Novembro Azul é encerrado com ações da SESAU em instituições públicas e privadas

Durante o mês de novembro, a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), promoveu diversas ações relacionadas à Campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde e alertar sobre o câncer de próstata, um dos tipos de câncer que mais atinge a população masculina em todo o mundo.

Na semana de encerramento da Campanha, foram realizadas ações itinerantes na Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SESP), no 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM) e na MXM Soluções Ambientais.

O intuito das ações foi verificar as condições de saúde dos colaboradores desses locais, focando na saúde do homem e ampliando assim o alcance do Novembro Azul, com orientações sobre o câncer de próstata e oferta de uma série de serviços a esses homens que não podem se ausentar do trabalho para ir até as Unidades Básicas de Saúde.

Através de parceria entre a Atenção Primária, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Vigilância em Saúde, Imunização, Mobilização Social, NASF e CEINAT, foram realizadas palestras com médicos sobre os exames de rastreamento do câncer de próstata; aferição de pressão arterial; verificação e glicemia capilar; testes rápidos de hepatites virais, sífilis e HIV; avaliação física e nutricional; acupuntura; massoterapia; vacinação e rodas de conversa com psicólogo. As ações tiveram também momento de descontração e entretenimento, com apresentações culturais.

No 2º BPM, cerca de 100 policiais participaram das atividades. O Major Luciano Rodrigues disse estar grato pela sensibilidade da Prefeitura Municipal, que através da SESAU prestou diversos serviços de qualidade que vão interferir diretamente no trabalho que os PM’s desenvolvem diariamente nas ruas. Além disso, o Major reforçou que quando o assunto é saúde não há espaço para preconceito. “Somos pais de família, temos que cuidar da nossa saúde para desempenhar um serviço de qualidade”, completou.

Para a coordenadora do CEREST, Silvia Rodrigues, o resultado das ações itinerantes vem sendo muito positivo. “A gente identificou um público que por vezes não tem tempo de ir à Unidade de Saúde para estar sendo escutado ou orientado. E então a Secretaria de Saúde, através dos vários setores, veio até os trabalhadores com essa perspectiva de realmente levar a saúde até eles e desenvolver vários serviços. A aceitação está muito além das nossas expectativas e vem crescendo a demanda de solicitação das empresas. Temos equipe motivada, direcionada e capacitada para desenvolver essas ações e prestar serviços com excelência”, afirmou.

Fotos: Hélio Filho e Lino Fly Cariri