAPS III de Juazeiro do Norte realiza, durante este mês de março, uma programação especial em alusão à mulher. O calendário conta com palestras, desenvolvidas pela equipe interdisciplinar do espaço, que abordam autoestima, relacionamentos saudáveis, maternidade, violência de gênero e equilíbrio emocional. As ações são voltadas para o público atendido na unidade. A programação segue até o próximo dia 26.

No dia 11, às 9h, haverá a discussão ‘Resiliência e superando adversidades', que abordará a resiliência como ferramenta para enfrentar desafios na vida pessoal.

No dia 16, às 15h, discussão com o tema ‘Saúde mental e maternidade', voltado para as estratégias de autocuidado, suporte emocional, prevenção ao burnout materno e depressão pós-parto.

'O empoderamento e autonomia feminina' é o tema do dia 18. Às 9h, as participantes vão dialogar sobre direitos reprodutivos, igualdade de gênero, direitos sociais em saúde mental e desafios frente ao sofrimento psicológico.

Para finalizar o mês, no dia 26, às 9h, a equipe desenvolverá a palestra ‘Violência de gênero - física e emocional', com abordagem sobre violência doméstica, identificação de relacionamentos abusivos, estratégias de proteção e apoio às vítimas, baseadas na Lei Maria da Penha.

Segundo Dayse Luz, diretora de Saúde Mental, toda a rede de Atenção Psicossocial está empenhada em debater a saúde mental no cotidiano feminino. "Muitas das nossas assistidas são mulheres que enfrentam no seu dia a dia diversas violências.; acolhê-las e debater sobre tudo o que nos perpassa é fundamental para desenvolver autonomia, autoconfiança e saúde para todas", ressalta.

#Mulher 03/04/2023 PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Prefeitura disponibiliza placa em defesa da mulher para estabelecimentos, casas de shows e festas

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Procuradoria Geral do Município, disponibilizou, nesta segunda-feira, 3, o modelo de placa para que estabelecimentos, casas de shows e festas, estejam em conformidade com a Lei municipal nº 5432, de 24 de fevereiro de 2023, que obriga os negócios a prestarem apoio às mulheres em situação de risco presentes em suas dependências.

Em vigor desde março, a norma estabelece a obrigatoriedade de sinalizar o local com uma placa, que pode ser impressa em qualquer material, mostrando que as mulheres podem pedir ajuda aos colaboradores para chegar em casa com segurança, ou chamar os órgãos de defesa da mulher do município.

De acordo com o Procurador Geral, Walberton Carneiro, "o descumprimento da lei por parte dos donos de bares e restaurantes acarreta em multas que podem chegar a até R$ 1mil", reforça.

O link para baixar a placa está disponível abaixo.

#Mulher 15/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher

As profissionais da área de Saúde, de Juazeiro, foram homenageadas com evento alusivo ao dia Internacional da Mulher.

O momento comemorativo foi realizado nessa terça-feira, 14, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador- Cerest. Além de palestras informativas, foram ofertados sessões de massagem e coffee break.

O evento abordou a violência contra a mulher e a atuação da Patrulha Maria da Penha. Participaram o coordenador do Cerest, José Ângelo Filho, a secretária de Saúde, Francimones Rolim, e a secretária de Segurança Pública, Sílvia Paula Soares.

De acordo com José Angelo, foi um momento de esclarecimento e encorajamento para as participantes.

Houve, ainda, palestra da psicóloga Fernanda Cândido sobre as atribuições do Cerest; da fonoaudióloga, Priscilla Albano, tratando das ações do setor, e a fisioterapeuta Bruna Kenya, abordando o fim da violência contra a mulher.

#Mulher 10/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E TRABALHO Prefeito sanciona lei que obriga bares, restaurantes e casas noturnas a protegerem mulheres em situação de risco

A partir de agora, bares, restaurantes, casas noturnas e organizadores de eventos em geral, em Juazeiro, são obrigados a adotar ações de auxílio à mulher em situação de risco que estejam em suas dependências. A lei foi sancionada pelo prefeito Glêdson Bezerra.

De autoria do vereador Victor Lacerda, a nova lei estabelece que as empresas devem fixar cartazes nos banheiros femininos ou em outros ambientes do local, informando sobre a disponibilidade de prestar apoio, quando necessário. Além disso, devem realizar treinamentos e capacitações com os funcionários para que possam aplicar, com eficácia, as medidas de auxílio.

Dentre as obrigatoriedades, está, também, a oferta de acompanhamento da mulher até um ambiente seguro como, por exemplo, o transporte público ou veículo pessoal para que chegue em casa com segurança. Se for o caso, deve entrar em contato com os órgãos de defesa da mulher no município.

O descumprimento da lei por parte dos donos de bares e restaurantes, bem como dos promotores de eventos, acarretará em multas que podem chegar até R$ 1mil, de acordo com a capacidade de lotação de cada estabelecimento.

#Mulher 17/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Projeto Mulheres Ativas retoma ações nesta terça-feira, 17

O Projeto Mulheres Ativas, da Prefeitura de Juazeiro, retoma suas atividades nesta terça-feira, 17. O projeto promove ações e palestras para a saúde e bem-estar das mulheres em fase de climatério e menopausa, além de contemplar o público da terceira idade. O projeto também é aberto à participação do público masculino.

As ações acontecem no Ginásio Poliesportivo, às terças e quintas, às 6h, e na Praça do Giradouro, às 17 horas.

www.juazeirodonorte.ce.gov.br
Emitido dia 17/05/2024 às 02:41:04