CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Gestão 01/04/2024 GABINETE DO PREFEITO Prefeito apresenta novos secretários municipais

O Prefeito Glêdson Bezerra apresentou, oficialmente, nesta segunda-feira, 1°, os novos nomes que assumem as Secretarias de Educação, Cultura, Esporte, bem como, o comando da Guarda Municipal. O momento, que aconteceu no auditório do Central Park, também contou com a participação dos gestores que estavam conduzindo as respectivas secretarias até a última quarta-feira, 27.

Na Educação, a professora Pergentina Jardim será substituída pela professora Márcia Franca. À frente da Secretaria da Cultura ficará o Padre Luís Barbosa no lugar de Vandinho Pereira. Já na Secretaria de Esporte e Juventude assume Philippe Agnes e sai Bendimar Júnior. Os três ex- secretários estavam à frente das pastas desde o início da atual gestão. A Guarda Civil Metropolitana passa a ser comandada por César Alves, substituindo Jozimar Correia.

As exonerações foram realizadas a pedido dos próprios ex-secretários, obedecendo à lei eleitoral, que exige a desincompatibilização de pré-candidatos dos cargos no executivo pelo menos seis meses antes da votação.

Na oportunidade, o Gestor Municipal agradeceu a todos pelo trabalho realizado, pelo compromisso e zelo "aos que estão saindo, meu enorme reconhecimento pelo brilhante trabalho, pelas inúmeras entregas, cada um em sua frente de atuação contribuiu para melhoria na qualidade dos serviços destinados aos juazeirenses", pontuou.

Glêdson também ressaltou que todos que estão assumindo já faziam parte do quadro de servidores das respectivas pastas. Os novos secretários se apresentaram e firmaram o compromisso em fortalecer, ainda mais, o trabalho em prol de Juazeiro.

#Gestão 08/02/2024 GABINETE DO PREFEITO Juazeiro do Norte terá ponto facultativo no Carnaval

Com o intuito de preservar a tradição cultural do país, a Prefeitura de Juazeiro do Norte - conforme o decreto N° 441, de 03 de janeiro de 2019 - estabelece ponto facultativo nos dias 12 e 13 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval, para o funcionalismo municipal.

Na quarta-feira de cinzas, 14, o expediente retorna a partir das 12h. Os serviços essenciais manterão suas atividades normalmente durante o período mencionado.

#Gestão 08/02/2024 GABINETE DO PREFEITO Lideranças comunitárias da zona rural participam de reunião com o Prefeito

Na tarde dessa quarta-feira, 7, foi realizada, no Gabinete, uma reunião de lideranças comunitárias da zona rural do Município com o Prefeito Glêdson Bezerra. Representantes dos sítios Cachoeirinha, Sussuarana, Junco, São Gonçalo, Cabeça da Vaca, Vila 2000 - Riachão, Espinho, Novilho e Carás do Umari levaram até o Prefeito e o secretário Executivo de Agricultura e abastecimento, Roberto Sampaio, suas demandas. Dentre elas, perfuração de poços artesianos e instalações e ampliações de redes de distribuição de água e suas respectivas bases.

As solicitações, voltadas para o consumo humano e também para a produção de hortaliças, foram prontamente recebidas pelo Prefeito. Segundo Roberto Sampaio, "a reunião foi muito proveitosa. O Prefeito já despachou alguns reservatórios e ficou de fazer alguns levantamentos de custos, tanto da base dos reservatórios quanto da perfuração de poços profundos. Estes últimos iremos despachar juntamente ao setor financeiro para sua realização", explicou.

Para Glêdson Bezerra, essas solicitações, por envolverem água, elemento fundamental para a sobrevivência humana, são tratadas como prioridade. "Eles apresentaram suas necessidades, que são casos pontuais, cada um com suas realidades de abastecimento de água e, agora, estamos cuidando desses pedidos como prioridade para levar esse retorno de forma positiva para essas comunidades", disse.

#Gestão 08/02/2024 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura promove reunião com Conselhos Tutelares

Em reunião ocorrida nessa quarta-feira, 7, a Prefeitura de Juazeiro do Norte promoveu uma reunião com os dois Conselhos Tutelares do município para organizar e coletar as demandas dos equipamentos. O momento aconteceu no Gabinete Institucional da Prefeitura.

Na reunião, o Prefeito Glêdson Bezerra recebeu as demandas dos Conselheiros, dentre elas, o quantitativo de atendimentos realizados durante o mês de janeiro e como melhorar este serviço, o alinhamento salarial da categoria às funções desempenhadas pelos profissionais, como, também, demais indicadores do trabalho desempenhado pelos Conselhos.

O conselheiro Tutelar, Daniel Lucas, fez uma avaliação positiva do encontro. "Houve acessibilidade relacionada ao nosso tema, nossa proposta salarial. Vai ser feito um estudo com a equipe técnica do município. A gente sabe que tem todos os indicadores municipais que precisam ser respeitados, assim, a gente trouxe nossa proposta e o Prefeito nos ouviu, agora a gente vai esperar com toda a equipe técnica do município a devolutiva disso tudo", declara.

O Prefeito Glêdson Bezerra também comentou sobre o saldo positivo do encontro. "Os novos Conselheiros Tutelares apresentaram um relatório de atividades surpreendente, com números significativos de atendimentos pelo pouco tempo de atividade que eles estão desempenhando, que ao todo foram 144 atendimentos. Portanto, a gente, cada vez mais, sente a necessidade crescente da participação do Conselho Tutelar na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Também aproveitaram a oportunidade para pautar a questão do reajuste salarial, em que eu tive a oportunidade de fazer uma ampla explanação pra eles acerca de como é a questão da distribuição do orçamento e como o município pode avançar de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Existe um pormenor a ser observado para os Conselheiros Tutelares, que é a mesma coisa que acontece para os cargos comissionados de um modo geral. Os salários destes cargos estão desde 2017 sem nenhum tipo de reajuste e os Conselheiros Tutelares também ocupam Portarias de D.A.S e, com isso, não tem previsão de reajuste conforme o restante da categoria", explica.

O gestor ainda acrescenta que "eles trouxeram as reivindicações, nós vamos dialogar sobre isso e a possibilidade de migração dos Conselhos para outra pasta, mas tudo isso poderá acontecer num momento oportuno. Hoje foi a primeira visita oficial ao Gabinete do Prefeito e outras ocasiões virão para conversarmos sobre todos esses assuntos", finaliza.

#Gestão 07/02/2024 GABINETE DO PREFEITO Comerciantes da ‘Feira de Trocas' participam de reunião com a gestão

Nesta quarta-feira, 7, comerciantes da ‘Feira de Trocas', localizada no bairro João Cabral, estiveram reunidos no Gabinete, com o Prefeito Glêdson Bezerra. Os empreendedores levaram até o Prefeito suas demandas para melhorias no local de trabalho, que reiterou o compromisso da gestão em estar aberta aos diálogos e às necessidades da população.

Segundo Glêdson Bezerra, a demanda principal foi a solicitação da ampliação do banheiro público localizado na Feira de Trocas. "Outras melhorias ficaram de ser apresentadas pelos comerciantes em relatório e, nesse primeiro momento, iremos in loco conhecer a realidade que eles estão apresentando e ver como o município pode atender a essas reivindicações", finalizou.

Denival Almeida, diretor e presidente da Associação da Feira de Trocas, agradeceu pela atenção dada às demandas dos comerciantes no encontro. "Graças a Deus a reunião foi bem produtiva e tivemos um atendimento excepcional por parte do Prefeito, que se propôs a ajudar a gente no que for preciso para poder trazer melhorias tanto para quem frequenta quanto para quem trabalha na Feira de Trocas", disse.

#Gestão 07/02/2024 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Juazeiro do Norte cria canal de notícias no WhatsApp

A Prefeitura de Juazeiro do Norte criou, nesta quarta-feira, 7, um canal de notícias no WhatsApp. Por lá, os seguidores receberão, diariamente, as notícias oficiais de tudo que acontece no município.

É uma forma de aproximar a gestão municipal da população para que ela possa estar bem informada sobre os projetos e ações que são desenvolvidos na cidade.

Neste grupo, também serão divulgadas todas as informações referentes a questões importantes para a vida dos munícipes, como locais de vacinação e de exames, dentre outros serviços disponibilizados.

A iniciativa é mais um meio de atualizar os juazeirenses no que se refere à administração municipal, que também coloca à disposição outros canais oficiais: o site e o Instagram.

Para seguir o canal e ficar bem informado, basta clicar no link abaixo e ativar as notificações.

#Gestão 16/01/2024 GABINETE DO PREFEITO Município disponibiliza Sala de Apoio ao Trabalhador Juazeirense e Sistema de Achados e Perdidos

Em cerimônia realizada nesta terça-feira, 16, a Prefeitura lançou a Sala de Apoio ao Trabalhador Juazeirense e o Sistema de Achados e Perdidos. A solenidade aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Dr. Possidônio da Silva Bem.

Com o auditório lotado, o momento apresentou, detalhadamente, o funcionamento da Sala de Apoio que, de modo itinerante, irá operar nos Telecentros implantados na Biblioteca Pública Municipal, no Polo de Convivência Social - Bairro Frei Damião e no CEUs, localizado no Bairro Pedrinhas. Serão disponibilizadas oficinas de orientação ao mercado de trabalho, confecção de currículo, busca de vagas de emprego, encaminhamentos e orientações para emissão de carteira de trabalho digital. Haverá informações, ainda, quanto à habilitação ao seguro desemprego, formulação do Microempreendedor Individual (MEI), inscrições para cursos de qualificações, entre outros serviços.

A Sala de Apoio ao Trabalhador Juazeirense é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho - SEDEST, em parceria com o SINE/IDT, SEST/SENAT, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômica e Inovação - SEDECI e SENAC.

A titular da SEDEST, Josy Lima, destacou a inovação do projeto. "A capacitação profissional é um passo importantíssimo para o cidadão se tornar um trabalhador. Já são mais de 4 mil juazeirenses qualificados através de cursos profissionalizantes e oficinas de aprendizado oferecidas pela SEDEST e, agora, essa Sala de Apoio vem pra ser um suporte em facilitar a busca pelo emprego. Nós vamos ter oficinas, orientações, direcionamentos para vagas de trabalho e muitos outros serviços para auxiliar o juazeirense a conseguir emprego e garantir sua renda", explica.

Outra novidade apresentada ao público, o Sistema de Achados e Perdidos, é uma parceria entre a Proteção Social Básica da SEDEST e o Núcleo de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal. O Achados e Perdidos vai possibilitar que os documentos pessoais, como, RG, CPF, CNH, CTPS, cartões de crédito e demais documentações perdidas sejam buscadas e localizadas com maior praticidade e agilidade.

A operação do sistema será feita através da equipe de servidores da Casa do Povo. A logística de funcionamento se dará da seguinte maneira: ao localizar qualquer documentação perdida ou esquecida, seja em espaços externos ou nos nossos equipamentos públicos, esta deverá ser entregue na Casa do Povo, localizada à Rua Santa Rosa, nº 251, no bairro Socorro. Lá, será devidamente cadastrada no sistema de Achados e Perdidos e ficará disponível, no equipamento, para o devido retorno ao proprietário, que poderá verificar se a documentação foi encontrada por meio do site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br, ao clicar na aba de 'Serviços' e, em seguida, no 'Achados e Perdidos'.

#Gestão 13/01/2024 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Juazeiro vai protocolar ofício no Governo do Estado solicitando Programa VaiVem Cariri
A Prefeitura de Juazeiro do Norte irá protocolar, na próxima segunda-feira, 15, um ofício junto ao Governo do Estado solicitando a implantação do "Programa VaiVem Cariri'. O objetivo é trazer o Programa - já aplicado na Região Metropolitana de Fortaleza - para conceder uma passagem gratuita de ida e volta à população que transita na Região Metropolitana do Cariri.

Na última sexta-feira, 5, a Viametro anunciou o reajuste das tarifas intermunicipais que ligam as cidades de Juazeiro, Crato, Barbalha e Missão Velha. O valor saiu de R$ 3.70 para R$ 4.35. Para chegar até Missão Velha, a população desembolsará R$ 8, um aumento de R$ 1.30. 

Segundo o prefeito Glêdson Bezerra, o ofício solicitará, também, a revisão dos valores. "Vamos solicitar a revisão e a implantação do Programa, afim de que a economia circule entre as cidades, gerando emprego, renda e aquecendo o comércio" afirma.

Ainda, de acordo com Glêdson, as lideranças políticas do Cariri, serão buscadas para diálogo. "Convido os deputados e prefeitos de outras cidades a se unir e pedir ao Governo do Estado a implantação do projeto para a nossa população".

Apesar do acréscimo das linhas intermunicipais, as passagens dos ônibus de rota municipal manterão o mesmo valor de 2023. Segundo a Prefeitura, será destinado um subsídio de aproximadamente R$ 400 mil para manutenção da passagem no valor de R$3.
#Gestão 30/12/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura disponibiliza versão digital da revista de 3 anos de gestão

A prefeitura de Juazeiro do Norte lança revista que apresenta um resumo das principais ações desenvolvidas pela gestão nos últimos 3 anos.

Confira a versão digital pelo issuu ou baixe o PDF

#Gestão 28/12/2023 GABINETE DO PREFEITO Terceirizadas de Juazeiro terão que comprovar cumprimento de obrigações trabalhistas

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, sancionou nessa quarta-feira, 27, o projeto de lei que determina a demonstração das obrigações trabalhistas das empresas terceirizadas com os seus servidores. O Projeto de Lei, de iniciativa do vereador Raimundo Júnior, estabelece que qualquer empresa que preste serviço ao município deve comprovar estar adimplente com as obrigações trabalhistas e previdenciárias dos seus funcionários.

A medida visa garantir os direitos dos trabalhadores, além de evitar prejuízos para o erário. As prestação de contas devem ser apresentadas mensalmente junto com os demais documentos necessários para que a gestão realize os repasses contratados. A medida se aplica para os trabalhadores das empresas envolvidas no contrato junto à prefeitura.

O procurador do município, Walberton Carneiro, destaca que a atual gestão paga precatórios de dívidas deixadas há mais de 10 anos por empresas que não cumpriram suas obrigações na época. "Essa lei atua justamente no sentido de garantir que nem o município nem os trabalhadores arquem com débitos de responsabilidade das terceirizadas", disse.

#Gestão 15/12/2023 GABINETE DO PREFEITO Tiro de Guerra 10-005 de Juazeiro do Norte tem nova chefia

O subtenente Carlos Henrique Teixeira repassou, nessa quarta-feira, 13, o comando do Tiro de Guerra 10-005 de Juazeiro do Norte, que agora está sob chefia do subtenente Felipe Nunes. A solenidade aconteceu no gabinete do prefeito Glêdson Bezerra.

O início da solenidade foi marcado pela leitura do currículo do atual chefe da instrução, realizado pela Chefe de Gabinete, Sandra Cavalcante. Logo após, os dois membros do corpo militar se apresentaram à figura do prefeito Glêdson Bezerra, que agradeceu o serviço prestado durante os últimos anos ao município.

A chefia do exército dura, em média, três anos. Glêdson afirma que os membros do exército realizaram serviços gloriosos à população. Ele relembrou, também, do período que o subtenente Carlos Henrique Teixeira se acidentou e "mesmo com condições limitadas, estava alí servindo". O prefeito afirmou que o ato da solenidade está eternizado.

#Gestão 07/12/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura firma parceria por meio de termos cessionários para polo regional do TRE em Juazeiro

Nesta quinta-feira, 7, a Prefeitura de Juazeiro do Norte e o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará - TRE assinaram Termo de Sub-Cessão que se fundamenta no Termo de Cessão de Uso de Bem Imóvel destinado a utilização de área no Centro Multiuso Vapt Vupt para o funcionamento da Diretoria do Polo Administrativo Regional do Cariri do TRE. Também foi assinado o termo de cessão de guardas municipais para a segurança do Tribunal, 24 horas por dia.

O Prefeito Glêdson Bezerra considera a parceria histórica, pois faz parte do novo momento da Justiça Eleitoral presidida, atualmente, pelo Desembargador juazeirense Raimundo Nonato Silva Santos, descentralizando os serviços para o interior do Estado. Glêdson destaca, ainda, a importância dessas parcerias. "É uma forma de levar cidadania às pessoas", reforça.

O Desembargador e Presidente do TRE-CE, Dr. Raimundo Nonato Silva, fala da satisfação de estar nesse ato de assinatura dos termos. "Eu como filho da terra, me sinto emocionado em realizar essa parceria. Serão três polos no interior, um em Juazeiro, um em Quixadá, e outro em Sobral, e vão trazer desenvolvimento para as regiões, com celebrações de contratos e licitações. As eleições municipais requerem um esforço maior dos tribunais regionais, por isso a importância das parcerias", afirma.

Estiveram presentes, ainda, a chefe de Gabinete, Sandra Cavalcante, o Presidente da Câmara Municipal, Capitão Vieira Neto, a juíza diretora do Fórum Eleitoral, Alexsandra Lacerda Batista Brito, o Juiz Eleitoral da 28ª zona, Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, o Procurador do Município, Walberton Carneiro, o secretário de Segurança, Cláudio Luz, o Comandante da Guarda Civil Metropolitana, Josimar Correia, o secretário de Administração, Hélio Alves, o Chefe do Cartório da 119ª zona, Wendel de Oliveira Freire, o secretário de Inteligência do TRE-CE, José Ximenes de Albuquerque, a jornalista do do TRE-CE, Cléo Santana, e o advogado José Nildo Rodrigues.

#Gestão 04/12/2023 GABINETE DO PREFEITO Juazeiro rompe contrato com Zona Azul
#Gestão 29/11/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura realiza visita técnica a novo prédio do Ministério Público do Estado do Ceará

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, juntamente com os secretários municipais visitaram nessa terça-feira, 28, o prédio com as novas instalações do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) localizado no bairro Lagoa Seca.

O diálogo entre gestão e MPCE foi realizado via Procuradoria Geral do Município, e o intuito da visita foi de reforçar e manter a relação entre os Poderes.

A gestão municipal demonstra o interesse em ser fiscalizada e se compromete e respeita os órgãos fiscalizadores, reforçando, assim, o vínculo de relação institucional com o Ministério Público.

#Gestão 03/11/2023 GABINETE DO PREFEITO Nota de Esclarecimento

A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte vem a público esclarecer à população o ocorrido na tarde de ontem após a divulgação de um vídeo nas redes sociais. O vídeo mostrava um servidor, identificado como José Alves Damaceno Júnior, Mecânico de Máquinas e veículos, lotado na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Juazeiro do Norte - SEAGRI, supostamente abandonando dois cachorros em uma estrada na zona rural de Juazeiro do Norte, utilizando um veículo oficial caracterizado da secretaria.

Assim que o Grupamento Ambiental Metropolitano - GAM tomou conhecimento do incidente, agiu prontamente e localizou o servidor em questão. Ele foi conduzido à delegacia da Polícia Civil para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. Ressaltamos que o servidor desempenha suas funções no serviço essencial de manutenção de abastecimento de água na zona rural de Juazeiro do Norte, o que justifica o uso do veículo oficial, mesmo em feriados, para atender a eventuais emergências.

Informamos à população que será instaurado um processo administrativo para apurar detalhadamente o caso, o qual se iniciará no próximo dia útil. A Prefeitura de Juazeiro do Norte reitera seu compromisso com o bem-estar animal e repudia qualquer ato de maus-tratos. Todas as medidas cabíveis serão adotadas para garantir que fatos como esse não se repitam, e que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados, conforme a legislação vigente.

#Gestão 01/11/2023 GABINETE DO PREFEITO Município dá posse a novos 7 odontólogos e 1 técnico em segurança do trabalho

A Prefeitura de Juazeiro do Norte deu posse a 8 profissionais aprovados no concurso de 2019, nessa terça-feira, 31. O chamamento abrange o cargo de 7 odontólogos e 1 técnico em segurança do trabalho. Somente nesta gestão, dos 1.815 aprovados, mais de 1.600 já foram chamados a integrar as fileiras do funcionalismo público da cidade. A cerimônia aconteceu no Gabinete da Prefeitura.

Antes de assumir o cargo, os profissionais passaram pelos exames periciais, assim como pela análise da documentação exigida.

Para o prefeito Glêdson Bezerra é motivo de alegria a municipalidade contar com servidores capacitados. "Eles estudaram, concorreram com centenas de outras pessoas e estão aqui hoje, mostrando que têm capacidade de tocar um serviço de qualidade. Eles vão se somar a um quadro já qualificado que temos", afirma.

Segundo Hélio Alves, secretário de Administração, desde 2021 a Prefeitura tem feito esforços para cumprir a convocação de todos os aprovados. "Até março de 2024 o município estará absorvendo todos os aprovados, fazendo jus ao trabalho que todos eles tiveram lá atrás", conclui.

Na área da odontologia, hoje o município conta com mais de 60 equipes de saúde bucal completas, que atuam dentro das Unidades Básicas de Saúde, escolas, e realizam atendimento domiciliar aos pacientes necessitados. Para Francimones Rolim, secretária de Saúde, os novos odontólogos irão contribuir ainda mais para a oferta de um serviço abrangente. "Cada profissional capacitado que chega é um avanço para a saúde pública do nosso município, quem ganha é a população", destaca.

#Gestão 26/10/2023 GABINETE DO PREFEITO Nota de Esclarecimento
#Gestão 01/09/2023 GABINETE DO PREFEITO Município segue em diálogo com Sindicato

A Procuradoria Geral do Município reuniu-se, nessa quinta-feira, 31, com o Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte - SISEMJUN, para continuar o debate sobre o reajuste salarial e o piso da enfermagem. O tema vem sendo discutido entre as partes há cerca de quatro meses. Estiveram presentes, também, representantes da Secretaria de Administração e do Núcleo de Gestão e Planejamento - NUGEP.

Durante o momento, Walberton Carneiro, Procurador Geral, informou sobre o repasse dos créditos de valores realizado pelo Governo Federal - como recurso complementar - para efetivar o piso salarial dos enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras do município. "O NUGEP está realizando longos estudos para aplicar corretamente esses recursos. Nosso objetivo é distribuir de modo que todas as categorias obrigatórias cheguem ao piso", explica.

Ainda foi informado que o Projeto de Lei sobre o piso da enfermagem já está redigido. Antes de ser enviado à Câmara dos Vereadores para ser apreciado, o documento irá passar pela secretária de Saúde, Francimones Rolim, para acertar os detalhes finais. Ficou acordado, entre os participantes, a realização de uma nova reunião para debater com profundidade apenas esse ponto.

Quanto ao reajuste salarial, cuja proposta enviada ao Legislativo municipal, é de 5.79%, seguindo as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF, o município reforçou que a situação é crítica. "Estamos estudando estratégias, todos os dias, para diminuir o gasto com pessoal", afirma Jana Rodrigues, tecnóloga em recursos humanos.

A diretoria do SISEMJUN apresentou uma proposta que será protocolada oficialmente na Procuradoria Geral, para que, posteriormente, possa ser analisada pela equipe técnica.

#Gestão 22/08/2023 PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Procuradoria discute campanha salarial com Sindicato

A Procuradoria Geral do Município reuniu-se, nessa segunda-feira, 21, com o Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte para estabelecer um novo diálogo acerca da campanha salarial desenvolvida pela entidade sindical. O momento também teve o objetivo de iniciar as discussões para 2024. Além dos setores já mencionados, a Secretaria de Administração e o Núcleo de Gestão e Planejamento (NUGEP) participaram do encontro.

Na ocasião, o NUGEP pontuou que a folha do quadro de servidores do município, hoje, se encontra em 55,58%, ultrapassando os 54%, estabelecidos pela Lei Complementar nº 101/2000. Também reforçou que a municipalidade tem adotado medidas, como a terceirização de serviços, para reduzir o impacto de gasto com pessoal, evitando penalizar o município com a falta de transferências voluntárias e impossibilidade de fazer empréstimos, consequências da não adequação à lei.

Diante desse cenário, a gestão apresentou uma proposta de reajuste salarial de 5.79%, que atualmente está tramitando na Câmara de Vereadores. De acordo com Walberton Carneiro, Procurador Geral, a porcentagem apresentada garante segurança jurídica no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF. "Tudo o que estamos tentando fazer é assegurar que o município não seja prejudicado, não podemos ultrapassar o valor estabelecido pela LRF", reforça.

A tecnóloga de recursos humanos, Jana Rodrigues, afirmou que a proposta de 10%, apresentada pelo sindicato, tem um impacto grande na folha. "Já fizemos diversas simulações e todas elas, sem ser com esse valor apresentado, nos deixam acima de 55% de folha", explica.

Ficou acordado, entre as partes, de realizar novas simulações considerando o vencimento base e as rubricas, para entrar em um consenso, onde a cidade não seja afetada. Novas reuniões serão realizadas nas próximas semanas.

#Gestão 24/05/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Glêdson Bezerra se reúne com oradores da Igreja Nova Aliança e entidade Viva College

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, recebeu nesta quarta-feira, 24, em seu gabinete, os oradores da Igreja Nova Aliança. O momento contou com cantos e orações, em parceria com o grupo Viva College, do Canadá.

Glêdson afirmou que na gestão, é necessário possuir um fortalecimento espiritual. "É um enorme prazer os receber, estamos contando com as orações", afirma.

O pastor Eduardo Corcini, deu ênfase ao empenho dos oradores em trazer prosperidade para a cidade, com bençãos para toda a região do Cariri. "Enxergamos gestores como autoridades permitidas por Deus", ponderou.

#Gestão 16/05/2023 PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Procuradoria se reúne com representantes do Sindicato

Em busca de manter o diálogo, a Procuradoria Geral do Município, junto à Secretaria de Administração e o Núcleo de Gestão e Planejamento, reuniu-se nesta terça-feira, 16, com o Sindicato dos Servidores Municipais de Juazeiro do Norte, para continuar os debates acerca dos interesses da categoria.

Durante o encontro, foi colocada a proposta do Sindicato sobre a unificação de algumas nomenclaturas dos cargos municipais com as mesmas atribuições, bem como a apresentação de outras reivindicações.

Para Walberton Carneiro, Procurador Geral, o contato direto entre gestão e os representantes dos servidores é fundamental para que as demandas sejam acolhidas e, se possível, atendidas, dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal.

#Gestão 11/05/2023 PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO Procuradoria debate renegociação de dívida dos permissionários dos mercados

A Procuradoria Geral do Município de Juazeiro reuniu-se nessa quarta-feira, 10, com o Presidente da Câmara de Vereadores, Capitão Vieira Neto, e representantes da Secretaria de Finanças para debater o endividamento e renegociação das dívidas dos permissionários dos mercados públicos da cidade. O momento contou com a participação dos permissionários.

Na ocasião, foi citado que, desde 2017, os licenciados para atuar nos mercados estão com débitos abertos com o município. De acordo com Walberton Carneiro, Procurador Geral, o objetivo da reunião, além de tratar das dívidas, era, também, propor soluções para que os trabalhadores pudessem quitá-las com maior facilidade.

Em acordo, as secretarias, junto ao Presidente da Câmara, irão propor um novo Programa de Recuperação Fiscal (REFIS), referente às dívidas dos anos de 2017, 2018 e 2019. O Projeto de Lei será elaborado pela Procuradoria do Município, e, posteriormente, apresentado à Câmara de Vereadores, para que, se aprovado, seja sancionado pelo Prefeito.

#Gestão 08/05/2023 FUNDO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES DE JUAZEIRO DO NORTE Previjuno é o primeiro RPPS do Ceará a receber Certificação de Pró-Gestão nível III

O Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Juazeiro do Norte (PREVIJUNO) é o primeiro Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), do Ceará, a receber a Certificação de Pró-Gestão nível III pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini. O certificado foi concedido pela Auditoria da Fundação, no último sábado, 6.

Agora, Juazeiro do Norte, além de se destacar como o único RPPS do Estado do Ceará com a Certificação de Pró-Gestão nível III, está, também, entre os oito do Nordeste com esse nível. De acordo com Geogeane Soares, assessora especial, a Certificação do Pró-Gestão RPPS mensura as melhores práticas de gestão corporativa, de controles internos e de educação previdenciária.

Desde 2018, o Previjuno tem adesão ao Programa Pró-Gestão RPPS, tendo conquistado, em 2019, o nível II. A certificação, em grau maior, atesta que o Previjuno conseguiu implementar boas práticas de gestão previdenciária, alcançando os objetivos de melhoria do controle de seus ativos e passivos e aumento da transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.

Para os diretores administrativos, a meta agora é executar os procedimentos periódicos de autoavaliação, para manter a qualidade do trabalho, e, futuramente, conquistar a certificação nível IV.

#Gestão 28/04/2023 GABINETE DO VICE-PREFEITO Giovanni Sampaio assume Prefeitura de Juazeiro pelos próximos seis dias

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 28, o Prefeito de Juazeiro, Glêdson Bezerra, transmitiu, oficialmente, o cargo para o vice-prefeito, Giovanni Sampaio.

Ele assumirá a gestão municipal a partir deste sábado, 29. O Prefeito em exercício ficará no cargo até o próximo dia 4 de maio.

Glêdson irá se ausentar para tratar de assuntos particulares e destacou o quanto confia no trabalho e parceria de Giovanni. "É a primeira vez, na história de Juazeiro, que um prefeito assume duas legislaturas seguidas, fruto do compromisso e competência que ele tem com Juazeiro do Norte. Estou muito tranquilo, pois a cidade estará em boas mãos" pontuou.

Durante o período em que estiver ausente, Glêdson não entrará na folha de pagamento.

Giovanni destacou a conduta do Prefeito Glêdson e agradeceu a confiança. "Irei sempre lutar pelo bem do Juazeiro, pela transparência", afirmou.

O momento ocorreu no Centro de Artes e Esportes Unificados - CEUs, contando com a presença de todo o secretariado municipal e imprensa.

#Gestão 20/04/2023 GABINETE DO PREFEITO Juazeiro debate regime próprio de previdência

O município de Juazeiro do Norte realizou Audiência Pública de Prestação de Contas e Seminário Previdenciário. O evento ocorreu nessa quarta-feira, 19, na Câmara de Vereadores e tratou sobre a saúde previdenciária própria dos servidores.

O trabalho contou com a apresentação dos técnicos do Instituto de Previdência municipal - Previjuno, que expôs as condições financeiras do órgão, o déficit atuarial promovido pela necessidade de reformar as alíquotas. A explanação foi feita para representantes do Ministério Público do Ceará, servidores, técnicos do INSS, Prefeito Glêdson Bezerra, e para membros do Poder Legislativo.

Glêdson destacou a necessidade de tratar as ações com transparência e equilíbrio para garantir que, a curto e médio prazos, o município e a população não sejam prejudicados. Ele revelou que caso não haja a reforma o município terá que fazer seguidos aportes financeiros para manter a saúde da previdência. "À medida que fazemos esses aportes dos cofres do município, outras áreas deixam de receber investimento", alertou o prefeito.

O presidente da Câmara de Vereadores, Capitão Vieira Neto, afirmou que o Poder Legislativo está disposto a colaborar com a deliberação do projeto para garantir a saúde financeira do órgão.

#Gestão 03/04/2023 GABINETE DO PREFEITO Comunicado

A Prefeitura de Juazeiro do Norte comunica que não haverá ponto facultativo na cidade durante a Quinta-feira Santa, 6. Todos os setores da cidade devem funcionar, normalmente.

Reforça, também, a proibição da venda, distribuição, transporte e consumo de bebidas alcoólicas na Colina do Horto do Padre Cícero - com início na ponte do Rio Salgado e término no Santo Sepulcro - desde às 8h da quinta-feira, até às 12h do Sábado de Aleluia, conforme o decreto 734/2022.

Na sexta-feira, 7, quando rememora-se a Paixão de Cristo, haverá feriado nacional. Nesta data, apenas os serviços essenciais devem manter as suas atividades.

#Gestão 31/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura define ações da Semana Santa

Em reunião realizada nesta sexta-feira, 31, a Prefeitura de Juazeiro do Norte planejou as ações de suporte voltadas à Semana Santa. O encontro discutiu a logística e mobilizações a serem promovidas para viabilizar o momento.

A municipalidade não irá produzir programação própria, vai integrar-se às atividades já realizadas pela Igreja Católica e populares.

Entre as ações programadas está a publicação de um decreto municipal que irá trazer orientações sobre o consumo e comércio de bebidas alcoólicas nos locais de maior peregrinação religiosa.

O planejamento contou com a presença das Secretarias de Turismo e Romaria, Saúde, Gabinete, além da Guarda Civil e Demutran.

#Gestão 30/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO Prefeitura dialoga com Legislativo sobre doação de área para hospital de oncologia pediátrica

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro, Wilson Soares, e o Procurador Geral do Município, Walberton Carneiro, se reuniram, nessa quarta-feira, 29, com o presidente da Câmara, Capitão Vieira Neto. Na pauta, a Mensagem de Lei n°90, do prefeito Glêdson Bezerra, que dispõe da doação de área, no bairro Cidade Universitária, para a construção de um hospital filantrópico.

O projeto prevê a construção de uma unidade especializada em oncologia pediátrica, com prevenção e tratamento às famílias da região do Cariri.

O titular da Sedeci, Wilson Soares, afirmou que a construção desse espaço "elevará os serviços de saúde disponíveis para a população". Wilson disse, ainda, que a instituição deverá trabalhar em parceria com entidades e universidades, e irá contribuir para geração de empregos e desenvolvimento econômico e social.

#Gestão 23/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura comunica feriado municipal nesta sexta-feira, 24

A Prefeitura de Juazeiro do Norte comunica que, nesta sexta-feira, 24, será feriado municipal em comemoração ao aniversário do Padre Cícero Romão Batista, líder político e religioso que contribuiu para a fundação da cidade, junto aos seus milhares de fiéis.

De acordo com a Lei n°335, de 26 de setembro de 1968, sancionada pelo ex-prefeito Mauro Sampaio, o feriado é intransferível e de cumprimento obrigatório em todo o município.

#Gestão 21/03/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito se reúne com ministro, em Brasília

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, participou nessa segunda-feira, 20, de reunião com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, em Brasília.

Ao lado dos prefeitos de Crato, Zé Ailton Brasil, e de Barbalha, Guilherme Saraiva, Glêdson discutiu demandas para a região do Cariri, como o retorno dos voos diários e diretos de Juazeiro para Fortaleza e Brasília. Outra pauta foi a criação de um Porto Seco para o Cariri.

O encontro foi articulado pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Fernando Santana, e o líder do governo Lula na Câmara, deputado federal José Guimarães.

#Gestão 07/02/2023 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Glêdson e secretários participam de abertura dos trabalhos legislativos

Acompanhado do secretariado municipal, o Prefeito Glêdson Bezerra participou nesta terça-feira, 7, da sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos de 2023, na sede da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte.

Após a abertura, realizada pela Presidente da Casa, Yanny Brena, o gestor municipal destacou em sua explanação a importância da boa relação, por meio do diálogo, entre os poderes Executivo e Legislativo.

Para o prefeito, o bom relacionamento entre os poderes só trará bons resultados para a população juazeirense. Ele disse, ainda, que as portas do Executivo estão abertas e que todo o secretariado está à disposição para o desenvolvimento das atividades. "Contamos com o papel essencial dos vereadores, de fiscalização, estaremos atentos às sugestões, às críticas, no sentido de servir nosso povo e os que aqui nos visitam", pontuou Glêdson.

O prefeito finalizou dizendo que, este ano, será desafiador.

#Gestão 15/12/2022 GABINETE DO PREFEITO Município esclarece sobre não-pagamento do 13º salário

A Prefeitura de Juazeiro do Norte explica que o não pagamento da 2ª parcela do 13º salário de 2022, para comissionados e contratados, leva em consideração aspectos contidos na Lei de Responsabilidade Fiscal, que estabelece um teto para os gastos com folha de pagamento. Sendo assim, não significa a falta de dinheiro nos cofres públicos.

Foi necessário pagar R$15 milhões de reais a mais para o Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Juazeiro do Norte - Previjuno. O propósito foi facilitar o pagamento previdenciário do Município.

Como o repasse para a Previjuno é computado como folha de pagamento, Juazeiro ultrapassa o limite da folha, que é de 54%, baseado na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Vale ressaltar que a gestão municipal pagou, de forma pioneira, o décimo terceiro para contratados em 2021 e a 1ª parcela em 2022.

#Gestão 22/11/2022 GABINETE DO PREFEITO Município fixa horários especiais em dias de jogos do Brasil

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio do decreto nº 790, fixou horário diferenciado de funcionamento, nos dias de jogos do Brasil, na Copa do Mundo. O expediente dos órgãos e entidades públicas do Executivo municipal se encerrará uma hora antes dos jogos.

Ficou estabelecido, também, a garantia de que os serviços considerados essenciais não serão afetados pelo decreto, e que os mesmos manterão seus horários inalterados.

O decreto se estenderá à fase eliminatória, caso o Brasil se classifique. Neste caso, se houver alteração nos horários dos jogos, o expediente começará às 8h e vai terminar uma hora antes do jogo.

Seguem, abaixo, os horários da primeira fase:

- Jogo dia 24/11 às 16h: fim do expediente às 15h

- Jogo dia 28/11 às 13h: fim do expediente às 12h

- Jogo dia 02/12 às 16h: fim do expediente às 15h.

#Gestão 09/11/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura decreta ponto facultativo nesta segunda

Mediante o feriado da Proclamação da República - dia 15 de novembro, a Prefeitura de Juazeiro do Norte institui ponto facultativo para o dia 14. A decisão consta no decreto nº 787, pautado em Diário Oficial do Município.

O decreto visa a economia de energia elétrica, de combustível e insumos das repartições, devido ao baixo fluxo de atendimento em dias antecedentes a feriados.

A determinação, porém, não se aplica aos órgãos e entidades da Administração Municipal que prestem serviços essenciais. Estes funcionarão normalmente.

#Gestão 05/11/2022 GABINETE DO PREFEITO Juazeiro do Norte fica em 1° lugar em Gestão em ranking estadual

O Município de Juazeiro do Norte ficou em 1° lugar no indicador Gestão, e em 2° no Índice de Governança Municipal, do Conselho Federal de Administração

IGM-CFA, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes do estado do Ceará.

O Prefeito Glêdson Bezerra recebeu a premiação nessa sexta-feira, 4, no I Congresso Brasileiro de Gestão por resultado, que ocorreu em Brasília. O encontro, que reúne prefeitos de todo o Brasil, envolve a temática da Nova Gestão Pública (NGP), abordando o modelo de gestão por resultados.

Neste ano, a cidade de Juazeiro do Norte foi destaque dentro do ranking de desenvolvimento de políticas públicas e gestão municipal, destacando-se no Índice de Governança Municipal do CFA, referente ao ranking de 2021/2022. No início da atual gestão a cidade estava em último lugar, no mesmo ranking.

O prefeito destacou o salto na classificação e elogiou a equipe pelo crescimento dos índices. "É muito gratificante saber que estamos contribuindo para colocar nossa cidade em lugar de destaque, no patamar que ela merece.

Agradeço a todos os secretários, diretores, coordenadores, servidores, colaborares, e demais parceiros que contribuíram para chegarmos até aqui", disse Glêdson.

O grande crescimento dentro do ranking coloca o município como exemplo de governança a nível nacional, atraindo investimentos e possibilidades de incentivo para melhorar ainda mais os índices.

O evento, que é promovido pelo Instituto Brasileiro de Gestão de Resultados - IBGR, tem como objetivo enaltecer a importância da utilização de metodologias, de sistemas e de tecnologias, bem como fomentar estratégias para ampliar resultados positivos de forma eficiente e eficaz nas gestões dos municípios.

#Gestão 01/11/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura se reúne com IBGE para discutir ações do Censo Demográfico 2022

Representantes da Prefeitura de Juazeiro do Norte se reuniram com membros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, nesta terça-feira, 1º. Foram discutidas as deliberações quanto à realização do Censo Demográfico 2022. Na oportunidade, o instituto pede a colaboração das secretarias municipais para que o recenseador realize seu trabalho, que consiste em obter a coleta de dados junto aos moradores.

Representantes do IBGE informaram que o Município possui 473 setores de coleta, dos quais 316 tiveram o recenciamento concluído até esta segunda-feira, 31. No momento, pouco mais de 234 mil pessoas responderam ao censo na cidade, sendo que a meta é atingir cerca de 250 mil moradores, em residências e estabelecimentos comerciais de Juazeiro.

Dentre outas questões, problemas relacionados à comunicação, segurança pública e acessibilidade por parte dos recenseadores em realizar a coleta, em condomínios residenciais e localidades estratégicas, foram relatados pela equipe. Os secretários presentes, bem como a gestão municipal, se comprometeram a apoiar as equipes de recenseadores nestas e demais questões pertinentes à atuação dos profissionais, nesta reta final da pesquisa.

O Censo Demográfico 2022, iniciado em 1º de agosto, segue até o mês de dezembro e tem o objetivo de realizar o levantamento de informações atualizadas e exatas, que são fundamentais para a melhoria e implementação de políticas públicas. De acordo com o IBGE, serão investigados cerca de 72 milhões de domicílios particulares permanentes do país.

Fotos: George Wilson

#Gestão 27/10/2022 GABINETE DO PREFEITO COMUNICADO AOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Administração, informa aos servidores que possuem plano de saúde da Hapvida que o contrato que possibilitava o desconto do consignado em folha, será rescindido no final do mês em curso, Outubro.

Informa, também, que o último desconto em folha deverá ser feito neste mês de outubro.

Portanto, os servidores que tiverem interesse em permanecer com o plano deverão procurar a empresa responsável para negociar a nova forma de pagamento, e as condições, não sendo de responsabilidade do Município tais tratativas.

A mesma orientação serve para os que desejem fazer o cancelamento do plano. A partir de agora, toda negociação, pagamento e eventuais cancelamentos, se dá de forma direta entre servidor e Hapvida.

Tal rescisão se fez necessária em virtude de incongruências nas informações fornecidas pela empresa em que se tornou insustentável a manutenção do contrato.

#Gestão 26/10/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura garante catraca livre no transporte público no dia das eleições com 30% de aumento de frota

A Prefeitura de Juazeiro do Norte garante a gratuidade do transporte público, no próximo domingo, 30, dia do segundo turno das eleições.

Para que todas as localidades sejam atendidas, assegurando o direito dos cidadãos que necessitam do transporte público para se dirigir ao local de votação, a frota dos ônibus será aumentada em 30%.

O projeto de Lei do Executivo, aprovado pela Câmara de Vereadores, nessa terça-feira, 25, disponibiliza um subsídio de R$20 a R$30 mil reais pelo serviço.

O prefeito Glêdson Bezerra destaca a importância da gratuidade para os que mais precisam. "Nós recebemos a decisão do STF, que autoriza o transporte gratuito nas eleições, participamos de reunião com o Ministério Público e vimos que é uma boa iniciativa, pois muitas pessoas moram distante dos locais de votação, então enviamos o Projeto à Câmara, que aprovou. O serviço funcionará com catraca livre, para todos os cidadãos."

A rota será a regular da empresa ViaMetro, no horário das 7h às 17h, horário da votação. A população contará com as seguintes linhas em gratuidade, 7001-Centro/ Novo Juazeiro, 7002- Centro/Tiradentes, 7004- Centro/São José, 7005-Parque Frei Damião/Parque São Geraldo, 7006-Parque Antônio Vieira/Aeroporto.

O Departamento Municipal de Trânsito - Demutran vai acompanhar e fiscalizar o cumprimento do decreto municipal.

Segundo o diretor, Ednaldo Moura, o órgão passará o dia à disposição da Justiça Eleitoral e da população, apurando eventuais descumprimentos da Lei.

#Gestão 26/10/2022 GABINETE DO PREFEITO Novo Centro Administrativo segue em obras

As obras do novo Centro Administrativo de Juazeiro do Norte estão avançando e devem ser finalizadas em alguns meses.

Projetado para abrigar a gestão municipal, o novo centro administrativo irá ocupar quatro pavimentos no Centro Multiuso Vapt Vupt. Segundo a Secretaria de Infraestrutura - Seinfra, o espaço receberá 14 secretarias, ocupando uma área de, aproximadamente, 7.100 m². A intervenção se realiza por meio de parceria firmada junto ao Governo do Estado.

A unificação dos órgãos em um único local deverá facilitar o acesso do cidadão aos serviços prestados pela municipalidade.

#Gestão 25/10/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Juazeiro encaminha gratuidade do transporte público no dia da eleição para a Câmara

Foi encaminhado para a Câmara de Vereadores, nesta terça-feira, 25, um Projeto de Lei que trata da gratuidade do transporte público em Juazeiro do Norte, para o segundo turno das eleições, no próximo domingo, dia 30. O protocolo encaminhado, com pedido de urgência, segue a base de uma decisão judicial do Supremo Tribunal Federal, que ampara mediante os mecanismos legais, o direito ao voto e a gratuidade da locomoção para os domicílios eleitorais.

Para que o benefício fosse viabilizado, houve uma união do Judiciário, Executivo, Legislativo e Ministério Público.

A Prefeitura espera a aprovação da Câmara para a implantação da gratuidade do transporte para os eleitores.

#Gestão 21/10/2022 GABINETE DO PREFEITO Serviços do Município que estão no Vapt Vupt serão interrompidos na segunda, 24

Os serviços prestados pelo Município de Juazeiro do Norte, disponíveis no Centro Multiuso Vapt Vupt, não irão funcionar na próxima segunda-feira, 24. A interrupção acontece em virtude do adiantamento do ponto facultativo do dia do servidor público determinado pelo Governo do Estado. As atividades retornarão, normalmente, na terça-feira, 25.

A administração adianta, ainda, que todos os atendimentos da municipalidade que acontecem fora do Vapt Vupt irão seguir sem interrupção na segunda, já que a cidade não aderiu ao adiantamento.

#Gestão 20/10/2022 GABINETE DO PREFEITO Nota de Esclarecimento

A Prefeitura de Juazeiro do Norte informa que não irá seguir o Governo do Estado na antecipação do feriado do dia do Servidor Público. O ponto facultativo que celebra os profissionais do serviço público será considerado, mas permanecerá no dia 28 de outubro.

#Gestão 13/10/2022 GABINETE DO PREFEITO Entidades apresentam projetos que pretendem instalar em Juazeiro

O Prefeito Glêdson Bezerra recebeu, em seu gabinete, representantes do Instituto Antônia Roque Santos da Silva, da Paróquia Ortodoxa São Paulo Apóstolo e da Capela Nossa Senhora do Santo Cinto, nessa terça-feira, 11.

As entidades apresentaram alguns projetos sociais e de geração de emprego e renda, que planejam desenvolver na cidade.

O Instituto Antônia Roque pretende instalar uma mini-fábrica de polpa de frutas, uma padaria comunitária e uma biblioteca comunitária, além de instalar um projeto cultural denominado "Praça 365", com o objetivo de promover a cultura, revitalizar as praças de Juazeiro e promover o turismo sustentável.

Já os representantes da Paróquia São Paulo apóstolo comunicaram ao prefeito a intenção de construir uma igreja dedicada à Nossa Senhora do Santo Cinto.

#Gestão 06/10/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura promove audiência para debater a Lei Orçamentária

A Prefeitura de Juazeiro realizou nesta quinta-feira, 6, uma audiência pública para debater a Lei Orçamentaria Anual - LOA. O evento ocorreu no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest.

A audiência debateu a construção da proposta orçamentaria para 2023, visando a integração da população no planejamento das despesas e da alocação dos recursos públicos empregados pela gestão.

O Executivo tem até o dia 31 deste mês para enviar o orçamento para a Câmara Municipal, que terá mais 30 dias para debater e votar o projeto, de acordo com a Lei Orgânica.

#Gestão 14/09/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura decreta ponto facultativo

A Prefeitura de Juazeiro do Norte decreta ponto facultativo para esta sexta-feira, 16. O decreto considera o feriado municipal do dia 15, onde se comemora a padroeira do Município, Nossa Senhora das Dores, e baseia-se, também, na baixa adesão aos serviços de repartições públicas no dia subsequente ao feriado.

O decreto de nº 773, publicado no Diário Oficial da segunda-feira, 12, estabelece a suspensão das funções administrativas em todas as repartições públicas, exceto para as entidades consideradas prestadoras de serviços essenciais.

#Gestão 05/08/2022 GABINETE DO PREFEITO Município realiza audiência pública para discutir adequação previdenciária

Nesta sexta-feira, 5, a Prefeitura de Juazeiro do Norte realizou audiência pública para debater a adequação municipal à Emenda Constitucional 103/2019, que trata da Previdência.

A atividade ocorreu no auditório da Secretaria de Educação - Seduc, e foi transmitida ao vivo nas redes sociais do município e no canal da Prefeitura no YouTube.

O evento destacou a necessidade de a municipalidade se ajustar aos novos regramentos da Lei, a fim de garantir a sustentabilidade do regime próprio de previdência. De acordo com dados trazidos ao longo da discussão, o déficit atual é de quase R$1 bilhão, o que torna a continuidade do atual regime impraticável.

O prefeito Glêdson Bezerra destacou a relevância do encontro, e observou que a situação é histórica. Ele também ressalta que outros entes administrativos já aprovaram, e que o município está enviando projeto nesse sentido para o legislativo municipal. Glêdson também observa que, inicialmente, a gestão busca ampliar as linhas de diálogo com os servidores, e que este encontro foi o primeiro de muitos.

O gestor da Previjuno, Jesus Holanda, indica que, nos próximos dois anos, haja atualização do plano previdenciário. Ele identifica que caso o ajuste não seja realizado, em poucos anos o patrimônio da Previjuno estará sendo utilizado para pagar as aposentadorias. Holanda aponta, também, que há necessidade de as representações de classe debaterem o tema à exaustão.

Representando o Ministério Público, o promotor Francisco das Chagas, afirmou que é preciso viabilizar uma proposta que garanta a saúde financeira da Previjuno. Ele diz que a questão é grave e que se não houver intervenção propositiva, o prognóstico não é agradável. Ressaltou, ainda, que o Ministério Público segue acompanhando a questão da Previjuno, a fim de que as ações sigam em face ao que é legalmente permitido.

Também participaram da audiência representantes do Ministério do Trabalho e Previdência e entidades de representação de classe.

#Gestão 23/07/2022 GABINETE DO PREFEITO PERFIL HACKEADO

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, comunica que teve o seu perfil rackeado por golpistas, que tentam negociar móveis a preços acessíveis em seu nome.

Glêdson pede aos seus seguidores e amigos que ajudem a alertar outras pessoas para evitar que alguém caia nesse golpe.

Ao mesmo tempo, informa que todas as providências cabíveis estão sendo adotadas junto aos órgãos competentes.

#Gestão 22/06/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura decreta ponto facultativo no próximo dia 24

A Prefeitura de Juazeiro do Norte decreta ponto facultativo para o próximo dia 24, dia de São João. A decisão está assegurada na Lei Orgânica do Município e fundamentada no Art. 72, inciso VII. O Decreto Nº 754, de 21 de junho de 2022, tem como base as festividades religiosas e culturais estabelecidas no calendário nacional.

Por meio do decreto, fica estabelecida a suspensão das funções administrativas em todas as repartições públicas do município.

Os serviços considerados essenciais terão suas atividades ininterruptas, e cada secretaria adotará disciplinas que coordenem essa medida.

#Gestão 15/06/2022 GABINETE DO PREFEITO Juazeiro do Norte decreta ponto facultativo para quinta e sexta-feira

A Prefeitura de Juazeiro do Norte decretou ponto facultativo para esta quinta-feira,16 e sexta-feira, 17. O decreto está fundamentado no Art. 72, inciso VII, da Lei Orgânica do Município.

A decisão parte da premissa religiosa que cerca o povo juazeirense, respeitando as tradições. Baseia-se, também, na baixa adesão aos serviços de repartições públicas no dia subsequente ao Dia de Corpus Christi. Pelo decreto, ficam suspensas as atividades administrativas nas repartições.

Fica também estabelecido que os serviços de natureza considerados essenciais e de interesse público manterão as atividades ininterruptas, não sendo afetados pelo decreto.

#Gestão 13/06/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito de Juazeiro anuncia antecipação do 13º salário

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, por meio de suas redes sociais, anuncia para esta terça-feira, 14 de junho, o adiantamento da primeira parcela referente ao 13º salário do funcionalismo municipal. A exemplo do ano passado, o benefício será pago a todos os servidores: concursados, comissionados e até mesmo para os que têm contrato temporário.

O secretário de Administração, Hélio Alves, informou que, com o adiantamento da primeira parcela do 13º, serão injetados na economia do Município cerca de R$10 milhões.

#Gestão 10/06/2022 GABINETE DO PREFEITO Município realiza audiência pública com a Cagece

Na manhã desta sexta-feira, 10, a Secretaria de Infraestrutura de Juazeiro do Norte - Seinfra realizou audiência pública junto à Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece. O momento serviu para observação e discussão dos desafios de infraestrutura na operação da concessionária.

O titular da Seinfra, José Maria Pontes, apresentou dados que demonstram a necessidade de a Cagece investir na ampliação da cobertura de esgotamento sanitário, que hoje alcança cerca de um terço da população local. Ele detalhou que essa ausência tem sido responsável por trazer alguns contaminantes à rede de distribuição municipal.

A Seinfra observou, também, que a concessionária precisa elevar a intervenção urbana, a fim de corrigir os buracos gerados pela empresa durante suas atividades. A Cagece concretiza mais de 200 intervenções diárias, não sendo capaz de recuperar as vias na mesma velocidade.

A companhia afirmou que trabalha para a universalização do esgotamento sanitário até o ano de 2033, seguindo o novo Marco Legal do Saneamento Básico. Segundo a empresa, isso será feito a partir de investimentos que alcançam mais de R$500 milhões. A Cagece também assegurou que brevemente irá duplicar a capacidade de recuperação asfáltica, por meio de um novo contrato de recapeamento.

O Prefeito Glêdson Bezerra, o vice, Giovanni Sampaio, vários secretários da gestão, além de representantes do legislativo estiveram presentes.

A audiência foi transmitida ao vivo e pode ser acessada no canal oficial da Prefeitura no YouTube.

Fotos: Thiago Sousa

#Gestão 09/06/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito convida população para audiência pública com a Cagece

Nesta sexta-feira, 10, o município de Juazeiro vai realizar audiência pública para discutir o trabalho desempenhado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará - Cagece. O momento acontecerá no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest, a partir das 9h.

O Prefeito Glêdson Bezerra destaca que a participação da população é fundamental, para que seja possível indicar as providências que são de responsabilidade da Cagece e do município. Ele aponta que a companhia abre centenas de buracos nas ruas, diariamente, e precisa dar uma resposta concreta.

Glêdson pondera, também, que a concessionária necessita apresentar um cronograma de serviços, indicando o que será efetivado a cada ano.

A audiência também será transmitida pelas redes sociais da Prefeitura.

#Gestão 08/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeito se reúne com Ministro da Saúde, em Brasília

Nessa terça-feira, 7, o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, esteve em Brasília. O gestor se reuniu com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. No encontro, o chefe do executivo municipal solicitou apoio do ministério para que as obras dos prédios públicos da saúde possam seguir seus cronogramas de execução.

Glêdson destacou que o apoio do governo Federal é indispensável para que as intervenções sigam. Ele disse, entretanto, ter sido informado de que este tipo de aporte só é possível após a conclusão das unidades de saúde. Diante disso , o município reafirmou o compromisso de seguir com as obras.

O prefeito também discutiu com Queiroga a cobrança no Ministério de um recurso da ordem de R$910 mil, enviado à cidade para construção da UPA Lagoa Seca. O recurso foi encaminhado ao município em outras gestões, que não finalizaram a obra no tempo correto.

O prefeito juazeirense, na ocasião, foi aconselhado pelo técnico do Ministério da Saúde a fazer uma solicitação formal de ampliação e reabertura do prazo, mostrando que o prédio é funcional e já está servindo à população. Neste caso, o Ministério credenciaria o equipamento como uma UPA, superando os trâmites burocráticos .

#Gestão 06/06/2022 GABINETE DO PREFEITO Município inicia preparativos para Semana do Município 2022

Na manhã desta segunda-feira, 6, começaram os preparativos para a Semana do Município 2022. Depois de dois anos com atividades reduzidas, o evento retomará o formato tradicional, reunindo as pessoas para festejar a emancipação política da cidade.

No encontro desta manhã foram alinhadas possibilidades de programação, além de discussões voltadas à infraestrutura que o evento exigirá. 2022 marcará a criação da Comenda Beata Maria de Araújo, que será anualmente entregue a um juazeirense notável.

A expectativa é que a programação seja finalizada no próximo dia 20.

#Gestão 26/05/2022 GABINETE DO PREFEITO Procuradoria, Previjuno e sindicatos discutem mudança na contribuição previdenciária

Foi realizada uma reunião nessa quarta-feira, 25, para discutir a convocação de uma audiência pública para debater a implementação de uma alíquota progressiva, incidindo diretamente sobre as aposentadorias dos servidores de Juazeiro do Norte. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação - Seduc e teve representação da Procuradoria do município e Previjuno, além dos sindicatos Sisemjun, Afejun, Sindiguardas e Sindnaces.

Na ocasião, o Previjuno apresentou proposta para regulamentação de um sistema de alíquotas progressivas que terá impacto de acordo com a renda do servidor. A proposta seria discutida em audiência pública nesta sexta-feira, 27, mas por solicitação dos sindicatos, que esperam, durante a próxima semana, ampliar as discussões e deliberar junto aos servidores, a audiência pública foi adiada para o dia 6 de junho.

Estavam presentes o procurador do município Walberton Carneiro, o gestor do Previjuno, Jesus Rogério Holanda, o procurador autárquico, Pedro Leite, o diretor de Planejamento e Dados Estratégicos do Nugep, Lucas Alves, e a assessora jurídica do Previjuno, Renata Borges. Participaram, ainda, o presidente do Sisemjun, Marcelo Alves, o presidente da Afejun, João Soares, o diretor do Singuardas, Thalys Ranyeri, e o representante do Sindnaces, José Ronaldo Moreira.

#Gestão 26/05/2022 GABINETE DO PREFEITO PreviJuno adia Audiência Pública sobre reforma da previdência

A Audiência Pública que seria realizada nesta sexta-feira, 27, pela direção do setor previdenciário de Juazeiro do Norte - PreviJuno, foi adiada para o próximo dia 6 de junho. A solicitação de adiantamento foi feita pelos sindicatos de trabalhadores do município. A audiência acontecerá às 14 horas, na Câmara de Vereadores, e vai tratar sobre a adequação do município à Lei Complementar nº 23/2007, e à Emenda Constitucional nº 103/2019, que tratam sobre a reforma previdenciária no âmbito municipal.

A iniciativa visa apresentar os pontos que precisam ser regulamentados acompanhando a reforma da previdência em nível federal.

Entres as pautas, a equipe técnica da gestão apresentará dados e pontos que o município deve cumprir sobre déficit Atuarial; Necessidade de Reforma; Remodelação dos Benefícios permanentes e Alíquota previdenciária.

#Gestão 25/05/2022 GABINETE DO PREFEITO Município orienta sobre realização do Censo Demográfico 2022

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, incentiva e orienta à população do município a cooperar para o desenvolvimento do trabalho do Censo Demográfico no Município. Para que o recenseador realize seu trabalho, que consiste em obter as informações junto aos moradores, é necessário a colaboração da população para a coleta dos dados.

O Censo Demográfico 2022, que será realizado a partir de 1º de agosto, se estendendo até o dia 31 de outubro, tem o objetivo de realizar o levantamento de informações atualizadas e exatas, que são fundamentais para a melhoria e implementação de políticas públicas.

De acordo com o IBGE, serão investigados cerca de 72 milhões de domicílios particulares permanentes do País.

#Gestão 25/05/2022 GABINETE DO PREFEITO PreviJuno realizará Audiência Pública

A direção do setor Previdenciário de Juazeiro do Norte - PreviJuno, realizará nesta sexta-feira, 27, Audiência Pública para tratar sobre a adequação do Município à Lei Complementar nº 23/2007 e à Emenda Constitucional nº 103/2019, que tratam sobre a reforma previdenciária.

A audiência acontecerá na Câmara de Vereadores, às 14 horas. A iniciativa visa apresentar os pontos que o município tem que regulamentar, acompanhando a reforma da previdência em nível federal.

Entres as pautas, a equipe técnica da gestão apresentará dados e pontos que Juazeiro deve cumprir sobre Déficit Atuarial; Necessidade de Reforma; Remodelação dos Benefícios Permanentes e Alíquota Previdenciária.

#Gestão 18/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Município adquire caminhão frigorífico para o transporte da alimentação escolar

Com o objetivo de melhorar a logística de distribuição e promover o transporte adequado dos produtos da alimentação escolar, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Educação, recebeu nesta quarta-feira, 18, um caminhão frigorífico. O veículo foi adquirido, pelo município, através de adesão à ata de registro de preços gerenciada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.

O veículo é equipado com baú isotérmico misto para refrigeração e congelamento e possui, também, um sistema de vedação para contenção de água. Ele permite que os itens da merenda escolar sejam transportados até às Unidades Escolares de forma segura, com a temperatura adequada para cada tipo de alimento.

Segundo o coordenador de compras e licitações da Seduc, Natanael Lustosa, ao todo, o FNDE registrou 403 caminhões frigoríficos para as regiões Norte e Nordeste, dando a possibilidade dos municípios interessados fazerem as adesões e aquisições. O contrato de adesão foi firmado em outubro de 2021.

#Gestão 18/05/2022 GABINETE DO PREFEITO Ordem de serviço de novo Centro Administrativo é assinada

Nesta quarta-feira, 18, a governadora do estado do Ceará, Izolda Cela, assinou a ordem de serviço do convênio que irá permitir a implantação do novo Centro Administrativo Municipal de Juazeiro do Norte. O evento foi realizado no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest. Ao lado do prefeito municipal, Glêdson Bezerra, a governadora afirmou que o investimento será da ordem de R$ 5,6 milhões, e será construído no prédio multiuso onde, atualmente, funciona o Vapt-Vupt.

A intenção do município é, futuramente, congregar em um único espaço cerca de 12 órgãos, entre secretarias e autarquias, o que tende a facilitar o acesso da população aos serviços da administração. Além disso, a união das entidades da gestão em um único espaço irá otimizar os trâmites burocráticos, fazendo com que os processos da gestão se deem em tempo cada vez mais hábil.

Na ocasião, o deputado Fernando Santana adiantou que a parceria entre a gestão municipal e a estadual deve ser fortalecida, incluindo a liberação de novos recursos. Informou que, em breve, Juazeiro deve receber R$10 milhões para reforma de prédios públicos, e outros R$10 milhões para renovação de pavimento asfáltico e calçamento.

O prefeito Glêdson Bezerra destacou que o novo centro administrativo faz parte do plano de governo, e que esse equipamento será fundamental para ampliar a eficiência do serviço. Ele destaca, ainda, que o espaço será climatizado, confortável e irá permitir economias importantes para a municipalidade. No que tange aos novos recursos, Glêdson observou que isso se dá como fruto das parcerias firmadas, apontando que as intervenções estruturais irão gerar prédios condizentes com aquilo que a população merece.

Estiveram presentes o vice-prefeito Giovanni Sampaio; o secretário da Casa Civil, Chagas Vieira; a secretária estadual de Educação, Elaine Estrela; o delegado geral da Polícia Civil, Sérgio Pereira; e o deputado federal Pedro Bezerra. Vereadores juazeirenses, secretários municipais e lideranças políticas regionais também prestigiaram o evento.

#Gestão 13/05/2022 GABINETE DO VICE-PREFEITO Município realiza reunião com sindicato para discutir reajuste salarial

A Prefeitura de Juazeiro realizou uma reunião nesta sexta-feira, 13, da mesa de negociação dirigida pela Procuradoria Geral, com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais - Sisemjun. A reunião teve o direcionamento também da contabilidade, a fim de discutir a proposta de reajuste salarial dos servidores.

A gestão manteve o diálogo aberto e demonstrou, por meio de estudos realizados pelo Núcleo de Gestão e Planejamento - Nugep, que o reajuste de 11,05% é o percentual que pode ser oferecido, visando não ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal. O estudo analisou a proposta apresentada pelo Sisemjun e destacou que a mesma ultrapassa, ainda mais, o limite com folha de pagamento.

Mediante as tratativas atuais, o município ressaltou que o reajuste oferecido está dentro dos critérios de razoabilidade orçamentária e fiscal, atende as necessidades dos servidores e é um dos maiores reajustes do estado, estando acima do que foi oferecido por outras cidades, inclusive o da Capital.

#Gestão 13/05/2022 GABINETE DO PREFEITO Programa de capacitação Performance será lançado em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro lança neste sábado, 14, o Programa de desenvolvimento de lideranças e capacitação de servidores - Performance. A iniciativa visa preparar as principais lideranças do município para o atendimento humanizado e direcionado com a população, além de desenvolver mecanismos para aprimorar o funcionalismo da gestão de cada secretaria. O lançamento será no Auditório da Seduc, às 8 horas.

Essa primeira fase do programa será direcionada aos secretários, secretários executivos, diretores e coordenadores que compõem a linha de frente de lideranças, e terá como foco temas como planejamento gerencial, excelência na execução, produtividade e gestão do tempo, análise de indicadores e foco no atendimento ao usuário do serviço público.

O Programa Performance ainda terá outros eventos, e será destinado a todos os servidores da gestão, com temas para cada área de atuação.

#Gestão 10/05/2022 GABINETE DO PREFEITO Encontro reúne Organizações Sociais para aumentar captação de recursos em Juazeiro

Ocorreu nesta terça-feira, 10, no auditório do SESI em Juazeiro do Norte, o Encontro com Organizações da Sociedade Civil - OSC, cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA. A inciativa teve como objetivo aumentar os índices de captação de recursos para destinação de fundos voltados a projetos da Infância e Adolescência.

Participaram da apresentação, instituições convidadas e representantes de OSC's. O representante da Associação dos Municípios do Estado do Ceará - APRECE, Luiz Rodrigo, e o delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará - CRC/CE, Antônio Quirino Gomes, dialogaram com os convidados.

Na oportunidade, foi repassado como as instituições podem destinar recursos no processo de declaração do Imposto de Renda - IR, bem como o chamamento público para projetos sociais que atendem crianças e adolescentes.

O edital, disponível no site da Prefeitura, prevê convocar 6 projetos sociais de OSC's em que cada uma delas pode receber até R$ 20 mil.

Nesta quarta-feira, 11, acontece um Momento de Formação sobre a construção de projetos sociais das OSC's que queiram formalizar destinação de recursos, perante declaração de IR. O encontro será na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho - SEDEST, de 8 às 12 horas. Nos dias 12 e 13, também haverá momento tira-dúvidas sobre a captação do imposto de renda e edital de chamamento público, durante todo o dia.

Foto: George Wilson

#Gestão 05/05/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura se reúne com Sindicato dos Servidores Públicos

Representantes da Prefeitura de Juazeiro do Norte voltaram a se reunir com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais - Sisemjun, nessa quarta-feira, 4. O objetivo foi discutir aspectos relacionados ao reajuste salarial, bem como pautas ligadas à educação.

O Procurador do município, Walberton Carneiro, ressaltou que o reajuste de 11,05% está dentro dos critérios de razoabilidade, orçamentários e fiscais, baseados em estudos e análises junto ao Núcleo de Gestão e Planejamento - Nugep, ancorados na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Ficou estabelecido que nesta sexta-feira, 6, será apresentada uma nova proposta pelo Sindicato, que será analisada pela Procuradoria, juntamente com a Secretaria de Finanças.

Sobre as propostas específicas da educação, foi debatida a criação de uma comissão para discutir o novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração - PCCR.

O encontro contou com a presença, também, da secretária de Educação, Pergentina Jardim, do secretário de Finanças, Paulo André e da representante do Nugep, Janaclea Rodrigues.

#Gestão 27/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Juazeiro do Norte apresenta prestação de contas da saúde

Em cumprimento à Lei nº 141/2012, a Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte fez nesta quarta-feira, 27, a apresentação do terceiro Relatório Quadrimestral da Saúde de 2021.

Em audiência pública na Câmara Municipal, a secretária Francimones Rolim prestou contas da aplicação de recursos,

esclareceu como estão sendo realizadas as ações e quais as soluções encontradas pelo órgão para elucidação de problemas.

De acordo com o relatório, no período de setembro a dezembro de 2021, o município avançou na estruturação da atenção primária, com melhorias no atendimento à população, através da informatização dos sistemas, contratação de profissionais e entrega de novos equipamentos.

A cidade encerrou o ano de 2021 com mais de 219 mil procedimentos realizados.

Os dados demonstraram, ainda, que há 73% de cobertura de Estratégia de Saúde da Família. Mas, a meta é que, em 2022, o município chegue a 100% de atendimento.

Um dos grandes avanços na saúde de Juazeiro foi na Odontologia, onde houve considerável aumento de cobertura da saúde bucal, que antes contava com um número de atendimentos ínfimo, e passou a realizar mais de 38 mil procedimentos, além de entregar 500 kits de higiene à população.

Na vigilância em saúde, ganhou destaque a questão do enfrentamento à pandemia da Covid-19, quando o município foi o primeiro da região a disponibilizar o teste Swab Antígeno, que permite o diagnóstico imediato da doença. Ação esta que foi essencial na redução do número de internações pela Covid-19.

Outro destaque se deu para a implantação do Primeiro Centro de Saúde Mental Infanto-juvenil do Ceará, que coloca o município como referência para as demais cidades do Estado.

#Gestão 25/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura promove audiência para avaliar contrato com o IDAB

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 25, na sede do Ministéro Público, uma audiência solicitada pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, para avaliar o contrato do município com o Instituto Diva Alves do Brasil- IDAB, que administra a UPA do Limoeiro e o Hospital São Lucas.

A Prefeitura apresentou relatório de auditoria e uma síntese dos contratos vigentes entre o IDAB e a Secretaria de Saúde, que sugeriu um Termo de Ajuste de Conduta - TAC, apresentado pela comissão de auditoria da Secretaria de Saúde do município. O termo prevê uma proposta de rescisão contratual com o IDAB até dezembro deste ano. A proposta será encaminhada até esta terça-feira, 26, para o MP, e será analisada dentro de 15 dias para que se firme o acordo de distrato.

O Ministério Público Estadual estabeleceu prazos a serem cumpridos após a apresentação do TAC.

O Prefeito Glêdson Bezerra destacou a importância de haver audiências como essas, que garantam a transparência da gestão pública. Já a secretária de Saúde, Francimones Rolim, afirma que o o intuito é esclarecer as dúvidas da população pela prestação de serviço do IDAB, e que existe uma comissão de auditoria que atua constantemente para avaliar todos os contratos firmados na gestão.

Participaram também da audiência o vice-prefeito, Giovanni Sampaio, o procurador do Município, Walberton Carneiro, o procurador Federal, Celso Leal, os promotores Alessandra Magda Ribeiro e André Barroso, o presidente da OAB Juazeiro, Vaval Lemos, os delegados da Polícia Federal, Lívio Araújo Brito e Josefa Lourenço. Também presentes o presidente do Idab, Marcelo Remor, o presidente da Câmara, William Bazilio, e vários vereadores, representantes da imprensa, dentre outras autoridades.

#Gestão 20/04/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura decreta ponto facultativo dia 22

Por meio do decreto Nº 739, do dia 19 de abril, a Prefeitura de Juazeiro do Norte decreta ponto facultativo para os servidores públicos, nesta sexta-feira, 22. O ponto facultativo se dá pelo fato da quinta-feira, 21, ser feriado nacional de Tiradentes.

No Decreto, a Prefeitura afirma que o ponto facultativo tem o intuito de gerar economia para as repartições públicas, que terão pouco ou nenhum movimento devido ao feriado do dia anterior.

Ficou decretado também que os órgãos e entidades que prestam serviços essenciais à população irão funcionar normalmente.

#Gestão 13/04/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura decreta ponto facultativo

A Prefeitura de Juazeiro do Norte decreta ponto facultativo para os servidores públicos do município, nesta quinta-feira, 14.

A data religiosa rememora a Paixão e Morte de Jesus Cristo e o decreto considera que o dia 15 de abril, Sexta-feira Santa, é feriado federal nos termos do art. 2º, da Lei Federal nº 9.093, de 12 de setembro de 1995.

Os órgãos e entidades que prestam serviços essenciais funcionarão normalmente.

#Gestão 12/04/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura cria comissão de negociação permanente entre governo e servidores

A Prefeitura de Juazeiro publicou no Diário Oficial dessa segunda-feita, 11, um decreto criando a Mesa de Negociação Permanente - MENP para tratar de assuntos entre o Poder Executivo e entidades que representem os servidores municipais.

A Comissão tem a finalidade de promover uma maior democratização nos acordos tratados entre as partes, além de estabelecer melhores condições nas relações de trabalho e valorização dos servidores.

Com a criação da MENP, as negociações serão coletivas e democráticas, sendo um instrumento permanente de solução e prevenção de conflitos.

As negociações, a partir de agora, irão ter como premissa a garantia de condições dignas de trabalho, a promoção da prestação de serviço público pautado na ética, e o melhor oferecimento do serviço público como direito de cidadania e desenvolvimento sustentável.

Também ficou estabelecido que as pautas econômicas deverão ser apresentadas pelos órgãos de representação de cada categoria, preferencialmente no último trimestre de cada ano. O reajuste salarial será prioritário diante das demais pautas econômicas.

Os cargos na Mesa de Negociação Permanente instituída pelo Município terão mandato de 1 ano e serão ocupados por representantes das secretarias designadas pelo Prefeito. Já a bancada dos servidores será formada por 6 membros das entidades representativas da categoria.

#Gestão 29/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA Teleférico do Horto e Arena Romeirão são inaugurados em Juazeiro do Norte

Com um investimento na ordem R$79 milhões, o teleférico do Horto foi inaugurado na tarde dessa segunda-feira, 28, em Juazeiro do Norte. A obra, iniciada em 2017, pelo Governo do Estado, visa movimentar ainda mais o turismo na região do Cariri, possibilitando estímulos à economia local. São 26 cabines com capacidade para transportar até 2.080 pessoas por hora.

A Arena Romeirão Mauro Sampaio, outro equipamento que recebeu investimento estadual da ordem de R$90 milhões, tornando-se o estádio mais moderno do interior do país, também foi inaugurado no período noturno.

Uma partida especial marcou a reabertura do local, que poderá comportar um público de até 17 mil pessoas.

O prefeito Glêdson Bezerra ressaltou a importância do novo espaço. "Juazeiro é uma cidade que respira turismo, 90% de toda a produção de riquezas do nosso município é fruto do comércio e de serviços. A inauguração de obras, como a Arena Romeirão e Teleférico, irá incrementar ainda mais o turismo no município, trazendo mais geração de emprego e renda", disse Glêdson Bezerra.

O momento contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora, Izolda Cela, do vice-prefeito de Juazeiro do Norte, Giovanni Sampaio, além de muitas lideranças políticas do estado.

#Gestão 21/03/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Glêdson Bezerra assina termo de adesão à Casa da Mulher Cearense

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, recebeu na tarde desta segunda-feira, 21, a secretária executiva de Políticas Públicas para Mulheres do Ceará, Denise Aguiar, no seu Gabinete. Na ocasião, foi assinado o termo de adesão do município à Casa da Mulher Cearense, formalizando a efetivação de ações e fortalecimento do enfrentamento à violência contra as mulheres.

A Casa da Mulher Cearense Arlete de Souza Negrão, inaugurada no último dia 8, vai atender os 29 municípios da macrorregião do Cariri, amparando as mulheres vítimas de violência.

#Gestão 10/03/2022 GABINETE DO PREFEITO Município reinaugura Praça Adones Callou

A partir das 15 horas deste sábado, 12, a Prefeitura de Juazeiro reinaugura a Praça Adones Callou, no bairro João Cabral. O espaço, que é popularmente conhecido como Praça do CC, recebeu investimentos de quase R$370 mil, e funcionará como ambiente de lazer e integração para a comunidade do bairro.

O local conta com mesas de jogos, academia popular e um oratório. O projeto levou em consideração as solicitações da população local.

O evento de reinauguração contará com a presença do prefeito Glêdson Bezerra, além dos secretários municipais.

#Gestão 07/03/2022 GABINETE DO PREFEITO Município se prepara a 40ª Semana Padre Cícero

A Prefeitura de Juazeiro realizou reunião preparatória para a 40ª Semana Padre Cícero, de 20 a 24 de março. A festa retornará ao formato tradicional, após 2 anos, depois da liberação do último decreto estadual, que permite a realização de eventos.

Serão observados a capacidade do espaço, o comprovante de vacinação com a 3ª dose da vacina contra a Covid-19 e o uso de máscaras nos locais.

Este ano, o tema da Semana será: Padre Cícero e a Educação. O corte do bolo à meia noite do dia 24, o Caldo da Nair e a Seresta ocorrerão no Largo do Socorro.

Na reunião, estiveram presentes representantes de todas as secretarias envolvidas no processo de organização da 40ª Semana Padre Cícero.

#Gestão 04/03/2022 GABINETE DO PREFEITO Tribunal de Justiça do Ceará atende solicitação de Juazeiro e empresa M.M Locações continua à frente da limpeza pública

Em decisão proferida no final da tarde desta sexta-feira, 4, a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará - TJ-CE, Maria Nailde Pinheiro, declarou sem efeito a decisão interlocutória de primeira instância que havia suspendido o contrato do município com a empresa M.M Locações e Serviços Eireli, vencedora da licitação de limpeza pública.

A desembargadora afirmou que a decisão que suspendia o contrato trazia consigo "grave lesão à ordem e à saúde pública". Nailde observa que "a suspensão do contrato tem por principal consequência, no plano fático, a paralisação, por tempo indeterminado, do serviço de coleta e transporte de resíduos sólidos domiciliares e urbanos da urbe de Juazeiro do Norte".

Nessa linha, a magistrada considera o elevado nível populacional da cidade, cerca de 278 mil habitantes, elencando que a interrupção do serviço, considerado essencial, "pode produzir impactos verdadeiramente desastrosos sobre a ordem pública da municipalidade, além de colocar em perigo iminente o direito fundamental à saúde das pessoas residentes".

Nailde encerra a decisão reforçando que a manutenção do serviço se revela indispensável, e de ordem de relevância superior a qualquer ato que poderia ensejar a suspensão do contrato em destaque. Assim, a empresa vencedora da licitação municipal de limpeza urbana, M.M Locações e Serviços Eireli, permanece à frente dos serviços, que não foram interrompidos em momento nenhum.

Salienta-se que o contrato atualmente firmado representa uma economia mensal de mais de R$ 2,5 milhões, quando considerado os valores que eram praticados no início de 2021, quando a atual gestão assumiu a administração local.

#Gestão 23/02/2022 GABINETE DO PREFEITO Município apresenta planejamento para o exercício 2022

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, anunciou, em live de prestação de contas, nesta quarta-feira, 23, que existe uma projeção de investimento em obras que excede os R$12,5 milhões para este ano de 2022. Esse recurso deve ser aplicado, segundo ele, em ao menos 19 obras. Entre elas, a recuperação viária do município, reforma do Hospital Maria Amélia, a Ponte da Rui Barbosa, encosta da Avenida Paulo Maia, algumas praças, o Memorial Padre Cícero, além de outros equipamentos.

No evento, Glêdson também apresentou as projeções de crescimento da gestão durante o exercício financeiro de 2022. Segundo ele, a cidade trabalha com dois possíveis cenários. O primeiro com crescimento da Receita Corrente Líquida de 15%, e outro projeta um aumento de 20%.

Glêdson destaca que essa perspectiva é essencial para tentar assegurar que o município não esteja em desacordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que prevê um gasto máximo com servidores de 54% das receitas totais. "Mesmo com o crescimento de 20%, a gestão ainda pode ultrapassar o teto máximo estabelecido. Por isso, há um esforço concentrado para que seja possível concretizar um crescimento para além das projeções inicialmente pensadas", destaca.

Para resolver a situação, o prefeito adianta que há, também, a possibilidade de terceirização de alguns serviços, além da busca de parcerias e negociação de contratos, mantendo sempre a rigidez no trato com as contas públicas. Glêdson afirmou, ainda, que será apresentado, em breve, um programa de aposentadoria voluntária, que deve alcançar cerca de 300 servidores.

#Gestão 23/02/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito de Juazeiro apresenta contas de 2021 e conclama população a acompanhar gastos da gestão

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, reuniu, nesta quarta-feira, 23, representantes da sociedade civil, militar, eclesiástica, bem como a imprensa e seu secretariado, para apresentar a prestação de contas referente a 2021. Ao todo, o município arrecadou cerca de R$ 617 milhões 950 mil e gastou, aproximadamente, R$ 558 milhões 670 mil, sendo o restante aplicado, em especial, na Educação. Glêdson criticou a irresponsabilidade fiscal da gestão anterior e conclamou a população para acompanhar as ações e gastos do governo, para entender como funciona a máquina administrativa.

Para ele, o momento da prestação de contas é uma necessidade para que o juazeirense fique inteirado sobre as contas do município: quanto tem, quanto gasta, onde e quando pode gastar. O prefeito disse que esse acompanhamento pode ser feito no site da Prefeitura, junto ao Portal da Transparência.

Glêdson chamou a atenção para o fato de Juazeiro ter a segunda menor arrecadação em receita corrente líquida entre os municípios de médio porte do estado. Apenas 17,2% em arrecadação própria. "Daí a necessidade de recebermos transferências, como FPM, Fundeb, dentre outras", explicou. Além desse fator, citou a dívida herdada da gestão anterior, em torno de R$ 40 milhões, o que chamou de irresponsabilidade fiscal, que só trouxe prejuízos ao município.

Junto à prestação de contas relativa ao ano passado, o chefe do Executivo juazeirense apresentou as perspectivas de crescimento e de investimentos.

O vice-prefeito Giovanni Sampaio também se pronunciou, destacando a importância de se prestar contas do dinheiro público à sociedade. Elogiou a postura de transparência e seriedade com que Glêdson comanda a administração, apesar das dificuldades, dos percalços, das denúncias fabricadas. Para Giovanni, a população também deve estar atenta "às entranhas da política". Segundo ele, "por trás das fiscalizações, há aqueles que têm a intenção de derrubar o que está certo".

Todos os dados, gráficos e demais informações constantes da prestação de contas do Município estão disponíveis no site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br

#Gestão 14/02/2022 CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO Ouvidoria Itinerante chega aos bairros de Juazeiro e ocorrerá durante todo o ano

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município vai desenvolver, pela primeira vez, o "Projeto Ouvidoria Itinerante nos bairros de Juazeiro do Norte". A iniciativa acontecerá todas as quartas-feiras, e sempre próximo às escolas. Nesta quarta, dia 16, das 8 às 17 horas, será nas proximidades da Escola Jerônimo Freire dos Santos - no bairro João Cabral.

Conforme o Ouvidor Geral, Fernando Torres, o projeto tem o intuito de aproximar o contato entre a gestão e a população do município, ouvindo os seus anseios e buscando alternativas para solucionar as demandas recebidas.

Ele acrescenta que a equipe da Ouvidoria estará presente, com estrutura montada nas proximidades das escolas dos bairros de Juazeiro, para atender, acolher e ouvir as manifestações de cada cidadão. Também será aplicado o formulário de pesquisa de satisfação quanto aos serviços públicos prestados à comunidade.

#Gestão 03/02/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura capacitará recepcionistas em Libras para atendimento à comunidade surda

A Prefeitura de Juazeiro do Norte realizará uma capacitação para recepcionistas que atuam na linha de frente do atendimento ao público nas secretarias e orgãos municipais.

A capacitação, totalmente gratuita, será ministrada pela professora e intérprete de Línguas Brasileira de Sinais - Libras, Cleuma Barbosa. A ideia é capacitar os servidores municipais que lidam no primeiro atendimento ao público, para que possam oferecer um atendimento mais humanizado e eficaz para a comunidade surda.

A primeira turma contará com 20 servidores. As aulas acontecerão de 16 de fevereiro a 2 de abril, no turno da noite, na Escola de Ensino Fundamental João Alencar de Figueiredo, no Bairro Pirajá.

A secretária especial de Articulação, Josy Lima, ressalta que o objetivo desta capacitação é humanizar, cada vez mais, o atendimento na gestão, destacando que é um pedido da comunidade surda de Juazeiro do Norte.

#Gestão 02/02/2022 GABINETE DO PREFEITO Município debate parceria para montagem de espetáculo teatral sobre o Padre Cícero

O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, se encontrou com o produtor Juninho Batista, e com a atriz Suyane Moreira, nesta quarta-feira, 2. O encontro debateu a possibilidade de uma parceria entre a gestão e a organização de um espetáculo teatral que visa remontar a vida e obra do Padre Cícero Romão Batista.

Juninho destaca que o desejo do grupo é concretizar uma ação grandiosa, trazendo nomes nacionais para a produção. Ele aponta que o projeto será dirigido por Jorge Farjalla, nome consagrado da direção teatral nacional. Adiantou, ainda, que a estreia nacional da peça será feita em Juazeiro do Norte. Em seguida, o espetáculo será levado para as capitais nordestinas e para o eixo Rio de Janeiro - São Paulo.

Suyane, que fará sua estreia no teatro nessa montagem, salienta que a reunião foi muito positiva, e que o prefeito esteve bastante receptivo à ideia e à parceria. Ela pondera, também, que ações desse tipo atingem uma larga cadeia produtiva, gerando engajamento, trabalho e repercussão.

Também estiveram no encontro, o secretário de Cultura, Vandinho Pereira, o diretor de patrimônio da Secult, Roberto Viana, o secretário Executivo da Secretaria de Turismo e Romaria, Wellington Costa, o titular da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Wilson Soares, o secretário de Comunicação, Madson Vagner e a secretária Especial de Articulação, Josineide Lima.

#Gestão 20/01/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Glêdson Bezerra recebe Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª região

O Prefeito Glêdson Bezerra recebeu, em seu Gabinete, a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Desembargadora Regina Gláucia Cavalcante Nepomuceno, na manhã desta quinta-feira, 20.

A visita da Desembargadora acontece por ocasião da inauguração da primeira Usina Fotovoltaica da Justiça do Trabalho no Estado do Ceará, instalada no Fórum do Trabalho

Desembargador Paulo da Silva Porto, em Juazeiro.

Além do convite feito ao Prefeito para participar da solenidade de inauguração da Usina, na oportunidade, foram tratadas questões referentes a dívidas trabalhistas que o Município possui com trabalhadores que passaram pela Prefeitura ao longo dos anos.

Glêdson Bezerra destaca que é importante contar com a sensibilidade do Poder Judiciário, uma vez que a Justiça pode bloquear recursos na fonte para pagamento de débitos trabalhistas. "Eles têm sido sensíveis, buscando o entendimento da situação, pois se esses recursos fossem bloqueados todos de uma só vez, inviabilizaria políticas públicas do Município".

Para a Desembargadora Regina Gláucia, esse encontro foi uma ocasião propícia para o estreitamento de laços, com o objetivo de promover a união das instituições. "Eu digo sempre que as instituições precisam se ajudar mutuamente. Só crescemos quando estamos juntos," frisou.

A inauguração da Usina Fotovoltaica acontece nesta sexta-feira, 21, às 17 horas.

#Gestão 20/01/2022 CONTROLADORIA E OUVIDORIA GERAL DO MUNICÍPIO Controlador e Ouvidor Geral do Município alinha trabalhos para 2022 com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado

Juazeiro do Norte pretende fazer parte da Rede Estadual de Controladoria Interna da Gestão Pública. A intenção foi manifestada em encontro realizado, em Fortaleza, nesta quinta-feira, 20, entre o Ouvidor e Controlador Geral do Município, Fernando Torres, e o Controlador e Ouvidor Geral do Ceará, Aloísio Carvalho. Também presente, na ocasião, o secretário executivo Marconi Lemos.

Segundo Fernando Torres, a presença do município juazeirense nessa rede de controladoria "fortaleceria o ambiente de prevenção de riscos e a análise de resultados na gestão". Os órgãos públicos, quando trabalham com eficiência, promovem transparência e participação social, além de contribuir para a melhoria na qualidade dos serviços públicos.

Na oportunidade, houve a apresentação institucional da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, sob todos os aspectos. Desde a estrutura organizacional, leis, normatização, orientações técnicas, monitoramento estratégico à Ouvidoria, inspeção e auditoria interna, dentre outros meios de atuação.

#Gestão 17/01/2022 FUNDO MUNICIPAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES DE JUAZEIRO DO NORTE PREVIJUNO

A prefeitura de Juazeiro do Norte, através do PREVIJUNO, cumprindo com rigor os pagamentos dos aposentados e pensionistas, injetou na economia local, de janeiro a dezembro de 2021, o valor total de R$ 44.789.167,91.

Destes, R$ 42.493.736,29

FOPAG APOSENTADOS.

E R$ 2.295.431,62

FOPAG PENSÃO.

#Gestão 13/01/2022 GABINETE DO PREFEITO Justiça considera ilegal greve dos servidores da saúde e determina imediato retorno ao trabalho

O Desembargador Washington Luís Bezerra de Araujo, do Tribunal de Justiça do Ceará, declarou ilegal a greve deflagrada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte - SISEMJUN. Determina também que os servidores da saúde que tenham aderido ao movimento retornem imediatamente às atividades, sob pena de multa diária de R$ 2 mil.

O Desembargador lembra que há uma campanha de vacinação contra a Covid-19 carente de agilidade e servidores, inclusive da saúde, afastados por convalecer de infecções respiratórias. "Existe, portanto, um grave problema de saúde pública, e o bem-estar da população deve ser prioridade da Administração, bem como dos servidores em greve ou não", enfatiza.

A decisão judicial diz, ainda, que, no contexto da pandemia, seria esperado que as negociações continuassem antes da paralisação das atividades. Ressalta, por fim, que o movimento grevista representa um risco à continuidade de serviços essenciais, motivo pelo qual se justifica a imediata cessação da greve.

O Desembargador Washington Luís Bezerra de Araujo designou a realização de uma audiência de conciliação, marcada para o próximo dia 21, às 10 horas, que ocorrerá por meio de videoconferência.

#Gestão 05/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Juazeiro esclarece sobre negociação com Simsemjum

A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte emitiu nota de esclarecimento, nesta quarta-feira, 05, sobre as negociações em relação à greve dos servidores da Saúde, iniciada no último dia 03 de janeiro.

A nota traz informações sobre as medidas já tomadas pela Gestão Municipal, conforme as reivindicações feitas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte - Simsemjum. Entre elas, a disponibilização de Oficio Circular que informa a implantação da Jornada de 30 horas para Enfermeiros e Psicólogos, entre outras.

Segue nota na íntegra:

#Gestão 29/12/2021 GABINETE DO PREFEITO Site da Prefeitura de Juazeiro do Norte sofre ataque cibernético

Na manhã desta quarta-feira, 29, o site oficial da Prefeitura de Juazeiro do Norte sofreu um ataque cibernético. A ação trouxe uma série de instabilidades à página, alterando títulos de matérias e deixando mensagens na página inicial. Em um primeiro momento, a equipe técnica chegou a considerar que se tratava de uma instabilidade normal do sistema utilizado pela prefeitura, contudo, em seguida, esta hipótese foi descartada.

Fundamental salientar que não houve dano ao banco de dados municipal, ele permanece intacto e nenhum dado foi vazado. A equipe de técnicos está averiguando a dimensão do problema, e buscando sanar quaisquer danos que ainda estejam causando dificuldades à publicação de conteúdo.

O Município de Juazeiro do Norte observa que não há justificativa para este tipo de ação. O site tem como objetivo, único, a divulgação das informações relevantes ao cotidiano dos cidadãos juazeirenses.

Reforçamos que já estamos tomando as medidas cabíveis.

#Gestão 28/12/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Juazeiro relata instabilidades em seu perfil no Instagram

A Prefeitura de Juazeiro do Norte comunica que a conta oficial do município no Instagram vem sofrendo ataques cibernéticos desde a tarde dessa segunda-feira, 27. A ação já vinha gerando instabilidades e dificultando a publicação de conteúdo. Nesta terça-feira, 28, a página oficial do município foi "derrubada", não sendo mais encontrada em buscas através do aplicativo.

O município informa que já está tomando todas as medidas cabíveis e necessárias para que o perfil retorne ao ar normalmente. Salientamos que o perfil tem como único objetivo divulgar informações de relevância para população juazeirense, assim, qualquer alegação que possa ter levado a essa ação é infundada e não encontra respaldo jurídico.

Indicamos que o site oficial da cidade persiste no ar, sem problemas de visualização. Todas as informações e dados referentes à administração municipal seguem sendo disponibilizadas em www.juazeirodonorte.ce.gov.br

#Gestão 22/12/2021 GABINETE DO PREFEITO Município recebe doação de computadores e móveis da Polícia Federal

O município de Juazeiro do Norte acaba de receber doação de computadores de mesa e uma série de móveis de escritório. A ação é resultado de uma parceria entre a gestão juazeirense e a chefia da Polícia Federal, na cidade. Os equipamentos já estão sendo transportados e instalados nos espaços definidos previamente.

A entrega foi acompanhada por Denis Colares, chefe da Polícia Federal local, Josefa Maria, chefe substituta da PF Juazeiro do Norte, além de Carlos Arthur Lima, chefe de comunicação da entidade.

Josineide Lima, secretária especial de Articulação do prefeito agradeceu a parceria e manifestou o desejo de que outras parcerias aconteçam em breve.

#Gestão 15/12/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeito recepciona representantes da diretoria do Icasa

O prefeito Glêdson Bezerra recepcionou, na tarde desta terça-feira, 14, representantes da diretoria do Icasa. A reunião teve como objetivo discutir uma provável parceria, em 2022, entre a Prefeitura e o time de futebol juazeirense.

O gestor municipal ressaltou a importância do Icasa para a geração de emprego e renda, visto que a equipe participará, no próximo ano, de quatro campeonatos com grande visibilidade. No entanto, para ser firmada a parceria, Glêdson reforçou, ainda, que é necessário fazer ajustes, principalmente, jurídicos e orçamentários.

Além do prefeito, estiveram presentes, também, o secretário de Esporte e Juventude, Bendimar Júnior, e o presidente do Icasa, Francisco Leite Bezerra, o França. Para o presidente, o encontro com o prefeito foi promissor, sendo firmado um compromisso de diálogo para o ano que vem.

#Gestão 06/12/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Glêdson Bezerra recebe presidente da Câmara de Vereadores

O prefeito Glêdson Bezerra se reuniu, na tarde desta segunda-feira, 6, com o presidente da Câmara de Juazeiro do Norte, William Bazilio (Bilinha). Na ocasião, foram tratadas pautas de alinhamento entre o Executivo e o Legislativo.

Durante a reunião, foram abordados alguns projetos e propostas, como o estacionamento do Romeirão, a inserção de Juazeiro do Norte no Consórcio Municipal para Aterro de Resíduos Sólidos - COMARES e a necessidade da criação de cargos para as novas escolas que estão sendo inauguradas.

O prefeito Glêdson falou da importância de manter um diálogo entre os poderes, para, assim, destravar pautas e apresentar projetos para o município, mantendo uma conversa franca e aberta, de forma republicana, pensando no coletivo.

O presidente da Câmara reforçou que os dois poderes têm que trabalhar em harmonia, caminhando juntos em prol de Juazeiro do Norte.

#Gestão 03/12/2021 GABINETE DO PREFEITO Juazeiro debate segurança e inovação com a ABIN

O município de Juazeiro do Norte participou de uma reunião de alinhamento com as organizações de segurança e justiça do Cariri cearense, nessa quinta-feira, 2. A ação é promovida pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), em parceria com a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEDECI).

As ações devem ser iniciadas ainda no primeiro semestre de 2022 e coordenadas pela Diretoria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (DCTIE), vinculada à Sedeci. Após o evento, uma outra reunião ocorreu com o prefeito Glêdson Bezerra, almejando articular formações na área de Inteligência aplicada à gestão, para promover uma maior profissionalização da gestão pública municipal.

Na oportunidade, Glêdson foi agraciado com uma distinção honorífica.

Fotos: Carlos Lourenço

#Gestão 30/10/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura empossa membros do Conselho Curador da Fundação Memorial Padre Cícero

Os membros do Conselho Curador de Juazeiro do Norte foram empossados, nessa sexta-feira, 29, em evento realizado pela Fundação Memorial Padre Cícero.

O Conselho Curador é composto por nove conselheiros, que deverão se reunir semestralmente para discutir ações relacionadas à Fundação e ao acervo histórico do município.

Além do presidente e vice-presidente, que são, respectivamente, o prefeito Glêdson Bezerra e o secretário de Turismo e Romária, Padre Paulo César de Lima, o Conselho é composto, ainda, pela presidente da Fundação Memorial, Teresa Siqueira, representantes das secretarias de Educação, Cultura e de Desenvolvimento Econômico, como, também, representantes do Poder Legislativo, da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, e das instituições de ensino superior.

O evento contou com uma apresentação musical do professor Dr. Weber dos Anjos, representante das instituições de ensino superior. O professor e músico se apresentou com um alaúde, instrumento renascentista de cordas.

#Gestão 29/10/2021 GABINETE DO PREFEITO Secretários municipais participam de audiência pública sobre a retomada do turismo religioso em Juazeiro

Secretários da Prefeitura de Juazeiro do Norte participaram de audiência pública com o tema "Retomada do Turismo Religioso", promovida pela Câmara de Vereadores, na manhã desta sexta-feira, 29.

Na ocasião, a Secretaria de Turismo e Romaria - Setur apresentou as ações que são desenvolvidas para a retomada das atividades turísticas, principalmente no que se refere à Romaria de Finados, que acontece de hoje, 29, ao próximo dia 2. Além disso, mostrou dados de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas sobre o impacto econômico negativo da pandemia. Porém, os dados apresentam, também, um cenário de crescimento para o ano de 2021.

O secretário de Turismo e Romaria, Padre Paulo César, destacou o simbolismo das Romarias de Juazeiro e a influência que a imagem do Padre Cícero e da cidade tem na vida dos romeiros e visitantes.

O Procurador Geral do Município, Walberto Carneiro, levou esclarecimentos sobre os decretos, estadual e municipal, que tratam sobre o combate à Covid-19.

A secretária de Saúde, Francimones Albuquerque, apresentou os dados epidemiológicos, sobre vacinas aplicadas, e outras medidas relacionadas à pandemia.

Também estiveram presentes e passaram informações relevantes, o secretário de Cultura, Vandinho Pereira, de Segurança Pública e Cidadania, Doriam Lucena, e de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Wilson Soares.

Fotos: Josimar Segundo

#Gestão 28/10/2021 GABINETE DO PREFEITO Palestras trazem temas importantes na Semana do Servidor

A Semana do Servidor, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, teve continuidade na manhã desta quinta-feira, 28 - Dia do Servidor Público. Como parte da programação, palestras com temas voltados para o desempenho de qualidade na função que exerce.

A primeira palestra "Servidor do Futuro" ficou a cargo de Tatiane Betat, especialista em Inovação. Abordou a velocidade com que o mundo se transforma e o servidor público deve estar atento às mudanças, às informações (que chegam a cada segundo), às inovações de forma que seu trabalho seja realizado com eficiência.

O servidor público está neste mundo ágil, rápido e é cobrado para também dar respostas imediatas. Neste sentido, "ele precisa assumir sua responsabilidade na trajetória profissional", disse.

Betat destacou ser importante que o trabalho traga alegria e realizações e deu dicas: buscar o auto conhecimento e o aprendizado contínuo; ter atitude e partilhar conhecimento. "O servidor do futuro entende, aprende, interage e realiza", enfatizou a palestrante.

A outra abordagem tratou da Inteligência Emocional e foi feita pelo psicólogo Alan Ricarte. Na ocasião, abordou fatores que levam à construção do equilíbrio entre a racionalidade e as emoções, os sentimentos.

Ele colocou pontos importantes, como a organização no trabalho, empatia no relacionamento interpessoal, limite de funções e gestão efetiva de conflitos.

Para Ricarte, quando alguma coisa não funciona podem surgir entraves que desestruturam o equilíbrio emocional. E lembra: ceder lugar às diferenças, manter um processo de diálogo, inclusive entre servidores e chefias para troca de ideias e de sugestões, que tornam o trabalho promissor. Falar e ouvir, sempre!

Quando as vivências nos frustram, elas precisam ser faladas, advertiu o palestrante. Caso contrário, surgem as doenças, como a Síndrome do esgotamento. Para ele, o tratamento terapêutico é uma boa pedida como prevenção. "Devemos buscar o equilíbrio emocional para chegar melhor junto ao público alvo e manter nossa saúde", enfatizou.

#Gestão 27/10/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Glêdson Bezerra se reúne com conselheiros tutelares de Juazeiro do Norte

O Prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, participou de reunião, nessa terça-feira, 26, com os conselheiros tutelares do Município.

Na pauta, questões relacionadas à infraestrutura e funcionamento do órgão, além de condições de trabalho dos agentes.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

O prefeito Glêdson disse que a Gestão deve trabalhar no sentido de atender as demandas para dar melhores condições de trabalho aos conselheiros. Pontuou que Juazeiro vive um momento que precisa melhorar suas condições orçamentárias diante da atual crise financeira e garantiu que buscará as devidas soluções.

Fotos: Felipe Tavares

#Gestão 21/10/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Juazeiro do Norte lança o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA

Juazeiro do Norte lançou nesta quinta-feira, 21, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA, um espaço democrático de exercício de cidadania para a faixa etária.

O lançamento aconteceu no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest com a presença do prefeito Glêdson Bezerra, da primeira-dama, Sandra Cavalcante, e secretários municipais.

O Núcleo é uma maneira de proporcionar à juventude que se organize em rede, discuta questões e participe de ações importantes para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para esse segmento. O grupo é composto por 16 jovens, sendo 8 meninos e 8 meninas, de 12 a 17 anos.

A criação do Nuca é uma das prerrogativas que os Municípios precisam atender para que possam conquistar o Selo Unicef, uma estratégia para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas às crianças e aos adolescentes que vivem na Amazônia e no Semiárido.

O Prefeito Glêdson Bezerra destacou que a conquista do Selo Unicef é simbólica mas, o mais importante, é garantir políticas e ações para os jovens. "Nossa Administração está interessada em alcançar o Selo Unicef não apenas com palavras, mas através de ações. Queremos que as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes sejam efetivamente cumpridas em nosso Município", disse o prefeito.

#Gestão 14/09/2021 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura comunica Feriado Municipal nesta quarta-feira, 15

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, ancorada na Lei N° 335, de 26 de setembro de 1968, comunica aos servidores e à toda a população que, nesta quarta-feira, 15, é feriado municipal. A data celebra o Dia da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Dores. Por força da Lei, as repartições públicas devem permanecer fechadas, exceto as que prestam serviços essenciais.

#Gestão 10/09/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO Prefeitura alerta sobre prova de vida de inativos e pensionistas

Inativos e pensionistas do Tesouro Municipal estão sendo convocados pela Prefeitura de Juazeiro do Norte para o recadastramento (prova de vida), conforme Portaria nº 1.470, de 01/09/2021.

A Prova de vida é destinada para inativos e pensionistas, que recebem remuneração pela folha de pagamento. Os beneficiários ligados à PREVIJUNO não devem realizar o procedimento e, portanto, não precisam comparecer à Prefeitura.

Os atendimentos iniciaram no último dia 8 e vão até o próximo dia 24, das 8h às 14 horas, na sede da Prefeitura. No ato do recadastramento, o beneficiário deve comparecer acompanhado de representante legal (ascendente ou descendente, até segundo grau ou cônjuge), que assinará o termo de responsabilidade para prestação de informações, além dos seguintes documentos:

- Cópia de RG;

- Cópia de CPF;

- Cópia de comprovante de residência atualizado;

- Cópia de título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral;

- Telefone e e-mail para contato.

www.juazeirodonorte.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 17:45:59