Prefeito se reúne com Sindicato para dialogar sobre situação do quadro de servidores da Educação

O diálogo para abertura de um novo tempo para a Educação de Juazeiro do Norte tem sido uma das formas de atuação da Secretaria de Educação do Município, por meio da Prefeitura Municipal. Tendo como principal pauta a melhoria da área de recursos humanos, o Prefeito municipal, Arnon Bezerra, a Secretária de Educação, Maria Loureto Lima, e a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Maria José dos Santos, estiveram reunidos na tarde de ontem, para debater questões relacionadas à situação dos servidores e quadro docente, visando alternativas de adequações e melhorias para a categoria.

O Prefeito municipal se disponibilizou em auxiliar no que for necessário para resolver questões que ele considera importantes, no andamento das ações para a secretaria e melhoria salarial dos professores. No primeiro momento, a ideia foi tratar do reajuste da funcionalidade, levando-se em consideração os professores que estão readaptados, afastados, licenciados e sem readaptação.

Todo um levantamento do quadro atual vem sendo finalizado, segundo a secretária Loureto, para ser apresentado, e trazer o pessoal que está fora de sala de aula. Ela disse que quando se fala em professor readaptado, aqueles que moram fora e estão recebendo seus salários, entram naturalmente na disfunção, o que leva a possibilidade negativa ou positiva de se dar o aumento que é necessário aos servidores. “Tentamos mostrar ao Sindicato qual a nossa condição”, afirma.

Abertura de diálogo. A presidente do Sindicato dos Servidores, Mazé dos Santos, destacou como importante estratégia, nesse momento, a abertura de diálogo entre o poder público e a entidade, para que se faça acontecer questões relevantes para os servidores. Ela ainda destacou a sua preocupação para que seja resolvida o problema do precatório, além de outras ações relacionadas ao pessoal. “Achei importante essa conversa, no sentido de ver o que o prefeito e a secretária estão pensando”, disse.

Para ela, nesse primeiro momento houve uma abertura, e a comunicação é vital, com a preocupação de falar sobre as problemáticas da Educação, no intuito de atender aos professores. Ainda estiveram presentes, na reunião, o procurador do Município, Bernardo de Oliveira Neto, a advogada do Sindicato, Romênia Botelho, a presidente do Conselho do Fundeb, Maria Rodrigues Gomes, além da direção de Gestão e Controle da Educação. Para a Secretária Loureto, a reunião foi considerada de grande importância para este primeiro contato com a representação dos servidores, principalmente do quadro da Educação.

Galeria de fotos